Maria de Fátima Tavares
Graduada em Pedagogia e Letras e pós-graduada em planejamneto e Gestão Escolar pela UPE. Mestre em Liderança pela Universidade de Santo Amaro (2006), aluna em fase de qualificação de projeto de pesquisa do Doutorado em Ciências da Educação, área inovação pedagógica da Universidade da Madeira - Portugal. Associada ao Centro Paulo Freire Estudos e Pesquisas da UFPE. Exerceu funções de professora de Didática do Ensino Superior, professora de Avaliação Institucional e da Aprendizagem e orientou monografias no curso de Pós-graduação da FACIPE. Ministrou Seminários sobre Metodologia Científica no curso de Pós-graduação da UPE. Foi professora de Didática Geral, Planejamento Educacional, Arte e Educação, Avaliação da Aprendizagem, Currículo e Contemporaneidade, Fundamentos Epistemológicos do Memorial Científico, Cultura e Cidadania e Educação e Trabalho do Programa Especial de Graduação em Pedagogia da UPE, onde também foi professora tutora. Exerceu também o magistério das séries iniciais do ensino fundamental e disciplinas do curso normal médio. Foi supervisora pedagógica do ensino fundamental e diretora escolar da rede municipal de Nazaré da Mata. É pedagoga no Sistema Colégio Militar do Brasil. Implantou e chefiou a Seção de Supervisão Escolar no Colégio Militar de Manaus. Atualmente, no Colégio Militar do Recife, chefiou a Seção de Supervisão Escolar, implantou e chefiou o Núcleo de Apoio Pedagógico e a Seção de Estudos e Práticas Pedagógicas, hoje denominada Coordenação de Apoio Pedagógico. Editora da revista científica Cultura Garança (ISSN 1807-9172) do Colégio Militar do Recife. Atuou como professora formadora do PROGEPE (SEE-PE e UPE).
Informações coletadas do Lattes em 27/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Ciência da Educação
1999 - Atual
Universidade da Madeira
Orientador: Carlos Finor
com Palavras-chave: construcionismo; inovação pedagógica.Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: PEDAGOGIA. Setores de atividade: Educação.
Mestrado em Liderança
2005 - 2006
Universidade de Santo Amaro
Dr. João Pinheiro de Barros Neto.Palavras-chave: aprendizagem organizacional; colégio militar; liderança; líderes.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: liderança e organizações. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Administração de Recursos Humanos.
Especialização em Planejamento e Gestão Escolar
1999 - 2000
Universidade de Pernambuco
Orientador: Fátima Maria Gomes
Formação complementar
2008 - 0000
O Lugar da Interdisciplinaridade no Discurso de pa. , Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
2011 - 2011
atualização em ambiente virtual de aprendizagem -. (Carga horária: 60h). , Colégio Militar do Recife.
2010 - 2010
Estágio de Atualização Pedagógica. (Carga horária: 30h). , Colégio Militar do Recife.
2009 - 2009
III Seminário de Educação da DEPA e V Simpósio de. (Carga horária: 60h). , Departamento de Ensino e Cultura do Exército.
2007 - 2007
Didática Centrada nos Processos. , Núcleo de Desenvolvimento do Potencial Cognitivo.
2007 - 2007
aluna especial do Doutorado em Educação. , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2007 - 2007
Oficina Pedagógica: A Importância da Atividade Fís. , colégio militar de salvador.
2006 - 2006
Formação do Cidadão Socorrista. (Carga horária: 40h). , Polícia Militar de Pernambuco.
2005 - 2006
inglês. , yázigi internexus.
2005 - 2005
inglês. , Wizard Manaus.
2004 - 2004
Curso de Oratória. , Speakercom Treinamento Assessoria e Marketing.
2003 - 2003
Gestão de Projetos. , Escola de Administração do Exército, EsAEX, Brasil.
2003 - 2003
Segurança da Informação. , Escola de Administração do Exército, EsAEX, Brasil.
2002 - 2002
Bibliotecas Virtuais e Livros Eletrônicos: uma int. , SNBU.
