Thiago Cruz Rodrigues Franco

Atuante desde 2009 na área de geotecnologias aplicadas em obras de infraestrutura urbana e rural com levantamentos topográficos, geodésicos e cadastrais multifinalitários, elaboração de peças técnicas especializadas e projetos por meio de tecnologia B.I.M. para vias, parcelamentos de solos, drenagem urbana, estudos de bacias hidrográficas e viabilidade de implantação de empreendimentos em área urbana e rural, além do posicionamento e locação de pontos fundamentais na execução de projetos. No cotidiano, imerso na percepção da importância da localização geográfica para o desenvolvimento sócio econômico urbano e rural, exerce habilidades focadas na produção de peças técnicas em variadas frentes de atuação, no âmbito de geociências. Atualmente desenvolve pesquisa no setor agrícola utilizando-se da capacidade de geoprocessamento e versatilidade de integração do sistema de informações geográficas QGIS ao software geoestatístico R, possibilitando a execução de análises capazes de inferir sobre o potencial produtivo, por exemplo. Utilizando-se da agricultura de precisão, por aplicação da geoestatística no estudo das variabilidades dos fenômenos naturais ou artificiais em lavouras brasileiras, percebeu-se o potencial de utilização de metodologias geoestatísticas no estudo das relações entre diferentes tipos de informações geográficas, com concepções multidisciplinares, no âmbito das áreas de engenharia, economia, publicidade e marketing, entre outras, com interoperabilidade promovida por sistemas e aplicações geográficas multivariadas. Em outros momentos, adquiriu experiência com projetos de mapeamento, avaliação de imóveis, georreferenciamento histórico de cartas, ortofotocartas, análise pericial e dominial, licenciamento, além da elaboração de memoriais técnicos para a aquisição e manutenção de equipamentos topográficos e geodésicos.

Informações coletadas do Lattes em 04/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Engenharia de Agrimensura

2010 - 2012

Faculdade de Engenharia de Agrimensura de Pirassununga
Título: Determinação de variáveis morfométricas de uma microbacia na região do Alto Sapucaí - MG
Orientador: Professor Dr. Antônio Luiz Ferrari

Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Agrimensura

2007 - 2009

IF Sul de Minas Gerais - Campus Inconfidentes
Título: Estudo comparativo entre posicionamento com GPS de navegação e planimetria com estação total a partir de marcos georreferenciados
Orientador: Professor Marlei Rodrigues Franco

Formação complementar

2009 - 2009

AutoCAD 2D 2006. (Carga horária: 12h). , IF Sul de Minas Gerais - Campus Inconfidentes, IFSMG, Brasil.

2009 - 2009

DataGeosis: Software para Topografia e Geodésia. (Carga horária: 24h). , IF Sul de Minas Gerais - Campus Inconfidentes, IFSMG, Brasil.

2009 - 2009

Fotogrametria Digital. (Carga horária: 10h). , IF Sul de Minas Gerais - Campus Inconfidentes, IFSMG, Brasil.

2008 - 2008

Sistema TopoGRAPH 98: Módulos de Topografia. (Carga horária: 60h). , IF Sul de Minas Gerais - Campus Inconfidentes, IFSMG, Brasil.

2007 - 2007

Agricultura de Precisão. (Carga horária: 4h). , IF Sul de Minas Gerais - Campus Inconfidentes, IFSMG, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: ENGENHARIA DE AGRIMENSURA.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: TECNOLOGIA EM AGRIMENSURA.

Produções bibliográficas

  • FRANCO, M. R. ; FRANCO, T. C. R. . Comutador de barras. Novo método gráfico para avaliação de áreas. Revista Agrogeoambiental , v. 1, p. 37-42, 2009.

  • Dellespostes, S. H. A. ; FRANCO, T. C. R. . Levantamento topobatimétrico para determinação do leito e volume da represa do -Córrego dos Pereiras-. Revista Agrogeoambiental , v. 1, p. 135-144, 2009.

Outras produções

FRANCO, T. C. R. . Levantamento cadastral com intuito pericial. 2011.

FRANCO, T. C. R. . Estudo comparativo entre posicionamento com receptor GPS de navegação e levantamento com estação total. 2009.

FRANCO, T. C. R. . Determinação de características morfométricas de uma microbacia na região do Alto Sapucaí - Mapa Hipsmétrico. 2012. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Fundação Instituto de Terras do Estado de Sao Paulo, SEDE. , Avenida Brigadeiro Luís Antônio - até 698 - lado par, Bela Vista, 01318000 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 32933386

Experiência profissional

2016 - Atual

ATLAS GEOTOP ENGENHARIA

Vínculo: Diretor Executivo, Enquadramento Funcional: Engenheiro Agrimensor

Outras informações:
PROJETOS - GEODÉSIA - TOPOGRAFIA - MEIO AMBIENTE

2014 - 2016

Fundação Instituto de Terras do Estado de Sao Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Engenheiro Agrimensor, Carga horária: 40

Outras informações:
Levantamento GNSS especializado em anuência de divisas. Georreferenciamento INCRA (NTGIR). Licitação para aquisição de equipamentos geodésicos de alta performance RTK. Geoprocessamento aplicado ao parcelamento, uso e ocupação de solos urbanos e rurais. Laudos técnicos periciais. Pesquisa e aplicação de geotecnologias mobile para cadastro multifinalitário em plataforma SIG.

2010 - 2012

Prefeitura Municipal de Itajubá

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Agrimensor, Carga horária: 40

Outras informações:
Levantamentos topográficos e geodésicos; Desenvolvimento horizontal e vertical de vias; Locação de obras; Elaboração de mapas hipsométricos; Locação de bermas para o Aterro Sanitário Municipal; Demarcação de áreas públicas; Nivelamentos; Elaboração mapas de zoneamento com área de abrangência de unidades de saúde; Demarcação e peritagem;

2009 - 2009

IF Sul de Minas Gerais - Campus Inconfidentes

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 8

2009 - 2009

Ypory Soluções Ambientais

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 25

Atividades

  • 01/2009 - 08/2009

    Estágios , Agrimensura e Meio Ambiente, .,Estágio realizado, Levantamentos Planialtimétricos, Demarcação de Divisas, Consultoria para Georreferenciamento, Desenhos Topográficos através de softwares específicos da área.