Francisco Silvio Maia

MBA em Gestão e Governança de Segurança Pública - Universidade de Brasília UNB; Mestre em Engenharia, Energia e Ambiente pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB); Mestre em Engenharia Ambiental pela Universidade De Trás-Os-Montes e Alto Douro (UTAD - Portugal); Bacharel em Direito (ESTÁCIO); Bacharel em Engenharia Química (UFC); Licenciado em Química (UFC); Especialista em Perícia Criminal (FIC-Senasp); Especialista em Política e Gestão em Segurança Pública (FIC-Senasp); Acadêmico de Direito (FIC-Estácio); Secretário de Segurança Pública de Aquiraz-CE; Comandante da Guarda Civil Municipal de Aquiraz-CE (2021-2023); Diretor da Divisão de Proteção ao Estudante e Prevenção ao uso de Drogas (Dipre) da Polícia Civil do Estado do Ceará (2014 - 2020); Tutor nos cursos de Ensino a Distancia do Ministério Da Justiça / Senasp desde 2008; Policial Civil de Carreira; Professor Universitário nos cursos de: Farmácia, Biologia, Engenharia de Produção, Radiologia, Direito, Nutrição, e na pós graduação em Perícia Criminal; Químico laboratorial em empresas têxtil, de tratamento de água, de fabricação de cerveja; Instrutor nos Cursos de Formação, Habilitação e Aperfeiçoamento de Policiais Civis e Militares, Delegados de Polícia, Bombeiros Militar, Peritos Criminais e Legistas na Academia Estadual de Segurança Pública; Autor de Livro e Artigos Científicos; Palestrante em Congressos Nacionais e Internacionais de Perícia Criminal e Criminalística; Instrutor da Força Nacional (Brasília - DF).

Informações coletadas do Lattes em 13/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em MESTRADO ACADÊMICO EM ENERGIA E AMBIENTE

2019 - 2021

Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Título: ASSINATURA QUÍMICA DE RESÍDUOS DE DISPARO DE ARMAS DE FOGO COM MUNIÇÕES NÃO TÓXICAS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A INVESTIGAÇÃO CRIMINAL E ANÁLISE AMBIENTAL, Ano de Obtenção: 2021
MARIA VALDEREZ PONTE ROCHA.Coorientador: Margarida Maria Correia Marques.

Mestrado em Engenharia do Ambiente

2011 - 2013

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Título: AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO AR EM CARREIRAS DE TIRO. QUALIFICAÇÃO E QUANTIFICAÇÃO DE PARTÍCULAS PROVENIENTES DO DISPARO DE ARMAS DE FOGO, Ano de Obtenção: 2013
Orientador: Margarida Maria Correia Marques
Coorientador: Margarida Maria Correia Marques. Palavras-chave: Criminalística, Balística forense, Química Forense.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Extração de Minerais Metálicos.

Especialização em andamento em MBA em Gestão e Governança em Segurança Pública

2025 - Atual

Universidade de Brasília, UnB
Bolsista do(a): SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA, SENASP, Brasil.

Especialização em andamento em MBA em Gestão e Governança em Segurança Pública

2025 - Atual

Universidade de Brasília, UnB
Bolsista do(a): SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA, SENASP, Brasil.

Especialização em PERÍCIA CRIMINAL

2009 - 2010

Faculdade Integrada do Ceára
Título: PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRÕES DA PERÍCIA CRIMINALÍSTICA
Orientador: João Batista Vianey Silveira Moura
Bolsista do(a): Ministério da Justiça / SENASP, MJ, Brasil.

Especialização em POLÍTICA E GESTÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA

2008 - 2009

Faculdade Integrada do Ceára
Título: LOCAL DE CRIME: UM LABORATÓRIO POLICIAL
Orientador: Cláudia Lopes McClure
Bolsista do(a): Ministério da Justiça / SENASP, MJ, Brasil.

Aperfeiçoamento em MEDIAÇÃO DE CONFLITOS

2009 - 2009

Universidade de Fortaleza
Título: MEDIAÇÃO DE CONFLITOS. Ano de finalização: 2009
Orientador: Lilia Maia de Morais Sales
Bolsista do(a): Secretária da Segurança Pública e Defesa Social, SSPDS, Brasil.

Graduação em andamento em Direito

2015 - Atual

Faculdade Estácio do Ceará, Estácio FIC

Graduação em Direito

2015 - 2024

Faculdade Estácio do Ceará, Estácio FIC
Título: Análise química de resíduos de disparo de armas de fogo: uma contribuição para a investigação criminal e para ação penal
Orientador: VALÉRIA MIKALUCKIS DE OLIVEIRA

Graduação em Licenciatura em Quimica

2004 - 2009

Universidade Federal do Ceará
Título: Quimica Forense: Um avanço técnico-cientifico na Investigação Criminal
Orientador: Francisco Belmino Romero

Graduação em ENGENHARIA QUIMICA

1996 - 2001

Universidade Federal do Ceará

Curso técnico/profissionalizante

1993 - 1996

Escola Técnica Federal do Ceará

Formação complementar

2024 - 2024

Enfrentamento às fraudes veiculares e ao tráfico de armas e drogas. (Carga horária: 24h). , Universidade Corporativa da Polícia Rodoviária Federal, UNIPRF, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Capacitação em Política Nacional sobre Drogas. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2017 - 2017

Inglês Instrumental. (Carga horária: 60h). , SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA, SENASP, Brasil.

2016 - 2016

Necropapilsocopia. (Carga horária: 60h). , SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA, SENASP, Brasil.

2015 - 2016

Extensão universitária em Prevenção dos problemas relacionados ao uso de drogas. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2015 - 2016

Extensão universitária em Desempenho da Atividade Judiciária com Dependenetes de Drogas. (Carga horária: 120h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2014 - 2014

Curso de Aperfeiçoamento em Intervenções em bombas. (Carga horária: 120h). , Secretaria Estadual de Grandes Eventos, SESGE, Brasil.

2013 - 2013

Curso de Preparação para Coordenadores e Monitores. (Carga horária: 50h). , Academia Estadual de Segurança Pública, AESP, Brasil.

2011 - 2011

Uso do Kit-maleta para local de crime. (Carga horária: 20h). , Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, SSPDS, Brasil.

2011 - 2011

Ocorrências envolvendo Bombas e Explosivos. (Carga horária: 60h). , Ministério da Justiça / SENASP, MJ, Brasil.

2011 - 2011

Identificação Veicular 2. , Ministério da Justiça / SENASP, MJ, Brasil.

2011 - 2011

EAD - Intervenção envolvendo bombas e explosivos. (Carga horária: 60h). , Ministério da Justiça / SENASP, MJ, Brasil.

2011 - 2011

Gestão em Segurança Pública. (Carga horária: 128h). , Faculdade de Tecnologia CDL, FACULDADE CDL, Brasil.

2011 - 2011

EAD - CRIMES AMBIENTAIS. (Carga horária: 60h). , Ministério da Justiça / SENASP, MJ, Brasil.

2011 - 2011

EAD - RECONSTITUIÇÃO FACIAL HUMANA 2. (Carga horária: 60h). , MINISTÉRIO DA JUSTIÇA / SENASP, EAD, Brasil.

2011 - 2011

EAD - BUSCA E APREENSÃO. (Carga horária: 60h). , MINISTÉRIO DA JUSTIÇA / SENASP, EAD, Brasil.

2010 - 2010

ENTOMOLOGIA FORENSE. (Carga horária: 6h). , ASSOCIAÇÃO AMAPAENSE DE PERITOS OFICIAIS, AAPO, Brasil.

2010 - 2010

FORMAÇÃO PRFISSIONAL DE INSPETOR DE POLICIA 3. (Carga horária: 40h). , ACADEMIA DE POLÍCIA CIVIL, APOC, Brasil.

