Rosália de Fátima e Silva

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1978), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1992) e doutorado em Ciências da Educação - Université de Caen (2000). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte professor Associado IV. Area de interesse: Metodologia da pesquisa com ênfase na Metodologia da Entrevista Compreensiva; Metodologia do Ensino Superior; Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação Brasileira, Educação em Direitos Humanos.

Informações coletadas do Lattes em 19/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências da Educação

1985 - 2000

Université de Caen
Título: La Politique, L'Éducation et la Citoyenneté au Brésil (1995-1997). L'Extraordinaire et le Magique dans les discours des politiciens
Orientador: Monsieur Louis MARMOZ
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Educação; Política; Brasil; Cidadania; Comissão de Educação da Câmara Federal.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Comportamento Político / Especialidade: Atitude e Ideologias Políticas. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Comportamento Político / Especialidade: Comportamento Legislativo. Setores de atividade: Educação; Outro.

Mestrado em Educação

1984 - 1992

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Educação e cidadania: a visão de mundo liberal na construção da cidadania.,Ano de Obtenção: 1992
Orientador: Prof Doutor. Maria Bernadete Fernandes de Oliveira
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Educação; Cidadania; Liberalismo.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Graduação em Pedagogia

1974 - 1978

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Filosofia da Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Metodologia da Entrevista Compreensiva.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação em Direitos Humanos.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Metodologia do Ensino Superior.

Organização de eventos

SILVA, R. F. E. . ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE. 2014. (Congresso).

SILVA, R. F. E. . XXI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. 2013. (Outro).

SILVA, R. F. E. . 'Gênero e Diversidade na Escola'. 2012. (Outro).

SILVA, R. F. E. . Conexão dos saberes. 2011. (Outro).

SILVA, R. F. E. . III CIPA. 2008. (Congresso).

SILVA, R. F. E. . anpae- Coordenação da sessão de comunicação Oral. 2008. (Outro).

SILVA, R. F. E. . Coordenadora da sala ambiente " Fundamentos do Direito à Educação". 2008. (Outro).

SILVA, R. F. E. . Coordenadora da Sessão Temática: Discursos de Formação, Imagens e Narrativas. 2008. (Congresso).

SILVA, R. F. E. . Coordenadora de Sessão de Comunicação Oral do V Seminário Regional de Política e Administração da Educação do Nordeste. 2008. (Outro).

SILVA, R. F. E. . Coordenadora de Sessão de Comunicação Oral do VI Encontro Estadual de Política e Administração da Educação/RN. 2008. (Outro).

SILVA, R. F. E. . E nós pedagogos.... 2005. (Outro).

Participação em eventos

II COLOQUIO DE PESQUISA EM POLITICAS EDUCACIONAIS E I SEMINARIO INTEGRADO DE PESQUISA EM POLITICAS EDUCACIONAIS - LAPE.Perspectivas e experiência dos estudantes no ensino superior. 2019. (Seminário).

II COLOQUIO DE PESQUISA EM POLITICAS EDUCAIONAIS E I SEMINARIO INTEGRADO DE PESQUISA UFRN/UFG - LAPE.SOBRE A ENTREVISTA COMPREENSIVA. 2019. (Oficina).

III ENAPE - Encontro Nacional de pesquisas e práticas em educação.A atualidade da crítica ao capital , ao Estado e à Educação. 2018. (Seminário).

XIII CIHELA 2018: Políticas, espacio público y disputas en la historia de la educación en América Latina. Falas Silenciadas: relatos de educadoras sobre a Campanha de pé no chão também se aprende a ler. 2018. (Congresso).

IX SEMINARIO REGIONAL DE POLITICA E ADMINISTRAÇAO DA EDUCAÇAO DO NORDESTE E IX ENCONTRO ESTADUAL DE POLITICA E ADMINISTRAÇAO DA EDUCAÇAO -RN.COORDENADORA DA MESA DIRETRIZES CURRICULARES DE NOVA BASE NACIONAL COMUM PARA A EDUCAÇAO BASICA. 2016. (Seminário).

Seminário Expansão e Diversificação do Ensino Superior no Brasil.Apresentação das Linhas de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação da UFRN. 2015. (Seminário).

I Seminário de Pedagogia Ativa e Popular e Educação democrática.Pedagogia ativa e popular e educação democrática sob a perspectiva dos direitos humanos. 2014. (Seminário).

X Seminário Internacional da Rede Estrado.Saber docente mediado pela escrita.. 2014. (Seminário).

X Seminário Internacional REDE Estrado.Saber Docente Mediado pela Escrita. 2014. (Seminário).

7 Encontro de Tutores - edição 2013. 2013. (Encontro).

COIME.CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. 2013. (Outra).

CONFERENCIA INTERMINICIPAL DE EDUCAÇAO.COORDENADORA DO COLOQUIO. 2013. (Outra).

III CONGRESSO INTERNACIONAL CIÊNCIAS, TECNOLOGÍAS Y CULTURAS..Formação de professores a partir da educação a distância: sentidos da avaliação da qualidade segundo a percepção dos formandos.. 2013. (Simpósio).

VII Colóquio Internacional da AFIRSE - Associação Francofone Internacional de Pesquisa em Educação ? Seção Brasileira, 2013..O fazer da educação: ensinar/aprender presencial e a distância.. 2013. (Outra).

I ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISAS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO.A qualidade da formação docente da educação a distância: sentidos dados pelos formandos.. 2012. (Simpósio).

VI Colóquio Nacional da Afirse.A metodologia da entrevista compreensiva e sua relação com as experiências formativas dos discentes do curso de Física - UFPI. 2011. (Outra).

VII Seminário de Metodologia para Projetos de Extensão e V Seminário de Extensão Universitária da UFRN.A formação do educador social: o programa Escola Aberta como espaço mediador. 2011. (Seminário).

Conferências Estadual de educação no Rio Grande do Norte.Conferências estadual de educação no Rio Grande do Norte. 2010. (Outra).

IV Congresso Internacional de Pesquisa (auto) Biográfico - IV CIPA. Constituição do ser professor: Motivações iniciais e experiência formativa. 2010. (Congresso).

IX Colóquio Luso Brasileiro sobre Questões curriculares: Debater o curriculo e seus campos - Livro de resumos.Curriculo e formação inicial de professores : sentidos dados pelos licenciandos do curso de Física da Unversidade Federal do Piauí (Brasil). 2010. (Simpósio).

19 EPENN.Sob o signo do preconceito: A criação das escolas tapeba no Ceará. 2009. (Encontro).

19 EPENN.Ser aluno de Bachares:o aprender e o ensinar no ensino superior. 2009. (Encontro).

AFIRSE/AIPELF. Os processos de produção de significado e sentido no contexto escolar: uma análise na perspectiva histórico-cultural da psicologia. 2009. (Congresso).

Atualização Pedagógica.Atuação didática e postura profissional do professor. 2009. (Outra).

Conferencia Intermunicipal de educação.A Formação Docente e Etica. 2009. (Outra).

Conferências municipais de educação no Rio Grande do Norte.Conferências municipais de educação no Rio Grande do Norte. 2009. (Outra).

Curso de Atualização Pedagógica.Avaliação da Aprendizagem: significados, instrumentos e papel do professor. 2009. (Outra).

I Conferência Intermunicipal de Educação.Formação de professores. 2009. (Outra).

I Conferência Intermunicipal de Educação.Formação de professores. 2009. (Outra).

XV Seminário de Pesquisa do CCSA.Formação, Cultura, Informação e Práticas Socioculturais. 2009. (Seminário).

anpae.Compromisso com as práticas formativas na conversão do conhecimento. 2008. (Encontro).

Concresso Internacional Sobre Pesquisa(Auto) Biografica III CIPA. 2008. (Congresso).

III CIPA. Extrordinário e o Mágico nos Discursos do fazer da política. 2008. (Congresso).

III CIPA.Vida,corpo e saúde:Narrativas,(auto)formação e cuidado de si. 2008. (Outra).

I seminário da coordenação ne do programa conexões nacionais.. 2008. (Seminário).

IV Encontro Estadual de Política e Administração da Educação do Nordeste.Compromisso com as Práticas Formativas na Conversão do Conhecimento. 2008. (Seminário).

Oficina pedagógica:Elaboração de projetos de ensino para monitoria na UFRM.Oficina pedagógica:Elaboração de projetos de ensino para monitoria na UFRM. 2008. (Oficina).

V seminário Regional de Política e administraçõa da educação do nordeste e VI encontro estadual de Plítica e administração da educaçã/RN.Compromisso com as práticas formativas na conversão do conhecimento.. 2008. (Encontro).

18 EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional Do Norte e Nordeste.A IMPLICAÇÃO DO PESQUISADOR NA CONSTRUÇÃO DO OBJETO. 2007. (Encontro).

18 EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional Do Norte e Nordeste.A PRÁTICA REFLEXIVA NO PROCESSO DE CONVERSÃO DO CONHECIMENTO: A FORMAÇÃO DO CONSULTOR INTERNO NA PETROBRAS UNRNCE. 2007. (Encontro).

18 EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional Do Norte e Nordeste.A escolha profissional docente. 2007. (Encontro).

3 Seminário de Formação de Professores.3 Seminário de Formação de Professores. 2007. (Seminário).

IV Colóquio Nacional da AFIRSE.A Entrevista Compreensiva como opção teórico-metodológica para compreender e explicar os discuos dos professores sobre interdisciplinaridade. 2007. (Outra).

ANPAE.Gestão do Conhecimento Escolar. 2006. (Seminário).

ANPAE.Coordenadora de Sessão de Comunicação Oral. 2006. (Seminário).

ANPAE.Participação como parecerista ad hoc na análise dos artigos a serem apresentados no evento.. 2006. (Seminário).

II CIPA - CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA (AUTO) BIOGRÁFICA. A "escuta-sensível" como mediação na construção de narrativas (auto) biográficas. 2006. (Congresso).

II CIPA - CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE PESQUISA (AUTO) BIOGRÁFICA. COMITÊ CIENTÍFICO. 2006. (Congresso).

II CIPA - CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE PESQUISA (AUTO) BIOGRÁFICA. COORDENADORA DO PAINEL DE COMUNICAÇÃO. 2006. (Congresso).

II CIPA - CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE PESQUISA (AUTO) BIOGRÁFICAS. MINICURSO - OS ATELIÊS BIOGRÁFICOS DE PROJETOS. 2006. (Congresso).

IV Encontro de Pesquisa em Educação da UFPI.Análise Compreensiva do Discurso. 2006. (Encontro).

IX Café Pedagógico.Educação/ Cidadania/ e "o fazer do político". 2006. (Outra).

