Daniel Adolpho Cerqueira
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1977) e mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996). Doutorado em Saneamento pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Tem experiência na área de Microbiologia Sanitária e Ambiental, com ênfase em Microbiologia da Água de Consumo. Gestão de Qualidade em Laboratório de Microbiologia. Professor convidado para cursos de especialização lato sensu em Saneamento e Ambiente. Colaborador Ad Hoc da Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental - CGVAM do Ministério da Saúde na revisão da Portaria 888 GM/MS em em 2018 e 2019
Informações coletadas do Lattes em 28/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos
2003 - 2008
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Remoção de oocistos de Cryptosporidium parvum e de indicadores no tratamento da água por ciclo completo, filtração direta descendente e dupla filtração em escala pilot
Léo Heller. Palavras-chave: Cryptosporidium; Tratamento de água; Filtração direta.Grande área: EngenhariasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Microbiologia Ambiental. Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Microbiologia Sanitária. Setores de atividade: Captação, Tratamento e Distribuição de Água.
Mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia)
1992 - 1996
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Associação das ocorrências de coliformes a parâmetros do controle da qualidade da água distribuída em Belo Horizonte - MG, Ano de Obtenção: 1996
Maria Aparecida de Resende.Palavras-chave: Coliformes, água de consumo.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Microbiologia Ambiental. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias. Setores de atividade: Saúde e Serviços Sociais; Captação, Tratamento e Distribuição de Água.
Graduação em Ciências Biológicas
1973 - 1977
Formação complementar
2015 - 2015
Treinamento WEBGIZ - Sistema Acadêmico FACIG. (Carga horária: 4h). , CENTRO SUPERIOR DE ESTUDOS DE MANHUACU LTDA, FACIG, Brasil.
2015 - 2015
Treinamento Introdutório: Informações Gerais FACIG. (Carga horária: 4h). , CENTRO SUPERIOR DE ESTUDOS DE MANHUACU LTDA, FACIG, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia.
Participação em eventos
X Simpósio Ítalo-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental.Avaliação da eficiência de remoção de (oo)cistos de Cryptosporidium spp. e Giardia sp. no conjunto de filtração da ETA Rio das Velhas - BH - MG. 2010. (Simpósio).
15th International Symposium of the Health-Related Water Microbiology Group.Double filtration as an alternative water treatment process for removing Cryptosporidium oocysts. 2009. (Simpósio).
25º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Associação da presença de oocistos de Cryptosporidium spp e cistos de Giardia spp, com a ocorrência de Escherichia coli, Enterococcus faecalis e E. faecium na represa de Vargem das Flores, Contagem, MG, Brasil. 2009. (Congresso).
Introdução à avaliação quantitativa do risco microbiológico. 2009. (Outra).
WORKSHOP INTERNACIONAL: Microrganismos indicadores e patogênicos, cianobactérias e cianotoxinas: legislação de água para consumo humano.Ocorrência de (oo) cistos de Cryptosporidium spp e Giardia sp em águas superficiais e estudos sobre remoção de oocistos de Cryptosporidium parvum em uma estação de tratamento de água em escala piloto. 2009. (Outra).
24º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. 2007. (Congresso).
23º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Avaliação comparativa da ocorrência de protozoários em dois sistemas de abastecimento de água: um estudo em uma cidade de porte médio do estado de Minas Gerais. 2005. (Congresso).
23º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Mesa Redonda: Qualidade da Àgua para Consumo Humano / Palestra: Limitações do Controle Laboratorial no Controle da Qualidade da Àgua. 2005. (Congresso).
Seminário Internacional: "Novas tendências no tratamento e na qualidade da água para consumo humano".Terceira edição dos Guias de Qualidade da Água para Consumo Humano (OMS). 2004. (Seminário).
Water Quality Technology Conference. 2004. (Outra).
XI Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental.Implantação do Método 1623 da USEPA no Laboratório Metropolitano da Companhia de Saneamento de Minas Gerais para detecção de (oo) cistos de Cryptosporidium e Giardia em águas de abastecimento público. 2004. (Simpósio).
22º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Ocorrência de (oo) cistos de Cryptosporidium e Giardia na área de captação e sua remoção no sistema de tratamento de água do rio das Velhas ? COPASA ? Nova Lima ? MG. 2003. (Congresso).
22º Congresso Brasileiro de Microbiologia. Implantação do Método 1623 da USEPA para detecção de (oo) cistos de Cryptosporidium e Giardia no Laboratório Metropolitano da COPASA ? MG.. 2003. (Congresso).
Health Related Water Microbiology - International Water Association Symposium.A Comparison of Envirochek and Filta-Max Filtration Systems for Cryptosporidium Ocysts and Giardia Cysts Detection by USEPA Method 1623. 2003. (Simpósio).
21º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. 2001. (Congresso).
Water Quality Technology Conference. 2001. (Outra).
Water Quality Technology Conference. 2000. (Outra).
20º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Coliformes Fecais não Existem. 1999. (Congresso).
Water Quality Conference.Perfis de ocorrências de coliformes termotolerantes e E. coli em águas tropicais. 1998. (Outra).
19º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Associação das Ocorrências de Coliformes a parâmetros do controle da qualidade da água distribuída em Belo Horizonte. 1997. (Congresso).
19º Congresso Brasileiro de Microbiologia. Avaliação de uma Formulação de Meio Cromogênico Alternativo para Detecção de Coliforme e E. coli em Amostras Expostas ao Cloro. 1997. (Congresso).
Water Quality Technology Conference.Bacteriological control in small systems - Minas Gerais - Brazil. 1997. (Outra).
5º Encontro Nacional de Microbiologia Ambiental.Ocorrência de Coliformes Associada a Parâmetros do controle de Qualidade da Água Distribuída em Belo Horizonte, Minas Gerais. 1996. (Encontro).
Health Related Water Microbiology ? International Water Association Symposium. 1996. (Simpósio).
18º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Implantação das análises bacteriológicas no DTAL-COPASA MG - Programa Piloto. 1995. (Congresso).
18º Congresso Brasileiro de Microbiologia. Percentuais de ocorrência de E. coli MUG + nos mananciais da COPASA MG. 1995. (Congresso).
Conferência Internacional - Coliforms and E. coli: Problem or solution?.Coliforms occurrence in drinking water associated with water quality parameters - Belo Horizonte - Brazil. 1995. (Outra).
17º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Estudos sobre a significância da amostragem prevista na Portaria 36 do Ministério da Saúde. 1993. (Congresso).
17º Congresso Brasileiro de Microbiologia. Avaliação do percentual de amostras de E. coli-B-D-Glucoronidases Positivas Isoladas de Águas Superficiais. 1993. (Congresso).
Participação em bancas
BASTOS, R. K. X.; MOUNTEER, A. H.;CERQUEIRA, D. A.. Avaliação de esporos de bactérias aeróbicas como variável indicadora da eficiência da remoção de protozoários no tratamento de água em ciclo completo.. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Viçosa.
CERQUEIRA, D. A.; BASTOS, R. K. X.; BEVILACQUA, P. D.;HELLER, L.; PADUA, V.. Investigação da Aplicabilidade da Turbidez e dos Esporos Aeróbios na Avaliação da EficiÊncia de Remoção de Oocistos de Cryptosporidium spp e cistos de Giaredia spp em Sistemas de Abastecimento de Àgua: Uma Abordagem de Caracterização do Risco. 2012. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.
CERQUEIRA, D. A.; BASTOS, R. K. X.; BEVILACQUA, P. D.; OLIVEIRA, S. M. A. C.. Avaliação Quantitativa do Risco Microbiológico Aplicada ao Tratamento de Àgua para Consumo Humano. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Viçosa.
BASTOS, R. K. X.;CERQUEIRA, D. A.; BEVILACQUA, P. D.; AQUINO, S. F.; ANDRADE, N. J.. Aplicação de dióxido de cloro no tratamento de água para consumo humano: Formação de subprodutos, manutenção de residuais desinfetantes em sistemas de distribuição e remoção de oocistos de Cryptosporidium sp.. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Viçosa.
NASCIMENTO, M. F.;CERQUEIRA, D. A.. Remoção de oocistos de Cryptosporidium por meio da filtração direta ascendente em areia: Avaliação em escala piloto. 2009. Dissertação (Mestrado em Tecnologia ambiental e Recursos hídricos) - Universidade de Brasília.
