Paolo Meneghin

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Faculdade de Enfermagem São José (1972), mestrado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1986) e doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1993). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Médico-Cirúrgica, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem em emergência, tratamento de lesões de pele e educação em saúde

Informações coletadas do Lattes em 03/07/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Enfermagem

1988 - 1993

Universidade de São Paulo
Título: O enfermeiro construindo e avaliando ações educativas na prevenção da aids.
Maguida Costa Stefanelli. Palavras-chave: Programas educativos; Prevenção Aids; Educação em saúde.Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem Médico-Cirúrgica. Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.

Mestrado em Enfermagem

1980 - 1986

Universidade de São Paulo
Orientador: Evalda Cançado Arantes
Palavras-chave: Comportamento; Programas educativos; Educação em enfermagem.Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem Psiquiátrica. Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.

Especialização em Administração Hospitalar

1975 - 1975

Instituto de Pesquisas Hospitalares São Camilo

Graduação em Enfermagem e Obstetrícia

1970 - 1972

Faculdade de Enfermagem São José

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem Médico-Cirúrgica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

4ème Conference Européenne de l'Acendio. 4ème Conference Européenne de l'Acendio . 2003. (Congresso).

II Simpósio Internacional de Enfermagem Competência profissional: da visão à ação.II Simpósio Internacional de Enfermagem Competência profissional: da visão à ação São Paulo - SP. 2003. (Simpósio).

Simpósio Internacional Inovação e difusão do conhecimento em enfermagem.Simpósio Internacional Inovação e difusão do conhecimento em enfermagem . 2003. (Simpósio).

Semana Científica Cuidando do trabalho da Enfermagem.Semana Científica Cuidando do trabalho da Enfermagem . 2003. (Outra).

Fórum 2000. I Fórum e II Conferência de Cooperação Técnica Horizontal da América Latina e do Caribe em HIV/Aids e DST. Fórum 2000. I Fórum e II Conferência de Cooperação Técnica Horizontal da América Latina e do Caribe em HIV/Aids e DST. 2000. (Congresso).

International Conference on Aids, XI. International Conference on Aids, XI. 1996. (Congresso).

International Congress For Infectious Diseases, 7th. International Congress For Infectious Diseases, 7th. 1996. (Congresso).

First International Conference On Community Health Nursing Research. First International Conference On Community Health Nursing Research. 1993. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Nelma Rodrigues Soares

MENEGHIN, P.. Estudo das crenças dos enfermeiros sobre sua responsabilidades na administração de medicamentos. 2004. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem da Usp.

Aluno: Alcicléa dos Santos Oliveira

MENEGHIN, P.. Uso de PVPI tópico em feridas agudas e crônicas: revisão sistemática da literatura. 2004. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem da Usp.

Aluno: Cristiano José Mendes Pinto

MENEGHIN, P.. Crenças dos enfermeiros sobre a realização do estudo hemodinâmico por meio do cateter de artéria pulmonar. 2004. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Mônica Costa Rocarte

MENEGHIN, P.. O comportamento de higienização das mãos: crenças dos enfermeiros. 2004. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria Rosa Ceccato Colombrini

MENEGHIN, P.. Fatores preditivos para não-adesão ao tratamento com terapia anti-retroviral altamente eficaz nos casos de HIV/AIDS. 2003. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Adriana da Silva Rodrigues

MENEGHIN, P.. Enfermeiros e médicos de unidade de terapia intensiva e pronto socorro face à manutenção e notificação de potenciais doadores de órgãos: crenças e valores. 2002. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem da Usp.

Aluno: Helen Maria Benito Scapolan Petrolino

MENEGHIN, P.. Úlceras de pressão em pacientes de unidade de terapia intensiva: incidência, avaliação de risco e medidas de prevenção. 2002. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem da Usp.

Aluno: Eleine Aparecida Penha Martins

MENEGHIN, P.. Avaliação de três técnicas de limpeza do sítio cirúrgico infectado utilizando soro fisiológico para remoção de microrganismos. 2001. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem da Usp.

Aluno: Luciane Ferreira do Val

MENEGHIN, P.. Estudo dos fatores relacionados à AIDS entre estudantes do ensino médio. 2001. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem da Usp.

Aluno: Helena Maria Bajay

MENEGHIN, P.. Registro da evolução de feridas: elaboração e aplicabilidade de um instrumento. 2001. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Beatriz Farias Alves Yamada

MENEGHIN, P.. Qualidade de vida de pessoas com úlceras venosas crônicas. 2001. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem da Usp.

Aluno: Márcia Wanderley de Moraes

MENEGHIN, P.. Caracterização dos determinantes sócio-culturais que influenciam adolescentes na atitude de ser doador de órgãos. 2001. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem da Usp.

Aluno: Elizabeth da Costa Jóia

MENEGHIN, P.. Consulta de enfermagem: uma proposta para atendimento em ambulatório psiquiátrico. 2000. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem da Usp.

Aluno: Silvana Gomes Fernandes

MENEGHIN, P.. Dor no doente com AIDS: prevalência e características. 2000. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem da Usp.

Aluno: Edna Rodrigues

MENEGHIN, P.. Reutilização de campos duplos de tecido de algodão padronizado pela ABNT utilizados para embalagem de artigos médico-hospitalares na esterilização por calor úmido. 2000. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem da Usp.

Aluno: Mariusa Basso

MENEGHIN, P.. Acidentes ocupacionais com sangue e outros fluidos corpóreos em profissionais de saúde. 1999. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem da Usp.

Aluno: Ivone Mucci

MENEGHIN, P.. Educação de adultos em estágio de enfermagem utilizando o diário do aluno: visão do estudante. 1999. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem da Usp.

Aluno: Isabel Cristina Vilela Soares Oshiro

MENEGHIN, P.. Tuberculose em pacientes e trabalhadores da área da saúde em unidade de hemodiálise. 1999. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem da Usp.

Aluno: Lylian Piquera do Santos

MENEGHIN, P.. O sentir, o pensar e o agir do aluno de graduação ao cuidar do paciente com HIV/AIDS. 1999. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem da Usp.

Aluno: Beatriz Almeida Ferreira

MENEGHIN, P.. Fatores de risco para a doença coronariana: comportamentos e percepção de pacientes pós intervenção hemodinâmica. 1999. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem da Usp.

Aluno: Maria de Lourdes Rabelo Pequeno

MENEGHIN, P.. As representações sociais dos enfermeiros sobre o trabalho com os portadores do HIV/AIDS. 1998. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem da Usp.

Aluno: Oswalcir Almeida de Azevedo

MENEGHIN, P.. Avaliação da administração parenteral de medicamentos em unidades cirúrgicas de um hospital universitário. 1996. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Márcia Barbieri

MENEGHIN, P.. O enfermeiro na educação de adultos em planejamento familiar. 1996. Dissertação (Mestrado em Interunidades de Doutoramento em Enfermagem) - Escola de Enfermagem da Usp e Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Usp.

Aluno: Maria Cecíia Bueno Jayme Gallani

MENEGHIN, P.. O exercício físico e o paciente infartado: determinantes comportamentais. 2000. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem da Usp.

Aluno: Odete de Oliveira

MENEGHIN, P.. Impacto do processo de educação em saúde no controle do diabetes em adolescentes. 1999. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Marildy Aparecida de Freitas

MENEGHIN, P.. Assitência de enfermagem à gestante: resultados de uma intervenção fundamentada em um modelo de educação de adultos. 1999. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Adriana Cristina de Oliveira

MENEGHIN, P.. Exame de Qualificação . 2000. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Escola de Enfermagem da Usp.

Aluno: Olga Guilhermina Dias Farah

MENEGHIN, P.. Exame de Qualificação. 1999. Exame de qualificação (Doutorando em Interunidades de Doutoramento em Enfermagem) - Escola de Enfermagem da Usp e Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Usp.

Aluno: Roberta Cunha Rodrigues Colombo

MENEGHIN, P.. Exame de Qualificação . 1998. Exame de qualificação (Doutorando em Interunidades de Doutoramento em Enfermagem) - Escola de Enfermagem da Usp e Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Usp.

Aluno: Maria Martha Ferreira Jeukens

MENEGHIN, P.. Exame de Qualificação. 1996. Exame de qualificação (Doutorando em Interunidades de Doutoramento em Enfermagem) - Escola de Enfermagem da Usp e Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Usp.

Aluno: Odete de Oliveira

MENEGHIN, P.. Impacto do processo de educação em saúde no controle do diabetes em adolescentes. 1996. Exame de qualificação (Doutorando em Enfermagem) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Márcia Barbier

MENEGHIN, P.. O enfermeiro na educação de adultos em planejamento familiar. 1995. Exame de qualificação (Doutorando em Interunidades de Doutoramento em Enfermagem) - Escola de Enfermagem da Usp e Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Usp.

Aluno: Elza Aparecida Domingos Fiamini e Diba Maria Tosta de Souza

MENEGHIN, P.. Prevalência de úlceras de pressão em pacientes hospitalizados. 2000. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem) - Escola de Enfermagem da Usp.

Aluno: Taise Soares da Costa

MENEGHIN, P.. Exame de qualificação. 2004. Outra participação, Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Rangel Biscaro Valera

MENEGHIN, P.. Exame de qualificação de mestrado: Caracterização das readmissões de pacientes em um serviço de emergência. 2004. Outra participação, Escola de Enfermagem da Usp.

Aluno: Valéria Barreto Esteves Leite

MENEGHIN, P.. Exame de qualificação de mestrado: Úlceras por pressão em paraplégicos: ocorrência e fatores relacionados. 2004. Outra participação, Escola de Enfermagem da Usp.

Aluno: Diba Maria Sebba Tosta de Souza

MENEGHIN, P.. Exame de qualificação de mestrado: Incidência de úlceras por pressão e fatores de risco em idosos institucionalizados. 2004. Outra participação, Escola de Enfermagem da Usp.

Aluno: Márcia Vanusa Lima Fernandes

MENEGHIN, P.. Exame de qualificação de mestrado: Construção e validação de indicadores de avaliação de práticas de controle e prevenção de infecção do trato urinário associada a cateter. 2004. Outra participação, Escola de Enfermagem da Usp.

Aluno: Mônica Costa Ricarte

MENEGHIN, P.. Exame de qualificação. 2003. Outra participação, Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Cristiano José Mendes Pinto

MENEGHIN, P.. Exame de qualificação. 2003. Outra participação, Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Jacqueline Gallo Otto

MENEGHIN, P.. Exame de Qualificação. 2001. Outra participação, Escola de Enfermagem da Usp.

Aluno: Érika Rosseto da Cunha

MENEGHIN, P.. Exame de qualificação. 2001. Outra participação, Escola de Enfermagem da Usp.

Aluno: Oswaldo Célio Lage

MENEGHIN, P.. Exame de Qualificação. 2000. Outra participação, Escola de Enfermagem da Usp.

Aluno: Noemi Marisa Brunet Rogenski

MENEGHIN, P.. Exame de Qualificação. 2000. Outra participação, Escola de Enfermagem da Usp.

Aluno: Helen Maria Benito Scapolan Petrolino

MENEGHIN, P.. Exame de Qualificação. 2000. Outra participação, Escola de Enfermagem da Usp.

Aluno: Adriana da Silva Rodrigues

MENEGHIN, P.. Exame de Qualificação. 2000. Outra participação, Escola de Enfermagem da Usp.

Aluno: Márcia Wanderley de Moraes

MENEGHIN, P.. Exame de Qualificação . 1999. Outra participação, Escola de Enfermagem da Usp.

Aluno: Luciane Ferreira do Val

MENEGHIN, P.. Exame de Qualificação. 1999. Outra participação, Escola de Enfermagem da Usp.

Aluno: Maria Selma Pacheco Peixoto

MENEGHIN, P.. Exame de Qualificação. 1999. Outra participação, Escola de Enfermagem da Usp.

Aluno: Eleine Aparecida Penha Martins

MENEGHIN, P.. Exame de Qualificação. 1999. Outra participação, Escola de Enfermagem da Usp.

Aluno: Fabrícia de Freitas Migliari,

MENEGHIN, P.. Exame de Qualificação . 1999. Outra participação, Escola de Enfermagem da Usp.

MENEGHIN, P.. Membro Titular da Comissão Julgadora do Concurso para provimento de cargo de Professor Doutor da candidata Dra. Maria Cecília Bueno Jayme Gallani junto ao Departamento de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. 2004. Universidade Estadual de Campinas.

MENEGHIN, P.. Concurso para Provimento de Três Cargos de Professor Doutor junto ao Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica. 1996. Escola de Enfermagem da Usp.

MENEGHIN, P.. Concurso de Professor Auxiliar junto ao Departamento de Enfermagem, Disciplina Fundamentos de Enfermagem e Enfermagem Médico-Cirúrgica da UNIFESP. 1995. Universidade Federal de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Marina Borges Teixeira

TEIXEIRA, M. B.. O enfermeiro construindo ações educativas na prevenção da AIDS. 1993. Tese (Doutorado em Pos graduação) - Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.

Maguida Costa Stefanelli

Stefanelli MC. O enfermeiro construindo ações educativas na prevenção de AIDS. 1993. Tese (Doutorado em Doutorado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem da USP.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Noely Cibeli dos Santos

Análise dos dados; Início: 2004; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem da Usp; (Orientador);

Isabel Cristina Alves B Brunet

Estudo dos fatores determinantes da adesão ao tratamento antiretroviral (TARV) de portadores do HIV/AIDS, atendidos na UBS de Vargem Grande Paulista; Início: 2004; Iniciação científica (Graduando em Enfermagem) - Escola de Enfermagem da Usp; (Orientador);

Camila Paranhos Martins

Estudo dos fatores determinantes da adesão ao tratamento de pacientes valvopatas; Início: 2004; Iniciação científica (Graduando em Enfermagem) - Escola de Enfermagem da Usp; (Orientador);

Nelma Rodrigues Soares

Estudo das crenças dos enfermeiros sobre suas responsabilidades na administração de medicamentos; 2004; 0 f; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem da Usp,; Orientador: Paolo Meneghin;

Regina Bermudo Narciso

Conhecimentos e crenças sobre o consumo de alimentos ricos em gordura; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem da Usp,; Orientador: Paolo Meneghin;

Luciane Ferreira do Val

Estudo dos fatores relacionados à aids entre estudantes do ensino médio; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem da Usp,; Orientador: Paolo Meneghin;

Márcia Wanderley de Moraes

Caracterização dos determinantes sócio-culturais que influenciam adolescentes na atitude de ser doador de órgãos; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem da Usp,; Orientador: Paolo Meneghin;

Adriana da Silva Rodrigues

Enfermeiros e médicos de unidade de terapia intensiva e pronto socorro face à manutenção e notificação de potenciais doadores de órgãos: crenças e valores; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem da Usp,; Orientador: Paolo Meneghin;

Eleine Aparecida Penha Martins

Avaliação de três técnicas de limpeza do sítio cirúrgico infectado utilizando soro fisiológico para remoção de microrganismos; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem da Usp,; Orientador: Paolo Meneghin;

Maria de Lourdes Pequeno

As representações sociais dos enfermeiros sobre o trabalho com os portadores de HIV/AIDS; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem da Usp,; Orientador: Paolo Meneghin;

Lilyan Moreno Piquera

O sentir, o pensar e o agir do aluno de graduação ao cuidar do paciente com HIV/AIDS; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem da Usp,; Orientador: Paolo Meneghin;

Ivone Mucci

Educação de adultos em estágio de enfermagem utilizando o diário do aluno: visão do estudante; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem da Usp,; Orientador: Paolo Meneghin;

Maria Cecília Bueno Jayme Gallani

O exercício físico e o paciente infartado: determinantes comportamentais; 2000; 0 f; Tese (Doutorado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem da Usp,; Orientador: Paolo Meneghin;

Maria Martha Ferreira Jeukens

Equipe de enfermagem: aceitação e uso das precauções universais; 1997; 0 f; Tese (Doutorado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem da Usp,; Coorientador: Paolo Meneghin;

Ana Maria S Rodrigues

Prepparando o cuidado para a alta: abordagem do enfermeiro para os cuidados necessários ao paciente com incapacidade referente à mudança de decúbito; 2002; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Reabilitação) - Escola de Enfermagem da Usp; Orientador: Paolo Meneghin;

Fabiana Rocha Cruz

Reabilitação e o lesado medular: promoção e educação em saúde; 2002; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Reabilitação) - Escola de Enfermagem da Usp; Orientador: Paolo Meneghin;

Claúdia Silva Marinho

Propostas de tratamento de feridas cirúrgicas infectadas; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Enfermagem em Centro Cirúrgico) - Escola de Enfermagem da Usp; Orientador: Paolo Meneghin;

Ana Maria Amato Bergo

Qualidade de vida dos portadores de incontinência urinária; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Estomaterapia) - Escola de Enfermagem da Usp; Orientador: Paolo Meneghin;

Rita de Cássia Domansky

Qualidade de vida do ostomizado vinculado a associações: uma abordagem baseada na Escala SF-36; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Estomaterapia) - Escola de Enfermagem da Usp; Orientador: Paolo Meneghin;

Beatriz Yamada

Avaliação da qualidade de vida de portadores de úlceras venosas; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Estomaterapia) - Escola de Enfermagem da Usp; Orientador: Paolo Meneghin;

Cinthya Yara Blank

Qualidade de vida dos ostomizados: uma abordagem baseada na Escala SF-36; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Estomaterapia) - Escola de Enfermagem da Usp; Orientador: Paolo Meneghin;

Marli Ribeiro Gomes

Feridas cirúrgicas cardíacas: avaliação do enfermeiro; 1995; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprimoramento de Enfermagem em Cardiologia) - Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Fmusp; Orientador: Paolo Meneghin;

Giane Rosi Emann Tavares

Reação dos enfermeiros frente à informatização do InCor; 1994; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprimoramento de Enfermagem em Cardiologia) - Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Fmusp; Orientador: Paolo Meneghin;

Luciana de Biasi Garcia Lauretti

Conhecimento do enfermeiro sobre o processo cicatricial e a terapêutica tópica das lesões de pele em um serviço de emergência; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Escola de Enfermagem da Usp; Orientador: Paolo Meneghin;

Milena Penteado Ferraro Miranda

O conhecimento da equipe de enfermagem de um serviço público de emergência sobre o uso da papaína para o tratamento de lesões de pele; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Escola de Enfermagem da Usp; Orientador: Paolo Meneghin;

Miriam Raquel Carani

O conhecimento dos enfermeiros de um serviço de emergência sobre o tratamento de lesões de pele; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Escola de Enfermagem da Usp; Orientador: Paolo Meneghin;

Mônica Teresa Nunes Lourenço

A utilização da Escala de Braden como instrumento para avaliar o risco de desenvolvimento de úlceras de pressão em pacientes de um serviço de emergência; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Escola de Enfermagem da Usp; Orientador: Paolo Meneghin;

Luciana Bochembuzio

Iniciação científica - FAPESP; 1997; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Escola de Enfermagem da Usp, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Paolo Meneghin;

Luciana Bochembuzio

Humanização na assistência ao portador do HIV: entendendo as reações emocionais do paciente ao receber o diagnóstico , de Luciana Bochembuzio, aluna do Curso de Enfermagem da Escola de Enfermagem da USP, em 1997; ; 1997; 0 f; Orientação de outra natureza - Escola de Enfermagem da Usp; Orientador: Paolo Meneghin;

Suzana Aparecida Lee

AIDS: alguns aspectos de humanização em enfermagem; 1992; 0 f; Orientação de outra natureza - Escola de Enfermagem da Usp; Orientador: Paolo Meneghin;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maguida Costa Stefanelli

O enfermeiro construindo ações educativas na prevenção da AIDS; ; 1993; 0 f; Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Maguida Costa Stefanelli;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • GITAHY, D N ; MORAES, M W ; SECOLI, S R ; MENEGHIN, P. . Efeitos colaterais do uso de STI 571 em pacientes com homeopatias malignas. Revista Brasileira Sociedade Câncer, São Paulo, v. 2, n.7, p. 14-18, 2005.

  • BOCHEMBUZO, L ; MENEGHIN, P. . Humanização na assistência de enfermagem ao portador do HIV: entendendo os sentimentos do paciente ao receber o diagnóstico . O Mundo da Saúde , São Paulo, v. 24, n.4, p. 291-7, 2000.

  • ANTUNES, M J M ; SHIGUENO, L Y ; MENEGHIN, P. . Métodos pedagógicos que influenciaram o planejamento das ações educativas dos enfermeiros: revisão bibliográfica. Revista da Escola de Enfermagem da USP , São Paulo, v. 33, n.2, p. 165-74, 1999.

  • GALLANI, M C B J ; MENEGHIN, P. . Análise das crenças e referentes sociais relacionados ao comportamento de exercício na prevenção secundária da coronariopatia. Revista Argentina de Cardiologia , v. 67, n.supl.III, p. 47, 1999.

  • MENEGHIN, P. ; LOURENÇO, M T N . A utilização da Escala de Braden como instrumento para avaliar o risco de desenvolvimento de úlceras de pressão em pacientes de um serviço de emergência. Nursing (São Paulo) , São Paulo, v. 1, n.4, p. 13-19, 1998.

  • ROZMAN, M ; MASSAD, e ; SILVEIRA, A S B ; AZEVEDO NETO, R S ; TAKEY, K ; YAMAMOTO, Y I ; STRAZZA, L ; MENEGHIN, P. ; FERREIRA, M M C ; CARVALHO, H B ; BUCHALLA, C M ; SCHECHTMAN, M ; BURATTINI, M . HIV/AIDS in a Brazilian prision. International Journal of STD and AIDS , v. 9, n.3, p. 183-184, 1998.

  • MENEGHIN, P. . Revisando conceitos sobre cuidados com lesões de pele. Editorial Pelle Sana, São Paulo, v. 1, n.2, p. 1, 1997.

  • MENEGHIN, P. . Entre o medo da contaminação pelo HIV e as representações simbólicas da AIDS: o espectro do desespero contemporâneo. Revista da Escola de Enfermagem da USP , São Paulo, v. 30, n.3, p. 399-415, 1996.

  • ARAÚJO, T L ; PIMENTA, Cibele Andrucioli de Mattos ; SILVA, Maria Júlia Paes da ; MENEGHIN, P. ; FARO, Ana Cristina Mancussi e . A coleta de dados em enfermagem: relato de uma experiência de ensino. Revista da Escola de Enfermagem da USP , São Paulo, v. 28, n.1, p. 59-66, 1994.

  • MENEGHIN, P. . et al. Comunicação na enfermagem em nível organizacional. Revista da Escola de Enfermagem da USP , São Paulo, v. 10, n.3, p. 115-30, 1991.

  • CHIDA, A M ; ARANTES, D V ; MENEGHIN, P. ; CIANCIARULLO, Tamara Iwanow . Dia Mundial da AIDS na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Revista da Escola de Enfermagem da USP , São Paulo, v. 9, n.1, p. 33-40, 1990.

  • MENEGHIN, P. . AIDS: perspectivas para a década de 90. Boletim Informativo da Escola de Enfermagem da Usp, São Paulo, v. 1, n.6, p. 2-3, 1990.

  • MENEGHIN, P. ; VATTIMO, Maria de Fátima Fernandes . Fisiopatologia da processo cicatricial. In: S A Jorge; S R P E Dantas. (Org.). Abordagem multiprofissional do tratamento de feridas. São Paulo: Atheneu, 2003, v. , p. -.

  • MENEGHIN, P. ; SOARES, L . Avanços em curativos. In: A T Fernandes. (Org.). Infecção hospitalar e suas interfaces na área da saúde. Rio de Janeiro: Atheneu, 2000, v. cap 3, p. 998-1007.

  • MENEGHIN, P. . O enfermeiro construindo e avaliando ações educativas na prevenção da AIDS. In: F Zacarias; M Weinsenbacher. (Org.). AIDS Research resource inventory. Latin America and the Caribean. Washington: Pan American Health Organization, 1994, v. , p. 149-.

  • MENEGHIN, P. . et al. AIDS: uma crise de saúde (e comunicação) pública. In: F Zacarias; M Weisenbacher. (Org.). AIDS Research resource inventory. Latin America and the Caribean. Washington: Pan American Health Organization, 1994, v. , p. 150-.

  • MENEGHIN, P. . Participação do enfermeiro no programa educativo sobre AIDS, dirigido à comunidade. In: L S Bond. (Org.). A portfolio of AIDS/ STD behavioral interventions and research.. Washington: Pan American Health Organization, 1992, v. , p. 107-8.

  • SILVA, Bmf ; SILVEIRA, Asa ; PERES, Ec ; MENEGHIN, P. . Controle de vacinação de crianças matriculadas em escolas municipais da cidade de São Paulo. In: IX Congresso Paulista de Saúde Pública Saúde e Desenvolvimento, 2005, Santos. Livro de Resumos, 2005, 2005. p. 177.

  • GALLANI, M C B J ; MENEGHIN, P. . Sociodemographic and clinical features and the compliance of myocardial infarction patients to exercice behavior. In: Third Annual Conference of the International Society of Behavioral Nutritional and Physical Activity, 2004, Washington. Livro Programa, 2004. p. 54-5.

  • GALLANI, M C B J ; MENEGHIN, P. . Behavior determinants regarding physical exercise for infarction patients. In: Third Annual Conference of the International Society of Behavioral Nutritional and Physical Activity, 2004, Washington. Livro Programa, 2004. p. 60-1.

  • MENEGHIN, P. ; GALLANI, M C B J . Sociodemographic and clinical features and the compliance of myocardial infarction patients to exercice behavior. In: 4ème Conference Européenne de l'Acendio, 2003, Paris - France, 20-22 mars. Livro Resumo, 2003. p. 318-9.

  • MENEGHIN, P. ; GALLANI, M C B J . Delineamento do perfil sociodemográfico e clínico de pacientes com infarto do miocárdio como subsídio para intervenções de prevenção secundária. In: Semana Científica Cuidando do trabalho da Enfermagem, 2003, Campinas, SP. Livro Resumo, 2003. p. 66.

  • MENEGHIN, P. ; GALLANI, M C B J . O exercício físico e o paciente infartado: determinantes comportamentais. In: Semana Científica Cuidando do trabalho da Enfermagem, 2003, Campinas - SP. Livro Resumo, 2003. p. 70-70.

  • LEE, K K ; MORAES, M W ; MENEGHIN, P. . Práticas sexuais e uso de preservativos: um levantamento dos fatores de risco entre universitários do curso de enfermgem. In: Simpósio Internacional Inovação e difusão do conhecimento em enfermagem, 2003, Ribeirão Preto - SP. Livro Resumo, 2003. p. 274-274.

  • MENEGHIN, P. ; MORAES, M W . Caracterização dos determinantes sócio-culturais que influenciam adolescentes na atitude de ser doador de órgãos. In: Simpósio Internacional Inovação e difusão do conhecimento em enfermagem, 2003, Ribeirão Preto - SP. Livro Resumo, 2003. p. 275-275.

  • LEE, K K ; MORAES, M W ; MENEGHIN, P. . Práticas sexuais e uso de preservativos: um levantamento sobre fatores de risco entre universitários do curso de enfermagem. In: II Simpósio Internacional de Enfermagem Competência profissional: da visão à ação, 2003, São Paulo - SP. Livro Programa, 2003. p. 74-74.

  • MORAES, M W ; MENEGHIN, P. . Caracterização dos determinantes sócio-culturais que influenciam adolescentes na atitude de ser doador de órgãos. In: II Simpósio Internacional de Enfermagem Competência profissional: da visão à ação, 2003, São Paulo - SP. Livro Programa, 2003. p. 74-74.

  • BISSON, M C ; MENEGHIN, P. . Estudo da prevalência de feridas crônicas em uma unidade de emergência. In: VI Mostra de Monografias de conclusão de curso da EEUSP, 2003, São Paulo, 2003. p. 19-21.

  • GALLANI, M C B J ; MENEGHIN, P. . Perfil sociodemográfico e clínico de pacientes com infarto do miocárdio como subsídio para intervenções de prevenção secundária. In: XXIII Congresso da Sociedade de Cardiologia de Estado de São Paulo, 2002, Campos do Jordão. Livro Programa, 2002.

  • GALLANI, M C B J ; MENEGHIN, P. . O exercício físico e o apciente infartado: determinantes comportamentais. In: XXIII Congresso da Sociedade de Cardiologia de Estado de São Paulo, 2002, Campos do Jordão. Livro Programa, 2002.

  • VAL, Luciane Ferreira Do ; MENEGHIN, P. . Estudo dos fatores relacionado à aids entre estudantes do ensino médio. In: II Encontro internacional de Pesquisa em Enfermagem, 2002, Águas de Lindóia. Livro Programa, 2002. p. 59.

  • MORAES, Márcia Wanderley de ; MENEGHIN, P. . Caracterização dos determinantes sócio-culturais que influenciam adolescentes na atitude de ser 'doador de órgãos'. In: II Encontro internacional de Pesquisa em Enfermagem, 2002, Águas de Lindóia. Livro Programa, 2002. p. 139.

  • GALLANI, M C B J ; MENEGHIN, P. . Determinantes del comportamento de actividad física por pacientes infartados. In: 22º Congresso Cuadrienal del Consejo Internacional de Enfermeras, 2001, Copenhague. Livro Programa, 2001.

  • PANITZ, G e C ; MENEGHIN, P. ; BERNARDES, L M . Reconhecendo o paciente portador do HIV na terceira idade. In: Fórum 2000. I Fórum e II Conferência de Cooperação Técnica Horizontal da América Latina e do Caribe em HIV/Aids e DST, 2000, Rio de Janeiro. Anais I, 2000. p. 274.

  • MARTINS, e A P ; MENEGHIN, P. . Limpeza de feridas: estudando nova técnica. In: 52º Congresso Brasileiro de Enfemagem, 2000, Olinda. Livro Programa, 2000.

  • GALLANI, M C B J ; MENEGHIN, P. . Análise das crenças e referentes sociais relacionados ao comportamento de exercício na prevenção secundária da coronariopatia. In: XVII Congresso Interamericano de Cardiologia, 1999, Buenos Aires. Livro Programa, 1999.

  • ROZMAN, M ; MASSAD, e ; AZEVEDO NETO, R S ; SILVEIRA, A S B ; MENEGHIN, P. ; TAKEY, K ; YAMAMOTO, Y I ; STRAZZA, L ; FERREIRA, M M C ; CARVALHO, H B ; BUCHALLA, C M ; SCHECHTMAN, M ; BURATTINI, M . Transmission of HIV/AIDS in a major Brazilian prison: relationship with time of imprisonment. In: INTERNATIONAL CONGRESS FOR INFECTIOUS DISEASES, 7th, 1996, Hong Kong- Chinese University. Abstracts, 1996. p. 12.

  • MASSAD, e ; BURATTINI, M ; AZEVEDO NETO, R S ; STRAZZA, L ; MENEZES, R X ; CARVALHO, H B ; MEDEIROS, M ; PETRESCU, C S ; ALMEIDA, L N B ; CASTRIGNANO, S B ; MENEGHIN, P. ; NEITZERT, e . The prevalence of HIV and risk-taking behaviors among disadvantaged youth in São Paulo - Brazil. In. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON AIDS, XI, 1996, VANCOUVER. Abstract Book, 1996. v. 2. p. 461.

  • MENEGHIN, P. ; STEFANELLI, M C . AIDS, mass media and health education. In: FIRST INTERNATIONAL CONFERENCE ON COMMUNITY HEALTH NURSING RESEARCH, 1993, Alberta, Canada. Proceedings. Edmonton Board of Health, 1993. p. 134.

  • GALLANI, M C B J ; MENEGHIN, P. . Perfil sociodemográfico e clínico de pacientes com infarto do miocárdio como subsídio para intervenções de prevenção secundária. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GALLANI, M C B J ; MENEGHIN, P. . O exercício físico e o paciente infartado: determinantes comportamentais. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GALLANI, M C B J ; MENEGHIN, P. . Determinantes del comportamento de actividad física por pacientes infartados. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARTINS, Eleine Aparecida Penha ; MENEGHIN, P. . Limpeza de feridas: estudando nova técnica. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GALLANI, M C B J ; MENEGHIN, P. . Análise das crenças e referentes sociais relacionados ao comportamento de exercício na prevenção secundária da coronariopatia. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MORAES, M W ; JESUS, C H ; MANENTTI, S A ; MENEGHIN, P. . Assistência de enfermagem na administração de modificadores de resposta biológica a portadores de hemopatias malignas. Nursing care for patients with hematologic malignancies receiving biotherapy . 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MENEGHIN, P. . Consultor Ad Hoc da Revista Cogitare do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná, a partir de 1997. 2004.

MENEGHIN, P. . Membro do Conselho Editorial Permanente da Revista de Enfermagem da UNICAMP a partir de 1998. 2004.

MENEGHIN, P. . Membro do Conselho Editorial da Revista Estima . 2004.

MENEGHIN, P. . Membro do Conselho Editorial da Revista Paulista de Enfermagem, para o triênio 1989-1992. 1992.

MENEGHIN, P. . Parecer emitido para o Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem da USP sobre o projeto de Ana Lúcia Machado intitulado As representações da religiosidade no cotidiano de cuidados em saúde mental. 2003.

MENEGHIN, P. . Parecer emitido para o Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem da USP sobre o projeto de Vanda Elisa Andres Felli intitulado A assistência em saúde mental - centro de atenção psicossocial do Município de Jundiaí: análise do modelo vigente e suas implicações para a prática. 2003.

MENEGHIN, P. . Parecer emitido para o Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem da USP sobre o projeto de Sônia Barros intitulado Alfabetização e saúde mental: um processo reabilitador. 2003.

MENEGHIN, P. . Parecer emitido para o Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem da USP sobre o projeto de Luiza Akiko Komura Hoga intitulado Comportamento masculino diante da gravidez não planejada na visão de mulheres de uma comunidade de baixa renda. 2003.

MENEGHIN, P. . Parecer emitido para o Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem da USP sobre o projeto de Mara Cristina Ribeiro Duarte intitulado A reabilitação psicossocial num CAPS: concepção dos profissionais. 2003.

MENEGHIN, P. . Parecer emitido para o Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem da USP sobre o projeto de Ana Maria Auricchio intitulado Percepção do cliente quanto ao esclarecimento referente à tomada de decisão para realização de procedimentos estéticos. 2003.

