Flavia Helena de Oliveira

Doutora (2014) e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade e Brasília (2010), também possui graduação em Arquivologia pela Universidade de Brasília (2000). Atua principalmente nos seguintes temas: arquivística, ciência da informação, mercado de trabalho, formação profissional, formação acadêmica.

Informações coletadas do Lattes em 28/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências da Informação

2010 - 2014

Universidade de Brasília, UnB
Título: A formação em Arquivologia nas Universidades Brasileiras: objetivos comuns e realidades particulares.
Renato Tarciso Barbosa de Sousa. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Arquivologia; Formação Acadêmica; Universidade.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Atividades de prestação de serviços de informação.

Mestrado em Ciências da Informação

2008 - 2010

Universidade de Brasília, UnB
Título: A formação do arquivista na Universidade de Brasília frente às demandas profissionais e de mercado da Capital Federal.,Ano de Obtenção: 2010
Renato Tarciso Barbosa de Sousa.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: arquivista, mercado de trabalho, formação profiss..Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Atividades profissionais, científicas e técnicas.

Graduação em Arquivologia

1997 - 2000

Universidade de Brasília, UnB

Formação complementar

2018 - 2018

Tratamento de Acervos Arquivísticos. (Carga horária: 20h). , Escola de Governo do Distrito Federal, EGOV, Brasil.

2018 - 2018

Técnicas de organização e condução de reunião. (Carga horária: 12h). , Escola de Governo do Distrito Federal, EGOV, Brasil.

2016 - 2016

Sistema Eletrônico de Informações. (Carga horária: 8h). , Escola de Governo do Distrito Federal, EGOV, Brasil.

2015 - 2015

Fiscalização e Execução de Contratos Terceirizados aplicados à SEGAD/GDF. (Carga horária: 20h). , Escola de Governo do Distrito Federal, EGOV, Brasil.

2015 - 2015

De Acordo com o Novo Acordo. (Carga horária: 10h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.

2015 - 2015

Gestão de Projetos 1. (Carga horária: 11h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Participação em eventos

XIII ENANCIB. 2012. (Encontro).

II Reunião Brasileira de Ensino e Pesquisa em Arquivologia. 2011. (Outra).

Workshop: "Preparação Didática de Professores de Arquivologia" - Prof.: Heloisa Bellotto. 2011. (Outra).

XI ENANCIB - Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência Da Informação.A formação do arquivista na Universidade de Brasília e sua inserção no mercado de trabalho da Capital Federal. 2010. (Outra).

XVI Congresso Brasileiro de Arquivologia. A razão de ser da universidade e os anseios do mercado de trabalho. 2010. (Congresso).

I Fórum Interacional de Arquivologia.Relações Teórico Epistemológicas entre a Arquivística e a Ciência da Informação na Perspectiva Social.. 2008. (Outra).

IX ENANCIB - Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação.Recuperação da Informação (RI): um foco comum entre a ciência da informação (CI) e a arquivística. 2008. (Encontro).

VIII CINFORM - Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa em Informação.A formação do arquivista na Universidade de Brasília frente às demandas profissionais e de mercado no Distrito Federal.. 2008. (Encontro).

XV Congresso Brasileiro de Arquivologia. 2008. (Congresso).

8o Seminário: Tecnologias da Informação Aplicadas aos Arquivos. 1998. (Seminário).

Forum Nacional sobre Arquivos do Poder Judiciário. 1998. (Outra).

XII Congresso Brasileiro de Arquivologia. 1998. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • SOUSA, R. T. B. ; OLIVEIRA, F. H. . O ensino universitário de Arquivologia no Brasil: um estudo sobre as propostas pedagógicas e estruturas curriculares dos cursos de graduação.. Arquivo e Administração , v. 13, p. 108-131, 2014.

  • OLIVEIRA, F. H. . A formação do arquivista na Universidade de Brasília e as habilidades profissionais demandadas pelo mercado de trabalho da capital federal.. In: Georgete Medleg Rodrigues; Marli Guedes Costa. (Org.). Arquivologia: configurações da pesquisa no Brasil. 1ed.Brasília: UnB, 2012, v. 1, p. 99-123.

  • OLIVEIRA, F. H. . A formação do arquivista na Universidade de Brasília e sua inserção no mercado de trabalho da Capital Federal.. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, http://seer.bce.unb.br, , v. 4, p. 72 - 92, 01 jul. 2011.

  • OLIVEIRA, F. H. ; SOUSA, R. T. B. . Uma Proposta de Formação Mínima para os cursos de Arquivologia das Universidades Brasilieras. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, F. H. . A Razão de ser da universidade e os anseios do mercado de trabalho. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, F. H. . A formação do arquivista na Universidade de Brasília e sua inserção no mercado de trabalho da Capital Federal.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, F. H. ; Marques, Angelica Alves da Cunha. ; Silva, Patricia Andrade da. ; Costa, Marli Guedes de . Relações Teórico Epistemológicas entre a Arquivística e a Ciência da Informação na Perspectiva Social. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, F. H. ; Marques, Angelica Alves da Cunha. ; Silva, Patricia Andrade da. ; Costa, Marli Guedes de ; Carvalhêdo, Shirley do Prado . Recuperação da Informação (RI): um foco comum entre a ciência da informação e a Arquivística. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, F. H. . A formação do arquivista na Universidade de Brasília frente às demandas profissionais e de mercado no Distrito Federal.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Histórico profissional

Experiência profissional

2011 - Atual

Governo do Distrito Federal

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Especialista em P. P. e Gestão Governamental, Carga horária: 30

2010 - 2011

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista Técnico II, Carga horária: 40

2006 - 2007

Brasil Telecom

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Terceiro, Carga horária: 40

Outras informações:
Coordenação das atividades de classificação, higienização, acondicionamento e ordenação de prontuários médicos da Brasil Telecom.

2005 - 2006

ASBACE e ATP S/A

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Terceiro, Carga horária: 20

Outras informações:
Coordenação das atividades de identificação, descrição, higienização, acondicionamento, ordenação, digitalização e indexação em base de dados com interface web.

2005 - 2005

Prodata Tecnologia e Sistemas Avançados Ltda

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 40

Outras informações:
. Arquivamento . Elaboração de propostas comerciais

2003 - 2005

Politec Informática - Matriz

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Arquivista, Carga horária: 44

Outras informações:
- Classificação - Arquivamento - Digitalização do acervo a) indexação b) controle de qualidade c) atualizações - Apoio à elaboração de propostas comerciais

2002 - 2003

Programa de Alfabetização Solidária

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 40

Outras informações:
Supervisão das atividades de higienização, classificação, descarte de cópias, acondicionamento e identificação do acervo do Programa de Alfabetização Solidária, responsável pela consecução dos objetivos propostos.

2001 - 2002

Domínio Tecnologia da Informação

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Arquivista, Carga horária: 44

Outras informações:
Supervisão das atividades de higienização, classificação, acondicionamento e identificação dos processos do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT).

2000 - 2001

Poliedro - Informática, Consultoria e Serviços LTDA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Tecnico em Arquivo, Carga horária: 44

Outras informações:
Principais responsabilidades: . Projeto Anatel a) Provedora do banco de dados das reuniões da Anatel. b) Responsável pela organização do arquivo físico das atas de reunião da Anatel.

1998 - 1999

Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Tecnico em Arquivo, Carga horária: 44

Outras informações:
Principais responsabilidades: . Arquivamento e atendimento de pesquisas