PÁDUA, V. L.;HELLER, L.; BASTOS, R. K. X.;CERQUEIRA, D. A.. Remoção de Oocistos e de Indicadores Físicos de Cryptosporidium Parvum em Águas de Abastecimento por Meio da Decantação - Estudo em Escala Piloto. 2008. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.
PÁDUA, V. L.; PALMIER, L. R.; BASTOS, R. K. X.;CERQUEIRA, D. A.. Qualidade da Água de Chuva para Consumo Humano Armazenada em Cisternas de Placa Estudo de Caso: Araçuaí, MG. 2006. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.
HELLER, L.; BASTOS, R. K. X.; LIBÂNIO, M.; PÁDUA, V. L.;CERQUEIRA, D. A.. Análise Comparativa de Legislações Relativas à Qualidade da Água para Consumo Humano na América do Sul. 2006. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.
HELLER, L.CERQUEIRA, D. A.; PÁDUA, V. L.; BRANDÃO, C. C. S.; BASTOS, R. K. X.. Avaliação do Risco Microbiológico Associado à Ocorrência de Protozoários em Sistemas de Abastecimento de Água: Um Estudo na Cidade de Divinópolis, Minas Gerais. 2005. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.
BEVILAQUA, P. D.; ANDRADE, R. V.; CAMPOS, A. K.; DIAS, R. S.;CERQUEIRA, D. A.. Indicadores não convencionais para o rastreamento de fontes de contaminação fecal em bacias hidrográficas. 2015. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Viçosa.
CERQUEIRA, D. A.; BASTOS, R. K. X.; BEVILAQUA, P. D.; VIEIRA, C. A. O.; MARTINS, S. V.. Aplicação de redes Bayesianas na identificação de perigos em sistemas de abastecimento de água para consumo humano: estudo de caso no município de Viçosa - Minas Gerais. 2011.
CERQUEIRA, D. A.; NEUMANN, E.; BRANDAO, L. R.; SANTOS, V. L.. Avaliação da eficiência de processos convencionais de tratamento da água na remoção de esporos aeróbios e turbidez estudo em três estações de tratamento da COPASA. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Microbiologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.
Orientou
Em definição; Início: 2011; Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Coorientador);
Avaliação da ocorrência de oocistos de Cryptosporidium spp; e de cistos de Giardia spp; e sua associação com indicadores bacteriológicos e turbidez na represa de Vargem das Flores ? MG; 2009; Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Daniel Adolpho Cerqueira;
Avaliação da eficiência de processos de tratamento da água na remoção de esporos aeróbios e turbidez: estudo em três estações de tratamento da COPASA; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Microbiologia) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Daniel Adolpho Cerqueira;
Produções bibliográficas
-
FRANCO, REGINA MAURA BUENO ; HACHICH, ELAYSE MARIA ; SATO, MARIA INES ZANOLLI SATO ; NAVEIRA, RITA MARIA L. ; SILVA, EDUARDO DE CARVALHO ; CAMPOS, MARCELA M. DE C. ; CANTÚSIO NETO, ROMEU ; CERQUEIRA, DANIEL ADOLPHO ; BRANCO, NILSON ; LEAL, DIEGO AVERALDO GUIGUET . Avaliação da performance de metodologias de detecção de Cryptosporidium spp. e Giardia spp. em água destinada ao consumo humano, para o atendimento à s demandas da Vigilância em Saúde Ambiental no Brasil. Epidemiologia e Serviços de Saúde , v. 21, p. 233-242, 2012.
-
LOPES, A. M. M. B. ; CERQUEIRA, D. A. ; MARTINS, F. C. ; PÁDUA, V. L. . Ocorrência de oocistos de Cryptosporidium spp e cistos de Giardia sp e sua associação com Escherichia coli, Enterococcus spp indicadores bacteriológicos e turbidez em um reservatório tropical. Revista DAE , v. 185, p. 18-28, 2011.
-
LEAL, P. M. R. M. ; HELLER, L. ; CERQUEIRA, D. A. ; QUEIROZ, J. T. M. . Avaliação quantitativa do risco à saúde: protozoários em água de consumo, um estudo em Divinópolis - MG. Cadernos Saúde Coletiva (UFRJ) , v. 17, p. 391-408, 2009.
