Antonio Alberto do Vale Cerqueira
Possui graduação em DIREITO pelo Centro Universitário do Distrito Federal (1998); realizou estágio profissional na Defensoria Pública do Distrito Federal (1998-1999) e no Escritório Modelo de Assistência Judiciária da Faculdade de Direito da Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal (04/98 à 08/98); possui pós-graduação pela mesma instituição ICAT master - na área de DIREITO PROCESSUAL CIVIL (2002). Formou-se no curso de English Extension School na Universidade de HARVARD Boston/MA EUA em 1996. Professor por mais de dez anos das melhores faculdades do DF, valendo destaque para o UNICEUB, IESB e UNIEURO. Orientador de monografias em suas áreas de atuação; escreve artigos jurídicos; atuou na elaboração de provas de concursos públicos pela Fundação Universa; Fundador da ANTONIO ALBERTO DO VALE CERQUEIRA ADVOCACIA, firma de advocacia fundada em 1998 que atua em todas as áreas do direito; ampla experiência na prática forense, assim como no exercício da docência. Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Distrito Federal, no triênio 2010-2012; Na mesma instituição foi Presidente da Comissão de Seleção; Foi, no mesmo triênio de 2010-2012, Membro de Comissão do Conselho Federal da OAB, onde atuou na defesa dos direitos das pessoas portadores de deficiência; Foi, durante o biênio 2011-2012, Conselheiro da Associação dos Advogados Trabalhistas do Distrito Federal. É palestrante e parecerista, recorrentemente consultado por veículos de mídia do Distrito Federal e do Brasil para opinar sobre temas relevantes do direito; eleito Conselheiro Seccional da OAB/DF para o triênio 2019/2021, foi nomeado como Presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/DF, responsável pela fiscalização da conduta ética de mais de 65.000 advogados inscritos, o que comprova de forma inarredável sua exemplar conduta moral e profissional; atua na área do direito imobiliário há mais de 20 anos; em 2019, por ocasião da Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU) em Nova York USA, foi palestrante na UNGA United Nations General Assembly Conference, organizada pela Journalists and Writers Foundation, apresentando o tema uma análise de violação dos direitos humanos que leva à inquietação social.
Informações coletadas do Lattes em 28/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Formação complementar
2000 - 2002
UDF ICAT MASTER. (Carga horária: 440h). , UDF Centro Universitário, UDF, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Penal.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Processual Civil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Administrativo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Processual Penal.
Participação em eventos
4ª Marcha contra a Corrupção.Marcha contra a Corrupção. 2012. (Outra).
Audiência Pública de Lançamento da Frente Parlamentar de Defesa e Promoção da Igualdade Racial.Crimes de racismo ou injúria? Uma reflexão sobre a aplicação da lei.. 2012. (Outra).
Movimento de Apoio ao CNJ do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. 2012. (Encontro).
Palestra com Ministro Marco Aurélio Mello.Segurança Jurídica. 2012. (Outra).
1ª Marcha Contra a Corrupção.1ª Marcha Contra a Corrupção. 2011. (Outra).
1 Congresso Internacional Crime, Justiça e Violência. IIª Jornada de Professores de Direito Penal e Processo Penal do Mercosul - Congresso Internacional Crime, Justiça e Violência. 2007. (Congresso).
Orientou
Aspectos Jurídicos dos Acidentes de Trânsito; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia; Orientador: Antonio Alberto do Vale Cerqueira;
Delação Premiada no Combate ao Crime Organizado; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia; Orientador: Antonio Alberto do Vale Cerqueira;
Monitoramento Eletrônico de Presos; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia; Orientador: Antonio Alberto do Vale Cerqueira;
Princípio da Insignificância: A possibilidade jurídica de sua aplicação ao crime de roubo; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia; Orientador: Antonio Alberto do Vale Cerqueira;
A Questão da Ressocialização do Adolescente Infrator no Brasil; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia; Orientador: Antonio Alberto do Vale Cerqueira;
A Questão do Tratamento Diferenciado das Justiças Militares dos Estados e da União; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia; Orientador: Antonio Alberto do Vale Cerqueira;
O Interrogatório por Videoconferência e a Garantia do Direito de Defesa; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia; Orientador: Antonio Alberto do Vale Cerqueira;
Crimes Contra a Honra na Internet: Aplicabilidade da Lei Penal Vigente; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia; Orientador: Antonio Alberto do Vale Cerqueira;
Vitimologia no Homicídio; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em DIREITO) - UDF Centro Universitário; Orientador: Antonio Alberto do Vale Cerqueira;
O Tribunal do Júri X Princípios Constitucionais; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em DIREITO) - UDF Centro Universitário; Orientador: Antonio Alberto do Vale Cerqueira;
Produções bibliográficas
-
CERQUEIRA, Antonio Alberto do Vale . Valor da Causa nas Ações de Despejo e Honorários de Advogado. Justilex (Brasília) , v. 43, p. 50-51, 2005.
-
CERQUEIRA, Antonio Alberto do Vale . Novos Critérios Para Fixação da Pensão Alimentícia. Prática Jurídica , v. 40, p. 46-48, 2005.
-
CERQUEIRA, Antonio Alberto do Vale . Estudante de Direito: a escalada para o sucesso diante da crise no ensino superior. Justilex , v. 47, p. 67-70, 2005.
