Danielle da Mota Bastos Alves

Possui graduação plena em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco / UFPE (2005) e mestrado em Educação pela mesma Instituição (2009). Cursando doutorando em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco/UNICAP. É formadora do Centro de Estudos em Educação e Linguagem / CEEL/UFPE e professora efetiva da Secretaria Estadual de Educação/SEE-PE. Atuou como assessora pedagógica da Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação/SEE-PE. Exerceu também a função de gerente de Políticas Educacionais de Jovens, Adultos e Idosos na mesma Secretaria de Estado. Atuou como professora substituta no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino do Centro de Educação da UFPE, nos cursos de Pedagogia e Letras. Atuou também como docente na Fundação de Ensino Superior de Olinda, em curso de Pós-Graduação, e na Faculdade Santa Catarina. É professora titular da Faculdade do Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira; em Didática e em Políticas Educacionais, especialmente na Educação de Jovens e Adultos. Pesquisa e atua nos seguintes temas: educação cristã, gestão escolar, didática do ensino, prática pedagógica, políticas curriculares, avaliação da aprendizagem, alfabetização e letramento, prática do ensino de Língua Portuguesa, análise linguística, gêneros textuais, ensino de gramática, gramática do texto, literatura infantil e infanto-juvenil.Contatos: Fone (81) 9.9946-8891 / e-mail danielle.mbalves@adm.educacao.pe.gov.br ou danimbastos79@gmail.com

Informações coletadas do Lattes em 28/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Ciências da Religião

2025 - Atual

Universidade Católica de Pernambuco
Título: MODOS DE PENSAR E DE FAZER: UMA INVESTIGAÇÃO DOS ENTRAVES NOS TEMPOS E NOS ESPAÇOS (EM CONSTRUÇÃO) DO ENSINO RELIGIOSO EM PERNAMBUCO
DRANCE ELIAS DA SILVA. Palavras-chave: Ensino Religioso; Currículo.Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em Educação

2007 - 2009

Universidade Federal de Pernambuco
Título: ENSINO DE ANÁLISE LINGUÍSTICA: MODOS DE FAZER, MODOS DE PENSAR DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO, Ano de Obtenção: 2009
Lívia Suassuna.Palavras-chave: Didática do português; Ensino de análise linguística; Gramática e ensino; Português no ensino médio; Língua Portuguesa.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino. Setores de atividade: Educação.

Graduação em Letras

2000 - 2005

Universidade Federal de Pernambuco

Formação complementar

2023 -

FORMAÇÃO MINISTERIAL EM EDUCAÇÃO CRISTÃ. , SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO CRISTÃ, SEC, Brasil.

2014 - 2014

QUALIFICAÇÃO E SELEÇÃO DE AVALIADORES DO ENEM 2014. (Carga horária: 120h). , Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Event, Cebraspe, Brasil.

2005 - 2005

Curso Praticas de Leitura no Ensino Fundamental. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Pesquisa e Prática Pedagógica.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Outras Literaturas Vernáculas.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.

Organização de eventos

BASTOS, D. M. . V Mostra de Experiências Exitosas e I Mostra Estadual de Boas Práticas em Gestão Escolar da Rede Pública. 2015. (Outro).

LIMA, G. H. S. ; BASTOS, D. M. ; ABREU, C. ; PONTES, R. K. . III FELP - Fórum sobre o ensino de língua portuguesa. 2012. (Congresso).

Participação em eventos

FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE CUSTÓDIA.MULTICULTURALISMO E EDUCAÇÃO: INSERINDO A CULTURA PERNAMBUCANA E AFROBRASILEIRA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. 2012. (Oficina).

OFICINA DE ELABORAÇÃO DA PROPOSTA DE PARÂMETROS CURRICULARES PARA EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO.OFICINA DE ELABORAÇÃO DA PROPOSTA DE PARÂMETROS CURRICULARES PARA EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO. 2012. (Oficina).

IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LETRAS NEOLATINAS: LIVRO, LEITOR, LEITURA.PRÁTICAS DE ANÁLISE LINGUÍSTICA NA SALA DE AULA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES. 2011. (Simpósio).

III Colóquio Aled Brasil. Discurso e Práticas Sociais. Um tributo a Luiz Antônio Maecuschi.A ANÁLISE LINGUÍSTICA E OS GÊNEROS TEXTUAIS: REFLEXÕES SOBRE MODOS DE FAZER DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO. 2010. (Outra).

I SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM.ANÁLISE LINGUÍSTICA: MODOS DE FAZER, MODOS DE PENSAR DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO. 2010. (Seminário).

XV ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO.ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ARTICULAÇÃO ENTRE LEITURA, PRODUÇÃO DE TEXTO E ANÁLISE LINGUÍSTICA EM FUNÇÃO DA AMPLIAÇÃO DOS NÍVEIS DE LETRAMENTO. 2010. (Encontro).

17º CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL - COLE. RESIGNIFICANDO AS PRÁTICAS DE LEITURA: DOS LIVROS DIDÁTICOS A AÇÃO DOCENTE. 2009. (Congresso).

CURSO DIVERSIDADE TEXTUAL E PRODUÇÃO DE TEXTO.DIVERSIDADE TEXTUAL: OS GÊNEROS NA SALA DE AULA. 2009. (Outra).

V SIMPOSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE GÊNEROS TEXTUAIS.ANUNCIAR E CONSUMIR OS GÊNEROS TEXTUAIS PUBLICITÁRIOS NA SALA DE AULA. 2009. (Simpósio).

12º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 3º Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP. A análise linguistica e suas implicações para as práticas de leitura e produção de textos. 2008. (Congresso).

Congresso de Linguistica em homenagem à Profa Dra Maria Helena Moura Neves. Gramática e a análise linguistica: novas perspectivas para o ensino de língua. 2008. (Congresso).

Palestra "Modelos teóricos e prática pedagógica" ministrada pela Dra Anne Marie Chartier/INRP. 2008. (Outra).

V Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPE - CEPE. Atuação Integrada de Monitores na Prática de Ensino de Português 2: Elaboração e Desenvolvimento de Projetos Didáticos. 2006. (Congresso).

Vi Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPE - CEPE.Experiência de Ensino: Prática de Ensino de Português: Trabalhando com Projetos Didáticos. 2006. (Encontro).

XIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensio - ENDIPE.Projetos Didáticos de Linguagem: Articulando Novos Sentidos entre o Saber Lingüístico e o Fazer Pedagógico. 2006. (Encontro).

XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e LInguística - SILEL.A Construção do Ser Cidadão nas Aulas de Língua Portuguesa nas Turmas de EJA. 2006. (Simpósio).

XXI Jornada Nacional de Estudos Linguísticos.Leitura e Interdisciplinaridade. 2006. (Encontro).

57ª Reunião Anual da SBPC. Ler, Produzir e Analisar Textos: Novas Propostas para o Ensino de Língua Portuguesa. 2005. (Congresso).

Encontro dos (Em)cantadores e Contadores de História.Gêneros Textuais Ficcionais na Sala de Aula: Múltiplos Olhares (Lendas e Mitos). 2005. (Encontro).

I Encontro Pernambucano dos Estudantes de Letras.Generos Textuais Ficcionais: Novas Perspectivas para o Ensino de Língua Portuguesa. 2005. (Encontro).

XXVI Encontro Nacional dos Estudantes de Letras.Revendo o Ensino de Língua Portuguesa atraves dos Gêneros Textuais Mito e Lenda. 2005. (Encontro).

56ª Reunião Anual da SBPC. Projetos Temáticos na Sala de Aula: Vale a Pena Investir nesta Prática. 2004. (Congresso).

Curso de estratégias de processamento textual com a profa Dra Ingedore Villaça Koch. 2004. (Oficina).

XX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos.Projetos Temáticos na Sala de Aula: Uma Proposta Didática para o Ensino de Língua Portuguesa. 2004. (Encontro).

II Encontro Nacional de Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino (ECLAE). 2003. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: NATHALIE VANESSA LIRA ARAÚJO SANTANA

BASTOS, D. M.; MELLO, Anair. DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS DO PROJOVEM DO CAMPO - SABERES DA TERRA DO BAIRRO BELA VISTA I. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA) - INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE GOIANA.

Aluno: ANUNCIADA SOUSA DE LIMA

BASTOS, D. M.; MELLO, Anair. STRESS EM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA) - INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE GOIANA.

Aluno: Marilana Mirella Pinto de Freitas

ÁVILA, Ewerton;BASTOS, D. M.. A webquest como ferramenta de aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Pedagógicas Aplicadas a Língua Portuguesa) - Fundação de Ensino Superior de Olinda.