-
BEVILACQUA, P. D. ; AZEVEDO, S. M. F. O. ; CERQUEIRA, D. A. . Microrganismos emergentes: protozoários e cianobactérias. In: Valter Lúcio de Pádua. (Org.). Prosab 5 - Água - Remoção de microrganismos emergentes e microcontaminantes orgânicos no tratamento de água para consumo humano. 1ed.Rio de Janeiro: ABES, 2009, v. 1, p. 1-391.
-
DAVIS, J. R. ; CERQUEIRA, D. A. . Assessing the results of training: The case of water sanitation in Brazil. In: Jack J. Phillips; Toni Krucky Hodges. (Org.). Measuring Learning and Performance. Alexandria, VA: ASTD (American Society for Training & Development), 1999, v. Único, p. -302.
-
CERQUEIRA, D. A. . Pesquisa desenvolvida em MG ajuda a elevar a qualidade da água. Estado de Minas, www.uai.com.br/Estado de Minas, 23 fev. 2009.
-
BATISTA, A. M. M. ; MARTINS, F. C. ; CERQUEIRA, D. A. ; TEIXEIRA, D. C. ; PÁDUA, V. L. . Associação da presença de oocistos de Cryptosporidium spp e cistos de Giardia spp, com a ocorrência de Escherichia coli, Enterococcus faecalis e E. faecium na represa de Vargem das Flores, Contagem, MG, Brasil. In: 25º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2009, Recife-PE. 25º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2009.
-
MARTINS, F. C. ; BATISTA, A. M. M. ; CERQUEIRA, D. A. ; PÁDUA, V. L. ; HELLER, L. . Identificação e quantificação de oocistos de Cryptosporidium spp e cistos de Giardia sp em águas bruta e tratada ? prós e contras do Método 1623 da USEPA. In: 25º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2009, Recife-PE. 25º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2009.
-
CERQUEIRA, D. A. ; HELLER, L. ; MARTINS, F. C. ; PÁDUA, V. L. . Double filtration as an alternative water treatment process for removing Cryptosporidium oocysts. In: 15th International Symposium of the Health-Related Water Microbiology Group, 2009, Naxos, Grécia. 15th International Symposium of the Health-Related Water Microbiology Group, 2009.
-
SILVA, C. F. ; MARTINS, F. C. ; CERQUEIRA, D. A. ; PÁDUA, V. L. ; SILVA, L. O. . Comparação da eficiência da coagulação na remoção de oocistos de Cryptosporidium: estudo em escala piloto. In: XXXI Congreso Interamericano de Ingeniería Sanitária y Ambiental, 2008, Santiago-Chile. XXXI Congreso Interamericano de Ingeniería Sanitária y Ambiental, 2008.
-
MARTINS, F. C. ; SILVA, C. F. ; VILHENA, M. I. A. ; CERQUEIRA, D. A. ; PÁDUA, V. L. . Utilização de microesferas e turbidez nos estudos de tratabilidade sobre remoção de oocistos de Cryptosporidium: ensaios em escala de bancada. In: XXXI Congreso Interamericano de Ingeniería Sanitária y Ambiental, 2008, Santiago-Chile. XXXI Congreso Interamericano de Ingeniería Sanitária y Ambiental, 2008.
-
MARTINS, F. C. ; SILVA, C. F. ; VILHENA, M. I. A. ; CERQUEIRA, D. A. ; PÁDUA, V. L. . Eficiência dos coagulantes sulfato de alumínio e cloreto férrico e de polímero catiônico na remoção de turbidez como indicador da remoção de Cryptosporidium. In: XIII Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2008, Belém-PA. XIII Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2008.
-
BATISTA, A. M. M. ; CERQUEIRA, D. A. ; PÁDUA, V. L. . Estudo do decaimento de protozoários patogênicos e indicadores bacterianos na represa Vargem das Flores. Manancial da Região Metropolitana d eBelo Horizonte. In: XIII Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2008, Belém-PA. XIII Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2008.
-
BATISTA, A. M. M. ; CERQUEIRA, D. A. ; MARTINS, F. C. ; PÁDUA, V. L. ; HELLER, L. . Ocorrência de oocistos de Cryptosporidium spp e cistos de Giardia sp em um manancial lêntico da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. In: XXXI Congreso Interamericano de Ingeniería Sanitária y Ambiental, 2008, Santiago - Chile. XXXI Congreso Interamericano de Ingeniería Sanitária y Ambiental, 2008.
-
MACHADO, P. M. R. ; CERQUEIRA, D. A. ; HELLER, L. . Avaliação comparativa da ocorrência de protozoários em dois sistemas de abastecimento de água: um estudo em uma cidade de porte médio do estado de Minas Gerais. In: 23º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2005, Campo Grande-MS. 23º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2005.
-
MACHADO, P. M. R. ; CERQUEIRA, D. A. . Implantação do Método 1623 da USEPA no Laboratório Metropolitano da Companhia de Saneamento de Minas Gerais para detecção de (oo) cistos de Cryptosporidium e Giardia em águas de abastecimento público. In: XI Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2004, Natal-RN. XI Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2004.
-
MACHADO, P. M. R. ; CERQUEIRA, D. A. . Ocorrência de (oo) cistos de Cryptosporidium e Giardia na área de captação e sua remoção no sistema de tratamento de água do rio das Velhas ? COPASA ? Nova Lima ? MG. In: 22º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2003, Joinville-SC. 22º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2003.
-
MACHADO, P. M. R. ; CERQUEIRA, D. A. . A Comparison of Envirochek and Filta-Max Filtration Systems for Cryptosporidium Ocysts and Giardia Cysts Detection by USEPA Method 1623. In: Health Related Water Microbiology - International Water Association Symposium, 2003, Cape Town. Health Related Water Microbiology - International Water Association Symposium, 2003.
-
MACHADO, P. M. R. ; CERQUEIRA, D. A. . Implantação do Método 1623 da USEPA para detecção de (oo) cistos de Cryptosporidium e Giardia no Laboratório Metropolitano da COPASA ? MG. In: 22º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2003, Florianópolis-SC. 22º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2003.
-
CERQUEIRA, D. A. ; GALLINARI, P. C. ; FONSECA, Y. M. R. . Bactérias Esporogênicas como parâmetro auxiliar no controle da tratamento da água de consumo. In: XXVII Congreso Interamericano de Ingeniería Sanitária y Ambiental, 2000, Porto Alegre-RS. XXVII Congreso Interamericano de Ingeniería Sanitária y Ambiental, 2000.
-
CERQUEIRA, D. A. . Perfis de Ocorrências de Coliformes Termotolerantes e Escherichia coli em Diferentes Amostras de Água. In: 20º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 1999, Rio de Janeiro-RJ. 20º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 1999.
-
CERQUEIRA, D. A. ; EMÍDIO, P. A. . Ferrobactérias, ocorrências e métodos simplificados de detecção. In: 20º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 1999, Rio de Janeiro-RJ. 20º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 1999.
-
CERQUEIRA, D. A. ; HORTA, M. C. S. . Coliformes fecais não existem. In: 20º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 1999, Rio de Janeiro-RJ. 20º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 1999.
-
CERQUEIRA, D. A. ; DE BRITO, L. L. A. . Perfis de ocorrências de coliformes termotolerantes e E. coli em águas tropicais. In: Water Quality Conference, 1998, Vancouver-Canadá. Water Quality Conference, 1998.
-
CERQUEIRA, D. A. ; GALLINARI, P. C. ; DE BRITO, L. L. A. ; AMARAL, G. C. M. . Detecção de Coliformes Fecais Pela Técnica da Membrana Filtrante (m-FC, 44,5 oC) e pelo Sistema Cromogênico (Colilert - Quanti-tray 2000). In: XXVI Congreso Interamericano de Ingeniería Sanitária y Ambiental, 1998, Lima-Peru. XXVI Congreso Interamericano de Ingeniería Sanitária y Ambiental, 1998.
-
RESENDE, M. A. ; ENNES, Y. M. ; CERQUEIRA, D. A. . Ocorrência de Coliformes Associada a Parâmetros do controle de Qualidade da Água Distribuída em Belo Horizonte, Minas Gerais. In: 12º Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental, 1997, Caxambu-MG. 12º Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental, 1997.
-
CERQUEIRA, D. A. ; RESENDE, M. A. ; ENNES, Y. M. . Associação das Ocorrências de Coliformes a parâmetros do controle da qualidade da água distribuída em Belo Horizonte. In: 19º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 1997, Foz do Iguaçu. 19º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 1997.
-
CERQUEIRA, D. A. . Bacteriological control in small systems - Minas Gerais - Brazil. In: Water Quality Technology Conference, 1997, Denver-USA. Water Quality Technology Conference, 1997.
-
REIS, L. B. ; GALLINARI, P. C. ; CERQUEIRA, D. A. . Avaliação de uma Formulação de Meio Cromogênico Alternativo para Detecção de Coliforme e E. coli em Amostras Expostas ao Cloro. In: 19º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 1997, Rio de Janeiro-RJ. 19º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 1997.
-
RESENDE, M. A. ; ENNES, Y. M. ; CERQUEIRA, D. A. . Ocorrência de Coliformes Associada a Parâmetros do controle de Qualidade da Água Distribuída em Belo Horizonte, Minas Gerais. In: 5º Encontro Nacional de Microbiologia Ambiental, 1996, Fortaleza-CE. 5º Encontro Nacional de Microbiologia Ambiental, 1996.
-
CERQUEIRA, D. A. ; LACERDA, M. A. ; ROBERTO CARLOS, S. . Implantação das análises bacteriológicas no DTAL-COPASA MG - Programa Piloto. In: 18º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 1995, Salvador. 18º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 1995.
-
CERQUEIRA, D. A. ; SCHEMBRI, . Coliforms occurrence in drinking water associated with water quality parameters - Belo Horizonte - Brazil. In: Conferência Internacional - Coliforms and E. coli: Problem or solution?, 1995, Leeds - Inglaterra. Conferência Internacional - Coliforms and E. coli: Problem or solution?, 1995.
-
CERQUEIRA, D. A. ; MARTINS, T. K. . Avaliação do sistema cromogênico Colilert. In: 18º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 1995, Santos-SP. 18º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 1995.
-
CERQUEIRA, D. A. ; MARTINS, T. K. . Percentuais de ocorrência de E. coli MUG + nos mananciais da COPASA MG. In: 18º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 1995, Santos-SP. 18º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 1995.
-
HADAD, E. ; CERQUEIRA, D. A. . Estudos sobre a significância da amostragem prevista na Portaria 36 do Ministério da Saúde. In: 17º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 1993, Natal-RN. 17º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 1993.
-
CERQUEIRA, D. A. ; MARTINS, T. K. . Avaliação do percentual de amostras de E. coli-B-D-Glucoronidases Positivas Isoladas de Águas Superficiais. In: 17º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 1993, Santos-SP. 17º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 1993.
-
CERQUEIRA, D. A. ; MARTINS, T. K. . Estudo Comparativo do Sistema Substrato Definido Com as Técnicas de Membrana Filtrante e Presença/Ausência para Recuperação de E. coli Expostas ao Cloro. In: 17º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 1993, Santos-SP. 17º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 1993.
-
LINARDI, V. ; TEIXEIRA, C. ; LEAO, S. F. ; CERQUEIRA, D. A. ; DESCHAMPS, F. L. . Fatores que Inibem o Desenvolvimento de Ferrobactérias em Poços de Abastecimento. In: 14º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 1987, Viçosa-MG. 14º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 1987.