2001 - 2001
Capacitação para Currículo e Contemporaneidade. , Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
2001 - 2001
Capacitação em Avaliação da Aprendizagem. , Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
2001 - 2001
Capacitação em Planejamento Educacional. , Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
2001 - 2001
Curso de Curta Duração. , Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
2001 - 2001
Capacitação em Educação e Trabalho. , Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em História e Cidadania. , Módulo Editora e Desenvolvimento Educacional.
2000 - 2000
Extensão universitária em Problemas de Aprendizagem e Distúrbios do Comporta. , Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
1998 - 1998
Curso de Licitação e Contratos Administrativos. , Fundação de Desenvolvimento Municipal do Interior de Pernambuco.
1988 - 1988
Capacitação na Nova Política de Ação do Governo Po. , Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: liderança e organizações.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: cultura.
Participação em eventos
CMR Espaço de Diálogo e Novas Aprendizagens. 2013. (Encontro).
O Papel das TIC no Ensino por Competências.Ensino Por compertências no Sistema Colégio Militar do Brasil. 2012. (Seminário).
V Seminário da DEPA. 2011. (Seminário).
Técnicas Pedagógicas em Foco.Educação Tradicional X educação contemporânea. 2011. (Oficina).
Técnicas Pedagógicas em Foco.Técnicas Pedagógicas, de Sensibilização e Ludopedagógicas. 2011. (Oficina).
Técnicas Pedagógicas Em Foco.Tendencias pedagogicas modernas e seus representantes. 2011. (Encontro).
Técnicas Pedagógicas em foco.Interdisciplinaridade. 2011. (Encontro).
Atualização em AVA. 2011. (Outra).
III Seminário de Educação da DEPA e V Simpósio de Educação do CMCG.Apoio Pedagógico: uma prática em construção. 2009. (Seminário).
Congresso Internacional Sobre Qualidade na Educação. 2008. (Congresso).
Estágio de AtualizaÇòa Pedagógica. 2008. (Seminário).
IX SEMINARIO A ECONOMIA BRASILEIRA E A CONSTRUCAO CIVIL CENARIOS PARA 2008. 2008. (Seminário).
O Lugar da Interdisciplinaridade no Discurso de Paulo Freire.pedagogia da Diferença Para Inclusão de Identidades. 2008. (Seminário).
Curso de Especialização em Educação Infantil.7º Seminário de Monografia. 2008. (Seminário).
Curso de Especialização em desenvolvimento e Gestão da Capacidade Humana nas Organizações.2º Seminário de Monografia. 2008. (Seminário).
Conferência Internacional :globalização educação e cidadania. 2008. (Outra).
Palestra sobre autoridade e autoritarismo. 2008. (Outra).
A Urgência de Líderes Educadores em Tempos de Desencanto. 2008. (Outra).
Letramento e Avaliação. 2008. (Outra).
A Ética na Escola Moderna. 2008. (Outra).
VI Colóquio Internacional Paulo Freire. Ensinar Exige Consciência do Inacabamento: uma breve análise. 2007. (Congresso).
VIII Seminário: A Economia Brasileira e a Construção Civil, Os Cenários para 2007. 2007. (Seminário).
III Simpósio de Educação do Colégio Militar de Salvador. 2007. (Simpósio).
Oficina de Atividade Física. 2007. (Oficina).
Alongamento e Flexibilidade na Perspectiva da Promoção da Saúde. 2007. (Oficina).
Voz Profissional. 2007. (Oficina).
VIII Jornada Pedagógica da Escola de Aprendizes Marinheiro de Pernambuco. 2007. (Outra).
Palestra Aparelho Vocal - Voz Profissional. 2007. (Outra).
Palestra sobre Avaliação da Aprendizagem. 2007. (Outra).
Palestra sore Condutas Agressivas na Escola. 2007. (Outra).
Palestra: Focus de Tensão da Atualidade. 2007. (Outra).
A Questão dos Resíduos Sólidos em Pernambuco. 2007. (Outra).
Inclusão Social na Escola. 2007. (Outra).
Seminário Internacional em Tecnologia da Informação. 2006. (Seminário).
VII Seminário: A EconômiaBrasileira e a Construção Civil. 2006. (Seminário).
O Caminho para Gostar de Ler. 2006. (Oficina).
Liderança e Mudança. 2006. (Outra).
A Emoção Catalisadora do Processo Ensino-Aprendizagem. 2006. (Outra).
Motivação e Ambiente de Trabalho. 2006. (Outra).
Relação Professor-Aluno: Sucessos e Fracassos. 2006. (Outra).
Palestra sobre Síndrome de Burnout. 2006. (Outra).
Estimulando a Curiosidade Científica do Aluno. 2006. (Outra).
A Importância da Atividade Física na Vida do Profissional da Educação. 2006. (Outra).
Revitalização/Transposição do Rio São Francisco. 2006. (Outra).
4º Telecongresso Internacional de Educação de Jovens e Adultos. 2005. (Congresso).
CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE COMPETÊNCIAS NA EDUCAÇÃO. 2005. (Congresso).
Seminário Liderança Evolução da Motivação. 2005. (Seminário).
Simpósio de Educação Repensando o Papel da Escola, Família e a Avaliação no Cotidiano. 2005. (Simpósio).
I ESENNE - Encontro de Supervisores Escolares dos Colégios Militares do Norte- Nordeste.Estruta e Funcionamento da Seção de Supervisão Escolar do Colégio Militar de Manaus. 2005. (Encontro).
Conferência Amazônica de Educação. 2004. (Outra).
I Seminário de Produção e Avaliação Científica.A Interdisciplinaridade na Formação do Cidadão Integral. 2003. (Seminário).
I JTI- I Jornada de Trabalhos Interdisciplinares.Projeto de Implantação da Seção de Supervisão Escolar do Colégio Militar de Salvador. 2003. (Outra).
XII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias. 2002. (Seminário).
II Simpósio de Bibliotecas Universitárias da América Latina e do Caribe. 2002. (Simpósio).
Encontro Administrativo -Pedagógico do PROGRAPE. 2001. (Encontro).
EDUNE. 2000. (Congresso).
Programa de Desenvolvimento Continuado - PCN em Ação.PCN em Ação. 2000. (Oficina).
II Colóquio Internacional Paulo Freire. 1999. (Congresso).
Mauro Mota Resgate dos Caminhos de um Homem de Letras. 1998. (Outra).
Seminário Sobre Alfabetização de Mulheres Jovens e Adultas. 1989. (Seminário).
Participação em bancas
TAVARES, M. F.; FRANKLIN, M.; BORGES, T. C. A.. Concurso Publico Para professor de Ingles. 2008. Colégio Militar do Recife.
TAVARES, M. F.; FRANKLIN, M.; BORGES, T. C. A.. Concurso de Admissão ao Colégio Militar do Recife. 2008. Colégio Militar do Recife.
TAVARES, M. F.; MONTEIRO, C.. Concurso Soletrando/2009 no CMR. 2008. Colégio Militar do Recife.
FRANKLIN, M.;TAVARES, M. F.. Concurso de Admissão ao Colégio Militar do Recife. 2007. Colégio Militar do Recife.
Orientou
A Trajetória da EJA no Município de Nazaré da Mata; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência educacional e Organização Escolar) - Faculdade Integrada de Pernambuco; Orientador: Maria de Fátima Tavares;
A Prática Pedagógica da Língua Portuguesa e Suas Contribuições para a Formação de Leitores do Curso Normal Médio: o caso da Escola Dom Carlos Coelho em Nazaré da Mata-PE; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência educacional e Organização Escolar) - Faculdade Integrada de Pernambuco; Orientador: Maria de Fátima Tavares;
As Implicações dos Elementos Poluentes no Rio Tracunhaém para o Município de Nazaré da Mata; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência educacional e Organização Escolar) - Faculdade Integrada de Pernambuco; Orientador: Maria de Fátima Tavares;
O Maracatu Rural como Elemento de Identidade Cultural nos Currículos das Escolas do Município de Nazaré da Mata; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência educacional e Organização Escolar) - Faculdade Integrada de Pernambuco; Orientador: Maria de Fátima Tavares;
Gestão Democrática e a Circulação dos Saberes nas Escolas Públicas no Município da Aliança; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência educacional e Organização Escolar) - Faculdade Integrada de Pernambuco; Orientador: Maria de Fátima Tavares;
A Prática Interdisciplinar do Professor de Geografia do Ensino Fundamental II, no Município de Tracunhaém - PE; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência educacional e Organização Escolar) - Faculdade Integrada de Pernambuco; Orientador: Maria de Fátima Tavares;
Produções bibliográficas
-
TAVARES, M. F. . Política de Educação Integral no Brasil: uma abordagem histórica. Cultura Garança , v. IX, p. 44-56, 2012.
-
TAVARES, M. F. . Currículo, Identidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Cultura Garança , v. VIII, p. 30-42, 2011.
-
TAVARES, M. F. . Internet e Educação: as contribuições do ciberespaço para a inovação pedagógica. Cultura Garança , v. VII, p. 41-52, 2010.
-
TAVARES, M. F. . Tecnologia Educativa. Cultura Garança , v. VII, p. 98-110, 2010.
-
TAVARES, M. F. . A Influência da Liderança Para a Aprendizagem Organizacional. Cultura Garança , v. VI, p. 19-32, 2009.
-
TAVARES, M. F. . Pedagogia da Diferença Para Inclusão de Identidades. Cultura Garança , v. 4, p. 11, 2008.
-
TAVARES, M. F. . Interdisciplinaridade, Educação e Cidadania. Cultura Garança , v. 7, p. 14-26, 2007.
-
TAVARES, M. F. . Autonomia: desafios e horizontes. In: Autonomia: desafios e horizontes, 2007, Recife-PE. VI Congresso Internacional Paulo Freire. Recife: Centro Paulo Freire, Estudos e Pesquisas, 2007.
-
TAVARES, M. F. . Apoio Pedagógico: uma prática em construção. In: III Seminário de Educação da DEPA e V Simpósio de Educação do CMCG, 2009, Campo Grande. Apoio Pedagógico: uma prática em construção, 2009.
-
TAVARES, M. F. . Sobre Educação Interdimensional. Cultura Garança , 2013.
-
TAVARES, M. F. . A Importância da Liderança para a Aprendizagem Organizacional. Estudos em Liderança (Unisa) , 2008.
-
TAVARES, M. F. . Interdisciplinaridade, Educação e Cidadania. Cultura Garança , 2007.
-
TAVARES, M. F. . Ensino Por Competências no Sistema Colégio Militar do Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TAVARES, M. F. . Transtornos d eAprendizagem. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TAVARES, M. F. . Utilização de Recursos Multimídia em Sala de Aula. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TAVARES, M. F. . Pedagogia da Diferença Para Inclusão de Identidades. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
TAVARES, M. F. . Ensinar Exige Consciência do Inacabamento: uma breve análise. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
TAVARES, M. F. . Coordenação de Apoio Pedagógico. 2012.
TAVARES, M. F. ; MALTA, S. . Revista Científica Cultura Garança. 2008. (Editoração/Periódico).
TAVARES, M. F. . Museu do Colégio Militar do Recife. 2006. (Manutenção de obra artística/Restauração).
P. Camargo ; TAVARES, M. F. ; FRANKLIN, M. . Contos da Terra dos Mil Povos. 2008 (Organização do evento de cultura e artes).
TAVARES, M. F. ; NUNES, T. F. ; HERBERT, A. . A Hora do Recreio. 2006.
TAVARES, M. F. ; ALDA, ; MARIA, S. . I PROGRART. 2002 (Organização do evento de cultura e artes).
TAVARES, M. F. . Vídeo Institucional do CMR. 2006 (Vídeo Institucional do Colégio Militar do Recife) .
Projetos de pesquisa
-
2009 - Atual
Inovação Pedagógica e Educação Integral: o caso da EREM Desembargador Renato Fonseca, Descrição: Pesquisa para elaboração da Tese de Doutoramento. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
-
2005 - 2007
estudo de caso sobre Liderança Militar e sua Influência na aprendizagem Organizacional, Descrição: Estudo de caso realizado no Colégio Militar do Recife com o objetivo de analisar a influência da liderança militar na aprendizagem organizacional a fim de obter o título de mestre pela Universidade de Santo Amaro - UNISA/SP.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Número de produções C, T & A: 2
Projetos de desenvolvimento
-
2007 - Atual
Núcleo de Apoio Pedagógico, Descrição: Implantação do Núcleo de Apoio Pedagógico do CMR, onde se realiza avaliação diagnóstica dos alunos a fim de desenvolver um programa de recuperação da aprendizagem com base em técnicas pedagógicas diversas e no Programa de Enriquecimento Instrumental, tendo também o objetivo de resgatar a auto-estima do aluno e uma melhor integração.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Prêmios
2012
Medalha Thomaz coelho - Ouro, Instituto dos docentes do Magistério Militar.
2008
Medalha Marechal Trompowsky, Instituto dos Docentes do Magisterio Militar-IDMM.
2007
certificado de colaborador, 5º Centro de Telemática de Área.
2006
Medalaha Mérito Guararapes, Prefeitura Municipal de Jaboatão dos Guararapes.
2000
Certificado de Colaboradora, Grupo de Arte Popular de Nazaré da Mata.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Colégio Militar do Recife, Exército Brasileiro. , Av Visconde de São Leopoldo, 198, Engenho do Meio, 50730-120 - Recife, PE - Brasil, Telefone: (81) 21296340, Ramal: 6354, Fax: (81) 34533866, URL da Homepage:
Experiência profissional
2012 - 2012
Secretaria de Educação do Estado de PernambucoVínculo: prestação de serviços, Enquadramento Funcional: professor formador, Carga horária: 8
2007 - 2007
Faculdade Integrada de PernambucoVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Didatica do Ensino Superior, Carga horária: 30
Outras informações:
Professora do Curso de Pos Graduacao em Docencia Educacional e Organizacao Escolar
Atividades
-
10/2007
Ensino, Docência Educacional e Organização Escolar, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Didática do Ensino Superior
-
04/2007
Ensino, Docência Educacional e Organização Escolar, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Orientação à Monografia
2007 - Atual
Centro Paulo Freire - Estudos e PesquisasVínculo: associada, Enquadramento Funcional: participante das atividades do centro
2006 - 2006
5º CENTRO DE TELEMÁTICA DE ÁREA, 5º CTAVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Palestrante
Outras informações:
Palestra sobre o Papel da Mulher no Mundo Atual
2005 - 2005
Igreja Batista PenielVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Palestrante
Outras informações:
treinamentos sobre Planejamento e Técnicas de Ensio, dentro do Projeto Líderes Efetivos. Esta Igreja localiza-se em Manaus - AM
2002 - 2002
Faculdade de Teologia e Ciencias Sociais do RecifeVínculo: CONTRATO, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DE GRADUAÇÃO, Carga horária: 40
Outras informações:
Professora do Curso de Pedagogia da disciplina Supervisão Educacional
1994 - 1994
Escola Professor Carlos SoderoVínculo: contratada, Enquadramento Funcional: Professora de Geografia
Outras informações:
Professora de Geografia de 5ª a 8ª série
1988 - 2007
Prefeitura de Nazaré da MataVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Supervisora, Diretora de Escola,, Carga horária: 40
Atividades
-
11/2001 - 07/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Prefeitura de Nazaré da Mata, .,Cargo ou função, membro da UGEM (Unidade Gestora de Energia Municipal).
-
Direção e administração, Prefeitura de Nazaré da Mata, .,Cargo ou função, Diretora do Colégio Municipal Dom Mota, onde desenvolvi os projetos: Grupo de Capoeira Cordão de Ouro, Belas Artes, Agentes de conservação ambiental, Resgate, Amigos da Escola, Família na Escola e De Bem Com a Escola em Parceria com a Polícia Militar.
-
Serviços técnicos especializados , Prefeitura de Nazaré da Mata, .,Serviço realizado, Supervisora Escolar do Ensino Fundamental I e II e Educação de Jovens e Adultos.
-
01/1997 - 12/1998
Conselhos, Comissões e Consultoria, Prefeitura de Nazaré da Mata, .,Cargo ou função, Presidente e membro da Comissão Permanente de Licitação e contratos administrativos.
-
01/1995 - 12/1996
Ensino,,Disciplinas ministradas, professora do curso de magistério das disciplinas Didática e Estrutura e Funcionamento do Esino de 1º e 2º graus
-
01/1988 - 12/1994
Ensino,,Disciplinas ministradas, professora do ensino fundamental I
2007 - 2007
Exército BrasileiroVínculo: Militar, Enquadramento Funcional: Pedagoga, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Coordenação da revisão curricular de Filosofia, Sociologia e Matemática para o Ensino Fundamental e Médio
Atividades
-
09/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colégio Militar do Recife, .,Cargo ou função, membro do grupo de trabalho sobre Modernização do Ensino no Exército.
-
07/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colégio Militar do Recife, .,Cargo ou função, membro da Comissão do Concurso de Admissão ao Colégio Militar do Recife.
-
06/2007
Serviços técnicos especializados , Colégio Militar do Recife, .,Serviço realizado, planejou, implantou e chefia o Núcleo de Apoio Pedagógico do CMR.
-
03/2007
Treinamentos ministrados , Colégio Militar do Recife, .,Treinamentos ministrados, Palestra sobre o Papel da Escola na Formação Integral do Aluno para professores e Monitores do Ensino fundamental e médio
-
02/2006 - 11/2007
Serviços técnicos especializados , Colégio Militar do Recife, .,Serviço realizado, Relançamento do Jornal O Capibaribe.
-
02/2006 - 11/2007
Serviços técnicos especializados , Colégio Militar do Recife, .,Serviço realizado, projeto de ampliação do museu do CMR, incluindo o projeto Preservar que trata da conservação e manutenção do patrimônio.
-
02/2006 - 11/2007
Serviços técnicos especializados , Colégio Militar do Recife, .,Serviço realizado, Chefe da Seção de Comunicação Social.
-
05/2007 - 10/2007
Serviços técnicos especializados , Colégio Militar do Recife, .,Serviço realizado, Co-organizadora da I Semana do Mestre (palestras e apresentações artísticas).
-
02/2007 - 06/2007
Serviços técnicos especializados , Colégio Militar do Recife, .,Serviço realizado, Enquanto Chefe da Seção de Supervisão Escolar, foi responsável pelo Projeto Chá Pedagógico que consiste em encontros com educadores para discussão de temas pedagógicos..
-
02/2007 - 06/2007
Serviços técnicos especializados , Colégio Militar do Recife, .,Serviço realizado, jornal que tem por objetivo veicular informações de caráter pedagógico para o público interno.
-
11/2006 - 06/2007
Serviços técnicos especializados , Colégio Militar do Recife, .,Serviço realizado, chefe da seção de supervisão escolar.
-
11/2006 - 06/2007
Outras atividades técnico-científicas , Colégio Militar do Recife, .,Atividade realizada, coordenou a equipe de revisão dos currículos de Filosofia, Sociologia e Matemática do Colégio Militar do Recife (Ensino Fundamental e Médio).
-
03/2007 - 03/2007
Treinamentos ministrados , Colégio Militar do Recife, .,Treinamentos ministrados, co-organizadora da palestra A Violência Contra a Mulher que contou com a participação da Dra. Mariluce Coelho, delegada da Mulher em Recife
-
01/2006 - 12/2006
Pesquisa e desenvolvimento , Colégio Militar do Recife, .,Linhas de pesquisa
-
01/2006 - 11/2006
Serviços técnicos especializados , Colégio Militar do Recife, .,Serviço realizado, implantação dos projetos preservar e de Bem com a Vida.
-
10/2006 - 10/2006
Treinamentos ministrados , Colégio Militar do Recife, .,Treinamentos ministrados, organizadora da palestra sobre Interdisciplinaridade
2004 - 2005
Colégio Militar de ManausVínculo: Militar, Enquadramento Funcional: Supervisora escolar, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
02/2004 - 11/2005
Serviços técnicos especializados , colegio militar de manaus, .,Serviço realizado, planejamento das reuniões com responsáveis e mestres.
-
02/2004 - 11/2005
Serviços técnicos especializados , colegio militar de manaus, .,Serviço realizado, responsável pela mediação que resultou na parceria entre o CMM e a Associação Júnior Achievement a qual desenvolveu trabalho com a 2ª série do ensino médio visando desenvolver nos alunos o seu espírito empreendedor e com o ensino fundamental ministro.
-
01/2004 - 11/2005
Serviços técnicos especializados , colegio militar de manaus, .,Serviço realizado, Chefe da Seção de Supervisão Escolar.
-
01/2004 - 11/2005
Treinamentos ministrados , colegio militar de manaus, .,Treinamentos ministrados, palestra sobre técnicas de ensino para professores do ensino fundamental e médio
-
01/2004 - 11/2005
Treinamentos ministrados , colegio militar de manaus, .,Treinamentos ministrados, Efetivação do projeto Líderes Efetivos, que tinha como objetivo desenvolver a liderança nos membros da equipe de supervisão escolar
-
10/2005 - 10/2005
Treinamentos ministrados , colegio militar de manaus, .,Treinamentos ministrados, Planejamento e organização da Mesa Redonda sobre Tecnologia e Educação em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas e Universidade Federal do Amazonas
-
02/2004 - 10/2005
Ensino,,Disciplinas ministradas, Assessoria aos trabalhos interdisciplinares do Colégio Militar de Manaus, dentre eles o Projeto Coleta Seletiva e Reciclagem do Lixo.
-
02/2004 - 10/2005
Treinamentos ministrados , colegio militar de manaus, .,Treinamentos ministrados, Ministrou palestra sobre o Papel do Pedagogo no Sistema Colégio Militar do Brasil
-
02/2004 - 10/2005
Treinamentos ministrados , colegio militar de manaus, .,Treinamentos ministrados, Coordenação de três palestra sobre Relacionamento Interpessoal
-
02/2004 - 10/2005
Treinamentos ministrados , colegio militar de manaus, .,Treinamentos ministrados, Coordenação da palestra Uso Correto da Voz para professores do ensino fundamental e médio
-
02/2004 - 10/2005
Treinamentos ministrados , colegio militar de manaus, .,Treinamentos ministrados, coordenação da palestra sobre Cidadania - Estatuto da Criança e do Adolescente para professores, pais e alunos
-
02/2004 - 10/2005
Treinamentos ministrados , colegio militar de manaus, .,Treinamentos ministrados, Palestra e discussão sobre Avaliação da Aprendizagem com elaboração de apostila sobre o assunto
-
02/2004 - 10/2005
Treinamentos ministrados , colegio militar de manaus, .,Treinamentos ministrados, Coordenação do Estágio de Atualização Pedagógica para Professores _ ESTAP nível II
-
02/2004 - 10/2005
Outras atividades técnico-científicas , colegio militar de manaus, .,Atividade realizada, Criação do Jornal - JOPED. Jornal pedagógico que tem por finalidade circular informações pedagógicas no Colégio Militar de Manaus..
-
02/2004 - 10/2005
Outras atividades técnico-científicas , colegio militar de manaus, .,Atividade realizada, Criação do Grêmio do Quadro Complementar de Oficiais do Exército - QCO, no Colégio Militar de Manaus, com o objetivo de difundir os valores do Exército Brasileiro.
-
01/2004 - 10/2005
Direção e administração, colegio militar de manaus, .,Cargo ou função, Coordenação da Parceria entre o Colégio Militar de Manaus e o Centro de Integração Empresa Escola - CIEE responsável por estágios profissionalizantespara alunos.
-
02/2004 - 02/2004
Estágios , colegio militar de manaus, .,Estágio realizado, Estágio de Adaptaçãoà selva para militares recém-chegados à Amazônia.
2001 - 2002
Universidade de PernambucoVínculo: contratada, Enquadramento Funcional: professora do curso de Pedagogia, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora tutora, professora das disciplinas: Avaliação da Aprendizagem, Planejamento Educacional, Educação e Trabalho, Arte e Educação, Currículo e Contemporaneidade, Fundamentos Históricos da Educaçào, Estrutura e Organização da Educação Básica
Atividades
-
03/2008 - 04/2008
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didatica Geral
-
12/2007 - 12/2007
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didatica Geral
-
07/2002 - 12/2002
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Planejamento Educacional
-
12/2001 - 12/2002
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação e Trabalho
-
06/2002 - 07/2002
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estrutura e Funcionamento da Educação Básica
-
01/2002 - 06/2002
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura e Cidadania
-
04/2002 - 04/2002
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Arte e Educação
-
08/2001 - 12/2001
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos Históricos da Educação
-
05/2001 - 07/2001
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Currículo e Contemporaneidade
-
04/2001 - 07/2001
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Avaliação da Aprendizagem
-
01/2000 - 06/2000
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Ensino
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Maria de Fátima Tavares e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?