Maria das Graças Almeida

Doutora em Educação pela Absoulute Christian University ? ACU Florida Estados Unidos Mestra em Educação pela Universidade Interamericana ? PY; Especialista em Educação a Distância pela Universidade do Estado da Bahia, UNEB; Especialista em Políticas do Planejamento Pedagógico pela Universidade do Estado da Bahia, UNEB; Graduada em História pela Universidade Federal da Paraíba -UFPB; Professora da Rede Estadual da Bahia com atuação na Socioeducação; Atuou como Professora do Ensino Superior da Universidade do Estado da Bahia, UNEB e da FACE;

Informações coletadas do Lattes em 13/12/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências da Educação

2019 - 2021

Absolute Cristian University
Título: "Ser mãe" em tempos de pandemia: Um estudo de caso na instituição penal de Feira de Santana, Bahia.
Orientador: Débora Araújo Leal

Mestrado em Ciencias da Educação

2017 - 2019

Universidade Interamericana
Título: A socioeducação no processo de ressocialização de adolescentes cumprindo medida socioeducativa, na Case Zilda Arns, em Feira de Santana, Bahia.,Ano de Obtenção: 2019
Orientador: Raphael Fontes Cloux
Coorientador: Debora Araújo Leal. Grande área: Ciências Humanas

Especialização em Educação a Distancia

2009 - 2010

Universidade do Estado da Bahia
Título: A EaD e a formação de professores:Pespectivas e Desafios
Orientador: Marta Maria Leone Lima

Especialização em Políticas do Planejamento Pedagógico Avaliação, Di

2005 - 2006

Universidade do Estado da Bahia
Título: Os (des)caminhos da educação especial enquanto meio para a inclusão social dos portadores de deficiência visual
Orientador: Márcia Cerqueira

Graduação em Licenciatura Plena em História

1979 - 1985

Universidade Federal da Paraíba

Formação complementar

2021 - 2021

EDUCAÇÃO INCLUSIVA. (Carga horária: 30h). , CONGRESSO GERAL DO IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, IV, Brasil.

2021 - 2021

LEDOR TRANSCRITOR. (Carga horária: 30h). , PREPARA LEDOR, PL, Brasil.

2018 - 2019

Uso Pedagogico de Tecnologias Educacionais. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2018 - 2018

Seminário Sistema Socioeducativo:Avanços, Perspectivas e Desafios. (Carga horária: 20h). , Universidade Católica do Salvador, UCSAL, Brasil.

2016 - 2016

Nucleo basico em socioeducação. (Carga horária: 165h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2016 - 2016

Nucleo Básico em Educação. (Carga horária: 120h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2013 - 2013

Novas Tecnologias da Educação. (Carga horária: 360h). , Centro Científico Conhecer, IBIO, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Prevenção as drogas. (Carga horária: 120h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2008 - 2008

Disseminadores de Educação Fiscal. (Carga horária: 120h). , Escola de Administração Fazendária, ESAF, Brasil.

2008 - 2008

Gestor educacional. (Carga horária: 120h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2008 - 2008

Direitos Humanos e Mediação de Conflitos. (Carga horária: 60h). , Secretaria Especial dos Direitos Humanos, SDH, Brasil.

2007 - 2007

Extensão Formação em História e Cultura Afro-brasi. (Carga horária: 70h). , Faculdade Finom, FINOM, Brasil.

2005 - 2006

Planejamento da Prática Pedagógica. (Carga horária: 120h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Participação em eventos

VIALFAeEJA Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos,.A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PRIVADOS DE LIBERDADE: REFLEXÕES E ANÁLISES NA PERSPECTIVA DOS DISCENTES DA CASE ZILDA ARNS EM FEIRA DE SANTANA BAHIA. 2019. (Seminário).

VI ENCONTRO INTERNACIONAL DE JOVENS INVESTIGADORES,.A SOCIOEDUCAÇÃO NO PROCESSO DE RESSOCIALIZAÇÃO DE ADOLESCENTES CUMPRINDO MEDIDA SOCIOEDUCATIVA, NA CASE ZILDA ARNS, EM FEIRA DE SANTANA, BAHIA. 2019. (Seminário).

Outras produções

ALMEIDA, M. G. ; DÉBORA ARAÚJO LEAL . A SOCIOEDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: O PROCESSO DE RESSOCIALIZAÇÃO DE ADOLESCENTES CUMPRINDO MEDIDA, NA CASES ZILDA ARNS, EM FEIRA DE SANTANA, BAHIA. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALMEIDA, M. G. ; DÉBORA ARAÚJO LEAL ; NOGUEIRA, A. N. . NÃO MEXA COMIGO EU NÃO ANDO SÓ: OS DES (CAMINHOS) PEDAGÓGICOS DA TRAVESSIA DOCENTE NO ENSINO DAS AFRICANIDADES. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Prêmios

2008

Professor Homenageado, Turma concluinte Históia EaD Faculdade FTC.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Secretaria da Educaçaõ. , Rua Mercante, Aviário, 44096218 - Feira de Santana, BA - Brasil, Telefone: (75) 36144109

Experiência profissional

2010 - Atual

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Tutora Presencial, Enquadramento Funcional: Não, Carga horária: 20

Outras informações:
Curso Licenciatura em História

2008 - Atual

Faculdade de Ciéncias Educacionais

Vínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: não, Carga horária: 20

2005 - 2008

Faculdade de Tecnologia e Ciências

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: não, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuava como Tutor ensino à distância graduação Curso de História.

2000 - Atual

Secretaria da Educação estado da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estatutário, Carga horária: 90

1998 - 1999

Faculdade Municipal de Nova Mutum

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: não, Carga horária: 20