Daniel Adolpho Cerqueira

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1977) e mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996). Doutorado em Saneamento pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Tem experiência na área de Microbiologia Sanitária e Ambiental, com ênfase em Microbiologia da Àgua de Consumo. Gestão de Qualidade em Laboratório de Microbiologia.

Informações coletadas do Lattes em 29/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos

2003 - 2008

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Remoção de oocistos de Cryptosporidium parvum e de indicadores no tratamento da água por ciclo completo, filtração direta descendente e dupla filtração em escala pilot
Léo Heller. Palavras-chave: Cryptosporidium; Tratamento de água; Filtração direta.Grande área: EngenhariasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Microbiologia Ambiental. Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Microbiologia Sanitária. Setores de atividade: Captação, Tratamento e Distribuição de Água.

Mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia)

1992 - 1996

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Associação das ocorrências de coliformes a parâmetros do controle da qualidade da água distribuída em Belo Horizonte - MG,Ano de Obtenção: 1996
Maria Aparecida de Resende.Palavras-chave: Coliformes, água de consumo.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Microbiologia Ambiental. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias. Setores de atividade: Saúde e Serviços Sociais; Captação, Tratamento e Distribuição de Água.

Graduação em Ciências Biológicas

1973 - 1977

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

Treinamento Introdutório: Informações Gerais FACIG. (Carga horária: 4h). , Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu, FACIG, Brasil.

2015 - 2015

Treinamento WEBGIZ - Sistema Acadêmico FACIG. (Carga horária: 4h). , Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu, FACIG, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

X Simpósio Ítalo-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental.Avaliação da eficiência de remoção de (oo)cistos de Cryptosporidium spp. e Giardia sp. no conjunto de filtração da ETA Rio das Velhas - BH - MG. 2010. (Simpósio).

15th International Symposium of the Health-Related Water Microbiology Group.Double filtration as an alternative water treatment process for removing Cryptosporidium oocysts. 2009. (Simpósio).

25º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Associação da presença de oocistos de Cryptosporidium spp e cistos de Giardia spp, com a ocorrência de Escherichia coli, Enterococcus faecalis e E. faecium na represa de Vargem das Flores, Contagem, MG, Brasil. 2009. (Congresso).

Introdução à avaliação quantitativa do risco microbiológico. 2009. (Outra).

WORKSHOP INTERNACIONAL: Microrganismos indicadores e patogênicos, cianobactérias e cianotoxinas: legislação de água para consumo humano.Ocorrência de (oo) cistos de Cryptosporidium spp e Giardia sp em águas superficiais e estudos sobre remoção de oocistos de Cryptosporidium parvum em uma estação de tratamento de água em escala piloto. 2009. (Outra).

24º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. 2007. (Congresso).

23º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Mesa Redonda: Qualidade da Àgua para Consumo Humano / Palestra: Limitações do Controle Laboratorial no Controle da Qualidade da Àgua. 2005. (Congresso).

23º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Avaliação comparativa da ocorrência de protozoários em dois sistemas de abastecimento de água: um estudo em uma cidade de porte médio do estado de Minas Gerais. 2005. (Congresso).

Seminário Internacional: "Novas tendências no tratamento e na qualidade da água para consumo humano".Terceira edição dos Guias de Qualidade da Água para Consumo Humano (OMS). 2004. (Seminário).

Water Quality Technology Conference. 2004. (Outra).

XI Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental.Implantação do Método 1623 da USEPA no Laboratório Metropolitano da Companhia de Saneamento de Minas Gerais para detecção de (oo) cistos de Cryptosporidium e Giardia em águas de abastecimento público. 2004. (Simpósio).

22º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Ocorrência de (oo) cistos de Cryptosporidium e Giardia na área de captação e sua remoção no sistema de tratamento de água do rio das Velhas ? COPASA ? Nova Lima ? MG. 2003. (Congresso).

22º Congresso Brasileiro de Microbiologia. Implantação do Método 1623 da USEPA para detecção de (oo) cistos de Cryptosporidium e Giardia no Laboratório Metropolitano da COPASA ? MG.. 2003. (Congresso).

Health Related Water Microbiology - International Water Association Symposium.A Comparison of Envirochek and Filta-Max Filtration Systems for Cryptosporidium Ocysts and Giardia Cysts Detection by USEPA Method 1623. 2003. (Simpósio).

21º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. 2001. (Congresso).

Water Quality Technology Conference. 2001. (Outra).

Water Quality Technology Conference. 2000. (Outra).

