Rodrigo da Fontoura Gularte

Reparador de Circuitos Eletrônicos pelo Senai Ney Damaceno Ferreira, tecnólogo em Processamento de Dados pela Escola Estadual Marechal Mascarenhas de Moraes, formado em Administração de Empresas com ênfase em Análise de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PUCRS e pós-graduado em Gestão de Pessoas e Liderança Estratégica pela Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM-RS, fui segundo colocado no Torneio de Formação Profissional do Senai de Eletrônica, recebi mensão honrosa na premiação Gestão Empreendedora no IV Simpósio de Administração de Empresas - SIMPAE 2001. Ministrei diversas palestras em empresas e universidades sobre boas práticas de segurança e sobre o melhor uso da tecnologia. Possuo larga experiência em segurança da informação e na elaboração e implementação de projetos complexos de infraestruturas tecnológicas, além de presença constante em diversas feiras internacionais, como por exemplo a CeBIT em Hanover, feira de tecnologia e a RSA Conference de San Francisco, feira de segurança da informação, as duas maiores feiras do mundo em seus segmentos. No ano de 2010 recebi junto de toda equipe Toptrend, empresa que dirigia na oportunidade, a premiação da empresa Microsoft como melhor projeto de segurança e virtualização da América Latina no WPC Awards realizado em Washington D.C., EUA.

Informações coletadas do Lattes em 03/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Liderança Estratégica de Negócios e Pessoas

2008 - 2009

Escola Superior de Propaganda e Marketing
Orientador: Paulo Benaiter

Aperfeiçoamento em Eletricista Geral

1990 - 1994

Centro de Formação Profissional SENAI Ney Damasceno Ferreira
Bolsista do(a): Centro de Formação Profissional SENAI Ney Damasceno Ferreira, SENAI - N.D.F., Brasil.

Aperfeiçoamento em Reparador de Circuitos Eletrônicos

1990 - 1994

Centro de Formação Profissional SENAI Ney Damasceno Ferreira
Bolsista do(a): Centro de Formação Profissional SENAI Ney Damasceno Ferreira, SENAI - N.D.F., Brasil.

Graduação em Administração de Empresas - Análise de Sistemas

1997 - 2001

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Orientador: Edimara Mezzomo Luciano
Bolsista do(a): Fundação Irmão José Otão.

Curso técnico/profissionalizante

1992 - 1995

Escola Estadual Marechal Mascarenhas de Moraes

Ensino Fundamental (1º grau)

1984 - 1991

Escola Estadual de Primeiro Grau Heitor Villa-Lobos

Formação complementar

2012 - 2012

Curso Introdutório de SPSS. (Carga horária: 15h). , Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

2010 - 2010

Microsoft Online Services Partner Opportunity. (Carga horária: 4h). , Microsoft Corporation.

2010 - 2010

MOS36PAL: The First 30 minutes of a Microsoft. (Carga horária: 1h). , Microsoft Corporation.

2010 - 2010

5W/50 Series Learn about early Partner success. (Carga horária: 4h). , Microsoft Corporation.

2010 - 2010

Learn to provide cost-effective IT Solutions MOS. (Carga horária: 4h). , Microsoft Corporation.

2010 - 2010

The IAMCP + BPOS; What it means to your business. (Carga horária: 4h). , Microsoft Corporation.

2010 - 2010

Microsoft Online Services Business Productivit. (Carga horária: 4h). , Microsoft Corporation.

2010 - 2010

44WC068 Live Series Microsoft Online Service. (Carga horária: 2h). , Microsoft Corporation.

2010 - 2010

Metodologia e Organização em Vendas. (Carga horária: 8h). , Sales Talent.

2010 - 2010

Metodologia para Geração de Demanda. (Carga horária: 8h). , Sales Talent.

2010 - 2010

Microsoft Online Services Customer Portal. (Carga horária: 2h). , Microsoft Corporation.

2004 - 2004

Negociação - Vantagens Competitivas. (Carga horária: 12h). , Capacitare RH.

1996 - 1996

English Course. (Carga horária: 100h). , International House.

1996 - 1996

Netware Administration 4.10. (Carga horária: 20h). , Sisnema Informática Ltda.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Segurança da Informação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Tecnologia da Informação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Informação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Administração de Empresas.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Liderança Estratégica de Negócios e Pessoas.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Internet.

Organização de eventos

GULARTE, R. F. ; BARBATO, L. G. C. ; NOGUEIRA, C. ; MACHRY, M. ; GAVA, L. . PoaSec Openday 010 - Segurança da Informação vs Crimes Cibernéticos. 2012. (Congresso).

Participação em eventos

CNASI - Congresso de Auditoria de TI, Segurança da informação e Governança. 2012. (Congresso).

CEBIT. 2012. (Congresso).

RSA Conference. 2011. (Congresso).

BITS Business IT South America. 2011. (Congresso).

4 Fórum Internacional de Tecnologia da Informação - Redes Sociais, Mobilidade, Negócios com Segurança. 2011. (Simpósio).

CIO Weekend.Soluções de Segurança Check Point. 2011. (Encontro).

Websense 2010 - Partner Conference. 2010. (Congresso).

Fórum de Empreendedorismo Sebrae/RS. 2010. (Simpósio).

Jornada Acadêmica - FACIN - PUCRS.Gestão de Riscos. 2009. (Seminário).

6ª ERCC - Escola Regional de Rede de Computadores.Análise de Vulnerabilidades. 2008. (Seminário).

VIII Seminário Econômico Fundacão CEEE. 2007. (Seminário).

IV Semana Acadêmica do Curso de Sistemas da Informação.Gerenciamento de Conteúdo Web. 2006. (Seminário).

Trend Micro Partner Conference - Latin America. 2005. (Encontro).

I Seminário Regional de Aikido.Prática do Aikido. 2004. (Seminário).

Os desafios do empreendedorismo - Curso de Administração - PUCRS.Os Desafios do Empreendedorismo. 2002. (Seminário).

IV Simpósio de Administração de Empresas - SIMPAE - PUCRS.Mensão Honrosa. 2001. (Simpósio).

Produções bibliográficas

  • GULARTE, R. F. ; Edimara M. Luciano ; Mírian Oliveira . Ética no uso do correio eletrônico: como controlar sem infringir?. In: Mírian Oliveira; Elisabeth A. Abdala. (Org.). Tecnologias da Internet - Casos práticos em empresas. 1ed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003, v. 1, p. 191-210.

  • GULARTE, R. F. . Análise de Vulnerabilidades. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

GULARTE, R. F. ; FONTENELE JUNIOR, L. C. B. ; FARIAS NETO, J. M. . Projeto de Segurança da Informação e Controle Web para o Grupo de Geradores Stemac S.A.. 2012.

GULARTE, R. F. ; FONTENELE JUNIOR, L. C. B. . Integração de unidades operacionais da UseFashion e melhoria na segurança de perímetro. 2012.

GULARTE, R. F. ; FONTENELE JUNIOR, L. C. B. ; SILVA, C. H. F. . Amostragem de utilização Web para tomada de decisão do grupo AES Sul. 2012.

GULARTE, R. F. ; SCHILLING, L. . Atualização da solução de firewall Check Point e melhorias na segurança de perímetro do Ministério Público do Rio Grande do Sul. 2011.

GULARTE, R. F. ; SCHILLING, L. . Melhoria na segurança de perímetro do Grupo SLC (Ferramentas Gerais). 2010.

GULARTE, R. F. ; SCHILLING, L. ; BARRETO, G. . Virtualização de 100% do ambiente de servidores da Calçados Marte. 2010.

GULARTE, R. F. ; SCHILLING, L. . Análise de maturidade da TI das Borrachas Vipal. 2009.

GULARTE, R. F. ; SCHILLING, L. . Controle de códigos maliciosos da empresa Fontana S.A.. 2009.