E nós pedagogos....O Alcance da Área de Educacão na UFRN. 2005. (Encontro).

XVII EPENN.Coordenação do GT - 08 : Formação de professores.. 2005. (Encontro).

XVII EPENN.ANÁLISE COMPREENSIVA DO DISCURSO. 2005. (Encontro).

XVII EPENN.GT- 08 FORMACÃO DE PROFESSORES. 2005. (Outra).

XVII EPENN - ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL NO NORTE E NORDESTE.SER ALUNO UNIVERSITÁRIO: DIREITO OU PRIVILEGIO?. 2005. (Encontro).

Curso de gestão educacional.Ética. 2004. (Outra).

I Seminário Nacional sobre Educação e Inclusão Social de pessoas com necessidades especiais.Práticas Pedagógicas e Currículo IV. 2004. (Seminário).

X Seminário de Pesquisa do CCSA.Refletindo e dialogando sobre nossos discursos e nossas práticas, segundo as ópticas dos diversos atores/ funções da educação escolar. 2004. (Seminário).

XV Congresso de Iniciação Científica da UFRN - CIC/2004. Processo de avaliação dos trabalhos de Iniciação Científica. 2004. (Congresso).

Comemoração dos 30 anos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas.A formação Graduada no CCSA. 2003. (Outra).

EPENN - XVI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.Decisão Participação no Cotidiano da Escola. 2003. (Encontro).

IX Seminário de Pesquisa do CCSA.Gestão Participativa: um olhar sobre o trabalho coletivo. 2003. (Seminário).

II Congresso Internal de AFIRSE. Educação e Cidadania: o discurso político no projeto educativo brasileiro. 1998. (Congresso).

VIII Colóquio da Secção Portuguesa da AIPELF/AFIRSE.O imaginário Social e a Utilização do Conceito: o discurso político sobre educação e cidadania. 1997. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Anne Cristine da Silva Dantas

ANDRADE, E. R. G.; MELO, Elda S. do Nascimento;SILVA, R. F. E.; LIRA, A. A. D.; Laêda Bezerra Machado. DE BACHAREL A PROFESSOR: O SER DOCENTE NO ENSINO UNIVERSITÁRIO. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Franklandia Leite Moreira Fonseca

FERREIRA, A. L.; MELO, Elda S. do Nascimento;SILVA, R. F. E.; ANDREZZA MARIA BATISTA DO NASCIMENTO TAVARES; Fabio Alexandre Araujo dos Santos. EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: A SOCIALIZAÇÃO ACADÊMICA INTERRROMPIDA NO MUNDO UNIVERSITÁRIO DA UFRN. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Daniella Ernesto de Lima e Silva

FERREIRA, A. L.; MELO, Elda S. do Nascimento;SILVA, R. F. E.; ANDREZZA MARIA BATISTA DO NASCIMENTO TAVARES; Fabio Alexandre Araujo dos Santos. ESTRATEGIAS DE SOBREVIVÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR NA EDUCAÇ?AO A DIST?ANCIA: OS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA (UFRN). 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Josenilson Viana Guedes

GARCIA, L. T. S.; MARIA APARECIDA DE QUEIROZ; DIAS, A. A.; SIMONE CABRAL MARINHO DOS SANTOS;SILVA, R. F. E.. PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Francineide Batista de Sousa Pedrosa

ALESSANDRA CARDOZO DE FREITAS;SILVA, R. F. E.; LILIAN DE OLIVEIRA RODRIGUES; JOSÉ HÉLDER PINHEIRO ALVES; AMARILHA, M.. VOZES QUE ECOAM DAS (IN) CERTEZAS: O QUE DIZEM AS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS SOBRE A LEITURA DE LITERATURA?. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Andrielly Karolina Duarte Braz

CRISLANE BARBOSA DE AZEVEDO; ALESSANDRA CARDOZO DE FREITAS;SILVA, R. F. E.; FERREIRA, Maria Salonilde.; FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA SOUZA. LEITURA E ENSINO DE HISTORIA: CONCEPÇÕES E PRATICAS DOCENTES E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Sarah de Andrade e Andrade

BORGES, A.H.; SOBRINHA, M.D.P.B.;SILVA, R. F. E.; MONTE-MÓR, R.L.M.. A palavra do habitante: possibilidades de apropriação do habitat do programa de locação social em São Paulo. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanis) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Ticiana Patrícia da Silveira Cunha Coutinho

SILVA, R. F. E.; GARCIA, L. T. S.; GURGEL, M. M.; OLIVIA MORAIS DE MEDEIROS NETA; AZEVEDO, M. A.. A AÇAO MEDIADORA DO PEDAGOGO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Ariane Rochelle Mendonça

PERNAMBUCO, Marta Maria Castanho Almeida; DIAS, M. A.; NASCIMENTO, H. M. F.; VALADARES, J. M.;SILVA, R. F. E.. A APOSTA DA REORIENTAÇÃO CURRICULAR VIA TEMA GERADOR NO PROJETO PARNAMIRIM INTERDISCIPLINAR. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: LEIDE DAYANA PEREIRA DE FREITAS COSTA

MARIANGELA MOMO (UFRN);SILVA, R. F. E.; MARIA CRISTINA LEANDRO DE PAIVA (UFRN); MARTINEZ, A. M.; AQUINO, L. M. M. L. L.. IMAGENS EM CLARO/ESCURO: O CENÁRIO DO ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO NA FORMAÇÃO INICIAL DE GRADUANDAS DO CURSO DE PEDAGOGIA.. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Luana Sobral Hilário

SILVA, R. F. E.. Uma Escola e Muitos Sentidos: um estudo com os sujeitos jovens da EJA na Escola Estadual 15 de outubro. 2015.

Aluno: Luzinete Moreira da SIlova

SILVA, R. F. E.. Práticas Pedagógicas Significativas no Curso de Edificações Proeja do IF SERTÂO-PE, Campus Petrolina.. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Aluno: Joelson de Sousa Morais

SAMPAIO, Marisa Narcizo; NASCIMENTO, D. M.;SILVA, R. F. E.; LOPES, D. M. C.. A prática pedagógica do professor iniciante: tramas e desafios do aprender a ensinar no cotidiano da escola pública fundamental. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Veridiano Maia dos Santos

PINHEIRO, R. A.; NASCIMENTO, J. M.;SILVA, R. F. E.; AZEVEDO, Alessandro Augusto de.. EJA: saberes na articulação curricular da Escola Municipal Professor Amadeu Araújo. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Divoene Pereira Cruz

PINHEIRO, R. A.; PAIVA, J.;SILVA, R. F. E.; AZEVEDO, Alessandro Augusto de.. O CURRÍCULO E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EJA: CONCEPÇÕES E CRENÇAS DOS PROFESSORES DA ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCA LEONÍSIA. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Jailma Cavalcante Barauna

SILVA, R. F. E.; COSTA, M. A. T.; PEREIRA, F. A.; GURGEL, M. M.. Sobre a ação docente: os sentidos dados ao planejamento e formação continuada por professores de uma escola pública municipal do Natal/RN. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Kaline da Silva Nunes Eussen

CASTRO, A. M. A.; RODRIGUES, Melânia Mendonça;SILVA, R. F. E.; FRANÇA, Magna. SINAES: as diferenças faces da avaliação na UFRN. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria Andréia Bezerra Marques

SILVA, R. F. E.. A constituição da pessoa na experiência de ser professor: os sentidos do conhecimento de si na construção da formação docente. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Rousiene da Silva Gonçalves

SILVA, R. F. E.. Artes de viver: uma investigação sobre a resiliência de professores. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria Aldecy Rodrigues de Lima

SILVA, R. F. E.. Retratos, imagens, letras e números colados nas paredes: representações sociais de escola para ribeirinhos do rio Moa e Azul -. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Rousiene da Silva Gonçalves

PEREIRA, F. A.; COSTA, M. A. T.;SILVA, R. F. E.; CAMPELO, M. E. C. H.. Artes de viver:Uma investigação sobre a resiliência da professores. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Cristina Moreira Lins de Medeiros

SILVA, R. F. E.. Universidade Federal do Rio Grande do Norte: a história de um itinerário pedagógico. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Katia Maria Pereira

SILVA, R. F. E.. Navegando nas ondas dos saberes do ser: uma conversa com sexualidade à luz da corporeidade. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria Betânia da Silva Dantas

SILVA, R. F. E.. A construção do princípio da coordenação em Freinet no contexto da educação de joves e adultos. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Rita Gomes do Nascimento

SILVA, R. F. E.. Educação Escolar dos Índios: Consensos e Dissensos no Projeto de Formação Docente Tapeba, Pitaguary e Jenipapo - Kanindé. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Vivianne Souza de Oliveira

SILVA, R. F. E.. O Desenvolvimento Profissional docente e a Participação Colegiada no Ateneu Norte-Riograndense. 2006. Dissertação (Mestrado em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Cristóvão Pereira Souza

SILVA, R. F. E.; PASSEGGI, L.A.S.; NETO, M. P. R.. Livre Expressão: para que te quero? O interesse público no ensino do Jornalismo. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Andrea Carla Pereira Campos Cunha

SILVA, R. F. E.. O processo de construção da profissão docente: estratégias do professor debutante na carreira do magistério. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Rosélia Cristina de Oliveira

SILVA, R. F. E.. Falas Silenciadas: relatos de mulheres educadoras da Campanha de Pé no Chão Também se Aprende a Ler. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Héricka Karla Alencar de Medeiros Wellen

SILVA, R. F. E.. O dia mais feliz da minha vida: a entrada na Universidade segundo os alunos recém-ingressos do curso de Pedagogia na UFRN - 2004.1. 2005. Dissertação (Mestrado em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Cláudia Sueli Rodrigues Santa Rosa

SILVA, R. F. E.. Pedagogia Freinet: a construção de uma práxis em turmas de 5ª a 8ª Séries. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: FRANCISCA TEREZINHA OLIVEIRA ALVES

SILVA, R. F. E.. ODITO,OESCRITO EO REFLETIDO:A REELABORAÇÃODOS SABERES DOCENTES EM MATEMÁTICA. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: José Mateus do Nascimento

SILVA, R. F. E.. "Vinde a mim os pequeninos: praticas educativas da diocese de Natal". 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Patrícia Carla de Macedo Chagas

SILVA, R. F. E.; SANTIAGO, M. E.; RAMALHO, B. L.. Sobre ser professora: A constituição da identidade docente. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Roberta Luna da Costa Freire Russo

SILVA, R. F. E.. Ao Pedagogo o que é do Pedagogo e à Educação o Efeito de Filiação. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Adriana Gabriel Francelino

SILVA, R. F. E.; AGUIAR, M. A. S.; PEREIRA, F. A.. " A Repercussão dos PCN na prática docente- Um estudo no cotidiano escolar". 2000. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Luciana Medeiros da Cunha

PASSEGI, M. C. F. B. S.;SILVA, R. F. E.; BARBOSA, T. M. N.; BARBOSA JUNIOR, W. P.; FURLANETTO, E. C.; FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA SOUZA; ALEXSANDRO DOS SANTOS MACHADO. QUADRO DE ESCUTA : UM DISPOSITIVO DE MEDIAÇÃO BIOGRÁFICA. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Hercília Maria Fernandes

MARTA MARIA DE ARAUJO; LOPES, D. M. C.;SILVA, R. F. E.; ALESSANDRA CARDOZO DE FREITAS; VASCONCELOS, J. G.; DORGIVAL GONÇALVES FERNANDES; COSTA, M. A. T. da.. Aprender e apreender no Jardim -Escola (Caicó, Rio Grande do Norte, 1960-1993). 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Veridiano Maia dos Santos

ANDRADE, E. R. G.; DOMINGOS SOBRINHO, M.;SILVA, R. F. E.; MELO, Elda S. do Nascimento; Laêda Bezerra Machado; Fernando Luiz Gonzalez Rey; PINHEIRO, R. A.. O "ENGODO" E A REDE: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES SOBRE O CURRÍCULO DA EJA. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Ana Lucia Andruchak

Ferreira; MELO, Elda S. do Nascimento;SILVA, R. F. E.; MARIA SACRAMENTO AQUINO; AUMERI CARLOS BAMPI; ANDREZZA MARIA BATISTA DO NASCIMENTO TAVARES. OS SENTIDOS FORMATIVOS DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA: SOCIALIZAÇÃO, APRENDIZAGENS E IDENTIDADE DOCENTE. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Divoene Pereira Cruz

PINHEIRO, R. A.; GURGEL, M. M.;SILVA, R. F. E.; ANDRADE, E. R. G.; AZEVEDO, M. A.; PAIVA, J.; FREITAS, M. L. Q.. O CURRICULO DA EJA EM UMA ESCOLA DE ASSENTAMENTO: DIÁLOGOS , SABERES E VIVÊNCIAS. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria José dos Santos

COELHO, Maria das Graças Pinto; FERREIRA, A. L.;SILVA, R. F. E.; SOUSA, M. B. C.; MENDES, M. L. G. C.; PRETTO, N. L.; SANZS, C. G. L.. SOCIABILIDADES: DESLOCAMENTOS EM FLUXOS NOS USOS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS POR ALUNOS DE DUAS ESCOLAS PUBLICAS DE SAO LUIS. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Jaime Biella

SILVA, R. F. E.. Errar: verbo plural. Uma crítica à concepção individualizante do erro.. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Lúcia de Fátima da Cunha

SILVA, R. F. E.. Atenção, consciência e Prática: um estudo de suas interconexões. 2014.

Aluno: Giovana Gomes Albino

SILVA, R. F. E.. A Representação Social de Disciplinas Didático-Pedagógicas no Contexto da Formação Inicial Docente: um entremear de saberes. 2014.

Aluno: Maria de Fátima Araújo

SILVA, R. F. E.. Contar no Caminho: escritas de si, percursos de formação e isenção institucional de professores da infância. 2014.

Aluno: Cristiane Borges Ângelo

SILVA, R. F. E.. Cenário da produção acadêmica em história da matemática: uma análise reflexiva das teses e dissertações (1990-2010). 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maura Costa Bezerra

SILVA, R. F. E.. Ser gestora na educação infantil: quais os sentidos atribuídos na cultura profissional?. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: José Gllauco Smith Avelino de Lima

SILVA, R. F. E.. 'Currículo encarnado' (Cartografia simbólica e afinidades pós-coloniais). 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Daisy Vasconcelos

SILVA, R. F. E.. NO COTIDIANO DA ESCOLA: O PENSAR E O AGIR DE JOVENS E ADULTOS. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria Aldecy Rodrigues de Lima

SILVA, R. F. E.. FORMAÇAO E VIVENCIAS: A REPRESENTAÇAO SOCIAL DO SER PROFESSOR EM COMUNIDADES RIBEIRINHAS DO VALE DO JURUA- ACRE. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: César Quintão Froes

SILVA, R. F. E.; GURGEL, M. M.; MELO NETO, José Francisco de.; MACÊDO, Muirakytan Kennedy de; MOURA, Dante Henrique; PEREIRA, Wani Fernandes.. Dimensão educativa do trabalho: estudo de caso da Associação de Bordadeiras do Seridó - ABS- Caicó/Rio Grande do Norte. 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Vivianne Souza de Oliveira

SILVA, R. F. E.; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; SANTIAGO, M. E.; GURGEL, M. M.; PEREIRA, F. A.; FREITAG, Maria Salete Batista; ANDRADE, E. R. G.. Ser bacharel e professor: sentidos e relações entre o bacharelado e a docência universitária.. 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Hilda Mara Lopes Araujo

SILVA, R. F. E.. Processos identitário profissional: experiências formativas de licenciados do curso de Física - UFPI. 2011. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Norma Patricya Lopes Soares

SILVA, R. F. E.; MELO, M. M.; ANDRADE, E. R. G.; CAMPELO, M. E. C. H.; Sales, Luís Carlos. Dimensões didática, afetiva e formativa de docência que tecem as representações sociais entre licenciandos da UFPI. 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Evanir de Oliveira Pinheiro

PIRES, E. F.;SILVA, R. F. E.; SILVA, P. N. G.; ARNT, R. M.; LOPES, D. M. C.; GURGEL, M. M.; MORAES, M. C. B.. Dançando com gatos e pássaros: o movimento ecossistêmico da ludopoise na educação infantil. 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Adélia Dieb Ubarana

UBARANA, A. D.;SILVA, R. F. E.. Em que contextos aprenderam a ensinar os professores que propiciam aprendizagens pertinentes á alfabetização?. 2011 - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Joseneide de Sousa Pessoa dos Santos

NETO, Antônio Cabral; CHAVES, Vera Lúcia Jacob; NASCIMENTO, Ilma Vieira do; SOUZA, Antônio Lisboa Leitão de; CASTRO, A. M. A.; FARIAS, Isabel Maria de;SILVA, R. F. E.. AS RELAÇÕES ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO NO PROCESSO DE EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: DEMOCRATIZAÇÃO OU MERCANTILIZAÇÃO?. 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Hostina Maria Ferreira do Nascimento

PERNAMBUCO, Marta Maria Castanho Almeida; SILVA, Antônio Fernando Gouvêa da; SANTIAGO, M. E.; FERREIRA, Maria Salonilde.; GURGEL, M. M.; NETO, Demétrio Delizoicov;SILVA, R. F. E.. CÍRCULO DE AÇÃO-REFLEXÃO-AÇÃO: UMA POSSIBILIDADE PRAXIOLÓGICA PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria do Socorro Leal Lopes

SILVA, R. F. E.. Elaborando conceito/ transformando a ação: um estudo da relação entre elaboração conceitual e prática docente. 2011. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Nilma Margarida de Castro Crusoé

GURGEL, M. M.; FARIAS, M. S. B.; PEREIRA, S. M. C.;SILVA, R. F. E.; ALVES, J. F.; MACEDO, F. M. T.; PINHEIRO, R. A.. Prática pedagógica interdiciplinar na escola fundamental. 2010. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Sandra Maria Borba Pereira

SILVA, R. F. E.. Ensinar como uma aventura criadora: o ato pedagógico como ato gnosiológico - O pensamento epistemólogico freireano. 2010. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Sandro da Silva Cordeiro

COELHO, Maria das Graças Pinto; CARNEIRO, VÂNIA L. Q.; MOURA, Dante Henrique; PEREIRA, F. A.; GOMES, Adriano Lopes; ARAGÂO, Ana Lúcia Sarmento;SILVA, R. F. E.. Entre telas, diálogos e estratégias: formação docente para a mídia televisiva. 2010. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Sandre Maria Borba Pereira

SILVA, R. F. E.; MELO NETO, José Francisco de.; SANTIAGO, M. E.; ALVES, Jefferson Fernandes.; PAIVA, M. M.; PORTO, Rita de Cássia Calvanti.; GURGEL, M. M.. O ato pedagógico como ato gnosiológico em Paulo Freire: Ensinar como aventura criadora. 2010. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Márcia de Paula Brilhante Portela Sbrussi

PEREIRA, F. A.; ELIAS, M. C.; COSTA, M. A. T. da.;SILVA, R. F. E.; FERREIRA, Maria Salonilde.; NETO, M. P. R.; BARBOSA JUNIOR, W. P.. O bordado de uma prática: a pedagogia Freinet e a formação do professor comprometido. 2010. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Andressa Maria Batista do Nascimento Tavares

TAVARES. A.M.B.do;SILVA, R. F. E.. Ressignificação do pedagogo como agente de transformação social para além dos muros escolares. 2010 - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Rita Gomes do Nascimento

SILVA, R. F. E.; ALVES, J. F.; GURGEL, M. M.; Rocha; BARCELLOS, L. A.; OLIVEIRA FILHO, J. P.; SILVA, R. H. D.. Rituais de resistência Experiências pedagógicas Tapeba. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Christianne Medeiros Cavalcante

ANDRADE, J. M. V.; SANTIAGO, M. E.;SILVA, R. F. E.; Ferreira; TAVARES, O. A. A.; ANDRADE, E. R. G.. Professoras e projetos :concepções e práticas nos anos inicias do ensino fundamental. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Ana Pereira Aires

Ferreira; MACEDO, R. S.; MEDEIROS, A. M. S.;SILVA, R. F. E.; GARCIA, T. C. M.. O processo de invenção de si: um estudo sobre a construção identitária dos pedagogos e pedagogas em formação. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Elda Silva do Nascimeto Melo

DOMINGOS SOBRINHO, M.; MELO, M. M.; LIRA, A. A. D.; CARVALHO, M. R. F.; ANDRADE, E. R. G.; DIAS, A. A.;SILVA, R. F. E.. Representação Social do Ensinar: a dimensão pedagógica do habitus professoral. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Cláudia Sueli Rodrigues Santa Rosa

PEREIRA, F. A.; ELIAS, M. C.; SANTIAGO, M. E.;SILVA, R. F. E.; BARBOSA JUNIOR, W. P.; CARVALHO, T. C. A.; ALVES, J. F.. Fazer a ponte para a escola de todos(as). 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Luciane Terra dos Santos Garcia

SILVA, R. F. E.. Projeto político pedagógico na perpectiva de consolidação da cultura organizacional e da autonomia da escola. 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria Aldecy Rodrigues de Lima