20º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Coliformes Fecais não Existem. 1999. (Congresso).

Water Quality Conference.Perfis de ocorrências de coliformes termotolerantes e E. coli em águas tropicais. 1998. (Outra).

19º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Associação das Ocorrências de Coliformes a parâmetros do controle da qualidade da água distribuída em Belo Horizonte. 1997. (Congresso).

19º Congresso Brasileiro de Microbiologia. Avaliação de uma Formulação de Meio Cromogênico Alternativo para Detecção de Coliforme e E. coli em Amostras Expostas ao Cloro. 1997. (Congresso).

Water Quality Technology Conference.Bacteriological control in small systems - Minas Gerais - Brazil. 1997. (Outra).

5º Encontro Nacional de Microbiologia Ambiental.Ocorrência de Coliformes Associada a Parâmetros do controle de Qualidade da Água Distribuída em Belo Horizonte, Minas Gerais. 1996. (Encontro).

Health Related Water Microbiology ? International Water Association Symposium. 1996. (Simpósio).

18º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Implantação das análises bacteriológicas no DTAL-COPASA MG - Programa Piloto. 1995. (Congresso).

18º Congresso Brasileiro de Microbiologia. Percentuais de ocorrência de E. coli MUG + nos mananciais da COPASA MG. 1995. (Congresso).

Conferência Internacional - Coliforms and E. coli: Problem or solution?.Coliforms occurrence in drinking water associated with water quality parameters - Belo Horizonte - Brazil. 1995. (Outra).

17º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Estudos sobre a significância da amostragem prevista na Portaria 36 do Ministério da Saúde. 1993. (Congresso).

17º Congresso Brasileiro de Microbiologia. Avaliação do percentual de amostras de E. coli-B-D-Glucoronidases Positivas Isoladas de Águas Superficiais. 1993. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Keila de Castro Oliveira

BASTOS, R. K. X.; MOUNTEER, A. H.;CERQUEIRA, D. A.. Avaliação de esporos de bactérias aeróbicas como variável indicadora da eficiência da remoção de protozoários no tratamento de água em ciclo completo.. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Fabiana de Cerqueira Martins

CERQUEIRA, D. A.; BASTOS, R. K. X.; BEVILACQUA, P. D.;HELLER, L.; PADUA, V.. Investigação da Aplicabilidade da Turbidez e dos Esporos Aeróbios na Avaliação da EficiÊncia de Remoção de Oocistos de Cryptosporidium spp e cistos de Giaredia spp em Sistemas de Abastecimento de Àgua: Uma Abordagem de Caracterização do Risco. 2012. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Demétrius Brito Viana

CERQUEIRA, D. A.; BASTOS, R. K. X.; BEVILACQUA, P. D.; OLIVEIRA, S. M. A. C.. Avaliação Quantitativa do Risco Microbiológico Aplicada ao Tratamento de Àgua para Consumo Humano. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Rosane Cristina de Andrade

BASTOS, R. K. X.;CERQUEIRA, D. A.; BEVILACQUA, P. D.; AQUINO, S. F.; ANDRADE, N. J.. Aplicação de dióxido de cloro no tratamento de água para consumo humano: Formação de subprodutos, manutenção de residuais desinfetantes em sistemas de distribuição e remoção de oocistos de Cryptosporidium sp.. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Marcely Ferreira Nascimento

NASCIMENTO, M. F.;CERQUEIRA, D. A.. Remoção de oocistos de Cryptosporidium por meio da filtração direta ascendente em areia: Avaliação em escala piloto. 2009. Dissertação (Mestrado em Tecnologia ambiental e Recursos hídricos) - Universidade de Brasília.

Aluno: Cristiane Fernanda da Silva

PÁDUA, V. L.;HELLER, L.; BASTOS, R. K. X.;CERQUEIRA, D. A.. Remoção de Oocistos e de Indicadores Físicos de Cryptosporidium Parvum em Águas de Abastecimento por Meio da Decantação - Estudo em Escala Piloto. 2008. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Carolina Ventura da Silva

PÁDUA, V. L.; PALMIER, L. R.; BASTOS, R. K. X.;CERQUEIRA, D. A.. Qualidade da Água de Chuva para Consumo Humano Armazenada em Cisternas de Placa Estudo de Caso: Araçuaí, MG. 2006. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Vivian Gemiliano Pinto

HELLER, L.; BASTOS, R. K. X.; LIBÂNIO, M.; PÁDUA, V. L.;CERQUEIRA, D. A.. Análise Comparativa de Legislações Relativas à Qualidade da Água para Consumo Humano na América do Sul. 2006. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Patrícia Maria Ribeiro Machado Leal

HELLER, L.CERQUEIRA, D. A.; PÁDUA, V. L.; BRANDÃO, C. C. S.; BASTOS, R. K. X.. Avaliação do Risco Microbiológico Associado à Ocorrência de Protozoários em Sistemas de Abastecimento de Água: Um Estudo na Cidade de Divinópolis, Minas Gerais. 2005. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Rosane Cristina de Andrade

BEVILAQUA, P. D.; ANDRADE, R. V.; CAMPOS, A. K.; DIAS, R. S.;CERQUEIRA, D. A.. Indicadores não convencionais para o rastreamento de fontes de contaminação fecal em bacias hidrográficas. 2015. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Nolan Ribeiro Bezerra

CERQUEIRA, D. A.; BASTOS, R. K. X.; BEVILAQUA, P. D.; VIEIRA, C. A. O.; MARTINS, S. V.. Aplicação de redes Bayesianas na identificação de perigos em sistemas de abastecimento de água para consumo humano: estudo de caso no município de Viçosa - Minas Gerais. 2011.

Aluno: Priscila Otávia Tito Jardim

CERQUEIRA, D. A.; NEUMANN, E.; BRANDAO, L. R.; SANTOS, V. L.. Avaliação da eficiência de processos convencionais de tratamento da água na remoção de esporos aeróbios e turbidez estudo em três estações de tratamento da COPASA. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Microbiologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Válter Lúcio de Pádua

HELLER, L.BRANDAO, C. C. S.BASTOS, R. K. X.PÁDUA, V. L.. Estudo da remoção de oocistos de Cryptosporidium spp e cistos de giardia sp em unidades de tratamento de água em escala piloto. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Rafael Kopschitz Xavier Bastos

HELLER, LeoPADUA, V. L.BASTOS, R. K. X.; BRANDAO, C. C. S.; LIBÂNIO, M.. Remoção de oocistos de Cryptosporidium e indicadores no tratamento de água por ciclo completo, filtração direta descendente e dupla filtração, em escala piloto. 2008. Tese (Doutorado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Rafael Kopschitz Xavier Bastos

BASTOS, R. K. X.; BRANDAO, C. C. S.;HELLER, LeoPádua, V.L.. Estudo da Remoção de Oocistos de Cryptosporidium spp e Cistos de Giardia sp em Unidades de Tratamento de àgua em Escala Piloto. 2005 - Universidade Federal de Minas Gerais.

Cristina Celia Silveira Brandão

HELLER, L.PÁDUA, Valter Lúcio de; BASTOS, R K X;LIBÂNIO, MarceloBRANDÃO, C. C. S.; SATO, M. I. Z.. Remoção de oocistos de Cryptosporidium e de indicadores no tratamento de água por ciclo completo, filtração direta descendente e dupla filtração, em escala piloto. 2008. Tese (Doutorado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Cristina Celia Silveira Brandão

HELLER, L.BRANDÃO, C. C. S.PÁDUA, Valter Lúcio de; BASTOS, R K X. Estudo da Remoção de Oocistos de Cryptosporidium spp e Cistos de Giaardia sp em Unidades de Tratamento de Água em Escala Piloto. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Fabiana de Cerqueira Martins

Em definição; Início: 2011; Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Coorientador);

Ana Maria Moreira Batista Lopes

Avaliação da ocorrência de oocistos de Cryptosporidium spp; e de cistos de Giardia spp; e sua associação com indicadores bacteriológicos e turbidez na represa de Vargem das Flores ? MG; 2009; Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Daniel Adolpho Cerqueira;

Priscila Otávia Tito Jardim

Avaliação da eficiência de processos de tratamento da água na remoção de esporos aeróbios e turbidez: estudo em três estações de tratamento da COPASA; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Microbiologia) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Daniel Adolpho Cerqueira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Válter Lúcio de Pádua

Remoção de oocistos de Cryptosporidium e indicadores no tratamento de água por ciclo completo, filtração direta descendente e duplafiltração, em escala piloto; 2008; Tese (Doutorado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Coorientador: Valter Lúcio de Pádua;

Léo Heller

Remoção de oocistos de Cryptosporidium e de indicadores no tratamento de água por ciclo completo, filtração direta descendente e dupla filtração, em escala piloto; 2008; Tese (Doutorado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Leo Heller;