Aluno: Daiane de Campos Costa

SOARES, M.; LIMA, G. H. S.;BASTOS, D. M.. Abordagens das orações subordinadas em livros didáticos do ensino médio. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Rosane Albuquerque; William Gama

LIMA, H. K. C.; ÁVILA, Ewerton;BASTOS, D. M.; SILVA, I. M. M.. As relações sociais no contexto da EJA, alfabetizando a partir dos gêneros textuais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Marcelo Monteiro; Juliana Carla

CAVALCANTE, Hérica; ÁVILA, Ewerton;BASTOS, D. M.; SILVA, I. M. M.. O projeto Alfa e Beto e o desenvolvimento da capacidade leitora dos alunos do 1º ano do 1º ciclo: contribuições ou limitações. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Orientou

Maria Cecilia de Albuquerque Mendonça

Um Estudo sobre Interpretação Textual através da Notícia Impressa; Início: 2012; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Pedagógicas Aplicadas a Língua Portuguesa) - Fundação de Ensino Superior de Olinda; (Orientador);

IRLENE ALVES SOARES

REVIVENDO MINHA TRAJETÓRIA DE VIDA; PARAR, PENSAR, RECOMEÇAR E FAZER UM NOVO FIM; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Educacional do Estado de São Paulo; Orientador: Danielle da Mota Bastos Alves;

Produções bibliográficas

  • BASTOS, D. M. ; GOMES, J. J. . E a língua falada se ensina? A lenda como objeto para o ensino da oralidade. In: LEAL, T.;GOIS, S.. (Org.). A oralidade na escola: a investigação docente como foco de reflexão. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2012, v. , p. 137-160.

  • BASTOS, D. M. ; CAVALCANTE, Hérica ; SANTOS, Sulanita B. da Cruz . Ensino de classes de palavras: entre a estrutura, o discurso e o texto. In: SILVA, A.; PESSOA, A.C.; LIMA, A.. (Org.). Ensino de Gramática. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2012, v. , p. 113-131.

  • BASTOS, D. M. ; SUASSUNA, Lívia . E COMO ANDA O ENSINO DA ANÁLISE LINGUÍSTICA? UM ESTUDO DOS MODOS DE FAZER DE PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO. In: MARCUSCHI, Beth; LEAL, Telma. (Org.). ESTUDOS SOBRE EDUCAÇÃO E LINGUAGEM: DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO MÉDIO. 1ed.Recife: Editora Universitária da UFPE, 2011, v. , p. 179-200.

  • BASTOS, D. M. ; ÁVILA, Ewerton . PRODUÇÃO ESCRITA E ANÁLISE LINGUÍSTICA: REFLETINDO SOBRE NOVAS POSSIBILIDADES NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA. In: III ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL EM PERNAMBUCO, 2010, Recife. COMUNICAÇÕES ORAIS - Currículo, Ensino, Aprendizagem e Avaliação, 2010.

  • BASTOS, D. M. . ANÁLISE LINGUÍSTICA: UM ESTUDO DA PRÁTICA DO PROFESSOR DE ENSINO MÉDIO. In: XV ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO / ENDIPE, 2010, BELO HORIZONTE. ANAIS DO XV ENDIPE - PAINEL, 2010.

  • BASTOS, D. M. . A ANÁLISE LINGUÍSTICA E OS GÊNEROS TEXTUAIS: REFLEXÕES SOBRE MODOS DE FAZER DE. In: III Colóquio Regional I ALED Brasil: Discurso e práticas sociais, 2010, Recife. COMUNICAÇÕES COORDENADAS, 2010.

  • BASTOS, D. M. . ANUNCIAR E CONSUMIR OS GÊNEROS TEXTUAIS PUBLICITÁRIOS NA SALA DE AULA. In: V SIMPOSIO INTERNACIONAL DOS ESTUDOS DE GÊNEROS TEXTUAIS, 2009, CAXIAS DO SUL, RS. Anais ... SIGET, 2009.

  • BASTOS, D. M. . Projetos Didáticos de Linguagem: Articulando Novos Sentidos entre o Saber Lingüístico e o Fazer Pedagógico. In: XIII ENDIPE ? Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2006, Recife. CR-ROM, 2006.

  • ARAUJO, Luiza Victor ; BASTOS, D. M. ; ARAUJO, D. D. ; SOUZA, Ana Cristina . Prática de Ensino de Português: Trabalhando com projetos didáticos. In: VI CEPE ? Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPE ? VI Congresso de Graduação, 2006, Recife. CD-ROM, 2006.

  • BASTOS, D. M. ; SOUZA, Ana Cristina ; SILVA, D. G. . Atuação integrada de monitores na Prática de Ensino de Português 2: elaboração e desenvolvimento de projetos didáticos. In: V CEPE ? Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPE, 2004, Recife. CD-Rom, 2004.

  • BASTOS, D. M. . ATIVIDADES DE LINGUAGEM, GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: UMA APRECIAÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM DA ANÁLISE LINGUÍSTICA A LUZ DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BASTOS, D. M. . PRÁTICAS DE ANÁLISE LINGUÍSTICA NA SALA DE AULA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DA LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BASTOS, D. M. ; CAVALCANTE, Hérica ; ÁVILA, Ewerton . ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: ARTICULAÇÃO ENTRE LEITURA, PRODUÇÃO DE TEXTO E ANÁLISE LINGUÍSTICA EM FUNÇÃO DA AMPLIAÇÃO DOS NIVEIS DE LETRAMENTO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BASTOS, D. M. . ENSINO DE ANÁLISE LINGUÍSTICA: MODOS DE FAZER, MODOS DE PENSAR DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BASTOS, D. M. . A ANÁLISE LINGUÍSTICA E OS GÊNEROS TEXTUAIS: REFLEXÕES SOBRE MODOS DE FAZER DE PROFESSORES DO ENSINO MEDIO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BASTOS, D. M. . Ressignificando as práticas de leitura: dos livros didáticos a ação docente. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BASTOS, D. M. . ANUNCIAR E CONSUMIR OS GÊNEROS TEXTUAIS PUBLICITÁRIOS NA SALA DE AULA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BASTOS, D. M. . A ANÁLISE LINGÜÍSTICA E SUAS IMPLICAÇÕES PARA AS PRÁTICAS DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BASTOS, D. M. ; Noádia Iris da Silva ; Suzana Ferreira Paulino . Gramática e a análise lingüística: novas perspectivas para o ensino de língua. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BASTOS, D. M. . A Construção do Ser Cidadão nas Aulas de Língua Portuguesa nas Turmas de EJA. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BASTOS, D. M. . Leitura e Interdisciplinaridade: Um objeto, Vários Olhares. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BASTOS, D. M. . Análise Lingüística na Sala de Aula: Para Além da Gramática. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BASTOS, D. M. . Projetos Didáticos de Linguagem: Articulando Novos Sentidos entre o Saber Lingüístico e o Fazer Pedagógico. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BASTOS, D. M. ; ARAUJO, D. D. ; SOUZA, Ana Cristina ; ARAUJO, Luiza Victor . Prática de Ensino de Portruguês: Trabalhando com Projetos Didáticos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BASTOS, D. M. ; SILVA, D. G. ; SOUZA, Ana Cristina . Experiência de Ensino: Atuação Integrada de Monitores na Prática de Ensino de Português 2: Elaboração e Desenvolvimento de Projetos Didáticos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BASTOS, D. M. ; ARAUJO, D. D. . Ler, Produzir e Analisar Textos: Novas Propostas para o Ensino de Língua Portuguesa. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BASTOS, D. M. ; ARAUJO, D. D. ; COSTA, M. J. F. . Oficina Pedagógica: Revendo o Ensino de Língua Portuguesa Através dos Gêneros Textuais Mito e Lenda. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BASTOS, D. M. ; ARAUJO, D. D. ; COSTA, M. J. F. . Oficina Pedagógica: Gêneros Textuais Ficcionais: Novas Perspectivas para o Ensino de Língua Portuguesa. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BASTOS, D. M. ; ARAUJO, D. D. ; COSTA, M. J. F. . Oficina Pedagógica: Genberos Textuais Ficcionais na Sala de Aula: Múltiplos Olhares (Lendas e Mitos). 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BASTOS, D. M. . Projetos Temáticos na Sala de Aula: Uma Proposta Didática para o Ensino de Língua Portuguesa. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BASTOS, D. M. . Projetos Temáticos na Sala de Aula: Vale a Pena Investir nesta Prática. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BASTOS, D. M. . Era uma Vez os Gêneros Textuais na Sala de Aula. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BASTOS, D. M. ; ARAUJO, D. D. . Oficina Pedagógica: Notícia na Sala de Aula. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BASTOS, D. M. . Oficina Pedagógica: Lendo a Lenda, Conte o Mito. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

BASTOS, A. K. P. H. ; ROSA, A. M. M. ; MORAIS, A. G. ; GRANGEIRO, C. I. M. ; BASTOS, D. M. ; MOURA, D. C. ; AMARAL, G. C. B. ; LIMA, G. H. S. ; SILVA, J. A. ; BRANDAO, J. D. L. ; FREITAS FILHO, L. C. M. ; CAVALCANTI, M. C. C. ; ALBUQUERQUE, M. R. S. ; ANTUNES, M. I. C. M. ; LUNA, M. J. M. ; MENDONCA, N. M. P. ; PORTO, Z. G. . Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental e Médio. 2012.

BASTOS, D. M. ; BASTOS, A. K. P. H. ; ROSA, A. M. M. ; MORAIS, A. G. ; GRANGEIRO, C. I. M. ; MOURA, D. C. ; AMARAL, G. C. B. ; LIMA, G. H. S. ; SILVA, J. A. ; BRANDAO, J. D. L. ; FREITAS FILHO, L. C. M. ; CAVALCANTI, M. C. C. ; ALBUQUERQUE, M. R. S. ; ANTUNES, M. I. C. M. ; LUNA, M. J. M. ; MENDONCA, N. M. P. ; PORTO, Z. G. . Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa para Educação de Jovens e Adultos. 2012.

BASTOS, D. M. ; CAVALCANTE NETO, A. L. ; FELIX, D. B. B. ; PONTES, R. K. ; FREIRE, T. O. R. M. . Livro - Texto EJA. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Proposta Curricular para o Programa de Formação de Professores atuantes na EJA).

Prêmios

2012

Professora hpmenageada, UFPE.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE PERNAMBUCO, Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação. , RUA AFONSO OLIDENSE, 1513, VÁRZEA, 50810000 - Recife, PE - Brasil, Telefone: (81) 31838762, URL da Homepage:

Experiência profissional

2005 - Atual

Secretaria de Educacao, Cultura e Esporte do Estado de Pernambuco

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Outras informações:
ATUALMENTE EXERCE A FUNÇÃO DE TÉCNICA PEDAGÓGICA EM LÍNGUA PORTUGUESA NA GERÊNCIA DE POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS / GEJA.

2022 - Atual

Seminario Teológico Batista do Norte do Brasil

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10

2008 - Atual

CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Formadora

Atividades

  • 03/2011 - 08/2012

    Ensino, Formação de Professores da Rede Municipal de Recif, Nível: AperfeiçoamentoDisciplinas ministradas, Práticas de Alfabetização e Letramento

  • 01/2009 - 11/2009

    Ensino, Diversidade textual na sala de aula, Nível: AperfeiçoamentoDisciplinas ministradas, Diversidade textual: os gêneros na sala de aula

  • 01/2009 - 11/2009

    Ensino, Formação de Professores Rede Mun. Camaragibe, Nível: AperfeiçoamentoDisciplinas ministradas, Práticas de Alfabetização e Letramento

2011 - 2012

Ministério da Educação

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista

Outras informações:
ATUA COMO FORMADORA DE ORIENTADORES DE ESTUDO DO ESTADO DE PERNAMBUCO DO PROGRAMA PRO LETRAMENTO

Atividades

  • 01/2011

    Treinamentos ministrados , Diretoria de Educação a Distancia DED/CAPES.Treinamentos ministrados, O treinamento é voltado para professores dos anos iniciais

2012 - 2017

Faculdade Santa Catarina

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

  • 03/2012

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Literatura Infantil, Literatura Infanto Juvenil

2008 - 2015

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor pedagógico

Outras informações:
Correção das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM/2008)

2010 - 2012

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: CONTRATO TEMPORARIO, Carga horária: 40

Outras informações:
LOTADA NO DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO. MINISTROU DISCIPLINAS DE PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA, FUNDAMENTOS DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA, PRÁTICA DE ENSINO DE PORTUGUÊS.

Atividades

  • 08/2011 - 12/2011

    Ensino, Letras, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Prática de Ensino de Português 2

  • 08/2011 - 12/2011

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fundamentos do Ensino de Língua Portuguesa I, Pesquisa e Prática Pedagógica 4 (Ensino Fundamental A)

  • 02/2011 - 07/2011

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Pesquisa e Prática Pedagógica 4 (Ensino Fundamental A)

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fundamentos do Ensino de Língua Portuguesa II, Pesquisa e Prática Pedagógica 4 (Ensino Fundamental A)

  • 02/2010 - 07/2010

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, Fundamentos do Ensino de Língua Portuguesa II, Pesquisa e Prática Pedagógica 4 (Ensino Fundamental A)

2012 - 2013

Fundação de Ensino Superior de Olinda

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

  • 02/2012

    Ensino, Práticas Pedagógicas Aplicadas a Língua Portuguesa, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Gramática do texto

2008 - 2012

Centro de Ensino à distância e Educação Continuada

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Formadora

2005 - 2005

Colegio Motivo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Substituta de Lingua Portuguesa, Carga horária: 12

2003 - 2005

Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Recife

Vínculo: Professora Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiaria, Carga horária: 18

2017 - 2018

Universidade Brasil / Faculdade Recife

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior