Marcelo Fonseca Barbalho

Graduado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte em Engenharia Elétrica, bolsista da CNPQ categorial DTI-B pelo Instituto Nacional de Pesquisa Espacial - INPE.

Informações coletadas do Lattes em 27/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Engenharia elétrica

2004 - 2009

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Orientador: Prof. Dr. Adaildo Gmomes d'Assunção
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Projetos de desenvolvimento

  • 2007 - 2008

    PVG1437-2007 - DESENVOLVIMENTO DE CIRCUITOS E CARACTERIZAÇÃO DO CANAL DE PROPAGAÇÃO DE SISTEMAS DE COMUNICAÇÕES SEM FIO, Descrição: Desenvolvi novas configurações de ressoadores e antenas planares com anéis de microfita, para aplicações em sistemas de comunicações sem fio, através da introdução de fendas nos patches condutores de ressoadores e antenas de microfita convencionais. Efetuei a caracterização dessas novas estruturas de ressoadores e antenas e elaborei programas computacionais para o projeto das mesmas. Projetei, construí e medi protótipos desses circuitos para efetuar comparações entre os resultados teóricos e os medidos. Além disso, tenho participado regularmente de reuniões com pesquisadores da Base de Pesquisa GEMA-UFRN e apresentei um trabalho no CIC 2007 da UFRN. . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2006 - 2007

    PVG341-2006 - DESENVOLVIMENTO DE ANTENAS, CIRCUITOS PLANARES E DISPOSITIVOS FOTÔNICOS PARA ALTAS FREQÜÊNCIAS, Descrição: Foi efetuada uma investigação teórica e experimental para a determinação da constante dielétrica de materiais usados como substratos em antenas de microfita. Especificamente, foram desenvolvidas antenas planares com patches de microfita, projetadas com a utilização da teoria da linha de transmissão, da teoria eletromagnética e dos parâmetros de espalhamento. Na construção de protótipos foram usadas técnicas de fabricação de circuitos impressos. Além disso, foi desenvolvido um programa computacional, para a determinação de resultados numéricos para comparação com resultados experimentais. A determinação da constante dielétrica foi efetuada a partir de análise das curvas da perda de retorno e dos valores da freqüência de ressonância para as antenas de microfita consideradas. A caracterização desses materiais dielétricos se justifica por conta da importância da constante dielétrica na definição das propriedades eletromagnéticas das antenas de microfita. O estudo realizado permitiu o aprendizado de técnicas de análise dos parâmetros das antenas presentes em sistemas de comunicações móveis e de programação computacional. Foram obtidos resultados numéricos dos parâmetros da antena e também resultados experimentais usando o network analyzer. . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Experiência profissional

2011 - 2013

Instituto Nacional de Pesquisa Espacial

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Engenheiro Eletricista, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsista na categoria DTI-C no projeto 560150/2010-5 - DESENVOLVIMENTO DE UM TRANSPONDER DE COLETA DE DADOS PARA UM NANO-SATÉLITE DO SISTEMA BRASILEIRO DE COLETA DE DADOS AMBIENTAIS.

2010 - 2011

SENAI/RN - CENTRO DE TECNOLOGIA E INFORMATICA ALUIZIO ALVES

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 20

Outras informações:
MINISTRANDO AS DISCIPLINAS: - ELETRONICA ANALOGICA - ELETRONICA DIGITAL - SISTEMAS MICROPROCESSADOS E MICROPROCESSADOS - INICIO AS TELECOMUNICACOES

2009 - 2009

Centro de Tecnologia do Gás

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Prestação de Serviços ao CT-GAS ministrando a disciplina, Eletrônica de Potência, para a formação de Técnicos em Eletricidade. A Prestação de Serviços ao CT-GAS também foi realizada no período de fervereiro a março de 2010

2006 - 2008

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista da Graduação, Enquadramento Funcional: Graduação, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.