Maria Aparecida de Resende Stoianoff

Associaçao da ocorrencia de coliformes a parametros do controle da qualidade da agua; 1996; Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia)) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Maria Aparecida de Resende Stoianoff;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FRANCO, REGINA MAURA BUENO ; HACHICH, ELAYSE MARIA ; SATO, MARIA INES ZANOLLI SATO ; NAVEIRA, RITA MARIA L. ; SILVA, EDUARDO DE CARVALHO ; CAMPOS, MARCELA M. DE C. ; CANTÚSIO NETO, ROMEU ; CERQUEIRA, DANIEL ADOLPHO ; BRANCO, NILSON ; LEAL, DIEGO AVERALDO GUIGUET . Avaliação da performance de metodologias de detecção de Cryptosporidium spp. e Giardia spp. em água destinada ao consumo humano, para o atendimento às demandas da Vigilância em Saúde Ambiental no Brasil. Epidemiologia e Serviços de Saúde , v. 21, p. 233-242, 2012.

  • LOPES, A. M. M. B. ; CERQUEIRA, D. A. ; MARTINS, F. C. ; PÁDUA, V. L. . Ocorrência de oocistos de Cryptosporidium spp e cistos de Giardia sp e sua associação com Escherichia coli, Enterococcus spp indicadores bacteriológicos e turbidez em um reservatório tropical. Revista DAE , v. 185, p. 18-28, 2011.

  • LEAL, P. M. R. M. ; HELLER, L. ; CERQUEIRA, D. A. ; QUEIROZ, J. T. M. . Avaliação quantitativa do risco à saúde: protozoários em água de consumo, um estudo em Divinópolis - MG. Cadernos Saúde Coletiva (UFRJ) , v. 17, p. 391-408, 2009.

  • BEVILACQUA, P. D. ; AZEVEDO, S. M. F. O. ; CERQUEIRA, D. A. . Microrganismos emergentes: protozoários e cianobactérias. In: Valter Lúcio de Pádua. (Org.). Prosab 5 - Água - Remoção de microrganismos emergentes e microcontaminantes orgânicos no tratamento de água para consumo humano. 1ed.Rio de Janeiro: ABES, 2009, v. 1, p. 1-391.

  • DAVIS, J. R. ; CERQUEIRA, D. A. . Assessing the results of training: The case of water sanitation in Brazil. In: Jack J. Phillips; Toni Krucky Hodges. (Org.). Measuring Learning and Performance. Alexandria, VA: ASTD (American Society for Training & Development), 1999, v. Único, p. -302.

  • CERQUEIRA, D. A. . Pesquisa desenvolvida em MG ajuda a elevar a qualidade da água. Estado de Minas, www.uai.com.br/Estado de Minas, 23 fev. 2009.

  • BATISTA, A. M. M. ; MARTINS, F. C. ; CERQUEIRA, D. A. ; TEIXEIRA, D. C. ; PÁDUA, V. L. . Associação da presença de oocistos de Cryptosporidium spp e cistos de Giardia spp, com a ocorrência de Escherichia coli, Enterococcus faecalis e E. faecium na represa de Vargem das Flores, Contagem, MG, Brasil. In: 25º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2009, Recife-PE. 25º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2009.

  • MARTINS, F. C. ; BATISTA, A. M. M. ; CERQUEIRA, D. A. ; PÁDUA, V. L. ; HELLER, L. . Identificação e quantificação de oocistos de Cryptosporidium spp e cistos de Giardia sp em águas bruta e tratada ? prós e contras do Método 1623 da USEPA. In: 25º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2009, Recife-PE. 25º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2009.

  • CERQUEIRA, D. A. ; HELLER, L. ; MARTINS, F. C. ; PÁDUA, V. L. . Double filtration as an alternative water treatment process for removing Cryptosporidium oocysts. In: 15th International Symposium of the Health-Related Water Microbiology Group, 2009, Naxos, Grécia. 15th International Symposium of the Health-Related Water Microbiology Group, 2009.

  • SILVA, C. F. ; MARTINS, F. C. ; CERQUEIRA, D. A. ; PÁDUA, V. L. ; SILVA, L. O. . Comparação da eficiência da coagulação na remoção de oocistos de Cryptosporidium: estudo em escala piloto. In: XXXI Congreso Interamericano de Ingeniería Sanitária y Ambiental, 2008, Santiago-Chile. XXXI Congreso Interamericano de Ingeniería Sanitária y Ambiental, 2008.

