Sônia Maria da Silva e Silva

Enfermeira desde 2009, com especializações em Urgência e Emergência, Centro Cirúrgico/CME e Saúde Coletiva. Sólida experiência no ambiente hospitalar, com 8 anos de atuação em Central de Material e Esterilização (CME) e 3 anos em Centro Cirúrgico, além de 3 anos em coordenação de enfermagem e experiência em liderança.Vivência em gestão de processos, liderança de equipe, segurança do paciente, controle de infecção hospitalar, protocolos assistenciais, indicadores de qualidade, dimensionamento de pessoal e educação continuada. Atuação voltada à assistência humanizada, redução de riscos e otimização de fluxos assistenciais.

Informações coletadas do Lattes em 05/05/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Urgência e Emergência

2009 - 2011

Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão
Título: A Influencia do Ambiente no Trabalho da Equipe de Enfermagem: Fotores estressores presentes na Emergencia
Orientador: Msc. Rose Marie Siqueira Vilar

Especialização em saude publica

2008 - 2009

Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão
Título: A IMPORTÂNCIA DAS AÇÕES DO ENFERMEIRO NO PRÉ-NATAL DE BAIXO RISCO PARA ADOLESCENTE GRÁVIDA
Orientador: Marcelo Constantino Assumpção

Graduação em enfermagem

2005 - 2008

Universidade Paulista
Título: Atuação do Enfermeiro na Realização da Primeira consulta do pré-natal de baixo risco: Gestação até 120 dias
Orientador: Loreci Mattos

Formação complementar

2011 - 2011

Desenvolvimento de Equipes Eficazes. (Carga horária: 15h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas, SEBRAE/AM, Brasil.

2011 - 2011

Congresso Brasileiro de Medicina Intesiva. (Carga horária: 22h). , Associação de Medicina Intensiva Brasileira, AMIB, Brasil.

2011 - 2011

Curso de Simulação em Infarto Agudo do Miocardio e. (Carga horária: 8h). , Treinamento Integrado em Medicina de Emergencia, TIME, Brasil.

2010 - 2010

Palestras na Educação Continuada. (Carga horária: 18h). , Hospital e Pronto Socorro Dr. Platão Araujo, HPS DR. PLATÃO A, Brasil.

2010 - 2010

Suporte Básico de Vida - SBV. (Carga horária: 12h). , NEPU/SAMU, SAMU, Brasil.

2010 - 2010

Suporte Básico de Vida - BLS. (Carga horária: 4h). , Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas, FCECON, Brasil.

2009 - 2009

Curso Básico de Instrumentação Cirúrgica. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.

2009 - 2009

Atualizações em Urgencias Cardiologicas. (Carga horária: 6h). , Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.

2007 - 2007

Intervenção de enf. ao Paciente com Lesões traumát. (Carga horária: 8h). , Cooperativa de Enfermeiros, COOPENURE, Brasil.

2007 - 2007

Urgência e Emergência. (Carga horária: 20h). , Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.

2007 - 2007

Atualizações em cond. Enf. Ressusc. Cardiopulmonar. (Carga horária: 7h). , Cooperativa de Enfermeiros, COOPENURE, Brasil.

2006 - 2006

Exame Fisicox Correlações Clínicas. (Carga horária: 8h). , Cooperativa de Enfermeiros, COOPENURE, Brasil.

2004 - 2004

Auxiliar de Contabilidade. (Carga horária: 40h). , DIGITEN - CEFET, DIGITEN- CEFET, Brasil.

2004 - 2004

Auxiliar de Departamento Pessoal. (Carga horária: 40h). , DIGITEN - CEFET, DIGITEN- CEFET, Brasil.

2003 - 2003

Auxiliar Administrativo. (Carga horária: 40h). , DIGITEN - CEFET, DIGITEN- CEFET, Brasil.

1998 - 1998

informática Básica. (Carga horária: 100h). , DATA CONTROL, DATA COBTROL, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde Coletiva.

Participação em eventos

SOOBEC. 2016. (Congresso).

FEIRA HOSPITALAR. 2015. (Feira).

SOOBEC. 2015. (Congresso).

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2014

PRONEFRO SERVIÇO DE NEFROLOGIA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira assistencialista, Carga horária: 36

Outras informações:
Nessa Empresa tive oportunidade de atuar no atendimento direto ao paciente com doenças renais fazendo hemodialise, apliquei meus conhecimentos de urgência e emergência e clinica medica.

2013 - 2021

BIOPLUS COMERCIO E REPRESENTAÇAO DE PROD MEDICO HOSPITALARES

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: enfermeira assistencialista, e Gestora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Nessa Empresa tive a oportunidade de trabalhar em vários hospitais na Central de Material Esterilizado, sendo promovida para a Gestora supervisionando as Centrais de Material Esterilizado, estoque, almoxarifado, atuei como RT implantação de projetos de CME entre outros.

2013 - 2014

NURSES SERVIÇO DE ENFERMAGEM

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: enfermeira assistencialista, Carga horária: 36

Outras informações:
Nessa Empresa tive a oportunidade de atuar em vários setores como Centro Cirúrgico, Cantinho do Leite ensinando as mães a importância no aleitamento materno e a ordenhar e Central de Material Esterilizado.

2013 - 2013

Centro Tecnológico do Amazonas

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: supervisor de estagio e sala de aula, Carga horária: 30

2010 - 2011

Faculdade Estácio do Amazonas

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Presceptora de Estagio Curricular, Carga horária: 30

2010 - 2011

Centro Universitário do Norte

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Presceptora de Estagio Curricular, Carga horária: 30

2010 - 2012

florence saude

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Equipes de Enfermagem, Carga horária: 48

2009 - 2010

Hospital e SPA Dr. Aristóteles Patão Bezerra de Araújo

Vínculo: Enfermeira Voluntária, Enquadramento Funcional: Atendimento Emergêncial e assistêncial, Carga horária: 24

2007 - 2008

SESI - Departamento Regional do Estado do Amazonas

Vínculo: Estagiária de Enfermagem, Enquadramento Funcional: atendimento a crianças e adultos, Carga horária: 30

Outras informações:
Atuava na assistência de enfermagem ambulatórial

2024 - 2025

ALS SOLUÇÕES

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Saúde em pediatria, Carga horária: 36, Regime: Dedicação exclusiva.

2025 - Atual

Complexo Hospitalar Zona Norte

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ENFERMEIRA, Carga horária: 12