Leonardo Corrêa Minervini
Doutor em Ciências Humanas/Educação pela PUC-Rio, Mestre em Cultura e Territorialidades pela UFF, Pós-graduado em Gestão Cultural: Cultura, Desenvolvimento e Mercado pelo Senac São Paulo, Pós-graduado em Gestão de Marketing pela UFRJ e Bacharel em Produção Cultural pela UFF. Cursou parte da graduação na Universidade de Lisboa, Portugal, como bolsista do Programa de Mobilidade Internacional da UFF. Atualmente faz parte do grupo de estudos e pesquisa em Educação, Museu, Cultura e Infância (GEPEMCI - CNPq/PUC-Rio), coordenado pela Professora Dra. Maria Cristina de Carvalho. Possui diversos artigos publicados sobre temas relacionados à interlocução entre educação e cultura. No campo profissional, possui 9 anos de experiência como líder e gestor de equipe. Em 2016 assumiu a função de Coordenador Geral de Cultura do Polo Educacional Sesc, sendo responsável pela gestão do Centro Cultural, pela criação e coordenação da Escola Sesc de Artes Dramáticas (ESAD) e pela interlocução da área cultural com o currículo da Escola Sesc de Ensino Médio. Em 2023, foi designado para o cargo de Chefe de Núcleo de Projetos Especiais do Polo Educacional Sesc, mantendo as atribuições de gestão cultural e assumindo a coordenação das atividades de lazer. Também integra a equipe de gestão pedagógica da Escola de Jovens e Adultos no Polo Educacional Sesc. Como produtor cultural, integrou diversas ações de curadoria, com destaque para o Prêmio Sesc de Artes Cênicas (2022), os projetos Palco Giratório (2022, 2016 e 2017), Sonora Brasil (2012 a 2017) e Sesc na Flip (2019), além de participar da criação e produção de projetos como a Mostra Nacional de Música (2017 a 2019), Periférico: dramaturgias Latino-americanas (2012 a 2018), Concurso Jovens Dramaturgos (2012 a 2020), Usina - Laboratórios de Artes e Cultura (2012 - atual), Qualificação Profissional em Produção Cultural (2016 - atual), entre outros. Já coordenou a produção de mais de 500 apresentações artísticas. Foi membro da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) no biênio 2022-2023, com experiência de centenas de projetos analisados nas áreas de artes cênicas e música, além de planos anuais. Em 2023, integrou a comissão de análise do Edital Ações Locais, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.
Informações coletadas do Lattes em 02/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação
2021 - 2025
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: GESTÃO PÚBLICA E FRUIÇÃO CULTURAL DE ESTUDANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Maria Cristina Monteiro Pereira de Carvalho. Palavras-chave: Fruição artística e cultural; Gestão pública; Cultura e educação; Políticas culturais; Equipamentos culturais.
Mestrado em Cultura e Territorialidades
2013 - 2015
Universidade Federal Fluminense
Título: A baixa lagoa dos jacarés. Jacarepaguá: políticas culturais e territorialidades no pântano urbano, Ano de Obtenção: 2015
Orientador: José Maurício Saldanha Alvarez
Palavras-chave: Políticas culturais, territórios; Jacarepaguá.Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Especialização em Gestão Cultural: Cultura, Desenvolvimento e Mercado
2019 - 2020
Centro Universitário Senac
Título: Cidade de Deus e Jacarepaguá: juventudes, cores e imagens São Paulo 2020
Especialização em Gestão de Marketing
2011 - 2013
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: A IMPLEMENTAÇÃO DE UM SETOR DE MARKETING NO ESPAÇO CULTURAL ESCOLA SESC: CONCEITOS, METODOLOGIAS E APLICAÇÕES
Orientador: LEONEL DA SILVEIRA DUARTE FILHO
Graduação em Produção Cultural
2006 - 2010
Universidade Federal Fluminense
Título: ANÁLISE DO CAMPO DE ATUAÇÃO DO PRODUTOR CULTURAL EM ESPAÇOS EXPOSITIVOS: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE CABO FRIO
Orientador: Helio Jorge Pereira de Carvalho
Graduação interrompida em 2008 em Letras - Língua Portuguesa
2006 - Atual
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Ano de interrupção: 2008
Formação complementar
2024 - 2024
Liderança e gestão. (Carga horária: 48h). , Polo Educacional Sesc, PLE, Brasil.
2023 - 2023
Paulo Freire: do conceito de palavra-mundo ao sujeito fazedor de história. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2022 - 2022
Acessibilidade Cultural. (Carga horária: 16h). , Sesc Departamento Nacional, SESC DN, Brasil.
2020 - 2020
Gestão Corporativa Integrada. (Carga horária: 8h). , Sesc Departamento Nacional, SESC DN, Brasil.
2019 - 2019
Acessibilidade Cultural. (Carga horária: 20h). , Escola Sesc de Ensino Médio, ESEM, Brasil.
2018 - 2018
Gestão de pessoas. (Carga horária: 30h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2017 - 2017
Formação docente. (Carga horária: 24h). , Escola Sesc de Ensino Médio, ESEM, Brasil.
2014 - 2014
Gestão de Projetos Sociais. (Carga horária: 33h). , Sesc Departamento Nacional, SESC DN, Brasil.
2012 - 2012
Gestão Cultural. (Carga horária: 18h). , Centro de Pesquisa e Formação Sesc SP, CPF, Brasil.
2003 - 2006
Educação Profissional de nível básico em Música. (Carga horária: 277h). , Escola de Música Villa-Lobos, AMAVILLA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cultura.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: educação.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes.
Organização de eventos
TEIXEIRA, L. ; MINERVINI, L. C. . Ação: substantivo feminino. 2020. (Outro).
MINERVINI, L. C. ; TEIXEIRA, L. . Festival Palco Giratório - 2019. 2019. (Festival).
MINERVINI, L. C. ; TEIXEIRA, L. . Mostra Nacional de Música - 2019. 2019. (Festival).
MINERVINI, L. C. ; LOPES, G. . Sonora Brasil - formação de ouvintes musicais 2019. 2019. (Concerto).
MINERVINI, L. C. ; LOPES, G. . Traços - Arte, Cultura e Negritudes 2019. 2019. (Festival).
MINERVINI, L. C. ; TEIXEIRA, L. . Concurso Nacional Jovens Dramaturgos 2019. 2019. (Concurso).
MINERVINI, L. C. ; LOPES, G. . Periférico - Encontro de arte e cultura latino-americano 2019. 2019. (Festival).
MINERVINI, L. C. ; TEIXEIRA, L. . Festival Palco Giratório - 2018. 2018. (Festival).
MINERVINI, L. C. ; LOPES, G. . Traços - Arte, Cultura e Negritudes 2018. 2018. (Festival).
MINERVINI, L. C. ; CONCEICAO, J. M. . Literópolis - feira literária. 2018. .
MINERVINI, L. C. ; TEIXEIRA, L. . Mostra Nacional de Música - 2018. 2018. (Festival).
MINERVINI, L. C. ; LOPES, G. . Sonora Brasil - formação de ouvintes musicais 2018. 2018. (Concerto).
MINERVINI, L. C. ; LOPES, G. . Periférico - Encontro de arte e cultura latino-americano 2018. 2018. (Festival).
MINERVINI, L. C. ; TEIXEIRA, L. . Concurso Nacional Jovens Dramaturgos 2018. 2018. (Concurso).
MINERVINI, L. C. ; LOPES, G. . Periférico - Encontro de arte e cultura latino-americano 2017. 2017. (Festival).
MINERVINI, L. C. . Sonora Brasil - formação de ouvintes musicais 2017. 2017. (Concerto).
MINERVINI, L. C. ; TEIXEIRA, L. . Som e circo. 2017. (Festival).
MINERVINI, L. C. . Festival Palco Giratório - 2017. 2017. (Festival).
MINERVINI, L. C. ; LOPES, G. . Mostra Nacional de Música - 2017. 2017. (Festival).
MINERVINI, L. C. ; TEIXEIRA, L. . Concurso Nacional Jovens Dramaturgos 2017. 2017. (Concurso).
MINERVINI, L. C. ; HELENIO, L. . Fórum Profissão Entretenimento 2017. 2017. .
MINERVINI, L. C. . Festival Estudantil de Artes. 2016. (Festival).
MINERVINI, L. C. ; HELENIO, L. . Fórum Profissão Entretenimento 2016. 2016. .
MINERVINI, L. C. . Festival Palco Giratório - 2016. 2016. (Festival).
MINERVINI, L. C. . Lançamento do CD José Botelho e amigos. 2015. (Concerto).
Participação em eventos
Bett Educar 2025. 2025. (Feira).
XIV Seminário Internacional de Políticas Culturais.Pensando a interlocução entre educação e cultura no âmbito da política pública. 2025. (Seminário).
Bett Educar 2024. 2024. (Feira).
Rio Innovation Week. 2024. (Feira).
8º GRUPECI - Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias.Grupo de Pesquisa em Educação, Museu, Cultura e Infância (GEPEMCI). 2023. (Seminário).
Eduko - Bienal de novos saberes. 2023. (Seminário).
IV Congresso de Educação Sesc Senac. Cultura e educação no contexto da Escola Sesc de Ensino Médio. 2023. (Congresso).
IX CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - CONEDU. Programa de mediação e fruição artístico-cultural: uma proposta de interlocução entre educação e cultura. 2023. (Congresso).
Senac Rio Summit. 2023. (Feira).
VIII Congresso Internacional Sesc de Arte/Educação. 2023. (Congresso).
1º Educamakers - Formação, Experimentação, Aprendizagem e Inovação na Educação Básica. 2017. (Encontro).
Políticas culturais para a Zona Oeste.Políticas culturais para a Zona Oeste. 2017. (Seminário).
Aldeia Pelourinho.Estratégias de formação de público na cultura. 2016. (Encontro).
Programa de capacitação contínua: Ponto de Cultura Captar.Políticas públicas de cultura: histórico brasileiro. 2016. (Oficina).
II Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura.Políticas culturais em Jacarepaguá. 2014. (Encontro).
Mercado das Artes. 2014. (Encontro).
Rede Criativa Edição Zona Oeste.Políticas culturais em Jacarepaguá. 2014. (Encontro).
Práticas Dialógicas: Pesquisas no Mestrado em Cultura e Territorialidades/2013.Políticas culturais em Jacarepaguá. 2013. (Encontro).
Participação em bancas
DELVALHAS, F.; GUERREIRO, J. L.;MINERVINI, L. C.; RATTES, P.. Produção do curso de qualificação profissional em produção cultural para agentes periféricos 2022. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Pós-graduação Lato Sensu Especialização em linguagens artística) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.
CASSIANO, R. R.; LIMA, S. M.;MINERVINI, L. C.. Produção cultural e educação estética: reflexões para uma ação educativa libertadora. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.
SILENCIO, R.; SOAES, A. L.;MINERVINI, L. C.. Entre ausências e conquistas: análise da execução da Lei Rouanet na Região Norte do Brasil na última década (2015-2025). 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.
SILVA, P. H. A. C.;MINERVINI, L. C.; BOMFIM, L. C.. A realidade do mundo do trabalho para o músico independente no século XXI. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Instituto Federal Fluminense.
SILVA, P. H. A. C.;MINERVINI, L. C.; BOMFIM, L. C.. O uso da música brasileira popular no ensino de trompete a nível superior. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Instituto Federal Fluminense.
MINERVINI, L. C.. Processo seletivo de Assistente de Produção Cultural. 2025. Polo Educacional Sesc.
MINERVINI, L. C.. Processo seletivo de estudantes da Escola Sesc de Artes Dramáticas - ESAD. 2025. Polo Educacional Sesc.
MINERVINI, L. C.; PEREIRA, J.; QUIORATO, F.. Processo seletivo de estudantes da Escola Sesc de Artes Dramáticas - ESAD. 2024. Polo Educacional Sesc.
MINERVINI, L. C.. Processo seletivo de professor de Artes Cênicas. 2024. Polo Educacional Sesc.
MINERVINI, L. C.; ROCHA, W.; PEREIRA, J.. Processo seletivo de estudantes da Escola Sesc de Artes Dramáticas - ESAD. 2023. Polo Educacional Sesc.
MINERVINI, L. C.; TEIXEIRA, L.. Processo seletivo de Analista de Produção Cultural para o Polo Educacional Sesc. 2023. Polo Educacional Sesc.
PEREIRA, V.; TOMSIC, V.;MINERVINI, L. C.. Processo seletivo de Analista de Audiovisual para o Departamento Nacional do Sesc. 2023. Sesc Departamento Nacional.
MINERVINI, L. C.. Edital Ações Locais. 2023. Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.
PEREIRA JUNIOR, V. C.; COUTINHO, R. V.;MINERVINI, L. C.. Prêmio Sesc de Artes Cênicas. 2022. Sesc Departamento Nacional.
MINERVINI, L. C.; TEIXEIRA, L.. Processo seletivo de estudantes da Escola Sesc de Artes Dramáticas - ESAD. 2022. Polo Educacional Sesc.
MINERVINI, L. C.; TEIXEIRA, L.. Processo seletivo de estudantes da Escola Sesc de Artes Dramáticas - ESAD. 2021. Polo Educacional Sesc.
MINERVINI, L. C.; TEIXEIRA, L.. IX Concurso Jovens Dramaturgos. 2019. Polo Educacional Sesc.
MINERVINI, L. C.; TEIXEIRA, L.. VIII Concurso Jovens Dramaturgos. 2018. Polo Educacional Sesc.
MINERVINI, L. C.. Processo seletivo de Analista de Produção Cultural para o Polo Educacional Sesc. 2017. Polo Educacional Sesc.
MINERVINI, L. C.; TEIXEIRA, L.. VII Concurso Jovens Dramaturgos. 2017. Polo Educacional Sesc.
MINERVINI, L. C.; MARTIN, J. P. M.. Processo seletivo de Professor de Artes para o Polo Educacional Sesc. 2016. Polo Educacional Sesc.
MINERVINI, L. C.; CRUZ, S.; SOLEDADE, V.; CHAVES, T.. VI Concurso Jovens Dramaturgos. 2016. Polo Educacional Sesc.
MINERVINI, L. C.; CRUZ, S.; SOLEDADE, V.; CHAVES, T.. V Concurso Jovens Dramaturgos. 2015. Polo Educacional Sesc.
MINERVINI, L. C.; CRUZ, S.; CHAVES, T.; SOLEDADE, V.. IV Concurso Jovens Dramaturgos. 2014. Polo Educacional Sesc.
MINERVINI, L. C.; CHAVES, T.; SOLEDADE, V.; CRUZ, S.. III Concurso Jovens Dramaturgos. 2013. Polo Educacional Sesc.
Produções bibliográficas
-
MINERVINI, L. C. . A complexificação do sistema cultural. BOCC. Biblioteca Online de Ciências da Comunicação , v. 1, p. 1-14, 2020.
-
MINERVINI, L. C. ; CARVALHO, C. ; CAMPOLINA, G. ; CONCEICAO, L. V. D. . Panorama dos museus e centros culturais da cidade do Rio de Janeiro. In: Jader Luís da Silveira. (Org.). Entre Culturas: Identidade e Transformação Social. 1ed.Formiga: Multiatual, 2023, v. 2, p. 1-117.
-
MINERVINI, L. C. . Reflexões de um espectador em trânsito. In: Cristina Carvalho. (Org.). Quando o GEPEMCI vai ao museu. 1ed.São Carlos: Pedro e João Editores, 2022, v. 1, p. 1-119.
-
MINERVINI, L. C. ; CARVALHO, M. C. . Ampliação de repertórios artístico-culturais na educação formal: reflexões e práticas no contexto da Escola Sesc de Ensino Médio. In: Resiane Paula da Silveira. (Org.). Cultura: Sociedade Construindo Memória - Volume 2. 1ed.: MultiAtual, 2021, v. 2, p. 188-205.
-
MINERVINI, L. C. ; CARVALHO, C. ; CONCEICAO, L. V. D. ; RIBEIRO, S. . INFÂNCIA E MUSEUS: UMA ANÁLISE SOBRE INCLUSÃO NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO. In: 20°Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Enecult), 2024, Salvador. 20°Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Enecult), 2024. v. 1.
-
MINERVINI, L. C. . Programa de fruição e mediação artístico-cultural: uma proposta de interlocução entre educação e cultura. In: Encontro Nacional de Educação, 2023, João Pessoa - PB. Anais do Encontro Nacional de Educação. Campina Grande - PB: Editora Realize, 2023. v. 9. p. 1-10.
-
MINERVINI, L. C. ; CARVALHO, C. ; CAMPOLINA, G. ; CONCEICAO, L. V. D. . PANORAMA DOS MUSEUS E CENTROS CULTURAIS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. In: Enecult - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2022, Bahia. Enecult_18, 2022. v. 1. p. 32-48.
-
MINERVINI, L. C. ; ZAMPIROLI, P. . PROCESSOS DE ENCENAÇÃO COLABORATIVA E PEDAGOGIA DECOLONIAL: PRINCÍPIOS PARA A ELABORAÇÃO CURRICULAR DA ESCOLA SESC DE ARTES DRAMÁTICAS. In: 6º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação, 2022, Porto Alegre. 6º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação, 2022.
-
MINERVINI, L. C. . PROMOVENDO O PENSAMENTO CRÍTICO: REFLEXÕES E PRÁTICAS NO CONTEXTO DO PROJETO PEDAGÓGICO-CULTURAL DA ESCOLA SESC DE ENSINO MÉDIO. In: XVII Enecult ? Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2021. XVII Enecult ? Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2021.
-
MINERVINI, L. C. . POLÍTICAS CULTURAIS: REFLEXÕES SOBRE O CENÁRIO BRASILEIRO. In: II Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura, 2014, Niterói. II Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura, 2014.
-
MINERVINI, L. C. ; CARVALHO, M. C. ; RIBEIRO, S. ; CONCEICAO, L. V. D. . Infância e museus: práticas de educação não formal no município do Rio de Janeiro. In: Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias, 2023, Curitiba - PR. Anais do 8º GRUPECI - Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias. Campinas: Galoá, 2023. v. 1. p. 1-5.
-
MINERVINI, L. C. ; CARVALHO, C. ; LEITE, S. A. ; MOURA, M. T. . IMPACTOS DA PANDEMIA DE COVID-19 NAS ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS DE MUSEUS BRASILEIROS PARA CRIANÇAS: INOVAÇÕES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS. In: X Conedu: Congresso Nacional de Educação, 2024, Fortaleza. X CONEDU, 2024. v. 1.
-
MINERVINI, L. C. ; CARVALHO, M. C. . Pensando a interlocução entre educação e cultura no âmbito da política pública. 2025. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MINERVINI, L. C. . Gestão de equipamentos culturais. 2025. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MINERVINI, L. C. ; CARVALHO, C. ; RIBEIRO, S. ; CONCEICAO, L. V. D. . INFÂNCIA E MUSEUS: UMA ANÁLISE SOBRE INCLUSÃO NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MINERVINI, L. C. ; CARVALHO, M. C. ; CONCEICAO, L. V. D. ; RIBEIRO, S. . Infância e museus: práticas de educação não formal no município do Rio de Janeiro. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MINERVINI, L. C. . PROGRAMA DE FRUIÇÃO E MEDIAÇÃO ARTÍSTICO-CULTURAL: UMA PROPOSTA DE INTERLOCUÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E CULTURA. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MINERVINI, L. C. ; CARVALHO, C. ; CAMPOLINA, G. ; CONCEICAO, L. V. D. . PANORAMA DOS MUSEUS E CENTROS CULTURAIS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MINERVINI, L. C. ; ZAMPIROLI, P. . PROCESSOS DE ENCENAÇÃO COLABORATIVA E PEDAGOGIA DECOLONIAL: PRINCÍPIOS PARA A ELABORAÇÃO CURRICULAR DA ESCOLA SESC DE ARTES DRAMÁTICAS. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MINERVINI, L. C. ; TEIXEIRA, L. . CORPOS DISSIDENTES: A EXPERIÊNCIA DE IMPLANTAÇÃO DA ESCOLA SESC DE ARTES DRAMÁTICAS. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MINERVINI, L. C. ; ROCHA, W. . A fruição artístico-cultural no currículo de uma escola de formação de atores e atrizes. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MINERVINI, L. C. . PROMOVENDO O PENSAMENTO CRÍTICO: REFLEXÕES E PRÁTICAS NO CONTEXTO DO PROJETO PEDAGÓGICO-CULTURAL DA ESCOLA SESC DE ENSINO MÉDIO. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MINERVINI, L. C. . POLÍTICAS CULTURAIS: REFLEXÕES SOBRE O CENÁRIO BRASILEIRO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MINERVINI, L. C. . Gestão pública e fruição cultural de estudantes na educação básica 2025 (Tese apresentada como requisito parcial para a obtenção do grau de Doutor em Ciências Humanas/Educaç).
-
MINERVINI, L. C. . Cidade de Deus e Jacarepaguá: juventudes, cores e imagens 2021 (TCC - Pós-graduação EAD / Curso apresentado ao Centro Universitário Senac Santo Amaro).
-
MINERVINI, L. C. . A BAIXA LAGOA DOS JACARÉS Jacarepaguá: políticas culturais e territorialidade no pântano urbano 2015 (Dissertação apresentada ao Curso de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades da Universidade Fed).
-
MINERVINI, L. C. . A implementação de um setor de marketing no Espaço Cultural Escola Sesc: conceitos, metodologias e aplicações 2012 (Monografia para obtenção de título no curso de pós-graduação em Gestão de Marketing da UFRJ).
-
MINERVINI, L. C. . Análise do campo de atuação do produtor cultural em espaços expositivos: um estudo de caso no município de Cabo Frio 2010 (Monografia para obtenção de título de Bacharel em Produção Cultural na UFF).
Outras produções
MINERVINI, L. C. ; TEIXEIRA, L. ; ZAMPIROLI, P. ; REGO, M. . Escola Sesc de Artes Dramáticas (ESAD). 2021.
MINERVINI, L. C. ; CARVALHO, N. C. A. . Rede.S (Rede de Educação Sesc). 2018.
MINERVINI, L. C. . Aula na disciplina de Gestão Cultural da Graduação em Produção Cultural da Universidade Federal Fluminense, UFF, 2022. 2022. (Programa de rádio ou TV/Outra).
MINERVINI, L. C. . Aula na Licenciatura em Música do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. 2022. (Programa de rádio ou TV/Outra).
MINERVINI, L. C. . Aula na disciplina de Gestão Cultural da Graduação em Produção Cultural da Universidade Federal Fluminense, UFF, 2021. 2021. (Programa de rádio ou TV/Outra).
MINERVINI, L. C. . Aula na disciplina de Gestão Cultural da Graduação em Produção Cultural da Universidade Federal Fluminense, UFF, 2021. 2021. (Programa de rádio ou TV/Outra).
MINERVINI, L. C. ; VENTURA, C. ; MEREGE, A. L. . VIII Fórum Científico da Escola Sesc. 2020. (Programa de rádio ou TV/Outra).
MINERVINI, L. C. . Aula na disciplina de Gestão Cultural da Graduação em Produção Cultural da Universidade Federal Fluminense, UFF, 2020. 2020. (Programa de rádio ou TV/Outra).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Escola SESC de Ensino Médio. , Avenida Ayrton Senna - de 3581 ao fim - lado ímpar, Jacarepaguá, 22775004 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (021) 32147496
Experiência profissional
2023 - Atual
Polo Educacional SescVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Chefe do Núcleo de Projetos Especiais, Carga horária: 44
Outras informações:
Responsável pela gestão do Centro Cultural Polo Educacional Sesc, pela coordenação da Escola Sesc de Artes Dramáticas ESAD, pela gestão do Programa de Integração Família-Escola-Território, pela interlocução da área cultural com o currículo da Escola Sesc de Ensino Médio e pela coordenação das equipes de Cultura e Lazer do Polo Educacional Sesc. Também integra a equipe de gestão pedagógica da Escola de Jovens e Adultos no Polo Educacional Sesc.
2016 - 2023
Escola Sesc de Ensino MédioVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Geral de Cultura, Carga horária: 44
Outras informações:
Responsável pela gestão do Centro Cultural Polo Educacional Sesc, pela criação e coordenação da Escola Sesc de Artes Dramáticas ESAD, pela interlocução da área cultural com o currículo da Escola Sesc de Ensino Médio e pela coordenação da equipe de Cultura do Polo Educacional Sesc.
2011 - 2016
Escola Sesc de Ensino MédioVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessor de Produção Cultural, Carga horária: 44
Outras informações:
Responsável pela programação e criação de projetos culturais em todas as linguagens artísticas. Curador nacional dos projetos Sonora Brasil, de 2011 a 2016, e Palco Giratório, em 2016.
2011 - 2011
Usina de CidadaniaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisor de Produção Cultural, Carga horária: 40
Outras informações:
Realização, juntamente com uma equipe multidisciplinar, de atividades de arte, cultura e reforço escolar para, aproximadamente, 500 crianças e adolescentes moradores da região.
2008 - 2010
Conselho Regional Engenharia Arquitetura Agronomia, Crea-RJVínculo: Outros, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30
Outras informações:
Assistência de curadoria de exposições e participação no projeto de implantação do Centro de Cultura e Memória Crea-RJ
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Leonardo Corrêa Minervini e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?