  • MARTINS, F. C. ; SILVA, C. F. ; VILHENA, M. I. A. ; CERQUEIRA, D. A. ; PÁDUA, V. L. . Utilização de microesferas e turbidez nos estudos de tratabilidade sobre remoção de oocistos de Cryptosporidium: ensaios em escala de bancada. In: XXXI Congreso Interamericano de Ingeniería Sanitária y Ambiental, 2008, Santiago-Chile. XXXI Congreso Interamericano de Ingeniería Sanitária y Ambiental, 2008.

  • BATISTA, A. M. M. ; CERQUEIRA, D. A. ; MARTINS, F. C. ; PÁDUA, V. L. ; HELLER, L. . Ocorrência de oocistos de Cryptosporidium spp e cistos de Giardia sp em um manancial lêntico da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. In: XXXI Congreso Interamericano de Ingeniería Sanitária y Ambiental, 2008, Santiago - Chile. XXXI Congreso Interamericano de Ingeniería Sanitária y Ambiental, 2008.

  • MARTINS, F. C. ; SILVA, C. F. ; VILHENA, M. I. A. ; CERQUEIRA, D. A. ; PÁDUA, V. L. . Eficiência dos coagulantes sulfato de alumínio e cloreto férrico e de polímero catiônico na remoção de turbidez como indicador da remoção de Cryptosporidium. In: XIII Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2008, Belém-PA. XIII Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2008.

  • BATISTA, A. M. M. ; CERQUEIRA, D. A. ; PÁDUA, V. L. . Estudo do decaimento de protozoários patogênicos e indicadores bacterianos na represa Vargem das Flores. Manancial da Região Metropolitana d eBelo Horizonte. In: XIII Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2008, Belém-PA. XIII Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2008.

  • MACHADO, P. M. R. ; CERQUEIRA, D. A. ; HELLER, L. . Avaliação comparativa da ocorrência de protozoários em dois sistemas de abastecimento de água: um estudo em uma cidade de porte médio do estado de Minas Gerais. In: 23º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2005, Campo Grande-MS. 23º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2005.

  • MACHADO, P. M. R. ; CERQUEIRA, D. A. . Implantação do Método 1623 da USEPA no Laboratório Metropolitano da Companhia de Saneamento de Minas Gerais para detecção de (oo) cistos de Cryptosporidium e Giardia em águas de abastecimento público. In: XI Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2004, Natal-RN. XI Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2004.

  • MACHADO, P. M. R. ; CERQUEIRA, D. A. . Ocorrência de (oo) cistos de Cryptosporidium e Giardia na área de captação e sua remoção no sistema de tratamento de água do rio das Velhas ? COPASA ? Nova Lima ? MG. In: 22º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2003, Joinville-SC. 22º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2003.

  • MACHADO, P. M. R. ; CERQUEIRA, D. A. . A Comparison of Envirochek and Filta-Max Filtration Systems for Cryptosporidium Ocysts and Giardia Cysts Detection by USEPA Method 1623. In: Health Related Water Microbiology - International Water Association Symposium, 2003, Cape Town. Health Related Water Microbiology - International Water Association Symposium, 2003.

  • MACHADO, P. M. R. ; CERQUEIRA, D. A. . Implantação do Método 1623 da USEPA para detecção de (oo) cistos de Cryptosporidium e Giardia no Laboratório Metropolitano da COPASA ? MG. In: 22º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2003, Florianópolis-SC. 22º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2003.

  • CERQUEIRA, D. A. ; GALLINARI, P. C. ; FONSECA, Y. M. R. . Bactérias Esporogênicas como parâmetro auxiliar no controle da tratamento da água de consumo. In: XXVII Congreso Interamericano de Ingeniería Sanitária y Ambiental, 2000, Porto Alegre-RS. XXVII Congreso Interamericano de Ingeniería Sanitária y Ambiental, 2000.

  • CERQUEIRA, D. A. . Perfis de Ocorrências de Coliformes Termotolerantes e Escherichia coli em Diferentes Amostras de Água. In: 20º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 1999, Rio de Janeiro-RJ. 20º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 1999.

  • CERQUEIRA, D. A. ; EMÍDIO, P. A. . Ferrobactérias, ocorrências e métodos simplificados de detecção. In: 20º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 1999, Rio de Janeiro-RJ. 20º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 1999.

  • CERQUEIRA, D. A. ; HORTA, M. C. S. . Coliformes fecais não existem. In: 20º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 1999, Rio de Janeiro-RJ. 20º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 1999.

  • CERQUEIRA, D. A. ; DE BRITO, L. L. A. . Perfis de ocorrências de coliformes termotolerantes e E. coli em águas tropicais. In: Water Quality Conference, 1998, Vancouver-Canadá. Water Quality Conference, 1998.