-
CERQUEIRA, D. A. . Controle de Qualidade Microbiológica da Água em função dos PSA. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MARTINS, F. C. ; HAZAN, A. L. ; CERQUEIRA, D. A. . Estudos de remoção de oocistos de Cryptosporidium parvum e dos possíveis substitutos turbidez e esporos de Bacillus subtilis em águas - Ensaios em escala de bancada. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MARTINS, F. C. ; CERQUEIRA, D. A. ; SANTOS, N. B. . Avaliação da eficiência da remoção de (oo)cistos de Cryptosporidium spp. e Giardia sp. no conjunto de filtração da ETA Rio das Velhas - BH - MG. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BATISTA, A. M. M. ; MARTINS, F. C. ; CERQUEIRA, D. A. ; TEIXEIRA, D. C. ; PÁDUA, V. L. . Associação da presença de oocistos de Cryptosporidium spp e cistos de Giardia spp, com a ocorrência de Escherichia coli, Enterococcus faecalis e E. faecium na represa de Vargem das Flores, Contagem, MG, Brasil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MARTINS, F. C. ; BATISTA, A. M. M. ; CERQUEIRA, D. A. ; PÁDUA, V. L. ; HELLER, L. . e quantificação de oocistos de Cryptosporidium spp e cistos de Giardia sp em águas bruta e tratada ? prós e contras do Método 1623 da USEPA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CERQUEIRA, D. A. ; HELLER, L. ; MARTINS, F. C. ; PÁDUA, V. L. . Double filtration as an alternative water treatment process for removing Cryptosporidium oocysts. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CERQUEIRA, D. A. . Ocorrência de (oo) cistos de Cryptosporidium spp e Giardia sp em águas superficiais e estudos sobre remoção de oocistos de Cryptosporidium parvum em uma estação de tratamento de água em escala piloto. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, C. F. ; MARTINS, F. C. ; CERQUEIRA, D. A. ; SILVA, L. O. ; PÁDUA, V. L. . Comparação da eficiência da coagulação na remoção de oocistos de Cryptosporidium: estudo em escala piloto. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MARTINS, F. C. ; SILVA, C. F. ; VILHENA, M. I. A. ; CERQUEIRA, D. A. ; PÁDUA, V. L. . Utilização de microesferas e turbidez nos estudos de tratabilidade sobre remoção de oocistos de Cryptosporidium: ensaios em escala de bancada. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BATISTA, A. M. M. ; CERQUEIRA, D. A. ; MARTINS, F. C. ; PÁDUA, V. L. ; HELLER, L. . Ocorrência de oocistos de Cryptosporidium spp e cistos de Giardia sp em um manancial lêntico da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MARTINS, F. C. ; SILVA, C. F. ; VILHENA, M. I. A. ; CERQUEIRA, D. A. ; PÁDUA, V. L. . Eficiência dos coagulantes sulfato de alumínio e cloreto férrico e de polímero catiônico na remoção de turbidez como indicador da remoção de Cryptosporidium. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MACHADO, P. M. R. ; CERQUEIRA, D. A. ; HELLER, L. . Avaliação comparativa da ocorrência de protozoários em dois sistemas de abastecimento de água: um estudo em uma cidade de porte médio do estado de Minas Gerais. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MACHADO, P. M. R. ; CERQUEIRA, D. A. . Implantação do Método 1623 da USEPA no Laboratório Metropolitano da Companhia de Saneamento de Minas Gerais para detecção de (oo) cistos de Cryptosporidium e Giardia em águas de abastecimento público. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MACHADO, P. M. R. ; CERQUEIRA, D. A. . Implantação do Método 1623 da USEPA para detecção de (oo) cistos de Cryptosporidium e Giardia no Laboratório Metropolitano da COPASA ? MG. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MACHADO, P. M. R. ; CERQUEIRA, D. A. . Ocorrência de (oo) cistos de Cryptosporidium e Giardia na área de captação e sua remoção no sistema de tratamento de água do rio das Velhas ? COPASA ? Nova Lima ? MG. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MACHADO, P. M. R. ; CERQUEIRA, D. A. . A Comparison of Envirochek and Filta-Max Filtration Systems for Cryptosporidium Ocysts and Giardia Cysts Detection by USEPA Method 1623. 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CERQUEIRA, D. A. ; GALLINARI, P. C. ; FONSECA, Y. M. R. . Bactérias Esporogênicas como parâmetro auxiliar no controle da tratamento da água de consumo. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CERQUEIRA, D. A. ; GALLINARI, P. C. ; FONSECA, Y. M. R. . Bactérias Esporogênicas como parâmetro auxiliar no controle da tratamento da água de consumo. 2000. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CERQUEIRA, D. A. ; HORTA, M. C. S. . Coliformes fecais não existem. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CERQUEIRA, D. A. ; EMÍDIO, P. A. . Ferrobactérias, ocorrências e métodos simplificados de detecção. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CERQUEIRA, D. A. . Perfis de Ocorrências de Coliformes Termotolerantes e Escherichia coli em Diferentes Amostras de Água. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CERQUEIRA, D. A. ; GALLINARI, P. C. ; DE BRITO, L. L. A. ; AMARAL, G. C. M. . Detecção de Coliformes Fecais Pela Técnica da Membrana Filtrante (m-FC, 44,5 oC) e pelo Sistema Cromogênico (Colilert - Quanti-tray 2000). 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CERQUEIRA, D. A. ; DE BRITO, L. L. A. . Perfis de ocorrências de coliformes termotolerantes e E. coli em águas tropicais. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CERQUEIRA, D. A. ; RESENDE, M. A. ; ENNES, Y. M. . Associação das Ocorrências de Coliformes a parâmetros do controle da qualidade da água distribuída em Belo Horizonte. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
REIS, L. B. ; GALLINARI, P. C. ; CERQUEIRA, D. A. . Avaliação de uma Formulação de Meio Cromogênico Alternativo para Detecção de Coliforme e E. coli em Amostras Expostas ao Cloro. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CERQUEIRA, D. A. . Bacteriological control in small systems - Minas Gerais - Brazil. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RESENDE, M. A. ; ENNES, Y. M. ; CERQUEIRA, D. A. . Ocorrência de Coliformes Associada a Parâmetros do controle de Qualidade da Água Distribuída em Belo Horizonte, Minas Gerais. 1997. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CERQUEIRA, D. A. . Bacteriological control in small systems - Minas Gerais - Brazil. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RESENDE, M. A. ; ENNES, Y. M. ; CERQUEIRA, D. A. . Ocorrência de Coliformes Associada a Parâmetros do controle de Qualidade da Água Distribuída em Belo Horizonte, Minas Gerais. 1996. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CERQUEIRA, D. A. ; LACERDA, M. A. ; ROBERTO CARLOS, S. . Implantação das análises bacteriológicas no DTAL-COPASA MG - Programa Piloto. 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CERQUEIRA, D. A. ; MARTINS, T. K. . Percentuais de ocorrência de E. coli MUG + nos mananciais da COPASA MG. 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CERQUEIRA, D. A. ; MARTINS, T. K. . Avaliação do sistema cromogênico Colilert. 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CERQUEIRA, D. A. ; SCHEMBRI, . Coliforms occurrence in drinking water associated with water quality parameters - Belo Horizonte - Brazil. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CERQUEIRA, D. A. ; MARTINS, T. K. . Avaliação do percentual de amostras de E. coli-B-D-Glucoronidases Positivas Isoladas de Águas Superficiais. 1993. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CERQUEIRA, D. A. ; MARTINS, T. K. . Estudo Comparativo do Sistema Substrato Definido Com as Técnicas de Membrana Filtrante e Presença/Ausência para Recuperação de E. coli Expostas ao Cloro. 1993. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
HADAD, E. ; CERQUEIRA, D. A. . Estudos sobre a significância da amostragem prevista na Portaria 36 do Ministério da Saúde. 1993. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LINARDI, V. ; TEIXEIRA, C. ; LEAO, S. F. ; CERQUEIRA, D. A. ; DESCHAMPS, F. L. . Fatores que Inibem o Desenvolvimento de Ferrobactérias em Poços de Abastecimento. 1987. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
CENTRO SUPERIOR DE ESTUDOS DE MANHUACU LTDA. , Rua Darcy César de Oliveira Leite, 600, Alfa Sul, 36900000 - Manhuaçu, MG - Brasil, Telefone: (33) 33395500, URL da Homepage:
Experiência profissional
2000 - Atual
Ministério da SaúdeVínculo: , Enquadramento Funcional: Colaborador Autônomo, Carga horária: 2, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Colaborador autônomo para a Secretaria de Vigilância Ambiental em Saúde na Elaboração da legislação nacional de Potabilidade e na apresentação de palestra nas Oficinas regionais sobre Epidemiologia e Vigilância Ambiental em Saude
2010 - Atual
Conselho Regional de biologia 4a. RegiãoVínculo: Parecista processos TRT, Enquadramento Funcional: Parecista, Carga horária: 2
Outras informações:
Parecista em processos de solicitação profissional para emissão de Termos de Responsabilidade Tecnica na Área de Meio Ambiente e Saneamento
2015 - Atual
CENTRO SUPERIOR DE ESTUDOS DE MANHUAÇU LTDAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor
Atividades
-
08/2015
Ensino, Medicina, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Microbiologia e Imunologia - 3º Período do Curso de Medicina
-
08/2015
Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Saneamento - 8º Período do Curso de Engenharia Civil
1977 - 2013
Companhia de Saneamento de Minas GeraisVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista de Saneamento, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Daniel Adolpho Cerqueira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?