Simara Cristina Liberal Freitas

Especialista em Saúde da Família(Universidade do Estado do Pará), especialista em Saúde Mental(Instituto Esperança de Ensino Superior), Especialista em Educação na Saúde para Preceptores do SUS( Instituto de Pesquisa Sírio Libanês), em fase de conclusão de Especialização em TEA, pela UEPA. Atualmente Enfermeira licenciada da Prefeitura Municipal de Santarém, onde atuei no Centro de Referencia de Saúde da Mulher, na Coordenação do Setor de TFD, Diretoria Técnica e Coordenação Atenção Básica, enfermeira na ESF Matinha e Diamantino e professora da disciplina de Enfermagem em Saúde Mental, Parasitologia e Microbiologia e Nutrição e Dietética Assistência a Saúde da Criança, Jovem e Mulher no CEPROEN CURSOS TÉCNICOS, Assistência em Saúde Mental, Assistência a Saúde da Criança, Jovem e Mulher no CEPES. Tenho experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem de Saúde Pública. Atuei na Cidade de Monte Alegre como enfermeira gerente de ESF na zona urbana, na Coordenação do PACS (Programa de Agente Comunitário de Saúde), como Plantonista no Setor de Urgência e Emergência do Hospital Municipal de Monte Alegre e na Gerência de Clinicas no referido Hospital, além de ministração de aulas para o Curso Técnico em Enfermagem no IMBRASPE. Sou comunicativa, expressiva, de boa convivência social, tenho a Enfermagem como uma vocação de prevenir, tratar e curar, além de ensinar ao próximo estes cuidados, através da ministração de aulas e preceptoria.

Informações coletadas do Lattes em 04/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Especialização em Saúde Mental

2012 - 2015

Instituto Esperança de Ensino Superior
Título: Saúde Mental no Contexto da Estratégia Saúde da Família
Orientador: Sheyla Mara Silva de Oliveira

Especialização em Educação na Saúde para Preceptores do SUS

2013 - 2014

Hospital Sirio-Libanes
Título: A PRECEPTORIA NO ENSINO DO SUS: UMA NOVA VISÃO NO PROCESSO ENSINO- APRENDIZAGEM
Orientador: JOHN HENRY DE OLIVEIRA VALE

Especialização em Especialização em Saúde da Família

2007 - 2009

Universidade do Estado do Pará
Título: Perfil da Clientela e Análise da Microbiologia Vaginal dos Exames de PCCU do PSF de Terra Amarela no Município de Monte Alegre- PA.
Orientador: Siany da Silva Liberal

Graduação em Enfermagem

2003 - 2006

Faculdades Integradas do Tapajós

Formação complementar

2018 - 2018

METODOLOGIAS ATIVAS. (Carga horária: 8h). , CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ESPERANÇA, CEPES, Brasil.

2016 - 2016

HANSENÍASE. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual do Pará, UEPA, Brasil.

2016 - 2016

Capacitação de Manejo Clinico em Hanseníase. (Carga horária: 40h). , SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DO PARÁ, SESPA, Brasil.

2016 - 2016

AÇÕES DE CONTROLE DA HANSENÍASE E PREVENÇÃO DE INCAPACIDADES. (Carga horária: 40h). , SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DO PARÁ, SESPA, Brasil.

2015 - 2016

CURSO DE EXTENSÃO SUPERA. (Carga horária: 150h). , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.

2015 - 2015

HANSENIASE NA ATENÇÃO BÁSICA. (Carga horária: 45h). , UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS, UNA SUS, Brasil.

2015 - 2015

PSICOTATOLOGIA DA INFANCIA E ADOLESCENCIA. (Carga horária: 60h). , PORTAL EDUCAÇÃO, PE, Brasil.

2015 - 2015

POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL- LGBT. (Carga horária: 45h). , UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS, UNASUS, Brasil.

2014 - 2014

CUIDADOR DE IDOSOS. (Carga horária: 35h). , Prime Cursos, PRIME, Brasil.