  • CERQUEIRA, D. A. ; GALLINARI, P. C. ; DE BRITO, L. L. A. ; AMARAL, G. C. M. . Detecção de Coliformes Fecais Pela Técnica da Membrana Filtrante (m-FC, 44,5 oC) e pelo Sistema Cromogênico (Colilert - Quanti-tray 2000). In: XXVI Congreso Interamericano de Ingeniería Sanitária y Ambiental, 1998, Lima-Peru. XXVI Congreso Interamericano de Ingeniería Sanitária y Ambiental, 1998.

  • RESENDE, M. A. ; ENNES, Y. M. ; CERQUEIRA, D. A. . Ocorrência de Coliformes Associada a Parâmetros do controle de Qualidade da Água Distribuída em Belo Horizonte, Minas Gerais. In: 12º Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental, 1997, Caxambu-MG. 12º Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental, 1997.

  • CERQUEIRA, D. A. ; RESENDE, M. A. ; ENNES, Y. M. . Associação das Ocorrências de Coliformes a parâmetros do controle da qualidade da água distribuída em Belo Horizonte. In: 19º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 1997, Foz do Iguaçu. 19º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 1997.

  • CERQUEIRA, D. A. . Bacteriological control in small systems - Minas Gerais - Brazil. In: Water Quality Technology Conference, 1997, Denver-USA. Water Quality Technology Conference, 1997.

  • REIS, L. B. ; GALLINARI, P. C. ; CERQUEIRA, D. A. . Avaliação de uma Formulação de Meio Cromogênico Alternativo para Detecção de Coliforme e E. coli em Amostras Expostas ao Cloro. In: 19º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 1997, Rio de Janeiro-RJ. 19º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 1997.

  • RESENDE, M. A. ; ENNES, Y. M. ; CERQUEIRA, D. A. . Ocorrência de Coliformes Associada a Parâmetros do controle de Qualidade da Água Distribuída em Belo Horizonte, Minas Gerais. In: 5º Encontro Nacional de Microbiologia Ambiental, 1996, Fortaleza-CE. 5º Encontro Nacional de Microbiologia Ambiental, 1996.

  • CERQUEIRA, D. A. ; LACERDA, M. A. ; ROBERTO CARLOS, S. . Implantação das análises bacteriológicas no DTAL-COPASA MG - Programa Piloto. In: 18º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 1995, Salvador. 18º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 1995.

  • CERQUEIRA, D. A. ; SCHEMBRI, . Coliforms occurrence in drinking water associated with water quality parameters - Belo Horizonte - Brazil. In: Conferência Internacional - Coliforms and E. coli: Problem or solution?, 1995, Leeds - Inglaterra. Conferência Internacional - Coliforms and E. coli: Problem or solution?, 1995.

  • CERQUEIRA, D. A. ; MARTINS, T. K. . Avaliação do sistema cromogênico Colilert. In: 18º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 1995, Santos-SP. 18º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 1995.

  • CERQUEIRA, D. A. ; MARTINS, T. K. . Percentuais de ocorrência de E. coli MUG + nos mananciais da COPASA MG. In: 18º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 1995, Santos-SP. 18º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 1995.

  • HADAD, E. ; CERQUEIRA, D. A. . Estudos sobre a significância da amostragem prevista na Portaria 36 do Ministério da Saúde. In: 17º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 1993, Natal-RN. 17º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 1993.

  • CERQUEIRA, D. A. ; MARTINS, T. K. . Avaliação do percentual de amostras de E. coli-B-D-Glucoronidases Positivas Isoladas de Águas Superficiais. In: 17º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 1993, Santos-SP. 17º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 1993.

  • CERQUEIRA, D. A. ; MARTINS, T. K. . Estudo Comparativo do Sistema Substrato Definido Com as Técnicas de Membrana Filtrante e Presença/Ausência para Recuperação de E. coli Expostas ao Cloro. In: 17º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 1993, Santos-SP. 17º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 1993.

  • LINARDI, V. ; TEIXEIRA, C. ; LEAO, S. F. ; CERQUEIRA, D. A. ; DESCHAMPS, F. L. . Fatores que Inibem o Desenvolvimento de Ferrobactérias em Poços de Abastecimento. In: 14º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 1987, Viçosa-MG. 14º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 1987.

  • MARTINS, F. C. ; CERQUEIRA, D. A. ; SANTOS, N. B. . Avaliação da eficiência da remoção de (oo)cistos de Cryptosporidium spp. e Giardia sp. no conjunto de filtração da ETA Rio das Velhas - BH - MG. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MARTINS, F. C. ; HAZAN, A. L. ; CERQUEIRA, D. A. . Estudos de remoção de oocistos de Cryptosporidium parvum e dos possíveis substitutos turbidez e esporos de Bacillus subtilis em águas - Ensaios em escala de bancada. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BATISTA, A. M. M. ; MARTINS, F. C. ; CERQUEIRA, D. A. ; TEIXEIRA, D. C. ; PÁDUA, V. L. . Associação da presença de oocistos de Cryptosporidium spp e cistos de Giardia spp, com a ocorrência de Escherichia coli, Enterococcus faecalis e E. faecium na represa de Vargem das Flores, Contagem, MG, Brasil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARTINS, F. C. ; BATISTA, A. M. M. ; CERQUEIRA, D. A. ; PÁDUA, V. L. ; HELLER, L. . e quantificação de oocistos de Cryptosporidium spp e cistos de Giardia sp em águas bruta e tratada ? prós e contras do Método 1623 da USEPA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CERQUEIRA, D. A. ; HELLER, L. ; MARTINS, F. C. ; PÁDUA, V. L. . Double filtration as an alternative water treatment process for removing Cryptosporidium oocysts. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CERQUEIRA, D. A. . Ocorrência de (oo) cistos de Cryptosporidium spp e Giardia sp em águas superficiais e estudos sobre remoção de oocistos de Cryptosporidium parvum em uma estação de tratamento de água em escala piloto. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, C. F. ; MARTINS, F. C. ; CERQUEIRA, D. A. ; SILVA, L. O. ; PÁDUA, V. L. . Comparação da eficiência da coagulação na remoção de oocistos de Cryptosporidium: estudo em escala piloto. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARTINS, F. C. ; SILVA, C. F. ; VILHENA, M. I. A. ; CERQUEIRA, D. A. ; PÁDUA, V. L. . Utilização de microesferas e turbidez nos estudos de tratabilidade sobre remoção de oocistos de Cryptosporidium: ensaios em escala de bancada. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BATISTA, A. M. M. ; CERQUEIRA, D. A. ; MARTINS, F. C. ; PÁDUA, V. L. ; HELLER, L. . Ocorrência de oocistos de Cryptosporidium spp e cistos de Giardia sp em um manancial lêntico da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARTINS, F. C. ; SILVA, C. F. ; VILHENA, M. I. A. ; CERQUEIRA, D. A. ; PÁDUA, V. L. . Eficiência dos coagulantes sulfato de alumínio e cloreto férrico e de polímero catiônico na remoção de turbidez como indicador da remoção de Cryptosporidium. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MACHADO, P. M. R. ; CERQUEIRA, D. A. ; HELLER, L. . Avaliação comparativa da ocorrência de protozoários em dois sistemas de abastecimento de água: um estudo em uma cidade de porte médio do estado de Minas Gerais. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MACHADO, P. M. R. ; CERQUEIRA, D. A. . Implantação do Método 1623 da USEPA no Laboratório Metropolitano da Companhia de Saneamento de Minas Gerais para detecção de (oo) cistos de Cryptosporidium e Giardia em águas de abastecimento público. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MACHADO, P. M. R. ; CERQUEIRA, D. A. . Implantação do Método 1623 da USEPA para detecção de (oo) cistos de Cryptosporidium e Giardia no Laboratório Metropolitano da COPASA ? MG. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MACHADO, P. M. R. ; CERQUEIRA, D. A. . Ocorrência de (oo) cistos de Cryptosporidium e Giardia na área de captação e sua remoção no sistema de tratamento de água do rio das Velhas ? COPASA ? Nova Lima ? MG. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MACHADO, P. M. R. ; CERQUEIRA, D. A. . A Comparison of Envirochek and Filta-Max Filtration Systems for Cryptosporidium Ocysts and Giardia Cysts Detection by USEPA Method 1623. 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CERQUEIRA, D. A. ; GALLINARI, P. C. ; FONSECA, Y. M. R. . Bactérias Esporogênicas como parâmetro auxiliar no controle da tratamento da água de consumo. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CERQUEIRA, D. A. ; GALLINARI, P. C. ; FONSECA, Y. M. R. . Bactérias Esporogênicas como parâmetro auxiliar no controle da tratamento da água de consumo. 2000. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CERQUEIRA, D. A. ; HORTA, M. C. S. . Coliformes fecais não existem. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CERQUEIRA, D. A. ; EMÍDIO, P. A. . Ferrobactérias, ocorrências e métodos simplificados de detecção. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CERQUEIRA, D. A. . Perfis de Ocorrências de Coliformes Termotolerantes e Escherichia coli em Diferentes Amostras de Água. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CERQUEIRA, D. A. ; GALLINARI, P. C. ; DE BRITO, L. L. A. ; AMARAL, G. C. M. . Detecção de Coliformes Fecais Pela Técnica da Membrana Filtrante (m-FC, 44,5 oC) e pelo Sistema Cromogênico (Colilert - Quanti-tray 2000). 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CERQUEIRA, D. A. ; DE BRITO, L. L. A. . Perfis de ocorrências de coliformes termotolerantes e E. coli em águas tropicais. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CERQUEIRA, D. A. ; RESENDE, M. A. ; ENNES, Y. M. . Associação das Ocorrências de Coliformes a parâmetros do controle da qualidade da água distribuída em Belo Horizonte. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • REIS, L. B. ; GALLINARI, P. C. ; CERQUEIRA, D. A. . Avaliação de uma Formulação de Meio Cromogênico Alternativo para Detecção de Coliforme e E. coli em Amostras Expostas ao Cloro. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CERQUEIRA, D. A. . Bacteriological control in small systems - Minas Gerais - Brazil. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RESENDE, M. A. ; ENNES, Y. M. ; CERQUEIRA, D. A. . Ocorrência de Coliformes Associada a Parâmetros do controle de Qualidade da Água Distribuída em Belo Horizonte, Minas Gerais. 1997. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CERQUEIRA, D. A. . Bacteriological control in small systems - Minas Gerais - Brazil. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RESENDE, M. A. ; ENNES, Y. M. ; CERQUEIRA, D. A. . Ocorrência de Coliformes Associada a Parâmetros do controle de Qualidade da Água Distribuída em Belo Horizonte, Minas Gerais. 1996. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CERQUEIRA, D. A. ; LACERDA, M. A. ; ROBERTO CARLOS, S. . Implantação das análises bacteriológicas no DTAL-COPASA MG - Programa Piloto. 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CERQUEIRA, D. A. ; MARTINS, T. K. . Percentuais de ocorrência de E. coli MUG + nos mananciais da COPASA MG. 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CERQUEIRA, D. A. ; MARTINS, T. K. . Avaliação do sistema cromogênico Colilert. 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CERQUEIRA, D. A. ; SCHEMBRI, . Coliforms occurrence in drinking water associated with water quality parameters - Belo Horizonte - Brazil. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CERQUEIRA, D. A. ; MARTINS, T. K. . Avaliação do percentual de amostras de E. coli-B-D-Glucoronidases Positivas Isoladas de Águas Superficiais. 1993. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CERQUEIRA, D. A. ; MARTINS, T. K. . Estudo Comparativo do Sistema Substrato Definido Com as Técnicas de Membrana Filtrante e Presença/Ausência para Recuperação de E. coli Expostas ao Cloro. 1993. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • HADAD, E. ; CERQUEIRA, D. A. . Estudos sobre a significância da amostragem prevista na Portaria 36 do Ministério da Saúde. 1993. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LINARDI, V. ; TEIXEIRA, C. ; LEAO, S. F. ; CERQUEIRA, D. A. ; DESCHAMPS, F. L. . Fatores que Inibem o Desenvolvimento de Ferrobactérias em Poços de Abastecimento. 1987. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu. , Rua Darcy César de Oliveira Leite, 600, Alfa Sul, 36900000 - Manhuaçu, MG - Brasil, Telefone: (33) 33395500, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2000 - Atual

Ministério da Saúde

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Colaborador Autônomo, Carga horária: 2, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Colaborador autônomo para a Secretaria de Vigilância Ambiental em Saúde na Elaboração da legislação nacional de Potabilidade e na apresentação de palestra nas Oficinas regionais sobre Epidemiologia e Vigilância Ambiental em Saude

2010 - Atual

Conselho Regional de biologia 4a. Região

Vínculo: Parecista processos TRT, Enquadramento Funcional: Parecista, Carga horária: 2

Outras informações:
Parecista em processos de solicitação profissional para emissão de Termos de Responsabilidade Tecnica na Área de Meio Ambiente e Saneamento

2015 - Atual

Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

  • 08/2015

    Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saneamento - 8º Período do Curso de Engenharia Civil

  • 08/2015

    Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Microbiologia e Imunologia - 3º Período do Curso de Medicina

1977 - 2013

Companhia de Saneamento de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista de Saneamento, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.