Graciele Aquino de Almeida
Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) (2010); Especialista em Recursos Terapêuticos nas Abordagens Posturais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) (2003); Formações em RPG pelo Instituto Philippe Souchard de Reeducação Postural Global (2004) e em Pilates Clássico Científico pelo Centro de Estudos Cândida Cintra (2010). Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ) (1999) e em Fisioterapia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) (2002). Professora adjunta do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ) no período de 2007 a 2013 e professora auxiliar na Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba FCM no período de 2005 a 2010. Tem experiência em Psicologia e Fisioterapia do Trabalho (Ergonomia), Fisioterapia na Saúde do Idoso, Fisioterapia Preventiva, Saúde Coletiva, Fisioterapia Dermato Funcional, Psicologia, Equoterapia e Fisioterapia domiciliar (foco em Neurofuncional).
Informações coletadas do Lattes em 15/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Engenharia de Produção
2007 - 2010
Universidade Federal da Paraíba
Título: A relação trabalho e saúde no setor de triagem de um núcleo de coleta seletiva em João Pessoa,Ano de Obtenção: 2010
Dra. Sarita Brazão Vieira.Palavras-chave: coleta seletiva; agente ambiental; riscos no trabalho.Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção. Setores de atividade: Coleta, tratamento e disposição de resíduos; recuperação de materiais.
Especialização em Especialização Em Recursos Terapêuticos nas Aborda
2002 - 2004
Universidade Federal da Paraíba
Título: Postura, MArcha e Equilíbrio em EM - Protocolo de Intervenção com Técnicas de FNP (Método Kabat) e Equoterapia.
Orientador: Neide Maria Gomes de Lucena
Bolsista do(a): Fundação de Apoio à Pesquisa.
Graduação em Psicologia
1994 - 1999
Centro Universitário de João Pessoa
Título: Categorização dos Eventos Ansiogênicos em Crianças Hospitalizadas.
Orientador: Marcos Rogério da Costa
Formação complementar
2013 - 2013
Balance Training. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2013 - 2013
I Curso de Tape Kinesiologia Clínica. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2012 - 2012
Fotografia Arte e Técnica I. (Carga horária: 36h). , Casa das Artes Visuais.
2012 - 2012
Iluminação Básica de Estúdio. (Carga horária: 15h). , Casa das Artes Visuais.
2012 - 2012
Curso Internacional WII Reabilitação e Gameterapia. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2012 - 2012
Curso de capacitação para professores: Modalidade. (Carga horária: 40h). , Centro Universitário de João Pessoa.
2010 - 2010
Curso de Fotografia. (Carga horária: 24h). , Cácio Murilo Fotografia Profissional.
2010 - 2010
Pilates Clássico Científico. (Carga horária: 170h). , Cntro de Estudos Cândida Cintra.
2008 - 2008
Aperfeiçoamento em Fisioterapia Dermato Funcional. , Vivance Pilates.
2005 - 2005
Oficina de Autoconhecimento e Qualidade de Vida Ní. (Carga horária: 15h). , Núcleo de Estudo e Pesquisa do Movimento Humano e da Psicomotricidade.
2004 - 2004
Formação Em Massagem Indiana Técnica Kusum Modak. (Carga horária: 60h). , Ashram Prana Dhama.
2004 - 2004
Curso Básico de Reeducação Postural Global. (Carga horária: 240h). , Instituto Ph E Souchard de Reeducação Postural Global.
2004 - 2004
Estágio Voluntário Em Fisioterapia na Unidade de R. (Carga horária: 161h). , Hospital de Guarnição de João Pessoa Centro de Estudos.
2002 - 2002
V Curso de Prevención Atención e Seguimiento de Re. (Carga horária: 100h). , Universidad de Granada.
2001 - 2002
Intercâmbio Brasil Espanha Em Fisioterapia. , Universidad de Granada.
2001 - 2002
Prácticas de Fsioterapia En La Usep Del Hospital U. (Carga horária: 500h). , Universidad de Granada.
2001 - 2002
Estágio Extra Curricular no Centro de Reabilitação. (Carga horária: 400h). , Instituto de Previdência do Estado da Paraíba.
2001 - 2002
Practica Supervisionada de Fsioterapia En Residenc. (Carga horária: 370h). , Fundación Los Pastoreros.
2000 - 2001
Extensão universitária em Assistência Nutricional Em Comunidades Carentes. (Carga horária: 1200h). , Núcleo de Estudos Em Saúde Coletiva Ufpb.
2000 - 2001
Extensão universitária em Projeto Fisioterapia na Comunidade. (Carga horária: 480h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2000 - 2001
Influência da equoterapia para o Incremento do gra. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2000 - 2001
Estágio Básico de Equoterapia. (Carga horária: 48h). , Associação Paraibana de Equoterapia.
2000 - 2001
Estágio de Fisioterapia Em Neurologia no Hulw. (Carga horária: 126h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2000 - 2000
Estágio Em Hidroterapia Para Crianças Deficientes. (Carga horária: 21h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
1999 - 1999
Radiologia Ortopédica Para Fisioterpeutas. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
1999 - 1999
Curso de Atualização de Eletroterapia. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
1999 - 1999
Estágio de Traumatologia Ortopédia e Reumatologia. (Carga horária: 52h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
1998 - 1999
Estágio Supervisionado Em Psicologia Clínica. (Carga horária: 200h). , Maternidade Cândida Vargas.
1997 - 1997
I Curso de Massagem. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
1996 - 1997
Supervisão Em Psicopatologia Hospitalar. (Carga horária: 200h). , Centro de Psicologia Clínica.
1996 - 1996
Introdução à Psicologia Hospitalar. (Carga horária: 20h). , Centro Universitário de João Pessoa.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto/Especialidade: Ergonomia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Fisioterapia em Domicílio.
Participação em eventos
6º Congresso Internacional de Fisioterapia. Congresso internacional de fisioterapia pela Sociedade Brasileira de Fisioterapia. 2012. (Congresso).
I Congresso Paraibano de Humanização. Doutores Sorriso, por uma prática de humanização. 2011. (Congresso).
I Forum Estadual de Ensino em Fisioterapia.Abenfisio 10 anos: consolidando caminhos para a formação. 2011. (Outra).
XVI Congresso Brasileiro de Ergonomia ABERGO 2010, ULAERGO 2010, IV ABERGO JOVEM e IV Congresso Brasileiro de Iniciação Científica. Ergonomia e sustentabilidade. 2010. (Congresso).
3º Simpósio Iberoamericano de Ingeniería de Resíduos e 2º Seminário Nordeste sobre Resíduos Sólidos.Os resíduos sólidos no contexto das mudanças climáticas. 2010. (Simpósio).
Semana Nacional da Saúde 2010.Semana Nacional da Saúde - fisioterapia. 2010. (Oficina).
II Encontro de Pesquisa e Extensão, XI Encontro de Iniciação Científica e V Encontro de Extensão.Encontro de pesquisa e extensão no UNIPÊ. 2010. (Encontro).
VI Jornada de Fisioterapia do UNIPE e II Encontro de Egressos.Jornada de Fisioterapia e encontro de egressos. 2010. (Outra).
4º Fórum Científico de debates da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba.Humanização na Formação do Profissional de Saúde. 2006. (Outra).
Participação em bancas
ALMEIDA, Graciele Aquino de; ARARUNA, V. R.; FONSECA, A. V.. Efeitos do Eletrolifting em estrias atróficas: revisão bibliográfica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de João Pessoa.
ALMEIDA, Graciele Aquino de; FONSECA, A. V.; ARARUNA, V. R.. Avaliação da lipodistrofia em mulheres jovens sedentárias e não sedentárias: estudo comparativo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de João Pessoa.
SANTOS, J. C.;ALMEIDA, Graciele Aquino de; LEITE, F. S. C. B.. Análise da correlação de depressão e funcionalidade em idosos ativos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de João Pessoa.
ALMEIDA, Graciele Aquino de; LEITAO, W. C. V.; MENEZES, A. R. R.. Avaliação da dor na coluna vertebral em estudantes de fisioterapia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de João Pessoa.
SANTOS, J. C.;ALMEIDA, Graciele Aquino de; SOARES, G. B.. A percepção do idoso sobre o envelhecimento e a importância da fisioterapia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de João Pessoa.
ALMEIDA, Graciele Aquino de; TORQUATO, S. G.; ALENCAR, N. G. B. R.. Inclusão do fisioterapeuta no ambiente escolar para acompanhamento de crianças autistas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de João Pessoa.
SANTOS, J. C.; SA, F. D.;ALMEIDA, Graciele Aquino de. Depressão e suas repercussões na funcionalidade do idoso institucionalizado. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de João Pessoa.
ALMEIDA, Graciele Aquino de; CANANEA, J. N. A.; LIMA, F. V.. Avaliação da Satisfação de usuários dos serviços de fisioterapia nos Centros Especializados no município de João Pessoa-PB. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de João Pessoa.
ALMEIDA, Graciele Aquino de; LEITAO, W. C. V.; NOBREGA, A. C.. Impacto de um Programa de Cinesioterapia Laboral para funcionários da Secretaria de Ensino do UNIPÊ. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de João Pessoa.
GERBASI, R.;ALMEIDA, Graciele Aquino de; PAIVA, R. C. G.. Incidência da depressão em idosos e fatores associados: uma análise no município de Cabedelo-PB. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de João Pessoa.
DANTAS, M. S. A.; ARARUNA, V. R.;ALMEIDA, Graciele Aquino de. Percepção do vínculo paciente-discente de fisioterapia no cuidado do usuário com traumatismo raquimedular. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de João Pessoa.
ALMEIDA, Graciele Aquino de; GUEDES, B.. Perfil psicomotor de idosos institucionalizados. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de João Pessoa.
AVERSARI, R. E. O. C.;ALMEIDA, Graciele Aquino de. Análise plantar pelo teste de plantigrama e podoscópio em estudantes de ensino fundamental em uma escola municipal de João Pessoa-Pb. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de João Pessoa.
ALMEIDA, Graciele Aquino de; VIEIRA, R. S.; TOMAZ, A.. Investigação da saúde do homem no município de Mamanguape-Pb. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de João Pessoa.
TOMAZ, A.;ALMEIDA, Graciele Aquino de; AVERSARI, R. E. O. C.. Avaliação da capacidade para o trabalho dos profissionais da saúde no SAMU/JP. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de João Pessoa.
ALMEIDA, Graciele Aquino de; SA, F. D.; MARTINS, S. S. L.. Avaliação da capacidade dos idosos atendidos na Clínica Escola do Unipê. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de João Pessoa.
ALMEIDA, Graciele Aquino de. Avaliação da qualidade de vida dos cuidadores de idosos assistidos na Clínica Escola de Fisioterapia do Centro Universitário de João Pessoa UNIPE. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de João Pessoa.
ALMEIDA, Graciele Aquino de; VIEIRA, R. S.. Percepção de Fisioterapeutas docentes sobre suas relações com o trabalho: um estudo realizado numa Instituiçao de Ensino Superior. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de João Pessoa.
ALMEIDA, Graciele Aquino de; SANTOS, J. C.; FIALHO, I.. Impacto da atividade física na qualidade de vida de idosos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de João Pessoa.
ALMEIDA, Graciele Aquino de; SANTOS, J. C.. Avaliação do declínio cognitivo e da capacidade funcional no idoso: uma abordagem na Clínica Escola de Fisioterapia do UNIPÊ. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de João Pessoa.
ALMEIDA, Graciele Aquino de; SANTOS, J. C.; FONSECA, R. C.. Perfil dos idosos com demência residentes em uma Instituição de longa permanência da cidade de João Pessoa-Pb. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de João Pessoa.
ALMEIDA, Graciele Aquino de. Prevalência da sintomatização dolorosa na coluna vertebral em profissionais que trabalham na postura sentada na UNICRED Central Norte/Nordeste. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de João Pessoa.
ALMEIDA, Graciele Aquino de. Análise postural em um grupo de pacientes portadores de disfunção temporo mandibular do Hospital de Guarnição de João Pessoa. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de João Pessoa.
ALMEIDA, Graciele Aquino de; SANTOS, J. C.; FONSECA, R. C.. Estudo comparativo da percepção corporal de jovens e idosos através do Método Askevold. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de João Pessoa.
ALMEIDA, Graciele Aquino de; SANTOS, J. C.; SA, F. D.. Risco de quedas associado ao estado cognitivo em idosos residentes em uma instituição de longa permanência. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de João Pessoa.
ALMEIDA, Graciele Aquino de; BARBOSA, Daniella de Souza; MEDEIROS, V. M. L.. Seleção de professor para disciplina de Atividades Complementares. 2008. Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba.
ALMEIDA, Graciele Aquino de; BARBOSA, Daniella de Souza;MEDEIROS NETO, Ciro Franco de; MEDEIROS, V. M. L.. Seleção de professor para disciplina de Ergonomia. 2007. Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba.
NEVES, M. L. M.;ALMEIDA, Graciele Aquino deMEDEIROS NETO, Ciro Franco de; MEDEIROS, M. A. A.; SILVA, M. A. A.. Núcleo Docente Estruturante. 2013. Faculdade Internacional da Paraíba.
ALMEIDA, Graciele Aquino de; AVERSARI, R. E. O. C.. Seleção de monitoria em Recursos Terapêuticos Manuais. 2012.
ALMEIDA, Graciele Aquino de. I Congresso Paraibano de Humanização. 2011. Faculdades Integradas de Patos.
ALMEIDA, Graciele Aquino de; BRITO, A. K. A. T.. Seleção de monitoria em Recursos Terapêuticos Manuais. 2011.
ALMEIDA, Graciele Aquino de. VI Jornada de Fisioterapia do UNIPÊ e II Encontro de Egressos. 2010. Centro Universitário de João Pessoa.
ALMEIDA, Graciele Aquino de. VI Jornada de Fisioterapia do UNIPÊ e II Encontro de Egressos. 2010. Centro Universitário de João Pessoa.
ALMEIDA, Graciele Aquino de. V Jornada de Fisioterapia, VII Mostra de Fisioterapia na Atenção Básica e I Encontro de Egressos. 2008. Centro Universitário de João Pessoa.