-
CERQUEIRA, Antonio Alberto do Vale ; Saulo Araújo . Leis diferenciam sequestro relâmpago e roubo com restrição de liberdade. Correio Braziliense, Brasília, 13 nov. 2011.
-
CERQUEIRA, Antonio Alberto do Vale ; Kelly Almeida ; Mara Puljiz . Projeto aprovado pelo Senado prevê punição criminal a motorista embriagado. Correio Braziliense, Brasília, 10 nov. 2011.
-
CERQUEIRA, Antonio Alberto do Vale . Aprovada lei que dá tolerância zero para quem bebe e dirige. Observatório da Imprensa (São Paulo), Distrito Federal, 10 out. 2011.
-
Mara Puljiz ; CERQUEIRA, Antonio Alberto do Vale . Assassino da estudante Suênia Farias tem privilégios na Papuda. Correio Braziliense, Brasília, 08 out. 2011.
-
CERQUEIRA, Antonio Alberto do Vale ; Adriana Bernardes ; Mônica Harada . STF decide: quem dirige embriagado não prova intenção de matar. Correio Braziliense, Brasília, 09 set. 2011.
-
CERQUEIRA, Antonio Alberto do Vale ; Ricardo Taffner ; Luísa Medeiros . Jaqueline Roriz terá que se defender em três esferas independentes. Correio Braziliense, Brasília, 13 mar. 2011.
-
CERQUEIRA, Antonio Alberto do Vale . MECANISMOS DE DEFESA DA ORDEM DEMOCRÁTICA E TERRORISMO INTERNACIONAL. CONSILIUM - REVISTA ELETRÔNICA UNIEURO, http://www.unieuro.edu.br/revi, , v. 2, p. 2 - 29, 01 ago. 2006.
-
CERQUEIRA, Antonio Alberto do Vale . É possível a condenação por homicídio sem a existência de um corpo. Teresina: Jus Navegandi, 2010 (PENAL, PROCESSO PENAL e CONSTITUCIONAL).
-
CERQUEIRA, Antonio Alberto do Vale . Sobre o momento de consumação do crime de aborto consentido pela gestante. Comentando o artigo 2009 (PENAL, PROCESSO PENAL e CONSTITUCIONAL).
Outras produções
CERQUEIRA, Antonio Alberto do Vale . NOTA TÉCNICA sobre o projeto de lei n. 1.208 de 2011, que altera os artigos 60, 69, 73 e 74 da lei 9.099/95 e cria a figura do DELEGADO CONCILIADOR.. 2012.
CERQUEIRA, Antonio Alberto do Vale . Entenda a diferença entre racismo e injúria discriminatória. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
CERQUEIRA, Antonio Alberto do Vale . STJ Confirma condenação de babá que bateu em irmãos de 3 e 4 anos. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Prêmios
2010
Diploma de Mérito, Ordem dos Advogados do Brasil.
2006
Diploma de Relevantes Serviços Prestados aos Advogados Trabalhistas, Associação dos Advogados Trabalhistas do Distrito Federal - AAT-DF.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
ANTONIO ALBERTO DO VALE CERQUEIRA ADVOCACIA. , Quadra SHIS QL 6 Conjunto 5, Casa 17, Setor de Habitações Individuais Sul, 71620055 - Brasília, DF - Brasil, Telefone: (61) 33270102, URL da Homepage:
Experiência profissional
2007 - Atual
Instituto de Educação Superior de BrasíliaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 16
Outras informações:
Ministra disciplinas nas áreas do Direito Penal e Direito Processual Penal. Atua, junto à instituição, em curso preparatório para o exame de ordem da OAB, com graduandos do 10 semestre; participa de banca de avaliação de monografias e trabalhos de conclusão de curso; é orientador de monografias.
2002 - 2003
Sociedade Unificada Paulista de Ensino Renovado Objetivo - UNIPVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16
Outras informações:
Ministrou as disciplinas de: DIREITO PENAL I, II E IV; e INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
1997 - Atual
ANTÔNIO ALBERTO DO VALE CERQUEIRA ADVOCACIAVínculo: Sócio/diretor, Enquadramento Funcional: Diretor
2005 - Atual
Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e TecnologiaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplinas de Direito Penal I, III e IV. Orientação de Monografias na área do direito administrativo; processual civil e penal. Ministrou aulas de Prática forense, em processo civil, no Núcleo de Prática Jurídica
2010 - Atual
Ordem dos Advgados do Brasil, Seccional do Distrito FederalVínculo: Conselheiro, Enquadramento Funcional: Conselheiro
Outras informações:
Conselheiro da OAB/DF, Presidente da Comissão de Seleção
2010 - Atual
Ordem dos Advogados do Brasil - Conselho FederalVínculo: Membro de Comissão, Enquadramento Funcional: Membro
2005 - 2007
UniCeubVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações:
Ministrando Direito Penal I, III, IV e V
2001 - 2002
UDF Centro UniversitárioVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor no Núcleo de Prática Jurídica, Carga horária: 20
Outras informações:
Trabalho no Núcleo de Prática Jurídica - NPJ-GAMA, nas áreas de direito penal e processual civil. Nesta oportunidade atuou diretamente em centenas de processos, na orientação de alunos em defesas, recursos, peças simples, audiências, atendimento de clientes, etc. Outrossim, pleiteiou junto àquele Tribunal, em face de sua mudança de endereço, melhores instalações, com maior espaço para a Instituição.
1998 - 1999
Defensoria Publica do Distrito FederalVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 8
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Antonio Alberto do Vale Cerqueira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?