Joice Brignoli

Possui graduação em História pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2011) e especialização em Metodologia do Ensino de História pelo Centro Educacional Leonardo da Vinci (2014)

Informações coletadas do Lattes em 12/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em História

2007 - 2011

Fundação Universidade Regional de Blumenau
Título: Novos sujeitos para colônia Blumenau : a representação dos imigrantes italianos no séc. XIX (1875 - 1880
Orientador: Cristina Ferreira

Formação complementar

2013 -

Extensão universitária em Metodologia de Ensino de História. (Carga horária: 440h). , SOCIEDADE EDUCACIONAL LEONARDO DA VINCI S/S LTDA, UNIASSELVI, Brasil.

2013 -

Educogitans - Aluna ouvinte do Curso de mestrado e. (Carga horária: 30h). , Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.

Participação em eventos

Jornada pedagogica 2012: Ateliê de talentos docentes. 2012. (Outra).

Apresentação de TCC da turma de 2010/2011..Novos sujeitos para colônia Blumenau : a representação dos imigrantes italianos no séc. XIX (1875 - 1880. 2010. (Outra).

Aula Inaugural do Curso de História com o tema "História e Literatura: diálogos possíveis e pertinentes. 2009. (Outra).

Arquivos em Santa Catarina: entre memória,história e cidadania. 2008. (Outra).

Seminário de Apresentação de TCC's - Turma 2008/2. 2009. 2008. (Seminário).

Encontro Interdisciplinar - "O tratamento da morte na sociedade contemporânea". (Encontro).. 2007. (Encontro).

XV Semana acadêmica de História: Afro-Descendentes: história, cultura e luta. 2007. (Outra).

Orientou

Marli Bonezzi

UM OLHAR SOBRE A VIDA DE FRITZ MULLER; ; Início: 2015; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino de História) - Centro Universitário Leonardo da Vinci; (Orientador);

Sabriny Sabino Hersing

A REPRESENTAÇÃO FEMININA DAS FOTONOVELAS DA DÉCADA 1960 VISTAS DE DENTRO DO COTIDIANO ESCOLAR CONTEMPÔRANEO; ; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino de História) - Centro Universitário Leonardo da Vinci; Orientador: Joice Brignoli;

KELLY LUANA MOLINARI

Psicopedagogia hospitalar: O lúdico no reestabelecimento da saúde; ; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Centro Universitário Leonardo da Vinci; Orientador: Joice Brignoli;

Solange Retke

O SILENCIAMENTO E AS MUDANÇAS NO ENSINO NO PROCESSO NACIONALIZADOR NA ERA VARGAS DE 1937 A 1945 NA REGIÃO DO VALE DO ITAJAÍ; ; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino de História; ) - Centro Educacional Leonardo Da Vinci; Orientador: Joice Brignoli;

Produções bibliográficas

  • BRIGNOLI, J. . Revista Maiêutica.. Indaial: Uniasselvi, 2014 (Outras publicações bibliográficas).

  • BRIGNOLI, J. . Novos Sujeitos para a colônia Blumenau: A Representação dos Imigrantes Italianos no Século XIX (1875 ? 1880). Lages - SC.: Revista História Catarina - Editora Leão Baio, 2012 (Textos publicados em jornais de noticias/revistas.).

  • BRIGNOLI, J. . Novos Sujeitos para a colônia Blumenau: A Representação dos Imigrantes Italianos no Século XIX (1875 ? 1880). Joinville - SC: Rio do Sul: Nossa História em revista - Editora: Horizonte, 2012 (Outras publicações bibliográficas).

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2011

    Novos sujeitos para colônia Blumenau : a representação dos imigrantes italianos no séc. XIX (1875 - 1880, Descrição: Os imigrantes italianos são os sujeitos deste trabalho, portanto, pretende-se discutir as representações destes italianos na colônia Blumenau, referenciando que entre os mesmos havia diferenças comportamentais devido a sua disposição geográfica na Itália, e por isso possuíam algumas características diferentes, ou que diferiam em alguns aspectos. Estas características comportamentais estavam ligadas ao catolicismo, que permeava a vida dos imigrantes italianos, sendo base para a vida familiar e na concepção de trabalho, ideias que diferiam do comportamento dos imigrantes alemães, e do Dr. Blumenau seguidores da ética protestante, permitindo uma visão diferente de vida familiar, trabalho e moralidade, criando assim um choque cultural entre italianos e alemães, sobretudo entre italianos e Dr. Blumenau.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2015

Fundação Universidade Regional de Blumenau

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10

Outras informações:
Porfessora de História para os terceiros anos do ensino médio.

2014 - Atual

Escola Barão do Rio Branco

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 10

Outras informações:
Professora de História para os segundos anos do ensino médio. Professora de Sociologia e Atualidades para o terceiro ano do ensino médio.

2013 - 2015

Centro Universitário Leonardo da Vinci

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Tutor interno., Carga horária: 20

Outras informações:
Responsável pelo atendimento pedagógico de todas as disciplinas do curso de História da instituição. Elaboração de banco de questões, correção de provas, orientação de estágio e projetos de pesquisa.

2011 - 2011

Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de História, Carga horária: 40

Outras informações:
Escola de Educação Básica Florentino Vetter. NAES - Ensino de Jovens e Adultos

2011 - 2011

Prefeitura Municipal de Indaial

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10

Outras informações:
Escola Municipal Mário Bonessi

2013 - 2013

Colégio Caminho do Saber

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Outras informações:
Colégio da rede privada de ensino. Sistema de ensino: Dom Bosco.

2017 - Atual

Colégio Bom Jesus Santo Antônio

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de História, Carga horária: 20