SILVA, R. F. E.. Mudança de nível mestrado/doutorado. 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Cynara Carvalho de Abreu

SILVA, R. F. E.; ANDRADE, E. R. G.; PEREIRA, F. A.; Ferreira. Dos tempos de Escola aos Dias Atuais:reminiscências duradouras da experiência escolar. 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Valdeci dos Santos

SILVA, R. F. E.; PEREIRA, F. A.; HOLANDA. O Discurso formativo do biologo sobre a morte.Matizes e metáforas do saber que o sujeito "não deseja saber". 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria Salete Batista Freitag

SILVA, R. F. E.; PEREIRA, F. A.; GURGEL, M. M.; ANEZ, M. E. M.; TAVARES, O. A. A.; COSTA, N. M. V.; IBIAPINA, I. M. L. M.. Origem da Produção: Prodocente Agir pera aprender/aprenderpara intervir:experiência dos consultores internos na gestão do conhecimento. 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria Salete Batista Freitag

SILVA, R. F. E.; ANEZ, M. E. M.; COSTA, N. M. V.; TAVARES, O. A. A.; PEREIRA, F. A.; IBIAPINA, I. M. L. M.; GURGEL, M. M.. Agir pera aprender/aprenderpara intervir:experiência dos consultores internos na gestão do conhecimento. 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Ana Maria Bezerra de Almeida

GURGEL, M. M.; MAINARDES, F.;SILVA, R. F. E.; CATRIB, A. M. F.; JINIO, F. C. S.. "Avaliação na Aprendizagem no Contexto dos ciclos-sentidos da prática avaliativa docente". 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria Sacramento Aquino

Ferreira; MENEZES, J. M. F.; HAGE, S. A. M.;SILVA, R. F. E.. A trasversalidade das questões ambientais no currículo do Ensino Fundamental. 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Edmilson Pinto Albuquerque

SILVA, R. F. E.. Autoconhecimento e práticas corporais: para uma educação transpessoal integrando saber ao ser no processo de formação inicial dos alunos de Educação Física. 2007. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Rosa Aparecida Rodrigues

SILVA, R. F. E.. Relação de saberes no currículo de formação de educadores de EJA. 2007. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto Dantas

SILVA, R. F. E.. As relações entre os saberes pedagógicos do formador na formação docente. 2007. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Eduardo Antônio Gurgel Cavalcante

SILVA, R. F. E.. Pedagogia freinet: Mediação para o Social, o Político e a Formação de professores. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria da Glória Carvalho Moura

SILVA, R. F. E.. Teorizando a prática, contruindo a teoria, um diálogo com a incerteza: desafios para o professor da educação de jovens e adultos. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Ana Maria Bezerra de Almeida

SILVA, R. F. E.. Seminário de Formação Doutoral I. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: José Mateus do Nascimento

SILVA, R. F. E.; PAIVA, M. M.; RAMOS, M. N. P.. Seminário de Formação Doutoral II. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Cláudia Sueli Rodrigues Santa Rosa

SILVA, R. F. E.. Seminário de Pesquisa IV. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Cláudia da Silva Farache

SILVA, R. F. E.. Seminário de Pesquisa IV. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Rita Gomes do Nascimento

SILVA, R. F. E.. Mudança de nível (Mestrado/ Doutorado). 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Vera Lúcia Xavier Pinto

SILVA, R. F. E.. As Coisas Estão no (Meu) Mundo, Só Que Eu Preciso Aprender - autobiografia, reflexividade e formação em educação nutricional. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Rosa Aparecida Pinheiro

SILVA, R. F. E.. Seminário de Fromação Doutoral II. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: José Mateus do Nascimento

SILVA, R. F. E.. O Evangelho Segundo a Pastoral da Criança: por uma pedagogia da sobrevivência. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria Lúcia da Silva Nunes

SILVA, R. F. E.. Sociedade, Mulher e Educação nos Romances de Graciliamos Ramos. 2005. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Ligia Pereira dos Santos

SILVA, R. F. E.. Histórias do corpo negado: uma reflexão educacional sobre gênero e violência feminina. 2005. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria Lúcia da Silva Nunes

SILVA, R. F. E.. Sociedade, Mulher e Educacão nos Romances de Graciliano Ramos. 2005. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Tatyana Mabel Nobre Barbosa

SILVA, R. F. E.. Im.per.feições de um Auto.retrato: pesquisa-formação e representações de gênero nas autobiografias de mulheres-professoras. 2005. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: José Mateus do Nascimento

SILVA, R. F. E.. Seminário de Formação Doutoral I. 2005. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria de Fátima Ferreira de Araújo

SILVA, R. F. E.. Seminário de Formação Doutoral I. 2005. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Carmem Lúcia de Oliveira Cabral

SILVA, R. F. E.. A Pedagogia como campo de conhecimento emergente: implicações na formação e na profissão do pedagogo. 2004. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: JOSÉ PEDRO GARCIA DE OLIVEIRA

SILVA, R. F. E.. A Pofissionalização Docente na Ótica do Discurso Oficial. 2004. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria Lindaci Gomes de Souza

SILVA, R. F. E.. Iconografia Humorística no ensino de História: modalidades de uso no cotidiano da sala de aula. 2004. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Lusival Antônio Barcellos

SILVA, R. F. E.; PAIVA, M.. Seminário de formação Doutoral I. 2003. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Ana MAria fa Rocha

SILVA, R. F. E.; CARVALHO, M. R.; SILVA, M. D.. Representações de conhecimento: percurso histórico e sua emergência nas produções acadêmicas do PPGE da UFRN. 2003. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Antônio Basílio Novaes Thomaz Menezes

SILVA, R. F. E.; NASCIMENTO, J. C.; SPINELLI, J. A.; VASCONCELOS, J. G.. "Nestor dos Santos Lima e a Modernidade Educacional: uma história do discurso (1911- 1928)". 2003. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Erika dos Reis Gusmão de Andrade

SILVA, R. F. E.. "O fazer e o saber docente: a representação social do processo de ensino -aprendizagem". 2003. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Carmem Lúcia de Oliveira Cabral

SILVA, R. F. E.; GURGEL, M. M.; NUNEZ, I. B.; BRZEZINSKIN, I.. A pedagogia como campo do conhecimento emergente: implicações na formação e na profissão do pedagogo. 2003. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Wilson Honorato Aragão

SILVA, R. F. E.. Historiando a Prática Política de Formação de professores em Serviço da UFRN. 2002. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Magna França

SILVA, R. F. E.; Queiroz; PINHEIRO, R. S. L.; GRACINDO, R. V.; FREITAS, K. S.. "Gestão Educacional nos anos 90: um estudo da descentralização financeira". 2000. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Vitangelo Plantamura

SILVA, R. F. E.; Ferreira; THERRIEN, J.; MELO, M.; NUNEZ, I. B.. "Presença Histórica e competências: uma abordagem teórico- metodológica para a formação de profissionais da educação". 2000. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: MARIA DO SOCORRO ESTRELA PAIXÃO

SILVA, R. F. E.; SA JUNIOR, L. A.; GURGEL, M. M.. Seminário de Formação Doutoral II. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Viviane Souza de Oliveira

SILVA, R. F. E.; GURGEL, M. M.. Ser bacharel e professor: relações entre bacharelado e docência no Ensino Superior. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Christianne Medeiros Cavalcanti

SILVA, R. F. E.; ANDRADE, J. M. V.. Professoras e projetos: concepções e práticas nos anos iniciais do ensino fundamental.. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Mácia de Paula Brilhante Portela Sbrussi

SILVA, R. F. E.. Seminário de Formação Doutora l I. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Daisy Vasconcelos

SILVA, R. F. E.. Seminário de Formação Doutora l. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Valdeci dos Santos

SILVA, R. F. E.. Seminário de Formação Doutoral II. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Valdeci dos Santos

SILVA, R. F. E.. Seminário doutoral II. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria do Sacramento Aquino

SILVA, R. F. E.. Seminário de Formação Doutoral II. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Cláudia Sueli Rodrigues Santa Rosa

SILVA, R. F. E.. Seminário de Formação Doutoral II. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: SAIRO ROGÉRIO DA ROCHA E SILVA

SILVA, R. F. E.. Seminário de Formação Doutoral II. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Cláudia Sueli Rodrigues Santa Rosa

SILVA, R. F. E.. Exame de qualificação de mudança de nível (mestrado/ doutorado). 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: FRANCISCA TEREZINHA OLIVEIRA ALVES

SILVA, R. F. E.. Exame de mudança de nível mestrado/ doutorado. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: José Mateus do Nascimento

SILVA, R. F. E.. Processo de mudança de nivel (mestrado/ doutorado). 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Douglissandra de Morais Ferreira

SILVA, R. F. E.. Gestão Pedagógica: diagnóstico do desenvovimento do professor com o aluno na Rede Pública de Ensino. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Tânia Márcia da Cunha Rodrigues

SILVA, R. F. E.. Gestão Democrática: escola como identidade autônoma?. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Josenilda Maria Dantas da Hora

SILVA, R. F. E.. Ser e estar professor-coordenador: esperiências formativas de um professor-coordenador. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão do processo educativo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: RAPHAELA RODRIGUES DE MEDEIROS ROCHA

SILVA, R. F. E.. A FUNÇÃO FORMATIVA DAS EXPERIÊNCIAS PRÁTICAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL PEDAGOGO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Luizianna Cordeiro de Oliveira

SILVA, R. F. E.. A licenciatura em Pedagogia: o olhar dos discentes. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Francisca Guedes Silva

SILVA, R. F. E.. Ser aluno na Universidade: participação e diálogo no processo de construção do conhecimento. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: JENNIFER CABRAL DA SILVA

SILVA, R. F. E.. Identidades docentes comprometidas: uma escola pela humanização. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Janny Kelly Monteiro Freire

SILVA, R. F. E.. Pedagogia e Educação Ambiental no Ensino Fundamental: relatos da prática de ensino realizada na Escola Estadual Monsenhor Pegado, Natal/RN.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Tereza Raquel Ribeiro Dantas

SILVA, R. F. E.. Ciências Naturais na visão dos estudantes de Pedagogia da UFRN. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria Bezerra da Rocha

SILVA, R. F. E.; MENEZES, Antônio Basílio N. T. de.; AZEVEDO, Alessandro Augusto de.. A importância da Filosofia na prática pedagógica: uma ação alternativa para as primeiras séries do Ensino Fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Rhafaella Lima Cortez do Carmo

SILVA, R. F. E.. "Relação professor x aluno: a Grécia antiga como referência". 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Janilene Ribeiro de Oliveira

SILVA, R. F. E.. A educação brasileira durante o governo provisório republicano: o movimento de renovação do ensino.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Flávia Dziersk de Lima Silva

SILVA, R. F. E.. A educação e a atuação do pedagogo no contexto empresarial. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Elisangela Santana Rodrigues

SILVA, R. F. E.. Travessias de uma formação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Hudson Emanoel Silva do Nascimento

SILVA, R. F. E.. Xadrez: investigações de uma prática de ensino.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Simone de Melo Rodrigues

SILVA, R. F. E.; GURGEL, M. M.; LOPES, D. M. C.. A prática da leitura e suas implicações no processo de formação do pedagogo da UFRN. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Francisco Lenilson da Silva

SILVA, R. F. E.. Pró-letramento:concepções de lingua/linguagem e alfabetização. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Èrica dos Santos Ribeiro

SILVA, R. F. E.. Diretrizes do Banco Mundial para o Ensino Superior no Brasil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Luciana Karine de Souza Sena

SILVA, R. F. E.. As histórias em quadrinhos em sala de aula - uma estratégia de desenvolvimento do prazer pela leitura com alunos do ensino fundamental I.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Caroline Stephanie Campos Arimateia

SILVA, R. F. E.. A formação e o campo de atuação(I)Limitado do Pedagogo: estudo da estrtura curricular 004 do curso de pedagogia da UFRN. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Juliane Nogueira Araújo

SILVA, R. F. E.. A atenção do pedagogo em espaço não-escolar: uma imersão ao Instituto Euvaldo Lodi.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Amanda Jaciara Cavalcante de Oliveira

SILVA, R. F. E.. A Formação Inicial do Pedagogo: os sentidos dados à relação entre teoria e prática por alunos com ou sem experiência na docência no curso de Pedagogia. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Èrica dos Santos Ribeiro

SILVA, R. F. E.. Diretrizes do Banco Mundial para o Ensino Superior no Brasil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Taís Celine de Jesus Moraes

SILVA, R. F. E.. O negro e sua inserção no campo educacional da escravidão ao nível superior. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Amanda Jaciara Cavalcante de Oliveira

SILVA, R. F. E.. A formação inicial do pedagogo: os sentidos dados à relação entre teoria e prática por alunos com ou sem experiência na docência no curos de Pedagogia.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Monik de Oliveira Lopes

SILVA, R. F. E.. Gestão democrática da educação: faces do discurso, contradições e possibilidades. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Adriana Medeiros Andrade

SILVA, R. F. E.. A política de acesso na UFRN: Estudo introdutório sobre o sistema de cotas. 2006.

Aluno: Lely Sandra Correia Dantas

SILVA, R. F. E.. Representações Sociais do ensinar e do aprender pelos alunos do curso de pedagogia da UFRN. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Danielli Wilhelm da Costa Gomes

SILVA, R. F. E.. SER PEDAGOGO:um olhar através das dimenções formais. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Gutemberg Alves de Brito

SILVA, R. F. E.. a relação teoria e prática na formação do aluno de pedagogia esuas implicações no estágio supervisionado. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Fabiola Kelly de Souza Costa

SILVA, R. F. E.. A relação entre Escola- Família na Educação Infantil". 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria do Socorro de Oliveira

SILVA, R. F. E.. "As competências Administrativas e pedagógicas para uma gestão co-participativa na escola". 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Douglissandra de Morais Ferreira

SILVA, R. F. E.. Gestão Pedagógica: diagnóstico do envolvimento do professor com o aluno na Rede Pública de ensino.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Tânia Márcia da Cunha Rodrigues

SILVA, R. F. E.. Gestaõ Democratica: escola como identidade autônoma?. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Luciana Soares Ferrira

SILVA, R. F. E.. O Professor Conselheiro: uma forma de ser eestar na escola pública. 2006 - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria do Socorro de Oliveira

SILVA, R. F. E.. As competências administrativas e pedagógicas para uma gestão co-participativa na escola. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Pâmela Cíntia de Oliveira

SILVA, R. F. E.. Colcha de Retalhos: experiência s formativas na escolha profissional. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria Vilma dos Anjos Oliveira

SILVA, R. F. E.. Gestão democrática na escola: uma reflexão sobre a participação dos professores. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Gutemberg Alves de Brito

SILVA, R. F. E.. A relação teoria e prática na formação do aluno do Curso de Pedagogia e suas implicações no estágio supervisionado. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Francimary Beatriz da Silva Bezerra

SILVA, R. F. E.. Os Contos Populares como Instrumento de Mediação Pedagógica. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Fabiana Cristine Silva de Lima

SILVA, R. F. E.. Telecurso 2005: uma nova Metodologia de Educação a Distância. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Vivianne Souza de Oliveira

SILVA, R. F. E.; CASTRO, A. M. A.; BARROS, E. C. C.. "O cotidiano e a decisão na escola: dissonancias entre os espaços de participação no Atheneu Norte Riograndense. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Sara Maria da Silva Fagundes

SILVA, R. F. E.. A formação de professores no curso de Pedagogia: o impacto das trajetórias formativas na prática pedagógica. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Eridam de souza Capistrano

SILVA, R. F. E.. A afetividade na Relação Pedagógica. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Vivian Rodrigues Bezerra

SILVA, R. F. E.. Gestão participativa: um olhar sobre o trabalho coletivo. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: José Ilmar Ferreira

SILVA, R. F. E.. Orientação Sexual na Escola: o saber e o fazer do docente. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Isabela Freitas de Oliveira

SILVA, R. F. E.. "A VOZ POÉTICA NO COTIDIANO ESCOLAR". 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Suzilane de Andrade Medeiros

SILVA, R. F. E.. Limites: Pressuposto da (in) disciplina. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Josenilde Oliveira de Andrade

SILVA, R. F. E.. Construindo o alicerce à edificação de novos saberes. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituição de Educação Superior Presidente Kenedy.

SILVA, R. F. E.. Contar no caminho: escritas de si e proceso de formação de professores da infância. 2013. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SILVA, R. F. E.. Comissão Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos Para o Cargo do Magistério Superior na Classe. 2016. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SILVA, R. F. E.. BANCA EXAMINADORA PROFESSOR DE MAGISTÉRIO SUPERIOR - POLÍTICAS E GESTAO DA EDUCAÇÃO. 2016. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

GARCIA, L. T. S.; PAIVA, M. M.;SILVA, R. F. E.; VIVEIROS, K. F. M.; AZEVEDO, M. A.. Concurso Público de Provas e Títulos para o Cargo de Professor do Magistério Superior na Classe "A". 2015. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

GARCIA, L. T. S.; PAIVA, M. M.; RODRIGUES, Melânia Mendonça; VIVEIROS, K. F. M.; AZEVEDO, M. A.;SILVA, R. F. E.. BANCA EXAMINADORA DISCIPLINA POLITICA E GESTAO DA EDUCAÇAO. 2015. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SILVA, R. F. E.; Ferreira; MELO NETO, José Francisco de.. Comissão Examinadora para o concurso aoCargo de Professor(Adjunto) de 3 Grau. 2012. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

FERREIRA, A. L.;SILVA, R. F. E.; MELO NETO, José Francisco de.; PEREIRA, Wani Fernandes.; ANDREA GABRIEL FRANCELINO RODRIGUES. BANCA EXAMINADORA PARA FUNDAMENTOS FILOSOFICOS DA EDUCAÇAO. 2012. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SILVA, R. F. E.; BARBOSA JUNIOR, W. P.; PEREIRA, Wani Fernandes.; MELO, Elda S. do Nascimento. Comissão de Seleção do Processo simplificado para professor substituto do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo. 2011. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SILVA, R. F. E.. Comissão do Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo. 2011. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SILVA, R. F. E.; PAIVA, M. M.; PEREIRA, S. M. B.; ANDRADE, E. R. G.. Comissão de Seleção de Professor Substituto. 2006.

SILVA, R. F. E.. Comissão de Seleção para ingresso nos níveis de Mestrado e Doutorado Programa de Pós-Graduação em Educação. 2006. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SILVA, R. F. E.; PAIVA, M. M.; PEREIRA, S. M. B.; ANDRADE, E. R. G.. Comissão de Seleção para contratação de Professor Substituto.. 2005. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SILVA, R. F. E.; Ferreira; Cortez. Comissão de seleção de professor substituto. 2002. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SILVA, R. F. E.. Concurso Público para provimento de cargo de Professor Efetivo. 2002. Universidade Regional do Cariri.

SILVA, R. F. E.. Comissão de Provas e títulos do processo seletivo para professor substituto.. 2001. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SILVA, R. F. E.. Concurso para provimento de cargo de Magistério superior na UFMA. 1995. Universidade Federal do Maranhão.

SILVA, R. F. E.. Concurso para provimento de cargos no magistário superior da UFMA. 1994. Universidade Federal do Maranhão.

SILVA, R. F. E.. Comissão de reformulação do curso de Pedagogia. 2004. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SILVA, R. F. E.. Comissão de Reformulação do Curso de Pedagogia no Campus Central. 2004. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Gilmar Barbosa Guedes; STAMATTO, M. I. S.;SILVA, R. F. E.; PAIVA, M. M.. Comissão de Avaliação do estágio probatório da professora Olívia Morais de Medeiros Neta. 2018. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SILVA, R. F. E.; BENEVIDES, A. S.; SILVA, T. M. C. E.. Comissão de Avaliação para Análise dos pedidos de Remoção Docente para o Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação da UFRN. 2016.

SILVA, R. F. E.; BENEVIDES, A. S.; SILVA, T. M. C. E.. Comissão de Avaliação para Análise dos pedidos de Remoção Docente para o Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação da UFRN. 2016.

SILVA, R. F. E.; BENEVIDES, A. S.; SILVA, T. M. C. E.. Comissão de Avaliação para Análise dos pedidos de Remoção Docente para o Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação da UFRN. 2016.

SILVA, R. F. E.; BENEVIDES, A. S.; SILVA, T. M. C. E.. Comissão de Avaliação para Análise dos pedidos de Remoção Docente para o Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação da UFRN. 2016.

Cortez; BARBOSA JUNIOR, W. P.; SA JUNIOR, L. A.;SILVA, R. F. E.. PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO. 2013. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SILVA, R. F. E.; BARBOSA JUNIOR, W. P.; PEREIRA, Wani Fernandes.; MELO, Elda S. do Nascimento. BANCA PARA PROFESSOR SUBSTITUTO. 2011. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SILVA, R. F. E.; MENEZES, Antônio Basílio N. T. de.; MELO NETO, José Francisco de.; ALVES, Jefferson Fernandes.; AMARILHA, M.; SILVEIRA, Josineide.. Comissão Examinadora do concurso ao cargo de Professor (Adjunto) do Departamento de Educação. 2009. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SILVA, R. F. E.; ALVES, J. F.; ANDRADE, J. M. V.. Processo SeletivoSimplificado para professorSubistituto na área/disciplinaOrganização da Educação Brasileira e Didatica. 2008. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SILVA, R. F. E.. XIXCongresso de Iniciação Cientifica da UFRN. 2008. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SILVA, R. F. E.. Comissão Examinadora de Mudança de nível(Mestrado/Doutorado). 2008. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SILVA, R. F. E.. XIXCongresso de Iniciação Cientifica da UFRN. 2008. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SILVA, R. F. E.. IV Encontro Estadual de Políticas e Administração da Educação/RN. 2008. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SILVA, R. F. E.. Comissão de Avaliação de pôster. 2008. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SILVA, R. F. E.. Comissão de Seleção dos Bolsistas do Programa Conexões de Saberes/Escola Aberta. 2008. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SILVA, R. F. E.. Comissão de Processo Administrativo Disciplinar. 2008. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SILVA, R. F. E.. V Seminário Regional de Política e Administração da Educação do Nordeste. 2008. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SILVA, R. F. E.. Comissão julgadora de provas e titulos do concurso publico de professor Adjunto I. 2004. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SILVA, R. F. E.. Banca examinadora para contratação de professor substituto da UFRN. 2004. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SILVA, R. F. E.. Comissão de Seleção para ingresso nos níveis de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação ? PPGEd. 2004. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SILVA, R. F. E.. Comissão de Seleção para ingresso no nível de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação PPGEd dos candidatos do Programa de Qualificação Institucional PQI com a Universidade Federal do Piauí. 2004. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SILVA, R. F. E.. Comissão Científica do X Seminário de Pesquisa do CCSA. 2004. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SILVA, R. F. E.. Seminário de Formação Doutoral I da pós-graduanda Cláudia Sueli Rodrigues Santa Rosa. 2004. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SILVA, R. F. E.. Avaliação dos Trabalho de Iniciação Científica do XIV Congresso de Iniciação Científica. 2003. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SILVA, R. F. E.. Coordenção do grupo de trabalho. 2003. Universidade Federal de Sergipe.

SILVA, R. F. E.; ARAGAO, A. L.. Processo de Avaliação de Iniciação Científica- XIII Congresso de Iniciação Científica. 2002. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SILVA, R. F. E.. Coordenação do grupo de trabalho Educação e responsabilidade social. 2002. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SILVA, R. F. E.. Coordenação do grupo de trabalho: História dos movimentos sociais na educação brasileira. 2002. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SILVA, R. F. E.. Seleção para ingresso nos níveis de Mestrado e Doutorado do Programa de ós graduação em Educação - PPGEdd. 2002. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SILVA, R. F. E.; Queiroz. Processo de Avaliação de Iniciação Científica- XII Congresso de Inicação Científica.. 2001. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SILVA, R. F. E.. Coordenação do Grupo de Trabalho "Política Universitária e Formação Profissional". 2001. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SILVA, R. F. E.. Coordenação da sessão de comunicação "Ensino Superior" no X Collque International de L'AFIRSE. 2001. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SILVA, R. F. E.; GURGEL, M. M.. Processo de seleção dos trabalhos de pesquisadores do Departamento de Educação para o EPENN 2001. 2001. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SILVA, R. F. E.; STAMATTO, M. I. S.; PINHEIRO FILHO, A. G.. Processo de Seletivo simplificado para contratação de Professor Substituto.. 2001. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SILVA, R. F. E.. Processo de seleção para níveis de Mestrado e Doutorado em Educação. 2000. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Orientou

Patricia Fortes de Almeida

Currículo em movimentos: a constituição do saber escolar pelos docentes Pankará-PE; Início: 2011; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Jailma C

Barauna; CONCEPÇÕES E DILEMAS NA DOCÊNCIA - Planejamento eixo estratégico à formação docente; Início: 2008; Dissertação (Mestrado em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

LEIDE DAYANA PEREIRA DE FREITAS COSTA

EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NO ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO DE GRADUANDAS EM PEDAGOGIA? CAMPUS NATAL/RN - 2019; Início: 2019; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Ticiana Patrícia da Silveira Cunha Coutinho

O TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS NO IFRN: sentidos e relações entre a formação inicial e as atribuições institucionais; ; Início: 2019; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Ariane Rochelle Mendonça

O ?saber-fazer-poder? nas experiências do Grupo de Estudos e Práticas Educativas em Movimento- GEPEM; Início: 2017; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Sílvio César Lopes da Silva

O ALUNO, A ESCOLA E O CONTEMPORÂNEO: OS DESAFIOS DE UMA EXISTÊNCIA (NÃO) MUTÁVEL; Início: 2014; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

KADMA LANUBIA DA SILVA MAIA

FORMAÇÃO E FAZER DOCENTE: O PROFESSOR BACHAREL INICIANTE NO ENSINO SUPERIOR; Início: 2014; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Maria Francinete Damasceno

IN-Forma- Ação: implicações da educação a distância na ação docente; Início: 2011; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Vivianne Souza de Oliveira

O Bacharel Docente e sua formação pedagógica para o ensino superior; Início: 2008; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Hilda Mara Lopes Araujo

SABERES PEDAGÓGICOS E IDENTIDADE DO DOCENTE EM FÍSICA; ; Início: 2008; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFPI/UFRN; (Orientador);

Sandra Maria Borba Pereira

O pensamento epistemológico freireano; Início: 2006; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Maria Salete Batista Freitag

A CONSULTORIA INTERNA COMO ESPAÇO FORMATIVO -UMA EXPERIÊNCIA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO DA PETROBRAS UN-RNCE; Início: 2006; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Rita Gomes do Nascimento

OS RITUAIS PEDAGÓGICOS DE RESISTÊNCIA; Início: 2006; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Valdeci dos Santos

O DISCURSO FORMATIVO DO BIÓLOGO SOBRE A MORTE; MATIZES E MATÁFORAS DO SABER QUE O SUJEITO ?NÃO DESEJA SABER?; Início: 2004; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UNEB/PQI; (Orientador);

Amanda Gabrielly Reis de Almeida

"As repercussões dos saberes e práticas higienistas como uma raiz organizadora do pensamento escolar no Rio Grande do Norte"; Início: 2012; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - UBIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; (Orientador);

Héllen de Lima Silva

A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL EXPERIÊNCIAS E DILEMAS DISCENTES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA(UFRN-2011); Início: 2011; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Thaissa de Melo Freires

A competência para docência: sentidos dados por discentes do Curso de Pedagogia (UFRN); Início: 2011; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Lalyana Cristina da Silva

"A escrita de si: uma travessia em busca de "uma invenção de um si autêntico"; Início: 2010; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Lucrécio Araújo de Sá Júnior

Tutoria (Estado probatório); Início: 2010; Orientação de outra natureza; Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Valdilene Hipólito Ramalho

A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E A CULTURA DA ESCOLA: AÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL ? NATAL/RN; 2018; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Rosália de Fátima e Silva;

Bruna Costa Neres

CONSTRUÇÃO DE UMA CULTURA DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE NATAL; 2018; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Rosália de Fátima e Silva;

Ticiana Patrícia da Silveira Cunha Coutinho

A ação mediadora do pedagogo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Rosália de Fátima e Silva;

Patricia Fortes de Almeida

CURRÍCULO EM ?MOVIMENTOS? A CONSTITUIÇÃO DO SABER ESCOLAR PELOS ÍNDIOS PANKARÁ DA SERRA DO ARAPUÁ ? PE; 2014; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rosália de Fátima e Silva;

Vivianne Souza de Oliveira

O desenvolvimento profissional docente e a participação colegiada no Atheneu Norte-Riograndense; 2006; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Rosália de Fátima e Silva;

Rita Gomes do Nascimento

Educação escolar dos índios: consensos e dissensos no projeto de formação docente Tapeba, Pitaguary e Jenipapo-Kanidé; 2006; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosália de Fátima e Silva;

Andrea Carla Pereira Campos Cunha

O processo de construção do profissional docente: estratégias dos professores debutantes na carreira do magistério; 2006; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Rosália de Fátima e Silva;

Héricka Karla Alencar de Medeiros Wellen

O dia mais feliz da minha vida: a entrada na Universidade segundo os alunos recém-ingressos do curso de Pedagogia da UFRN_2004; 1; 2005; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Rosália de Fátima e Silva;

Rosélia Cristina de Oliveira

Falas Silenciadas: relatos de mulheres educadoras da Campanha de Pé no Chão Também se Aprende a Ler; 2005; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rosália de Fátima e Silva;

Roberta Luna da Costa Freire Russo

Ao pedagogo o que é do pedagogo e à educação o efeito de filiação; 2004; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rosália de Fátima e Silva;

MARIA DO SOCORRO ESTRELA PAIXÃO

TRAJETORIAS CONSTRUIDAS EM CAMINHOS (NÃO) PLANEJADOS: OS SENTIDOS FORMATIVOS DA ESCRITA DO ESTAGIO SUPERVISIONADO OBRIGATORIO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFMA; 2015; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFPI/UFRN; Orientador: Rosália de Fátima e Silva;

MARIA FRANCIENTE DAMASCENO

IN-FORMA- AÇAO: SENTIDOS DA EAD EM IMPLICAÇÃO NA AÇAO DOCENTE; 2014; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rosália de Fátima e Silva;

Rosália de Fátima e Silva

PROCESSO IDENTITÁRIO PROFISSIONAL: AS EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DE LICENCIANDOS DO CURSODE FÍSICA - UFPI; 2011; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rosália de Fátima e Silva;

Vivianne Souza de Oliveira

SER BACHAREL PROFESSOR: RELAÇOES ENTRE BACHARELADO E DOCENCIA NO ENSINO SUPERIOR; 2011; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Rosália de Fátima e Silva;

Maria Salete Batista Freitag

Agir para aprender/apreder para intervir:experincia^dos consultores internos na gestão do conhecimento da Petrobrás UM - RNCE; 2008; Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Rosália de Fátima e Silva;

Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto Dantas

As Relações Entre os Saberes Pedagógicos do Formador na formação Docente; 2007; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Rosália de Fátima e Silva;

Elisangela Santana Rodrigues

Travesias de uma formação; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Rosália de Fátima e Silva;

Juliane Nogueira Araújo

A atenção do pedagogo em espaço não-escolar : uma imersão ao Instituto Evaldo Lori; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Rosália de Fátima e Silva;

Francisca Maria de Souza Lima

Re-significar o planejamento para efetivar a participação escolar; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Rosália de Fátima e Silva;

Maria Mônica da Silva

Re-significar o planejamento para efetivar a participação escolar; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Rosália de Fátima e Silva;

Maria Alice da Silva

Re-significar o planejamento para efetivar a participação escolar; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Rosália de Fátima e Silva;

Josenilda Maria Dantas da Hora

A mediação do coordenador pedagógico na gestão democrática da escola; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Rosália de Fátima e Silva;

Amanda Gabrielly Reis de Almeida

"As repercussões dos saberes e práticas higienistas como uma raiz organizadora do pensamento escolar no Rio Grande do Norte"; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - UBIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Orientador: Rosália de Fátima e Silva;

Francisca Guedes Silva

SER ALUNO NA UNIVERSIDADE: PARTICIPAÇAO E DIALOGO NO PROCESSO DE CONSTRUÇAO DO CONHECIMENTO; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Rosália de Fátima e Silva;

Thaissa de Melo Freires

A COMPETÊNCIA PARA DOCÊNCIA: SENTIDOS DADOS POR DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA (UFRN); 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Rosália de Fátima e Silva;

Julie Idália Araujo Macêdo

O QUE É DOCÊNCIA? SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR CONCLUINTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFRN; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Rosália de Fátima e Silva;

Héllen de Lima Silva

A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL EXPERIÊNCIAS E DILEMAS DISCENTES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA(UFRN-2011); 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Rosália de Fátima e Silva;

Bruno Leonardo Bezerra da Silva

A FORMAÇÃO INTEGRAL NO ÂMBITO DO PIBID: DESAFIOS E POSSIBILIDADES; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Rosália de Fátima e Silva;

Markison Jose de Lira

PRÁTICAS SOCIOEDUCATIVAS DO 'SER-TÃO' DE BELO MONTE; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Rosália de Fátima e Silva;

Lalyana Cristina da Silva

"A escrita de si: uma travessia em busca de "uma invenção de um si autêntico"; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Rosália de Fátima e Silva;

Maria Bezerra da Rocha

A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UMA AÇÃO ALTERNATIVA PARA AS PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Rosália de Fátima e Silva;

Amanda Jaciara Cavalcanti de Oliveira

A FORMAÇÃO INCIAL DO PEDAGOGO: OS SENTIDOS DADOS A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA POR ALUNOS COM OU SEM EXPERIÊNCIA NA DOCÊNCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Rosália de Fátima e Silva;

Adriana Medeiros Andrade

A política de acesso na UFRN: estudo introdutório sobre o sistema de cotas; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Rosália de Fátima e Silva;

Francimary Beatriz da Silva Bezerra

Os contos populares como instrumento de mediação; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Rosália de Fátima e Silva;

Vivianne Souza de Oliveira

"O cotidiano e a decisão na escola: dissonancias entre os espaços de participação no Atheneu Norte Rio Grandense; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Rosália de Fátima e Silva;

Eridan de Souza Capistrano

A afetividade na relação pedagógica; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Rosália de Fátima e Silva;

Vivian Rodrigues Bezerra

Gestão participativa: um olhar sobre o trabalho coletivo; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosália de Fátima e Silva;

José Ilmar Ferreira

Orientaçao Sexual na escola: o saber e o fazer docente; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Rosália de Fátima e Silva;

Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto Dantas

A relação da educação e democracia no pensamento de JOHN DEWEY; 1994; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Rosália de Fátima e Silva;

Odelita Pessoa da Costa Camarão

Problemas de evasão e repetência: Análise na 5 série do 1 grau/ Montanhas/ RN; 1994; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Rosália de Fátima e Silva;

Gabriela Maurício Pontes

Evasão e repetência nas séries iniciais de 1 grau em Nova Cruz: Uma análise de suas causas; 1994; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Rosália de Fátima e Silva;

Vivian Rodrigues Bezerra

As imagens e os sentidos de Autonomia, participação e solidariedade no cotidiano escolar; ; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosália de Fátima e Silva;

Vivianne Souza de Oliveira

As Imagens do Cotidiano escolar: os sentidos de autonomia, solidariedade e participação; ; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Rosália de Fátima e Silva;

Cristiane Medeiros Cavalcante

Seminário Doutoral II; 2009; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Rosália de Fátima e Silva;

Rita Gomes de Nascimento

Rituais de resistência: experiencias pedagógicas tapeba; 2009; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Rosália de Fátima e Silva;

Produções bibliográficas

  • SILVA, R. F. E. ; ALMEIDA, P.F . A Retomada da Educação Escolar pelos índios Pankará. Polis (Santiago. Impresa) , v. 13, p. 89-105, 2014.

  • SILVA, R. F. E. ; SA JUNIOR, L. A. . A educação em fronteiras: a formação do educador social e o programa escola aberta. Revista Educação em Questão (UFRN. Impresso) , v. 40, p. 174-194, 2011.

  • SILVA, R. F. E. . Compreender a ?entrevista compreensiva?. Educação em Questão , v. 26, p. 31-50, 2006.

  • SILVA, R. F. E. . Educação e cidadania: o "discurso ordinário"da política. XV Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, São Luiz, v. anais, 2001.

  • SILVA, R. F. E. . O Extraordinário e o Mágico na política para as universidades brasileiras. VII Seminário de Pesquisa do CCSA, Natal, v. anais, p. 1-10, 2001.

  • SILVA, R. F. E. . Imagens do Povo Brasileiro: o "extraordinário e o "mágico" nos discursos dos políticos.. I Coloquio Nacional da Secção Brasileira da AIPELF/AFIRSE, Natal, 2001.

Outras produções

SILVA, R. F. E. . Comissão de Processo Administrativo Disciplinar. 2008.

SILVA, R. F. E. . vice-coordenadora da linha de Pesquisa Formação e Profissionalização Dcente. 2007.

SILVA, R. F. E. . Comissão examinadora Concurso Público para professor de 3grau na área de filosofia da educação. 2007.

SILVA, R. F. E. . Consultoria ad hoc da UERN. 2003.

SILVA, R. F. E. . Consultoria "ad hoc" da Revista Educação em Questão. 2001.

SILVA, R. F. E. . Diagnóstico das necessidades formativas de professores de ensino médio no contexto das reformas curriculares. 2011.

SILVA, R. F. E. . Semana do violino - visita da professora alemã Annette Barbara Vogel, com concertos e atividades pedagógicas. 2011.

SILVA, R. F. E. . O teatro como meio facilitador do processo de educação ambiental. 2011.

SILVA, R. F. E. . Estágio supervisionado em Física para o ensino de Ciências e Biologia. 2011.

SILVA, R. F. E. . Atlas geológico escolar do Rio Grande do Norte: conhecendo as rochas e os minerais potiguares.. 2011.

SILVA, R. F. E. . Parecerista Ad-hoc da Revista Educação em Questão. 2011.

SILVA, R. F. E. ; PAIVA, M. M. ; AMARILHA, M. . comitê cientifico AFIRSE 2009. 2009.

SILVA, R. F. E. ; PINHEIRO JUNIOR, W. ; CAMARA, M. A. ; SILVA, L. G. S. ; GARCIA, L. T. S. ; ANDRADE, E. R. G. . Colegiado do Curso de Pedagogia. 2009.

SILVA, R. F. E. . Parecerista ad-hoc da Revista educação em Questão. 2008.

SILVA, R. F. E. . anpae V SeminárioRgional de Política e Administração da Educação do Nordeste/IV Encontro estadual de Políticas e Administração da Educação/RN. 2008.

SILVA, R. F. E. . Parecerista ad-hoc da Revista Educação em Questão. 2007.

SILVA, R. F. E. . Comissão de processo administrativo disciplinar. 2007.

SILVA, R. F. E. . Parecer Técnico Científico ao artigo "Proposta interdisciplinar: uma experiência no curso de Licenciatura Plena em Educação Infantil e séries iniciais do ensino funadamental". 2006.

SILVA, R. F. E. ; BENEVIDES, A. S. ; SILVA, T. M. C. E. . Comissão de Avaliação para Análise do pedido de remoção docente para o Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação. 2016. (Portaria n 69/2016?CE).

SILVA, R. F. E. . REVISTA METÁFORA EDUCACIONAL. 2011. (Editoração/Periódico).

SILVA, R. F. E. . Gestores da rede pública. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SILVA, R. F. E. ; OLIVEIRA, Iris Maria de . Conexões de saberes - diálogos entre a universidade e as comunidades populares/articulação Programas Conexões de Saberes e Escola Aberta (Conexões Abertas). 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SILVA, R. F. E. ; NORONHA, Claudianny Amorim . Conferência Estadual de educação do Rio Grande do Norte. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SILVA, R. F. E. ; FRANÇA, Magna . Conferências Municipais de Educação no Rio Grande do Norte. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SILVA, R. F. E. . Procedimentos do Ensinar e do Aprender em Cursinhos Populares. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SILVA, R. F. E. ; OLIVEIRA, Iris Maria de . Conexões de saberes - diálogos entre a universidade e as comunidades populares/articulação Programas Conexões de Saberes e Escola Aberta (Conexões Abertas). 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SILVA, R. F. E. . Atuação didática e postura profissional do professor:uma questão ética. 2009. .

SILVA, R. F. E. . Atuação didática e postura profissional do professor: uma questão de ética.. 2009. .

SILVA, R. F. E. ; ANDRADE, E. R. G. ; PINHEIRO, R. A. ; GURGEL, M. M. ; RAMALHO, B. L. . Comissão de Finalização da Reformulação do Curso de Pedagogia. 2009. (Comissão).

SILVA, R. F. E. . Curso para candidatos ao cargo de gestor da rede municipal de ensino de Natal /RN. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SILVA, R. F. E. . Coordenadora da Sala Ambiente "Fundamentos do Direito à Educação". 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SILVA, R. F. E. . Fundamentos do Direito à educação. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SILVA, R. F. E. . Especialização à distância em Gestão Escolar. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SILVA, R. F. E. . Curso para candidatos ao cargo de gestor da rede municipal de ensino de natal. 2007. .

SILVA, R. F. E. . Disciplina: Pedagogia de projetos no Curso de Especialização em Ensino/Aprendizagem de Língua Portuguesa.. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SILVA, R. F. E. . Ética. 2004 (Curso) .

SILVA, R. F. E. . "Ser professor: uma Interlocução de saberes". 2002 (Palestra inaugural do curso de Pedagogia do PROBASICA) .

SILVA, R. F. E. . "Os sentidos da Educação". 2002 (Palestra de Inauguração do curso de Pedagogia do PROBASICA) .

SILVA, R. F. E. . "Fundamentos Históricos Filosóficos da educação". 2001 (Palestra de Inauguração do Curso de Pedagogia do PROBASICA) .

SILVA, R. F. E. . "Emancipação política, Educação e Cidadania. 2001 (Palestra de inauguração do Curso de Pedagogia do PROBASICA) .

Projetos de pesquisa

  • 2011 - Atual

    Estudo sobre os sentidos Norbert Elias e Marc Augé: a perspectiva socio- antropologica., Descrição: A pesquisa se caracteriza como bibliográfica e resultará na elaboração de artigo para publicação. O artigo trata da abordagem socio-antropológica de Marc Augé na compreensão dos sentidos como sentidos sociais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Rosália de Fátima e Silva - Coordenador / Márcia Maria Gurgel - Integrante / Sandra Maria Borba Pereira - Integrante.

  • 2010 - Atual

    REFERENCIAIS NA FORMAÇÃO E SENTIDOS DA AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO SOBRE O CURSO DE PEDAGOGIA (UFRN), Descrição: O presente projeto inserido na Linha de Práticas Pedagógicas e Currículo e no Grupo de pesquisa Currículo, Saberes e Práticas Educativas aborda a avaliação como prática educativa no ensino superior tomando como eixo o Curso de Pedagogia da UFRN. Temos como objetivo de compreender os sentidos presentes e implicados no referencial de formação a partir do eixo da avaliação em sequência ao Projeto Processos de institucionalização dos saberes discente no Curso de Pedagogia - UFRN (PVE1294-2010). Partimos das seguintes questões: Qual é o referencial utilizado pelos docentes no desenvolvimento no processo formativo dos discentes? Quais são os sentidos dados a avaliação na dinâmica de organização e ação a partir do referencial de formação? Nos norteia como pressuposto o fato de que parece predominar na avaliação os sentidos de regulação e do controle o que conduziria aos bloqueios às mudanças acerca do ensinar e aprender. Como possíveis causas ressaltamos: 1. O desconhecimento do outro na complexidade que envolve, o trabalho com o discente adulto universitário ; 2. A organização estrutural das IES com o aumento da sobrecarga do trabalho docente dificulta colocar em ação e rever formas de avaliar. Estas questões sumarizadas nos conduz a de um lado, a reflexão de que a formação pedagógica não pode ser percebida distanciada do vasto projeto político ? educacional em curso nas Instituições do Ensino Superior. Por outro lado, os sentidos da avaliação constituem-se como um esquema que marca a ação do docente, englobando o processo identitário da profissão em relação com as diversidades de saberes. Assim, construir um referencial de formação corresponde a estabelecer um esquema de ação a partir da análise de uma situação (ARDOINO, 1996). Utilizamos entrevistas de longa duração interpretadas dentro da metodologia da Entrevista Compreensiva (KAUFMANN, 1997, SILVA, 2000, 2006) com dez docentes e dez discentes dos dois últimos períodos do curso de Pedagogia, considerando que os sent. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosália de Fátima e Silva - Coordenador.

  • 2007 - 2009

    Processos de institucionalização dos saberes discente no Curso de Pedagogia - UFRN., Descrição: Nesse projeto temos como propósito compreender e explicar processos de institucionalização de discentes universitários no âmbito do Curso de Pedagogia na UFRN. É um trabalho que se constitui como seqüência (e em paralelo) com os objetivos do Projeto, em andamento, REPENSANDO A LICENCIATURA: O processo de construção do saber do aluno de Pedagogia. A análise de dados, efetuada, aponta para o fato de não ser suficiente &quotidentificar os fatores responsáveis pelo fracasso ou sucesso no processo de afiliação do aluno universitário" relacionando, estes fatores, apenas, ao momento de entrada do aluno na universidade, pois as rotinas compartilhadas na vida cotidiana universitária implicam em temporalidades intersubjetivas, somente, acessíveis intersubjetivamente. Ressaltamos que indagamos sobre os processos de acessibilidade as temporalidades intersubjetivas a partir do fato de que esquemas tipificados (de apreensão do (s) outro (s) pelos discentes) são ressignificados ao longo do seu percurso acadêmico. Nesse sentido e a partir desta dimensão, considerada como fundamental à prática do docente universitário, é que podemos explicitar o fator decisivo e mais próximo de nossas preocupações de pesquisa: como contribuir para a prática docente universitária de forma a que possamos enfrentar melhor os desafios mediante a identificação e compreensão de esquemas tipificadores no âmbito dos discentes universitários?. Dito de outro modo, buscamos contribuir para a formação docente universitária tomando como lócus da pesquisa a dinâmica e a natureza da intersubjertividade discente. Tomamos como unidade de referencia principal as falas de dezesseis alunos do Curso de Pedagogia dos turnos noturno e diurno. Desenvolvemos, assim, neste projeto de pesquisa, um estudo de cunho etnográfico, por meio de entrevistas de profundidade e observações utilizando a metodologia da Entrevista Compreensiva (KAUFMANN,1997), (SILVA,2006), e recursos do Programa Modalisa e principios utilizados na metodol. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Rosália de Fátima e Silva - Coordenador / Vivianne Souza de Oliveira - Integrante / Sandra Maria Borba Pereira - Integrante / LALYANA CRISTINA DA SILVA - Integrante / IVONE DA SILVA SALSA - Integrante / JAILMA CAVALCANTE BARAUNA - Integrante / ROSA APARECIDA PINHEIRO - Integrante / HILDA MARA LOPES ARAUJO - Integrante / CLAUDIA PEREIRA DE LIMA - Integrante., Número de orientações: 4

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Educação. , Campus Universitário, Lagoa Nova, 59072-970 - Natal, RN - Brasil - Caixa-postal: 0000, Telefone: (84) 2153518, Ramal: 3518, Fax: (84) 2119221, URL da Homepage:

Experiência profissional

2016 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Associado 4, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuação na linha : Educação, Currículo e Práticas Pedagógicas Vice-Chefia do Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação - Portaria n 2. 126/17-R, de 28 de setembro de 2017. Presidente da Comissão Responsável pela elaboração da proposta do Mestrado Profissional em Diversidade, Inclusão e Diretos Humanos. - Portaria n 011/18-CE, de 27 de Fevereiro de 2018.

2007 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1983 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Associado 4, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1982 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Publicada contratação pela Portaria N. 266/83-R de 19 de maio de 1983, considerando o Concurso Público de Provas e Títulos para provimento de empregos na classe de Professor Auxiliar. Código : LT-M-400, homologado pela Resolução n. 66/82-CONSEPE, de 06 de abriol de 1982. Tendo obtido a média final de 8,5 - primeiro lugar, na disciplina Filosofia da Educação. Removida em 1994 como Professor Assistente I do Campus de Nova Cruz para o Deoartamento de Educação do CCSA. Publicado no Boletim de Serviço N. 024 de 11.05.94, Fl 549.

2017 - 2019

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Vice-Chefe do D.FUNDAMENTOS E POL.DA EDUCAÇÃO, Carga horária: 20

Outras informações:
Portaria n. 2.126/17-R de 28 de setembro de 2017

2003 - 2005

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador do Curso de Pedagogia, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1979 - 1983

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Tecnica em Assuntos Educacionais, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Durante o período de atuação na Pró-Reitoria de Graduação, como Tecnica, coordenou a equipe de Orientação Acadêmica Permanente. Removida "ex officio" a ocupante - matricula 5780 - do emprego de Tecnica em Assuntos Educacionais para o Departamento de Educação do CCSA. No período que corresponde a 1983-1993 a funcionária trabalhou em disfunção a pedido do DEPED : como professora no Departamento de Educação (40 horas) e com 20 horas no NESA - Núcleo de Ensino Superior do Agreste.

Atividades

  • 08/2011

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Filosofia da Educação, Filosofia da Educação Brasileira, Fundamentos Históricos Filosoficos da Educação I, Fundamentos Históricos Filosoficos da Educação II, História da Educação, Introdução à Educação, Metodos e Tecnicas de Pesquisa, Psicologia da Educação

  • 01/2002

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, ATELIE: PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS A ANALISE COMPREENSIVA DO DISCURSO, SEMINARIO DE ORIENTAÇÃO DE DISSERTAÇÃO I, SEMINÁRIO DE ORIENTAÇÃO DE DISSERTAÇÃO II, SEMINARIO DE ORIENTAÇÃO DE DISSERTAÇÃO III

  • 06/2001

    Direção e administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Educação.,Cargo ou função, Vice-Chefe do Departamento de Educação.

  • 12/2000

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas.,Atividade realizada, Membro do Colegiado do Curso de Pedagogia.

  • 09/2017 - 09/2019

    Direção e administração, Centro de Educação, .,Cargo ou função, Vice - Chefe do Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação.

  • 01/2015

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Módulo Pedagógico da área de Humanas do Programa de Atualização Pedagógica da UFRN ? PAP

  • 02/2001 - 02/2001

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas.,Atividade realizada, Participante da Comissão do Processo Seletivo Simplificado para Contratação de Professor Substituto.

  • 12/2000 - 12/2000

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas.,Atividade realizada, Membro da Comissão do Processo de Seleção para Níveis de Mestrado e Doutorado em Educação.

  • 12/1993 - 03/1994

    Direção e administração, Núcleo de Ensino Superior do Agreste, Curso de Pedagogia.,Cargo ou função, Vice-Coordenador do Curso de Pedagogia.

  • 05/1983 - 03/1994

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filsofia da Educação, História da Educação, Introdução à Educação, Psicologia da Educação

  • 03/1993 - 12/1993

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas.,Atividade realizada, Orientação de Três trabalhos monográficos na Especialização em Administração Educacional.

  • 02/1992 - 02/1993

    Outras atividades técnico-científicas , Núcleo de Ensino Superior do Agreste, Núcleo de Ensino Superior do Agreste.,Atividade realizada, Membro da Câmara de Graduação do Consepe como Titular.

  • 08/1989 - 08/1991

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas.,Atividade realizada, Suplente na Comissao de Pesquisa do DEPED. Portaria N.007/89-DEPED.

  • 01/1990

    Extensão universitária , Núcleo de Ensino Superior do Agreste, Curso de Pedagogia.,Atividade de extensão realizada, Ministrou curso de Filosofioa da Educação ( 40 horas) no Curso de Extensão Novas Perspectivas dos Processos de Leitura e Escrita..

  • 03/1988 - 03/1989

    Outras atividades técnico-científicas , Núcleo de Ensino Superior do Agreste, Núcleo de Ensino Superior do Agreste.,Atividade realizada, Membro do Conselho de Ensino e Pesquisa como Suplente.

  • 03/1978 - 12/1978

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas.,Atividade realizada, Monitoria da Disciplina de História da Educação.

  • 05/1977 - 11/1977

    Estágios , Pró Reitoria de Graduação, Equipe de Orientação Acadêmica Permanente.,Estágio realizado, Estágio realizado junto a equipe do então denominado Projeto Pde Apoio e Desenvolvimento ao Ensino Superior - PADES.