GULARTE, R. F. . Inventário de software e migração da plataforma de correio eletrônico Groupwise para Exchange nas Lojas Paquetá S.A.. 2009.

GULARTE, R. F. ; SCHILLING, L. . Inventário de software das Lojas Quero-Quero. 2009.

GULARTE, R. F. ; SCHILLING, L. . Gerenciamento da Segurança da Informação e da infraestrutura da empresa Summit. 2009.

GULARTE, R. F. ; SCHILLING, L. . Melhoria na segurança de perímetro das Lojas Colombo S.A.. 2008.

GULARTE, R. F. ; SCHILLING, L. . Manutenção na plataforma de controle Web da empresa Springer Carrier (Grupo UTC). 2008.

GULARTE, R. F. ; SCHILLING, L. . Migração de 100% do datacenter de Curitiba do Grupo Peixoto e Castro para o Rio de Janeiro. 2008.

GULARTE, R. F. ; SCHILLING, L. . Melhorias na infraestrutura de segurança da empresa Stihl S.A.. 2008.

GULARTE, R. F. ; SCHILLING, L. . Migração da plataforma SQL da Bausch & Lomb. 2008.

GULARTE, R. F. ; SCHILLING, L. ; TAVARES, A. . Migração da plataforma SQL do Banco De Lage Landen. 2008.

GULARTE, R. F. ; SCHILLING, L. . Melhoria no controle Internet da empresa Brasfumo S.A.. 2008.

GULARTE, R. F. ; SCHILLING, L. . Melhoria na segurança de perímetro da empresa Cosuel (Dália). 2008.

GULARTE, R. F. ; SCHILLING, L. . Análise de vulnerabilidades externas do Grupo RBS. 2007.

GULARTE, R. F. ; SCHILLING, L. . Controle de códigos maliciosos da Zamprogna (Usiminas) e obtenção da certificação ISO 27001. 2007.

GULARTE, R. F. ; SCHILLING, L. . Melhoria na segurança de perímetro da International Engines. 2007.

GULARTE, R. F. ; SCHILLING, L. . Gerir o ambiente de segurança da informação em conjunto com a empresa Krüger Conventos.. 2007.

GULARTE, R. F. ; SCHILLING, L. . Gerenciamento da Segurança da Informação e da infraestrutura da empresa Penasul. 2007.

GULARTE, R. F. ; SCHILLING, L. . Controle de códigos maliciosos da Imdepa. 2007.

GULARTE, R. F. ; SCHILLING, L. . Melhoria no controle Internet da Petroquímica Triunfo. 2007.

GULARTE, R. F. ; SCHILLING, L. . Aumento da segurança da UNIVATES reduzindo os riscos da Internet à infraestrutura de rede e redução do desperdício de recursos da empresa. 2006.

GULARTE, R. F. ; SCHILLING, L. . Monitoramento Web em tempo integral do Grupo Hospitalar Conceição. 2006.

GULARTE, R. F. ; SCHILLING, L. . Controle de códigos maliciosos do Grupo Bettapar. 2006.

GULARTE, R. F. ; SCHILLING, L. . Melhoria no controle Internet na Universidade Feevale. 2006.

GULARTE, R. F. ; SCHILLING, L. . Melhoria no controle Internet do Grupo Gerdau. 2005.

GULARTE, R. F. ; SCHILLING, L. . Controle de códigos maliciosos da empresa Agrale S.A.. 2005.

GULARTE, R. F. ; SCHILLING, L. . Controle de códigos maliciosos do Grupo de Consórcios Sinosserra. 2005.

GULARTE, R. F. ; SCHILLING, L. . Controle de códigos maliciosos da Taurus S.A.. 2005.

GULARTE, R. F. ; SCHILLING, L. . Controle de códigos maliciosos do Colégio Pastor Dohms. 2005.

GULARTE, R. F. ; SCHILLING, L. . Redução de sobrecarga no link Internet da Albany International. 2004.

GULARTE, R. F. ; SCHILLING, L. . Melhoria no controle Internet da Calçados Crysalis. 2004.

