Pedro Gabriel de Pinho Araújo

Estudante do Programa de Pós-Graduação em Filosofia pela Universidade de Brasília (2011). Possui experiência no ensino de Filosofia em escolas de nível médio, públicas e privadas, de Brasília. A partir da Filosofia, e com ênfase no pensamento de Albert Camus, desenvolve sua pesquisa em torno de temas relacionados à arte, sobretudo a literatura, como o papel do escritor, a função política da arte, possíveis epistemologias do romance, a função do estilo na obra filosófica, etc.

Informações coletadas do Lattes em 21/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Filosofia

2011 - 2013

Universidade de Brasília
Orientador: Gerson Brea
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Palavras-chave: Albert Camus; Absurdo; Revolta; Justiça; solitário/solidário; estilo na escrita filosófica. Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia da Arte. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia e Literatura. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ideias Filosóficas em Forma Literária.

Graduação em Licenciatura em Filosofia

2003 - 2011

Universidade de Brasília
Orientador: Priscila Rossinetti Rufinoni

Graduação em Bacharelado em Filosofia

2003 - 2010

Universidade de Brasília
Orientador: Gerson Brea

Formação complementar

2013 - 0000

Introduction to Philosophy (Coursera). (Carga horária: 14h). , University of Edinburgh.

2013 - 2013

Know Thy Self (Coursera). (Carga horária: 120h). , University of Virginia.

2012 - 2012

Fantasy and Science Fiction (Coursera). (Carga horária: 168h). , University of Michigan.

2009 - 2009

Extensão universitária em Filosofia. , Universidade do Porto.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Lê Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ideias Filosóficas em Forma Literária.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia e Literatura.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia da Arte.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.

Participação em eventos

I Semana dos Discentes do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UnB.Albert Camus e o Papel do Escritor. 2012. (Seminário).

Seminário Ensino de Filosofia (SEF). 2010. (Seminário).

VI Conferência Internacional de Filosofia, Psicologia e Psiquiatria (Ética, Linguagem e Sofrimento). 2003. (Congresso).

XVIII Semana de Filosofia da Universidade de Brasília (I Jornadas Libertárias). 2003. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • ARAÚJO, Pedro Gabriel . AS FRONTEIRAS ENTRE NAÇÃO E AMIZADE nas cartas a um amigo alemão de Albert Camus. Pólemos , v. 2, p. 185-193, 2013.

  • ARAÚJO, Pedro Gabriel . Fenomenologia e Literatura: O 'O pensamento em imagens' de Albert Camus. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

ARAÚJO, Pedro Gabriel . Minicurso de Filosofia e Cinema - uma outra introdução à filosofia através dos filmes. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Histórico profissional

Experiência profissional

2011 - Atual

Universidade de Brasília

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assistente de Graduação

Atividades

  • 02/2011

    Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UnB, .,Linhas de pesquisa

2011 - 2011

Centro Educacional da Asa Norte

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio em Educação, Carga horária: 4

Outras informações:
Regência de duas turmas do terceiro ano do ensino médio

2010 - 2010

centro educacional leonardo da vinci

Vínculo: Estágio Supervisionado, Enquadramento Funcional: Estágiário, Carga horária: 4

Outras informações:
Estágio Supervisionado I (pré-requisito para obtenção do título de Licenciado) no Centro Educacional Leonardo da Vinci pela UnB durante o curso do primeiro semestre de 2010, supervisionado pelo professor Pedro Gontijo (UnB) e Luis Felipe Lopes (Leonardo).