MENEGHIN, P. . Parecer emitido para o Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem da USP sobre o projeto de Viviane Martin Taffner intitulado Dilemas éticos: a percepção de auxiliares de enfermagem de um centro de medicina diagnóstica privado. 2003.

MENEGHIN, P. . Parecer emitido para o Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem da USP sobre o projeto de Maria Rita Bertolozzi intitulado A vulnerabilidade à meningite por Haemophilus influenze b (Hib) e o imapcto da vacinação Hib na regional de saúde de Piracicaba. 2002.

MENEGHIN, P. . Parecer emitido para o Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem da USP sobre o projeto de Lúcia Yasuko Nichiata intitulado A vulnerabilidade de mulheres ao HIV/AIDS: subsídios para a intervenção em saúde. 2002.

MENEGHIN, P. . Parecer emitido para o Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem da USP sobre o projeto de Neide de Souza Praça intitulado Percepção de puérperas sobre a testagem anti-HIV na gravidez. 2002.

MENEGHIN, P. . Parecer emitido para o Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem da USP sobre o projeto de Marcia Aparecida Ferreira de Oliveira intitulado Álcool e outras drogas: preconceito e estigma na visão do usuário. 2002.

MENEGHIN, P. . Parecer emitido para o Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem da USP sobre o projeto de Emília Saito intitulado Procedimentos de rotina durante o trabalho de parto: o conhecimento e as expectativas de gestantes e as orientações de profissionais de um centro de saúde. 2002.

MENEGHIN, P. . Parecer emitido para o Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem da USP sobre o projeto de Adriana Marques da Silva intitulado Caracterização do trabalho da enfermagem em laboratórios de análises clínicas. 2002.

MENEGHIN, P. . Parecer emitido para o Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem da USP sobre o projeto de Regina Nunes intitulado A dimensão programática da vulnerabilidade na transmissão vertical do HIV em unidades básicas de saúde. 2002.

MENEGHIN, P. . Parecer emitido para o Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem da USP sobre o projeto de Marina Peduzzi intitulado: Análise do processo de trabalho do auxiliar de enfermagem na equipe de saúde.. 2001.

MENEGHIN, P. . Parecer emitido para o Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem da USP sobre o projeto de Helena Maria Fekete Nuñez: 'Terapias alternativas/complementares: o saber e o fazer das enfermeiras das unidades de saúde do distrito administrativo 71 - Santo Amaro, do município de São Paulo. 2001.

MENEGHIN, P. . Parecer emitido para o Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem da USP sobre o projeto de Aurea Tamami Minagawa intitulado Reprodução social e aleitamento materno. 2001.

MENEGHIN, P. . Parecer emitido para o Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem da USP sobre o projeto de Marina Teixeira Soares intitulado A intervenção da enfermagem em hanseníase: o enfoque nas salas de curativos em um estudo na área de abrangência da DIR-24. 2001.

MENEGHIN, P. . Parecer emitido para o Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem da USP sobre o projeto Silvia Vaie intitulado O processo ensino-aprendizagem em saúde mental: o professor como facilitador. 2001.

MENEGHIN, P. . Parecer emitido para o Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem da USP sobre o projeto deEduardo Sandini intitulado Análise do dimensionamento da atenção materno-infantil na rede básica de municipal de saúde do Município de Taubaté/SP. 2001.

MENEGHIN, P. . Parecer emitido para o Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem da USP sobre o projeto de Norma Etsuko Okamoto Noguchi intituladoA vulnerabilidade ao vírus da imunodeficiência humana (HIV) em mulheres. 2001.

MENEGHIN, P. . Parecer emitido para o Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem da USP sobre o projeto de Lúcia Yasuko Izumi Nichiata intitulado Vigilância à saúde e criança HIV/AIDS: construindo o objeto de intervenção em saúde coletiva. 2000.

MENEGHIN, P. . Parecer emitido para o Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem da USP sobre o projeto de Ana Paula Zanon e Gisele Machado Peixoto Mano intitulado O conhecimento de alunos de graduação em enfermagem sobre a medida da pressão arterial. 2000.

MENEGHIN, P. . Parecer emitido para o Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem da USP sobre o projeto de Luiza Hiromi Tanaka intitulado As relações interpessoais no contexto do trabalho dos enfermeiros: suas vivência e expectativas. 2000.

MENEGHIN, P. . Parecer emitido para o Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem da USP sobre o projeto de Almerinda Moreira intitulado A historicidade da profissionalização da enfermagem brasileira - o caso da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto 1890 a 1920. 2000.

MENEGHIN, P. . Parecer emitido para o Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem da USP sobre o projeto de Rosemeire Angela de Queiroz intitulado Referenciais de aprendizagem e aplicação do conceito de empatia na enfermagem. 2000.

MENEGHIN, P. . Parecer emitido para o Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem da USP sobre o projeto de Patrícia Moita Garcia Kawakame intitulado Qualidade de vida e ansiedade de estudantes de graduação em enfermagem. 2000.

MENEGHIN, P. . Parecer emitido para o Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem da USP sobre o projeto de Elizete Rodrigues Antonio intitulado Desvelando os fatores de (in)satisfação de pacientes oncológicos em tratamento quimioterápico ambulatorial. 2000.

MENEGHIN, P. . Parecer emitido para o Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem da USP sobre o projeto de Girlene Alves da Silva intitulado Da aparência à essência: o cuidar no cotidiano do cliente portador do vírus da imunodeficiência humana. 2000.

MENEGHIN, P. . Parecer emitido para o Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem da USP sobre o projeto de Ana Lúcia Queiroz Bezerra intitulado O contexto da educação continuada em enfermagem na visão dos gerentes de enfermagem e enfermeiros de educação continuada. 1999.

MENEGHIN, P. . Parecer emitido para o Conselho Federal de Enfermagem sobre a questão Aspectos ético-legais da realização do desbridamento de feridas realizado pelo enfermeiro. 1999.

MENEGHIN, P. . Parecer emitido para o Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem da USP sobre o projeto de Ruth Natália Teresa Turrini intitulado Aálise dos fatores relacionados à implantação dos programas de controle e prevenção de infecções hospitalares. 1999.

MENEGHIN, P. . Parecer emitido para o Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem da USP sobre o projeto de Maria Fernanda Cristóvão intitulado Pevalência de alguns fatores de risco cardiovascular - obesidade, hipertensão e fumo em mulheres residentes no Jardim Guairaca, . 1999.

MENEGHIN, P. . Parecer emitido para o Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem da USP sobre o projeto de Maria Luiza Gonzalez Riesco intitulado Realidade e expectativas do estudante de enfermagem quanto à capacitação e qualificação na área de enfermagem obstétrica. 1999.

MENEGHIN, P. . Parecer emitido para o Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem da USP sobre o projeto de Eliane Corrêa Chaves intitulado Modelo cognitivo comportamental: uma proposta de intervenção em hipertensas. 1999.

MENEGHIN, P. . Parecer emitido para o Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem da USP sobre o projeto de Thais Salimbeni da Silva intitulado Qualidade de vida de pessoas residentes no Município de São Paulo, através do Questionário SF-36. 1999.