GULARTE, R. F. ; SCHILLING, L. . Controle de códigos maliciosos do Instituto Cultural Brasileiro-Norte Americano (ICBNA). 2004.

GULARTE, R. F. ; SCHILLING, L. . Controle de códigos maliciosos da Calçados Dilly / Grupo Dass. 2004.

GULARTE, R. F. ; SCHILLING, L. . Controle de códigos maliciosos da Calçados Marte. 2004.

GULARTE, R. F. ; SCHILLING, L. . UNISC adota solução de controle Web e estende seu padrão de excelência para o uso da Internet. 2003.

Prêmios

2012

International English Language Testing System - IELTS - General Training, British Council.

2011

Check Point Partner Sales Certification, Check Point Software Technologies Ltd..

2010

Websense Certified Sales Professional, Websense S.A..

2010

1st place Microsoft WPC Awards Latin America - Category Core Virtualization Infrastructure Solutions, Identity & Security Partner, Microsoft.

2005

Trend Micro Validated Technician Foundation, Trend Micro.

2002

Trend Micro Validated Technician Groupware Level 1, Trend Micro.

2002

Trend Micro Certified Security Expert WebManager Level 2, Trend Micro.

2002

Trend Micro Certified Security Expert ScanMail for Exchange Level 2, Trend Micro.

2002

Trend Micro Certified Security Expert InterScan VirusWall Unix Level 2, Trend Micro.

2002

Trend Micro Certified Security Expert IMSS Level 2, Trend Micro.

2002

Trend Micro Certified Security Expert eManager Level 2, Trend Micro.

2002

Trend Micro Certified Security Expert InterScan VirusWall NT Level 2, Trend Micro.

2002

Trend Micro Certified Security Expert OfficeScan Level 2, Trend Micro.

2002

Trend Micro Certified Security Expert ScanMail for Lotus Notes Level 2, Trend Micro.

2002

Trend Micro Certified Security Expert Control Manager Level 2, Trend Micro.

2002

Trend Micro Certified Security Expert ServerProtect Level 2, Trend Micro.

2002

Trend Micro Certified Security Expert TVCS Level 2, Trend Micro.

2002

Trend Micro Validated Technician Network Level 1, Trend Micro.

2002

Trend Micro Validated Technician Internet Level 1, Trend Micro.

2002

Terceiro Colocado do Curso de Análise de Sistemas - Coeficiente de Rendimento 8,38, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS.

2001

Menção Honrosa - Concurso de Redação alusivo ao IV Simpósio de Administração de Empresas - SIMPAE 2001, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS.

2001

Certificação - Microsoft Windows 2000 Accelerated Exam for MCPs Certified on Microsoft Windows NT 4.0, Microsoft S.A..

2001

Certificação - Implementing and Supporting NT 4.0 Workstation, Microsoft S.A..

2001

Certificação - Implementing and Supporting NT Server 4.0 in the Enterprise, Microsoft S.A..

2000

Microsoft Certified Trainer, Microsoft S.A..

1999

Certificação - Internetworking with Microsoft TCP/IP on Microsoft Windows NT 4.0, Microsoft S.A..

1999

Certificação - Implementing and Supporting NT Server 4.0, Microsoft S.A..

1999

MCP - Microsoft Certified Professional, Microsoft S.A..

1993

Segundo Colocado no IX Torneio Estadual de Formação Profissional, Centro de Formação Profissional Senai Ney Damaceno Ferreira.

Histórico profissional

Experiência profissional

2011 - 2012

Energy Telecom Sul

Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Diretor Executivo, Carga horária: 40

1998 - 2000

Quattuor Informática Ltda

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de Segurança, Carga horária: 44

2000 - 2011

Toptrend Informática Ltda

Vínculo: Sócio-Proprietário, Enquadramento Funcional: Diretor Executivo, Carga horária: 50, Regime: Dedicação exclusiva.

1990 - 1994

GRAPHO PRODUTOS E SERVIÇOS EM COMPUTACAO LTDA

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de Suporte, Carga horária: 44