Orientou
Avaliação da composição corporal de pacientes submetidos a hemodiálise; Início: 2013; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de João Pessoa; (Orientador);
Efeitos do Eletrolifting em estrias atróficas: revisão bibliográfica; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de João Pessoa; Orientador: Graciele Aquino de Almeida;
Avaliação da lipodistrofia em mulheres jovens sedentárias e não sedentárias: estudo comparativo; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de João Pessoa; Orientador: Graciele Aquino de Almeida;
Avaliação da dor na coluna vertebral em estudantes de fisioterapia; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de João Pessoa; Orientador: Graciele Aquino de Almeida;
Inclusão do fisioterapeuta no ambiente escolar para acompanhamento de crianças autistas; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de João Pessoa; Orientador: Graciele Aquino de Almeida;
Avaliação da Satisfação de usuários dos serviços de fisioterapia nos Centros Especializados no município de João Pessoa-PB; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de João Pessoa; Orientador: Graciele Aquino de Almeida;
Impacto de um Programa de Cinesioterapia Laboral para funcionários da Secretaria de Ensino do UNIPÊ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de João Pessoa; Orientador: Graciele Aquino de Almeida;
Avaliação da capacidade dos idosos atendidos na Clínica Escola do Unipê; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de João Pessoa; Orientador: Graciele Aquino de Almeida;
Avaliação da qualidade de vida dos cuidadores de idosos assistidos na Clínica Escola de Fisioterapia do Centro Universitário de João Pessoa UNIPE; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário de João Pessoa; Orientador: Graciele Aquino de Almeida;
Produções bibliográficas
-
MEDEIROS NETO, Ciro Franco de ; ALMEIDA, GRACIELE AQUINO DE ; RAMOS, BERIVALDO DA COSTA ; COSTA, SUETÂNIA KAREN PEREIRA DA ; SILVA, HÉLDERES PEREGRINO ALVES DA ; SOUSA, MARIA BERNARDETE CORDEIRO DE . Análise da percepção da fadiga, estresse e ansiedade em trabalhadores de uma indústria de calçados. Jornal Brasileiro de Psiquiatria (UFRJ. Impresso) , v. 61, p. 133-138, 2012.
-
ALMEIDA, Graciele Aquino de ; FELIPONI, Angela Benítez ; LUCENA, Neide Maria Gomes de . Intervención Precoz en Recién Nacido Prematuros.. Scientia (Unisinos) , Granada-ES, v. 7, n.1-2, p. 125-133, 2002.
-
ALMEIDA, Graciele Aquino de ; FELIPONI, Angela Benitez ; LUCENA, Neide Maria Gomes de . Riesgo de Caídas en Ancianos Institucionalizados.. Scientia (Unisinos) , Granada-ES, v. 7, n.3-4, p. 71-77, 2002.
-
VIEIRA, Sarita Brazão . Reciclando Conceitos: A Produção Social de RSU e o Acordo Verde de JP. In: Nelson Torres Alves et ali.. (Org.). Psicologia: Reflexões para Ensino, Pesquisa e Extensão. 1ed.João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2013, v. 01, p. 06-260.
-
CHAVES, L. C. ; ALMEIDA, Graciele Aquino de ; ARARUNA, V. R. . Avaliação da lipodistrofia em mulheres jovens sedentárias e não sedentárias: estudo comparativo. In: Josevânia da Silva. (Org.). TCCendo Saberes. 1ed.João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2013, v. , p. 11-525.
-
VIEIRA, Sarita Brazão ; ALMEIDA, Graciele Aquino de . O SIGNIFICADO DA PRODUÇÃO SOCIAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS E A COLETA SELETIVA. In: ABERGO 2010, 2010, Rio de Janeiro. ABERGO 2010. Teresópolis: 2AB Editora, 2010.
-
ALMEIDA, Graciele Aquino de ; VIEIRA, Sarita Brazão ; VITORIO, D. M. . A coleta de resíduos sólidos urbanos e a sustentabilidade no município de João Pessoa: Programa Acordo Verde. In: Os resíduos sólidos no contexto das mudanças climáticas, 2010, João Pessoa. Os Resíduos Sólidos no Contexto das Mudanças Climáticas, 2010.
-
PAIVA, R. C. G. ; ALBUQUERQUE, A. L. ; SANTOS, K. N. ; DANTAS, M. S. A. ; ALMEIDA, Graciele Aquino de ; FECHINE, C. P. N. S. . Percepção dos pais do grupo terapêutico, GAPCCE, como medida de enfrentamento do impacto do diagnóstico de disfunções neuromotoras. In: XXIII Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia 2013, 2013, Curitiba. Fisioterapia Brasil. São Paulo: Atlântica, 2013. v. 14. p. 45-45.
-
FEITOSA, V. K. C. ; BRITO, A. K. A. T. ; ALMEIDA, Graciele Aquino de ; COSTA, N. A. N. ; MARTINS, R. M. X. ; PAIVA, R. C. G. . A incidência de acne vulgar em universitários e os cuidados com a pele. In: I Meeting de Fisioterapia Dermatofuncional das FIP, 2012, Patos. I Meeting de Fisioterapia Dermatofuncional das FIP. Patos, 2012. v. 1. p. 18-18.
-
FEITOSA, V. K. C. ; MOURA, D. C. S. ; ALMEIDA, Graciele Aquino de ; PAIVA, R. C. G. ; MEDEIROS NETO, Ciro Franco de . A relação entre a imagem corporal percebida e bioimpedanciometria em universitários. In: I Meeting de Fisioterapia Dermatofuncional das FIP, 2012, Patos-PB. I Meeting de Fisioterapia Dermatofuncional das FIP. Patos-PB, 2012. v. 1. p. 23-23.
-
FEITOSA, V. K. C. ; CAVALCANTI, A. M. B. ; ALMEIDA, Graciele Aquino de ; SANTOS, P. F. A. . A percepção do fisioterapeuta sobre a especialidade em dermatofuncional. In: I Meeting de Fisioterapia Dermatofuncional das FIP, 2012, Patos-PB. I Meeting de Fisioterapia Dermatofuncional das FIP. Patos-PB, 2012. v. 1. p. 23-23.
-
PAIVA, R. C. G. ; GUEDES, R. S. ; GERBASI, R. ; ALMEIDA, Graciele Aquino de ; BARBOSSA, M. B. . Incidência de depressão em idosos atendidos nas unidades de saúde do município de Cabedelo-PB. In: XXII Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia e III Congresso Nacional de Fisioterapia na Saúde Coletiva, 2012, Brasília. Fisioterapia Brasil. São Paulo: Atlântica, 2012. v. 13. p. 52-52.
-
ALMEIDA, Graciele Aquino de ; SOARES, L. M. M. M. ; CARNEIRO, M. L. N. ; PEREIRA, N. K. G. . Fisioterapeutas da Alegria: a arte de acolher sob a ótica de idosos institucionalizados. In: 6º Congresso Internacional de Fisioterapia, 2012, Natal-RN. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano 2013, 2012. p. 262-262.
-
CARNEIRO, M. L. N. ; ALMEIDA, Graciele Aquino de ; SOARES, L. M. M. M. ; DANTAS, M. S. A. . Educação em saúde na comunidade: vivência acadêmica nas práticas de saúde pública. In: 6º Congresso Internacional de Fisioterapia, 2012, Natal-RN. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano 2013, 2012. p. 156-156.
-
CARNEIRO, M. L. N. ; COSTA, E. S. A. ; ALMEIDA, GRACIELE AQUINO DE ; SOARES, L. M. M. M. . Correlação entre desempenho físico e bem-estar subjetivos em idosos. In: 6º Congresso Internacional de Fisioterapia, 2012, Natal-RN. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano 2013, 2012. p. 157-157.
-
SOARES, L. M. M. M. ; SILVA, E. J. B. ; ALMEIDA, Graciele Aquino de ; CARNEIRO, M. L. N. . Repercussões do treinamento psicomotor no desempenho funcional de idosos institucionalizados. In: 6º Congresso Internacional de Fisioterapia, 2012, Natal-RN. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano 2013, 2012. p. 161-161.
-
SOARES, L. M. M. M. ; MORAIS, A. C. D. ; ALMEIDA, Graciele Aquino de ; CARNEIRO, M. L. N. . Qualidade de vida e bem-estar sob a ótica dos idosos institucionalizados. In: 6º Congresso Internacional de Fisioterapia, 2012, Natal-RN. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano 2013, 2012. p. 166-166.
-
ALMEIDA, Graciele Aquino de ; SOARES, L. M. M. M. ; CARNEIRO, M. L. N. ; SILVA, E. A. . Avaliação do equilíbrio, velocidade de marcha e força de membros inferiores de idosos ativos. In: 6º Congresso Internacional de Fisioterapia, 2012, Natal-RN. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano 2013, 2012. p. 263-263.
-
NUNES, L. S. ; ALMEIDA, Graciele Aquino de ; FIALHO, I. ; SOUSA, P. E. L. . A construção de um projeto terapêutico singular em um caso de Guillain-Barré. In: 6º Congresso Internacional de Fisioterapia, 2012, Natal-RN. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano 2013, 2012. p. 264-264.
-
AMORIM, K. F. ; ALMEIDA, Graciele Aquino de ; FIALHO, I. ; DANTAS, M. S. A. . Projeto terapêutico singular: a construção do saber através da rede de cuidados em saúde. In: 6º Congresso Internacional de Fisioterapia, 2012, Natal-RN. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano 2013, 2012. p. 265-265.
-
MEDEIROS, A. L. ; ALMEIDA, Graciele Aquino de ; ALBUQUERQUE, L. L. ; DANTAS, M. S. A. . A essencialidade da cinesioterapia sensório motora e respiratória na síndrome de Guillain-Barré-um relato de experiência. In: 6º Congresso Internacional de Fisioterapia, 2012, Natal-RN. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano 2013, 2012. p. 275-275.
-
FEITOSA, V. K. C. ; MOURA, D. C. S. ; ALMEIDA, Graciele Aquino de ; PAIVA, R. C. G. . Bioimpedanciometria e imagem corporal percebida em universitários: um estudo comparativo. In: 6º Congresso Internacional de Fisioterapia, 2012, Natal-RN. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano 2013, 2012. p. 321-321.
-
MOURA, D. C. S. ; CAVALCANTI, A. M. B. ; ALMEIDA, Graciele Aquino de ; SANTOS, P. F. A. . A especialidade em dermato-funcional sob o olhar do fisioterapeuta. In: 6º Congresso Internacional de Fisioterapia, 2012, Natal-RN. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano 2013, 2012. p. 323-232.
-
MOURA, D. C. S. ; FEITOSA, V. K. C. ; AMORIM, K. F. ; ALMEIDA, Graciele Aquino de . Construindo uma rede de cuidados para um caso de amputação. In: 6º Congresso Internacional de Fisioterapia, 2012, Natal-RN. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano 2013, 2012. p. 354-354.
-
MARTINS, R. M. X. ; COSTA, N. A. N. ; ALMEIDA, Graciele Aquino de ; PAIVA, R. C. G. . Avaliação da acne vulgar e dos cuidados com a pele em universitários. In: 6º Congresso Internacional de Fisioterapia, 2012, Natal-RN. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano 2013, 2012. p. 490-490.
-
MARTINS, R. M. X. ; PEREIRA JR., B. H. ; ALMEIDA, Graciele Aquino de ; SANTOS, K. M. P. . Um olhar integrador no projeto terapêutico singular em uma amputação de membro inferior. In: 6º Congresso Internacional de Fisioterapia, 2012, Natal-RN. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano 2013, 2012. p. 585-585.
-
CARNEIRO, M. L. N. ; FARIAS, R. S. ; ALMEIDA, Graciele Aquino de ; SOARES, L. M. M. M. ; GUEDES, B. . Proposta Fisioterapêutica de estimulação cognitiva em Idosos Institucionalizados. In: VI Congresso Norte-Nordeste de Geriatria e Gerontologia, 2011, Ipojuca-PE. VI Congresso Norte-Nordeste de Geriatria e Gerontologia, 2011.
-
CARNEIRO, M. L. N. ; SOARES, L. M. M. M. ; ALMEIDA, Graciele Aquino de ; FONSECA, R. C. . Projeto envelhecimento ativo promovendo qualidade de vida para idosos institucionalizados. In: VI Congresso Norte-Nordeste de Geriatria e Gerontologia, 2011, Ipojuca-PE. VI Congresso Norte-Nordeste de Geriatria e Gerontologia, 2011.
-
SOARES, L. M. M. M. ; CARNEIRO, M. L. N. ; ALMEIDA, Graciele Aquino de . A importância da intervenção psicomotora para idosos institucionalizados. In: VI Congresso Norte-Nordeste de Geriatria e Gerontologia, 2011, Ipojuca-PE. VI Congresso Norte-Nordeste de Geriatria e Gerontologia, 2011.
-
VIEIRA, R. S. ; FONSECA, R. C. ; CARNEIRO, M. L. N. ; ALMEIDA, Graciele Aquino de ; SOARES, L. M. M. M. ; BARBOSA, A. K. . A Escola de Posturas como um recurso preventivo em Instituição de longa permanência para idosos. In: XXI Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia 2011, 2011, Rio de Janeiro. Fisioterapia Brasil. São Paulo: Atlântica, 2011. v. 12. p. 71-71.
-
PAIVA, R. C. G. ; FONSECA, R. C. ; CARNEIRO, M. L. N. ; ALMEIDA, Graciele Aquino de ; SOARES, L. M. M. M. . Gerontopsicomotricidade: intervenção para idosos institucionalizados. In: XXI Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia 2011, 2011, Rio de Janeiro. Fisioterapia Brasil. São Paulo: Atlântica, 2011. v. 12. p. 75-75.
-
PAIVA, R. C. G. ; ALMEIDA, Graciele Aquino de ; DANTAS, M. S. A. ; OLIVEIRA, K. H. C. M. ; TORQUATO, S. G. . Redes de cuidado em saúde: o 'divisor de águas' na construção do saber. In: XXI Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia 2011, 2011, Rio de Janeiro. Fisioterapia Brasil. São Paulo: Atlântica, 2011. v. 12. p. 108-108.
-
ALMEIDA, Graciele Aquino de ; FONSECA, R. C. ; CARNEIRO, M. L. N. ; BARBOSSA, M. B. ; PAIVA, R. C. G. . Grupo com Idosos Institucionalizados. In: XX Fórum Nacional de Ensino em Fisioterapia e II Congresso Nacional de Fisioterapia na Saúde Coletiva, 2010, Belo Horizonte. Fisoterapia Brasil. São Paulo: Atlântica, 2010. v. 11. p. 100-100.
-
ALMEIDA, Graciele Aquino de ; PIMENTA, Talita Saraiva ; EMANUELLE, Thaise ; OLIVEIRA, Érika Fernandes de . Catador de Material Reciclado na comunidade do Bairro São José/PB-Atuação de um grupo de estudantes de fisioterapia da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba. In: XIV Fórum Nacional de Docentes em Fsioterapia/VIII Encontro Nacional de Coordenadores de Fisioterapia, 2006, João Pessoa, 2006.
-
ALMEIDA, Graciele Aquino de ; MEDEIROS NETO, Ciro Franco de . A Importância da disciplina de Recursos Terapêuticos Manuais na diminuição do receio do toque entre alunos de fisioterapia. In: XIV Fórum Nacional de Docentes em Fsioterapia/VIII Encontro Nacional de Coordenadores de Fisioterapia, 2006, João Pessoa, 2006.
-
ALMEIDA, Graciele Aquino de ; ALVES, Janine Agra Padilha V ; BARBOSA, Daniella de Souza . Projeto de Extensão Fisioterapia no Bairro: desafios e conquistas. In: I EXPOGEST, Mostra Nacional de Vivências Inovadoras de Gestão no SUS, 2006, Brasília-DF. I EXPOGEST, Mostra Nacional de Vivências Inovadoras de Gestão no SUS, 2006.
-
ALMEIDA, Graciele Aquino de ; OLIVEIRA, Eva Maria Lopes de . Equoterapia. In: II Fórum Científico de Debates da FCM-PB, 2004, João Pessoa, 2004.
-
ALMEIDA, Graciele Aquino de ; ALMEIDA, Weylldnan Matias de ; ALMEIDA, Wellington Matias de ; OLIVEIRA, Eva Maria Lopes de . Equoterapia: Uma realidade Prática na Fisioterapia. In: VII Eneefisio, 2001, Fortaleza, 2001.
-
ALMEIDA, Graciele Aquino de ; A Escola de Postura como uma Medida de Educação Popular. In: II CONNEFI - VI EPAFI, 2000, João Pessoa, 2000.
-
ALMEIDA, Graciele Aquino de ; Proposta de Tratamento para Úlceras por Pressão na Região Sacral não Infectadas. In: II CONNEFI - VI EPAFI, 2000, João Pessoa, 2000.
-
ALMEIDA, Graciele Aquino de ; Categorização dos Eventos dos Eventos Ansiogênicos em Crianças Hospitalizadas. In: I Encontro Paraibano de Psicoterapia Cognitivo-comportamental, 1999, João Pessoa.
-
ALMEIDA, Graciele Aquino de ; Experiências com o Projeto Envelhecimento Ativo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALMEIDA, Graciele Aquino de ; MOURA, M. L. S. ; GERMANO, E. C. ; ARAUJO, T. H. ; NEGREIRO, N. L. V. . Perfil das cuidadoras de uma instituição de longa permanência de João Pessoa-Pb. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ALMEIDA, Graciele Aquino de ; A gerontolopsicomotricidade no Bairro São José, João Pessoa/Pb, como propostafisioterapêutica na Atenção à saúde do Idoso. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ALMEIDA, Graciele Aquino de ; BARBOSA, Daniella de Souza ; ALVES, Janine Agra Padilha V ; ALBUQUERQUE, P. S. R. . Repensando à participação comunitária no combate a dengue sob a ótica do controle social. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALMEIDA, Graciele Aquino de ; BARBOSA, Daniella de Souza ; MEDEIROS, V. M. L. . Fisioterapia na Saúde Mental: integralidade como instrumento e finalidade da ação fisioterapêutica. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALMEIDA, Graciele Aquino de ; ALBUQUERQUE, P. S. R. ; ALVES, Janine Agra Padilha V ; BARBOSA, Daniella de Souza . Projeto de Extensão Fisioterapia no Bairro: dessafios e conquistas em busca da integralidade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALMEIDA, Graciele Aquino de ; BARBOSA, Daniella de Souza ; MEDEIROS, V. M. L. . O conhecer para incluir: características epidemiológicas de mulheres com transtornos mentais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ALMEIDA, Graciele Aquino de ; ALVES, Janine Agra Padilha V ; BARBOSA, Daniella de Souza . Atuação da fisioterapia preventiva na Atenção Básica: esperiências da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba no Bairro São José-Pb. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
ALMEIDA, Graciele Aquino de ; Oficina de Orientações ergonômicas e Cinesioterapia Laboral. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ALMEIDA, Graciele Aquino de ; Oficina Cinesioterapia Laboral. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ALMEIDA, Graciele Aquino de ; A Importância do Fisioterapeuta na Equipe do Pré-natal. 2002 (Palestra Educativa) .
ALMEIDA, Graciele Aquino de ; Adolescência e doenças sexualmente transmissíveis. 2002 (Palestra Educativa) .
ALMEIDA, Graciele Aquino de ; Higiene pessoal e domiciliar. 2002 (Palestra Educativa) .
ALMEIDA, Graciele Aquino de ; Higiene Pessoal. 2002 (Palestra Educativa) .
ALMEIDA, Graciele Aquino de ; Estilo de vida y factores de riesgo, que pueden afectar a la calidad de vida de los trabajadores de la salud. 2002 (Palestra) .
ALMEIDA, Graciele Aquino de ; La licenciatura en fisioterapia de la Universidad Federal de Paraiba. 2002 (Palestra) .
ALMEIDA, Graciele Aquino de ; Leishmaniose Visceral. 2002 (Palestra Educativa) .
ALMEIDA, Graciele Aquino de ; Menopausa. 2002 (Palestra Educativa) .
Prêmios
2012
Melhor painel do I Meeting de Fisioterapia Dermatofuncional das FIP (1º lugar), Faculdades Integradas de Patos-FIP.
2012
Melhor apresentação oral do I Meeting de Fisioterapia Dermatofuncional das FIP (1º lugar), Faculdades Integradas de Patos-FIP.
2011
Professora homenageada, Centro Universitário de João Pessoa UNIPE Turma concluinte.
2007
Professora homenageada, Centro Universitário de João Pessoa UNIPE Turma concluinte.
Histórico profissional
Experiência profissional
2013 - Atual
Faculdade Internacional da ParaíbaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Integrante do Núcleo Docente Estruturante NDE, Carga horária: 4
Outras informações:
Conforme Portaria nº 01/2013/ CEC-FPB
2007 - 2013
Centro Universitário de João PessoaVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40
Outras informações:
Disciplinas Ministradas: Estágio Supervisionado I e II Fisioterapia aplicada a Geriatria Estágio Comunitário Integrado Saúde Coletiva Fisioterapia Preventiva Psicologia da Saúde Recursos terapêuticos manuais Fisioterapia Dermato Funcional Metodologia do estudo Fisioterapia na Saúde da Mulher e do Homem
Atividades
-
08/2011 - 08/2013
Treinamentos ministrados , Centro Universitário de João Pessoa UNIPÊ, .,Treinamentos ministrados, Treinamento aos monitores de Recursos Terapêuticos Manuais
-
08/2011 - 08/2013
Outras atividades técnico-científicas , Centro Universitário de João Pessoa UNIPÊ, .,Atividade realizada, Orientação a monitoria de Recursos Terapêuticos Manuais.
-
02/2010 - 08/2013
Extensão universitária , Instituto Vila Vicentina Júlia Freire, .,Atividade de extensão realizada, Escola de Posturas no envelhecimento ativo.
-
08/2007 - 08/2013
Pesquisa e desenvolvimento , Centro Universitário de João Pessoa UNIPÊ, .,Linhas de pesquisa
-
08/2007 - 08/2013
Ensino, Graduação em Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágios Comunitário e Supervisionados I e II, Metodologia do Estudo, Psicologia da Saúde, Recursos Terapêuticos Manuais, Saúde Coletiva, Fisioterapia na Saúde da Mulher e do Homem, Fisioterapia aplicada a Geriatria, Fisioterapia Preventiva e Fisioterapia Dermatofuncinal
-
02/2008 - 07/2008
Estágios , Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, .,Estágio realizado, Estágio Supervisionado em fisioterapia nos três níveis de prevenção.
-
08/2007 - 12/2007
Estágios , Lar da Providência Carneiro da Cunha, .,Estágio realizado, Estágio Supervisionado nos três níveis de prevenção aos idosos institucionalizados.
2005 - 2010
Faculdades de Ciencias Medicas da ParaibaVínculo: professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 13
Outras informações:
Disciplinas ministradas: Psicologia aplicada à saúde Ergonomia Fisioterapia Preventiva Atividades complementares Bases, métodos e técnicas de avaliação em fisioterapia
Atividades
-
02/2005 - 01/2010
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências Medicas FCM, .,Linhas de pesquisa
-
02/2005 - 01/2010
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Atividades Complementares I, Bases, Métodos e Técnicas de Avaliação, Ergonomia, Fisioterapia Preventiva, Psicologia Aplicada a Saúde
-
06/2006 - 06/2009
Extensão universitária , Privado, .,Atividade de extensão realizada, Fisioterapia no Bairro.
-
08/2005 - 06/2008
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Ciências Medicas FCM, .,Atividade realizada, Orientação em Monitoria da Disciplina de Bases, Métodos e Técnicas de Avaliação em Fisioterapia.
-
03/2008 - 03/2008
Treinamentos ministrados , Faculdade de Ciências Medicas FCM, .,Treinamentos ministrados, Monitoria da disciplina de Bases Métodos e Técnicas de Avaliação em Fisioterapia
-
08/2005 - 08/2005
Treinamentos ministrados , Faculdade de Ciências Medicas FCM, .,Treinamentos ministrados, Treinamento em Monitoria De Bases, Métodos e Técnicas de Avaliação em Fisioterapia
2001 - 2004
Associaçaõ Paraibana de EquoterapiaVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Psicóloga e Fisioterapeuta, Carga horária: 4
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Graciele Aquino de Almeida e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?