2014 - 2014

ATUALIZAÇÃO EM SAÚDE MENTAL ALCOOL E OUTRAS DROGAS. (Carga horária: 120h). , UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS, UNA SUS, Brasil.

2013 - 2013

ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL. (Carga horária: 60h). , ENFERMAGEM A DISTÂNCIA, EAD, Brasil.

2013 - 2013

ENFERMAGEM E A SAÚDE DO IDOSO. (Carga horária: 60h). , ENFERMAGEM A DISTÂNCIA, EAD, Brasil.

2013 - 2013

POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL E ASSISTÊNCIA AOS PORTADO. (Carga horária: 4h). , SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DO PARÁ, SESPA, Brasil.

2012 - 2012

CAPACITAÇÃO DE ORIENTAÇÕES GERAIS NAS AÇÕES DE CONTROLE DA HANSENÍASE. (Carga horária: 10h). , SECRETARIA DE SAÚDE DE SANTARÉM, SAMSA, Brasil.

2011 - 2011

CAPACITAÇÃO DE MANEJO CLINICO EM TUBERCULOSE. (Carga horária: 16h). , SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DO PARÁ, SESPA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde Coletiva.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde Mental.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde da Mulher.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde do Adulto e do Idoso.

Participação em eventos

CAPACITAÇÃO EM SAÚDE MENTAL PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE- CAPS II- SANTARÉM PA.SAÚDE MENTAL E ESF: O ACS COMO INSTRUMENTO DE SAÚDE MENTAL.. 2013. (Encontro).

CURSO ON LINE DE ENFERMAGEM E A SAÚDE DO IDOSO. 2013. (Outra).

CURSO ON LINE DE ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL. 2013. (Outra).

PROGRAMAÇÃO ALUSIVA AO DIA DAS MÃES- MARIA DO PARÁ- S-SEMTRAS- STM.SAÚDE DA MULHER: CA DE MAMA E CA DE COLO DE ÚTERO.. 2013. (Encontro).

CURSO DE INTRODUÇÃO AO PSF PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE- SEMSA- FADESP-.MALÁRIA, SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE- SUS, ESTRATÉGIA DE AGENTE COMUNITARIO DE SAÚDE, ESTRATEGIA SAÚDE DA FAMÍLIA.. 2012. (Outra).

PROGRAMAÇÃO ALUSIVA AO DIA DA MULHER- CAPS II- SANTARÉM PA.SAÚDE DA MULHER: CA DE MAMA E CA DE COLO DE ÚTERO.. 2012. (Outra).

CAPACITAÇÃO DE MANEJO CLÍNICO EM TUBERCULOSE. 2011. (Outra).

FORMAÇÃO PARA O INGRESSO NO SERVIÇO PÚBLICO. 2011. (Outra).

OFICINA PARA TUTORES DA ESTRATEGIA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR SAUDÁVEL E SISVAN. 2011. (Oficina).

XI CONFERENCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SANTARÉM. 2011. (Outra).

AVALIAÇÃO DE INDICADORES E AÇÕES DE VIGILÃNCIA EM SAÚDE E PACTUAÇÃO DA PAVS.METAS DO MUNICIPIO DE MONTE ALEGRE- PA. 2008. (Encontro).

CAPACITAÇÃO EM SISVAN WEB E PROGRAMA NACIONAL DE SUPLEMENTAÇÃO DE FERRO. 2008. (Outra).

OFICINA DE COMPETÊNCIA FAMILIAR, DO PROJETO DE AÇÕES INTEGRADAS PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL NO ESTADO DO PARÁ. 2008. (Oficina).

TREINAMENTO TEÓRICO-PRÁTICO SOBRE AVALIAÇÃO E PREVENÇÃO DE INCAPACIDADES DECORRENTES AO MAL DE HANSEN. 2008. (Seminário).

OFICINA ANIMAIS PEÇONHENTOS, PREVENÇÃO E PRIMEIROS SOCORROS DOS ACIDENTES DE IMPORTÂNCIA EM SAÚDES. 2007. (Oficina).

