Flávia Daiane de Lima Carneiro

Graduanda em Odontologia pela Universidade Federal da Bahia. Bolsista no projeto de pesquisa intitulado "O subespaço público da saúde bucal: um olhar para os dentistas da atenção básica e especializada" Sob orientação da Professora Denise Nogueira Cruz. Possui graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Saúde pela Universidade Federal da Bahia (2016). Tem experiência acadêmica na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura popular, memória, identidade e saúde pública.

Informações coletadas do Lattes em 22/04/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Odontologia

2016 - Atual

Universidade Federal da Bahia

Graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Saúde

2011 - 2015

Universidade Federal da Bahia
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Formação complementar

2014 - 2014

Extensão universitária em Introdução em Vigilância em Saúde Ambiental no SUS: O. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2014 - 2014

Aspectos Teóricos e Práticos em Educação em Saúde Ambiental. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Embiental.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: História e Saúde.

Outras produções

CARNEIRO, F. D. L. . REZADEIRAS: GUARDIÃS DA MEMÓRIA. 2011; Tema: As rezadeiras, enquanto importantes personagens da cultura popular, nos servem de referência para o estudo da memória, uma vez que essa é indissociável da cultura e das instituições sociais.. (Blog).

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    O subespaço público da saúde bucal: um olhar para os dentistas da atenção básica e especializada, Descrição: Origem Social e trajetória social dos dentistas dos Centros de Especialidades Odontológica do município de Salvador- Ba. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Flávia Daiane de Lima Carneiro - Coordenador / Denise Nogueira Cruz - Integrante.

  • 2012 - 2013

    O tear, o tecer e o tecido, Descrição: Projeto de natureza interdisciplinar articula conteúdos do universo das artes e das ciências humanas para discutir o processo pelo qual as culturas populares inserem suas narrativas no tecido social. Evocando a metáfora do tecelão que tece tramas simbólicas, pretende-se percorrer trajetórias teóricas que contribuem para fazer compreender que a vida em sociedade é também produto do trabalho de vários tecelões. Os conceitos de jogo e de performance propostos por Johan Huizinga e Erving Goffman, respectivamente, serão peças chaves para elucidar as ações desencadeadas pelas tradições populares para perpetuarem suas memórias, na medida em que parte-se da premissa de que são mecanismos utilizados pelas performances e seus brincantes para fixação de suas narrativas e memórias. Por outro lado, a compreensão de que as tradições populares visam transformar suas memórias em cultura institucionalizada, leva à necessidade de entender que tecido social o atual estágio de institucionalização da cultura tem lhes permitido confeccionar? Para responder a essa inquietação toma-se como objeto de estudo, entidades que se articulam com o processo de institucionalização da cultura desencadeado pelas políticas culturais públicas. As entidades que se vinculam ao Programa Nacional de Cultura e Cidadania Cultura Viva, em especial, o Projeto Ponto de Cultura se apresentam como o objeto dessa investigação e o estudo de caso enuncia a possibilidade de compreensão abrangente que, a partir de uma realidade concreta, pode elucidar como mecanismos como o jogo e a performance cultural, teares humanos, auxiliam as camadas populares a participar do tecido social. Palavras chave: performance, jogo, memória... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Flávia Daiane de Lima Carneiro - Coordenador / Adalberto Silva Santos - Integrante / Adriana Franca Souza - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - Atual

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2011 - Atual

Associação Grupo de Amigos de Pernambues

Vínculo: Estagio, Enquadramento Funcional: Estagiário em Gestão e Coordenação de equipe, Carga horária: 12

Outras informações:
Atua na Gestão e Coordenação da Equipe de profissionais na área de saúde e educação na prestação de serviço voluntário para a comunidade. Organiza eventos, palestras, feiras, oficinas. Ministra oficina de Educação Ambiental e reciclagem.

2010 - 2012

Centro Educacional Apolo

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Ciências

Outras informações:
Atuou como professora de Ciências em turmas do 6º ao 9º ano. Realizou e contribuiu para projetos educacionais da escola.

2005 - 2005

Prefeitura Municipal de Ipirá

Vínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Educadora do Programa E. J. A., Carga horária: 20

Outras informações:
Atuou na Escola Gois Calmon, como educadora do Programa Educação de Jovens e adultos (EJA) para turmas do, atual, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I.

2004 - 2004

Prefeitura Municipal de Ipirá

Vínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Educadora do E. J. A., Carga horária: 20

Outras informações:
Atuou na Escola Gois Calmon, onde lecionou para turmas do EJA (Educação de Jovens e Adultos) onde as disciplinas foram trabalhados de forma interdisciplinar.