Diego Zanlorenzi

Possuo graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (2008), mestrado em Zoologia, pelo programa de Pos-Graduação em Zoologia da Universidade Federal do Paraná (2011) e doutorado em Zoologia, pelo programa de Pos-Graduação em Zoologia da Universidade Federal do Paraná (2016). Atuo principalmente nas áreas de Ictiologia e Pesca, com ênfase nos estudos de comunidades de peixes e de biologia reprodutiva e alimentar de peixes. Tenho experiência na confecção e análise de lâminas histológicas de tecidos reprodutivos de peixes e levantamentos ictiofaunísticos em ambientes marinhos e dulcícolas.

Informações coletadas do Lattes em 29/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Zoologia

2012 - 2016

Universidade Federal do Paraná
Título: Caracterização das assembleias de peixes demersais e relações tróficas das principais espécies ao longo de um gradiente ambiental em um estuário subtropical brasileiro.
Luís Fernando Fávaro. Coorientador: Elton Celton de Oliveira. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Zoologia

2009 - 2011

Universidade Federal do Paraná
Título: A pesca praticada em cevas de tainha (Mugilidae, Teleostei) na extremidade oeste da Baía de Guaratuba, Paraná, Brasil.,Ano de Obtenção: 2012
Paulo de Tarso da Cunha Chaves.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Ciências Biológicas

2004 - 2008

Universidade Federal do Paraná
Título: Estudo da alimentação de Gobídeos (TELEOSTEI) na região de cabeceira da Baía de Guaratuba - PR.
Orientador: Paulo de Tarso da Cunha Chaves
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2016

Capacitação Profissional em Sexualidade e Saúde Reprodutiva.. (Carga horária: 8h). , Faculdades Pequeno Príncipe, FPP, Brasil.

2008 - 2008

Sistemática de Peixes de Água Doce da America do S. (Carga horária: 12h). , Sociedade Brasileira de Zoologia, SBZ, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Biologia Reprodutiva em Peixes. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Biologia de peixes estuarinos.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Alimentação de peixes e ecologia trófica.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Biologia reprodutiva de peixes.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Comunidades de peixes.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Histologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XXII Encontro Brasileiro de Ictiologia. Partição intra e interespecífica de recursos alimentares entre alguns teleósteos componentes da assembleia demersal em um estuário subtropical brasileiro.. 2017. (Congresso).

XXII Encontro Brasileiro de Ictiologia. Composição da assembleia de peixes demersais ao longo de um gradiente ambiental em um estuário subtropical no sul do Brasil.. 2017. (Congresso).

Ciência no Espelho: 2ª Mostra Anual de Pesquisa do Setor de Ciências Biológicas - UFPR.Escala microscópica de maturação gonadal para fêmeas de Stellifer stellifer (Teleostei, Sciaenidae) em um estuário no sul do Brasil.. 2015. (Simpósio).

XXi Encontro Brasileiro de Ictiologia. Táticas reprodutivas do cangulo Stellifer stellifer (Teleoste, Sciaenidae) em um estuário subtropical brasileiro.. 2015. (Congresso).

XXI Encontro Brasileiro de Ictiologia. Caracterização da ovogênese e elaboração da escala microscópica de maturação ovariana do bagre Genidens genidens (Teleostei: Ariidae) na baía de Guaratuba, Atlântico Oeste Subtropical.. 2015. (Congresso).

XXI Encontro Brasileiro de Ictiologia. Reprodução do bagre Genidens genidens (Teleostei, Ariidae) na Baía de Guaratuba, Atlântico Oeste subtropical.. 2015. (Congresso).

Congresso Brasileitro de Oceanografia CBO - 2014. Reprodução do linguado Citharichthys spilopterus (Pleuronectiformes: Paralichthyidae) em um estuário subtropical brasileiro.. 2014. (Congresso).

Congresso Brasileitro de Oceanografia CBO - 2014. Táticas reprodutivas do linguado Achirus lineatus (Pleuronectiformes: Achiridae) em um estuário no litoral sul brasileiro.. 2014. (Congresso).

XX Encontro Brasileiro de Ictiologia. Avaliação da influência da alimentação artificial sobre a dieta natural das espécies Genidens genidens, Bairdiella ronchus e Oligosarcus hepsetus na Baía de Guaratuba, Paraná, Brasil.. 2013. (Congresso).

XX Encontro Brasileiro de Ictiologia. Alimentação da betara Menticirrhus americanus (Linnaeus, 1758) (Teleostei, Sciaenidae) no complexo estuariino de Paranaguá, Paraná, Brasil.. 2013. (Congresso).

XX Encontro Brasileiro de Ictiologia. Estrutura em comprimento e biologia reprodutiva de quatro espécies dos reservastórios das UHES Santa Clara e Fundão, PR.. 2013. (Congresso).

XXVII Congresso Brasileiro de Zoologia. 2008. (Congresso).

15º Evento de Iniciação Científica da Universidade Federal do Paraná (15º EVINCI).Bases técnicas e biológicas para a gestão da pesca artesanal no litoral PR-SC. 2007. (Outra).

UFPR: Cursos e Profissões - Uma Feira de Idéias Para Seu Futuro. 2007. (Outra).

XIV Semana de Química da UFPR - Atividades didáticas para o Ensino de Química. 2007. (Oficina).

XVIII Reunião Anual da Federeção de Sociedades de Biologia Experimental - FeSBE. 2003. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: João Paulo de Souza Figueiró

MONTEIRO-FILHO, E. L. A.; FAVARO, L. F.;ZANLORENZI, D.. Histórico sobre atropelamentos de fauna em autoestradas no sul do Brasil: mortalidade e legislação.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Anderson Domingues Gomes

FAVARO, L. F.; RIOS, F. S.;ZANLORENZI, D.. Caracterização do desenvolvimento gonadal, escala de maturidade e dados preliminares do ciclo reprodutivo da espécie Scinax imbegue (Amphibia, Anura), da Ilha do Mel, litoral do estado do Paraná.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Paulo de Tarso da Cunha Chaves

CHAVES, P.; ARANHA, J. M.; SPACH, H. L.. Membro titular banca Monografia de Bacharelado de Diego Zanlorenzi. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná.

Henry Louis Spach

CHAVES, Paulo de Tarso;SCHWINGEL, Paulo Ricardo; ABILHÔA, V.;SPACH, H. L.. A pesca praticada em cevas de tainha (Mugilidae,Teleostei) na extremidade oeste da baía de Guaratuba, Paraná, Brasil. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Zoologia) - Universidade Federal do Paraná.

Henry Louis Spach

CHAVES, Paulo de Tarso; ARANHA, J. M.;SPACH, H. L.. Estudo da alimentação de gobiideos (Teleostei) na região de cabeceira da Baía de Guaratuba, PR. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná.

Luís Fernando Fávaro

FÁVARO, L.F.; PADIAL, A. A.; FREITAS, M. O.; ABILHÔA, V.;GARCIA, A. M.. Caracterização das assembleias de peixes demersais e relações tróficas das principais espécies ao longo de um gradiente ambiental em um estuário subtropical brasileiro. 2016. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Zoologia (UFPR)) - Universidade Federal do Paraná.

André Andrian Padial

Padial, A.A.. Caracterização das assembléias de peixes demersais e relações tróficas das principais espécies ao longo de um gradiente ambiental em um estuário subtropical brasileiro. 2016. Tese (Doutorado em Zoologia) - Universidade Federal do Paraná.

Vinicius Abilhoa

CHAVES, Paulo de Tarso da Cunha; Schwingel. P.R.;ABILHOA, V.. A pesca praticada em cevas de tainha (Mugilidae, Teleostei) na extremidade oeste da baía de Guaratuba, Paraná, Brasil. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Federal do Paraná.

Vinicius Abilhoa

FÁVARO, Luís Fernando; Garcia, Alexandre; FREITAS, M. O.; PADIAL, A. A.;ABILHOA, V.. Caracterização das assembleias de peixes demersais e suas relações com o gradiente ambiental em um estuário subtropical brasileiro. 2016. Tese (Doutorado em Zoologia) - Universidade Federal do Paraná.

Matheus Oliveira Freitas

FAVARO, L. F.; Padial, A.A.;Freitas, Matheus Oliveira; Abilhoa, Vinícius; GARCIA, A. M.. Caracterização das assembleias de peixes demersais e suas relações com o gradiente ambiental em um estuário subtropical brasileiro. 2016. Tese (Doutorado em Zoologia) - Universidade Federal do Paraná.

José Marcelo Rocha Aranha

ARANHA, J. M. R.; SPACH, Henry Louis. Estudo da alimentação de gobídeos (Teleostei) na região de cabeceira da Baía de Guaratuba, Paraná. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná.

Ríguel Feltrin Contente

CONTENTE, R. F.. Sobreposição de nicho trófico e partição de recursos alimentares em peixes estuarinos.. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Zoologia) - Universidade Federal do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Elton Celton de Oliveira

Caracterização das Assembleias de peixes demersais e relações tróficas ds rincipais espécies ao longo de um gradiente ambiental em um estuário subtropical brasileiro; 2016; Tese (Doutorado em Zoologia) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Elton Celton de Oliveira;

Paulo de Tarso da Cunha Chaves

A pesca com cevas na ragião da Baía de Guaratuba, Paraná; 2011; Dissertação (Mestrado em Zoologia) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Paulo de Tarso da Cunha Chaves;

Paulo de Tarso da Cunha Chaves

Estudo da alimentação de Gobídeos (Teleostei) na região de cabeceira da Baía de Guaratuba, Paraná; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Paulo de Tarso da Cunha Chaves;

Luís Fernando Fávaro

Caracterização das assembleias de peixes demersais e relações tróficas das principais espécies ao longo de um gradiente ambiental em um estuário subtropical brasileiro; 2016; Tese (Doutorado em Curso de Pós-Graduação em Zoologia) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luís Fernando Fávaro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ZANLORENZI, D. ; CHAVES, P. T. . Alimentação de Ctenogobius shufeldti (Jordan e Eigenmann, 1887) (Teleostei, Gobiidae) na Baía de Guaratuba, Atlântico oeste subtropical doi:10.5007/2175-7925.2011v24n1p37. Biotemas , v. 24, p. 37-46, 2011.

  • ZANLORENZI, D. ; OLIVEIRA, E. C. ; FAVARO, L. F. . Reprodução do linguado Citharichthys spilopterus (Pleuronectiformes: Paralichthyidae) em um estuário subtropical brasileiro.. In: Congresso Brasileiro de Oceanografia CBO - 2014, 2014, Itajaí - SC. Anais de Resumos do Congresso Brasileiro de Oceanografia CBO - 2014, 2014. v. Único. p. 914-915.

  • ZANLORENZI, D. ; OLIVEIRA, E. C. ; FAVARO, L. F. . Táticas reprodutivas do linguado Achirus lineatus (Pleuronectiformes: Achiridae) em um estuário no litoral sul brasileiro.. In: Congresso Brasileitro de Oceanografia CBO - 2014, 2014, Itajaí - SC. Anais de Resumos do Congresso Brasileiro de Oceanografia CBO2014, 2014. v. Único. p. 912-913.

  • ZANLORENZI, D. ; OLIVEIRA, E. C. ; FAVARO, L. F. . Composição da assembleia de peixes demersais ao longo de um gradiente ambiental em um estuário subtropical no sul do Brasil.. In: XXII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2017, Porto Seguro - BA. Anais EBI 2017, 2017. p. Resumo 615-1-Resumo 615-1.

  • ZANLORENZI, D. ; OLIVEIRA, E. C. ; FAVARO, L. F. . Partição intra e interespecífica de recursos alimentares entre alguns teleósteos componentes da assembleia demersal em um estuário subtropical brasileiro.. In: XXII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2017, Porto Seguro - BA. Anais EBI 2017, 2017. p. Resumo 615-2-Resumo 615-2.

  • ZANLORENZI, D. ; OLIVEIRA, E. C. ; FAVARO, L. F. . Táticas reprodutivas do cangulo Stellifer stellifer (Teleoste, Sciaenidae) em um estuário subtropical brasileiro.. In: XXI Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2015, Recife - PE. XXI Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2015. p. 68-68.

  • ZANLORENZI, D. ; OLIVEIRA, E. C. ; FAVARO, L. F. . Reprodução do bagre Genidens genidens (Teleostei, Ariidae) na Baía de Guaratuba, Atlântico Oeste subtropical.. In: XXI Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2015, Recife - PE. XXI Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2015. p. 05-05.

  • POSSAMAI, B. ; ZANLORENZI, D. ; SALVALAGGIO, A. V. ; OLIVEIRA, E. C. ; FAVARO, L. F. . Caracterização da ovogênese e elaboração da escala microscópica de maturação ovariana do bagre Genidens genidens (Teleostei: Ariidae) na baía de Guaratuba, Atlântico Oeste Subtropical.. In: XXi Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2015, Recife - PE. XXI Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2015. p. 242-242.

  • ZANLORENZI, D. ; POSSAMAI, B. ; SALVALAGGIO, A. V. ; OLIVEIRA, E. C. ; FAVARO, L. F. . Escala microscópica de maturação gonadal para fêmeas de Stellifer stellifer (Teleostei, Sciaenidae) em um estuário no sul do Brasil.. In: Ciência no Espelho: 2ª Mostra Anual de Pesquisa do Setor de Ciências Biológicas - UFPR, 2015, Curitiba - PR. Ciência no Espelho, 2015. p. 27-27.

  • ZANLORENZI, D. ; CHAVES, P. T. . Avaliação da inlfuência da alimentação artificial sobre a dieta natural das espécies Genidens genidens, Bairdiella ronchus e Oligosarchus hepsetus na Baía de Guaratuba, Paraná.. In: XX Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2013, Maringá - PR. XX Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2013.

  • ZANLORENZI, D. ; NAGATA, J. K. ; PEREIRA, F. A. ; NAKAYAMA, D. T. ; BASTOS, L. P. ; FAVARO, L. F. . Estrutura em comprimento e biologia reprodutiva de quatro espécies dos reervatórios das UHES Santa Clara e Fundão, PR.. In: XX Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2013, Maringá - PR. XX Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2013.

  • ZANLORENZI, D. ; OLIVEIRA, E. C. ; FAVARO, L. F. . Alimentação da betara Menticirrhus americanus (Linnaeus, 1758) (Teleostei, Sciaenidae) no complexo estuarino de Paranaguá, Paraná, Brasil.. In: XX Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2013, Maringá - PR. XX Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2013.

  • ZANLORENZI, D. ; CHAVES, P. T. . Use a fish aggregating device for recreational fishing in Guaratuba Bay, Brazil. In: World Recreational Fisheries Conference, 2011, Berlin - Alemanha. 6th World Recreational Fishing Conference - Toward Resilient Recreational Fisheries, 2011. v. Unico.

  • ZANLORENZI, D. . O ambiente estuarino: Importância ecológica, socioeconômica e vulnerabilidade mediante as ações antrópicas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ZANLORENZI, D. ; MAROCHI, M. Z. ; BETTIM, A. L. . Baía de Paranaguá: Diversidade de ecossistemas, importância ecológica e socioeconômica.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2009 - 2011

    Extravio de petrechos de pesca no litoral norte de Santa Catarina e sul do Paraná: diagnóstico quali-quantitativo e estimativa de potencial para ocorrência de pesca-fantasma, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Diego Zanlorenzi - Integrante / Paulo de Tarso Chaves - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2008

    Bases técnicas e biológicas para a gestão da pesca artesanal no litoral do Paraná e Santa catarina., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Diego Zanlorenzi - Integrante / Paulo de Tarso Chaves - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas. , Departamento de Biologia Celular, Laboratório de Reprodução e Comunidades de Peixes - UFPR, Jardim das Américas, 81531990 - Curitiba, PR - Brasil - Caixa-postal: 19031, Telefone: (41) 33611732

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2017 - 2017

    Colégio Nossa Senhora de Sion

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Biologia, Carga horária: 10

  • 2016 - 2016

    Colégio Estadual Amancio Moro

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Ciências e Biologia, Carga horária: 40

  • 2012 - 2016

    Universidade Federal do Paraná

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de Pós graduação nível - Doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2009 - 2011

    Universidade Federal do Paraná

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de Pós-graduação nível - Mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2007 - 2008

    Universidade Federal do Paraná

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário IC - Iniciação Cinetífica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.