MENEGHIN, P. . Parecer emitido para o Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem da USP sobre o projeto de Santana de Maria Alves de Souza intitulado O cuidar institucionalizado em enfermagem - uma abordagem etnográfica. 1999.

MENEGHIN, P. . AIDS nas empresas. (Entrevista a Marco Antônio Sabino). 1993. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MENEGHIN, P. . Aspectos psicológicos da AIDS. (Entrevista a Marco Antônio Sabino). 1993. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MENEGHIN, P. . AIDS. 1992. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MENEGHIN, P. . Aspectos psico-sociais da AIDS: o medo da AIDS. 1992. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MENEGHIN, P. . Viagem sem volta. 1989. (Obra de artes visuais/Vídeo).

FERREIRA, A M T ; MENEGHIN, P. . Brochura comemorativa do Jubileu de Ouro da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. 1992 (Brochura comemorativa).

MENEGHIN, P. . Concepções dos alunos de graduação em enfermagem sobre o envelhecimento. 2004 (Artigo encaminhado para publicação) .

GALLANI, M C B J ; MENEGHIN, P. . Characteristics of myocardial infarction patients and compliance to exercise. 2004 (Artigo encaminhado para publicação) .

GALLANI, M C B J ; MENEGHIN, P. . Behavior determinants regarding physical exercise for myocardial infarction patients. 2004 (Artigo encaminhado para publicação) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2004 - Atual

    Estudo dos fatores determinantes da adesão ao tratamento antiretroviral (TARV) de portadores do HIV/AIDS, atendidos na UBS de Vargem Grande Paulista, Descrição: Manter a adesão de pacientes portadores de HIV/AIDS ao tratamento antiretroviral (TARV), atualmente, é um dos principais desafios, tanto para o paciente quanto para a equipe de saúde; caso contrário, poderão ocorrer conseqüências graves com o aumneto da carga viral (CV), a diminuição do CD4 e o aparecimento de cepas virais multi-resistentes, levando à falência dos esquemas terapêuticos. A falta de adesão ao TARV é multifatorial. As causas podem advir de duas vertentes: a de ordem pessoal - conhecimentos, crenças e valores do doente sobre o uso da medicação - e as de ordem social, determinadas pelo preconceito social, medo ou vergonha por estar participando do TARV. A adesão ao tratamento é um comportamento que o enfermeiro deve observar, para identificar possíveis falhas e propor as intervenções necessárias, com base em referenciais teóricos voltados á educação em saúde e mudanças de comportamento. Surgem, então, algumas questões relativas à adesão ao TARV por parte dos pacientes; se existe o programa de distribuição da medicação antiretroviral de forma gratuita, com o devido acompanhamento médico e com toda a infraestrutura laboratorial, além de uma equipe multiprofissional especializada no atendimento a esse paciente, porque há evidências de abandono ou interrupção do TARV? quais a s crenças pessoais dos paciente em relação ao tratamento? quais as crenças normativas subjacentes relacionadas ao mesmo? quanto essas crenças interferem na adesão ao TARV? É o que este trabalho pretende responder.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Paolo Meneghin - Coordenador / Isabel Cristina Alves B Brunet - Integrante.

  • 2004 - Atual

    Estudo dos fatores determinantes da adesão ao tratamento de pacientes valvopatas, Descrição: Segundo a base de dados do Ministério da Saúde (DATASUS) de 1999, as doenças do aparelho circulatório representam a maior causa de mortes no Brasil e mesmo não sendo a valvopatia a principal causa de mortalidade dentre as doenças cardiovasculares, sua prevalência é significativa. Cada vez mais são valorizadas avaliações que relacionam, o impacto da doença e o tratamento com a percepção subjetiva do sujeito, ou seja, as crenças que pacientes crônicos, como é o caso dos valvopatas, desenvolvem com relação à doença e tratamento, e sua influência no conceito pessoal de qualidade de vida. A qualidade de vida tem se tornado cada vez mais objeto de preocupações entre pesquisadores, já que a tecnologia vem aumentando muito a expectativa de vida dos indivíduos. Dessa forma, o foco de muitos estudos deixa de ser prolongamento da vida passando a ser a qualidade da sobrevivência. Espera-se neste estudo avaliar as crenças relacionads ao conhecimento do paciente sobre sua doença, crenças sobre a doença, crenças relativas ao impacto da doença na vida do sujeito, crenças relativas ao impacto do tratamento na vida do sujeito e crenças relativas à adesão ao tratamento medicamentoso.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Paolo Meneghin - Coordenador / Camila Paranhos Martins - Integrante.

  • 2003 - 2003

    Controle de vacinação de crianças matriculadas em escolas municipais da cidade de São Paulo, Descrição: O projeto consiste no desenvolvimento de um software que seja capaz de realizar o controle do quadro de vacinação de crianças matriculadas em creches e escolas municipais de educação infantil. Esse programa será de fácil uso, permitindo ao profissional da escola responsável por seu manuseio, fazê-lo sem nehuma dificuldade. O controle será baseado na idade da criança e no calendário de vacinação, alertando, periodicamente, quanto ás defici~encias na imunização de qualquer aluno. Desse modo, os responsáveis pela criança não vacinada serão contatados e orientados para a adminstração das vacinas necessárias. o principal objetivo do projeto não visa condicionar a matrícula da criança à carteira de vacinação adequadamente preenchida, pois seria uma forma de exlusão da criança não vacinada do direito à escola, o que seria injusto para com ela. O que se pretende é que esse controle represente uma contribuição na construção de um ambiente mais saudável para as crianças, evitando os maléficios provocados por doenças infecciosas passíveis de imunização. Esse projeto prevê, também a semente para a implantação de um programa mais amplo de integração entre saúde e educação, por meio do controle de outros fatores relativos à qualidade de vida das crianças, além da imunização, como, por exemplo, o acompanhamento do desenvolvimento físico, das doenças comuns em creches e escolas, e o nível de aprendizado das crianças.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Paolo Meneghin - Coordenador / Ana Stella de Azevedo Silveira - Integrante / Bruna Maria Ferreira da Silva - Integrante / Emília Cristina Peres - Integrante., Financiador(es): Prefeitura Municipal de São Paulo - Bolsa.

  • 2003 - 2003

    Informatização do atendimento ao usuário e mapeamento dos índices de morbidade da população da área de abrangência da UBS Caxingui, Descrição: O projeto objetiva a criação de um software para a informatização de cadastramento de consultas da Unidade Básica de Saúde do Jardim Caxingui, situada à Rua Ladislau Roman, 410 -SP. Este programa pretende compor um cadastro com os dados pessoais do usuário, doença referida, ou diagnóstico médico confirmado, especialidade médica e datas previstas para consultas e retornos, quando necessário. Cada paciente ao ser cadastrado receberá um número de matrícula, e em caso de retorno, o funcionário da UBS, terá fácil acesso a todo histórico do paciente, através do uso do número da matrícula ou do nome do cadastrado. Paralelamente, à informatização do cadastro de usuários da Unidade Básica de Saúde, pretende-se desenvolver uma pesquisa, com uma amostra de habitantes dessa região de abrangência, para obter um mapeamento das morbidades mais frequentes nessa comunidade. Este estudo permitirá a elaboração de um banco de dados com as informações coletadas nas entrevistas, de forma a fornecer informações quanto ao número de pessoas acometidas por determinada patologia e, ao mesmo tempo, identificar o perfil sócio-demográgico dos diferentes grupos de pacientes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Paolo Meneghin - Coordenador / Kelly Cristina Máxima Pereira - Integrante / Maida Giovana Martins - Integrante / Preiscila Jordânia Pavanini Silva - Integrante / Suelen Daiane da Silva - Integrante / Valéria Corrêa de Jesus - Integrante., Financiador(es): Prefeitura Municipal de São Paulo - Bolsa.

  • 1998 - 1998

    Conhecimento de estudantes de segundo grau sobre HIV/AIDS, Descrição: Conhecimento de estudantes de segundo grau sobre HIV/AIDS. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Paolo Meneghin - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 1998 - Atual

    Identificação de crenças, valores e normas subjetivas que determinam comportamentos relacionados à saúde do adulto, Descrição: O projeto pretende identificar junto a enfermeiros e pacientes/clientes os fatores atitudinais e normativos determinantes de comportamentos relacionados à assistência ao portador adulto de doenças e à prevenção da saúde bem como verificar a relação existente entre tais fatores e a intenção dos sujeitos de pesquisa em realizar tais comportamentos. Linha de pesquisa: Tecnologia na Saúde do Adulto Área de concentração: Enfermagem na Saúde do Adulto. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Paolo Meneghin - Coordenador / Melissa Yaeko Pedroso Assato - Integrante / Nelma Rodrigues Soares - Integrante.

  • 1997 - 2003

    Determinação de fatores que interferem no processo cicatricial das lesões de pele, Descrição: Estudo dos fatores que podem interferir no processo de cicatrização das lesões de pele com a finalidade de subsidiar o trabalho do enfermeiro na avaliação e tratamento dessas lesões. Linha de pesquisa: Tecnologia na Saúde do Adulto Área de concentração: Enfermagem na Saúde do Adulto. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Paolo Meneghin - Coordenador.

  • 1997 - 1997

    Humanização na assistência ao portador do HIV: entendendo as reações emocionais do paciente ao receber o diagnóstico, Descrição: Humanização na assistência ao portador do HIV: entendendo as reações emocionais do paciente ao receber o diagnóstico. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Paolo Meneghin - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 1995 - 1995

    AIDS em alunos da graduação da USP, Descrição: AIDS em alunos da graduação da USP. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Paolo Meneghin - Integrante / Marcelo Nascimento Burattini - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica. , Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419, Cerqueira César, 05403000 - Sao Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 30667549, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 1987 - 1993

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor ASSISTENTE, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Concurso para o cargo de Assistente do Departamento de Enfermagem Médico Cirúrgica, aprovado conforme publicação do Diário Oficial do Estado, de 06 de outubro de 1990.

    Atividades

    • 01/2000

      Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Enfermagem, Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica.,Linhas de pesquisa

    • Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Enfermagem, Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica.,Cargo ou função, Consultor da Revista Latino-Americana de Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, a partir de 1997..

    • Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Enfermagem, Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica.,Cargo ou função, Consultor da Revista da Escola de Enfermagem USP, a partir de 1997..

    • 08/1996

      Ensino, Enfermagem, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, A esfera do planejamento na educação em saúde

    • 08/1996

      Estágios , Escola de Enfermagem, Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica.,Estágio realizado, Estágio curricular em emergência.

    • 01/1996

      Direção e administração, Escola de Enfermagem, Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica.,Cargo ou função, Coordenador da Disciplina de Pós-graduação "A esfera do planejamento na educação em saúde" ( ENC-5824) Área "Enfermagem em Saúde do Adulto", oferecida a partir de 1996..

    • 10/1987

      Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Enfermagem na Saúde do Adulto e do Idoso, Fundamentação do Processo de Cuidar, Noções de Enfermagem, Administração de Medicamentos, Estágio Curricular em Saúde do Adulto

    • 07/2003 - 12/2004

      Direção e administração, Escola de Enfermagem, Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica.,Cargo ou função, Coordenador da Disciplina de Graduação "Fundamentação do Processo de Cuidar" (ENC-120), Curso de Enfermagem e Obstetrícia do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica em 2003, 2004.

    • 01/2003 - 12/2003

      Direção e administração, Escola de Enfermagem, Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica.,Cargo ou função, Coordenador da Disciplina de Graduação "Saúde do Adulto - 1" (ENC), Curso de Enfermagem e Obstetrícia do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica em 2003.

    • Direção e administração, Escola de Enfermagem, Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica.,Cargo ou função, Coordenador da Disciplina "Administração de Medicamentos", Curso de Enfermagem e Obstetrícia do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica em 2000, 2001 e 2002..

    • Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Enfermagem, Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem da USP, a partir de 1998 até 2002..

    • 07/2000 - 12/2000

      Direção e administração, Escola de Enfermagem, Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica.,Cargo ou função, Coordenador da Disciplina de Graduação "Fundamentação do Processo de Cuidar" (ENC-120), Curso de Enfermagem e Obstetrícia do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica em 2000..

    • Direção e administração, Escola de Enfermagem, Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica.,Cargo ou função, Coordenador da Disciplina de Pós-Graduação "A estomaterapia na prevenção e tratamento de feridas: análise da prática, do ensino e da pesquisa" (ENC-5833) Área "Enfermagem em Saúdo do Adulto", oferecida em 1998/1999..

    • Direção e administração, Escola de Enfermagem, Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica.,Cargo ou função, Coordenador da Disciplina de Pós-graduação "Assistência ao ostomizado: da teoria à prática" (ENC-5835) Área "Enfermagem em Saúde do Adulto", oferecida em 1998/1999..

    • Direção e administração, Escola de Enfermagem, Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica.,Cargo ou função, Coordenador da Disciplina de Graduação "Noções de Enfermagem" (ENC-109), Curso de Fisioterapia da Faculdade de Medicina da USP, de 1993 a 1999..

    • 01/1998 - 12/1998

      Direção e administração, Escola de Enfermagem, Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica.,Cargo ou função, Coordenador do Curso do "IX Curso de Especialização em Enfermagem em Estomaterapia", realizado na Escola de Enfermagem da USP, em 1998..

    • 07/1996 - 12/1997

      Direção e administração, Escola de Enfermagem, Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica.,Cargo ou função, Coordenador da Disciplina de Graduação "Fundamentação do Processo de Cuidar" (ENC-120), Curso de Enfermagem e Obstetrícia do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica em 1996, 1997.

    • 06/1992 - 06/1994

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Enfermagem, Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica.,Cargo ou função, Presidente da Comissão AIDS da Escola de Enfermagem da USP, junho de 1992 a junho de 1994..