2010 - 2010

EAD - GERENCIAMENTO DE CRISES. (Carga horária: 60h). , MINISTÉRIO DA JUSTIÇA / SENASP, EAD, Brasil.

2010 - 2010

EAD - PAPILOSCOPIA 2. (Carga horária: 60h). , MINISTÉRIO DA JUSTIÇA / SENASP, EAD, Brasil.

2010 - 2010

EAD - PORTUGUÊS INSTRUMENTAL. (Carga horária: 60h). , MINISTÉRIO DA JUSTIÇA / SENASP, EAD, Brasil.

2010 - 2010

EAD - IDENTIFICAÇÃO VEICULAR. (Carga horária: 60h). , MINISTÉRIO DA JUSTIÇA / SENASP, EAD, Brasil.

2010 - 2010

EAD - REPRESENTAÇÃO FACIAL HUMANA 1. (Carga horária: 60h). , MINISTÉRIO DA JUSTIÇA / SENASP, EAD, Brasil.

2010 - 2010

EAD - REDAÇÃO TÉCNICA. (Carga horária: 60h). , MINISTÉRIO DA JUSTIÇA / SENASP, EAD, Brasil.

2009 - 2009

MANUSEIO TÉCNICO E PSICOLÓGICO DE ARMA LETAL. (Carga horária: 32h). , Ministério da Justiça / SENASP, MJ, Brasil.

2009 - 2009

CRIMINALÍSTICA APLICADA A MEDICINA LEGAL. (Carga horária: 30h). , Ministério da Justiça / SENASP, MJ, Brasil.

2009 - 2009

CURSO DE INVESTIGAÇÃO EM HOMICÍDIOS. (Carga horária: 40h). , ACADEMIA DE POLÍCIA CIVIL, APOC, Brasil.

2009 - 2009

EAD - ANÁLISE CRIMINAL. (Carga horária: 60h). , MINISTÉRIO DA JUSTIÇA / SENASP, EAD, Brasil.

2009 - 2009

EAD - INVESTIGAÇÃO CRIMINAL 2. (Carga horária: 60h). , MINISTÉRIO DA JUSTIÇA / SENASP, EAD, Brasil.

2009 - 2009

EAD - FORMAÇÃO DE TUTORES. (Carga horária: 40h). , MINISTÉRIO DA JUSTIÇA / SENASP, EAD, Brasil.

2009 - 2009

EAD - INVESTIGAÇÃO CRIMINAL 1. (Carga horária: 60h). , MINISTÉRIO DA JUSTIÇA / SENASP, EAD, Brasil.

2009 - 2009

EAD - PAPILOSCOPIA 1. (Carga horária: 60h). , MINISTÉRIO DA JUSTIÇA / SENASP, EAD, Brasil.

2008 - 2008

SISTEMA INFORMATIZADO DE RETRATO FALADO. (Carga horária: 40h). , Secretária da Segurança Pública e Defesa Social, SSPDS, Brasil.

2008 - 2008

REPRESENTAÇÃO FACIAL HUMANA. (Carga horária: 3h). , SINDICATO DOS POLICIAIS FEDERAIS DO CEARÁ, SINPOF, Brasil.

2007 - 2007

EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO. (Carga horária: 20h). , INST. MUNICIPAL DE PESQUISAS, ADM E RECURSOS HUMANOS, IMPARH, Brasil.

2007 - 2007

TRÁFICO DE SERES HUMANOS. (Carga horária: 8h). , ACADEMIA DE POLÍCIA CIVIL, APOC, Brasil.

2006 - 2006

FORMAÇÃO PRFISSIONAL DE INSPETOR DE POLICIA 2. (Carga horária: 70h). , Secretária da Segurança Pública e Defesa Social, SSPDS, Brasil.

2006 - 2006

EAD - USO PROGRESSIVO DA FORÇA. (Carga horária: 60h). , MINISTÉRIO DA JUSTIÇA / SENASP, EAD, Brasil.

2006 - 2006

EAD - FORMAÇÃO DE FORMADORES. (Carga horária: 60h). , MINISTÉRIO DA JUSTIÇA / SENASP, EAD, Brasil.

2006 - 2006

EAD - VIOLÊNCIA, CRIMINALIDADE E PREVENÇÃO. (Carga horária: 40h). , MINISTÉRIO DA JUSTIÇA / SENASP, EAD, Brasil.

2006 - 2006

EAD - LOCAL DE CRIME: ISOLAMENTO E PRESERVAÇÃO. (Carga horária: 40h). , MINISTÉRIO DA JUSTIÇA / SENASP, EAD, Brasil.

2004 - 2004

CURSO DE CAPACITAÇÃO NO COMBATE A PIRATARIA. (Carga horária: 10h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - CE, SENAC/CE, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em QUEBRA SE SIGILO BANCÁRIO E TELEFÔNICO. (Carga horária: 3h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em PREVENÇÃO DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA. (Carga horária: 20h). , Associação Brasileira de Química - Regional do Ceará, ABQ/CE, Brasil.

2003 - 2003

CURSO DE PREVEÇÃO ÀS DROGAS. (Carga horária: 48h). , ACADEMIA DE POLÍCIA CIVIL, APOC, Brasil.

2003 - 2003

CURSO DE FONÉTICA FORENSE. (Carga horária: 40h). , Secretária da Segurança Pública e Defesa Social, SSPDS, Brasil.

2002 - 2002

HISTÓRIA DO BLUES. (Carga horária: 12h). , CENTRO CULTURAL BANCO DO NORDESTE, CCBN, Brasil.

2001 - 2002

FORMAÇÃO PRFISSIONAL DE INSPETOR DE POLICIA 1. (Carga horária: 670h). , Secretária da Segurança Pública e Defesa Social, SSPDS, Brasil.

2001 - 2001

Extensão universitária em TRATAMENTO DE ÁGUA. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2000 - 2000

Extensão universitária em BRASIL EMPREENDEDOR. (Carga horária: 16h). , Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Estado do Ceará, SEBRAE/CE, Brasil.

2000 - 2000

Extensão universitária em TRATAMENTO DE ÁGUA. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2000 - 2000

SEGURANÇA EM OPERAÇÃO DE CALDEIRAS. (Carga horária: 20h). , Vicunha Nordeste SA, VINE, Brasil.

1999 - 1999

COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES. (Carga horária: 20h). , MAP AMBIENTE, MAP, Brasil.

1998 - 1998

Extensão universitária em AUTOCAD R14. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

1998 - 1998

Extensão universitária em NOÇÕES DE CROMATOGRAFIA. (Carga horária: 20h). , Associação Brasileira de Química - Regional do Ceará, ABQ/CE, Brasil.

1998 - 1998

Extensão universitária em ENSINO DE ENGENHARIA. (Carga horária: 20h). , ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO DE ENGENHARIA, ABENGE, Brasil.

1998 - 1998

Extensão universitária em ENGENHARIA DE SEGURANÇA INDUSTRIAL. (Carga horária: 1998h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

1998 - 1998

PROTOCOLOS E SERVIÇOS TCP/IP. (Carga horária: 20h). , INSTITUTO DO SOFTWARE DO CEARÁ, INSOFT, Brasil.

1997 - 1997

Extensão universitária em CORROSÃO. (Carga horária: 18h). , Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.

1997 - 1997

Extensão universitária em TECNOLOGIA AMBIENTAL NA INDUSTRIA. (Carga horária: 10h). , Associação Brasileira de Química - Regional do Ceará, ABQ/CE, Brasil.

1997 - 1997

Extensão universitária em QUÍMICA AMBIENTAL. (Carga horária: 20h). , Associação Brasileira de Química - Regional do Ceará, ABQ/CE, Brasil.

1997 - 1997

INICIAÇÃO EMPRESARIAL. (Carga horária: 24h). , Associação Técnico-Científica Engenheiro Paulo de Frontin, ASTEF, Brasil.

1996 - 1996

Extensão universitária em CURSO INTENSIVO DE INGLÊS. (Carga horária: 100h). , EURO WAY SCHOOL, EWS, Brasil.

1996 - 1996

Extensão universitária em TÉCNICAS DE LABORATÓRIO. (Carga horária: 20h). , Associação Brasileira de Química - Regional do Ceará, ABQ/CE, Brasil.

1996 - 1996

Extensão universitária em GALVANOPLASTIA. (Carga horária: 20h). , Associação Brasileira de Química - Regional do Ceará, ABQ/CE, Brasil.

1996 - 1996

Extensão universitária em NOÇÕES BÁSICAS DE ELETROPNEUMÁTICA. (Carga horária: 8h). , ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DO CEARÁ, ETFCE, Brasil.

1996 - 1996

Extensão universitária em AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL. (Carga horária: 15h). , ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DO CEARÁ, ETFCE, Brasil.

1996 - 1996

REENGENHARIA DAS RELAÇÕES HUMANAS. (Carga horária: 9h). , CONSULTORIA EMPRESARIAL, PLANEJAMENTO E REPRESENTAÇÕES, CAEMP, Brasil.

1995 - 1995

Extensão universitária em METALOGRAFIA DOS AÇOS-CARBONO. (Carga horária: 20h). , ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DO CEARÁ, ETFCE, Brasil.

1995 - 1995

SEGURANÇA COM GASES E EQUIPAMENTOS. (Carga horária: 6h). , ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DO CEARÁ, ETFCE, Brasil.

1995 - 1995

HARDWARE APLICADO. (Carga horária: 90h). , CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM ELETR|ÔNICA PROFISSIONAL, CEPEP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Balística forense.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Criminalística.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Datiloscopia.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Medicina Legal.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Perícia Criminal.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Química Forense.

Organização de eventos

MAIA, F. S. ; BARROSO, M. N. V. ; ALVES, L. H. B. . Curso de Formação de Multiplicadores de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas. 2016. (Outro).

Participação em eventos

Audiência Pública na Câmara Municipal.POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RISCO E DE DEPENDENTES QUÍMICOS. 2025. (Simpósio).

XIII Seminário de Gestores Públicos ? Prefeitos 2025.Governança, sustentabilidade e inovação. 2025. (Simpósio).

III Simpósio de Disciplinas Extencionistas - Estácio.Conciliação. 2024. (Simpósio).

CARAVANA FEDERATIVA.CARAVANA FEDERATIVA. 2023. (Simpósio).

CURSO DE ATIRADOR DE PRECISÃO SNIPER - N1.CURSO DE ATIRADOR DE PRECISÃO SNIPER - N1. 2023. (Oficina).

Fórum Nacional de Segurança Cidadã e Defesa Civil.Fórum Nacional de Segurança Cidadã e Defesa Civil. 2023. (Seminário).

Curso de Perícia Criminal.Curso e Instrução ministrados. 2022. (Simpósio).

VI evento da Jornada Nacional de Segurança Pública. Município, Segurança Pública e Criminalidade. 2022. (Congresso).

23º Congresso Brasileiro de Engenharia Química. ANÁLISE RESIDUOGRÁFICA DE GSR (GUN SHOT RESIDUES) ORIUNDOS DE MUNIÇÕES NTA: UMA CONTRIBUIÇÃO À INVESTIGAÇÃO CRIMINAL. 2021. (Congresso).

CURDO DE PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS.AULA INAUGURAL. 2019. (Simpósio).

II Ciclo de Palestra - Radiologia Solidária.Criminalística Geral. 2019. (Seminário).

III Congresso Internacional Freemind. Prevenção ao Uso de Drogas. 2015. (Congresso).

Semana Pegagógica.Semana Pedagógica. 2015. (Simpósio).

VI Semnna de Química da UFC. Química Forense. 2015. (Congresso).

XVI Bienal da Academia Cearense de Medicina. Drogas Ilícitas. 2015. (Congresso).

II Ciclo de Palestras com a Polícia Civil.Perícia Criminal - Aspectos Práticos. 2014. (Seminário).

I Encontro Técnico de Polícia Civil do Piauí.Abordagem Técnico-científica na Investigação Criminal. 2013. (Encontro).

V Congresso Internacional de Perícia Criminal. Avaliação da qualidade do ar em carreiras de tiro: Partículas atmosféricas provenientes do disparo com armas de fogo.. 2013. (Congresso).

V Jornadas Nacionais de Genética e Biotecnologia (Portugal). Procedimentos Alternativos ao uso de fenol na purificação de DNA de térmitas (Insecta: Isópteros). 2013. (Congresso).

V Jornadas Nacionais de Genética e Biotecnologia (Portugal). Similaridade Genética entre ninfas e adultos de Mahanarva spectabilis (Distant, 1909) (Hemiptera: Cercopidae) coletadas no estado do Pará, Brasil. 2013. (Congresso).

International Seminar (Vila Real - Portugal).Ecotourism as a contribution to Physical well-being. 2012. (Seminário).

International Seminar (Vila Real - Portugal).Assessment of the levels of physical activity among teachers in public school in the city of Uruará - PA. 2012. (Seminário).

IV SEMINÁRIO NACIONAL DE PERÍCIA DE IMPRESSÕES PAPILARES (MACAPÁ - AP). 2010. (Congresso).

JORNADA FORMATIVA DE DIREITOS HUMANOS. 2010. (Simpósio).

VII SEMINÁRIO NACIONAL DE BALÍSTICA FORENSE (MACAPÁ - AP). 2010. (Congresso).

VI SEMINÁRIO BRASILEIRO DE PERÍCIA DE CRIME CONTRA A VIDA (MACAPÁ - AP). 2010. (Congresso).

CURSO DE GESTÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL E SEGURANÇA PÚBLICA (BUENOS AIRES - ARGENTINA). 2009. (Simpósio).

III CONGRESSO INTERNACIONAL DE PERÍCIA CRIMINAL (JOÃO PESSOA - PB). 2009. (Congresso).

XX CONGRESSO NACIONAL DE CRIMINALÍSTICA (JOÃO PESSOA - PB). 2009. (Congresso).

XX EXPOSIÇÃO DE EQUIPAMENTOS APLICADOS À CRIMINALÍSTICA (JOÃO PESSOA - PB). 2009. (Congresso).

II CONGRESSO INTERNACIONAL DE PERÍCIA CRIMINAL (SALVADOR - BA). 2007. (Congresso).

XIX CONGRESSO NACIONAL DE CRIMINALÍSTICA (SALVADOR - BA). 2007. (Congresso).

XIX EXPOSIÇÃO DE EQUIPAMENTOS APLICADOS À CRIMINALÍSTICA (SALVADOR - BA). 2007. (Congresso).

IV SEMINÁRIO BRASILEIRO DE PERÍCIA DE CRIME CONTRA A VIDA (RECIFE - PE). 2006. (Seminário).

V SEMINÁRIO NACIONAL DE BALÍSTICA FORENSE (RECIFE - PE). 2006. (Seminário).

I CONGRESSO INTERNACIONAL DE PERÍCIA CRIMINAL (BELÉM - PA). 2005. (Congresso).

XVIII CONGRESSO NACIONAL DE CRIMINALÍSTICA (BELÉM - PA). 2005. (Congresso).

XVIII EXPOSIÇÃO DE EQUIPAMENTOS APLICADOS À CRIMINALÍSTICA (BELÉM - PA). 2005. (Congresso).

I SEMINÁRIO NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA (FORTALEZA - CE). 2004. (Seminário).

CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO DE ENGENHARIA (SÃO PAULO - SP). 1998. (Congresso).

III CONGRESSO REGIONAL DE ENGENHARIA QUÍMICA (ARACAJU - SE). 1997. (Congresso).

II CONGRESSO REGIONAL DE ENGENHARIA QUÍMICA (FORTALEZA - CE). 1996. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Francisco Leandro Santos Xavier

MAIA, F. S.; Afonso Paulo; VECCHIO, R. C.. A cyberpedofilia frente às novas redes de tecnologias: Uma revisão de literatura no âmbito jurídico penal dos crimes de aliciação sexual na internet. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Perícia Criminal) - Faculdade Ateneu.

Aluno: Alexsandro Lima Couto

MAIA, F. S.. Isolamento e Preservaçao de Local em Crime de Homicídio. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais Policiais) - Academia Estadual de Segurança Pública.

Aluno: Michely Lima Tavares

TAVARES, M. L.;MAIA, F. S.. O estado da arte das famílias Calliphoridae para o uso forense no Brasil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Faculdade Pitagoras.

Aluno: Elayne Esteves da Silva

MAIA, F. S.MAIA, F. S.. Avaliação da percepção de farmacêuticos sobre o impacto na prática da automedicação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Ensino e Cultura do Ceará.

Aluno: Gabriel Nunes de Castro

MAIA, F. S.. Prevalência de síndrome metabólica em adjuntos jovens. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Ensino e Cultura do Ceará.

Aluno: Kaciana Mariano de Castro

MAIA, F. S.. Tratamento farmacológico na dependência de Cocaína. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Ensino e Cultura do Ceará.

Aluno: PEDRO MENDES JUNIOR

MAIA, F. S.. Prevalência de automedicaçãio de um posto de medicamentos no distrito de Caucaia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Ensino e Cultura do Ceará.

Aluno: MARIA HELOISA AYRES DOS SANTOS

MAIA, F. S.. Perfil clinico e social da utilização da isotretinoína em clientes de uma farmácia de Fortaleza. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Ensino e Cultura do Ceará.

Aluno: José Felipe da Silva

MAIA, F. S.. Perfil clínico laboratorial de pacientes admitidos com intoxicação por inibidores de colinesterase. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Ensino e Cultura do Ceará.

Aluno: Marcos Ranieri Mota do Nascimento

MAIA, F. S.; BEZERRA, G. P.;MAIA, F. S.. Eficácia do uso de Valeriana Officinalis L. no tratamento de distúrbios do sono. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Ensino e Cultura do Ceará.

Aluno: Fernanda Ferreira Vale

MAIA, F. S.. Avaliação do perfil de pacientes disgnósticados com hepatite C no município de Fortaleza. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Ensino e Cultura do Ceará.

Aluno: José Diego Pereira de Araújo

MAIA, F. S.. Implantação do serviço de análise de prescrições médicas das unidades de internação em hospital particular do município de Fortaleza. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Ensino e Cultura do Ceará.

Aluno: Fernanda Ferreira Vale

MAIA, F. S.. Prevalência de vaginose bacteriana utilizando o teste AFFIRM VPIII entre mulheres brasilieiras com e sem queixa de corrimento vaginal e correlação com achados de citilogia em meio líquido. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Ensino e Cultura do Ceará.

Aluno: Izaque Marques Pereira

MAIA, F. S.MAIA, F. S.; BARROS, A. L.; JEREISSATI, J. M. C. L.. Mefentermina: necessidade de maior acompanhamento na comercialização e possíveis riscos à saúde. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Ensino e Cultura do Ceará.

Aluno: Fernanda Capelo Alves

BARROS, A. L.;MAIA, F. S.MAIA, F. S.; JEREISSATI, J. M. C. L.. Alergia à proteína do leite de vaca: estratégias de prevenção. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Ensino e Cultura do Ceará.

Aluno: Siuanne Fernandes Rodrigues Araujo

JEREISSATI, J. M. C. L.;MAIA, F. S.MAIA, F. S.; BARROS, A. L.. Avaliação da fase pré-analítica de amostras biológicas em um laboratório clínico da cidade de Fortaleza. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Ensino e Cultura do Ceará.

Aluno: Ana Rosa Richter

MAIA, F. S.. Análises dos riscos ambientais em atividades que envolvem explosivos na Perícia Forense do Estado do Ceará. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal do Ceará.

Orientou

Alexsandro Lima Couto

Isolamento e Preservaçao de Local em Crime de Homicídio; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais Policiais) - Academia Estadual de Segurança Pública; Orientador: Francisco Silvio Maia;

Kaciana Mariano de Castro

Tratamento farmacológico na dependência de Cocaína; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Ensino e Cultura do Ceará; Orientador: Francisco Silvio Maia;

José Diego Pereira de Araújo

Implantação do serviço de análise de prescrições médicas das unidades de internação em hospital particular do município de Fortaleza; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Ensino e Cultura do Ceará; Orientador: Francisco Silvio Maia;

Izaque Marques Pereira

Mefentermina: necessidade de maior acompanhamento na comercialização e possíveis riscos à saúde; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Ensino e Cultura do Ceará; Orientador: Francisco Silvio Maia;

Ana Rosa Richter

Análises dos riscos ambientais em atividades que envolvem explosivos na Perícia Forense do Estado do Ceará; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Quimica) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Francisco Silvio Maia;

Produções bibliográficas

  • MAIA, F. S. . Immobilization of CalB Lipase by adsorption on magnetic nanoparticles: A heterogeneous biocatysis. https://doi.org/10.34117/bjdv7n8-022 , v. 7, p. 76015-76024, 2021.

  • MAIA, F. S. . Química Forense - A química a serviço da Justiça. INFORMATIVO DO CONSELHO REGIONAL DE QUÃ?MICA - CE , v. 1, p. 04-05, 2018.

  • MAIA, F. S. ; Afonso Paulo (Org.) ; VECCHIO, R. C. (Org.) ; CUNHA, G. H. M. (Org.) . Direito Tributário, Trabalhista e Previdenciário - Entre Fatos e Focos. 1. ed. Fortaleza: Francisco Silvio Maia, 2019. v. 1. 69p .

  • MAIA, F. S. ; Afonso Paulo (Org.) ; VECCHIO, R. C. (Org.) . Segurança Pública - Realidades e Controvérsias. 1. ed. Fortaleza: Francisco Silvio Maia, 2019. v. 1. 74p .

  • MAIA, F. S. ; Afonso Paulo (Org.) ; VECCHIO, R. C. (Org.) . Segurança Pública - Realidades e Controvérsias. 1. ed. Fortaleza: Francisco Silvio Maia, 2019. v. 1. 74p .

  • MAIA, F. S. ; Afonso Paulo (Org.) ; VECCHIO, R. C. (Org.) ; CUNHA, G. H. M. (Org.) . Direito Tributário, Trabalhista e Previdenciário - Entre Fatos e Focos. 1. ed. Fortaleza: Francisco Silvio Maia, 2019. v. 1. 69p .

  • MAIA, F. S. . Procedimentos Padrões em Preservação e Coletas da Dados em Locais de Crime - Tópicos de Química Forense. In: Claudia Lopes McClure; Ana Claudia Vieira Silva. (Org.). Cidade, Cultura e Inclusão. 1ed.Fortaleza: Expressão Gráfica Editora, 2010, v. 1, p. 13-42.

  • MAIA, F. S. . Química Forense - A química a serviço da Justiça. Informativo do Conselho Regional de Química - CE, Fortaleza, p. 04 - 05, 01 mar. 2018.

  • MAIA, F. S. ; BRANDAO JUNIOR, J. ; FERREIRA, D. C. ; MOTA, G. F. ; NASCIMENTO, J. G. A. ; MONTEIRO, R. R. C. ; FONSECA, A. M. ; SOUSA, M. C. M. . Enzyme immobilization by adsorption: CALB lipase onto magnetic nanoparticles, a heterogeneous biocatalyst.. In: Encontro Brasileiro de Adsroção, 2020, Fortaleza. Enzyme immobilization by adsorption: CALB lipase onto magnetic nanoparticles, a heterogeneous biocatalyst., 2020.

  • MAIA, F. S. ; CAJAIBA, R. ; CHAVES, F. O. . Procedimentos Alternativos ao uso de fenol na purificação de DNA de térmitas (Insecta: Isópteros). In: Procedimentos Alternativos ao uso de fenol na purificação de DNA de térmitas (Insecta: Isópteros), 2013, Vila Real. V Jornadas Nacionais de Genética e Biotecnologia (Portugal), 2013. v. 5. p. 67-67.

  • MAIA, F. S. ; CAJAIBA, R. ; CHAVES, F. O. . Similaridade Genética entre ninfas e adultos de Mahanarva spectabilis (Distant, 1909) (Hemiptera: Cercopidae) coletadas no estado do Pará, Brasil. In: V Jornadas Nacionais de Genética e Biotecnologia (Portugal), 2013, Vila Real. V Jornadas Nacionais de Genética e Biotecnologia, 2013. v. 5. p. 68-68.

  • CAJAIBA, R. ; MAIA, F. S. ; CHAVES, F. O. . Ecouturism as a contribution to Physical well-being. In: International Seminar (Vila Real - Portugal), 2012, Vila Real. International Seminar, 2012.

  • CAJAIBA, R. ; MAIA, F. S. ; CHAVES, F. O. . Assessment of the levels of Physical Activity Among. In: International Seminar (Vila Real - Portugal), 2012, Vila Real. International Seminar, 2012.

  • MAIA, F. S. . Técnica de Perícia Técnica - Investigativa. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MAIA, F. S. ; Marques, M. M. C ; MACEDO, A. C. ; ROCHA, M. V. P. . ANÁLISE RESIDUOGRÁFICA DE GSR (GUN SHOT RESIDUES) ORIUNDOS DE MUNIÇÕES NTA: UMA CONTRIBUIÇÃO À INVESTIGAÇÃO CRIMINAL. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MAIA, F. S. . Criminalística Geral e Avaliação de Vestígios em locais de Crime. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MAIA, F. S. . Balística Forense. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MAIA, F. S. . Investigação Criminal sob uma ótica científica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MAIA, F. S. . Investigação de Homicídios. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MAIA, F. S. . Segurança Pública - Realidades e Controvérsias - Volume II. Fortaleza: Faculdade Ateneu, 2019 (Conselho Científico e Técnico Editorial).

  • MAIA, F. S. . Administração e Negócios: Ferramentas da Moderna Gestão Empresarial. Fortaleza: Faculdade Ateneu, 2019 (Conselho Científico e Técnico Editorial).

  • MAIA, F. S. . Direito - Realidades em Paralelo I. Fortaleza: Faculdade Ateneu, 2019 (Conselho Científico e Técnico Editorial).

  • MAIA, F. S. . Direito - Realidade em Paralelo II. Fortaleza: Faculdade Ateneu, 2019 (Conselho Científico e Técnico Editorial).

  • MAIA, F. S. . Design & Moda Modelagem Feminina: Construção de Bases, Gradação e Interpretações. Fortaleza: Faculdade Ateneu, 2019 (Conselho Científico e Técnico Editorial).

  • MAIA, F. S. . Direito Tributário, Trabalhista e Previdenciário - Entre Fatos e Focos - Vol. I. Fortaleza: Faculdade Ateneu, 2019 (Conselho Científico e Técnico Editorial).

  • MAIA, F. S. . Gestão Empresarial: Foco e números. Fortaleza: Faculdade Ateneu, 2019 (Conselho Científico e Técnico Editorial).

  • MAIA, F. S. . Saúde Coletiva - Realidade e Propostas. Fortaleza: Faculdade Ateneu, 2019 (Conselho Científico e Técnico Editorial).

  • MAIA, F. S. . Gestão Empresarial: Foco e resultados. Fortaleza: Faculdade Ateneu, 2019 (Conselho Científico e Técnico Editorial).

  • MAIA, F. S. . Segurança Pública - Realidades e Controvérsias. Fortaleza, 2019. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • MAIA, F. S. . Segurança Pública - Realidades e Controvérsias. Fortaleza, 2019. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

Outras produções

MAIA, F. S. . SEGURANÇA PÚBLICA MUNICIPAL - AVANÇOS E ESTATÍSTICA. 2024. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MAIA, F. S. . I Roda de Conversa Sobre Drogas na CIdade de Maranguape. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MAIA, F. S. ; NASCIMENTO, T. . Prevenção ao Uso de Drogas nas Escolas. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MAIA, F. S. ; SILVA, E. . Prevenção ao Uso de Drogas nas Escolas. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MAIA, F. S. . Técnicas de Perícia Criminal. 2025. .

MAIA, F. S. . Criminalística Geral e Técnicas de Avaliação de Vestígios em Locais de Crime. 2023. .

MAIA, F. S. . Local de Crime e Cadeia de Custódia vistas ao ART. 158 CPP. 2020. .

MAIA, F. S. . Química Forense - A química a serviço da justiça. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MAIA, F. S. . Criminalística Geral. 2019. .

MAIA, F. S. . Química Forense. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MAIA, F. S. ; MAIA, F. S. . Investigação Técnico-Científica. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MAIA, F. S. . Tópicos de Perícia Criminal. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MAIA, F. S. . Tópicos de Perícia Criminal. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MAIA, F. S. . AVANÇOS TECNOLÓGICOS NA PERÍCIA CRIMINAL. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MAIA, F. S. . CURSO DE FORMAÇÃO DE DELEGADO DE POLICIA CIVIL. 2018. .

MAIA, F. S. . CURSO DE FORMAÇÃO DE ESCRIVÃO DE POLICIA CIVIL. 2018. .

MAIA, F. S. . CURSO DE FORMAÇÃO DE INSPETOR DE POLICIA CIVIL. 2018. .

MAIA, F. S. . CURSO DE FORMAÇÃO DE POLICIAL MILITAR. 2018. .

MAIA, F. S. . INSTRUÇÃO DE NIVELAMENTO E CONHECIMENTO. 2018. .

MAIA, F. S. . Química Forense. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MAIA, F. S. . Química Forense. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MAIA, F. S. . Criminalistica Geral. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MAIA, F. S. . Criminalística Geral e Avaliação de Vestígios em locais de Crime. 2017. .

MAIA, F. S. . Curso de Formação de Multiplicadores de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MAIA, F. S. . Curso de Formação de Multiplicadores de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas. 2017. .

MAIA, F. S. . Curso de Formação de Multiplicadores de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas. 2017. .

MAIA, F. S. . Isolamento e Preservação de Locais de Crime. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MAIA, F. S. ; BARRETO, L. D. C. . Criminalística Geral e Avaliação de Vestígios em locais de Crime. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MAIA, F. S. . Isolamento e preservação de vestígios em Locais de Crime. 2017. .

MAIA, F. S. . Criminalística Geral. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MAIA, F. S. . Balística Forense. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MAIA, F. S. . Criminalística Geral. 2017. .

MAIA, F. S. . COnhecimentos científicos sobre drogas. 2017. .

MAIA, F. S. . Perícia Papiloscópica em Identificação Humana 1. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MAIA, F. S. . Identificação de Armas de Fogo. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MAIA, F. S. . Química Forense - Desafiando novas fronteiras. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MAIA, F. S. . Criminalística Geral. 2017. .

MAIA, F. S. . Conhecimentos Científicos sobre as Drogas. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialInstrucional).

MAIA, F. S. ; BARROSO, M. N. V. ; ALVES, L. H. B. . Curso de Formação de Multiplicadores de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MAIA, F. S. . Análise Criminal. 2016. .

MAIA, F. S. ; MAIA, F. S. . Identificação de Armas de Fogo. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MAIA, F. S. ; MAIA, F. S. . Local de Crime: isolamento e preservação. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MAIA, F. S. . Química Forense. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MAIA, F. S. . Curso de Formação de Multiplicadores de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MAIA, F. S. . Curso de Formação de Multiplicadores de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas. 2016. .

MAIA, F. S. . Curso de Formação de Multiplicadores de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas. 2016. .

MAIA, F. S. . EaD - Identificação de Armas de Fogo - Turma 01. 2016. .

MAIA, F. S. . EaD - Identificação de Armas de Fogo - Turma 02. 2016. .

MAIA, F. S. . Curso de Patrulhamento Urbano. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MAIA, F. S. . Isolamento de Local de Crime - Curso de Formação de Soldados PM/CE. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MAIA, F. S. . Curso de Aperfeiçoamento em Intervenções em bombas e explosivos. 2014. .

MAIA, F. S. . Especialização em Perícia Criminal - Antropologia Forense. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MAIA, F. S. . Especialização em Perícia Criminal - Noçoes Gerais em Perícia. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MAIA, F. S. . Especialização em Perícia Criminal - Sexologia Forense. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MAIA, F. S. . Especialização em Perícia Criminal - Tanatognose. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MAIA, F. S. . Curso de Formação da Guarda Municipal de Caucaia. 2014. .

MAIA, F. S. . Curso de Formação da Guarda Municipal de Caucaia. 2014. .

MAIA, F. S. . Especialização em Perícia Criminal - Traumatologia Forense. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MAIA, F. S. . Tópicos de Perícia Criminal. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CursodeaperfeiçoamentodePoliciais).

MAIA, F. S. . EAD - Identificação das Armas de Fogo. 2013. .

MAIA, F. S. . Curso de Habilitação de Cabos da Polícia Militar. 2013. .

MAIA, F. S. . Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar - Armamento e Equipamento. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MAIA, F. S. . Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar - Fundamentos Psicossociais da Atividade Policial. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MAIA, F. S. . Seminário de Local de Crime - Grupo 01. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MAIA, F. S. . Seminário de Local de Crime - Grupo 03. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MAIA, F. S. . Gestão de Conflitos e Eventos Críticos - Grupo 12. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MAIA, F. S. . Fundamentos Psicossoiciais da Atividade Policial - Grupo 12. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MAIA, F. S. . Armamento Letal e não letal. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MAIA, F. S. . Isolamento e Preservaçao de Local de Crime. 2013. .

MAIA, F. S. . Curso de Formação de Inspetores de Polícia Civil - Isolamento de Local de Crime Turma 06. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MAIA, F. S. . Curso de Formação de Inspetores de Polícia Civil - Isolamento de Local de Crime Turma 09. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MAIA, F. S. . Curso de Habilitação de Cabos da Polícia Militar. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CursodeaperfeiçoamentodePoliciais).

MAIA, F. S. . Química Forense. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MAIA, F. S. . Isolamento e Preservação de Local de Crime. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MAIA, F. S. . Isolamento e Preservação de Local de Crime. 2012. .

MAIA, F. S. . Criminalística Geral. 2012. .

MAIA, F. S. . Criminalística Geral. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MAIA, F. S. . Criminalística Geral. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MAIA, F. S. . Investigação de Homicídios. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MAIA, F. S. . Tópicos de Química Forense. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MAIA, F. S. . Inteligência Policial. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MAIA, F. S. . Tópicos de Medicina Legal. 2012. .

MAIA, F. S. . Entomologia Forense - Investigação de Homicídios. 2012. .

MAIA, F. S. . Curso de Formação Profissional de Soldado da Polícia Militar - Ação Policial Supervisionada. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MAIA, F. S. . Curso de Formação Profissional de Soldado da Polícia Militar - Inteligência Policial. 2012. .

MAIA, F. S. . Curso de Formação Profissional de Soldado da Polícia Militar - Prevenção ao uso de Drogas. 2012. .

MAIA, F. S. . Química Forense. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MAIA, F. S. . Apostila de Criminalística. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de Formação).

MAIA, F. S. . Tópicos de Perícia Criminal. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CursodeFormaçãodePeritosCriminais).

MAIA, F. S. . Tópicos de Perícia Criminal. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CursodeFormaçãodePeritosLegistas).

MAIA, F. S. . Tópicos de Criminalística. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).

MAIA, F. S. . Manual de Isolamento e Preservação de Local de Crime. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).

MAIA, F. S. . EAD - Tutoria em Local de Crime: Isolamento e Preservação. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MAIA, F. S. . EAD - VIOLÊNCIA, CRIMINALIDADE E PREVENÇÃO. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MAIA, F. S. . PERÍCIA CRIMINAL: AVANÇOS TÉCNICOS-CIENTÍFICOS EM CRIMINALÍSTICA. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MAIA, F. S. . ISOLAMENTO E PREVENÇÃO DO LOCAL DE CRIME. 2011. .

MAIA, F. S. . EAD - Tutoria em Ocorrências envolvendo Bombas e Explosivos - Ciclo 22. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MAIA, F. S. . Química Forense. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MAIA, F. S. . Valorização da Prova Criminal. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MAIA, F. S. . Isolamento e Preservação de Local de Crime. 2011. .

MAIA, F. S. . Cronotanatognose e Entomologia Forense. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MAIA, F. S. . EAD - Ocorrências envolvendo bombas e explosivos - turma 1. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MAIA, F. S. . EAD - Ocorrências envolvendo bombas e explosivos - turma 2. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MAIA, F. S. . EAD - Ocorrências envolvendo bombas e explosivos - turma 3. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MAIA, F. S. . Curso de Habilitação para Sub-tenente - turma 1. 2011. .

MAIA, F. S. . Curso de Habilitação para Sub-tenente - turma 2. 2011. .

MAIA, F. S. . Curso de Habilitação para Sargento da PM - turma 1. 2011. .

MAIA, F. S. . Tópicos de Perícia Criminal. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CursodeaperfeiçoamentodePoliciais).

MAIA, F. S. . Criminalística. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Trabalho Instrucional).

MAIA, F. S. . Apostila de Local de Crime. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).

MAIA, F. S. . Perícia Criminal. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MAIA, F. S. . Procedimentos técnicos investigativos em crimes de homicídios. 2010. .

MAIA, F. S. . Turma1 - Avanço técnico-cientifico na investigação criminal. 2010. .

MAIA, F. S. . Turma2 - Avanço técnico-cientifico na investigação criminal. 2010. .

MAIA, F. S. . Turma1 Inspetor - Investigação em local de Crime: Procedimentos e Metodologias. 2010. .

MAIA, F. S. . Turma2 Inspetor - Investigação em local de Crime: Procedimentos e Metodologias. 2010. .

MAIA, F. S. . Turma3 Inspetor - Investigação em local de Crime: Procedimentos e Metodologias. 2010. .

MAIA, F. S. . Turma4 Inspetor - Investigação em local de Crime: Procedimentos e Metodologias. 2010. .

MAIA, F. S. . Turma5 Inspetor - Investigação em local de Crime: Procedimentos e Metodologias. 2010. .

MAIA, F. S. . Turma6 Inspetor - Investigação em local de Crime: Procedimentos e Metodologias. 2010. .

MAIA, F. S. . Turma7 Inspetor - Investigação em local de Crime: Procedimentos e Metodologias. 2010. .

MAIA, F. S. . Turma Delegado Especial - Avanço técnico-cientifico na investigação criminal. 2010. .

MAIA, F. S. . Turma 1 Delegado - Avanço técnico-cientifico na investigação criminal. 2010. .

MAIA, F. S. . Turma 2 Delegado - Avanço técnico-cientifico na investigação criminal. 2010. .

MAIA, F. S. . Turma 3 Delegado - Avanço técnico-cientifico na investigação criminal. 2010. .

MAIA, F. S. . Turma 4 Delegado - Avanço técnico-cientifico na investigação criminal. 2010. .

MAIA, F. S. . I Curso Intensivo de Criminalística - Módulo II. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MAIA, F. S. . EAD - Tutoria em Mediação de Conflitos. 2010. .

MAIA, F. S. . EAD - Tutoria em Papiloscopia 2. 2010. .

MAIA, F. S. . EAD - Tutoria em Combate a lavagem de dinheiro. 2010. .

MAIA, F. S. . EAD - Tutoria em Fiscalização Interestadual de Transporte de Passageiros. 2010. .

MAIA, F. S. . 1o. Curso de Investigações e Operações em Crimes de extorsão Mediante Sequestro. 2010. .

MAIA, F. S. . EAD - Tutoria Violência, Criminalidade e Prevenção - Turma 03. 2010. .

MAIA, F. S. . EAD - Tutoria Violência, Criminalidade e Prevenção - Turma 06. 2010. .

MAIA, F. S. . EAD - Tutoria em Local de Crime: Isolamento e Preservação. 2010. .

MAIA, F. S. . Tópicos de Perícia Criminal. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CursodeaperfeiçoamentodePoliciais).

MAIA, F. S. . Apostila de Local de Crime. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).

MAIA, F. S. . Criminalística Forense. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MAIA, F. S. . Perícia Criminal a luz da Constituição Federal. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MAIA, F. S. . Tópicos de Criminalística - Valorização das Provas Criminais. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MAIA, F. S. . Perícia Criminal. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MAIA, F. S. . Ação Físico-quimica das drogas no sistema nervoso central. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MAIA, F. S. . Tópicos de Perícia Criminal. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CursodeaperfeiçoamentodePoliciais).

MAIA, F. S. . Tópicos de Perícia Criminal. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CursodeaperfeiçoamentodePoliciais).

MAIA, F. S. . Ação Físico-quimica das drogas no sistema nervoso central. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de aperfeiçoamento de Policiais).

MAIA, F. S. . Tópicos de Criminalística. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MAIA, F. S. . Curso de Ciência Criminal. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MAIA, F. S. . Química Forense. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MAIA, F. S. . Química Forense. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MAIA, F. S. . Papiloscopia Policial. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MAIA, F. S. . Criminalística - Turma Delegados. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MAIA, F. S. . Técnicas de Papiloscopia. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MAIA, F. S. . Tópicos de Criminalística. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de Formação de Delegados de Polícia).

MAIA, F. S. . Apostila de Papiloscopia Policial. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de Formação de Delegados de Polícia).

MAIA, F. S. . Ação Físico-quimica das drogas no sistema nervoso central. 2007. .

MAIA, F. S. . Noções de Criminalística - Turma de Médico Legista. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MAIA, F. S. . Tópicos de Perícia Criminal. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CursodeFormaçãodeDelegadosdePolícia).

MAIA, F. S. . Tópicos de Criminalística. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de Formação de Peritos Legistas).

MAIA, F. S. . CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA APLICADA A CRIMINALÍSTICA. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MAIA, F. S. . CURSO DE BIOQUÍMICA FORENSE. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MAIA, F. S. . APOSTILA DE ENGENHARIA QUÍMICA APLICADA A CRIMINALÍSTICA. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de Formação de Peritos Criminais).

MAIA, F. S. . APOSTILA DE BIOQUÍMICA FORENSE. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de Formação de Peritos Legistas).

MAIA, F. S. . Projeto Crer e Ser dos Educadores do Sistema Penintenciário. 2005. .

MAIA, F. S. . Ação Físico-quimica das drogas no sistema nervoso central. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MAIA, F. S. . Ação Físico-quimica das drogas no sistema nervoso central. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de desenvolvimento

  • 2015 - Atual

    Fomação em multiplicadore em Prevenção ao Uso Indevido de Drogas, Descrição: Proporcionar estudos sobre prevenção ao e conhecimentos científicos sobre as drogas, oportunizando uma reflexão sobre a importância do desenvolvimento de ações preventivas da violência, criminalidade e do uso de drogas, incitando o multiplicador a refletir sobre prevenção não como banir a possibilidade de uso de drogas e seus males a sociedade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Francisco Silvio Maia - Coordenador.

  • 2015 - Atual

    Fomação em multiplicadore em Prevenção ao Uso Indevido de Drogas, Descrição: Proporcionar estudos sobre prevenção ao e conhecimentos científicos sobre as drogas, oportunizando uma reflexão sobre a importância do desenvolvimento de ações preventivas da violência, criminalidade e do uso de drogas, incitando o multiplicador a refletir sobre prevenção não como banir a possibilidade de uso de drogas e seus males a sociedade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Francisco Silvio Maia - Coordenador.

  • 2015 - Atual

    Fomação em multiplicadore em Prevenção ao Uso Indevido de Drogas, Descrição: Proporcionar estudos sobre prevenção ao e conhecimentos científicos sobre as drogas, oportunizando uma reflexão sobre a importância do desenvolvimento de ações preventivas da violência, criminalidade e do uso de drogas, incitando o multiplicador a refletir sobre prevenção não como banir a possibilidade de uso de drogas e seus males a sociedade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Francisco Silvio Maia - Coordenador.

  • 2015 - Atual

    Fomação em multiplicadore em Prevenção ao Uso Indevido de Drogas, Descrição: Proporcionar estudos sobre prevenção ao e conhecimentos científicos sobre as drogas, oportunizando uma reflexão sobre a importância do desenvolvimento de ações preventivas da violência, criminalidade e do uso de drogas, incitando o multiplicador a refletir sobre prevenção não como banir a possibilidade de uso de drogas e seus males a sociedade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Francisco Silvio Maia - Coordenador.

  • 2015 - Atual

    Fomação em multiplicadore em Prevenção ao Uso Indevido de Drogas, Descrição: Proporcionar estudos sobre prevenção ao e conhecimentos científicos sobre as drogas, oportunizando uma reflexão sobre a importância do desenvolvimento de ações preventivas da violência, criminalidade e do uso de drogas, incitando o multiplicador a refletir sobre prevenção não como banir a possibilidade de uso de drogas e seus males a sociedade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2015 - Atual

    Fomação em multiplicadore em Prevenção ao Uso Indevido de Drogas, Descrição: Proporcionar estudos sobre prevenção ao e conhecimentos científicos sobre as drogas, oportunizando uma reflexão sobre a importância do desenvolvimento de ações preventivas da violência, criminalidade e do uso de drogas, incitando o multiplicador a refletir sobre prevenção não como banir a possibilidade de uso de drogas e seus males a sociedade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Francisco Silvio Maia - Coordenador.

  • 2015 - Atual

    Fomação em multiplicadore em Prevenção ao Uso Indevido de Drogas, Descrição: Proporcionar estudos sobre prevenção ao e conhecimentos científicos sobre as drogas, oportunizando uma reflexão sobre a importância do desenvolvimento de ações preventivas da violência, criminalidade e do uso de drogas, incitando o multiplicador a refletir sobre prevenção não como banir a possibilidade de uso de drogas e seus males a sociedade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Francisco Silvio Maia - Coordenador.

  • 2015 - Atual

    Fomação em multiplicadore em Prevenção ao Uso Indevido de Drogas, Descrição: Proporcionar estudos sobre prevenção ao e conhecimentos científicos sobre as drogas, oportunizando uma reflexão sobre a importância do desenvolvimento de ações preventivas da violência, criminalidade e do uso de drogas, incitando o multiplicador a refletir sobre prevenção não como banir a possibilidade de uso de drogas e seus males a sociedade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Francisco Silvio Maia - Coordenador.

  • 2015 - Atual

    Fomação em multiplicadore em Prevenção ao Uso Indevido de Drogas, Descrição: Proporcionar estudos sobre prevenção ao e conhecimentos científicos sobre as drogas, oportunizando uma reflexão sobre a importância do desenvolvimento de ações preventivas da violência, criminalidade e do uso de drogas, incitando o multiplicador a refletir sobre prevenção não como banir a possibilidade de uso de drogas e seus males a sociedade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Francisco Silvio Maia - Coordenador.

  • 2015 - Atual

    Fomação em multiplicadore em Prevenção ao Uso Indevido de Drogas, Descrição: Proporcionar estudos sobre prevenção ao e conhecimentos científicos sobre as drogas, oportunizando uma reflexão sobre a importância do desenvolvimento de ações preventivas da violência, criminalidade e do uso de drogas, incitando o multiplicador a refletir sobre prevenção não como banir a possibilidade de uso de drogas e seus males a sociedade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Francisco Silvio Maia - Coordenador.

  • 2015 - Atual

    Fomação em multiplicadore em Prevenção ao Uso Indevido de Drogas, Descrição: Proporcionar estudos sobre prevenção ao e conhecimentos científicos sobre as drogas, oportunizando uma reflexão sobre a importância do desenvolvimento de ações preventivas da violência, criminalidade e do uso de drogas, incitando o multiplicador a refletir sobre prevenção não como banir a possibilidade de uso de drogas e seus males a sociedade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Francisco Silvio Maia - Coordenador.

  • 2015 - Atual

    Fomação em multiplicadore em Prevenção ao Uso Indevido de Drogas, Descrição: Proporcionar estudos sobre prevenção ao e conhecimentos científicos sobre as drogas, oportunizando uma reflexão sobre a importância do desenvolvimento de ações preventivas da violência, criminalidade e do uso de drogas, incitando o multiplicador a refletir sobre prevenção não como banir a possibilidade de uso de drogas e seus males a sociedade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Francisco Silvio Maia - Coordenador.

  • 2015 - Atual

    Fomação em multiplicadore em Prevenção ao Uso Indevido de Drogas, Descrição: Proporcionar estudos sobre prevenção ao e conhecimentos científicos sobre as drogas, oportunizando uma reflexão sobre a importância do desenvolvimento de ações preventivas da violência, criminalidade e do uso de drogas, incitando o multiplicador a refletir sobre prevenção não como banir a possibilidade de uso de drogas e seus males a sociedade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Francisco Silvio Maia - Coordenador.

Prêmios

2025

AMIGO DA 16ª CIA DE POLÍCIA DO EXÉRCITO, EXÉRCITO BRASILEIRO - 10ª REGIÃO MILITAR.

2023

AMIGOS DOS BOMBEIROS, CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO CEARÁ.

2019

AMIGO DA MEDIAÇÃO ESCOLAR, PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA.

2019

AMIGO DA 10ª REGIÃO MILITAR, EXÉRCITO BRASILEIRO.

2019

DIPLOMA DE AGRADECIMENTO - 10ª REGIÃO MILITAR, EXÉRCITO BRASILEIRO.

2017

MEDALHA MERITUM SEGURANÇA PÚBLICA, FACULDADE ATENEU.

2017

ELEGIO DO GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ, GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ.

2017

ELOGIO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E CIDADANIA DO EUSÉBIO, PREFEITURA MUNICIPAL DO EUSÉBIO.

2016

Diploma de Agradecimento, Exército Brasileiro.

2016

Medalha Mérito Profissional do Governo do Estado do Ceará 2016, Governo do Estado do Ceará.

2015

Medalha Meritum Penal, Faculdade Ateneu.

2015

Medalha José Martiniano de Alencar, Polícia Militar do Estado do Ceará.

2014

PROFFESSOR HOMENAGEADO EM PLACA, Guarda Municipal de Caucaia.

2010

PROFESSOR HOMENAGEADO - TURMA DELEGADOS 2010, ACADEMIA DE POLICIA CIVIL.

2010

Elogio e Agradecimento de Palestra, Escola Superior do Ministério público.

2008

PROFESSOR HOMENAGEADO - TURMA DELEGADOS 2008, ACADEMIA DE POLICIA CIVIL.

2007

PROFESSOR HOMENAGEADO - TURMA MÉDICOS LEGISTAS 2007, ACADEMIA DE POLICIA CIVIL.

2007

Elogio do Secretário da Segurança Pública do Estado do Ceará, Secretaria da Segurança Pública e defesa Social.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Superintendência da Polícia Civil do Estado do Ceará, DIPRE - Divisão de Proteção ao Estudante. , Rua do Rosário, 199, Centro, 60055090 - Fortaleza, CE - Brasil, Telefone: (85) 31017300, URL da Homepage:

Experiência profissional

2021 - Atual

SUPERINTENDÊNCIA DA POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO CEARÁ

Vínculo: Cargo Comissionado, Enquadramento Funcional: Comandante da Guarda Municipal de Aquiraz-CE, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2014 - 2020

SUPERINTENDÊNCIA DA POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO CEARÁ

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor da Divisão de Proteção ao Estudante, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Prevenção do uso indevido de drogas psicotrópicas

2010 - 2014

Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social

Vínculo: , Enquadramento Funcional: ACADEMIA ESTADUAL DE SEGURANÇA PÚBLICA, Carga horária: 40

2009 - 2009

POLÍCIA CIVIL - DELEGACIA DE CAPTURAS

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: CADASTRAMENTO BIOMÉTRICO, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2006 - 2009

POLÍCIA CIVIL - DIVISÃO ANTISSEQUESTRO

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: SETOR TÉCNICO-PERICIAL, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2006 - 2008

Prefeitura Municipal de Fortaleza

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR / ORIENTADOR, Carga horária: 20

2004 - 2006

Universidade Estadual Vale do Acaraú

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR / ORIENTADOR, Carga horária: 20

2004 - 2004

Universidade Regional do Cariri

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR / ORIENTADOR, Carga horária: 20

2003 - 2006

Instituto de Criminalística

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: LABORATÓRIO DE QUÍMICA FORENSE, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2003 - 2004

Liceu do Ceara

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE QUÍMICA, Carga horária: 20

2001 - 2003

POLÍCIA CIVIL - DIVISÃO DE INVESTIGAÇÃO CRIMINAL

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: INVESTIGAÇÃO CRIMINAL, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2000 - 2000

NALCO CHEMISTRY LTD.

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: TRATAMENTO DE ÁGUA, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

1998 - 1999

Companhia de Bebidas das Américas - Matriz

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: LABORATÓRIO QUÍMICO - ETA &ETE, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1997 - 1997

Vicunha Nordeste SA

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: SETOR DE QUÍMICA, Carga horária: 20

1995 - 1995

Tecnomecânica Esmaltec

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIO, Carga horária: 20

2015 - 2018

Faculdade de Ensino e Cultura do Ceará

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8

2000 - 2001

TEC-HIDRO LTDA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: LABORATÓRIO QUÍMICO - ETA &ETE, Carga horária: 40

2019 - Atual

Faculdade Pitágoras

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Carga horária: 10

Outras informações:
Professor de Radiologia Forense e Química Aplicada

2021 - 2023

Prefeitura de Aquiraz - CE

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Comandante da Guarda Civil Municipal, Regime: Dedicação exclusiva.

2024 - Atual

PREFEITURA MUNICIPAL DE AQUIRAZ - CE

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Secretário de Segurança Pública, Regime: Dedicação exclusiva.