Participação em bancas

Aluno: Fernanda Fernandes

REGO, S. C. L.. RASTREAMENTO DO CÂNCER DE COLO DO ÚTERO E DE MAMA NA ATENÇAO BÁSICA DO MUNICIPIO DE SANTARÉM PARÁ.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em INTERDISCIPLINAR EM SAÚDE) - Universidade Federal do Oeste do Pará.

Aluno: ALEFF SOARES

REGO, S. C. L.. LIXÃO DE SANTO ANDRÉ: OCORRÊNCIA DE DOENÇAS EM MORADORES AO SEU ENTORNO.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em INTERDISCIPLINAR EM SAÚDE) - Universidade Federal do Oeste do Pará.

Aluno: Anne Caroline

REGO, S. C. L.. IMPACTOS NA SAÚDE DOS MORADORES QUE RESIDEM AO REDOR DA GALERIA DE ESCOAMENTO PLUVIAL NO BAIRRO MAPIRI EM SANTARÉM PARÁ.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em INTERDISCIPLINAR EM SAÚDE) - Universidade Federal do Oeste do Pará.

Aluno: Luciane Soares

REGO, S. C. L.. GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM PARÁ, NO PERÍODO DE 2013 A 2015.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em INTERDISCIPLINAR EM SAÚDE) - Universidade Federal do Oeste do Pará.

Aluno: NILROSA CAVALCANTE

REGO, S. C. L.. CONHECIMENTO DO CUIDADOR SOBRE OS ASPECTOS ENVOLVIDOS NO CUIDADO AO IDOSO NO ASILO SÃO VICENTE DE PAULO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade da Amazônia.

REGO, S. C. L.. RESUMOS SUBMETIDOS Á XXIX SEMANA DE ENFERMAGEM. 2019. Universidade da Amazônia.

Produções bibliográficas

  • REGO, S. C. L. . MESA REDONDA DE SAÚDE DO IDOSO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • REGO, S. C. L. . PUBERDADE, MUDANÇAS FÍSICAS E COMPORTAMENTAIS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • REGO, S. C. L. . SAÚDE DA MULHER: CA DE MAMA E CA DE ÚTERO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • REGO, S. C. L. . CAPACITAÇÃO EM POLITICA DE SAÚDE MENTAL E ASSISTÊNCIA AOS PORTADORES DE TRANSTORNOS MENTAIS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • REGO, S. C. L. . POLITICAS PUBLICAS DE SAÚDE, SUS, ESTRATEGIA SAÚDE DA FAMILIA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • REGO, S. C. L. . Perfil da Clientela e Análise dos Resultados dos Exames do Programa de PCCU do PSF de Terra Amarela, no Município de Monte Alegre, PA.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

REGO, S. C. L. . Introdução do Programa Saúde da Familia. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Prefeitura Municipal de Santarém, Secretaria Municipal de Saúde. , Travessa Sete de Setembro - até 599/600, Centro, 68005590 - Santarém, PA - Brasil, Telefone: (93) 21010100

Experiência profissional

2014 - Atual

Prefeitura Municipal de Santarém

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ENFERMEIRA CONCURSADA, Carga horária: 40

Outras informações:
ESF DIAMANTINO GERENTE DE UNIDADE

2010 - 2014

Prefeitura Municipal de Santarém

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Enfermeira Concursada, Carga horária: 40

Outras informações:
Concurso Público: Aprovação em 12 lugar.

2010 - Atual

Prefeitura Municipal de Monte Alegre

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeira Concursada, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuando como Enfermeira de ESF da Matinha e como Plantonista no Centro de Saúde 24 hs da Nova República, através de aprovação em concurso público : 12 lugar.

2007 - 2010

Prefeitura Municipal de Monte Alegre

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeira licenciada, Carga horária: 40

2012 - Atual

Ceproen

Vínculo: SERVIÇO PRESTADO, Enquadramento Funcional: PROFESSORA

Outras informações:
DISCIPLINAS SAÚDE MENTAL, NUTRIÇÃO E DIETÉTICA, MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA