Ana Maria Caron

Advogada, formada em Ciências Jurídicas pela Faculdades Opet (Setembro/2010) e, administradora formada pela Universidade Tuiuti do Paraná - UTP (1999), com especializações na PUC-Pr: Planejamento e Gerenciamento Estratégico e na UFPR: Gestão de Qualidade e Produtividade, tendo cursado especialização em Sociologia Política/ UFPR. Possui experiência na área de Custo Assistencial onde realiza pesquisa de impactos, monitoramento e acompanhamento com foco no Beneficiário e na rede de prestadores contratualizados. Desenvolveu estudos para a implementação de programas de medicina preventiva com objetivo na prevenção de doenças, monitoramento de associados em risco e redução dos custos com internamento hospitalar. Atualmente exerce suas atividades na Unimed Curitiba, no Núcleo de Informação Estratégica - NIE, exercendo a função de Analista de Informações Corporativas Sênio. Desenvolve pesquisa nas áreas de custo assistencial; metodologia e impactos de implantação de novos modelos de aquisição de Materiais, Medicamentos e OPM's e na valorização de diárias & taxas hospitalares, com estudos para qualificação e bonificação da rede credenciada. Copilação e correlação das tabelas RPMU - Rol de Procedimentos Médicos da Unimed em correlação com a frequência de atendimentos da Unimed Curitiba, impactos advindos das alterações na Legislação pertinente, como os causados pela implementação da RN 167 e RN 211. Análise, estruturação e estudos para a implementação da LPS - Unimed Curitiba. No período compreendido entre os meses de novembro de 2011 a junho de 2012, foi a analista técnica no setor de Faturamento da Unimed Curitiba, setor responsável pelo faturamento de pessoa física e jurídica e pagamento de custo assistencial ao prestador local e ao Sistema Intercâmbio - Singulares. É auditora interna da qualidade com conhecimento das normas e ferramentas deste instituto. Cursando atualmente o curso de Pós Graduação em Direito Tributário (a distância) da Universidade Gama Filho - Rio de Janeiro.

Informações coletadas do Lattes em 28/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Pós Graduação - Direito Tributário - á distância

2012 - Atual

Universidade Gama Filho

Especialização em Sociologia Política

2003 - 2004

Universidade Federal do Paraná

Especialização em Gestão de Qualidade e Produtividade

2001 - 2002

Universidade Federal do Paraná
Orientador: Joel Souza e Silva

Especialização em Planejamento e Gerenciamento Estratégico

2000 - 2000

Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Graduação em DIREITO

2005 - 2010

Faculdades OPET
Orientador: Prof. Dr. Alexandre Coutinho Pagliarini

Graduação em Administração

1996 - 1999

Universidade Tuiuti do Paraná
Orientador: Consuelo Bednarczuk

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.

Participação em eventos

Feira de Direitos Humanos. 2007. (Congresso).

Congresso de Direito Penal. 2007. (Congresso).

Integração de Saúde Suplementar. 2007. (Encontro).

Direito Ambiental - A Política Nacional de Meio Ambiente. 2007. (Outra).

Os novos caminhos traçados pela Constituição Federativa do Brasil. 2007. (Outra).

I Forum da Liberdade do Paraná. 2006. (Seminário).

Eleição ou Reeleição: Qual a Melhor Alternativa?. 2006. (Encontro).

Encontro Brasileiro de Direitos Humanos. 2006. (Encontro).

A Função do Direito Penal. 2006. (Outra).

Oratória. 2006. (Outra).

Formatação de Trabalhos nas Normas da ABNT. 2006. (Outra).

Oratória. 2006. (Outra).

Curso de Extensão em Mediação e Arbitragem. 2006. (Outra).

D' Olho na Qualidade. 2006. (Outra).

Noções de Contratos. 2006. (Outra).

Técnicas de Negociação. 2006. (Outra).

Comunicação. 2006. (Outra).

A Caminho da Excelência. 2006. (Outra).

Mercado de Saúde: Crises e Oportunidades. 2005. (Seminário).

Superando Desafios. 2005. (Oficina).

A Relevância das Comissões da OAB para a Sociedade. 2005. (Encontro).

Estudo de Aspectos e Impactos Ambientais. 2005. (Outra).

Português Instrumental Jurídico. 2005. (Outra).

Procon e os Direitos do Consumidor. 2005. (Outra).

Análise e Planejamento Financeiro. 2005. (Outra).

Auditor Interno da Qualidade - Série NBR. 2005. (Outra).

Auto-Estima, Metas e Competências. 2005. (Outra).

Responsabilidade Social e Ambiental. 2005. (Outra).

Iniciando um Pequeno Grande Negócio pela Internet. 2003. (Outra).

Gestão plea Qualidade Total na Saúde. 1999. (Outra).

A Importância da Criatividade na Era da Globalização. 1997. (Outra).

I Forum Educação, Universidade e Sociedade. 1996. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Ana Maria Caron

CARON, A. M.. DIREITO A SAÚDE: A ESTRUTURA NORMATIVA INFRACONSTITUCIONAL E SUA CORRELAÇÃO COM O FUNDAMENTO CONSTITUCIONAL DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - FACULDADES OPET.

Aluno: Ana Maria Caron

CARON, A. M.. A Viabilidade Economica para as Cooperativas Agrícolas no Mercosul. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Ana Maria Caron

CARON, A. M.; Cordeiro, D.; Scpak, I.C.; Jesus, I.S.; Tourinho, Y.C.A.. Ecoturismo - Uma Realidade para um País Continental. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Outras produções

Todeschi, A. ; CARON, A. M. ; Paula, R.J. . TUTELA CONSTITUCIONAL DAS LIBERDADES. 2007. (Trabalho Educacional).

CARON, A. M. . A Era dos Direitos - Norberto Bobbio. 2007. (Trabalho Formação Educacional).

CARON, A. M. ; Hurst, Rosemari . Títulos da Dívida Pública - O Direito Civil e a Responsabilidade Administrativa do Poder Executivo. 2007. (Trabalho Formação Educacional).

CARON, A. M. ; Gonçalves, E.O ; Viecili, Marinês ; Moraes, M.A.S. ; Hurst, Rosemari . APLICAÇÃO EFETIVA DOS MEIOS JURÍDICOS EXISTENTES, NO COMBATE A PROSTITUIÇÃO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PROPICIANDO A EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS E GARANTIAS CONSTITUCIONAIS. 2006. (Trabalho Formação Educacional).

Amaral, A.B. ; Baka, A. ; CARON, A. M. ; Gonçalves, E.O ; Hurst, Rosemari . APONTAMENTOS DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DE 3ª GERAÇÃO E ANÁLISE CRÍTICA DO FILME HOTEL RWANDA .. 2006. (Trabalho Formação Educacional).

CARON, A. M. ; Gonçalves, E.O ; Viecili, Marinês ; Moraes, M.A.S. ; Hurst, Rosemari . Estatuto da Criança e do Adolescente Frente à Realidade Brasileira da Prostituição Infantil. 2006. (Trabalho Formação Educacional).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • SOC COOP SERV MED CTBA E REG METROP - UNIMED CURITIBA, COOPERATIVA MÉDICA. , Avenida Affonso Pena, 297, Tarumã, 82530280 - Curitiba, PR - Brasil, Telefone: (41) 30219149, Fax: (41) 30219233

Experiência profissional

2004 - Atual

SOC COOP SERV MED CTBA E REG METROP - UNIMED CURITIBA

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista Pleno do SEC - Estratégia Corporativ, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Qualificações Profissionais: Iniciou suas atividades na Área de Operações/ Gestão de Relacionamento com Prestadores - análise de custo empresarial, focando prestadores executantes (Clínicas/ Hospitais/ Laboratórios e Fornecedores de OPM's). Desenvolvimento de planilhas de custo, análises de perfil e estudos de impactos de atendimento. Acompanhamento das informações referente a atendimento de beneficiários; assessoramento no Planejamento Estratégico da Cooperativa no ano de 2004 e 2005, na área de custo - Objetivo: Redução do Custo Assistencial. Análise de contratos; parecer técnico para contratualização. Desenvolvimento do monitoramento de beneficiários e prestadores, inclusive com análise regional, da Cidade de Curitiba, para implantação do CPA - Centro de Procedimentos de Apoio. Condutora dos estudos para melhorias do sistema de GRC - Gerenciamento da Rede Credenciada. Transferência para o N.I.C. - Núcleo de Informações Corporativas, atividades de monitoramento, acompanhamento e parecer do custo assistencial; desenvolvimento dos bancos de beneficiários em tratamentos específicos: Quimioterapia; Radioterapia e Internamento Psiquiátrico. Determinação do Rol de Beneficiários para o Gerenciamento de Crônicos, buscando resolutividade e parametrizando regras para a determinação do rol de beneficiários que se enquadram nesta situação. Acompanhamento nos programas de: Qualificação e Bonificação da Rede Credenciada; Materiais, Medicamentos e OPM's - Novas Técnicas de Aquisiação, Liberação e Fiscalização; Estudos para Implantação da TISS - Troca de Informação em Saúde Suplementar e da RPMU - Rol de Procedimentos Médicos Unimed; calculo dos impactos de custos assistenciais gerados com as alterações legislativas implementadas pela ANS. Estudos para implementação do Programa de Saúde Empresarial, buscando aplicar metodologias para a agregação de valores aos associados na busca pela qualidade de vida. Apresentação e coordenação dos trabalhos focados no Planejamento Estratégico

Atividades

  • 06/2007

    Pesquisa e desenvolvimento , COOPERATIVA MÉDICA, .,Linhas de pesquisa

  • 05/2007

    Pesquisa e desenvolvimento , COOPERATIVA MÉDICA, .,Linhas de pesquisa

  • 05/2006 - 12/2006

    Pesquisa e desenvolvimento , COOPERATIVA MÉDICA, .,Linhas de pesquisa

2003 - 2004

Saúde Plus Assistência Médica Ltda

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Supervisora de Relações Empresariais, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Qualificações Profissionais: Implantação do sistema de atendimento a beneficiários nas cidades paranaense de: Cascavel e Foz do Iguaçú; e na Cidade Catarinense de Blumenau - Atendimento de beneficiários local/ em trânsito. Implantação do sistema de controle de lberações; atualização e revisão do manual do associado. Negociação contratual e implantação do programa de atendimento nas cidades citadas. Coordenadora de equipe multifuncional, responsável pelos setores de cadastro, cobrança e atendimento a clientes. Suporte na área técnica de plano de saúde, com vasto conhecimento na Lei 9656/98 (reguladora de planos de saúde). Iniciados estudos para o desenvolvimento e a implementação do Sistema de Custo Empresarial e do Programa Vida Plus, programa de medicina preventiva cujo objetivo principal encontra-se na prevenção a doenças, monitoramento de associados em risco e redução dos custos com internamento hospitalares. Conhecimentos Agregados: Planejamento de atendimento; negociação contratual; logística para atendimento a beneficiários.

1993 - 2002

Paraná Clínicas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Cadastro, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Qualificações Profissionais: Seis anos de experiência em custo empresarial, como Encarregada, desenvolvendo planilhas: cálculos para valores; fechamento e apresentação de resultados; projeção futura, dentre outras funções. Agregando nos últimos dois anos o cargo de Coordenadora de Cadastro, setor este subordinado a superintendência de marketing, coordenando uma equipe de dez colaboradores e sendo a responsável pela implementação de diversos programas, tais como: Café da manhã; kit do associado; você é meu cliente; Desenvolvimento dos manuais: Qual a Sua Dúvida? Pergunte Q'eu Respondo!; Programa 5S e, MPP - Manual de Padronização de Processos. Responsável pelo controle do fluxo de caixa de congêneres e serviços prestados, bem como pelo desenvolvimento de tabelas gerenciais. Contato direto com clientes (contratantes e associados), realizando apresentação técnica dos produtos oferecidos e particularidades do contrato firmado. Monitoramento dos materiais de uso exclusivo do setor de cadastro e desenvolvimento do novo sistema de arquivo de documentos dos associados. Deixando encaminhado o programa: Selo de Garantia Cadastral e o projeto Dia Diferente. Conhecimentos Agregados: Desenvolvimento de ferramentas para monitoramento da qualidade do atendimento prestado a clientes/ fornecedores; desenvolvimento e implantação de tabelas para custo empresarial; fluxo de caixa; orçamento anual (controle do previsto e realizado) e acompanhamento a atendimentos do SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) personalizado.

Atividades

  • 08/2001 - 03/2002

    Outras atividades técnico-científicas , UFPR, .,Atividade realizada, Implantação do Programa 5 S nas Relações.

  • 05/2000 - 12/2000

    Outras atividades técnico-científicas .,Atividade realizada, Estudo para Implantação do Planejamento Estratégico.