Daniele Martins Lima

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Maranhão (2007) e graduação em Direito pelo Centro Universitário UNDB (2020). Também possui especialização em Docência Superior pela Universidade CEUMA (2010). Mestra em Direito e Instituições do Sistema de Justiça pela Universidade Federal do Maranhão (2023). Especialização em Processo Civil, em andamento. Atuou por quase vinte anos como professora de inglês no ensino médio do Governo do Estado do Maranhão e em escolas particulares. Atua hoje como Oficial de Gabinete da Justiça Federal/ SJMA. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas e Língua Portuguesa. Além de possuir experiência na área do Direito em assessoria jurídica no âmbito dos Juizados Especiais Federais.

Informações coletadas do Lattes em 27/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Direito e Instituições do Sistema de Justiça

2021 - 2023

Universidade Federal do Maranhão
Título: ESCASSEZ E EQUIDADE NA ALOCAÇÃO DE RECURSOS PÚBLICOS DA SAÚDE NA PANDEMIA DA COVID-19: uma análise crítica do critério de equidade utilizado no âmbito do Maranhão, Ano de Obtenção: 2023
Delmo Mattos Silva.

Especialização em andamento em Processo Civil

2025 - Atual

Unidade de Ensino Superior Dom Bosco

Especialização em Docência Superior

2009 - 2010

Universidade Ceuma
Título: O ensino de Libras na Educação de alunos surdos

Graduação em Direito

2015 - 2020

Unidade de Ensino Superior Dom Bosco
Título: DIREITO, PODER SIMBÓLICO E LITERATURA: uma leitura kafkiana do campo jurídico e sua relação com o saber e poder fabricados nas relações jurídicas que impedem o acesso à justiça
Orientador: Professor Doutor Delmo Mattos

Graduação em letras

2003 - 2007

Universidade Federal do Maranhão
Título: "A Jangada de Pedra", de José Saramago: A alegoria flutuante da Península Ibérica"
Orientador: Marcia Manir Miguel Feitosa

Formação complementar

2023 - 2023

Extensão universitária em English Teaching Program/ PDPI. (Carga horária: 180h). , Michigan State University, MSU, Estados Unidos.

2010 - 2010

Advanced. (Carga horária: 80h). , Berlitz, ICE, Canadá.

2009 - 2010

Curso de Formação de Adultos in English. (Carga horária: 72h). , Wizard Brasil, WIZARD, Brasil.

2007 - 2007

Libras. (Carga horária: 100h). , Centro de Apoio a Pessoa com Surdez, CAPS, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Curso Básico de Educaçao Especial. (Carga horária: 120h). , Açoes Pedagógica, Informática, Treinamento e Cursos Educacionais, APYNTEC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Língua Portuguesa.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Métodos e Técnicas de Ensino.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Sociologia da Educação.

Participação em eventos

II CICLO DE DEBATES DO PAJUP. 2018. (Outra).

VIII ENCONTRO NACIONAL DE DIREITO. 2018. (Encontro).

XIV JORNADA JURIDICA - UNDB. 2018. (Outra).

I CICLO DE DEBATES - PAJUP. 2016. (Encontro).

IV CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE DIREITOS HUMANOS E DE ADVOCACIA. DEMOCRACIA, JUSTIÇA E O CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL: OS DESAFIOS DA PÓS-MODERNIDADE NO CONTEXTO IBERO-AMERICANO. ?Minority report: limites e possibilidades de aplicação do modelo ?precrime? no Direito Penal Brasileiro e sua relação com o cumprimento do princípio da intervenção mínima?. 2016. (Congresso).

III Semana Pedagógica Wizard: estratégias de desenvolvimento pessoal e profissional. 2009. (Encontro).

PNL - Programação Neurolinguística. 2008. (Outra).

Ética- por uma prática profissional de qualidade. 2007. (Outra).

V SEMIC.Transcrição Fonética para um Conversor Texto- Fala Concatenativo para a Língua Portuguesa Falada no Brasil. 2007. (Seminário).

I Encontro Acadêmico de Língua Portuguesa. 2006. (Encontro).

VII Semana de Letras - UEMA. 2005. (Encontro).

II Congresso Internacional de Fonética e Fonologia. 2004. (Congresso).

IV EREL - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. 2004. (Encontro).

VIII Congresso Nacional de Fonética e Fonologia. 2004. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • LIMA, Daniele Martins ; CARNEIRO, MONICA FONTENELLE . PODER SIMBÓLICO E METÁFORAS CONCEPTUAIS: uma breve análise das relações produzidas no campo jurídico em O Processo, de Kafka. Revista de Direito, Arte e Literatura , v. 8, p. 47-66, 2022.

  • Daniele Martins ; Delmo . Direito, poder simbólico e literatura: uma leitura kafkiana do campo jurídico e sua relação com o saber e poder fabricados nas relações jurídicas que impedem o acesso à justiça. 1. ed. Pará: Itacaiúnas, 2022. 60p .

  • LIMA, Daniele Martins . . Por que o direito necessita da epistemologia?. In: MATTOS, Delmo. (Org.). Aspectos metodológicos da pesquisa em Direito: fundamentos epistemológicos para o trabalho científico. 1ed.São Luís: DANIELE, 2022, v. cap 10, p. 47-.

  • LIMA, Daniele Martins . Poder simbólico e o método no direito: uma análise sobre a pesquisa jurídica a partir dos pressupostos de Pierre Bourdieu. In: MATTOS, Delmo. (Org.). Aspectos metodológicos da pesquisa em Direito: fundamentos epistemológicos para o trabalho científico. 2ed.: EDUFMA, 2022, v. , p. 66-.

  • LIMA, D. M. ; CARNEIRO, M. F. . Poder simbólico e metáforas conceptuais: uma breve análise das relações produzidas no campo jurídico em O processo, de Kafka. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Histórico profissional

Experiência profissional

2011 - Atual

Governo do Estado do Maranhão

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Inglês Ensino Médio, Carga horária: 12

2011 - 2013

Maple Bear

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês Ensino Infantil, Carga horária: 25

2011 - 2012

Yázigi

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Carga horária: 12

2007 - 2011

WIZARD

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Carga horária: 20

2009 - 2009

Dom Pedro II

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês Ensino Fundamental II, Carga horária: 12

2008 - 2008

Colégio Dom Bosco de São Luís

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês Ensino Infantil e Médio, Carga horária: 10

2006 - 2006

Escola Crescimento

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Estagiária Ensino Fundamental I, Carga horária: 25

2024 - Atual

Tribunal Regional Federal da 1ª Região, TRF/1ª Região

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Oficial de Gabinete