Roberta Souza Menezes

Arquiteta e Urbanista formada na UniRitter desde 2015. Trabalha na Construtora Minosso Ltda. desde 2014. Sua principal área de atuação é o gerenciamento de obras de infraestrutura e saneamento básico, desde a fase licitatória e orçamentos, gestão dos contratos, planejamento, licenças ambientais e viárias, assistência técnica, fiscalização e supervisão da execução, elaboração de relatórios técnicos, controles físicos, financeiros, medições, etc. Experiência em execução de obras residenciais. Entre as características básicas encontram-se: adaptabilidade, organização, dinamismo, responsabilidade, perfeccionismo, auto-exigência, dedicação ao trabalho, espírito de liderança e bom relacionamento interpessoal. Disponibilidade total para trabalhos fora do município de acordo com a necessidade da organização, mediante negociação prévia.

Informações coletadas do Lattes em 28/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Engenharia Civil

2017 - Atual

Faculdade Anhanguera de Porto Alegre
Bolsista do(a): Anhanguera, ANHANGUERA, Brasil.

Graduação em Arquitetura e Urbanismo

2005 - 2015

Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER
Título: EMATER/RS - ASCAR
Orientador: Arq. Patrícia Neuhaus
Bolsista do(a): Programa Universidade Para Todos, PROUNI, Brasil.

Formação complementar

2021 - 2021

Extensão universitária em Certificação em Liderança, Capacidade de Aprender e Resiliência. (Carga horária: 4h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Licitações. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2015 - 2015

Revit Architecture 2016 - Curso Básico. (Carga horária: 32h). , Best Sul Training & Consulting, BEST SUL, Brasil.

2014 - 2014

Sustentabilidade no dia a dia. (Carga horária: 20h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2010 - 2010

SketchUp. (Carga horária: 20h). , Particular - Arquiteto Fernando Padao, FERNANDO PADAO, Brasil.

2006 - 2006

AutoCad. (Carga horária: 45h). , SENAC Informática, SENAC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Básico.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Redes de Água.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Redes de Esgoto Sanitário.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Redes de Esgoto Pluvial.

Organização de eventos

CAREGNATO, Célia Elizabete ; MENEZES, Roberta Souza . II SEPesq. 2006. (Outro).

Participação em eventos

III SEPesq.Habitação e cinema em Porto Alegre (1950-1970): Uma análise compositiva.. 2007. (Outra).

Feira de Iniciação Científica e Salão de Extensão..Habitação e Cinema: a modernidade alia funções (1930-1970).. 2006. (Outra).

II SEPesq.Habitação e cinema: a modernidade alia funções (1930-1970). 2006. (Outra).

X Encontro de História e Teoria da Arquitetura do Rio Grande do Sul. 2006. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • MENEZES, Roberta Souza . Habitação e cinema em Porto Alegre (1950-1970): Uma análise compositiva.. In: III SEPesq, 2007, Porto Alegre. CD Room, 2007.

  • MENEZES, Roberta Souza . Habitação e cinema: a modernidade alia funções (1930-1970). In: II SEPesq, 2006, Porto Alegre. CD Room, 2006.

  • MENEZES, Roberta Souza . Habitação e cinema: a modernidade alia funções (1930-1970).. In: Feira de Iniciação Científica e Salão de Extensão., 2006, Novo Hamburgo. CD Room, 2006.

Outras produções

MENEZES, Roberta Souza . Execução da Adutora de Recalque Sarandi para ampliação do Sistema São João. 2023. (Adutora de Recalque de Água Tratada).

MENEZES, Roberta Souza . Serviços de manutenção e conservação de redes e equipamentos do sistema de drenagem pluvial urbana preferencialmente na zona LESTE do município de Porto Alegre. 2021. (Serviços de Manutenção).

MENEZES, Roberta Souza . Substituição de Redes de Água em PEAD no 4º Distrito. 2020. (Rede de Distribuição de Água).

MENEZES, Roberta Souza . Execução de Redes de Esgoto Sanitário no SES Zona Sul - Arroios Capivara e Espírito Santo. 2018. (Execução de Redes de Esgoto Sanitário).

MENEZES, Roberta Souza . Substituição da Adutora de Água Tratada na Avenida Guaíba. 2016. (Execução de adutora e redes de distribuição de água tratada).

MENEZES, Roberta Souza . Programa Consumo Responsável. 2014. (Execução de redes de água em PEAD).

MENEZES, Roberta Souza . Execução do Emissário Subaquático - EBE Cristal/ETE Serraria. 2013. (Execução de Obra).

Histórico profissional

Experiência profissional

2016 - Atual

Construtora Minosso Ltda.

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Arquitetura e Urbanismo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Gerenciamento de obras de Infraestrutura e Saneamento Básico (obras públicas), desde a fase licitatória até a gestão dos contratos, com preparação de propostas, orçamentos, cronogramas, planejamento, acompanhamento de execução, licenciamentos, controles, medições, as built, execução de projetos de sinalização, dimensionamentos e quantitativos de materiais, assistência técnica, gestão dos resíduos, elaboração de relatórios, dossiês, diários de obra, planilhas de fluxo financeiro, entre outras atividades em geral. Acompanhamento de execução e supervisão de obras de loteamento e residências.

2015 - 2017

Construtora Minosso Ltda.

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Assistente Técnica, Carga horária: 20

Outras informações:
Acompanhamento, execução e fiscalização de obras residenciais e de saneamento básico (obras públicas), medições, as built, execução de projetos de sinalização, acompanhamento de processos e licenças junto à SMOV e à EPTC, controle de máquinas e equipamentos, dimensionamentos e quantitativos de materiais, orçamentos, mapas de cotação, compras, elaboração de relatórios, databook's, dossiês, diários de obra, protocolo de notas fiscais e planilhas de fluxo financeiro, entre outras atividades. Contrato de estágio firmado para possibilitar o concílio da conclusão da graduação em Arquitetura e Urbanismo.

2013 - 2014

Construtora Minosso Ltda.

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnica de Obras Civis, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Acompanhamento, execução e fiscalização de obras residenciais e de saneamento básico (obras públicas), medições, as built, execução de cadastros, execução de projetos de sinalização, acompanhamento de processos e licenças junto à SMOV e à EPTC, controle de máquinas e equipamentos, dimensionamentos e quantitativos de materiais, orçamentos, mapas de cotação, compras, elaboração de relatórios, databook's, dossiês, diários de obra, protocolo de notas fiscais e planilhas de fluxo financeiro, entre outras atividades.

2011 - 2013

CMR4 Engenharia e Comércio Ltda.

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Administrativo de Obra, Carga horária: 30

Outras informações:
Controle de produção geral da obra, através da elaboração de planilhas de controle, levantamentos fotográficos, elaboração de Diários de Obra, Dossiês, Databook's, relatórios semanais da obra (Controle de efetivos, atividades, máquinas e equipamentos), Planilha de Protocolo de Notas Fiscais da programação de pagamentos semanais, planilhas de Fluxo Financeiro, Ponto de Equilíbrio entre o realizado econômico x financeiro, Controle de Documentos de Fornecedores para contratação, medição e pagamentos, Mapas de Concorrência (cotações), e funções gerais de escritório.

2010 - 2010

Empresa Pública de Transporte e Circulação

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: GPTC, Carga horária: 30

Outras informações:
Atividades Gerais: Auxiliar na elaboração de pareceres, vistorias, levantamento de campo, graficação de projetos de sinalização viária no Autocad, análise de contagens e pesquisas. Atividades Específicas: Revisão do POIT Projeto de Orientação e Indicação de Transito (Placas Azuis). Incluindo catalogação no mapa digital (Autocad), levantamento de campo (localização e fotografia) e novas propostas.

2008 - 2010

Caixa Econômica Federal

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: GIMAT (Recursos Materiais), Carga horária: 25

Outras informações:
Estágio na área técnica da Gerência de Filial de Recursos Materiais - GIMAT/PO. Atividades: Conferência de projetos, fiscalizações de obras, levantamentos, laudos, vistorias e outros. Conferência de orçamentos, organização de mapoteca digital e vegetal, pagamentos de obras, visita à obras, elaboração de layouts, conferência de mobiliário padrão (análise de protótipos) e auxílio nas atividades administrativas e de fiscalização da obra de reforma, restauro e ampliação do Ed. Imperial, onde será implantado o novo Conjunto Cultural da Caixa.

2007 - 2008

Bottin Arquitetura

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 20

Outras informações:
Acompanhamento da execução de obras e projetos, elaboração e desenho de projetos no Autocad (projetos arquitetônicos, executivos, detalhamentos, estruturais, elétricos e hidráulicos), modelagem 3D de projetos no Sketch Up, cálculo de áreas, de materiais, preenchimento de planilhas de financiamento habitacional (Planilha Orçamentária e Cronograma Físico Financeiro), atendimento à clientes e auxiliar administrativa do escritório.

2006 - 2007

Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: ProPEx, Carga horária: 20

Outras informações:
Auxiliar no atendimento ao Público (docentes e pesquisadores), auxílio do desenvolvimento das pesquisas e na organização dos cursos de extensão da áres de Arquitetura e Urbanismo. Auxiliar na organização do evento realizado anualmente pela instituição: SEPesq (Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação).