João Alberto Ferreira
Possui mestrado em Engenharia Ambiental pelo Manhattan College - NY?USA (1980) e concluiu o doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública ENSP/FIOCRUZ em 1997. É membro da ABES-Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, da ISWA - International Solid Waste Association, e da Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro. Ingressou na Universidade do Estado do Rio de Janeiro como professor em 1996. É professor associado aposentado da UERJ tendo feito parte do programa de incentivo a pesquisa da UERJ - o PROCIENCIA - de 1997 a 2013. Foi Coordenador do Programa de Pós Graduação em Engenharia Ambiental da Faculdade de Engenharia da UERJ por 3 anos e Coordenador Adjunto do Programa por 6 anos e sub chefe de departamento por 4 anos. É consultor para a área de resíduos sólidos desde 1974, tendo atuado como engenheiro da COMLURB - Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro de 1975 a 1996. Editor de resíduos sólidos da Revista de Engenharia Sanitária e Ambiental - RESA de 2011 a 2015. É Pesquisador Visitante do Programa de Doutorado em Engenharia Ambiental da UERJ desde 2015 integrando o corpo permanente do mesmo como também integra o corpo permanente do Programa de Mestrado em Engenharia Ambiental da UERJ.
Informações coletadas do Lattes em 10/11/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Saúde Pública
1993 - 1997
Fundação Oswaldo Cruz
Título: Lixo Hospitalar e Domiciliar: Semelhanças e Diferenças. Estudo de Caso no Município do Rio de Janeiro
Orientador: Anamaria Testa Tambellini e Carmem Lúcia Pessoa da Silva
, Ano de obtenção: 1997. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Resíduos Sólidos; Resíduos Hospitalares; Saúde do Trabalhador; Gestão de Resíduos.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Básico / Especialidade: Limpeza Pública. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Básico. Setores de atividade: Captação, Tratamento e Distribuição de Água, Limpeza Urbana, Esgoto e Atividades Conexas.
Mestrado em Environmental Engineering
1979 - 1981
Manhattan College New York
Título: Environmental Problems of Rio de Janeiro Metropolitan Area, Ano de Obtenção: 1981
Orientador: Robert Thoman
Bolsista do(a): Organização Panamericana de Saúde, OPAS, Brasil. Palavras-chave: Meio-Ambiente; Environmental Engineering; Engenharia Sanitária.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Outros.
Aperfeiçoamento em Tratamento de Efluentes Industriais de Polos Petro
1988 - 1988
Associação Brasileira de Engenharia Sanitaria e Ambiental
Ano de finalização: 1988;
Aperfeiçoamento em Hazardous Waste Management
1987 - 1987
Houston University
Ano de finalização: 1987;
Aperfeiçoamento em Técnicas de Dinâmica de Grupo
1985 - 1985
Centro de Atendimento da Mulher e da Infância
Ano de finalização: 1985;
Aperfeiçoamento em Administração Financeira
1975 - 1975
Confederação Nacional da Indústria
Ano de finalização: 1975;
Aperfeiçoamento em Planejamento Global de Sistemas de Limpeza Urbana
1974 - 1974
Instituto de Engenharia Sanitária
Ano de finalização: 1974;
Aperfeiçoamento em Intensive Short Course Solid Waste Management
1974 - 1974
West Virginia University
Ano de finalização: 1974;Bolsista do(a): Organização Panamericana de Saúde, OPAS, Brasil.
Aperfeiçoamento em Poços Profundos
1972 - 1972
Companhia Estadual de Tecnologia e Saneamento Ambiental
Ano de finalização: 1972;
Aperfeiçoamento em Técnicas Avançadas Em Projetos de Estaçòes de Trat
1972 - 1972
Companhia Estadual de Tecnologia e Saneamento Ambiental
Ano de finalização: 1972;
Aperfeiçoamento em Livre de Controle e Poluição do Meio Ambiente
1972 - 1972
Faculdade de Saúde Pública USP
Ano de finalização: 1972;
Aperfeiçoamento em Curso Prático Sobre Bombas e Sistemas de Recalque
1971 - 1971
Companhia Estadual de Tecnologia e Saneamento Ambiental
Ano de finalização: 1971;
Pós-doutorado
2011 - 2011
Pós-Doutorado. , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Engenharias, Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Básico / Especialidade: Residuos Sólidos, Domésticos e Industriais.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Básico/Especialidade: Residuos Sólidos, Domésticos e Industriais.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Básico/Especialidade: Limpeza Pública.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública/Especialidade: Saúde do Trabalhador.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Ambiental/Especialidade: Controle da Poluição.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Básico.
Organização de eventos
FERREIRA, J. A. . Encontro Preparatório para a Construção de Uma Agenda 21 Local. 1996. (Outro).
Participação em eventos
Workshop - Gerenciamento de Resíduos Sólidos.Alternativas para o sistema de limpeza urbana de São Paulo (SP). 2002. (Outra).
Participação em bancas
RITTER, Elisabeth; MORITA, A. K. M.; SILVA, G. G. M.;FERREIRA, J. A.. Migração de poluentes de lixiviado de locais de disposição final de resíduos sólidos para o solo e para águas subterrâneas no Brasil: análise baseada em trabalhos científicos. 2022. Dissertação (Mestrado em Controle da Poluição Urbana e Industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MANNARINO, Camille Ferreira; CARRIJO, R. S. G. G.;RITTER, ElisabethFerreira, João Alberto; REIS, F. B.. Análise de Localização para Incineradores de Resíduos Sólidos Urbanos na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERREIRA, J. A.; ALVES, Maria Cristina Moreira. Gestão de RCD no Município do Rio de Janeiro. 2019. Dissertação (Mestrado em Controle da Poluição Urbana e Industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERNANDES, Fernando;FERREIRA, J. A.; BOSCO, T. C. D.. Gestão intermunicipal de resíduos sólidos urbanos em municípios de pequeno porte - estudo de caso do Consórcio CIRES. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina.
MARTINS, E. M.RITTER, ElisabethFERREIRA, J. A.; ALVES, Maria Cristina Moreira; BAUERFELDT, G. F.. Avaliação das emissões de GEE e BTEX no aterro sanitário de Seropédica - RJ. 2015. Dissertação (Mestrado em Controle da Poluição Urbana e Industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
BILA, D. M.FERREIRA, J. A.MANNARINO, Camille Ferreira; Araujo, F.V.F.. Avaliação da recalcitrancia e toxicidade de lixiviado bruto e tratado por processos primário e secundário. 2013. Dissertação (Mestrado em Controle da Poluição Urbana e Industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
EIGENHEER, Emilio; SILVA, Janie Garcia da;FERREIRA, J. A.. As Relações Socioambientais em Unidades Maritimas Offshore Tendo em Vista Suas Atividades e Seus Resíduos Sólidos. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciência Ambiental) - Universidade Federal Fluminense.
FERNANDES, Fernando;FERREIRA, J. A.; SILVA, Sandra Márcia Cesário Pereira da. Sistema Alternativo de Coleta de Resíduos Sólidos Domiciliares em Município de Médio Porte, visando incrementar a Reciclagem de Inertes e Facilitar a Compostagem da Fração Orgânica: Caso de Ibiporã-PR. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Londrina.
Bila, Daniele M.CAMPOS, Juacyara CarbonelliFerreira, João Alberto. Caracterização Fisico-Química e Toxicologica de Lixiviados de Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde e Resíduos Sólidos Domiciliares Codispostos em Aterro Sanitário. 2011. Dissertação (Mestrado em Controle da Poluição Urbana e Industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Belli Filho, P.; COSTA, Rejane Helena Ribeiro da;Ferreira, João Alberto; CASTILHO JUNIOR, Armando Borges de. Recuperação de Amonia Removida por Processo de Air Stripping aplicado ao Tratamento de Lixivados de Aterro Sanitário. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.
BILA, D. M.FERREIRA, J. A.; Ribas, S.M.. Avaliação da Metodologia para Controle e Medição de Cor em Efluentes Têxteis. 2010. Dissertação (Mestrado em Controle da Poluição Urbana e Industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERREIRA, J. A.. Estudo da Remoção de Matéria Orgânica Carbonácea, Nitrogênio Amoniacal e Fósforo em Lixiviado Pré Tratado de Aterro Sanitário Empregando Typha em Banhados Construídos. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
FERREIRA, J. A.. Sistema de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos - Estudo de Caso: No Município de Maricá. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal Fluminense.
EIGENHEER, Emilio; SILVA, Janie Garcia da;FERREIRA, J. A.. Os Municípios Fluminenses e a Disposição Final de Resíduos Sólidos Gerados no Estado do Rio de Janeiro. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciência Ambiental) - Universidade Federal Fluminense.
FERREIRA, J. A.EIGENHEER, Emilio; ELK, A. G. H. V.;RITTER, Elisabeth. Posto de Troca de Recicláveis por Desconto em Energia Elétrica em Comunidade de Baixa Renda. 2009. Dissertação (Mestrado em Controle da Poluição Urbana e Industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
EIGENHEER, EmilioFERREIRA, J. A.; Araujo, J. A Influência dos Resíduos Sólidos na Bacia do Rio Piabanha, Petrópolis, RJ. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciência Ambiental) - Universidade Federal Fluminense.
LANGE, Liséte Celina; SPERLING, Marcos Von; Melo, G.C.B.;FERREIRA, J. A.. Estudo da Degradação Biológica de Águas Residuárias em Co-Tratamento com Lixiviados de Aterros Sanitários em Diferentes Taxas de Diluição. 2008. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.
ZANTA, Viviana Maria; BORJA, P. C.; MORAES, L. R. S.;FERREIRA, J. A.. Aterro Sanitário: Instrumento de Análise de Viabilidade Econômico-Financeira Considerando Aspectos Ambientais. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental Urbana) - Universidade Federal da Bahia.
Araújo, R. A.; Orrico, S. R. M.;FERREIRA, J. A.; MORAES, L. R. S.. Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde: Estudo de Caso de Implantação do PGRSS do Hospital EMEC de Feira de Santana - BA. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
YOKOYAMA, L.CAMPOS, Juacyara CarbonelliFERREIRA, J. A.. Estudo da remoção de nitrogênio amoniacal de lixiviado de aterro sanitário por precipitação da estruvita. 2008. Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
EIGENHEER, EmilioFERREIRA, J. A.; SILVA, Janie Garcia da. TIGRES: Tristes Operários do Labor Imundo. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciência Ambiental) - Universidade Federal Fluminense.
FORTES, Júlio Domingos Nunes;FERREIRA, J. A.; BREDARIOL, C. S.. Gestão de Resíduos de Podas - Estudos de Caso: Fundação Parques e Jardins - Rio de Janeiro, RJ. 2007. Dissertação (Mestrado em Controle da Poluição Urbana e Industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
RITTER, ElisabethFERREIRA, J. A.; EHRLICH, M.; SCHMIDT, Celina Aida. Estudo de Barreira de Proteção com Solo Compactado em Célula Experimental no Aterro Sanitário de Rio das Ostras(RJ). 2007. Dissertação (Mestrado em Controle da Poluição Urbana e Industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERREIRA, J. A.; CARDOSO, Roberto Jorge de Câmara; ZANTA, Viviana Maria. Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos da Construção Civil: Estudo de Casos de Alternativas Adotadas para Segregação, Coleta e Destinação de Resíduos da Construção de Edificaçôes. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental Urbana) - Universidade Federal da Bahia.
FERREIRA, J. A.EIGENHEER, Emilio; MAINIER, Fernando Benedicto. Gestão de Resíduos Sólidos em Embarcações Sísmicas Operando no Brasil. 2006. Dissertação (Mestrado em Sistemas de Gestão) - Universidade Federal Fluminense.
FERREIRA, J. A.; SILVA, Janie Garcia da;EIGENHEER, Emilio. Lixo na Escada: um estudo sobre a gestão municipal de resíduos sóidos. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciência Ambiental) - Universidade Federal Fluminense.
FERREIRA, J. A.; SISINNO, Cristina Lucia Silveira; KLIGERMAN, Debora Cynamon. Gerenciamento de Resíduos Sólidos nos Serviços de Saúde no Brasil: impasses e possibilidades. 2005. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz.
FERREIRA, J. A.; COELHO, Osmar G W; GOMES, Luciana Paulo. Aterros Sanitários: Duas Perspectivas Tecnológicas - Filtros Anaeróbios para Tratamento de Lixiviados e Sistemas de Coberturas com Emprego de Recirculação de Lixiviado. 2005. Dissertação (Mestrado em Geologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
FERREIRA, J. A.CAMPOS, Juacyara Carbonelli; VOLSSCHAN JUNIOR, Isaac. Estudo da Composição Gravimétrica dos Resíduos Sólidos Urbanos Domiciliares em Doze Localidades Faveladas e não Faveladas do Município do Rio de Janeiro. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERREIRA, J. A.CAMPOS, Juacyara CarbonelliRITTER, Elisabeth. Diagnóstico das Usinas de Triagem e Compostagem e do Sistema de Coleta Seletiva do Município do Rio de Janeiro. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERREIRA, J. A.; FERREIRA, Aracéli Cristina de Sousa; SISINNO, Cristina Lucia Silveira. A Reciclagem e a Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos Urbanos Secos em Nilópolis - A Experiência do Ecoponto do Cabral: EStudo de Caso. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERREIRA, J. A.EIGENHEER, Emilio. Políticas Públicas e Resíduos Sólidos. Um Estudo de Caso: O Programa Estadual de Controle do Lixo Urbano (PRO-LIXO). 2003. Dissertação (Mestrado em Ciência Ambiental) - Universidade Federal Fluminense.
BARBOSA FILHO, Olavo;FERREIRA, J. A.RITTER, Elisabeth; ARARUNA, José Tavares. Avaliação Ambiental e Adaptação do Lixão do Município de São Pedro da Aldeia (RJ) em Aterro Controlado. 2003. Dissertação (Mestrado em Controle da Poluição Urbana e Industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERREIRA, J. A.RITTER, Elisabeth; PACHECO, Marcos; BORMA, Laura de Simone. Avaliação da Contaminação do Lençol Freático no Entorno do Lixão do Município de São Pedro da Aldeia. 2003. Dissertação (Mestrado em Controle da Poluição Urbana e Industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERREIRA, J. A.; JUCÁ FILHO, José Thomé. Efeitos da Recirculação de Lixiviado na Biodegradação de Resíduos Sólidos em uma Célula do Aterro da Muribeca - PE. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pernambuco.
SANTOS, Selene Carvalho Herculano dos;MOREIRA, Josino Costa; FREITAS, Carlos Machado de;FERREIRA, J. A.. O Gerenciamento de Riscos na Cidade dos Meninos - Um Sítio Contaminado por Pesticidas Organoclorados no Estado do Rio de Janeiro. 2003. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz.
ROSSO, Thereza Christina de Almeida; SETTA, Josué; CYNAMON, Szachna Eliasz; HELLER, Léo;FERREIRA, J. A.. Análise da Interconexão dos Sistemas de Esgotos Sanitário e Pluvial da Cidade do Rio de Janeiro: Valorização da Drenagem sob Perspectiva Sistêmica. 2003. Dissertação (Mestrado em Controle da Poluição Urbana e Industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERREIRA, J. A.; MELGAÇO, Bernardo; BALDOCHI, Viviana Maria Z. Resíduos Sólidos e Sustentabilidade: Princípios, Indicadores e Instrumentos. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia Urbana) - Universidade Federal de São Carlos.
FERREIRA, J. A.; MINAYO, C.; MACHADO, J.. Estratégias para Superar a Desinformação: um Estudo sobre os Acidentes de Trabalho Fatais no Rio de Janeiro. 2002. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz.
FERREIRA, J. A.; SANT'ANA JR, G. L.; MASCARENHAS, F. C. B.;CAMPOS, Juacyara Carbonelli. Tratamento do Percolado de Aterro Sanitário e Avaliação da Toxicidade do Efluente Bruto e Tratado. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio de Janeiro Coppe.
FERREIRA, J. A.RITTER, Elisabeth. Reaproveitamento de Pneus Inservíveis como fonte de Energia e Matéria Prima. 2002. Dissertação (Mestrado em Controle da Poluição Urbana e Industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERREIRA, J. A.RITTER, ElisabethCAMPOS, Juacyara Carbonelli; GISLANE, Anna. Projeto de Tratamento de Chorume Produzido no Aterro Metropolitano de Gramacho através Wetland. 2002. Dissertação (Mestrado em Controle da Poluição Urbana e Industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERREIRA, J. A.; CYNAMON, Szachna Eliasz. O Despejo Desordenado dos Esgotos da Baia de Sepetiba e os Efeitos sobre a Balneabilidade. 1999. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz.
FERREIRA, J. A.; MATTOS, Ubirajara Aluisio de Oliveira; MONTEIRO, T. C. N.; ROQUE, Odir Clécio da Cruz. Estudo de Dermatoses em Trabalhadores de uma Industria Farmacêutica. 1999. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz.
FERREIRA, J. A.; MATTOS, Ubirajara Aluisio de Oliveira. Tuberculose no Ambiente Hospitalar: Uma Questão de Saúde do Trabalhador. 1999. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz.
FERREIRA, J. A.; CYNAMON, Szachna Eliasz. Propriedade das Normas de Lançamento de Esgoto. 1998. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz.
FERREIRA, J. A.; FREITAS, Carlos Machado de; CALDAS, L. Q.. Trabalho em Convés de Navios Químicos. 1998. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz.
FERREIRA, J. A.; Belli Filho, P.; REICHERT, G.. Influência de nanopartículas de prata nos mecanismos de degradação de resíduos sólidos urbanos em instalação piloto. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.
SILVA, L. D. B.; MATOS, A. T.; INACIO, C. T.;FERREIRA, J. A.; PINHEIRO, E. F. M.. Implantação de uma Unidade Piloto de Tratamento (UPT) de Água Residuária de Bovinocultura (ARB), para Reúso via Disposição final em Solos sob Manejo Orgânico de Produção de Olerículturas. 2018. Tese (Doutorado em Ciência Tecnologia e Inovação em Agropecuária) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
OLIVA, A. D.;FERREIRA, J. A.; ALMEIDA, L. S.; VIEIRA, M. L.; CASTRO, F. N.. Entre a conscientização e a cooperação nos comportamentos pró-ambientais: a conservação da água como um dilema social. 2018. Tese (Doutorado em Psicologia Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
HELLER, Léo;FERREIRA, JOAO ALBERTO; GRECO, D. B.; CAIRNCROSS, A. M.. Risco de Infecção pelos Vírus da Hepatite B e C em Trabalhadores da Coleta de Resíduos de Serviços de Saúde em Belo Horizonte - MG. 2016. Tese (Doutorado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.
FERREIRA, J. A.; Belli Filho, P.; HASSEMER, M. E. N.; PRIM, E. /. C.; CAPANEMA, M. A.; GOURDON, R.. Proposição de Metodologia para Apoio à Decisão para a Recuperação de Área Degradada por Disposição Irregular de Resíduos Sólidos Urbanos. 2016. Tese (Doutorado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.
LAPOLLI, F. R.; Belli Filho, P.; SEZERINO, P. H.;ALBERTO FERREIRA, JOÃO; SILVA, Joel Dias da. Performance Bio-Físico-Química de Sistema de Tratamento de Lixiviados de Aterro Sanitário em Escala Real com Ênfase em Lagoas de Estabilização. 2015. Tese (Doutorado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Sant' Anna Fernando S.P.; Belli Filho, P.; MACCARINI, M.;Ferreira, João Alberto; FERNANDES, Fernando. Aproveitamento de Lodo de Estação de Tratamento de Água e Esgoto em Cobertura de Aterro Sanitário. 2011. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Nakayama C. R.;FERREIRA, J. A.; Cisalpino E.O.; Pordeus I.A.; Farias L.M.. Análise da Composição Gravimétrica e do Risco Biológico de Resíduos Gerados nos Serviços Odontológicos. 2010. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia)) - Universidade Federal de Minas Gerais.
PINHEIRO, J. Q.; KUHNEN, A.;FERREIRA, J. A.; ALBUQUERQUE, F. J. B.; FALCAO, J. T. R.. Participação de Moradores no Programa de Coleta Seletiva em Três Bairros de Natal/RN: Explorando Determinantes Socio-Ambientais. 2009. Tese (Doutorado em Controle da Poluição Urbana e Industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
CASTILHO JUNIOR, Armando Borges de; COSTA, Rejane Helena Ribeiro da;FERREIRA, J. A.; Belli Filho, P.; SPERLING, Marcos Von. Tratamento de Lixiviados de Aterro Sanitário por Lagoas de Estabbilização em Série: Estudo em Escala Piloto. 2007. Tese (Doutorado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.
LEFEVRE, Fernando;FERREIRA, J. A.; BERNARDES, R. S.; TAVARES, M. F. L.; FREITAS, Carlos Machado de. A Relação Saneamento-Saude - Ambiente: um estudo sobre discursos setoriais na perspectiva da promoção sa saúde e da prevenção de doenças. 2007. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz.
FERREIRA, J. A.; LANGE, Lisete Celina; CASTILHO JUNIOR, Armando Borges de; CHERNICHARO, Carlos Augusto de Lemos; SPERLING, Eduardo Von. Disposição Final de Resíduos Potencialmente Infectantes de Serviços de Saúde em Célula Especial e por Co-disposição com Resíduos Sólidos Urbanos. 2005. Tese (Doutorado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.
FERREIRA, J. A.; CASTILHO, Armando Borges de; PONTES FILHO, Ivaldo; JUCÁ FILHO, José Thomé. Análises Físicas, Químicas e Biolólgicas no Estudo do Comportamento do Aterro da Muribeca. 2003. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pernambuco.
CHERNICHARO, Carlos Augusto de Lemos;FERREIRA, J. A.LANGE, Liséte Celina; SPERLING, Marcos Von; VAZOLLER, Rosana Filomena. Estudo da Influência da Recirculação de Chorume Cru e Chorume Pré-Tratado na Aceleração de Digestão Anaeróbia de Resíduos Sólidos Urbanos. 2003. Tese (Doutorado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.
FERREIRA, J. A.; PEREIRA NETTO, A. D.; TORRES, J. P. M.; SILVA, C. R. S.;MOREIRA, Josino Costa. Destino dos Resíduos Sólidos Urbanos e Industriais no Estado do Rio de Janeiro: avaliação da toxicidade e suas implicações para o ambiente e para a saúde humana. 2002. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz.
FERREIRA, J. A.; CYNAMON; ROQUE, Odir. Esutdo Cinético da Processo de Valo Cynamon - Roque: Caracterização e Obtençào de Parâmetros de Projeto. 2000. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz.
FERREIRA, J. A.; ROQUE, Odir Clécio da Cruz; CALAZANS, J.; VALADARES, J.; SCHRAMM, F. R.. O Curso da Água na História: Simbologia, Moralidade e a Gestão de Recursos Hídricoss. 1998. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz.
FERREIRA, J. A.; MATTOS, Ubirajara Aluisio de Oliveira; QUELHAS, O. L. G.. AForça do Trabalho Humano e as suas Dimensões Ética, Estética e Técnica nas Culturas Moderna e Tradicional. 1998. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro Coppe.
ARAUJO, F. V.; LEITE, S. G. F.;Ferreira, João Alberto. Avaliação do Potencial Poluidor dos Lixiviados de Resíudos Sólidos Domiciliares e de Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde Co-Dispostos em Células Experimentais. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CAMPOS, Juacyara CarbonelliFERREIRA, J. A.; SERVULO, E. F. C.. Análise das Comunidades Microbianas em Lixiviados de Resíduos Sólidos Domiciliares e de Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde Codispostos em Aterro Experimental. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CAMPOS, Juacyara CarbonelliFERREIRA, J. A.; Araujo, F.V.F.; ROQUE, Odir Clécio da Cruz;BILA, D. M.. Avaliação do Tratamento Combinado de Lixiviados com Esgotos Domésticos em Processos de Lodos Ativados. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
FERREIRA, J. A.; LEFEVRE, Fernando; FREITAS, Carlos Machado de. A Relação Saneamento-Saúde-Ambiente: Um Estudo sobre Discursos Setoriais. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz.
FERREIRA, J. A.LANGE, Liséte Celina; CHERNICHARO, Carlos Augusto de Lemos; SPERLING, Eduardo Von. Viabilidade de Microorganismos Patogêncios Resistentes à Antibióticos em Líquidos Lixiviados Gerados pela Co-disposição de Resíduos Sólidos Urbanos com Serviços de Saúde e em Vala Séptica. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.
FERREIRA, J. A.MOREIRA, Josino Costa; CAMARA, Wolney. Cidade dos Meninos: Uma Avaliação Crítica. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz.
FERREIRA, J. A.; SISINNO, Cristina Lucia Silveira. Destino dos Resíduos Sólidos Urbanos e Industriais: Avaliação da CAraga Tóxica dos Resíduos e suas Implicações para o Ambiente e para a Saúde Humana. 2000. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.
FERREIRA, J. A.; MAHLER, C.. Análise da Estabilidade do Vazadouro da Rua Durante da Silveira em Petrópolis. 2000. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio de Janeiro Coppe.
MARTINI JUNIOR, L. C.;FERREIRA, J. A.. Monitoramento da gestão de resíduos sólidos em posto de gasolina no bairro da Freguesia de Jacarepaguá no estado do Rio de Janeiro. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MARTINI JUNIOR, L. C.;FERREIRA, J. A.. Avaliação de Qualidade Operacional dos Aterros da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MARTINI JUNIOR, L. C.;FERREIRA, J. A.. Alternativas viáveis para reaproveitamento e reciclagem de pneus inservíveis. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
RITTER, Elisabeth; PEREIRA, A. G. H.;FERREIRA, J. A.. O Sistema de Gestão Integrada na Refinaria Duque de Caxias (REDUC) Rio de Janeiro - Brasil. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
RITTER, ElisabethFERREIRA, J. A.; BORBA, P. F. S.. Estimativa de emissão de metano em aterros sanitários no Brasil em 2017. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e do Meio Ambiente) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
RITTER, Elisabeth; FERREIRA, B. O.;FERREIRA, J. A.; ELK, A. G. V.. Gerenciamento do lixiviado contido na fração orgânica dos resíduos sólidos urbanos:plana de metanização em estado sólido por batelada (MESB) no Rio de Janeiro. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e do Meio Ambiente) - Centro de Estudos da Faculdade de Engenharia da UERJ.
FERREIRA, J. A.MANNARINO, Camille Ferreira. Projeto de camada de cobertura para aterro sanitário de porte médio no município de Macaé. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Ênfase Engenharia Sanitária) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
RITTER, ElisabethFERREIRA, J. A.; FERREIRA, A. M.. Estudo de Impacto Ambiental Causado por uma Usina de Asfalto. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Ênfase Engenharia Sanitária) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Nacif R.;FERREIRA, J. A.; HAYASHI, I. Y.. Ecoeficiência, um Estudo de Caso da Implantação do Conceito em uma Empresa Distribuidora de Combustíveis. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERREIRA, J. A.; Nacif R.; HAYASHI, I. Y.. Ecoeficiência, um Estudo de Caso da Implantação do Conceito em uma Empresa Distribuidora de Combustíveis. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
RITTER, ElisabethFerreira, João Alberto; VENTURA, Marcus Antonio. Projeto de Coleta de Resíduos Sólidos para o Município de Rio das Ostras. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Ênfase Engenharia Sanitária) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
RITTER, Elisabeth; FERREIRA, A. M.;Ferreira, João Alberto. Estudo de Impacto Ambiental Causado por uma Unisna de Asfalto. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Ênfase Engenharia Sanitária) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
RITTER, ElisabethFERREIRA, J. A.. Monitoramento da Pluma de Contaminação e Remediação do Lixão do Município de São Pedro da Aldeia. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Ênfase Engenharia Sanitária) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERREIRA, J. A.CAMPOS, Juacyara Carbonelli. Estudo sobre a Implantação do Sistema de Gerenciamento Integrado dos Resíduos Sólidos para Pequenos e Médios Municípios. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Ênfase Engenharia Sanitária) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERREIRA, J. A.CAMPOS, Juacyara Carbonelli. Aspectos sobre o Gerenciamento de Resíduos Sólidos na Indústria CBB. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Ênfase Engenharia Sanitária) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERREIRA, J. A.CAMPOS, Juacyara Carbonelli. Aspectos sobre o Gerenciamento de Resíduos Sólidos na Indústria CBB. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Ênfase Engenharia Sanitária) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERREIRA, J. A.RITTER, Elisabeth. Plásitcos Convencionais e Biodegradáveis: Características Benefícios e Aplicações. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Ênfase Engenharia Sanitária) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERREIRA, J. A.CAMPOS, Juacyara CarbonelliRITTER, Elisabeth. Método de Remediação de Solos e Águas Subterrâneas Contaminadas por Hidrocarbonetos de Petróleo. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Ênfase Engenharia Sanitária) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERREIRA, J. A.CAMPOS, Juacyara CarbonelliRITTER, Elisabeth. Método de Remediação de Solos e Águas Subterrâneas Contaminadas por Hidricarbonetos de Petróleo. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Ênfase Engenharia Sanitária) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERREIRA, J. A.CAMPOS, Juacyara CarbonelliRITTER, Elisabeth. Análise e Diagnóstico das Usinas de Triagem e Compostagem do Município do Rio de Janeiro. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Ênfase Engenharia Sanitária) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERREIRA, J. A.RITTER, ElisabethCAMPOS, Juacyara Carbonelli. Análise e Diagnóstico das Usinas de Triagem e Compostagem do Município do Rio de Janeiro. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil Ênfase Engenharia Sanitária) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERREIRA, J. A.; BARBOSA, B. P.;CAMPOS, Juacyara Carbonelli. Sistema de Limpeza Urbana de Cabo Frio: Estudo de Caso e Proposta de Alternativas. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Environmental Engineering) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERREIRA, J. A.; FREITAS, E. C. DE;CAMPOS, Juacyara Carbonelli. Sistema de Limpeza Urbana de Cabo Frio: Estudo de Caso e Proposta de Alternativas. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Environmental Engineering) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERREIRA, J. A.; SISINNO, Cristina Lucia Silveira; KLIGERMAN, Debora Cynamon. Risco em Encosta: sesus impactos ambientais à saúde e à habitação, o estudo de caso do Morro dos Macacos. 2006. Outra participação, Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz.
FERREIRA, J. A.; ROQUE, Odir Clécio da Cruz; SALLES, Maria José. Seleção para o Programa de Doutorado no País com Estágio no Exterior. 2002. Outra participação, Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz.
FERREIRA, J. A.CAMPOS, Juacyara Carbonelli; CORREA, S. M.; CAMMAROTA, M. C.; MONTALVAO, A. F. F.. Prefessor Adjunto A - Processos Inorgânicos - Escola de Química. 2015. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
FERREIRA, J. A.; ROCHEDO, E. R. R.; TRINDADE, R. B. E.. Concurso para Professor Adjunto - Depto de Processos Inorgânicos. 2009. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
FERREIRA, J. A.CAMPOS, Juacyara CarbonelliMOREIRA, Josino Costa. Concurso de Professor Adjunto na Área de Química Sanitária. 2006. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERREIRA, J. A.. Para Professor Assistente na Área de Engenharia Ambiental. 1999. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERREIRA, J. A.. Concurso Público para Engenheiro Sanitarista. 1996. Fundação Nacional de Saúde.
FERREIRA, J. A.RITTER, Elisabeth. Seleção do Programa de Pós Graduação em Engenharia Ambiental - Mestrado Profissionalizante. 2009. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERREIRA, J. A.RITTER, Elisabeth. Seleção do Programa de Pós Graduação em Engenharia Ambiental - Mestrado Profissionalizante. 2008. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERREIRA, J. A.RITTER, Elisabeth; MARQUES, M.. Seleção do Programa de Pós Graduação em Engenharia Ambiental - Mestrado Profissionalizante. 2007. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERREIRA, J. A.RITTER, Elisabeth; SCHMIDT, Celina Aida. Seleção do Programa de Pós - Graduação em Engenharia Ambiental. 2006. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERREIRA, J. A.; SILVA, Elmo Rodrigues da; SCHMIDT, Celina Aida. Seleção do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental - Mestrado Profissionalizante. 2005. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERREIRA, J. A.RITTER, ElisabethCAMPOS, Juacyara Carbonelli; SILVA, Elmo Rodrigues da. Seleção do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental - Mestrado Profissionalizante. 2004. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERREIRA, J. A.RITTER, ElisabethCAMPOS, Juacyara Carbonelli; SILVA, Elmo Rodrigues da; BARBOSA FILHO, Olavo;GIORDANO, Gandhi. Seleção do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental - Mestrado Profissionalizante. 2003. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERREIRA, J. A.; ROQUE, Odir Clécio da Cruz; SALLES, Maria José. Seleção de Candidato para o Programa de Doutorado no País com Estágio no Exterior - PDEE. 2002. Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz.
FERREIRA, J. A.; SILVA, Elmo Rodrigues da;RITTER, ElisabethCAMPOS, Juacyara Carbonelli. Seleção ao Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental - Mestrado Profissionalizante. 2002. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERREIRA, J. A.. Seleção do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica. 2002. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERREIRA, J. A.RITTER, Elisabeth; OTTONI, Adacto Benedicto;ROSSO, Thereza Christina de Almeida; MACHADO, Carlos José Saldanha; BARBOSA FILHO, Olavo. Seleção ao Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental - Mestrado Profissionalizante. 2001. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERREIRA, J. A.ROSSO, Thereza Christina de AlmeidaRITTER, Elisabeth; MATTOS, Ubirajara Aluisio de Oliveira. Seleção ao Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental - Mestrado Profissionalizante. 2000. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
FERREIRA, J. A.. Seminário de Avaliação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Fundação Oswaldo Cruz. 1998. Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz.
Orientou
Análise Crítica do Tratamento de Lixiviados de Aterros Sanitários no âmbito do Estado do Rio de Janeiro; Início: 2021; Dissertação (Mestrado profissional em Controle da Poluição Urbana e Industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);
Tratamento prévio de lixiviado de aterro sanitário com vistas ao tratamento combinado em estações de tratamento de esgoto; Início: 2021; Dissertação (Mestrado profissional em Controle da Poluição Urbana e Industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);
Externalidades em aterros sanitários: utilização de preços hedônicos e da transferência de benefícios na avaliação dos impactos monetários na operação dos aterros de Caieiras (SP) e Seropédica (RJ); Início: 2020; Dissertação (Mestrado profissional em Controle da Poluição Urbana e Industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Coorientador);
Avaliação da remediação do lixão de Pedro do Rio (RJ); Início: 2020; Dissertação (Mestrado profissional em Controle da Poluição Urbana e Industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Coorientador);
TRATAMENTO DE LIXIVIADO DE ATERRO SANITÁRIO ATRAVÉS IRRIGAÇÃO EM CAPIM VETIVER; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Controle da Poluição Urbana e Industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);
Modelagem preditiva de migração no solo de poluentes de lixiviado de lixão desativado; Início: 2021; Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);
Medição de emissão de biogás em camadas de cobertura oxidativas a e evapotranspirativas; Início: 2019; Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Coorientador);
Adequação de modelagem matemática para previsão da geração de biogás e comparação com dados reais de operação de aterros sanitários no Brasil; Início: 2019; Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);
A situação dos consórcios para gestão de resíduos sólidos urbanos no estado do Rio de Janeiro; Início: 2021; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);
Avaliação dos impactos da covid-19 na geração dos resíduos sólidos urbanos no município do Rio de Janeiro; Início: 2021; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);
Vital; Externalidades e análise de rentabilidade em projeto de aterro sanitário de grande porte no Brasil; 2023; Dissertação (Mestrado em Controle da Poluição Urbana e Industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Coorientador: João Alberto Ferreira;
Situação atual do Tratamento de Lixiviados de Aterros Sanitários do Estado do Rio de Janeiro com ênfase nos Aterros de Seropédica e Sapucaia; 2023; Dissertação (Mestrado em Controle da Poluição Urbana e Industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: João Alberto Ferreira;
Análise do Monitoramento Ambiental de Incineração de Resíduos Sólidos Urbanos na Europa; 2019; Dissertação (Mestrado em Controle da Poluição Urbana e Industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Coorientador: João Alberto Ferreira;
Desafios da Implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos: A Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos no Município de São Gonçalo (RJ); 2018; Dissertação (Mestrado em Controle da Poluição Urbana e Industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: João Alberto Ferreira;
Análise sobre o Projeto de Controle da Poluição (PCP); 2018; Dissertação (Mestrado em Controle da Poluição Urbana e Industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: João Alberto Ferreira;
Análise do ciclo de vida dos resíduos de madeira no setor moveleiro de Petrópolis; 2018; Dissertação (Mestrado em Controle da Poluição Urbana e Industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: João Alberto Ferreira;
Coleta seletiva e reciclagem: uma análise do discurso da mídia impressa de Rio de Janeiro e São Paulo; 2017; Dissertação (Mestrado em Controle da Poluição Urbana e Industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: João Alberto Ferreira;
Tratamento de lixiviado e lodo de fossa séptica usando geobag e filtro biológico: estudo em escala laboratorial; 2017; Dissertação (Mestrado em Controle da Poluição Urbana e Industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: João Alberto Ferreira;
Os desafios da gestão municipal dos resíduos da construção civil:estudo de caso no município de São Gonçalo-RJ; 2017; Dissertação (Mestrado em Controle da Poluição Urbana e Industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: João Alberto Ferreira;
Uso de bolsa geotêxtil para tratamento combinado de lixiviado de aterro sanitário e lodo de fossa séptica; 2017; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Biossistemas) - Universidade Federal Fluminense, ; Coorientador: João Alberto Ferreira;
Avaliação dos aspectos estruturais, operacionais em cinco aterros sanitários, localizados nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo; 2016; Dissertação (Mestrado em Controle da Poluição Urbana e Industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: João Alberto Ferreira;
Consórcios Públicos para gestão de resíduos sólidos urbanos: Análise do processo de estruturação e implantação; 2016; Dissertação (Mestrado em Controle da Poluição Urbana e Industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: João Alberto Ferreira;
Construção e Ooperação de Wetland como Polimento de Lixiviado de Aterro de Resíduos Sólidos Urbanos; 2015; Dissertação (Mestrado em Controle da Poluição Urbana e Industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: João Alberto Ferreira;
Avaliação da eficiência de wetland construído como unidade de polimento de efluente de tratamento secundário de lixiviado por lodos ativados; 2015; Dissertação (Mestrado em Controle da Poluição Urbana e Industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Coorientador: João Alberto Ferreira;
A utilização de Geobags no Tratamento de Lixiviados de Aterros Sanitários; 2015; Dissertação (Mestrado em Controle da Poluição Urbana e Industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: João Alberto Ferreira;
Avaliação da Toxocidade Aguda do Lixiviado Tratado pelos Processos de Wetland e Nanofiltração; 2014; Dissertação (Mestrado em Controle da Poluição Urbana e Industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Coorientador: João Alberto Ferreira;
Análise do Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde com ênfase nos Resíduos Infectantes do Instituto Oswaldo Cruz, FIOCRUZ/RJ; 2014; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Coorientador: João Alberto Ferreira;
Utilização de Wetland Construido como Unidade de Polimento no Tratamento de Lixivados de Aterros Sanitáarios; 2013; Dissertação (Mestrado em Controle da Poluição Urbana e Industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Financiadora de Estudos e Projetos; Orientador: João Alberto Ferreira;
Avaliação de sistema de roteirização de coleta de resíduos sólidos domiciliares urbanos utillizando o aplicativo Transcad; 2013; Dissertação (Mestrado em Controle da Poluição Urbana e Industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: João Alberto Ferreira;
Gerenciamento de Resíduos Sólidos Gerados nas Atividades de Exploração Offshore de Óleo e Gás; 2013; Dissertação (Mestrado em Controle da Poluição Urbana e Industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: João Alberto Ferreira;
Avaliação de lixiviados de aterros de resíduos sólidos urbanos situados nos estados do Rio de Janeiro e Santa Catarina; ; 2013; Dissertação (Mestrado em Controle da Poluição Urbana e Industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Coorientador: João Alberto Ferreira;
Sustentabilidade na Gestão de Resíduos Sólidos dos Jogos Olimpicos de 2016 no Rio de Janeiro: Aspectos da Gestão de Resíduos; 2012; Dissertação (Mestrado em Controle da Poluição Urbana e Industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: João Alberto Ferreira;
Modelo de Gerenciamento de Resíduos de Construção Civil Utilizando o Balanced Scorecard (BSC): contribuições para uma efetiva prática; 2012; Dissertação (Mestrado em Controle da Poluição Urbana e Industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: João Alberto Ferreira;
Remoção de Nitrogênio Amoniacal de Lixiviados de Aterros de Resíduos Sólidos Urbanos Através Aeração Natural; 2011; Dissertação (Mestrado em Controle da Poluição Urbana e Industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: João Alberto Ferreira;
Avaliação dos Procedimentos de Operação em Aterros Sanitários no Estado do Rio de Janeiro; 2010; Dissertação (Mestrado em Controle da Poluição Urbana e Industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: João Alberto Ferreira;
Grandes Tuneis Urbanos: Uma Proposta de Gestão Ambiental; 2010; Dissertação (Mestrado em Controle da Poluição Urbana e Industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: João Alberto Ferreira;
Avaliação do Processo de Lodo Ativado no Tratamento Combinado de Lixiviado com Esgoto Sanitário; 2009; Dissertação (Mestrado em Controle da Poluição Urbana e Industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: João Alberto Ferreira;
Globalização e Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos no Brasil; 2008; Dissertação (Mestrado em Controle da Poluição Urbana e Industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: João Alberto Ferreira;
Um olhar sobre a questão dos resíduos da construção civil no município do Rio de Janeiro; 2008; Dissertação (Mestrado em Controle da Poluição Urbana e Industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: João Alberto Ferreira;
Plano de Gestão do Aterro do Morro do Céu: Instrumento de Mudança; 2007; 0 f; Dissertação (Mestrado em Controle da Poluição Urbana e Industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: João Alberto Ferreira;
Compostagem de Resíduos Agroextrativistas no Município de Laranjal do Jari - Amapá; 2007; 0 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: João Alberto Ferreira;
Usinas de Triagem e Compostagem Implantadas pela FUNASA no Estado do Rio de Janeiro - Uma Análise Crítica; 2007; Dissertação (Mestrado em Controle da Poluição Urbana e Industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: João Alberto Ferreira;
Estudo de Barreira de Proteção com Solo Compactado em Célula Experimental no Aterro Sanitário de Rio das Ostras (RJ); 2007; Dissertação (Mestrado em Controle da Poluição Urbana e Industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Coorientador: João Alberto Ferreira;
Destinação Final dos Resíduos Sólidos Urbanos no Estado do Rio de Janeiro e a Aplicação dos Instrumentos de Regulamentação de Controle Ambiental: Uma Abordagem Crítica; 2006; 0 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, ; Coorientador: João Alberto Ferreira;
Codisposição de Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde com Resíduos Sólidos Urbanos como Alternativa de Mitigação do Potencial de Poluição Microbiana; 2005; 142 f; Dissertação (Mestrado em Controle da Poluição Urbana e Industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Coorientador: João Alberto Ferreira;
Gerenciamento dosResíduos da Indústria da Construção Civil: Análise do Efeito da Resolução Nº307/2002 do CONAMA; 2005; 157 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: João Alberto Ferreira;
A Destinação Final das Embalagens de Óleo Lubrificante: O Caso do Programa ¨Jogue Limpo¨; 2005; 106 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: João Alberto Ferreira;
Gestão de Resíduos Sólidos Gerados por Navios e Terminais de Containeres - O Caso do Porto do Rio de Janeiro; 2005; 108 f; Dissertação (Mestrado em Controle da Poluição Urbana e Industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Coorientador: João Alberto Ferreira;
A Reciclagem e a Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos Urbanos Secos em Niloópolis - A Experiência do Ecoponto do Cabral: Estudo de Caso; 2004; 124 f; Dissertação (Mestrado em Controle da Poluição Urbana e Industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Coorientador: João Alberto Ferreira;
Gestão de Resíduos de Serviços de Saúde - A Experiência de Juiz de Fora - MG; 2004; 139 f; Dissertação (Mestrado em Controle da Poluição Urbana e Industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: João Alberto Ferreira;
Análise Crítica dos Programas e dos Modelos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos Empregados no Estado do Rio de Janeiro e Indicação da Aplicabilidade do Modelo de Gestão Integrada para os Municípios do Estado; 2004; 141 f; Dissertação (Mestrado em Controle da Poluição Urbana e Industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: João Alberto Ferreira;
Utilização de Wetland Construído e Irrigação de Área Plantada para Tratamento de Chorume de Aterro Sanitário; 2003; 130 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: João Alberto Ferreira;
Avaliação da Contaminação do Lençol Freático no Entorno do Lixão de São Pedro da Aldeia; 2003; 110 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Coorientador: João Alberto Ferreira;
Avaliação da Eficácia dos Termos de Ajuste de Conduta com o Ministério Público para Eliminação de Lixões nos Municípios do Rio de Janeiro; 2003; 120 f; Dissertação (Mestrado em Controle da Poluição Urbana e Industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: João Alberto Ferreira;
Avaliação Ambiental e Adaptação do Lixão do Município de São Pedro da Aldeia (RJ) em Aterro Controlado; 2003; 125 f; Dissertação (Mestrado em Controle da Poluição Urbana e Industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Coorientador: João Alberto Ferreira;
Projeto de Tratamento do Chorume Produzido no Aterro Metropolitano de Gramacho Através Wetland; 2002; 83 f; Dissertação (Mestrado em Controle da Poluição Urbana e Industrial) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: João Alberto Ferreira;
Reaproveitamento de Detritos de Pneus como Energia e Matéria Prima; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Coorientador: João Alberto Ferreira;
Estudo de Caso: Uma Análise da Remediação Ambiental do Aterro Metropolitano de Gramacho - RJ; 2002; 222 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: João Alberto Ferreira;
Sistema de Gerenciamento Interno de Resíduos de Saúde: Estudo para o Centro de Pediatria de Belo Horizonte; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais, ; Coorientador: João Alberto Ferreira;
Processo de trabalho da Limpeza e Coleta Interna do Lixo Hospitalar na Emergência do Hospital Municipal Paulino Werneck; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, ; Coorientador: João Alberto Ferreira;
Processo de Trabalho da Coleta de Lixo Domiciliar; 1995; 0 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz, ; Coorientador: João Alberto Ferreira;
Cotratamento de lixiviado em ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) utilizando biofiltro; 2022; Tese (Doutorado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Coorientador: João Alberto Ferreira;
Avaliação técnico-econômica de uma planta de incineração de resíduos sólidos urbanos e os principais desafios para sua utilização - uma simulação aplicada a cidade do Rio de Janeiro, Brasil; 2021; Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: João Alberto Ferreira;
Direito de Recusa a trabalho perigoso/riscos graves e iminentes: Paradoxos, obstáculos e apropriações em um Centro Cirúrgico hospitalar; 2020; Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: João Alberto Ferreira;
Índice de Sustentabilidade Operacional de Aterros Sanitários (ISOAS); 2019; Tese (Doutorado em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Coorientador: João Alberto Ferreira;
Avaliação Comparativa dos Potenciais Pouidores de Lixiviados de Resíduos Sólidos Domiciliares e de Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde Dispostos em Células Experimentais; 2014; Tese (Doutorado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Coorientador: João Alberto Ferreira;
Tratamento Combinado de Lixiviado de Aterro Sanitário e Esgoto Domésitco; 2013; Tese (Doutorado em ENGENHARIA de Processos Quimicos e Bioquimicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Coorientador: João Alberto Ferreira;
Avaliação do Tratamento Combinado de Lixiviado de Aterros de Resíduos Sólidos Urbanos em Estação de Tratamento de Esgoto; 2010; Tese (Doutorado em Saude Pública e Meio Ambiente) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: João Alberto Ferreira;
Estimativa da geração de resíduos sólidos classe I no processo de troca de óleo dos veículos; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: João Alberto Ferreira;
Projeto de Utilização de Areia de Fundição em Argamassas para Construção Civil; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: João Alberto Ferreira;
Reciclagem: Uma Prática Sustentável na Educação Ambiental; 2003; 35 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização/ Planejamento e Educação Ambiental) - Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia; Orientador: João Alberto Ferreira;
Reutilização do Lixo como Arte na Escola; 2003; 52 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização/ Planejamento e Educação Ambiental) - Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia; Orientador: João Alberto Ferreira;
Lixo Fora do Horário - Resíduos sólidos jogados em vias públicas fora de dias e horários pré-determinados no bairro de Santa Rosa - Niterói - RJ; 2003; 38 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: João Alberto Ferreira;
Lixo Fora do Horário - Resíduos sólidos jogados em vias públicas fora de dias e horários pré-determinados no bairro de Santa Rosa - Niterói - RJ; 2003; 38 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: João Alberto Ferreira;
Resíduos Industriais do Município de Barra Mansa; 2002; 61 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: João Alberto Ferreira;
Resíduos Industriais do Município de Barra Mansa; 2002; 61 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: João Alberto Ferreira;
Resíduos Sólidos e Consumo Responsável - Considerações sobre seus Principais Aspectos; 2002; 52 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização/ Planejamento e Educação Ambiental) - Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia; Orientador: João Alberto Ferreira;
Determinação da Velocidade de Varrição para o Município de Niterói, Estudo de Caso da Região do Centro e Região Oceânica; 2002; 35 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: João Alberto Ferreira;
Determinação da Velocidade de Varrição para o Município de Niterói, Estudo de Caso da Região do Centro e Região Oceânica; 2002; 35 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: João Alberto Ferreira;
Lima; Consorcios Municipais para Destino Final de Resíduos Sólidos; 2001; 35 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: João Alberto Ferreira;
Consórcios Municipais para Destino Final de Resíduos Sólidos; 2001; 35 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: João Alberto Ferreira;
Aspectos Sanitários e Ambientais dos resíduos Sólidos Urbanos; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Atualização Em Resíduos Sólidos Ambiente e Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: João Alberto Ferreira;
Resíduos Perfurocortantes, Uma Avaliação da Manipulação, Riscos e Destino, no Hospital Evandro Chagas; 1995; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: João Alberto Ferreira;
Projeto de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Construção Civil de um Empreendimento Residencial Multifamiliar no Município do Rio de Janeiro; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil Ênfase Engenharia Sanitária) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: João Alberto Ferreira;
Drenagem e Captação de Gás em Aterros Sanitários; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil Ênfase Engenharia Sanitária) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: João Alberto Ferreira;
Avaliação dos Riscos da Atividade de Coleta Domiciliar; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil Ênfase Engenharia Sanitária) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: João Alberto Ferreira;
Gestão de Resíduos Urbanos em Municípios de Pequeno Porte - O Caso de Piraí; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil Ênfase Engenharia Sanitária) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: João Alberto Ferreira;
Reciclagem de Resíduos na Construção Civil; 2003; 126 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: João Alberto Ferreira;
Reciclagem de Resíduos Sólidos na Construção Civil; 2003; 126 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: João Alberto Ferreira;
Reciclagem de Resíduos Sólidos na Construção Civil; 2003; 126 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: João Alberto Ferreira;
Sistema de Gestão Ambiental na Construção Civil; 2003; 151 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: João Alberto Ferreira;
Diagnóstico de Limpeza Urbana de Barra do Piraí - Parte 1; 2002; 36 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil Ênfase Engenharia Sanitária) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: João Alberto Ferreira;
Diagnóstico de Resíduos Sólidos de Barra do Piraí - Parte 2; 2002; 35 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil Ênfase Engenharia Sanitária) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: João Alberto Ferreira;
Gerenciamento do Lixo Hospitalar do Hospital Universitário Pedro Ernesto - HUPE; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Environmental Engineering) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: João Alberto Ferreira;
Gerenciamento do Lixo Hospitalar do Hospital Universitário Pedro Ernesto - HUPE; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Environmental Engineering) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: João Alberto Ferreira;
Projeto de Aterro Sanitário para Piraí; 2000; 45 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil Ênfase Engenharia Sanitária) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: João Alberto Ferreira;
Projeto de Aterro Sanitário de Piraí; 2000; 45 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil Ênfase Engenharia Sanitária) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: João Alberto Ferreira;
Estudo do Processo e Viabilidade Econômica para Implantação de uma Unidade Recicladora na Região Sul Fluminense; 1999; 65 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: João Alberto Ferreira;
Estudo do Processo e Viabilidade Econômica para a Implantação de um Unidade Recicladora na região Sul Fluminense; 1999; 65 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil Ênfase Engenharia Sanitária) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: João Alberto Ferreira;
Reciclagem de Papel; 1999; 53 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: João Alberto Ferreira;
Estudo do Processo e Viabilidade Econômica para Implantação de uma Unidade Recicladora na Região Sul Fluminense; 1999; 65 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: João Alberto Ferreira;
Reciclagem de Papel; 1999; 53 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: João Alberto Ferreira;
Avaliação das Possibilidades de Uma Empresa Certificar-se com a ISO 14000; 1998; 48 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: João Alberto Ferreira;
Avaliação das Possibilidades de uma Empresa Certificar-se com a ISO 14ooo; 1998; 48 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: João Alberto Ferreira;
Avaliação de Tecnologia e de Procedimentos Operacionais de Aterros Sanitários; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil Ênfase Engenharia Sanitária) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ; Orientador: João Alberto Ferreira;
Avaliação de Tecnologia e de Procedimentos Operacionais de Aterros Sanitários; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Cartográfica) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: João Alberto Ferreira;
Avaliação de Sistemas de Tratamento de Lixiviados de Aterros de Resíduos Sólidos Urbanos; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil Ênfase Engenharia Sanitária) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: João Alberto Ferreira;
Tratamento Combinado de Lixiviados de Aterros de Resíduos Sólidos Urbnaos; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: João Alberto Ferreira;
Avaliação de Sistemas de Tratamento de Lixiviados de Aterros de Resíduos Sólidos Urbanos; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil Ênfase Engenharia Sanitária) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: João Alberto Ferreira;
Avaliação de Sistemas de Tratamento de Lixiviados de Aterros de Resíduos Sólidos Urbanos; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil Ênfase Engenharia Sanitária) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: João Alberto Ferreira;
Tratamento Combinado de Lixviado de Aterros de Resíduos Sólidos Urbanos em Estações de Tratamento de Esgoto; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Elétrica) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: João Alberto Ferreira;
Destino Final de Resíduos de Serviços de Saúde em Municípios de Pequeno Porte; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil Ênfase Engenharia Sanitária) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: João Alberto Ferreira;
Tratamento Combiando de Lixivados de Aterros de Resíduos Sóldios Urbanos; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil Ênfase Engenharia Sanitária) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: João Alberto Ferreira;
Destino Final dos Resíduos de Serviços de Saúde em Municípios de Pequeno Porte - Aplicabilidade da Resolução CONAMA 306; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil Ênfase Engenharia Sanitária) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: João Alberto Ferreira;
Tratamento Combinado de Lixiviado de Aterro de Resíduos Sólidos Urbanos em Estação de Tratamento de Esgoto; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil Ênfase Engenharia Sanitária) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: João Alberto Ferreira;
Destino final dos residuos do serviço de saúde nos municípios de pequeno porte; Aplicabilidade da resoluçao 358/2005 do CONAMA; ; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil Ênfase Engenharia Sanitária) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: João Alberto Ferreira;
Tratamento Combinado de Lixiviado de Aterro de Resíduos Solidos Urbanos em Estação de Tratamento de Esgoto; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil Ênfase Engenharia Sanitária) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: João Alberto Ferreira;
Tecnologia de tratamento e contenção de percolados em aterros sanitários de pequeno e médio porte; 2006; Iniciação Científica - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: João Alberto Ferreira;
Avaliação da Eficiência do Tratamento do Percolado do Aterro Metropolitano de Gramacho através do Sistema Filtro Biológico-Wetland-Área de Irrigação; 2005; 25 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: João Alberto Ferreira;
Avaliação da Eficiência do Tratamento de Wetlands Construídos Alimentados com Efluente de Filtro Biológico no Aterro Sanitário de Piraí; 2005; 30 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: João Alberto Ferreira;
Avaliação da Eficiência do Tratamento de Wetlands Cosntruídos Alimentados com Efleunte de Filtros Biológicos no Aterro Sanitário de Piraí; 2005; 25 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil Ênfase Engenharia Sanitária) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: João Alberto Ferreira;
Avaliação da Eficiência do Tratamento do Percolado do Aterro Metropolitano de Gramacho através do Sistema Filtro Biológico Aeróbio; 2005; 30 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil Ênfase Engenharia Sanitária) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: João Alberto Ferreira;
Tecnologia de Tratamento e Contenção de Percolados em Aterros Sanitários de Pequeno e Médio Porte; 2005; Iniciação Científica - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: João Alberto Ferreira;
Tecnologia de Aterros Sanitários para Pequenos e Médios Municípios; 2004; 25 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: João Alberto Ferreira;
Tecncologia de Aterros Sanitários para Pequenos e Médios Municípios; 2004; 30 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil Ênfase Engenharia Sanitária) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: João Alberto Ferreira;
Sistema de Tratamento de Chorume de Aterros Sanitários para Pequenos e Médios Municípios; 2003; 20 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: João Alberto Ferreira;
Sistema de Tratamento de Chorume de Aterros Sanitários para Pequenos e Médios Municípios; 2002; 25 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil Ênfase Engenharia Sanitária) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: João Alberto Ferreira;
Gerenciamento de Resíduos Hospitalares; 2001; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil Ênfase Engenharia Sanitária) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: João Alberto Ferreira;
Gerenciamento de Resíduos Hospitalares; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil Ênfase Engenharia Sanitária) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: João Alberto Ferreira;
Gerenciamento de resíduos Hospitalares; 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil Ênfase Engenharia Sanitária) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: João Alberto Ferreira;
Gerenciamento de Resíduos Hospitalares; 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil Ênfase Engenharia Sanitária) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: João Alberto Ferreira;
Utlilização de Wetlands Construidos como Unidade de Polimento no Tratamento de Lixiviados de Aterros Sanitários; 2013; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil Ênfase Engenharia Sanitária) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: João Alberto Ferreira;
Utlilização de Wetlands Construidos como Unidade de Polimento no Tratamento de Lixiviados de Aterros Sanitários; 2012; Orientação de outra natureza; (Engenharia Civil Ênfase Engenharia Sanitária) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ; Orientador: João Alberto Ferreira;
Utlilização de Wetlands Construidos como Unidade de Polimento no Tratamento de Lixiviados de Aterros Sanitários; 2012; Orientação de outra natureza - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: João Alberto Ferreira;
Avaliação de Sistemas de Tratamento de Lixiviado de Aterros de Residuos Sólidos Urbanos; 2009; Orientação de outra natureza - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: João Alberto Ferreira;
Projeto SISTRACHO - Sistema de Tratamento de Chorume para Pequenos e Médios Municípios (RHAE/CNPq); 2003; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: João Alberto Ferreira;
Projeto SISTRACHO - Sistema de Tratamento de Chorume para Pequenos e Médios Municípios (RHAE/CNPq); 2002; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: João Alberto Ferreira;
Projeto SISTRACHO - Sistema de Tratamento de Chorume para Pequenos e Médios Municípios (RHAE/CNPq); 2002; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: João Alberto Ferreira;
Lima; Projeto SISTRACHO - Sistema de Tratamento de Chorume para Pequenos e Médios Municípios (RHAE/CNPq); 2001; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: João Alberto Ferreira;
Formação de Acervo Técnico sobre Engenharia Sanitária e do Meio Ambiente; 1999; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: João Alberto Ferreira;
Produções bibliográficas
-
MATIAS, M. S. ; PINCELLI, I. ; LANGE, Liséte Celina ; FERREIRA, J. A. ; CASTILHO JUNIOR, Armando Borges de . Solid Waste Policy in Brazil: Learnings and Challenges After a Decade of Implementation. INTERNATIONAL JOURNAL OF ENVIRONMENT AND WASTE MANAGEMENT (PRINT) , v. 1, p. 1, 2022.
-
CALVO, DANIEL DE SOUZA COSTA ; Ferreira, João Alberto ; CUNHA, DAISY MOREIRA ; MENDES, DAVIDSON PASSOS . The complexity and contradictions of the right to refuse to do hazardous work in the surgical center of a hospital. WORK-A Journal of Prevention Assessment & Rehabilitation , v. 71, p. 761-770, 2022.
-
CARDOZO, B. C. ; MANNARINO, Camille Ferreira ; FERREIRA, J. A. . Análise do Monitoramento Ambiental da Incineração de Resíduos Sólidos Urbanos na Europa e a Necessidade de Alterações na Legislação Brasileira. Engenharia Sanitaria e Ambiental , v. 26, p. 123-'131, 2021.
-
SANTOS, JORGE EDMIR DA SILVA DOS ; ELK, ANA GHISLANE HENRIQUES PEREIRA VAN ; Ferreira, João Alberto . GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DOS MAIORES GERADORES DA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO / SOLID WASTE MANAGEMENT OF THE LARGEST GENERATORS IN THE METROPOLITAN REGION OF RIO DE JANEIRO. Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 31760-31776, 2021.
-
SIMOES, I. A. ; ELK, A. G. V. ; FERREIRA, J. A. . Analise do Ciclo de Vida de Resíduos de Madeira da Indústria Moveleira do Rio de Janeiro. REVISTA ELETRÔNICA DE GESTÃO E TECNOLOGIAS AMBIENTAIS , v. 9, p. 155, 2021.
-
ANDRETTI, FABRICIO VIANA ; Ferreira, João Alberto ; MANNARINO, Camille Ferreira . Análise da aplicabilidade da Portaria 557 do Ministério das Cidades em estudos de viabilidade técnico-econômica para incineração com recuperação energética de resíduo sólido urbano no Brasil. Engenharia Sanitaria e Ambiental , v. 26, p. 1181-1190, 2021.
-
CUNHA, C. E. S. C. P. ; FERREIRA, J. A. ; RITTER, Elisabeth . O uso de indicadores de desempenho na avaliação da qualidade operacional dos aterros sanitários do estado do Rio de Janeiro no triênio 2013-2015. ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL (ONLINE) , v. 25, p. 345-360, 2020.
-
CALVO, D. S. C. ; Ferreira, João Alberto ; CUNHA, D. M. ; MENDES, D. P. . Risk management and the complexity of the right to refuse dangerous work in the context of hospital care: Preliminary issues. WORK , v. 67, p. 655-664, 2020.
-
NASCENTES, ALEXANDRE LIOI ; PEREIRA, BARBARA COSTA ; PINHO, CAMILA FERREIRA DE ; SILVA, LEONARDO DUARTE BATISTA DA ; ZONTA, EVERALDO ; Ferreira, João Alberto ; CAMPOS, Juacyara Carbonelli . AVALIAÇÃO DA TOXICIDADE DE LIXIVIADO DE ATERRO SANITÁRIO UTILIZANDO GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE MILHO. REVISTA DE ESTUDOS AMBIENTAIS (ONLINE) , v. 21, p. 20-30, 2020.
-
CALVO, D. S. C. ; Ferreira JA ; CUNHA, D. M. ; MENDES, D. P. . Right to Refuse Hazardous Work: A Study of the Chalenge. Ergonomics International Journal , v. 4, p. 1-11, 2020.
-
CALVO, D. S. C. ; Ferreira, João Alberto ; LOPES, Deize Dias ; MENDES, D. P. . As contribuições do direito de recusa a trabalho perigoso para a organização dos processos produtivos. Revista Gestão Industrial (Online) , v. 16, p. 102-123, 2020.
-
SOUZA, D. T. ; COUTINHO, T. C. ; SANTANNA JUNIOR, G. L. ; NASCENTES, A. L. ; FERREIRA, J. A. ; BILA, D. M. . Tratamento Combinado de lixiviado e lodo de fossa séptica com emprego de geobag: estudo de laboratório e campo. Engenharia Sanitaria e Ambiental , v. 24, p. 1127-1137, 2019.
-
COSTA, ALYNE MORAES ; DA COSTA E SILVA, CARLOS AUGUSTO MACHADO ; ALVES DAFLON, SARAH DARIO ; QUINTAES, BIANCA RAMALHO ; Ferreira, João Alberto ; CAMPOS, Juacyara Carbonelli . Evaluation of toxic potential of leachate originating from experimental landfill cells containing household waste and healthcare waste. WASTE MANAGEMENT & RESEARCH , v. 1, p. 0734242X1984315-8, 2019.
-
PINHEIRO, Igor Soares ; FERREIRA, J. A. . Metodologias de Auditorias e Análises de Contratações dos Serviços de Coleta e Transporte de resíduos Sólidos Urbanos: um estudo comparativo. Revista Síntese , v. 13, p. 85-103, 2019.
-
NASCENTES, A. L. ; PEREIRA, B. C. ; SILVA, L. D. B. ; FERREIRA, J. A. ; CAMPOS, Juacyara Carbonelli . Remoção da cor no tratamento combinado de lixiviado de aterro sanitário e esgoto doméstico via Processo PACT. Engenharia Sanitaria e Ambiental , v. 23, p. 385-393, 2018.
-
FERREIRA, J. A. ; BILA, D. M. ; RITTER, Elisabeth ; FRANCO, Raquel Simões Oliveira ; VALLE, S. S. . Solid Waste Management in Small Municipalities: The Case History of Piraí (RJ), Brazil. INTERNATIONAL JOURNAL OF ENVIRONMENT AND WASTE MANAGEMENT (PRINT) , v. 19, p. 135-147, 2017.
-
MANNARINO, Camille Ferreira ; Ferreira, João Alberto ; GANDOLLA, M. P. A. . Contribuições para a evolução do gerenciamento de resíduos sólidos urbanos no Brasil com base na experiência Européia. Engenharia Sanitária e Ambiental (Online) , v. 21, p. 379-385, 2016.
-
NASCENTES, A. L. ; NASCIMENTO, M. M. P. ; BRASIL, F. C. ; CAMPOS, Juacyara Carbonelli ; FERREIRA, J. A. . Tratamento Combinado de Lixiviado de Aterro Sanitário e Esgoto Doméstico: Aspectos Operacionais e Micorbiológicos. Revista Eletrônica Teccen , v. 6, p. 1-32, 2015.
-
FERNÁNDEZ BOU, ÁNGEL S. ; NASCENTES, ALEXANDRE LIOI ; COSTA PEREIRA, BARBARA ; DA SILVA, LEONARDO DUARTE BATISTA ; ALBERTO FERREIRA, JOÃO ; CAMPOS, Juacyara Carbonelli . Mathematical modeling of COD removal via the combined treatment of domestic wastewater and landfill leachate based on the PACT process. Journal of Environmental Science and Health. Part A: Toxic Hazardous Substances and Environmental Engineering , v. 50, p. 378-384, 2015.
-
EIGENHEER, Emilio ; FERREIRA, J. A. . Três décadas de coleta seletiva em São Francisco (Niterói/RJ): lições e perspectivas. Engenharia Sanitária e Ambiental (Online) , v. 20, p. 677-684, 2015.
-
BILA, D. M. ; MARTINS, E. M. ; RITTER, Elisabeth ; FERREIRA, J. A. . O ensino da disciplina de introdução à engenharia ambiental nos cursos de engenharia da UERJ. Revista de Ensino de Engenharia , v. 33, p. 3-8, 2014.
-
MANNARINO, Camille Ferreira ; MOREIRA, Josino Costa ; FERREIRA, J. A. ; ARIAS, A. R. L. . Avaliação de Impactos do Efluente do Tratamento Combinado de Lixiviado de Aterro de Resíduos Sólidos Urbanos e Esgoto Doméstico sobre a Biota Aquática. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , v. 18, p. 3235-3243, 2013.
-
CAMPOS, Juacyara Carbonelli ; MACHADO, B. S. ; BLONSKI, M. E. D. ; BILA, D. M. ; Ferreira, João Alberto . Evaluation of Coagulation/Floculation Process en the Landfill Leachate Treatment at the Municipal Wastewater Plant. Revista Ambiente & Água , v. 8, p. 43-53, 2013.
-
FERREIRA, J. A. ; Bila, Daniele M. ; RITTER, Elisabeth ; BRAGA, A. C. S. . Chemical healthcare waste management in small Brazilian municipalities. Waste Management and Research , v. 30, p. 1306-1311, 2012.
-
ANDRADE, R. M. ; FERREIRA, J. A. . A Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos no Brasil Frente às Questões da Globalização. Rede : Revista Eletrônica do Prodema , v. 6, p. 7-22, 2011.
-
SILVA, Carlos Augusto M da Costa e ; CAMPOS, Juacyara Carbonelli ; Ferreira, João Alberto ; MIGUEL, M. A. L. ; QUINTÃES, Bianca Ramalho . Caracterização microbiológica de lixiviados gerados por resíduos sólidos domiciliares e de serviços de saúde da cidade do Rio de Janeiro. Engenharia Sanitária e Ambiental , v. 16, p. 127-132, 2011.
-
MANNARINO, Camille Ferreira ; Ferreira, João Alberto ; MOREIRA, Josino Costa . Tratamento combinado de lixiviado de aterros de resíduos sólidos urbanos e esgoto doméstico como alternativa para a solução de um grave problema ambiental e de saúde pública - revisão bibliográfica. Cadernos Saúde Coletiva (UFRJ) , v. XIX, p. 11-19, 2011.
-
EIGENHEER, Emilio ; ADLER, Roberto Rinder ; FERREIRA, J. A. . O vazadouro de Viçoso Jardim (Niterói/RJ): Antecendentes de uma Tragédia. Mundo & Vida (UFF) , v. 12, p. 5-10, 2011.
-
ADLER, Roberto Rinder ; Ferreira, João Alberto ; EIGENHEER, Emilio . A Política Nacional de Resíduos Sólidos: Considerações sobre dificuldades para sua implantação. Mundo & Vida (UFF) , v. 12, p. 11-13, 2011.
-
Ferreira, João Alberto ; EIGENHEER, Emilio ; ADLER, Roberto Rinder . A Implantação dos Aterros Propostos no Plano Diretor de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos na Região Metropolitana do Rio de Janeiro através de Empresas Privadas. Mundo & Vida (UFF) , v. 12, p. 15-19, 2011.
-
Ferreira, João Alberto ; Bila, Daniele M. ; SILVA, R. G. . Avaliação da Composição Química e da Toxicidade de Lixiviados de Resíduos Sólidos Urbanos. Mundo & Vida (UFF) , v. 12, p. 37-43, 2011.
-
Mannarino, Camille F. ; FERREIRA, J. A. ; Moreira, Josino C. ; Bila, Daniele M. ; Magalhães, Danielly P. . Assessment of Combined Treatment of Landfill Urban Solid Waste Leachate and Sewage Using Danio rerio and Daphnia similis. Bulletin of Environmental Contamination and Toxicology , v. 85, p. 274-278, 2010.
-
RITTER, Elisabeth ; Ferreira, João Alberto ; Porto, Robson Cardoso ; LIMA, José da Silva . Contaminação de recursos hídricos: estudo de caso do lixão de São Pedro da Aldeia (RJ). Estudos Tecnológicos (Online) , v. 6, p. 82-93, 2010.
-
EIGENHEER, Emilio ; ADLER, Roberto Rinder ; FERREIRA, J. A. . Consórcios: uma nova panacéia?. Mundo & Vida (UFF) , v. 9, p. 5-7, 2008.
-
ADLER, Roberto Rinder ; FERREIRA, J. A. ; EIGENHEER, Emilio . Plano Diretor de Gestão de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Mundo & Vida (UFF) , v. 9, p. 9-14, 2008.
-
FERREIRA, J. A. ; EIGENHEER, Emilio ; ADLER, Roberto Rinder . Estudo de Caso: Niterói - Encerramento de Aterro Controlado e Indicação de Área para o Novo Aterro da Cidade. Mundo & Vida (UFF) , v. 9, p. 15-21, 2008.
-
LUCERO, Valéria Regina Asmar ; FERREIRA, J. A. . Resíduos de Construção Civil no Município do Rio de Janeiro. Mundo & Vida (UFF) , v. 9, p. 43-50, 2008.
-
ANJOS, L. A. ; FERREIRA, J. A. ; DAMIAO, J. J. . Frequência cardiaca e gasto energético durante a coleta domiciliar no Rio de Janeiro, Brasil. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , v. 23, p. 2749-2755, 2007.
-
LINHARES, Silvia Paixão ; FERREIRA, J. A. ; RITTER, Elisabeth . Avaliação da implantação da Resolução n. 307/2002 do CONAMA sobre Gerenciamento dos Resíduos de Construção Civil. Estudos Tecnológicos (Online) , v. 3, p. 1-12, 2007.
-
FERREIRA, J. A. . O Nosso Lixo. Almanaque do Aluá Nº2 , Rio de Janeiro, v. 1, p. 69-69, 2006.
-
EIGENHEER, Emilio ; FERREIRA, J. A. . Lixo: compreender e esclarecer. Ciência Hoje , Rio de Janeiro, v. 38, p. 30-33, 2006.
-
FERREIRA, J. A. ; MANNARINO, Camille Ferreira ; CAMPOS, Juacyara Carbonelli ; RITTER, Elisabeth . Wetlands para tratamento de lixiviados de aterros sanitários - experiências no aterro sanitário de Piraí e no aterro metropolitano de Gramacho (RJ). Engenharia Sanitária e Ambiental , Rio de Janeiro, v. 11, n.2, p. 108-112, 2006.
-
EIGENHEER, Emilio ; FERREIRA, J. A. . Lixo e catadores: entre a cruz e a espada. Mundo & Vida (UFF) , Niteroi - RJ, v. 5, n.2, p. 113-116, 2004.
-
FERREIRA, J. A. ; ANJOS, L. A. . Aspectos de Saúde Coletiva e Ocupacional Associados à Gestão dos Resíduos Sólidos Municipais. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , Rio de Janeiro, v. 17, n.3, p. 689-696, 2001.
-
ANJOS, L. A. ; FERREIRA, J. A. . A Avaliação da Carga Fisiológica de Trabalho na Legislação Brasileira deve Ser Revista! O Caso da Coleta de Lixo Domiciliar no Rio de Janeiro. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , Rio de Janeiro, v. 16, n.3, p. 785-790, 2000.
-
FERREIRA, J. A. ; TAMBELLINI, A. T. ; GUIMARÃES, C. L. P. . Exposição à Infecção pelo Vírus da Hepatite B em Trabalhadores da Coleta de Lixo Domiciliar e Hospitalar no Município do Rio de Janeiro. Cadernos Saúde Coletiva (UFRJ) , Rio de Janeiro, v. 7, n.1, p. 69-79, 1999.
-
FERREIRA, J. A. ; TAMBELLINI, A. T. ; GUIMARÃES, C. L. P. . Hepatitis B Morbidity in Municipal and Hospital Waste Collection Workers in the City of Rio de Janeiro. Infection Control and Hospital Epidemiology , Estados Unidos, v. 20, n.9, p. 591-592, 1999.
-
FERREIRA, J. A. . Origens do Modelo Atual da LImpeza Urbana no Brasil. Revista Rio de Janeiro , Rio de Janeiro, v. 4, p. 40-49, 1996.
-
FERREIRA, J. A. . Resíduos Sólidos e Lixo Hospitalar: Uma Discussão Ética. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , Rio de Janeiro, v. 11, p. 314-320, 1995.
-
CANTANHEDE, ALVARO LUIZ ; FERREIRA, JOAO ALBERTO . Field trials of the co-disposal of heavy metals and domestic refuse. International Journal of Environmental Health Research (Print) , v. 1, p. 231-235, 1991.
-
FERREIRA, J. A. ; CANTANHEDE, A. . Codisposição de Resíduos Perigosos. Bio. Revista de Engenharia Sanitária , Rio de Janeiro, v. 2, p. 48-53, 1990.
-
FERREIRA, J. A. ; EIGENHEER, Emilio ; SERTÃ, F. A. . Experiência Piloto de Coleta Seletiva. Engenharia Sanitária e Ambiental , Rio de Janeiro, v. 25, p. 355-357, 1986.
-
FERREIRA, J. A. ; FIGUEIREDO, J. C. . Modelagem Matemática Aplicada ao Estudo de Capacidade de Unidades de Transferência e Destino do Lixo. Engenharia Sanitária e Ambiental , Rio de Janeiro, v. 16, p. 396-398, 1977.
-
FERREIRA, J. A. . Resíduos Sólidos em Regiões Metropolitanas - Parte 2. Revista de Limpeza Pública, São Paulo, v. 2, p. 17-28, 1975.
-
FERREIRA, J. A. . Resíduos Sólidos em Regiões Metropolitanas - Parte 1. Revista de Limpeza Pública, São Paulo, v. 1, p. 29-48, 1975.
-
FERREIRA, JOAO ALBERTO . Sete Quedas. 1. ed. Rio de Janeiro: UBOOK, 2022. v. 1. 40p .
-
JUCÁ, José Fernando Thomé ; LIMA, J. D. ; MARIANO, M. O. H. ; FIRMO, A. L. B. ; LIMA, D. A. ; LUCENA, L. ; FERREIRA, J. A. ; FARIAS, P. ; HUMBERTO, F. ; CARVALHO, E. ; REICHERT, G. . Análise das Diversas Tecnologias de Tratamento e Disposição Final de Resíduos Sólidos Urbanos no Brasil, Europa, EStados Unidos e Japão.. 1. ed. Recife: CCS Gráfica Editora Ltda, 2014. v. 1. 186p .
-
RITTER, Elisabeth ; Ferreira, João Alberto . Contaminação de Solo por Disposição de Resíduos Urbanos: Estudo de Casos. 1. ed. Rio de Janeiro: UERJ/Faculdade de Engenharia, 2011. v. 1. 66p .
-
EIGENHEER, Emilio ; Ferreira, João Alberto . Lixo e Limpeza Urbana: Entender para Educar. 1. ed. Rio de Janeiro: UERJ:Depext, 2011. v. 1. 58p .
-
EIGENHEER, Emilio ; FERREIRA, J. A. ; ADLER, Roberto Rinder . Materiais Culturais e de Construção na Coleta Seletiva de Lixo. 1. ed. Rio de Janeiro: In Fólio, 2007. v. 1. 28p .
-
EIGENHEER, Emilio ; FERREIRA, J. A. ; ADLER, Roberto Rinder . Reciclagem: mito e realidade. 1. ed. Rio de Janeiro: In Fólio, 2005. v. 1. 71p .
-
LUNA, C. (Org.) ; FERREIRA, J. A. (Org.) ; LANGENBACH, M. (Org.) ; QUINTANILHA, M. (Org.) . O Papel de Todos Nós - Alternativas para Preservar o Meio Ambiente. RIO DE JANEIRO: PVE - PUC/RIO, 1997. v. 1. 68p .
-
RITTER, Elisabeth ; MANNARINO, Camille Ferreira ; ELK, A. G. H. V. ; Ferreira, João Alberto . Gestão de Resíduos Sólidos. In: Orgs: Ana Silvia Pereira Santos, Alfredo Akira Ohnuma Junior. (Org.). Engenharia e Meio Ambiente Aspectos Conceituais e Práticos. 1ed.Rio de Janeiro: LTC, 2021, v. 1, p. 215-237.
-
ANDRETTI, F. V. ; SILVA, Elmo Rodrigues da ; FERREIRA, J. A. ; MANNARINO, Camille Ferreira . A Norma ISO 14001: panorama e análise crítica. In: Editora Poisson. (Org.). Sustentabilidade e Responsabilidade Social em Foco - Volume 9. 1ªed.Belo Horizonte: Poisson, 2018, v. 9, p. 1-257.
-
CUSSIOL, N. A. M. ; LANGE, Liséte Celina ; FERREIRA, J. A. . Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde. In: Renato Camargos Couto; Tania Moreira Grilo Pedrosa; Débora Borges do Amaral. (Org.). Segurança do Paciente - Infecção Relacionada à Assistência e Outros Eventos Adversos não Infecciosos: Prevenção, Controle e Tratamento. 1[ed.Rio de Janeiro: MEDBOOK - Editora Científica Ltda, 2017, v. 1, p. 513-578.
-
Ferreira, João Alberto ; SISINNO, Cristina Lucia Silveira . Gerenciamento de Resíduos de Laboratórios. In: Pedro Teixeira; Silvio Valle. (Org.). Biossegurança: Uma abordagem multidisciplinar. 2ªed.Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2010, v. 1, p. 259-276.
-
CUSSIOL, N. A. M. ; LANGE, Liséte Celina ; FERREIRA, J. A. . Os Resíduos de Serviços de Saúde e o seu Gerenciamento. In: Renato Camaargo Couto; Tania Moreira Grillo Pedrosa; Adriana Franca Araújo Cunha; Débora Borges do Amaral. (Org.). Infecção Hospitalar e Outras Complicações Não Infecciosas da Doença. 4ªed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009, v. 1, p. 281-313.
-
FERREIRA, J. A. ; CANTANHEDE, A. ; LEITE, V. D. ; BILA, D. M. ; CAMPOS, Juacyara Carbonelli ; YOKOYAMA, L. ; FIGUEIREDO, I. C. ; MANNARINO, Camille Ferreira ; SILVIA, A. ; FRANCO, Raquel Simões Oliveira ; Lopes W.S. ; SOUSA, J. T. . Tratamento Combinado de Lixiviados de Aterros de Resíduos Sólidos Urbanos com Esgoto Sanitário. In: Luciana Paulo Gomes. (Org.). Resíduos Sólidos - Estudos de Caracterização e Tratabilidade de Lixiviados de Aterros Sanitários para as Condições Brasileiras. 1ed.Rio de Janeiro: ABES, 2009, v. 1, p. 245-293.
-
JUCÁ, José Fernando Thomé ; FERREIRA, J. A. ; GOMES, Luciana Paulo ; ALVES, Maria Cristina Moreira ; RITTER, Elisabeth ; LINS, C. M. M. ; BARROSO, I. M. . Tratamentos não Convencionais: Estudos Iniciais em Barreiras, Banhados e Camadas de Cobertura Superficial. In: Luciana Paulo Gomes. (Org.). Resíduos Sólidos: Estudos de Caracterização e Tratabilidade de Lixiviados de Aterros Sanitários para as Condições Brasileiras. 1ed.Rio de Janeiro: ABES, 2009, v. 1, p. 294-331.
-
FERREIRA, J. A. . Resíduos Sólidos: Perspectivas Atuais. In: Cristina Sisinno; Rosália Oliveira. (Org.). Resíduos Sólidos, Ambiente e Saúde - uma visão multidisciplinar. 4ªed.Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2006, v. 1, p. 19-40.
-
FERNANDES, Fernando ; COSTA, Rejane Helena Ribeiro da ; GOMES, Luciana Paulo ; FERREIRA, J. A. ; BEAL, Lademir Luiz ; CASTILHO JUNIOR, Armando Borges de ; SILVA, Sandra Márcia Cesário Pereira da ; CAMPOS, Juacyara Carbonelli ; LOPES, Deize Dias ; BOFF, Ricardo Dalpiaz ; SILVA, Joel Dias da . Tratamento Biológico de Lixivados de Resíduos Sólidos Urbanos. In: Armando Borges de Castilho Junior. (Org.). Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos com Ênfase na Proteção dos Corpos D´Àgua: Prevenção, Geração e Tratamento de Lixiviados de Aterros Sanitários. 1ªed.Petrópolis: SERMOGRAF Artes Gráficas e Editora Ltda., 2006, v. 1, p. 209-299.
-
FERREIRA, J. A. ; JUCÁ, José Fernando Thomé ; GOMES, Luciana Paulo ; ALVES, Maria Cristina Moreira ; MANNARINO, Camille Ferreira ; COSTA, Carlos Henrique Rinck da ; BELTRÃO, Keila Gislene Quirino de Brito . Sistemas Alternativos de Tratamento de Lixivados: Wetlands Construídos e Barreiras Reativas Permeáveis. In: Armando Borges de Castilho Junior. (Org.). Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos com Ênfase na Proteção de Corpos D´Àgua: Prevenção, Geração e Tratamento de Lixiviados de Aterros Sanitários. 1ªed.Petrópolis: SERMOGRAF Artes Gráficas e Editora Ltda., 2006, v. 1, p. 363-423.
-
MACHADO, Carlos José Saldanha ; FERREIRA, J. A. ; RITTER, Elisabeth . A Poluição das Águas Doces: Integrando a Gestão dos Resíduos Sólidos na Gestão dos Recursos Hídricos. In: Carlos José Saldanha Machado. (Org.). Gestão de Águas Doces. 1ed.Rio de Janeiro: INTERCIÊNCIA, 2004, v. 1, p. 1-372.
-
FERREIRA, J. A. . Gerenciamento de Resíduos Sólidos - Perspectivas Atuais. In: Pedro Teixeira; Telma Abdalla de O. Cardoso; Marisa Teixeira. (Org.). Curso de Especialização - BIOSSEGURANÇA em Laboratórios de Saúde Pública. 1ed.Rio de Janeiro: EAD-ENSP/FIOCRUZ, 2004, v. 3, p. 2-24.
-
CUSSIOL, Noil Amorim de Menezes ; LANGE, Liséte Celina ; FERREIRA, J. A. . Resíduos de Serviços de Saúde. In: Renato C. Couto; Tania M.G. Pedrosa; José Mauro Nogueira. (Org.). Infecção Hospitalar e Outras Complicações Não-Infecciosas da Doença - Epidemiologia, Controle e Tratamento. 3ed.Rio de Janeiro: Médica e Científica Ltda., 2003, v. 1, p. 369-406.
-
FERREIRA, J. A. . Resíduos de Laboratórios. In: Pedro Teixeira; Silvio Valle. (Org.). Biossegurança: UMa Abordagem Multidisciplinar. 3ªed.Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2002, v. 1, p. 191-208.
-
FERREIRA, J. A. . Resíduos Domiciliares e de Serviços de Saúde - Semelhanças e Diferenças: Necessidade de Gestão Diferenciada?. In: Emilio Eigenheer. (Org.). Lixo Hospitalar: Ficção Legal ou Realidade Sanitária?. Rio de Janeiro: Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Rio de Janeiro, 2002, v. 1, p. 37-55.
-
FERREIRA, J. A. . Resíduos Sólidos e Lixo Hospitalar. In: Miriam Langenbch. (Org.). A Rede Ecológica - Um Guia de Educação Ambiental. 1ed.Rio de Janeiro: PVE - PUC/Rio, 1997, v. 1, p. 173-176.
-
MACHADO, Carlos José Saldanha ; FERREIRA, J. A. ; ROSSO, T. C. . Contribuição para o Gerenciamento Sustentável da Poluição Hídrica. Jornal da Ciência - e-mail, Brasil, , v. 1, p. 1 - 5, 09 set. 2002.
-
FERREIRA, J. A. ; BILA, D. M. . III- 107 Resultado Parcial do Tratamento de Lixiviado de Aterro Sanitário Através de Irrigação em Área Plantada com Capim Vetiver - Teste Piloto no CTR-Macaé. In: 30º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2019, Natal. Anais do 30º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2019. v. 1.
-
FERREIRA, J. A. ; FERREIRA, D. S. ; COSTA, M. M. V. ; SILVA, H. L. . III- 121 Cotratamento de Lixiviado em ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Utilizando Processo Biológico. In: 30º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2019, Natal. Anais do 30º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Rio de Janeiro: ABES, 2019. v. 1. p. 1-10.
-
ANDRETTI, F. V. ; FERREIRA, J. A. ; MANNARINO, Camille Ferreira . III- 160 Parâmetros da Simulação de um Modelo de Viabilidade e Análise Financeira para uma Unidade de Incineração de RSU. In: 30º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2019, Natal. Anais do 30º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Rio de Janeiro: ABES, 2019. v. 1. p. 1-8.
-
ELK, A. G. H. V. ; FERREIRA, J. A. ; SANTOS, J. E. S. . III-175 Os Maiores Geradores de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro sua Gestão dentro da Perspectiva de Política Nacional de Resíduos Sólidos. In: 30º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2019, Natal. Anais do 30º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Rio de Janeiro: ABES, 2019. v. 1. p. 1-10.
-
ANDRETTI, F. V. ; FERREIRA, J. A. ; MANNARINO, Camille Ferreira . TECHNO ECONOMIC FEASIBILITY OF WASTE-TO-ENERGY PLANT ? A SIMULATION TO RIO DE JANEIRO CITY, BRAZIL. In: 17th International Waste Management and Landfill Symposium, 2019, S. Margherita di Pula. Proceedings of 17th International Waste Management and Landfill Symposium. Cagliari: CISA, 2019. v. 1. p. 1-15.
-
ANDRETTI, F. V. ; MANNARINO, Camille Ferreira ; FERREIRA, J. A. . Study of the art state in the analysis of techno economic feasibility of waste-to-energy plant in Rio de Janeiro. In: 6th International Conference on Sustainable Solid Waste Management, 2018 NAXOS, 2018, Atenas. Proceedings of 6th International Conference on Sustainable Solid Waste Management, 2018 NAXOS. Athenas: National Thecnical University of Athenas, 2018. v. unico. p. 1-19.
-
ANDRETTI, F. V. ; FERREIRA, J. A. ; MANNARINO, Camille Ferreira . Study of the art state in the analysis of economic feasibility of the implantation of a municpal incinerator with generation of electrycal energy in Rio de Janeiro. In: 16th International Waste Management and Landfill Symposium, 2017, S. Margherita di Pula. Proceedings of 16th International Waste Management and Landfill Symposium. CAgliari: CISA, 2017. v. 1. p. 1-28.
-
FERREIRA, C. F. A. ; JUCÁ, José Fernando Thomé ; FERREIRA, J. A. . Principais tecnologias e rotas tecnológicas de resíduos sólidos urbanos em Minas Gerais. In: 29º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2017, São Paulo. Anais do 29º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Rio de Janeiro: ABES, 2017. v. 1. p. 1-12.
-
CAMPOS, Juacyara Carbonelli ; QUINTÃES, Bianca Ramalho ; MIGUEL, M. A. L. ; ALBERTO FERREIRA, JOÃO ; LOURENCO, A. F. . Bacteriological Characterization of Leachates from Experimental Cells Containing Household Solid Waste and Health Care Solid Waste. In: The Thirtieth International Conference on Solid Waste Technology and Management, 2015, Philadelphia , PA, USA. Proceedings of The Thirtieth International Conference on Solid Waste Technology and Management, 2015. v. 1. p. 1.
-
BOU, A. S. F. ; SILVA, L. D. B. ; CAMPOS, Juacyara Carbonelli ; FERREIRA, J. A. ; NASCENTES, A. L. . II-255 Tratamento combinado de lixiviado de aterro sanitário e esgoto doméstico por processo PACT®: Modelagem Matemática da remoção de DQO. In: 28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2015, Rio de Janeiro. Anais do 28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Rio de Janeiro: ABES, 2015. v. 1. p. 1-9.
-
MANSUR, A. ; BRAILE JUNIOR, F. ; BILA, D. M. ; FERREIRA, J. A. . ASSESSMENT OF EFFICIENCY OF SUB SUPERFICIAL CONSTRUCTED WETLAND AS POLISH UNIT OF EFFLUENT FROM ACTIVATED SLUDGE TREATMENT OF LEACHATE. In: 15th International Waste Management and Landfill Symposium, 2015, S. Marguerita di Pula. Proceedings of 15th International Waste Management and Landfill Symposium. Cagliari: CISA, 2015. v. 1. p. 1-10.
-
SILVA, Carlos Augusto M da Costa e ; MAGALHAES, A. F. N. ; FERREIRA, J. A. ; CAMPOS, Juacyara Carbonelli ; SILVA, Ubiratan Amorim da . III-130 Comparação entre os potenciais poluidores de lixiviados de resíduos sólidos domiciliares e de resíduos sólidos de serviço de saúde dispostos em células experimentais. In: 28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2015, Rio de Janeiro. Anais do 28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Rio de Janeiro: ABES. v. 1. p. 1-12.
-
MANSUR, A. ; BRAILE JUNIOR, F. ; FELIX, L. C. ; BILA, D. M. ; FERREIRA, J. A. . III-224 Avaliação da eficiência de wetland construído como unidade de polimento de efluente de tratamento secundário de lixiviado por lodos ativados. In: 28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2015, Rio de Janeiro. Anais do 28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Rio de Janeiro: ABES, 2015. v. 1. p. 1-10.
-
MANSUR, A. ; BILA, D. M. ; FERREIRA, J. A. ; CAMPOS, Juacyara Carbonelli . MOLAR MASS DISTRIBUTION OF LEACHATE BEFORE AND AFTER TREATMENT WITH WETLAND. In: 15th International Waste Management and Landfill Symposium, 2015, S. Margherita di Pula. Proceedings of the 15th International Waste Management and Landfill Symposium. Cagliari: CISA Publisher, 2015. v. 1. p. 1-8.
-
COUTINHO, T. C. ; FERREIRA, J. A. ; BILA, D. M. . Uso de geobag como unidade integrante do sistema de tratamento de lixiviados de aterros sanitários: Estudo de caso no aterro sanitários de Rio das Ostras RJ. In: 28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2015, Rio de Janeiro. Anais do 28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Rio de Janeiro: ABES, 2015. v. unico. p. 1-15.
-
BILA, D. M. ; FERREIRA, J. A. ; MANNARINO, Camille Ferreira ; RITTER, Elisabeth . Correlations between physicochemical parameters and toxicity of raw and treated leachate. In: ISWA 2014 - Solid Waste World Congress, 2014, São Paulo. Proceedings of ISWA 2014. São Paulo: ISWA, 2014. v. unico.
-
EIGENHEER, Emilio ; Ferreira, João Alberto . III-050 -Lições de São Francisco - Vinte e Sete Anos de Coleta Seletiva. In: 27º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitaria e Ambiental, 2013, Goiania. Anais do 27º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitaria e Ambiental. Goiania/Rio de Janeiro: ABES, 2013. v. 1. p. 1-10.
-
HORISAWA, J. Y. ; Ferreira, João Alberto ; Bila, Daniele M. ; COUTO, J. M. S. . III-070 - Utilização de Wetlands Construidos como Unidade de Polimento no Tratamento de Lixiviados de Aterros Sanitários. In: 27º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2013, Goiania. Anais do 27º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Goiania/Rio de Janeiro: ABES, 2013. v. 1. p. 1-10.
-
PEREIRA, C. M. M. ; Bila, Daniele M. ; Mannarino, Camille F. ; FERREIRA, J. A. . III-283 - Investigação da Composição Química e Toxicidade como Subsídios para Avaliar o Uso do Wetland como Polimento ao Processo de Lodos Ativados no Tratamento de lixiviado de Resíduos Sólidos Urbanos. In: 27º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2013, Goiania. Anais do 27º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Goiania / Rio de Janeiro: ABES, 2013. v. 1. p. 1-10.
-
NASCENTES, A. L. ; NASCIMENTO, M. M. P. ; CAMPOS, Juacyara Carbonelli ; Bila, Daniele M. ; FERREIRA, J. A. . Combined Treatment of Landifill Leachate and Domestic Wastewater by Activated Sludge Reactor: Microbiological Aspects. In: 14th International Waste Management and Landfill Symposium, 2013, S. Margherita de Pula -. Symposium Proceedings of 14th International Waste Management and Landfill Symposium. Cagliari: CISA Publisher, 2013. v. 1. p. 1-10.
-
BILA, D. M. ; PEREIRA, C. M. M. ; Ferreira, João Alberto ; Mannarino, Camille F. . Chemical Composition and Toxicity of Sanitary Landfill leachate to Subside the Operation of Treatment Process. In: 14th International Waste Management and Landfill Symposium, 2013, S. Margherita di Pula. Symposium Proceedings. Cagliari: CISA, 2013. v. 1. p. 1-10.
-
NASCENTES, A. L. ; OLIVEIRA, C. S. A. ; CAMPOS, Juacyara Carbonelli ; FERREIRA, J. A. . II - 238 - Estudo Cinético do Co-Tratamento de Lixiviado de Aterro Sanitário e Esgoto Doméstico. In: 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2011, Porto Alegre. Anais do 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Rio de Janeiro / Porto Alegre: ABES, 2011. v. 1. p. 1-11.
-
MANNARINO, Camille Ferreira ; Ferreira, João Alberto ; MOREIRA, Josino Costa ; ARIAS, A. R. L. . III-038 Biomarcadores de Toxicidade Sub-Letal para Avaliação de Impactos do Efluente do Tratamento Combinado de Lixiviado de Aterro de Resíduos Sólidos Urbanos e Esgoto Doméstico. In: 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2011, Porto Alegre. Anais do 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Rio de Janeiro / Porto Alegre: ABES, 2011. v. 1. p. 1-8.
-
SILVA, Ubiratan Amorim da ; BILA, D. M. ; FERREIRA, J. A. ; QUINTÃES, Bianca Ramalho ; CAMPOS, Juacyara Carbonelli . III-103 Caracterização Físico-Química e Toxicológica do Lixiviado de Resíduos Sólidos Domiciliares e Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde Codispostos em Célula de Aterro Sanitário. In: 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2011, Porto Alegre. Anais do 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Rio de Janeiro / Porto Alegre: ABES, 2011. v. 1. p. 1-10.
-
MARQUES, F. B. R. ; Ferreira, João Alberto . III-111 Avaliação dos Procedimentos de Operação em Aterros Sanitários no Estado do Rio de Janeiro. In: 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2011, Porto Alegre. Anais do 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Rio de Janeiro / Porto Alegre: ABES, 2011. v. 1.
-
Ferreira, João Alberto ; EIGENHEER, Emilio ; ADLER, Roberto Rinder . III-124 A Implantação dos Aterros Propostos no Plano Diretor de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos na Região Metropolitana do Rio de Janeiro através de Empresas Privadas. In: 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2011, Porto Alegre. Anais do 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Rio de Janeiro / Porto Alegre: ABES, 2011. v. 1. p. 1-5.
-
Ferreira, João Alberto ; EIGENHEER, Emilio ; ADLER, Roberto Rinder . III-125 O Vazadouro de Viçoso Jardim (Niterói/RJ) - Antecedentes de uma Tragédia. In: 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2011, Porto Alegre. Anais do 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Rio de Janeiro / Porto Alegre: ABES, 2011. v. 1. p. 1-6.
-
SILVA, Carlos Augusto M da Costa e ; CAMPOS, Juacyara Carbonelli ; Ferreira, João Alberto ; MIGUEL, M. A. L. ; QUINTÃES, Bianca Ramalho . III-146 Caracterização Microbiológica de Lixiviados de Resíduos Sólidos Domiciliares e Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde empregando Aterros Experimentais. In: 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2011, Porto Alegre. Anais do 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Rio de Janeiro / Porto Alegre: ABES, 2011. v. 1. p. 1-8.
-
FERREIRA, J. A. ; BILA, D. M. ; SILVA, R. G. . III-322 Caracterização da Composição Química e Avaliação da Toxicidade de Lixiviados de Resíduos Sólidos Urbanos. In: 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2011, Porto Alegre. Anais do 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Rio de Janeiro / Porto Alegre: ABES, 2011. v. 1. p. 1-7.
-
RITTER, Elisabeth ; MANNARINO, Camille Ferreira ; FERREIRA, J. A. . Diagnóstico de Contaminação do Subsolo do Depósito de Lixo de Altamira. In: VII Congresso Brasileiro de Geotecnia Ambiental, 2011, Belo Horizonte. Anais do VII Congresso Brasileiro de Geotecnia Ambiental, 2011.
-
FERREIRA, J. A. ; BILA, D. M. ; BRAGA, A. C. S. ; VEIGA, D. N. G. . Chemical Medical Waste Management in Small Municipalities in Brazil. In: Twelfth International Waste Management and Landfill Symposium - Sardinia 2009, 2009, S. Margherita di Pula. Proceedings of Twelfth International Waste Management and Landfill Symposium - Sardinia 2009. Cagliari: CISA Publishers, 2009. v. 1. p. 1-12.
-
FERREIRA, J. A. ; MANNARINO, Camille Ferreira ; BILA, D. M. ; RITTER, Elisabeth . Ecotoxicological tests for assessment of combined treatment of urban solid waste leachate in a sewage treatment plant. In: Twelfth International Waste Management and Landfill Symposium - Sardinia 2009, 2009, S. Margherita di Pula. Proceedings of Twelfth International Waste Management and Landfill Symposium - Sardinia 2009. Cagliari: CISA Publisher, 2009. v. 1. p. 1-12.
-
RITTER, Elisabeth ; FERREIRA, J. A. ; BARROSO, I. M. ; SANTOS, T. ; VENTURA, Marcus Antonio . The final cover design using tropical soil from Brazil. In: Twelfth International Waste Management and Landfill Symposium - Sardinia 2009, 2009, S. Margherita di Pula. Porceedings of Twelfth International Waste Management and Landfill Symposium - Sardinia 2009. Cagliari: CISA Publishers, 2009. v. 1. p. 1-12.
-
RITTER, Elisabeth ; FERREIRA, J. A. ; VALADAO, I. C. ; PIRES, José Carlos de Araújo . The contamination profile on compacted soil foundation from two experimental cells in Rio das Ostras sanitary landfill, Brazil. In: Twelfth International Waste Management and Landfill Symposium - Sardinia 2009, 2009, S. Margherita di Pula. Proceedings of Twelfth International Waste Management and Landfill Symposium - Sardinia 2009. CAgliari: CISA Publishers, 2009. v. 1. p. 1-12.
-
FERREIRA, J. A. ; MANNARINO, Camille Ferreira ; MOREIRA, Josino Costa ; ARIAS, A. R. L. ; BILA, D. M. . Ensaios Ecotoxicológicos para Avaliação de Tratamento Combinado de Lixiviado de Aterro de Resíduos Sólidos Urbanos em Estação de Tratamento de Esgotos. In: 25º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2009, Recife. Anais do 25º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Rio de Janeiro: ABES, 2009. v. 1. p. 1-12.
-
FERREIRA, J. A. ; FRANCO, Raquel Simões Oliveira ; BILA, D. M. ; FIRMINO, C. M. . Avaliação do Tratamento Combinado de Lixiviado de Aterros de Resíduos Sólidos Urbanos e Esgoto Doméstico pelo Processo de Lodos Ativados. In: 25º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2009, Recife. Anais do 25º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Rio de Janeiro: ABES, 2009. v. 1. p. 1-12.
-
CAMPOS, Juacyara Carbonelli ; YOKOYAMA, L. ; FERREIRA, J. A. ; BLONSKI, M. E. D. ; MACHADO, B. S. . Enasios de Laboratório para Avaliação do Processo de Coagulação/Floculação no Co-tratamento de Lixiviado de Aterro Sanitáio. In: 25º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2009, Recife. Anais do 25º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Rio de Janeiro: ABES, 2009. v. 1. p. 1-12.
-
FERREIRA, J. A. ; EIGENHEER, Emilio ; ADLER, Roberto Rinder . Materiais Culturais e de Construção na Coleta Seletiva de Lixo. In: 25º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2009, Recife. Anais do 25º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Rio de Janeiro: ABES, 2009. v. 1. p. 1-9.
-
CAMPOS, Juacyara Carbonelli ; YOKOYAMA, L. ; FERREIRA, J. A. ; BILA, D. M. ; MANNARINO, Camille Ferreira . Tratamento Combinado de Lixiviado de Aterros de Resíduos Sólidos Urbanos em Estação de Tratamento de Esgoto: Resultados Preliminares-II-126. In: 24º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2007, Belo Horizonte. Anais do 24º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Rio de Janeiro: Editora ABES, 2007. v. 1. p. 1-10.
-
FERREIRA, J. A. ; MANNARINO, Camille Ferreira ; MOREIRA, Josino Costa ; ARIAS, A. R. L. ; BILA, D. M. . Avaliação da Eficiência do Tratamento Combinado de Lixiviados de Aterros de Resíduos Sólidos Urbanos em Estações de Tratamento de Esgotos usando Ensaios Ecotoxicológicos- Estudos de Casos - III-014. In: 24º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2007, Belo Horizonte. Anais do 24º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Rio de Janeiro: Editora ABES, 2007. v. 1. p. 1-10.
-
TEIXEIRA, Gisele Pereira ; RITTER, Elisabeth ; LACERDA, Gleide Borges Moraes ; FERREIRA, J. A. ; FRANCA, R. A. . Considerações sobre a Remediação e Monitoramento Geotécnico e Ambiental do Lixão de Salvaterra - Juiz de Fora/MG - III-076. In: 24º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2007, Belo Horizonte. Anais do 24º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Rio de Janeiro: Editora ABES, 2007. v. 1. p. 1-10.
-
FERREIRA, J. A. ; RITTER, Elisabeth ; FRANCO, Raquel Simões Oliveira ; VALLE, S. S. . Solid Waste Management in Small Municipalities: The Case History of Piraí (RJ), Brazil. In: Eleventh International Waste Management and Landfill Symposium - Sardinia 2007, 2007, S. Margherita di Pula. Proceedings of Eleventh International Waste Management and Landfill Symposium - Sardinia 2007. Cagliari - Italy: Litotipografia Kalb s.a.s, 2007. v. 1. p. 1-12.
-
FERREIRA, J. A. ; RITTER, Elisabeth ; PIRES, J. A. C. . Diffusion on the Compacted Soil Foundation and Geomembrane in Rio das Ostras Sanitary Landfill, Brazil. In: Eleventh International Waste Management and Landfill Symposium - Sardinia 2007, 2007, S. Marguerite di Pula. Proceedings of Eleventh International Waste Management and Landfill Symposium - Sardinia 2007. Cagliari - Italy: Liotipografia s.a.s., 2007. v. 1. p. 1-12.
-
RITTER, Elisabeth ; FERREIRA, J. A. ; SILVA, L. F. M. . Perfis de Contaminação do Solo de Fundação de Depósito de Lixo de Anta (RJ). In: VI Congresso Brasileiro de Geostecnia Almbiental - REGEO 2007, 2007, Recife. Anais VI Congresso Brasileiro de Geotecnia Almbiental - REGEO 2007, 2007. v. 1.
-
FERREIRA, J. A. ; CAMPOS, Juacyara Carbonelli ; RITTER, Elisabeth ; MANNARINO, Camille Ferreira . Landfill Leachate Treatment using Wetland Exepriments on Piraí Municipality Solid Waste Landfill and Gramacho Metropolitan Solid Waste Landfill, Rio de Janeiro, Brazil. In: 10th International Conference on Wetland Systems for Water Pollution Control, 2006, Lisboa. 10th International Conference on Wetland Systems for Water Pollution Control. Almada: IWA International Water Association, 2006. v. III. p. 1735-1742.
-
LINHARES, Silvia Paixão ; FERREIRA, J. A. ; RITTER, Elisabeth . Gerenciamento dos Resíduos Sóidos da Construção Civil: Análise do Efeito da Resolução Nº307/2002 do CONAMA. In: VIII Simpósio Ítalo Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2006, Fortaleza. Proceedings do VIII SIBESA. Rio de Janeiro: ABES, 2006. v. 1. p. 1-8.
-
FERREIRA, J. A. ; EIGENHEER, Emilio ; ADLER, Roberto Rinder ; SANTOS, Marcelo Figueiredo dos . Plano de Gestão do Encerramento do Aterro do Morro do Céu em Niterói/RJ. In: 23º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2005, Campo Grande. Anais do 23º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Campo Grande/Rio de Janeiro: ABES, 2005. v. 1. p. 1-10.
-
SAROLDI, Maria José Lopes de Araujo ; FERREIRA, J. A. ; RITTER, Elisabeth . Indicadores de Monitoramento Ambiental dos Termos de Ajustamento de Conduta na Gestâo de Resíduos Sólidos no Estado do Rio de Janeiro. In: 23º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2005, Campo Grande. Anais do 23º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Campo Grande/Rio de Janeiro: ABES, 2005. v. 1. p. 1-10.
-
TEIXEIRA, Gisele Pereira ; FERREIRA, J. A. ; CAMPOS, Juacyara Carbonelli . Descrição e Análise da Gestão dos Resíduos de Serviços de Saúde no Município de Juiz de Fora-MG. In: 23º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2005, Campo Grande. Anais do 23º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Campo Grande/Rio de Janeiro: ABES, 2005. v. 1. p. 1-10.
-
LUZIA, Magda Ribeiro ; CAMPOS, Juacyara Carbonelli ; FERREIRA, J. A. ; FRANCO, Raquel Simões Oliveira ; BARBOSA, Wesley Ferreira . Utilizaçao de Filtros Aeróbios em Escala de Laboratório para o Tratamento do Lixiviado do Aterro Metropolitano de Gramacho. In: 23º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2005, Campo Grande. Anais do 23º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Campo Grande/Rio de Janeiro: ABES, 2005. v. 1. p. 1-10.
-
FERREIRA, J. A. ; CAMPOS, Juacyara Carbonelli ; RITTER, Elisabeth ; MANNARINO, Camille Ferreira ; PAULA, Ana Paula Jansen de . Reestruturação do Sistema de Tratamento de Lixiviado no Aterro Sanitário de Piraí - Resultados Iniciais. In: 23º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2005, Campo Grande. Anais do 23º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Campo Grande/Rio de Janeiro: ABES, 2005. v. 1. p. 1-10.
-
GOBBI, Almir José Diogo ; RITTER, Elisabeth ; FERREIRA, J. A. . A Redução, Reutilização, Reciclagem e Reaproveitamento de Pneus Inservíveis (III - 008). In: XI Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2004, Natal. CD - ROM - Trabalhos Técnicos Completos do XI Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Natal/Rio de Janeiro: ABES, 2004. v. 1. p. 1-10.
-
MANNARINO, Camille Ferreira ; CAMPOS, Juacyara Carbonelli ; FERREIRA, J. A. ; RITTER, Elisabeth . Utilização de Wetland Sub-Superficial no Tratamento de Efluente de Estação de Tratamento de Chorume por Lodos Ativados (III-106). In: XI Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2004, Natal. CD-ROM - Trabalhos Técnicos Completos do XI Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Natal/Rio de Janeiro: ABES, 2004. v. 1. p. 1-10.
-
CAMPOS, Juacyara Carbonelli ; FERREIRA, J. A. ; RITTER, Elisabeth ; MANNARINO, Camille Ferreira . A Utilização de Wetlands em Tratamento de Chorume: Experiências no Estado do Rio de Janeiro. In: XV COBEQ - Congreso Brasileiro de Engenharia Química, 2004, Curitiba. Anais do XV COBEQ - Congreso Brasileiro de Engenharia Química. Curitiba: Associação Brasileira de Engenharia Química, 2004. v. 1. p. 1-9.
-
FERREIRA, J. A. . Aterro de Pequeno e Médio Porte - o caso de Piraí. In: Seminário Internacional: As Melhores Práticas em Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, 2004, Rio deJjaneiro. Seminário Internacional: As melhores práticas em gestão integrada de resíduos sóliods. Rio de Janeiro: Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, 2003. v. 1. p. 194-200.
-
RITTER, Elisabeth ; LIMA, José da Silva ; FERREIRA, J. A. . Definition of the contamination plume dowstream from São Pedro da Aldeia dumpsite - Brazil. In: International Symposium on Sanitary of Environmental Enginnering, 2004, Taormina. Proceedings International Symposium on Sanitary of Environmental Enginnering. Rio de Janeiro: ABES, 2004. v. 1. p. 33-43.
-
CAMPOS, Juacyara Carbonelli ; FERREIRA, J. A. ; RITTER, Elisabeth ; MANNARINO, Camille Ferreira . Filtro Biológico Aeróbio: Resultados no Tratamento do Chorume do Aterro Sanitário de Piraí - RJ. In: 22º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2003, Joinville. Anais do 22º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Joinville: ABES, 2003. v. 1. p. 1-9.
-
PIRES, José Carlos de Araújo ; FERREIRA, J. A. ; RITTER, Elisabeth ; CAMPOS, Juacyara Carbonelli ; MANNARINO, Camille Ferreira . Projeto Experimental de Tratamento de Chorume Produzido no Aterro Metropolitano de Gramacho Através de Wetland. In: 22º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2003, Joinville. Anais do 22º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Joinville: ABES, 2003. v. 1. p. 1-11.
-
FERREIRA, J. A. ; CAMPOS, Juacyara Carbonelli ; RITTER, Elisabeth ; GIORDANO, Gandhi ; MANNARINO, Camille Ferreira . Eficiência Global do Sistema de Tratamento de Chorume do Aterro Sanitário de Piraí - RJ. In: 22º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2003, Joinville. Anais do 22º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Joinville: ABES, 2003. v. 1. p. 1-9.
-
NASCIMENTO, Valéria Borba Do ; CYNAMON, Szachna Eliasz ; FERREIRA, J. A. . Estudo de Caso: Análise da Remediação Ambiental do Aterro Metropolitano de Gramacho -RJ. In: 22º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2003, Joinville. Anais do 22º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Joinville: ABES, 2003. v. 1. p. 1-8.
-
ROSSO, Thereza Christina de Almeida ; FERREIRA, J. A. ; DIAS, Alexandre P. ; MACEDO, Maria Luisa R ; PEREIRA, Sandro Eduardo Marschhausen . Solid Waste Management: A Computational Modeling Appication. In: Sardinia 2003 - Ninth International Waste Management and Landfill Symposium, 2003, Cagliari. Proceedings of Sardinia 2003 - Ninth International Waste Management and Landfill Symposium. Cagliari: CISA - Environmental Sanitary Engineering Centre, 2003. v. 1. p. 1-10.
-
FERREIRA, J. A. ; PIRES, José Carlos de Araújo ; GIORDANO, Gandhi ; CAMPOS, Juacyara Carbonelli ; RITTER, Elisabeth ; MANNARINO, Camille Ferreira . Landfill Leachate Treatment usind Wetland and Irrigation, an Experiment at Gramachos'Metropolitan Landfill, Rio de Janeiro, Brazill. In: Sardinia 2003 - Ninth International Waste Management and Landfill Symposium, 2003, Cagliari. Proceedings of Sardinia 2003 - Ninth International Waste Management and Landfill Symposium. Cagliari: CISA - Environmental Sanitary Engineering Centre, 2003. v. 1. p. 1-10.
-
GOBBI, Almir José Diogo ; RITTER, Elisabeth ; FERREIRA, J. A. . Reaproveitamento de Pneus Inservíveis como Fonte de Energia. In: VII Congresso Brasileiro de Defesa de Meio Ambiente, 2003, Rio de Janeiro. Anais VII Congresso Brasileiro de Defesa de Meio Ambiente. Rio de Janeiro: Clube de Engenharia, 2003. v. 1. p. 1-10.
-
FERREIRA, J. A. ; CAMPOS, Juacyara Carbonelli ; RITTER, Elisabeth ; MANNARINO, Camille Ferreira . Wetland: Resultados no Tratamento do Chorume do Aterro Sanitário de Piraí-RJ. In: 22º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2003, Joinville. Anais do 22º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Joinville/Rio de Janeiro: ABES, 2003. v. 1. p. 1-10.
-
FERREIRA, J. A. . Aterro de Pequeno e Médio Porte: O Caso de Piraí - RJ. In: Seminário Internacional: As Melhores Práticas em Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, 2003, Rio de Janeiro. CD-ROM: Seminário Internacional: As Melhores Práticas em Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Rio de Janeiro: Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, 2003. v. 1. p. 1-15.
-
FERREIRA, J. A. . Gerenciamento e Tratamento de Resíduos de Serviços de Saúde. In: II Seminário de Resíduos Sólidos dos Serviços de Saúde, 2003, Niterói. Anais do II Seminário de Resíduos Sólidos dos Serviços de Saúde. Niterói: CLIN-Companhia de Limpeza Urbana, 2003. v. 1. p. 1-15.
-
LIMA, José da Silva ; RITTER, Elisabeth ; FERREIRA, J. A. ; ALMEIDA, Rodrigo Menezes Raposo de . Contaminação do Lençol Freático no Lixão do Município de São Pedro da Aldeia. In: V Congresso Brasileiro de Geotecnia Ambiental -REGEO2003, 2003, Porto Alegre. Anais do V Congresso Brasileiro de Geotecnia Ambiental -REGEO. São Paulo: ABMS, 2003. v. 1. p. 1-10.
-
CUSSIOL, N. A. M. ; LANGE, Liséte Celina ; FERREIRA, J. A. . Avaliação da Aplicação da Resolução N.5/93 do Conselho Nacional do Meio Ambiente em um Hospital da Rede Púlica. In: XXVIII Congreso Internacional de Ingenieria Sanitária y Ambiental, 2002, Cancún. CD-ROM - Anales del XXVIII Congreso Internacional de Ingenieria Sanitária y Ambiental. CANCUN: AIDIS, 2002. v. 1. p. 1-4.
-
LIMA, José da Silva ; RITTER, Elisabeth ; FERREIRA, J. A. ; ALMEIDA, Rodrigo Menezes Raposo de . Avaliação da Contaminação do Lençol Freático no Entorno do Lixão do Município de São Pedro D'aldeia - Brasil. In: Ground Water and Human Development - XXXII IAH & VI ALHSUD Congress, 2002, Mar del Plata. CD-ROM - Anais Ground Water and Human Development - XXXII IAH & VI ALHSUD Congress. Mar del Plata: IAH & ALHSUD, 2002. v. 1. p. 216-220.
-
GIORDANO, Gandhi ; FERREIRA, J. A. ; PIRES, José Carlos de Araújo ; RITTER, Elisabeth ; CAMPOS, Juacyara Carbonelli ; ROSSO, T. C. . Tratamento do Chorume do Aterro Metropolitano de Gramacho - Rio de Janeiro - Brasil. In: XXVIII Congreso Internacional de Ingenieria Sanitária y Ambiental, 2002, Cancun. Anais do XXVIII Congreso Internacional de Ingenieria Sanitária y Ambiental. Cancun: AIDIS, 2002. v. 1. p. 1-15.
-
FERREIRA, J. A. . III- 016 A Coleta de Resíduos Urbanos e os Riscos para a Saúde dos Trabalhadores. In: VI Simpósio Ítalo Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2002, Vitória. Anais dos Trabalhos do VI Simpósio Ítalo Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Rio de Janeiro: ABES, 2002. v. 1. p. 1-10.
-
CAMPOS, Juacyara Carbonelli ; FERREIRA, J. A. ; MANNARINO, Camille Ferreira ; SILVA, H. R. ; BORBA, S. M. P. . III-019 - Tratamento do Chorume do Aterro Sanitário de Piraí (RJ) Utilizando Wetlands. In: VI Simpósio Ítalo Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2002, Vitória. Anais do VI Simpósio Ítalo Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Rio de Janeiro: ABES, 2002. v. 1. p. 1-12.
-
RITTER, Elisabeth ; FERREIRA, J. A. ; DIAS, Alexandre P. ; SILVA, A. A. D. . III - 023 - Avaliação da Permeabilidade da Barreira de Proteção da Fundação do Aterro Sanitário de Piraí. In: VI Simpósio Ítalo Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2002, Vitótia. CD-ROM - Anais do VI Simpósio Ítalo Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Rio de Janeiro: ABES, 2002. v. 1.
-
ROSSO, Thereza Christina de Almeida ; FERREIRA, J. A. ; MACEDO, Maria Luisa R ; PEREIRA, Sandro Eduardo Marschhausen ; MENDEL JR., Alceu P. . Aplicação da Modelagem Computacional ao Gerenciamento de Resíduos Sólidos. In: 10º Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2002, Braga. CD-ROM - Comunicações - 10º Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Braga: Associação Portuguesa para Estudos de Saneamento Básico/Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos, 2002. v. 1. p. 1-15.
-
FERREIRA, J. A. . Processo de Trabalho da Coleta Domiciliar e Hospitalar - Estudo de Caso no Município do Rio de Janeiro. In: 21º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2001, João Pessoa. CD-ROM -Trabalhos Técnicos do 21º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Rio de Janeiro: ABES - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2001. v. 1.
-
FERREIRA, J. A. ; GIORDANO, Gandhi ; RITTER, Elisabeth ; ROSSO, T. C. ; CAMPOS, Juacyara Carbonelli ; LIMA, P. Z. M. . Uma Revisão das Técnicas de Tratamento de Tratamento de Chorume e a Realidade do Estado do Rio de Janeiro. In: 21º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2001, João Pessoa. CD-ROM - Trabalhos Técnicos Completos - 21º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Rio de Janeiro: ABES - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2001. v. 1.
-
ROSSO, T. C. ; FERREIRA, J. A. ; SILVA, H. R. ; MENDEL JR., Alceu P. . O Uso de Software de Planejamento Territorial Aplicado à Gestão de Resíduos Sólidos - Estudo de Caso no Município de Piraí. In: 21º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2001, João Pessoa. CD-ROM - Trabalhos Técnicos (completos) do 21º Congresso Brasilieiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2001. v. 1. p. VI102.
-
CUSSIOL, N. A. M. ; LANGE, Liséte Celina ; FERREIRA, J. A. . Otimização do Gerenciamento Intra-Hospitalar dos Resíduos de Serviços de Saúde de um Hospital Pediátrico. In: 21º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2001, João Pessoa. CD-ROM - Trabalhos Técnicos (completos) do 21º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Rio de Janeiro: ABES - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2001. v. 1. p. III41.
-
CUSSIOL, N. A. M. ; LANGE, Liséte Celina ; FERREIRA, J. A. . Taxa de Geração de Resíduos de Serviços de Saúde em Um Hospital Pediátrico. In: 21º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2001, João Pessoa. CD-ROM - Trabalhos Técnicos (completos) do 21º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Rio de Janeiro: ABES - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2001. v. 1. p. III42.
-
FERREIRA, J. A. ; RITTER, Elisabeth ; ROSSO, T. C. ; GIORDANO, Gandhi ; CAMPOS, Juacyara Carbonelli . Treatment of Landfill Leachate using Biologic Filter and Reed Bed Systems. In: Eighth International Waste Management and Landfill Symposium, 2001, S. Margherita di Pula. Proceedings of Eighth International Waste Management and Landfill Symposium. Cagliari: CISA, 2001. v. II. p. 241-247.
-
FERREIRA, J. A. ; RITTER, Elisabeth ; ROSSO, T. C. ; DIAS, Alexandre P. . Leachate Permeability Study of compacted Soil Barrier for Piraí's Sanitáry Landfill. In: Eighth International Waste Management and Landfill Symposium, 2001, S. Margherita di Pula. Proceedings of Eighth International Waste Management and Landfill Symposium. Cagliari: CISA, 2001. v. III. p. 143-148.
-
FERREIRA, J. A. . Gerenciamento e Destino Final de Resíduos de Serviços de Saúde. In: IX SIMPÓSIO LUSO-BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 2000, Porto Seguro. CD-ROM - Trabalhos Técnicos Completos do IX Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Rio de Janeiro: ABES - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2000. v. 1. p. IV083.
-
FERREIRA, J. A. ; RITTER, Elisabeth . Viability of Sanitary Landfills for Municipalities of Small and Medium Size in developing Countries - A brazilian experience. In: International Symposium on Sanitary and Environmental Enginnering, 2000, Trento. Proceedings of International Symposium on Sanitary and Environmental Enginnering, 2000. v. 3. p. 131-136.
-
FERREIRA, J. A. ; RITTER, Elisabeth . Viability of Sanitary Landfills for Municipalities of Small and Medium Size in developing Countries - A brazilian experience. In: International Symposium on Sanitary and Environmental Enginnering, 2000, Trento. CD-ROM - Proceedings of International Symposium on Sanitary and Environmental Enginnering, 2000. v. 1. p. 131-136.
-
FERREIRA, J. A. . Melhoria Contínua da Limpeza Urbana. In: 20º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 1999, Rio de Janeiro. CD-ROM - Trabalhos técnicos Completos do 20º Congresso de Engenharia Sanitária e Ambiental. Rio de Janeiro: ABES, 1999.
-
FERREIRA, J. A. . Lixo Domiciliar e Hospitalar: Semelhanças e Diferenças. In: 20ºCongresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 1999, Rio de Janeiro. CD-ROM - Trabalhos Técnicos Completos do 20º do Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Rio de Janeiro: ABES, 1999. v. 1.
-
FERREIRA, J. A. ; A.T. . Hospital Differentiate Waste Management - Needed or Not?. In: Proceeding of the Fourteenth International Conference on Solid Waste Management, 1998, Philadelphia, 1998. v. 01. p. 10C1-10C6.
-
FERREIRA, J. A. ; CANTANHEDE, A. . Research Project of Codisposal of Heavy Metal Wastes and Municpal Wastes. In: Second International Landfill Symposium, 1989, Porto Conte. Proceedings of Second International Landfill Symposium, 1989. v. IV. p. 1-17.
-
FERREIRA, J. A. ; CANTANHEDE, A. . Codisposição de Resíduos Perigosos. In: 15º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 1989, Belém. Anais do 15º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Rio de Janeiro: ABES, 1989. v. II. p. 557-559.
-
CANTANHEDE, A. ; FERREIRA, J. A. ; AMARAL, G. C. . Projeto para Tratamento e Disposição de Resíduos Industriais. In: 14ºCongresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 1987, São Paulo. Anais do 14ºCongresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Rio de Janeiro: ABES, 1987. v. 2. p. 277-309.
-
FERREIRA, J. A. ; FIGUEIREDO, J. C. . Estudo de Otimização do Sistema Origem-Destino da Coleta Domiciliar da COMLURB. In: XVI Congreso Interamericano de Ingenieria Sanitária y Ambiental, 1978, Santo Domingo. Trabalho editado pela COMLURB. Rio de Janeiro: COMLURB, 1978. v. 1. p. 1-50.
-
FERREIRA, J. R. A. ; FERREIRA, J. A. ; VERAS, O. D. F. . Sistema de Controle de Operação de Coleta. In: XV Congreso Interamericano de Ingenieria Sanitária y Ambiental, 1976, Buenos Aires. Trabalho publicado pela COMLURB. Rio de Janeiro: COMLURB, 1976. v. 1. p. 1-40.
-
LUZ, F. X. R. ; FERREIRA, J. A. ; ZULAUF, W. E. . Resíduos Sólidos em Áreas Metropolitanas - Comunicação ao VII Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária. In: VII Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária, 1973, Salvador. Trabalho impresso pela GEGRAN. São Paulo: Grupo Executivo da Grande São Paulo -GEGRAN, 1973. v. 1. p. 1-102.
-
ARAUJO, G. P. ; ROSA, V. P. B. ; ARGOLO, A. S. ; FELIX, L. C. ; SILVA, G. G. M. ; VENDRAMEL, S. M. R. ; FERREIRA, J. A. ; RITTER, Elisabeth ; BILA, D. M. . Avaliação da ecotoxicidade e estrogenicidade de lixiviados de resíduos sólidos urbanos do estado do Rio de Janeiro. In: XV Congresso Brasileiro de Ecotoxicicdade, 2018, Aracaju. Anais do XV Congresso Brasileiro de Ecotoxicicdade. Aracaju: Ecotox 2018, 2018. v. unico. p. 666-668.
-
MANNARINO, Camille Ferreira ; MAGALHAES, D. P. ; MOREIRA, Josino Costa ; ARIAS, A. R. L. ; FERREIRA, J. A. . Ensaios Ecotoxicológicos para Avaliação do Tratamento Combinado de Lixiviado de Aterro de Resíduos Sólidos Urbanos em Estação de Tratamento de Esgotos. In: XV Congresso Brasileiro de Toxicologia, 2007, Buziois - RJ. Revista Brasileira de Toxicologia. São Paulo: Sociedade Brasileira de Toxicologia, 2007. v. 20. p. 186-186.
-
MANNARINO, Camille Ferreira ; MAGALHAES, D. P. ; MOREIRA, Josino Costa ; ARIAS, A. R. L. ; FERREIRA, J. A. . Avaliação do Tratamento Combinado de Lixiviado de Aterro de Resíduos Sólidos Urbanos em Estação de Tratamento de Esgotos Usando Ensaios Ecotoxixológicos. In: ECOTOX - X Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, 2008, Bento Gonçalves. ECOTOX - RESUMOS - X Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia. São Paulo: SETAC- BRASIL, 2008. v. 1. p. 213-213.
-
GOBBI, Almir José Diogo ; RITTER, Elisabeth ; FERREIRA, J. A. . A Redução, Reutilização, Reciclagem e Reaproveitamento Enegético de Pneus Inservíveis. In: XI Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2004, Natal. XI SILUBESA - Resumo dos Trabalhos Técnicos. Natal/Rio de Janeiro: ABES, 2004. v. 1. p. 235-235.
-
MANNARINO, Camille Ferreira ; CAMPOS, Juacyara Carbonelli ; FERREIRA, J. A. ; RITTER, Elisabeth . Utilização de Wetland Sub-Superficial no Tratamento de Efluente de Estação de Tratamento de Chorume por Lodos Ativados. In: XI Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2004, Natal. XI SILUBESA - Resumo dos Trabalhos Técnicos. Natal/Rio de Janeiro: ABES, 2004. v. 1. p. 111-112.
-
SILVA, Carlos Augusto M da Costa e ; CAMPOS, Juacyara Carbonelli ; FERREIRA, J. A. ; HENRIQUES, André Luiz Moreira ; QUINTÃES, Bianca Ramalho ; PASTURA, Claudio de Poly ; SANTOS, Fernanda de Menezes . Caracterização Microbiológica de Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde e Resíduos Sólidos Urbanos. In: Congresso Brasileiro de Ciêincia e Tecnologia em Resíduos e Desenvolvimento Sustentável, 2004, Florianópolis. Livro de Resumos - ICTR 2004. Florianópolis: ICTR, 2004. v. 1. p. 92-92.
-
FERREIRA, J. A. ; PIRES, José Carlos de Araújo ; GIORDANO, Gandhi ; CAMPOS, Juacyara Carbonelli ; RITTER, Elisabeth ; MANNARINO, Camille Ferreira . Landfill Leachate Treatment using Wetland and Irrigation, an Experiment at Gramachos'Metropolitan Landfill, Rio de Janeiro, Brazil. In: Sardinia 2003 - Ninth International Waste Management and Landfill Symposium, 2003, Cagliari. Proceedings - Abstracts of Sardinia 2003 - Ninth International Waste Management and Landfill Symposium. Cagliari: CISA - Environmental Sanitary Engineering Center, 2003. v. 1. p. 604-604.
-
ROSSO, Thereza Christina de Almeida ; FERREIRA, J. A. ; DIAS, Alexandre P. ; MACEDO, Maria Luisa R ; PEREIRA, Sandro Eduardo Marschhausen . Solid Waste Management: A Computational Modeling Aplication. In: Sardinia 2003 - Ninth International Waste Management and Landfill Symposium, 2003, Cagliari. Proceedings - Abstracts of Sardinia 2003 - Ninth International Waste Management and Landfill Symposium. Cagliari: CISA - Environmental Sanitary Engineering Center, 2003. v. 1. p. 558-559.
-
FERREIRA, J. A. ; CAMPOS, Juacyara Carbonelli ; RITTER, Elisabeth ; GIORDANO, Gandhi ; MANNARINO, Camille Ferreira . Eficiência Global do Tratamento de Chborume do Aterro Sanitário de Piraí - RJ. In: 22º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2003, Joinville. 22º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental - Resumo dos Trabalhos Técnicos. Joinville/Rio de Janeiro: ABES, 2003. v. 1. p. 368-369.
-
NASCIMENTO, Valéria Borba Do ; CYNAMON, Szachna Eliasz ; FERREIRA, J. A. . Estudo de Caso: Análise da Remediação Ambiental do Aterro Metropolitano de Gramacho - Rj. In: 22º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2003, Joinville. 22º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental - Resumo dos Trabalhos Técnicos. Joinville / Rio de Janeiro: ABES, 2003. v. 1. p. 388-388.
-
CAMPOS, Juacyara Carbonelli ; FERREIRA, J. A. ; RITTER, Elisabeth ; MANNARINO, Camille Ferreira . Filtro Biológico Aeróbio - Resultados no Tratamento do Chorume do Aterro Sanitário de Piraí - Rj. In: 22º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2003, Joinville. 22º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental - Resumo dos Trabalhos Técnicos. Joinville / Rio deJaneiro: ABES, 2003. v. 1. p. 162-163.
-
PIRES, José Carlos de Araújo ; FERREIRA, J. A. ; RITTER, Elisabeth ; CAMPOS, Juacyara Carbonelli ; MANNARINO, Camille Ferreira . Projeto Experimental de Tratamento do Chorume Produzido no Aterro Metropolitano de Gramacho Através de Wetland. In: 22º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2003, Joinville. 22º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Joinville / Rio de Janeiro: ABES, 2003. v. 1. p. 162-162.
-
FERREIRA, J. A. ; CAMPOS, Juacyara Carbonelli ; RITTER, Elisabeth ; MANNARINO, Camille Ferreira . Wetland: Resultados no Tratamento do Chorume do Aterro Sanitário de Piraí - Rj. In: 22º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2003, Joinville. 22º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental - Resumo dos Trabalhos Técnicos. Joinville / Rio de Janeiro: ABES, 2003. v. 1. p. 161-161.
-
FERREIRA, J. A. . III - 016 - A Coleta de Resíduos Urbanos e os Riscos para a Saúde dos Trabalhadores. In: VI Simpósio Ítalo Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2002, Vitória. VI SIBESA - Resumo dos Trabalhos Técnicos. Rio de Janeiro: ABES, 2002. v. 1. p. 85-86.
-
RITTER, Elisabeth ; FERREIRA, J. A. ; DIAS, Alexandre P. ; SILVA, A. A. D. . III - 023 - Avaliação da Permeabilidade da Barreira de Proteção da Fundação do Aterro Sanitário de Piraí. In: VI Simpósio Ítalo Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2002, Vitória. VI SIBESA - Resumo dos Trabalhos Técnicos. Rio de Janeiro: ABES, 2002. v. 1. p. 87-87.
-
CAMPOS, Juacyara Carbonelli ; FERREIRA, J. A. ; MANNARINO, Camille Ferreira ; SILVA, H. R. ; BORBA, S. M. P. . III - 019 - Tratamento do Chorume do Aterro Sanitário de Piraí (RJ) Utilizando Wetlands. In: VI Simpósio Ítalo Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2002, Vitória. VI SIBESA - Resumo dos TRabalhos Técnicos. Rio de Janeiro: ABES, 2002. v. 1. p. 194-195.
-
BORBA, S. M. P. ; FERREIRA, J. A. . Sistema de Tratamento de Chorume de Aterro Sanitário para Pequenos e Médios Municípios. In: 11ª Semana de Iniciação Científica da UERJ, 2002, Rio de Janeiro. 11ª Semana de Iniciação Científica da UERJ - Livro de Resumos. Rio de Janeiro: UERJ, 2002. v. 1. p. 352-353.
-
ROSSO, Thereza Christina de Almeida ; FERREIRA, J. A. ; MACEDO, Maria Luisa R ; PEREIRA, Sandro Eduardo Marschhausen ; MENDEL JR., Alceu P. . Aplicação da Modelagem Computacional ao Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos. In: 10º Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2002, Braga. Comunicações (resumos) 10º Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Braga: Associação Portuguesa para Estudos de Saneamento Básico/Ass. Portuguesa de Recursos Hídricos, 2002. v. 1. p. 121-121.
-
SCLEBIN, M. A. ; FERREIRA, J. A. . Gerenciamento de Resíduos Sólidos Hospitalares. In: 10ª Semana de Iniciação Científica da UERJ, 2001, Rio de Janeiro. Livro de Resumos da 10ª Semana de Inciação Científica da UERJ. Rio de Janeiro: UERJ, 2001. v. 1. p. 407-407.
-
FERREIRA, J. A. ; MANNARINO, Camille Ferreira ; SA, A. C. F. . Técnicas de Tratamento de Chorume para Municípios de Pequeno e Médio Porte. In: 10ª Semana de Iniciação Científica da UERJ, 2001, Rio de Janeiro. Livro de Resumos da 10ª Semana de Iniciação Científica da UERJ. Rio de Janeiro: UERJ, 2001. v. 1. p. 408-408.
-
ROSSO, T. C. ; FERREIRA, J. A. ; SILVA, H. R. ; MENDEL JR., Alceu P. . O Uso de Software de Planejamento Territorial Aplicado à Gestão de Resíduos Sólidos - Estudo de Caso no Município de Piraí. In: 21º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2001, João Pessoa. Anais do 21º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental - Resumo dos Trabalhos Técnicos. Rio de Janeiro: ABES, 2001. v. 1. p. 320-320.
-
CUSSIOL, N. A. M. ; LANGE, Liséte Celina ; FERREIRA, J. A. . Otimização do Gerenciamento Intra-Hospitalar dos Resíduos de Serviços de Saúde de um Hospital Pediátrico. In: 21º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2001, João Pessoa. Anais do 21º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental - Resumo dos Trabalhos Técnicos. Rio de Janeiro: ABES, 2001. v. 1. p. 204-204.
-
FERREIRA, J. A. . Processo de Trabalho da Coleta Domiciliar e Hospitalar - Estudo de Caso no Município do Rio de Janeiro. In: 21º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2001, João Pessoa. Anais do 21º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental - Resumo dos Trabalhos Técnicos. Rio de Janeiro: ABES, 2001. v. 1. p. 424-424.
-
CUSSIOL, N. A. M. ; LANGE, Liséte Celina ; FERREIRA, J. A. . Taxa de Geração de Resíduos de Serviços de Saúde em Um Hospital Pediátrico. In: 21º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2001, João Pessoa. Anais do 21º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental - Resumo dos Trabalhos Técnicos. Rio de Janeiro: ABES, 2001. v. 1. p. 205-205.
-
FERREIRA, J. A. ; GIORDANO, Gandhi ; RITTER, Elisabeth ; ROSSO, T. C. ; CAMPOS, Juacyara Carbonelli ; LIMA, P. Z. M. . Uma Revisão das Técnicas de Tratamento de Tratamento de Chorume e a Realidade do Estado do Rio de Janeiro. In: 21º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2001, João Pessoa. Anais do 21º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental - Resumo dos Trabalhos Técnicos. Rio de Janeiro: ABES, 2001. v. 1. p. 231-231.
-
VARGAS, Adriana Brasil ; FERREIRA, J. A. . Resíduos Sólidos Hospitalares. In: 9ª Semana de Iniciação Científica da UERJ, 2000, Rio de Janeiro. Livro de Resumos da 9ª Semana de Iniciação Científica da UERJ. Rio de Janeiro: UERJ, 2000. v. 1. p. 396-396.
-
FERREIRA, J. A. . Gerenciamento e Destino Final de Resíduos de Serviços de Saúde. In: IX SIMPÓSIO LUSO-BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 2000, Porto Seguro. Resumo dos Trabalhos do IX SIMPÓSIO LUSO-BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL. Rio de Janeiro: ABES, 2000. v. 1. p. 137-137.
-
FERREIRA, J. A. . Lixo Domiciliar e Hospitalar: Semelhanças e Diferenças. In: 20ºCongresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 1999, Rio de Janeiro. Resumo dos Trabalhos Técnicos do 20ºCongresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Rio de Janeiro: ABES, 1999. v. 1. p. 154-154.
-
FERREIRA, J. A. . Melhoria Contínua da Limpeza Urbana. In: 20º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 1999, Rio de Janeiro. Resumo dos Trabalhos Técnicos do 20º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Rio de Janeiro: ABES, 1999. p. 154-154.
-
BREDER, Marcio da Silva ; PARENTE, Christina de Souza ; LIMA, Gustavo de Souza ; FERREIRA, J. A. . Gerenciamento de Resíduos Sólidos Hospitalares. In: 8ª Semana de Iniciação Científica da UERJ, 1999, Rio de Janeiro. Livro de Resumos da 8ª Semana de Iniciação Científica da UERJ. Rio de Janeiro: UERJ, 1999. v. 1. p. 543-543.
-
ANJOS, L. A. ; FERREIRA, J. A. ; A.R. ; C.M. ; M.C. ; M.O. . Avaliação da Carga Fisiológica de Trabalho na Legislação Brasileira deve ser Revista!. In: IV Congresso brasileiro de Epidemilogia - EPIRIO - 98, 1998, Rio de Janeiro. Livro de Resumos do IV Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 1998. v. 01. p. 69.
-
ANJOS, L. A. ; FERREIRA, J. A. ; A.R. ; C.M. ; M.C. ; M.O. ; W.O. . Heart Rate and Energy Expenditure during Work as an Indicator of Workload and Energy Needs in Garbage Collectors of Rio de Janeiro, Brazil. In: 16 th International Congress of Nutrition, 1997, Montreal. Livro de Resumos do 16 th International Congress of Nutrition, 1997. v. 01. p. 108.
-
FERREIRA, J. A. . Resíduos Sólidos e Lixo Hospitalar: Uma Discussão Ética. In: III Jornada Científica de Pós-Graduação da FIOCRUZ, 1996, Rio de Janeiro. Livro de Resumos dos Trabalhos Técnicos da III Jornada Científica de Pós-Graduação da FIOCRUZ, 1996. v. 01. p. 15.
-
ANDRETTI, F. V. ; FERREIRA JA ; MANNARINO, Camille Ferreira . Análise da Aplicabilidade da Portaria 557 do Ministério das Cidades em Estudos de Viabilidade Técnico-econômica para Incineração com Recuperação Energética de RSU no Brasil. Engenharia Sanitaria e Ambiental , 2021.
-
FERREIRA, JOAO ALBERTO . Coleta Seletiva: realidade e mitos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Ferreira, João Alberto . Desafios dos Municípios de Pequeno Porte Frente à Inmplantação da PNRS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERREIRA, J. A. . Tratamento Combinado de Lixiviados de Aterros Sanitários em Estações de Tratamento de Esgotos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERREIRA, J. A. . Tratamento Combinado de Lixiviados de Aterros Sanitários em ETES. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERREIRA, J. A. . Resíduos Domiciliares e de Serviços de Saúde: Os Desafios da Gestão. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERREIRA, J. A. . Lixo: Um desafio do século XXI. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERREIRA, J. A. . Gestão Integrada de Resíduos Sólidos na Perspectiva da Inclusão Social. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERREIRA, J. A. . Resíduos de Serviços de Saúde: Mitos, Implicações e Aspectos Legais. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERREIRA, J. A. . O Homem e o Meio Ambiente. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERREIRA, J. A. . RSS - Resolução CONAMA 358 e Resolução ANVISA 306. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERREIRA, J. A. . Resíduos da Construção Civil - A Resolução CONAMA 307. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERREIRA, J. A. . Resíduos Sólidos, Parceria Município-Universidade: O Caso de Niterói. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERREIRA, J. A. . Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos e RSS. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERREIRA, J. A. . Aterro de Pequeno Porte e Médio Porte: O Caso de Piraí - RJ. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FERREIRA, J. A. . Tratamento de Chorume Inovações. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FERREIRA, J. A. . ANVISA X CONAMA - Gerenciamento dos Resíduos Sólidos dos Serviços de Saúde: Classificação, Acondicionamento, Armazenamento, Coleta, Transporte e Destino Final. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FERREIRA, J. A. . Aterro de Pequeno e Médio Porte: O Caso de Piraí-RJ. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERREIRA, J. A. . Gestão de Resíduos de Serviços de Saúde. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERREIRA, J. A. . Aterro de Pequeno e Médio Porte: O Caso de Piraí - RJ. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERREIRA, J. A. . Lixo Hospitalar e Domiciliar: Semelhanças e Diferenças. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERREIRA, J. A. . Gestão de Resíduos Recicláveis em Campi Universitários. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERREIRA, J. A. . Resíduos de Serviços de Saúde. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERREIRA, J. A. . Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERREIRA, J. A. . A Coleta de Resíduos Urbanos e os Riscos para a Saúde dos Trabalhadores. 2002. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
FERREIRA, J. A. . Treatment of Landfill Leachate using Biologic Filter and Reed Bed Systems. 2001. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
FERREIRA, J. A. . Destino Final de Resíduos Sólidos. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERREIRA, J. A. . Gestão Integrada de Resíduos Sölidos. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FERREIRA, J. A. . Gerenciamento e Descartes de Resíduos. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERREIRA, J. A. . Uma Revisão das Técnicas de Tratamento de Chorume e a Realidade do Estado do Rio de Janeiro. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FERREIRA, J. A. . Gerenciamento de Destino Final de Resíduos de Serviços de Saúde. 2000. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
FERREIRA, J. A. . Viability of Sanitary Landfills for Municipalities of Small and Medium Size in Developing Countries. 2000. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
FERREIRA, J. A. . Destino Final de Resíduos Sólidos em Cidades de Pequeno e Médio Porte. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERREIRA, J. A. . Melhoria Contínua da Limpeza Urbana. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FERREIRA, J. A. . Gerenciamento e Descarte de Resíduos. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERREIRA, J. A. . Impacto dos Resíduos Químicos dos Serviços de Saúde no Meio Ambiente. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERREIRA, J. A. . Resíduos Sólidos nas Comunidades. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERREIRA, J. A. . Gerenciamento dos Resíduos Sólidos Urbanos e os Impactos na Saúde Pública e no Meio Ambiente. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERREIRA, J. A. . Gestão de Resíduos Sólidos. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERREIRA, J. A. . O Lixo e o Planeta. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERREIRA, J. A. . Lixo Domiciliar e Hospitlar: Semelhanças e Diferenças. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FERREIRA, J. A. . Melhoria Contínua da Limpeza Urbana. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FERREIRA, J. A. . Resíduos Sólidos. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERREIRA, J. A. . Resíduos Sólidos - Desafio da Atualidade. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERREIRA, J. A. ; SILVA, C. L. P. ; TAMBELLINI, A. T. . Lixo Hospitalar: O risco para o vírus da hepatite B é maior que o do lixo domiciliar?. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FERREIRA, J. A. . Hospital Differentiate Waste Management - Needed or Not?. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FERREIRA, J. A. . Resíduos Sólidos Urbanos, Industrias, Hospitalares e Radioativos. 1997. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FERREIRA, J. A. . Lixo Hospitalar. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERREIRA, J. A. . Resíduos Sólidos Hospitalar - Uma Discussão Ética. 1996. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FERREIRA, J. A. . Dimensionamento de Coleta de Lixo. 1995. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FERREIRA, J. A. . Gerenciamento e Descarte de Resíduos de Laboratório. 1995. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FERREIRA, J. A. . Incineração de Resíduos. 1995. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FERREIRA, J. A. . Poluição do Ar, Água e Lixo. 1995. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FERREIRA, J. A. . Resíduos de Serviços de Saúde. 1995. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FERREIRA, J. A. . Lixo Hospitalar ou Médical Waste :Uma Opção Ética. 1994. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CUSSIOL, N. A. M. ; LANGE, Liséte Celina ; FERREIRA, J. A. . Riscos Ocupacionais dos Resíduos dos Serviços de Saúde 2000 (Poster).
Outras produções
Ferreira JA . Estudo da Influencia do Despejo de Percolado de Aterro Sanitário de Sapucaia (RJ) na Eficiência da ETE de Sapucaia para Tratamento Combinado. 2020.
FERREIRA, J. A. . Assessoria na reformulação do aterro sanitário de Piraí. 2010.
FERREIRA, J. A. . Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos. 2009.
FERREIRA, J. A. . Adequação do Aterro Sanitário de Piraí para Renovação da Licença de Operação. 2007.
FERREIRA, J. A. ; SISINNO, Cristina Lucia Silveira ; RITTER, Elisabeth ; MANNARINO, Camille Ferreira . Relatório Ambiental Simplificado - RAS do Aterro Sanitário de Macuco. 2006.
FERREIRA, J. A. ; EIGENHEER, Emilio ; ADLER, Roberto Rinder . Assessoria para a Companhia de Limpeza Urbana de Niterói. 2006.
RITTER, Elisabeth ; FERREIRA, J. A. . Destino Final dos Resíduos de Sapucaia - RJ. 2006.
FERREIRA, J. A. . Reformulação da Limpeza Urbana do Município de Piraí. 2001.
FERREIRA, J. A. ; PIRES, José Carlos de Araújo ; RITTER, Elisabeth ; SISINNO, Cristina Lucia Silveira . Estudo do Impacto Ambiental do Aterro de Piraí. 1999.
FERREIRA, J. A. ; PIRES, José Carlos de Araújo ; RITTER, Elisabeth ; SISINNO, Cristina Lucia Silveira . Relatório de Impacto Ambiental do Aterro Sanitário de Piraí. 1999.
ROSSO, T. C. ; FERREIRA, J. A. ; AZEVDO, L. H. A. ; MACEDO, Maria Luisa R . SISPLAMTE - Versão Resíduos Sólidos. 2001.
FERREIRA, J. A. ; PIRES, José Carlos de Araújo ; RITTER, Elisabeth ; MANNARINO, Camille Ferreira . Projeto do Aterro Sanitário de Macuco - RJ. 2009.
FERREIRA, J. A. ; RITTER, Elisabeth ; VENTURA, Marcus Antonio . Projeto Aterro Sanitário do Município de Mangaratiba. 2009.
FERREIRA, J. A. ; EIGENHEER, Emilio ; ADLER, Roberto Rinder ; CANTANHEDE, A. . Gestão Integrada de Resíduos Sóldos na Região Metropolitana do Rio de Janeiro - Plano Diretor. 2008.
FERREIRA, J. A. ; RITTER, Elisabeth ; CAMPOS, Juacyara Carbonelli . Monitoramento Ambiental do Aterro de Salvaterro em Juiz de Fora - MG. 2006.
FERREIRA, J. A. . Parecer sobre o projeto de Aterro Sanitário de Volta Redonda - RJ. 2003.
FERREIRA, J. A. ; RITTER, Elisabeth ; ROSSO, T. C. ; GIORDANO, Gandhi ; CAMPOS, Juacyara Carbonelli ; DIAS, Alexandre P. ; SILVA, H. R. ; LIMA, P. Z. M. ; MENDEL JUNIOR, A. P. ; SA, A. C. F. ; SILVA, A. A. D. ; MANNARINO, Camille Ferreira . Levantamento Inicial de Dados de Campo: Preparação para a Caracterização do Solo Utilizado no Aterro de Piraí e do Chorume Produzido no Referido Aterro e Ensaios de Laboratório. 2001.
FERREIRA, J. A. ; RITTER, Elisabeth ; MAHLER, C. ; ALMEIDA, M. S. ; BARBOSA, M. C. ; ARARUNA JR, J. T. ; COSTA, A. C. A. ; RUSSO, C. ; GIORDANO, Gandhi ; GOMES, A. S. ; FIGUEIREDO, A. G. ; ROMEIRO, G. A. ; CRAPEZ, M. A. C. . Avaliação Técnico Científica das Condições Presentes de Funcionamento do Complexo Industrial REDUC-DTSE e suas Implicações Ambientais - Sub-tema: Resíduos Sólidos. 2000.
FERREIRA, J. A. ; RITTER, Elisabeth ; ROSSO, T. C. ; GIORDANO, Gandhi ; CAMPOS, Juacyara Carbonelli ; MANNARINO, Camille Ferreira ; DIAS, Alexandre P. ; SILVA, A. A. D. ; FREITAS, A. C. ; MENDEL JUNIOR, A. P. ; SAMPAIO, C. T. D. ; SILVA, H. R. ; MANZANO, M. F. D. . Uma Visão sobre Técnicas de tratamento de Chorume e Relatos de Casos no Estado do Rio de Janeiro. 2000.
FERREIRA, J. A. ; ROSSO, T. C. ; RITTER, Elisabeth ; CAMPOS, Juacyara Carbonelli ; GIORDANO, Gandhi ; LIMA, P. Z. M. ; DIAS, Alexandre P. ; SILVA, H. R. ; SILVA, A. A. D. ; MENDEL JR., Alceu P. ; MANNARINO, Camille Ferreira ; SA, A. C. F. . Relatório Sócio Ambiental do Munciípio de Piraí. 2000.
FERREIRA, J. A. ; PIRES, José Carlos de Araújo . Projeto Executivo de Aterro Sanitário de Pírai. 1998.
FERREIRA, J. A. . Projeto Executivo do Aterro Sanitário de Macaé. 1996.
ANJOS, L. A. ; BARROS, A. A. ; FERREIRA, J. A. ; OLIVEIRA, T. C. E. ; SEVERINO, K. C. ; SILVA, M. O. E. ; WAISSMANN, W. . Gasto Energético e Carga Fisiológica de Trabalho em Coletores de Lixo Domiciliar no Rio de Janeiro: Um Estudo Piloto. 1995.
FERREIRA, J. A. . Projeto de Limpeza do Centro Previdenciário de Niteroi. 1995.
FERREIRA, J. A. . Situação dos Aterros Sanitários no Rio de Janeiro. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FERREIRA, J. A. . Lixo na Baia de Guanabara. 2003. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Ferreira, João Alberto . Gestão de Resíudos Sólidos. 2010. .
FERREIRA, J. A. . Tecnologias de Tratamento e Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. 2010. .
FERREIRA, J. A. ; FERNANDES, Fernando . Oficina de Treinamento do PROSAB: Tecnologias de Tratamento de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. 2009. .
FERREIRA, J. A. . Resíduos de Laboratórios. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
FERREIRA, J. A. . Aterros sanitários em Valas - Alternativa para a disposição de Resíduos Sólidos. 1999. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
FERREIRA, J. A. . Aterro Sanitário - Alternativa para a Disposição de Resíduos Sólidos. 1999. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
FERREIRA, J. A. . Resíduos Sólidos nas Comunidades. 1999. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
FERREIRA, J. A. . Resíduos de Laboratórios. 2000 (Curso pela Internet) .
Projetos de pesquisa
-
2021 - Atual
Tratamento de Lixiviados de Aterros Sanitários no Estado do Rio de Janeiro: Eficiência dos Processos Utilizados, Descrição: Avaliar a performance dos tratamentos de lixiviados utilizados nos aterros sanitários em operação no Estado do Rio de Janeiro, a partir de dados secundários do programa de autocontrole do órgão ambiental do estado nos últimos dez anos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: João Alberto Ferreira - Coordenador / Daniele Maia Bila - Integrante / Flávia Glória de Lemos Silva - Integrante., Número de orientações: 1
-
2020 - Atual
Analise do Ciclo de Vida de Resíduos de Madeira da Indústria Moveleira do Rio de Janeiro, Descrição: Caracterizar por meio de Avaliação de Ciclo de Vida os impactos ambientais das diferentes rotas tecnológicas de disposição dos resíduos de madeiras gerados pelas indústrias moveleiras no estado do Rio de Janeiro. A caracterização será feita a partir de um estudo de caso em indústrias do polo moveleiro do município de Petrópolis. 1.1.1 Objetivos específicos A partir da metodologia de ACV será possível: Avaliar e Identificar através da Análise de Ciclo de Vida, de industrias do polo moveleiro de Petrópolis-RJ quais os principais impactos advindos dos resíduos de madeira gerados na indústria moveleira. Através da ACV Identificar as tecnologias e práticas que resultem em um menor impacto ambiental. Identificar oportunidades e barreiras de aplicação das tecnologias de menor impacto ambiental. Identificar as oportunidades e barreiras da aplicação de ACV na indústria moveleira.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: João Alberto Ferreira - Coordenador / Ana Ghislane Henriques Van Elk - Integrante / Izabela de Almeida Simões - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2019 - Atual
AVALIAÇÃO DE EMISSÕES E DE TÉCNICAS DE REMEDIAÇÃO DE SOLOS CONTAMINADOS POR PETRÓLEO BRUTO., Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Elisabeth Ritter em 22/05/2019., Descrição: A indústria de petróleo, durante os processos de exploração, produção, transporte, refino, petroquímica e comercialização dos seus derivados, consome grandes quantidades de recursos naturais e geram uma série de impactos ao meio ambiente. Apesar da maior produção das reservas no mar (offshore), existe atualmente 192 blocos exploratórios em terra (onshore) sob concessão no Brasil, dos quais 75% se encontram na Região Nordeste. Atualmente, inúmeras pesquisas relacionadas à remediação de áreas atingidas por acidentes envolvendo petróleo e seus derivados são realizadas, com a finalidade de restaurar a qualidade dos solos atingidos. Ao longo da vida produtiva de um campo de petróleo ocorre geralmente a produção simultânea de gás, óleo, água e impurezas. Esta água de formação (água produzida) presente no petróleo bruto possui altos teores de sais dissolvidos, sendo, em média, três a quatro vezes superiores aos normalmente existentes na água do mar (35g/L). Solos contaminados por óleo bruto sofrem grande influência da salinidade sendo necessários estudos, que tragam clareza para a interação petróleo-solo e para os processos envolvidos na remediação destas áreas. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa é compreender a contaminação do solo por petróleo bruto, com solo tropical areno-silto-argiloso, e avaliar as tecnologias de remediação para o tratamento do mesmo. Serão realizados ensaios de coluna, para avaliação da interação solo-petróleo bruto (emulsão de petróleo mais água produzida), com diferentes teores de salinidade. Posteriormente, serão realizados testes de remediação, utilizando microespumas de surfactantes (foams) e nanotecnologia com o uso da quitosana estruturada, em laboratório, para avaliação destas tecnologias e suas emissões de COVs, de forma a propor alternativas para o tratamento destes solos. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: João Alberto Ferreira - Integrante / Elisabeth Ritter - Coordenador / Eduardo Monteiro Martins - Integrante / Fabiana Pereira Coelho - Integrante / Thaynara Santana Rabelo - Integrante.
-
2019 - Atual
Tratamento de Efluente de Lagoa Aerada de Lixiviado de Aterro Sanitário através Irrigação em Área Plantada com Capim Vetiver (CHRYSSOPOGON ZIZANIOIDES) ? Experimento de Campo., Descrição: O experimento de tratamento de lixiviado, com capim vetiver será realizado no Aterro Sanitário do Município de Macaé / Rio de Janeiro, operado pela empresa Construtora Zadar Ltda. Atualmente o aterro recebe aproximadamente 400 ton/dia de resíduos sólidos urbanos. A geração de lixiviado está na ordem de 100 m³/dia. Será construída uma unidade de campo com 1.000 m² de área (20 m x 50 m) em um platô separado da área de operação do aterro. Será realizada escavação da área com 1,20 m de profundidade conformando uma célula. Será então feito um isolamento, com manta sintética de PEAD de 1,5 mm de espessura, de forma a assegurar o controle do experimento. Na base será construído dreno com brita para coleta do líquido que percolar da irrigação. Os drenos levarão o efluente até uma caixa de acumulação, de onde será destinado a uma das lagoas existentes. A célula será preenchida com terra novamente de forma a se ter uma área plantada com capim vetiver com cerca de 1,0 m de profundidade de terra, garantindo as condições para o crescimento das raízes da planta. Serão plantadas 6 mudas por m², num total de cerca de 6.000 mudas. A taxa de aplicação inicial foi definida a partir do experimento piloto realizado no aterro (2018-2019), e deverá estar em torno de 10 L/ d.m², totalizando cerca de 10 m³/dia de lixiviado irrigado. Após 1 ano de operação, em função dos resultados obtidos será feito um ajuste na taxa de aplicação visando obter uma redução do efluente, buscando que o mesmo seja quase zero.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (2) . , Integrantes: João Alberto Ferreira - Coordenador / Elisabeth Ritter - Integrante / Daniele Maia Bila - Integrante / Karine Atayde Mahon Rossi - Integrante / Flávia Gloria Lemos da Silva - Integrante / Débora Magdalão dos Santos - Integrante., Número de orientações: 1
-
2019 - Atual
AVALIAÇÃO DE IMPACTOS NA SAÚDE HUMANA E AMBIENTAL DE LIXÕES ENCERRADOS: PROPOSTA DE NOVOS MÉTODOS PARA MONITORAMENTO, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Camille Ferreira Mannarino em 14/05/2019., Descrição: O projeto se propõe a determinar de impactos à saúde e ao ambiente por lixões encerrados, com o uso de novos métodos de avaliação de contaminação de águas superficiais e subterrâneas, do solo e do ar.. Situação. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (4) . , Integrantes: João Alberto Ferreira - Integrante / Elisabeth Ritter - Integrante / Camille Ferreira Mannarino - Coordenador / Josino Costa Moreira - Integrante / Daniele Maia Bila - Integrante / Louise da Cruz Felix - Integrante / Fábio Veríssimo Correia - Integrante / Rubem Figueiredo Sadock Mena Barreto - Integrante / Enrico Mendes Saggiori - Integrante / Marize Pereira Miagostovich - Integrante / Rachel Ann Hauser-Davis - Integrante / Sidney Fernandes Sales Junior - Integrante / Natália Maria Lanzarini - Integrante / Giselle Gomes Moreira da Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação Nacional de Saúde - Presidência - Auxílio financeiro.
-
2017 - 2021
ESTUDO DA VIABILIDADE TÉCNICA, ECONÔMICA E AMBIENTAL SOBRE A IMPLANTAÇÃO SIMULADA DE UM INCINERADOR DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, Descrição: As formas atuais mais utilizadas no mundo, no tratamento e disposição dos RSU são a incineração e o aterro sanitário. Contudo, enquanto a incineração com recuperaçao energética cresce nos países desenvolvidos, nos em desenvolvimento, ela praticamente inexiste. Custos de investimentos e operação elevados, ausência de capacitação técnica, questões de ordem cultural e conflito de concepção entre reciclagem e aproveitamento energético, podem ser elencados entre os quesitos para a não utilização da incineração de RSU em diversos países. A PNRS estabelece a redução da disposição de resíduos em aterros sanitários, com o estabelecimento de práticas de recuperação e reciclagem de materiais dos RSU, compostagem dos resíduos orgânicos e recuperação energética. Realizar estudo sobre a viabilidade técnico-econômica de implantação de incineradores de RSU, considerando a melhor tecnologia utilizada na Europa ? mass burning ? com todos os requisitos de controle ambiental é oportuno e pode contribuir para a melhor compreensão sobre estes sistemas, suas especificidades e dificuldades a serem enfrentadas para eventual sucesso deste tipo de empreendimento no país, reduzindo o risco de aventuras, como vários exemplos já ocorridos na gestão de resíduos sólidos, com desperdício de recursos públicos e resultados negativos, particularmente nos aspectos de impactos ambientais e na saúde pública. O objetivo do projeto é estabelecer os principais elementos a serem considerados na realização de estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental, a partir da simulação de implantaçao de planta de incineração de RSU, com recuperação energética, no município do Rio de Janeiro. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: João Alberto Ferreira - Coordenador / Camille Ferreira Mannarino - Integrante / Fabricio Viana Andretti - Integrante / Barbara Cristina Cardozo - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1
-
2016 - Atual
Micropoluentes em Amostras Ambientais: Identificação, Avaliação da Atividade Estrogênica e Toxicidade., Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Daniele Maia Bila em 21/05/2019., Descrição: A presente proposta propõe uma abordagem ampla da problemática da presença dos micropoluentes em diferentes amostras ambientais (solo, águas superficiais e potável, lixiviado de resíduos sólidos urbanos, esgoto bruto e tratado e sedimentos), visando a identificação e quantificação de desreguladores endócrinos por técnicas cromatográficas e avaliação da atividade estrogênica por ensaio in vitro, bem como o estudo da remoção desses micropoluentes por processos de tratamento convencionais e avançados. Além disso, o uso das técnicas cromatográficas em conjunto com a avaliação da atividade estrogênica permitirá uma completa investigação da efetividade dos processos de tratamento na remoção dos poluentes investigados. Instituições de diversos países, recomendam pesquisas com a finalidade de monitorar a presença de micropoluentes no meio ambiente, com foco na identificação e quantificação de substâncias prioritárias por técnicas cromatográficas mais sensíveis e que não impliquem em custos excessivos, além da determinação de seus efeitos deletérios, dentre eles a desregulação endócrina. Os estudos servirão para subsidiar o estabelecimento de padrões de qualidade ambientais (águas superficiais e subterrâneas) e padrões de qualidade para águas de consumo humano e de reuso. Outro ponto de recomendação é o desenvolvimento de processos de tratamento de água para consumo humano e tratamento de águas residuárias que removam esses micropoluentes de forma mais eficiente. Entre essas instituições têm-se o Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) no Brasil (BRASIL, 2012) e a Comissão do Meio Ambiente do Parlamento Europeu na União Europeia (Diretiva 2013/39/EU, 2013). , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (4) / Doutorado: (2) . , Integrantes: João Alberto Ferreira - Integrante / Elisabeth Ritter - Integrante / Daniele Maia Bila - Coordenador / Carolina Gomes Moreira - Integrante / Gisele Gomes Moreira da Silva - Integrante / Danieli Lima da Cunha - Integrante / Ana Silvia Pereira Santos - Integrante / Ana GhislanePereira Van elk - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
-
2016 - Atual
Equipamentos multiusuários de cromatografia líquida e gasosa aplicados à pesquisa na UERJ sobre monitoramento e tratamento da poluição da água, ar e solo. Processo FAPERJ E-26/010.001474/2016, Descrição: Recursos para manutenção preventiva e corretiva de equipamentos de cromatografia em fase líquida e gasosa e espetrometria de massas para monitoramento, diagnóstico e desenvolvimento de tecnologias de tratamento da poluição e contaminação ambiental no Estado do Rio de Janeiro com foco em micropoluentes emergentes.... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: João Alberto Ferreira - Integrante / Elisabeth Ritter - Integrante / Daniele Maia Bila - Integrante / Marcia Marques Gomes - Coordenador / Eduardo Monteiro Martins - Integrante / Sergio Machao Corrêa - Integrante / Carlos Eduardo S. Canejo P. da Cunha - Integrante / Fabiana Pereira Coelho - Integrante / Thaynara Santana Rabello - Integrante / Cleonice Lucia BArbosa Mattos da Cruz - Integrante / Stella Melgaço de Oliveira Pinto - Integrante / Amanda alves Feitosa - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
-
2016 - Atual
Direito de Recusa a trabalho perigoso/riscos graves e iminentes: Paradoxos, obstáculos e apropriações em um Centro Cirúrgico hospitalar, Descrição: Direito de Recusa a trabalhos perigosos/riscos graves e iminentes apresenta-se como eixo central e fundamental sobre as questões associadas à saúde e segurança dos trabalhadores. Considerando as complexidades e contradições que permeiam o tema Direito de Recusa situado no setor de serviços, a pesquisa busca compreender em que condições esse direito pode ou não ser apropriado como parâmetro em caso de risco e trabalho perigoso, e, como estratégia para a gestão de um hospital regional localizado na cidade de Itabira, Minas Gerais. A investigação de campo foi realizada entre os anos de 2018 a 2019, no Centro Cirúrgico desse hospital, acompanhando as atividades das Enfermeiras Assistenciais, profissionais responsáveis pela gestão operacional e administrativa do setor. A abordagem visou identificar os campos de possibilidades de regulação dessa população analisada frente aos constrangimentos estabelecidos pela organização do trabalho, como forma de gestão dos processos, dos ambientes, da saúde e segurança. O referencial teórico-metodológico baseou-se na Análise Ergonômica do Trabalho (AET) e na abordagem Ergológica do trabalho, que privilegiam a compreensão da atividade real de trabalho, reconhecendo as contribuições dos trabalhadores com seus saberes, fazeres, experiências como elementos fundamentais para a organização e gestão do trabalho. O Direito de Recusa a trabalho perigoso/riscos graves e iminentes nasce como instrumento a ser utilizado nas questões relacionadas à saúde e segurança dos trabalhadores.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: João Alberto Ferreira - Coordenador / Daniel de Souza Costa Calvo - Integrante / Daisy Moreira Cunha - Integrante / Davidson Passos Mendes - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2015 - 2017
Apoio à Manutenção do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia Ambiental ? PEAMB/UERJ. FAPERJ. Processo no E-26/203.424/2015, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Elisabeth Ritter em 14/05/2019., Descrição: Descrição: O Programa de Pós-Graduação strictu sensu em Engenharia Ambiental-Mestrado Profissional (PEAMB) foi criado em 2000, com área de concentração em Controle da Poluição Urbana e Industrial, e na última Avaliação Trienal da CAPES 2010-2012 obteve Conceito 5 (maior nota possível para programas apenas com mestrado). É o primeiro curso de mestrado profissional obter este conceito na área das Engenharias I. Desde sua criação, o PEAMB manteve o seu objetivo principal de capacitar profissionais de diferentes áreas de formação para atuarem na investigação e na busca de soluções para problemas ambientais de natureza gerencial e/ou tecnológica decorrentes das atividades nos setores públicos e privados. A sua estrutura curricular tem 4 linhas de pesquisa: (1) Gestão Sustentável de Recursos Hídricos; (2) Tratamento e Destino Final de Resíduos Sólidos; (3) Controle de Efluentes Líquidos e Emissões Atmosféricas; (4) Saúde Ambiental e do Trabalho. O PEAMB tem 5 laboratórios, sendo que o Laboratório de Engenharia Sanitária - LES e o Laboratório de Informática Aplicada ao Meio Ambiente-LIAMA são de uso coletivo para os alunos. As demandas do PEAMB são: a aquisição de material de consumo e manutenção de equipamentos do Laboratório de Engenharia Sanitária, que atende muitas pesquisas desenvolvidas pelos professores com seus orientados e as aulas práticas do PEAMB; manutenção dos móveis do LIAMA, laboratório de informática e das salas de aula; diárias e passagens para vinda de professores para ministrar cursos e participar de bancas de defesa; diárias para coleta de amostras de água no rio Guandu, de lixiviados e solo de locais de disposição final dos resíduos (Aterros sanitários e lixões já encerrados) e para execução de ensaios de campo nestes locais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: João Alberto Ferreira - Integrante / Elisabeth Ritter - Coordenador / Gandhi Giordano - Integrante / Elmo Rodrigues da Silva - Integrante / Ubirajara Aluisio de Oliveira Mattos - Integrante / Júlio Domingos Nunes Fortes - Integrante / Daniele Maia Bila - Integrante / Marcia Marques - Integrante / Eduardo Monteiro Martins - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
-
2015 - Atual
Fortalecimento dos Laboratórios da Pós-graduação em Engenharia Ambiental para caracterização e diagnóstico ambiental e remediação da água, solo e ar, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Elisabeth Ritter em 15/05/2019., Descrição: O projeto tem como objetivo instrumentar os laboratórios da Engenharia Sanitária e do Meio Ambiente UERJ para a realização de pesquisas em 5 temas para o controle da poluição industrial e urbana: 1) Tratamento de lixiviados (chorume) de aterros de resíduos sólidos (proteção aos recursos hídricos), controle da migração do lixiviado no solo e das emissões de biogás em locais de disposição final de resíduos; 2) Remoção de contaminantes da água de abastecimento e esgotos por processos sortivos e POAs; 3) Qualidade do ar na Cidade do Rio de Janeiro; 4) Monitoramento e manejo da qualidade de águas pluviais com vistas ao reuso; 5) Micropoluentes emergentes em água, saúde humana-ambiental e reuso; 6) Avaliação das Possibilidades de Reuso para Fins Não Potáveis dos Efluentes das Estações de Tratamento de Esgotos. Os temas possuem em comum, a necessidade de aperfeiçoamento dos instrumentos analíticos para maior precisão nos diagnósticos e, conseqüentemente, na avaliação das tecnologias de tratamento que estão sendo pesquisadas (?geobag? para tratar lixiviado de aterros) utilização de GCL (geosynthetic clay liner) sobreposto ao solo compactado, e camadas evapotranspirativas para aterros e avaliação das emissões de biogás. A aquisição de um cromatógrafo de íons vai permitir análises mais acuradas e num espectro maior de contaminantes. Ensaios de toxicidade estão previstos em várias etapas, como estratégia de avaliação da eficácia dos tratamentos, grau de severidade das contaminações e instrumento de apoio à decisão quanto à priorização de ações e investimentos futuros. Os temas possuem também em comum, o foco cada vez mais especializado em contaminantes-alvo, tais como micropoluentes emergentes como os desreguladores endócrinos que impactam a saúde ambiental e humana... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: João Alberto Ferreira - Integrante / Elisabeth Ritter - Coordenador / Gandhi Giordano - Integrante / Daniele Maia Bila - Integrante / Marcia Marques - Integrante / Ana Ghislane Henriques Van Elk - Integrante / Eduardo Monteiro Martins - Integrante / Geraldo Lipel de Sant'Anna Junior - Integrante / Ana Silvia Pereira Santos - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
-
2015 - Atual
Avaliação da Presença de Micropoluentes em Água: Identificação e Avaliação da Ativiade Estrogênica e Toxicidade em Mananciais para Abastecimento HUmano, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Daniele Maia Bila em 10/10/2015., Descrição: A problemática da qualidade das águas relacionada com a presença de micropoluentes tem sido motivo de intensa pesquisa cientifica e tecnológica. O efeito potencial que algumas substancias químicas causam tem sido divulgado por vários estudos na literatura. Entretanto, o grande desafio ainda é saber se esses micropoluentes estão presentes em concentrações ambientalmente relevantes, que possam causar os efeitos potenciais relatados. Técnicas analíticas, tais como análises cromatográficas aliadas ao preparo de amostras com etapas de extração e concentração desses compostos, mostram-se eficientes na identificação de poluentes em baixíssimas concentrações. Contundo, não permitem uma completa investigação da real ameaça potencial que cada micropoluente representa para os organismos expostos, muito menos seus efeitos sinérgicos. Até o momento, a relação entre a exposição ambiental aos micropoluentes e seus efeitos adversos na saúde humana e de outros animais não está completamente estabelecida. Mais pesquisas são necessárias para melhor caracterizar os efeitos resultantes dessa exposição e para o entendimento dos mecanismos de ação. Além disso, poucos estudos no país têm avaliado os efeitos causados pela presença desses poluentes em ambiente aquático através de bioensaios in vitro e in vivo. É de grande importância o desenvolvimento de ensaios biológicos in vitro e in vivo que sejam sensíveis, confiáveis, de fácil uso e de baixos custos que possam ser usados em larga escala para estimar os riscos associados à população humana e a biota provenientes da presença dos desreguladores endócrinos. Uma dificuldade do uso de ensaios biológicos, inerente as amostras ambientais complexas, é a presença de compostos em concentrações maiores do que os micropoluentes que podem interferir na acurácia desses ensaios devido principalmente a toxicidade de alguns compostos. Diante do exporto, este projeto propõe uma abordagem ampla da problemática da presença dos micropoluentes em ambiente aquático, visando investigar a presença de desreguladores endócrinos, de diferentes classes, na água superficial de diferentes locais do Rio de Janeiro, contribuído para o entendimento do nível de contaminação do Estado. Avaliar o ensaio in vitro YES (Yeast Estrogen Screen) para a determinação de atividade estrogênica de substâncias simples em concentrações ambientalmente relevante e de amostras de água superficial para subsidiar discussões sobre a segurança e confiabilidade do uso de ensaios biológicos na determinação dos efeitos potenciais causados por desreguladores endócrinos presentes no meio ambiente. Além disso, estudar a interferência da toxicidade, presente nas amostras de água superficial, na resposta do ensaio YES em matrizes ambientais e avaliar os riscos ambientais inerentes a presença dessas substâncias no meio ambiente. Os resultados gerados neste projeto subsidiarão a discussão na comunidade cientifica sobre quais concentrações de micropoluentes causam efeitos negativos na comunidade biológica, auxiliando os órgãos legisladores e de controle ambiental na avaliação dos riscos de exposição da população e no estabelecimento de valores de referência... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (4) / Doutorado: (3) . , Integrantes: João Alberto Ferreira - Integrante / Elisabeth Ritter - Integrante / Juacyara Carbonelli Campos - Integrante / Daniela Maia Bila - Coordenador / Fabiana Valéria da Fonseca Araújo - Integrante / Carolina Gomes Moreira - Integrante / Marilia Teresa Liuma do Nascimento - Integrante / Ana Dalva Santos - Integrante / Gisele Gomes Moreira da Silva - Integrante / Danieli Lima da Cunha - Integrante / Alexsandro Araujo da Silva - Integrante / Flavia Maria S. Licurgo - Integrante / Mariana Macedo Barcellos - Integrante / Helio Guedes de Brito Neto - Integrante., Financiador(es): FAPERJ - Auxílio financeiro.
-
2014 - 2019
TRATAMENTO DE LIXIVIADO DE ATERRO SANITÁRIO COMBINADO COM LODO DE FOSSA SÉPTICA ATRAVÉS DE SISTEMA UTILIZANDO GEOBAG SEGUIDO DE FILTRO BIOLÓGICO AERÓBIO OU DE IRRIGAÇÃO EM CAPIM VETIVER, Descrição: O potencial poluidor do lixiviado está ligado principalmente aos altos valores de carga orgânica que apresenta o que leva à redução do oxigênio disponível (utilizado na degradação da matéria orgânica) em cursos d?água com que tenha contato, prejudicando a fauna e a flora nesses meios. Pode ainda haver a incorporação de substâncias tóxicas dissolvidas ou em suspensão cujas características apresentem risco de contaminação para os ecossistemas locais e à saúde humana. Dessa forma, as características do lixiviado exigem que o mesmo seja tratado antes de ser lançado no meio ambiente. O presente projeto surge da oportunidade de se realizar experiência em escala piloto no Aterro Sanitário de Rio das Ostras (RJ) onde já existe uma unidade de tratamento de lixiviado que realiza tratamento combinado de lixiviado com lodo de fossa séptica, cuja disposição final representa um problema de difícil solução para muitos municípios brasileiros, usando como tratamento físico-químico geobags (também chamado de geotube). Uma busca bibliográfica cuidadosa revelou um vazio de informações sobre a utilização de geobags no tratamento de lixiviados. Contudo, há uma tendência de sua utilização como componente dos sistemas de tratamento de lixiviados, havendo uma recomendação de que os mesmos sejam utilizados no tratamento combinado com o lodo de fossa séptica. A proposta de tratamento combinado do lixiviado com lodo de fossa séptica provavelmente se deve ao fato do lodo ter uma elevada concentração de sólidos suspensos enquanto que o lixiviado de aterros sanitários tem baixa concentração de sólidos em suspensão e elevada concentração de sólidos dissolvidos. Assim, propõe-se montar dois experimentos pilotos no aterro, com o efluente do geobag. Instalar unidade piloto de filtro biológico de baixa capacidade, utilizando tubos de concreto e brita como meio filtrante e vazão inicia de 0,5L/min. Um segundo experimento será feito com irrigação do efluente do geobag em unidade piloto plantada com capim vetiver. Além dos parâmetros usuais em sistemas de tratamento de lixiviados de aterros sanitários, também serão realizados testes de ecotoxicidade que estão previstos na Resolução CONAMA 430/2011 que Dispõe sobre Condições e Padrões de Lançamentos de Efluentes e que incluiu os lixiviados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) . , Integrantes: João Alberto Ferreira - Coordenador / Elisabeth Ritter - Integrante / Juacyara Carbonelli Campos - Integrante / Daniele Maia Bila - Integrante / Daniela Freitras Ribeiro - Integrante / Tatiana Cormack Coutinho - Integrante / Karine Atayde Mahon Rossi - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
-
2014 - 2017
Diagnóstico e avaliação de emissões fugitivas de metano, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Elisabeth Ritter em 23/05/2019., Descrição: A disposição adequada de resíduos sólidos seja de origem urbana ou industrial continua sendo um dos grandes desafios dentro do Saneamento Básico e Ambiental. De forma geral, a disposição destes resíduos no solo apresenta-se como uma alternativa bastante eficiente. Entretanto, caso esta disposição seja realizada de forma inadequada, pode acarretar sérios problemas como a contaminação do solo, das águas subterrâneas e superficiais, e emissões de metano, com sérias consequências à saúde pública. Existe hoje um movimento crescente de implantação de novos aterros sanitários no país, principalmente nos municípios de grande porte (população 200.000 habitantes). Contudo, nos municípios de pequeno porte (população 30.000 habitantes), que constituem a maioria dos municípios brasileiros, a implantação de aterros sanitários é ainda muito pouco significativa, mantendo-se os vazadouros ou lixões em grande parte do país. Dessa forma, avaliar emissões em lixões já encerrados e aterros em operação é uma contribuição importante para avaliar as soluções adotadas.Neste aspecto, as camadas de cobertura intermediárias e finais são de fundamental importância durante a operação e no encerramento dos locais de disposição (inclusive os lixões ainda existentes). Dependendo do tamanho do Aterro as camadas de cobertura intermediárias poderão ficar pelo menos um ano expostas. Dessa forma, é fundamental que seja avaliado a competência das camadas utilizadas em relação aos possíveis escapes de metano através delas, independente da existência ou não de drenos de gás tanto nos aterros sanitários e nos lixões encerrados. Neste projeto se propõe a avaliação de emissões superficiais em alguns locais de disposição final onde pesquisas utilizando a placa de fluxo estão em andamento, implantando uma nova metodologia através da identificação prévia dos hotspots . Os locais são: Aterro Sanitário de Seropédica, aterro que recebe o lixo da cidade do Rio de Janeiro, cerca de 11.000 ton/dia, desde 2012; lixão encerrado e remediado de Seropédica; Central de Resíduos do Recreio no município de Minas do Leão no Rio Grande do Sul. Tanto em Seropédica quanto no Rio Grande do Sul, há uma concordância dos gestores dos locais.... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: João Alberto Ferreira - Integrante / Elisabeth Ritter - Coordenador / Juacyara Carbonelli Campos - Integrante / Daniele Maia Bila - Integrante / Ana Ghislane Pereira van Elk - Integrante / Thyago Trocilo Araújo - Integrante / Priscilla Falcão Sá Borba - Integrante / Juliana Missae Morimoto - Integrante / Luiz Antonio Bressani - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2014 - 2017
Micropoluentes em Água: Identificação, Avaliação da Atividade Estrogênica e Toxicidade, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Daniele Maia Bila em 21/05/2019., Descrição: A problemática da qualidade das águas relacionada com a presença de micropoluentes tem sido motivo de intensa pesquisa cientifica e tecnológica. O efeito potencial que algumas substancias químicas causam tem sido divulgado por vários estudos na literatura. Entretanto, o grande desafio ainda é saber se esses micropoluentes estão presentes em concentrações ambientalmente relevantes, que possam causar os efeitos potenciais relatados. Técnicas analíticas, tais como análises cromatográficas aliadas ao preparo de amostras com etapas de extração e concentração desses compostos, mostram-se eficientes na identificação de poluentes em baixíssimas concentrações. Contundo, não permitem uma completa investigação da real ameaça potencial que cada micropoluente representa para os organismos expostos, muito menos seus efeitos sinérgicos. Até o momento, a relação entre a exposição ambiental aos micropoluentes e seus efeitos adversos na saúde humana e de outros animais não está completamente estabelecida. Mais pesquisas são necessárias para melhor caracterizar os efeitos resultantes dessa exposição e para o entendimento dos mecanismos de ação. Além disso, poucos estudos no país têm avaliado os efeitos causados pela presença desses poluentes em ambiente aquático através de bioensaios in vitro e in vivo. É de grande importância o desenvolvimento de ensaios biológicos in vitro e in vivo que sejam sensíveis, confiáveis, de fácil uso e de baixos custos que possam ser usados em larga escala para estimar os riscos associados à população humana e a biota provenientes da presença dos desreguladores endócrinos. Uma dificuldade do uso de ensaios biológicos, inerente as amostras ambientais complexas, é a presença de compostos em concentrações maiores do que os micropoluentes que podem interferir na acurácia desses ensaios devido principalmente a toxicidade de alguns compostos. Diante do exporto, este projeto propõe uma abordagem ampla da problemática da presença dos micropoluentes em ambiente aquático, visando investigar a presença de desreguladores endócrinos, de diferentes classes, na água superficial de diferentes locais do Rio de Janeiro, contribuído para o entendimento do nível de contaminação do Estado. Avaliar o ensaio in vitro YES (Yeast Estrogen Screen) para a determinação de atividade estrogênica de substâncias simples em concentrações ambientalmente relevante e de amostras de água superficial para subsidiar discussões sobre a segurança e confiabilidade do uso de ensaios biológicos na determinação dos efeitos potenciais causados por desreguladores endócrinos presentes no meio ambiente. Além disso, estudar a interferência da toxicidade, presente nas amostras de água superficial, na resposta do ensaio YES em matrizes ambientais e avaliar os riscos ambientais inerentes a presença dessas substâncias no meio ambiente. Os resultados gerados neste projeto subsidiarão a discussão na comunidade cientifica sobre quais concentrações de micropoluentes causam efeitos negativos na comunidade biológica, auxiliando os órgãos legisladores e de controle ambiental na avaliação dos riscos de exposição da população e no estabelecimento de valores de referência. Situação. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (5) / Doutorado: (3) . , Integrantes: João Alberto Ferreira - Integrante / Elisabeth Ritter - Integrante / Daniele Maia Bila - Coordenador / Carolina Gomes Moreira - Integrante / Marilia Teresa Liuma do Nascimento - Integrante / Ana Dalva Santos - Integrante / Gisele Gomes Moreira da Silva - Integrante / Danieli Lima da Cunha - Integrante / Alexsandro Araujo da Silva - Integrante / Flavia Maria S. Licurgo - Integrante / Mariana Macedo Barcellos - Integrante / Helio Guedes de Brito Neto - Integrante / Mariana Tavares de Luna - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2014 - 2017
Micropoluentes em Água: Identificação, Avaliação da Atividade Estrogênica e Remoção por Processos de Separação por Membranas, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Daniele Maia Bila em 17/09/2019., Descrição: : A problemática da qualidade das águas relacionada com a presença de micropoluentes tem sido motivo de intensa pesquisa cientifica e tecnológica. O efeito potencial que algumas substancias químicas causam tem sido divulgado por vários estudos na literatura. Entretanto, o grande desafio ainda é saber se esses micropoluentes estão presentes em concentrações ambientalmente relevantes, que possam causar os efeitos potenciais relatados. Técnicas analíticas, tais como análises cromatográficas aliadas ao preparo de amostras com etapas de extração e concentração desses compostos, mostram-se eficientes na identificação de poluentes em baixíssimas concentrações. Contundo, não permitem uma completa investigação da real ameaça potencial que cada micropoluente representa para os organismos expostos, muito menos seus efeitos sinérgicos. Alguns estudos no Brasil constataram a presença de diferentes micropoluentes em águas brutas, porém, as técnicas cromatográficas ainda possuem um grande desafio devido a interferência de matrizes ambientais complexas. Além disso, poucos estudos no pais têm avaliado os efeitos causados pela presença desses poluentes em ambiente aquático através de bioensaios in vitro e in vivo. Por outro lado, não podemos esquecer que estudos sobre as alternativas de remoção desse micropoluentes ainda devem ser desenvolvidos. Diante do exporto, este projeto propõe uma abordagem ampla da problemática da presença dos micropoluentes em ambiente aquático, visando a identificação e detecção de desreguladores endócrinos por técnicas cromatográficas e avaliação da atividade estrogênica por ensaios biológicos, bem como o estudo de processos de tratamento que possibilite a remoção desses micropoluentes da água por processos de separação das membranas. Além disso, o uso das técnicas cromatográficas em conjunto com a avaliação da atividade estrogênica permitirá uma completa investigação da efetividade de processos de remoção dos poluentes investigados.. Situação. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: João Alberto Ferreira - Integrante / Elisabeth Ritter - Integrante / Gandhi Giordano - Integrante / Camille Ferreira Mannarino - Integrante / Marcos Oliveira e Silva - Integrante / Daniele Maia Bila - Coordenador / Carolina Gomes Moreira - Integrante / Marilia Teresa Liuma do Nascimento - Integrante / Ana Dalva Santos - Integrante / Danieli Lima da Cunha - Integrante / Alexsandro Araujo da Silva - Integrante / Giselle Gomes Moreira da Silva - Integrante / Rodrigo Azevedo dos Reis - Integrante / Alfredo Akira Ohuma Junior - Integrante / Eduardo Rocha de Almeida Lima - Integrante / Ivana Lourenço Mello Ferreira - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
-
2014 - Atual
Desenvolvimento de métodos in vitro e in vivo para detectar xenoestrogenos em ambientes aquáticos. Programa de Cooperação Internacional Capes/Udelar. Programa Capes/Udelar no. 23038.001276/2014-97, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Daniele Maia Bila em 21/05/2019., Descrição: Programa Capes/Udelar no. 059/2013 cooperação internacional com missões de estudo e trabalho entre os docentes e alunos de pós-graduação (mestrado e Doutorado) dos dois países (Brasil e Uruguai - Instituição: Centro Universitário Regional Este).Promover o vínculo e o intercâmbio entre duas instituições visando desenvolver metodologias para avaliar a presença de atividade estrogênica em matrizes ambientais (águas superficiais, sedimentos, efluentes de Estações de tratamento de Esgoto (ETE), solo contaminado) relacionadas a micropoluentes suspeitos de desregulação endócrina em concentrações ambientalmente relevantes para subsidiar discussões sobre a segurança e confiabilidade do uso de ensaios biológicos na determinação dos efeitos potenciais causados por micropoluentes presentes no meio ambiente. Capacitação de pesquisadores neste tema, recentemente em foco, colocando a pesquisa brasileira e uruguaia entre as demais neste tipo de pesquisa. Esta proposta possibilitará o fortalecimento da linha de Atividade Estrogênica do grupo de pesquisa da UERJ y el grupo de Ecotoxicología do CURE (UDELAR). Transferência de conhecimento entre os grupos de pesquisa dos dois países. Contribuir para o aperfeiçoamento de metodologias in vitro e in vivo aplicadas em amostras ambientais para avaliar a presença de xenoestrogênicos. Investigar a presença de desreguladores endócrinos independentemente das classes químicas em amostras ambientais contribuindo para a avaliação do nível de contaminação dos corpos hídricos e outras matrizes ambientais (solo contaminado, efluentes de ETE) nos dois países. Estudar a interferência da toxicidade presente na matriz ambiental água sobre a resposta do ensaio YES, a partir da utilização de diferentes bioindicadores e endpoints selecionados.. Situação. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (5) / Doutorado: (3) . , Integrantes: João Alberto Ferreira - Integrante / Elisabeth Ritter - Integrante / Daniele Maia Bila - Coordenador / Carolina Gomes Moreira - Integrante / Marilia Teresa Liuma do Nascimento - Integrante / Ana Dalva Santos - Integrante / Danieli Lima da Cunha - Integrante / Helio Guedes de Brito Neto - Integrante / Giselle Gomes Moreira da Silva - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
-
2013 - 2016
Avaliação da Qualidade das Águas Superficiais do Rio de Janeiro Quanto a Presença de Micropoluentes, Atividade estrogênica e Toxicidade, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Daniele Maia Bila em 21/05/2019., Descrição: de grande importância o desenvolvimento de ensaios biológicos in vitro e in vivo que sejam sensíveis, confiáveis, de fácil uso e de baixos custos que possam ser usados em larga escala para estimar os riscos associados à população humana e a biota provenientes da presença dos desreguladores endócrinos. Uma dificuldade do uso de ensaios biológicos inerente as amostras ambientais complexas é a presença de compostos em concentrações maiores do que os micropoluentes que podem interferir na acurácia desses ensaios devido principalmente a toxicidade de alguns compostos. Este estudo pretende avaliar e validar o ensaio in vitro YES para a determinação de atividade estrogênica de amostras ambientais, para subsidiar as discussões sobre a segurança e confiabilidade do uso de ensaios biológicos para a determinação dos efeitos potenciais causados por micropoluentes no ambiente. Além de monitorar a presença e as concentrações dos micropoluentes em pontos dos rios Paraíba do Sul e Guandu, no Rio de Janeiro. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (4) / Doutorado: (2) . , Integrantes: João Alberto Ferreira - Integrante / Elisabeth Ritter - Integrante / Camille Ferreira Mannarino - Integrante / Daniele Maia Bila - Coordenador / Carolina Gomes Moreira - Integrante / Marilia Teresa Liuma do Nascimento - Integrante / Ana Dalva Santos - Integrante / Danieli Lima da Cunha - Integrante / Giselle Gomes Moreira da Silva - Integrante / Lays Rodrigues Santos de Oliveira - Integrante / Adriana Sotero Martins - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
-
2013 - Atual
Estudo de Camadas Evapotranspirativas em Aterros Sanitários, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Elisabeth Ritter em 23/05/2019., Descrição: Estudo do solo usado como camada de cobertura: caracterização do solo e em sua condição não saturada será determinada os parâmetros necessários à simulação computacional: curva característica e permeabilidade não saturada; alguns ensaios serão repetidos para comprovação de resultados obtidos. Plantio da espécie de grama Esmeralda e outra espécie arbórea a ser definida e o acompanhamento do seu crescimento e adaptação em função da pluviosidade ao longo de um ano. Monitoramento das camadas de cobertura ao longo de 12 meses. Medidas de teor de umidade e temperatura no solo em três profundidades da camada de cobertura evapotranspirativa proposta, em três locais da nova célula. Medidas de volume e qualidade do gás que migra através da camada monolítica e da camada monolítica evapotranspirativa. Coleta de dados de pluviosidade e evaporação na estação meteorológica existente no local.O uso do software? Vadose/W que permitirá avaliar várias espessuras e determinar o desempenho ideal de operação após um ano de monitoramento. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado profissional: (4) / Doutorado: (2) . , Integrantes: João Alberto Ferreira - Integrante / Elisabeth Ritter - Coordenador / Daniele Maia Bila - Integrante / Gilberto Oliveira Joaquim Junior - Integrante / Thamires Sandonatto de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
-
2012 - 2015
Reforma das Instalações Elétricas do Laboratório de Engenharia Sanitária para Pesquisas de Mitigação dos Impactos Ambientais da Disposição Final de Resíduos Sólidos Urbanos em Aterros, Descrição: As pesquisas no LES têm focado principalmente na mitigação dos impactos ambientais da disposição final de resíduos sólidos urbanos em aterros e na identificação de compostos orgânicos presentes em lixiviados de RSU e efluentes domésticos e industriais, e realização de ensaios ecotoxicológicos. Está em fase de implantação um ?wetland?, como tratamento terciário para lixiviados, no Aterro Metropolitano de Gramacho, recentemente encerrado pela COMLURB. Contudo o tratamento de lixiviado deverá continuar por muitos anos, e este tipo de tratamento poderá vir a substituir a nanofiltração, atualmente utilizada, e de alto custo. Para investigar a remoção dos compostos recalcitrantes, principal preocupação atual do tratamento desse efluente, a caracterização detalhada dos compostos orgânicos dos lixiviados será empregada. A caracterização será realizada com a identificação de compostos por cromatografia liquida (HPLC), identificação das classes de compostos (substâncias húmicas e fúlvicas) e a determinação de parâmetros coletivos específicos (biodegradabilidade aeróbica, DQO inerte). Será investigada a composição química do lixiviado antes e após o wetland pela determinação dos parâmetros coletivos, e avaliação da toxicidade. Destaca-se ainda a necessidade da melhoria da infra-estrutura, especificamente relativa à reforma das instalações elétricas na área do LES, em função da compra de equipamentos mais sofisticados que demandam custos altos de manutenção e conserto. Muitos equipamentos já sofreram manutenções advindas de problemas na parte elétrica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissional: (5) / Doutorado: (1) . , Integrantes: João Alberto Ferreira - Coordenador / Gandhi Giordano - Integrante / Camille Ferreira Mannarino - Integrante / Adriana Brasil Vargas - Integrante / Ana CArolina Eugenio de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
-
2012 - 2014
Jovem Cientista do Nosso Estado: Estudo de caracterização da composição química, da tratabilidade e avaliação da toxicidade de lixiviados de aterros sanitários do RJ, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Daniele Maia Bila em 14/08/2013., Descrição: Caracterização de lixiviados de aterros sanitários no estado no Rio de Janeiro. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: João Alberto Ferreira - Integrante / Elisabeth Ritter - Integrante / Daniele Maia Bila - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
-
2012 - 2014
Analise das Diversas Tecnologias de Tratamento e Disposição Final de Resíduos Sólidos no Brasil, Europa, Estados Unidos e Japão, Descrição: O projeto tem o objetivo de avaliar as tecnologias existentes nos Estados Unidos, Europa e Japão quo poderiam ser aplicadas no Brasil em condições de sustentabilidade socioeconômica e ambiental.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: João Alberto Ferreira - Integrante / José Fernando Thomé Jucá - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco - Auxílio financeiro.
-
2011 - 2014
Tratamento de Lixiviados de Aterro Sanitário com foco na Remoção de Nitrogènio Amoniacal, Matéria Orgânica Biodegradável e Compostos Recalcitrantes, Descrição: Utilização de Wetlands Construídos como Unidade de Polimento no Tratamento de Lixiviados de Aterros Sanitário - Unidade em escala de campo para ser construída no Aterro Metropolitano de Gramacho para receber efluente de tratamento secundário (lodo ativado com remoção de nitrogênio amoniacal por stripping).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: João Alberto Ferreira - Coordenador / Elisabeth Ritter - Integrante / Juacyara Carbonelli Campos - Integrante / Daniela Maia Bila - Integrante / Mannarino, Camille F. - Integrante / Juliana Yoshie Horisawa - Integrante / Fernando Braile Junior - Integrante / Amanda Mansur - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
2011 - 2014
Aprimoramento da Infraestrutura de Laboratórios para Ensino e Pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (Peamb/FEN/UERJ) Visando a Remediação de Áreas Contaminadas - Faperj E-26/110.839/2011, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Daniele Maia Bila em 13/08/2013., Descrição: Ampliar o espectro de ação das diversas pesquisas consolidadas no PEAMB através de aquisição de equipamentos essenciais para melhorar a qualidade das pesquisas em remediação de áreas contaminadas por disposição de resíduos urbanos e industriais e pelas atividades de exploração, refino, transporte, armazenamento e distribuição de petróleo e seus derivados... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: João Alberto Ferreira - Integrante / Elisabeth Ritter - Integrante / Gandhi Giordano - Integrante / Camille Ferreira Mannarino - Integrante / Olavo Barbosa Filho - Integrante / Daniele Maia Bila - Coordenador / Marcia Marques Gomes - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
-
2011 - 2014
Monitoramento e Avaliação de Desempenho de Camadas de Cobertura de Locais de Disposição de Resíduos Sólidos Urbanos, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Elisabeth Ritter em 19/03/2014., Descrição: Propõe o monitoramento em relação à infiltração de aguas pluviais e a saída de gás metano de dois tipos de camadas de cobertura a serem construídas em células demarcadas para o experimento, já preenchidas com lixo, no Aterro de Adrianópolis, em Nova Iguaçu (RJ). Uma célula será com camada monolpitica com cerca de 1m do solo local e a outra com barreira capilar. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: João Alberto Ferreira - Integrante / Elisabeth Ritter - Coordenador / Daniele Maia Bila - Integrante / Ana CArolina Eugenio de Oliveira - Integrante / Gilberto Oliveira Joaquim Junior - Integrante.
-
2011 - 2013
Aprimoramento da infraestrutura do Laboratório de Engenharia Sanitária para pesquisas de mitigação de contaminação de áreas de disposição final de resíduos sólidos urbanos: lixiviados e biogás, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Elisabeth Ritter em 19/03/2014., Descrição: Projeto para ampliação das condições de pesquisa do LES. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: João Alberto Ferreira - Integrante / Elisabeth Ritter - Coordenador / Daniele Maia Bila - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
-
2010 - 2014
Utilização de Wetlands Construídos como Unidade de Polimento no Tratamento de Lixiviados de Aterros Sanitários, Descrição: Unidade em escala de campo de wetland construído no aterro metropolitano de Gramacho no Rio de Janeiro com capacidade da ordem de 10 m³ por dia como unidade terciária para receber efluente do sistema de tratamento secundário existente - lodos ativados com remoção de nitrogênio amoniacal por stripping.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: João Alberto Ferreira - Coordenador / Elisabeth Ritter - Integrante / Juacyara Carbonelli Campos - Integrante / Camille Ferreira Mannarino - Integrante / Daniele Maia Bila - Integrante / Juliana Yoshie Horisawa - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
2010 - 2013
Desenvolvimento de Novas Tecnologias de Análise de Laboratório de Engenharia Sanitária para Pesquisas de Tratamento e Minimização de Lixiviados de Aterros de Resíduos Sólidos Urbanos, Descrição: A meta do Laboratório de Engenharia Sanitária LES é transformar-se, em médio prazo, em um laboratório de referência para as análises relacionadas ao saneamento básico e ao meio ambiente, inclusive com cadastramento no órgão ambiental. Com o presente projeto será possível atender a crescente demanda de novas metodologias a serem aplicadas nos projetos de pesquisas atuais e futuros desenvolvidos pelos pesquisadores do DESMA. As pesquisas no LES têm focado principalmente na mitigação dos impactos gerados pela disposição dos resíduos sólidos urbanos. Nesta área, embora haja grandes esforços no desenvolvimento de tecnologias de tratamento de lixiviados, pouco conhecimento sobre como a composição química dos lixiviados pode interferir nos processos de tratamento tem sido dispensado. Com isso, surge a necessidade do desenvolvimento de metodologias que elucidem essa questão. Para isso, o uso da caracterização das substancias químicas pelo fracionamento com processos de separação por membrana e a avaliação da toxicidade tem sido bastante utilizadas. Os diversos tipos de águas residuárias, mesmo quando adequadamente tratadas, apresentam níveis residuais de substâncias orgânicas e inorgânicas. Esses níveis residuais podem estar associados a substâncias inertes ou a substâncias que podem conferir toxicidade às mesmas. Devido a isso, tem-se uma preocupação com essas substâncias remanescentes e, sobretudo, com o seu possível potencial de toxicidade. Assim, a incorporação da avaliação da toxicidade das águas residuárias é de grande importância na proteção dos ambientes aquáticos. É crescente o interesse pela toxicidade como um parâmetro de controle, que, contudo, é ainda pouco regulamentada. Para estimar com maior segurança a toxicidade de uma água residuária, é importante que os ensaios sejam realizados com organismos representantes de diferentes níveis tróficos do ambiente aquático. No caso de lixiviados de resíduos sólidos urbanos, os ensaios de toxicidade mais indicados. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (2) . , Integrantes: João Alberto Ferreira - Integrante / Elisabeth Ritter - Integrante / Daniele Maia Bila - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
-
2010 - 2013
Utilização de Wetlands Construídos como Unidade de Polimento no Tratamento de Lixivados de Aterros Sanitários, Descrição: Acompanhamento da operação e realização de análises laboratoriais dos efluentes de wetland construído no aterro metropolitano de Gramacho como unidade de tratamento terciário. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: João Alberto Ferreira - Coordenador / Camille Ferreira Mannarino - Integrante / Daniele Maia Bila - Integrante / Raquel Orem da Silva - Integrante., Financiador(es): Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Bolsa.
-
2010 - 2012
Caracterização Detalhada da Composição Química de Lixiviados de Aterros Sanitários do Rio de Janeiro (Processo: E-26/111.591/2010), Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Daniele Maia Bila em 13/08/2013., Descrição: De uma maneira geral, os lixiviados de resíduos sólidos apresentam alta concentração de matéria orgânica e amônia, compostos recalcitrantes, toxicidade e compostos inorgânicos. Por apresentar essa grande variabilidade em sua composição, não há uma simples e universal solução para o seu tratamento. Este deve ainda levar em conta a variação na composição do lixiviado com a idade do aterro. O lixiviado é um líquido altamente poluente e seu tratamento tem sido um desafio na engenharia sanitária em todo o mundo. Diversas alternativas de tratamento têm sido propostas no Brasil e no exterior, contudo, os resultados não têm sido satisfatórios. Além da alta concentração de compostos recalcitrantes presentes no lixiviado, sua toxicidade é outro fator de grande importância. A alta toxicidade apresentada pelo lixiviado de resíduos sólidos tem sido relatada por muitos pesquisadores. Atualmente, muitos processos utilizados no tratamento do lixiviado são derivados do tratamento de esgoto doméstico ou efluentes industriais, ignorando a composição química distinta do lixiviado. Na pratica observa-se uma baixa eficiência no tratamento de vários lixiviados de aterros sanitários. Embora haja, atualmente, grandes esforços no desenvolvimento de tecnologias de tratamento de lixiviados, pouco conhecimento sobre como a composição química dos lixiviados pode interferir nos processos de tratamento tem sido dispensado. O desenvolvimento de processos de tratamento de lixiviados de baixo custo e alta eficiência é ainda um dos desafios da mitigação dos impactos causados pelos aterros sanitários. Visando atender a demanda de conhecimento sobre a composição química do lixiviado de resíduos sólidos, este estudo tem como objetivo determinar a distribuição da massa molecular dos compostos orgânicos presentes nos lixiviados de aterros sanitários do Rio de Janeiro. Para isso, será utilizado o fracionamento do lixiviado com processos de separação por membranas em conjunto com uma caracterização físico-quimica. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: João Alberto Ferreira - Integrante / Elisabeth Ritter - Integrante / Daniele Maia Bila - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
-
2009 - 2011
Apoio a Pesquisas de Avaliação de Sistemas de Tratamento de Lixiviado de Aterros de Resíduos Sólidos Urbanos, Descrição: Edital de Treinamento e CapacitaçãoTécnica da FAPERJ nº5/2009. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: João Alberto Ferreira - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.
-
2009 - 2010
AVALIAÇÃO DE SISTEMAS DE TRATAMENTO DE LIXIVIADO DE ATERROS DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS, Descrição: O presente projeto vai ao encontro de uma carência a ser suprida no estado do Rio de Janeiro, na busca de alternativas de soluções para a redução dos impactos ambientais dos lixiviados dos aterros de resíduos sólidos urbanos. Através de experimentos de laboratório e em escala piloto o projeto pretende estudar o tratamento de lixiviado: avaliando o desempenho de planta piloto de lodos ativados no tratamento combinado de lixiviado e esgoto doméstico; avaliar diferentes tecnologias de tratamento do lixiviado presentes em ETE piloto constituída de processos de tratamento primário e secundário; ampliando o conhecimento sobre o tratamento do lixiviado em wetland; e realizar testes de toxicidade aguda com Danio rerio nos efluentes dos processos de tratamento investigados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: João Alberto Ferreira - Coordenador / Elisabeth Ritter - Integrante / Gandhi Giordano - Integrante / Camille Ferreira Mannarino - Integrante / Adriana Brasil Vargas - Integrante / Olavo Barbosa Filho - Integrante / Raquel Simões Oliveira Franco - Integrante / Daniele Maia Bila - Integrante / Simone Maria Ribas Vendramel - Integrante / Rafael Gundim Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
2008 - 2011
Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL) Aplicado a Aterros Sanitários:Avaliação do Desempenho de Camada de Cobertura e de Técnicas de Evaporação de Lixiviado, em Diferentes Regiões do Brasil, Descrição: Contribuir para o desenvolvimento de coberrturas de aterros de resíduos sólidos adequadas a sistemas de aproveitramento do biogás e o aperfeiçoamento de técnicas de tratamento de lixiviado através evaporação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (2) . , Integrantes: João Alberto Ferreira - Integrante / Elisabeth Ritter - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2010
Tratamento Combinado de lixiviado de Aterros de Resíduos Sólidos Urbanos em Estação de Tratamento de Esgoto - CNPq Edital Universal - Proc. 484837/2007-9, Descrição: Uma das dificuldades a ser enfrentada na implantação de aterros sanitários é o tratamento adequado do lixiviado gerado e seu lançamento no meio ambiente dentro dos padrões estabelecidos pela legislação. O potencial poluidor do lixiviado está ligado principalmente aos altos valores de carga orgânica que apresenta, o que leva à redução do oxigênio disponível (utilizado na degradação da matéria orgânica) em cursos d?água com que tenha contato, prejudicando a fauna e a flora nesses meios. Pode ainda haver a incorporação de substâncias tóxicas dissolvidas ou em suspensão cujas características apresentem risco de contaminação para os ecossistemas locais e à saúde humana. Dessa forma, as características do lixiviado exigem que o mesmo seja tratado antes de ser lançado no meio ambiente. O tratamento combinado de lixiviado de aterro sanitário com esgoto doméstico em estação de tratamento de esgoto (ETE) é adotado em vários países. São requisitos para o tratamento combinado: a viabilidade do transporte do lixiviado até a ETE, a capacidade da estação em assimilar esse efluente, a compatibilidade do processo com as características desse material e a possibilidade do manejo do provável aumento de produção de lodo. O objetivo geral da pesquisa é o de avaliar a eficiência do tratamento combinado de lixiviado de aterro sanitário e esgoto doméstico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: João Alberto Ferreira - Coordenador.
-
2007 - 2010
Camadas de cobertura de locais de disposição de resíduos sólidos urbanos, Descrição: O projeto visa a avaliação do uso de camadas evapotranspirativas na redução do volume de percolados a ser tratado em fechamento de lixões ou em aterros sanitários. Um estudo dos tipos de solos usados como camada de cobertura, em sua condição não saturada, será efetuado, determinando os parâmetros necessários à simulação computacional. Duas células experimentais serão construídas no Aterro de Adrianópolis. O uso do software Vadose/W permitirá avaliar as espessuras adotadas e determinar o desempenho ideal de operação após um ano de monitoramento. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: João Alberto Ferreira - Integrante / Elisabeth Ritter - Coordenador / Laura de Simone Borma - Integrante / Daniele Maia Bila - Integrante / Isabela Maria Barroso - Integrante / T.F.L. dos Santos - Integrante / Oscar de Oliveira Neto - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
-
2006 - 2008
Tratamento Combinado de Lixiviado de Aterros de Resíduos Sólidos Urbanos em Estação de Tratamento de Esgoto - PROSAB / FINEP, Descrição: Uma das dificuldades a ser enfrentada na implantação de aterros sanitários é o tratamento adequado do lixiviado gerado e seu lançamento no meio ambiente dentro dos padrões estabelecidos pela legislação. O potencial poluidor do lixiviado está ligado principalmente aos altos valores de carga orgânica que apresenta, o que leva à redução do oxigênio disponível (utilizado na degradação da matéria orgânica) em cursos d?água com que tenha contato, prejudicando a fauna e a flora nesses meios. Pode ainda haver a incorporação de substâncias tóxicas dissolvidas ou em suspensão cujas características apresentem risco de contaminação para os ecossistemas locais e à saúde humana. Dessa forma, as características do lixiviado exigem que o mesmo seja tratado antes de ser lançado no meio ambiente. O tratamento combinado de lixiviado de aterro sanitário com esgoto doméstico em estação de tratamento de esgoto (ETE) é adotado em vários países. São requisitos para o tratamento combinado: a viabilidade do transporte do lixiviado até a ETE, a capacidade da estação em assimilar esse efluente, a compatibilidade do processo com as características desse material e a possibilidade do manejo do provável aumento de produção de lodo. O objetivo geral da pesquisa é o de avaliar a eficiência do tratamento combinado de lixiviado de aterro sanitário e esgoto doméstico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: João Alberto Ferreira - Coordenador / Elisabeth Ritter - Integrante / Gandhi Giordano - Integrante / Juacyara Carbonelli Campos - Integrante / Camille Ferreira Mannarino - Integrante / Josino Costa Moreira - Integrante / Raquel Simões Oliveira Franco - Integrante / Lidia Yokoyama - Integrante / Daniele Maia Bila - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Bolsa / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3
-
2006 - 2008
Destino Final de Resíduos de Serviços de Saúde nos Municípios de Pequeno Porte. Aplicabilidade da Resolução 358/2005 do CONAMA - CNPq Edital Universal - Proc. 477690/2006-8, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: João Alberto Ferreira - Coordenador / Daniela Maia Bila - Integrante / Ana Cristina de Souza Braga - Integrante.
-
2006 - Atual
Tecnologia de Tratamento de Lixiviados em Aterros Sanitários de Pequeno e Médio Porte, Descrição: Continuidade do desenvolvimento da tecnologia de tratamento de lixividaos adequados às condições de municípios de pequeno porte, princpalmente wetlands e filtros biológicos aeróbios. Projeto desenvolvido em conjunto com o município de Piraí. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (0) . , Integrantes: João Alberto Ferreira - Coordenador / Elisabeth Ritter - Integrante / Raquel Simões Oliveira Franco - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2005 - 2008
Barreiras de Proteção de Aterro Sanitário - Modelagem x Estudo de Caso, Descrição: Há uma tendência de se utilizar, nos projetos de novos aterros, sistemas de dupla proteção, constituídos de barreira mineral natural e geomembranas. Pesquisas têm sido desenvolvidas de modo a verificar a eficiência das geomembranas em conter o transporte através da difusão molecular dos contaminantes. No entanto, a legislação, em vários países do mundo, ainda exige apenas a barreira natural, com espessura variando entre 0,80m e 1,00m e coeficiente de permeabilidade na ordem de 10-7 cm/s. Bélgica, Inglaterra, Suécia e Suíça estão entre estes países. Os objetivos da pesquisa são: avaliação da eficiência da barreira mineral, com argila compactada, de proteção de fundação de aterros sanitários; avaliação da eficiência da barreira mineral, com argila compactada, mais geomembrana na proteção da fundação de aterros sanitários; comparação dos modelos POLLUTE e MPHMTP, na determinação dos parâmetros de transporte de contaminantes, para os dois tipos de barreiras. Serão realizados experimentos de campo, monitorada através de parâmetros de controle, e descomissionamento das células após dois anos de operação. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: João Alberto Ferreira - Integrante / Elisabeth Ritter - Coordenador / Juacyara Carbonelli Campos - Integrante / Marcus Antonio Ventura - Integrante / João Antonio Costa Pires - Integrante / Izabella Christyanne Ribeiro Pinto - Integrante / Alexandre José da Silva - Integrante / José Adilson de Castro - Integrante / Adriana de Souza Forster Araujo - Integrante / Grazielli Simões - Integrante / Monica Albano - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2004 - 2006
Tecnologia de Tratamento e Contençãp de Percolados em Aterros Sanitários de Pequeno e Médio Porte - FINEP/CT-HIDRO/PROSAB, Descrição: O Projeto objetiva desenvolver tecnologias de tratamento de percolado e metodologia de avaliação de barreiras de proteção de fundação de aterros sanitários adequados às condições técnicas e econômicas de municípios de pequeno e médio porte. A proposta será desenvolvida em três etapas de campo e uma etapa de laboratório que se complementam. Os experimentos divididos em subprojetos são: Subprojeto 1 - Laboratório: Avaliação em escala de laboratório da eficiência de filtros biológicos aeróbios; avaliação da interação solo de barreira de proteção com percolado r para determinação de parâmetros de transporte de contaminantes em barreiras de proteção.Subprojeto 2 Experimento de Campo: Avaliação do tratamento de chorume do aterro sanitário de Piraí (RJ) através da utlização de um sistema composto de filtro biológico aeróbio seguido de wetland superficial. Subprojeto 3 - Experimento de Campo: Avaliação do tratamento de chorume aterro metropolitano de Gramacho (RJ) através da utlização de um sistema composto de filtro biológico aeróbio seguido de wetland superficial seguido de irrigação.. Subprojeto 4 - Experimento de Campo: Avaliação da eficiência de barreira mineral de proteção de fundação de aterro sanitário e dos efeitos da recirculação de chorume em células piloto construídas no aterro de Bangu (RJ).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (0) . , Integrantes: João Alberto Ferreira - Coordenador / Elisabeth Ritter - Integrante / Gandhi Giordano - Integrante / Juacyara Carbonelli Campos - Integrante / Camille Ferreira Mannarino - Integrante / Silvia Mary Pereira Borba - Integrante / Olavo Barbosa Filho - Integrante / Ubiratan Amorim da Silva - Integrante / Manoel Fernando Pereira da Mota - Integrante / Raquel Simões Oliveira Franco - Integrante / Magda Ribeiro Luzia - Integrante / Luiz Felipe Carvalho - Integrante / ürsula G Guerra - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Bolsa / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 14
-
2003 - Atual
Avaliação da Contaminação de Solos por Chorume de Aterros de Resíduos Urbanos e Industriais e Ações Mitigadoras, Descrição: A disposição inadequada de resíduos sólidos urbanos ou industriais é uma realidade, podendo acarretar sérios problemas como a contaminação do solo, das águas subterrâneas e superficiais, com sérias consequências à saúde pública. a avaliaçào do grau de contmainação destes locais e do entendimento do processo de contaminação tem importância para propor soluçòes de barreiras de proteção e remediação de áreas degradadas. Também tem importância o acompanhamento de locais que tiveram barreiras de proteção projetadas e que seja avaliado o desempenho destas barreiras. Nesta pesquisa alguns locais estão sendo investigados: o Aterro Metropolitano de Gramacho, o Aterro Sanitário de Piraí, o lixão de São Pedro da Aldeia e o Lixão da Marambaia de Nova Iguaçu.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (0) . , Integrantes: João Alberto Ferreira - Integrante / Elisabeth Ritter - Coordenador / Gandhi Giordano - Integrante / Juacyara Carbonelli Campos - Integrante / Alessandra Almeida Dias da Silva - Integrante / José da Silva Lima - Integrante / Silvia Mary Pereira Borba - Integrante / Olavo Barbosa Filho - Integrante / Ubiratan Amorim da Silva - Integrante / Rafael Leite Gatto - Integrante / Jairo Leal Salles - Integrante / Luís Carlos Hanzelmann Mariano - Integrante / Rodriigo Fontenelle Barreira Teixeira - Integrante / Marcus Antonio Ventura - Integrante / Tatiana Gonçalves do Rego Monteiro - Integrante / Sibyle Dourado Duarte Silva - Integrante / Manoel Fernando Pereira da Mota - Integrante., Financiador(es): Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Outra., Número de produções C, T & A: 2
-
2003 - Atual
Tecnologia de Aterros Sanitários para Pequenos e Médios Municípios, Descrição: A demanda crescente da sociedade pelo gerenciamento adequado dos resíduos sólidos deverá promover a implantação, nos próximos anos, de uma quantidade significativa de novos aterros sanitários nos municípios brasileiros. O projeto está focado no desenvolvimento de tecnologia de barreira mineral de contenção de chorume e de sistemas de tratamento de chorume de aterros sanitário, utilizando processos naturais que sejam de baixo custo de implantação e operação e exijam pouca capacitação técnica do operador. Tirar o melhor partido posssível de tecnlogias mais simples, bem como das condições climáticas brasileiras, poderá contribuir para que os custos de implantação e operação dos aterros sanitários sejam adequados às condiçòes da maioria dos municípios brasileiros, predominantemente de pequeno porte, com baixa capacidade econômica e precária capacitação técnica e se evitem os insucessos de projetos eleborados dentro de padrões mais sofisticados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (0) . , Integrantes: João Alberto Ferreira - Coordenador / Elisabeth Ritter - Integrante / Gandhi Giordano - Integrante / Juacyara Carbonelli Campos - Integrante / Camille Ferreira Mannarino - Integrante / José Carlos de Araújo Pires - Integrante / Raquel Simões Oliveira Franco - Integrante / Luiz Paulo Martins de Souza - Integrante., Financiador(es): Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Outra., Número de produções C, T & A: 13
-
2002 - 2005
Estudo de Técnicas de Tratamento de Chorumes Gerados no Aterro Metropolitano de Gramacho e no Aterro Sanitário do Município de Piraí, Descrição: Este projeto tem como objetivo aprofundar o estudo da caracterização dos chorumes oriundos do Aterro Metropolitano de Gramacho e do Aterro Sanitário de Piraí, assim como ensaios de tratabilidade dos mesmos. Além disso, são estimados vários parâmetros relacionados com diversas técnicas de tratamentos, como por exemplo, parâmetros biocinéticos de degradação biológica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: João Alberto Ferreira - Integrante / Elisabeth Ritter - Integrante / Juacyara Carbonelli Campos - Coordenador / Camille Ferreira Mannarino - Integrante / Adriana Brasil Vargas - Integrante / Ubiratan Amorim da Silva - Integrante / Cristiane Marçal Corrêa - Integrante / Marcelo Corrêa Cabral - Integrante., Financiador(es): Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Remuneração.
-
2001 - 2003
Consolidação do Programa de Pós-graduação em Engenharia - Projeto Inicial, Descrição: Com o intuito de fortalecer os cursos de Pós-Graduação e otimizar os recursos e o espaço físico dos mesmos, a atual administração da Faculdade de Engenharia vem estabelecendo uma nova política que tem como objetivo a criação um amplo Programa de Pós-Graduação em Engenharia na UERJ. A implantação deste Programa tem como proposta pedagógica, respeitando as especificidades de cada área, uma integração entre os vários cursos em andamento. Pretende-se assim, que a contribuição e o maior retorno dos investimentos à sociedade se ampliem com a consolidação do mesmo. Dessa forma, é possível uma maior flexibilidade e articulação curricular favorecendo o relacionamento entre Ensino-Pesquisa-Extensão-Serviços, entre as várias áreas de atuação e os vários grupos de pesquisa já estabelecidos. Espera-se que a consolidação de um Programa de Pós-Graduação em Engenharia sirva como referencial para a elaboração do desenho de um plano de metas, permitindo aos cursos, atuais e futuros, atuarem com instrumentos mais adequados e integrados que favoreçam o desenvolvimento e o reconhecimento da FEN no ensino da Pós-Graduação no Estado do Rio de Janeiro. Esse projeto vem sendo desenvolvido entre os Programas de Pós-graduação em Geomática e Engenharia Ambiental e atende a todos os alunos dos dois cursos além dos alunos de graduação envolvidos nos projetos de pesquisa realizados e andamento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: João Alberto Ferreira - Integrante / Elisabeth Ritter - Integrante / Gandhi Giordano - Integrante / Thereza Christina Rosso - Integrante / Juacyara Carbonelli Campos - Integrante / Elmo Rodrigues da Silva - Integrante / Carlos José Saldanha Machado - Integrante / Margareth Simões Penello Meirelles - Coordenador / Adacto Benedicto Ottoni - Integrante / Júlio Domingos Nunes Fortes - Integrante / Luciene Pimentel da Silva - Integrante / Neide dos Santos - Integrante / João Araújo Ribeiro - Integrante / Luerbio Faria - Integrante / Luiz Mariano Paes de Carvalho Filho - Integrante / Olavo Barbosa Filho - Integrante / Ubiratan Porto dos Santos - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
-
2001 - 2002
Estudo da Permeabilidade de Barreiras de Solo Compactado em Aterros Sanitários, Descrição: Estudar a eficiência das barreiras de proteção da percolação de chorume de aterros sanitários. Os estudos estão sendo realizados no Aterro Sanitário de Piraí.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: João Alberto Ferreira - Integrante / Elisabeth Ritter - Coordenador / Juacyara Carbonelli Campos - Integrante / Alexandre P. Dias - Integrante / Alessandra Almeida Dias da Silva - Integrante., Financiador(es): Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Outra., Número de produções C, T & A: 3
-
2001 - 2002
Sistema de Tratamento de Chorume de Aterros Sanitários através Wetland e Irrigação, Descrição: Estudar tecnologia de tratamento de chorume de aterro sanitário através o uso de wetland e irrigação adaptando-a às condições econômicas e de capacitação técnica disponíveis na grande maioria dos municípios brasileiros. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (0) . , Integrantes: João Alberto Ferreira - Coordenador / Elisabeth Ritter - Integrante / Gandhi Giordano - Integrante / Juacyara Carbonelli Campos - Integrante / Camille Ferreira Mannarino - Integrante / José Carlos de Araújo Pires - Integrante / Silvia Mary Pereira Borba - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 12
-
2001 - 2002
Tratamento de Chorume de Aterro Sanitário usando Wetland, Descrição: Este projeto tem como objetivo o uso de sistemas de wetlands como alternativa de tratamento ao chorume gerado em aterros sanitários de resíduos sólidos domiciliares, do município de Piraí, um município de pequeno porte, localizado no Estado do Rio de Janeiro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (0) . , Integrantes: João Alberto Ferreira - Integrante / Elisabeth Ritter - Integrante / Gandhi Giordano - Integrante / Juacyara Carbonelli Campos - Coordenador / Ubiratan Amorim da Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 6
-
2001 - 2002
Reaproveitamento de Resíduos de Pneus, Descrição: Pretende-se avaliar a possibilidade de aproveitamento de pneus visando atender a nova legislação que determina que o gerador (indústria) seja responsável pela destinação dos pneus utilizados. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (0) . , Integrantes: João Alberto Ferreira - Integrante / Elisabeth Ritter - Coordenador / Almir José Diogo Gobbi - Integrante., Financiador(es): Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Outra., Número de produções C, T & A: 1
-
1998 - 2002
Contaminação de Solos e Águas Subterrâneas por Íons Presentes em Chorume de Aterros Sanitários, Descrição: A disposição inadequada de resíduos sólidos urbanos ou industriais é uma realidade, podendo acarretar sérios problemas como a contaminação do solo, das águas subterrâneas e superficiais, com sérias conseqüências à saúde pública. A avaliação do grau de contaminação destes locais e do entendimento do processo de contaminação tem importância para propor soluções de barreiras de proteção e remediação de áreas degradadas. Também tem importância o acompanhamento de locais que tiveram barreiras de proteção projetadas e que seja avaliado o desempenho destas barreiras. . Nesta pesquisa alguns locais estão sendo investigados: o Aterro Metropolitano de Gramacho, o Aterro Sanitário de Piraí e o lixão de São Pedro da Aldeia. O estrato orgânico sobre o qual está assente o Aterro de Gramacho formou-se dos sedimentos finos, caracterizando os depósitos de argila mole da Baixada Fluminense. Por se tratar de um solo de baixa permeabilidade, a princípio este substrato poderia funcionar como um "liner" natural, minimizando a contaminação para os substratos inferiores ou para a água do mar, que se encontra junto ao aterro. Entretanto, através de medidas realizadas em laboratórios, vêm se destacando a importância da difusão molecular no transporte de contaminantes, principalmente em solos de baixa permeabilidade. O objetivo específico desta pesquisa é conhecer os parâmetros de transporte e de interação solo-contaminate para os solos tropicais brasileiros, além de estudar a eficiência das barreiras de proteção da percolação de chorume de aterros sanitários. O Lixão de São Pedro da Aldeia está assente sobre uma camada superficial de solo aluvionar argilo-arenoso. A pesquisa estuda a contaminação das águas subterrâneas no entorno do lixão de São Pedro da Aldeia, através de piezômetros instalados no local, e uma avaliação do grau de contaminação está sendo efetuada. Esta pesquisa passará a incorporar a avaliação de barreiras compactadas e remediação de áreas degradadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: João Alberto Ferreira - Integrante / Elisabeth Ritter - Coordenador / Gandhi Giordano - Integrante / Thereza Christina Rosso - Integrante / Juacyara Carbonelli Campos - Integrante / Alessandra Almeida Dias da Silva - Integrante / José da Silva Lima - Integrante / Ubiratan Amorim da Silva - Integrante / Claudia Caporalli Braga - Integrante / Rafael Leite Gatto - Integrante / Luiz Carlos Hanzelmann Mariano - Integrante / Rodrigo Fontenelle Barreira Teixeira - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
-
1995 - 1997
Gasto Energético e Carga Fisiológica de Trabalho em Coletores de Lixo Domiciliar no Rio de Janeiro: Um Estudo Piloto, Descrição: Avaliação da carga fisiológica do trabalho (CFT) da coleta de lixo domiciliar em amostra de trabalhadores da Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro. A CFT foi determinada para o tempo total de trabalho (TTT) e durante o tempo efetivo de coleta (TEC) através da avaliação do gasto energético (GE) e da freqüência cardíaca (FC), ao longo de quatro dias consecutivos de trabalho. O estudo piloto serviu de base para a formulação de um projeto de maior abrangência para obtenção de resultados que possam ser generalizados. Palavras-chave Carga de Trabalho; Metabolismo Energético; Coleta de Resíduos Sólidos. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: João Alberto Ferreira - Integrante / Luiz Antonio dos Anjos - Coordenador / Alcemi Almeida de Barros - Integrante / Teresa Crisitna Eiras de Oliveira - Integrante / Karina Cabreira Severino - Integrante / Marcos Oliveira e Silva - Integrante / Wesley Luís Ferreira Paiva - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2
Projetos de desenvolvimento
-
1987 - 1990
Projeto para Tratamento e Disposição de Resíduos Industriais Perigosos, Descrição: O objetivo do projeto é desenvolver tecnologia para a disposição, particularmente no solo, de resíduos industriais perigosos. Além de experiências de solidificação de resíduos semi-sólidos será construído um aterro piloto para estudos de codisposiçào de resíduos industriais contendo metais pesados em aterros de resíduos domiciliares.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: João Alberto Ferreira - Coordenador / Alvaro Cantanhede - Integrante / Gisele Carlomagno do Amaral - Integrante / José Felício Haddad - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4
-
1987 - 1990
Projeto para Tratamento e Disposição de Resíduos Industriais Perigosos, Descrição: O objetivo do projeto é desenvolver tecnologia para a disposição, particularmente no solo, de resíduos industriais perigosos. Além de experiências de solidificação de resíduos semi-sólidos será construído um aterro piloto para estudos de codisposiçào de resíduos industriais contendo metais pesados em aterros de resíduos domiciliares.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: João Alberto Ferreira - Coordenador / Alvaro Cantanhede - Integrante / Gisele Carlomagno do Amaral - Integrante / José Felício Haddad - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4
-
1987 - 1990
Projeto para Tratamento e Disposição de Resíduos Industriais Perigosos, Descrição: O objetivo do projeto é desenvolver tecnologia para a disposição, particularmente no solo, de resíduos industriais perigosos. Além de experiências de solidificação de resíduos semi-sólidos será construído um aterro piloto para estudos de codisposiçào de resíduos industriais contendo metais pesados em aterros de resíduos domiciliares.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: João Alberto Ferreira - Coordenador / Alvaro Cantanhede - Integrante / Gisele Carlomagno do Amaral - Integrante / José Felício Haddad - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4
-
1987 - 1990
Projeto para Tratamento e Disposição de Resíduos Industriais Perigosos, Descrição: O objetivo do projeto é desenvolver tecnologia para a disposição, particularmente no solo, de resíduos industriais perigosos. Além de experiências de solidificação de resíduos semi-sólidos será construído um aterro piloto para estudos de codisposiçào de resíduos industriais contendo metais pesados em aterros de resíduos domiciliares.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: João Alberto Ferreira - Coordenador / Alvaro Cantanhede - Integrante / Gisele Carlomagno do Amaral - Integrante / José Felício Haddad - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4
-
1987 - 1990
Projeto para Tratamento e Disposição de Resíduos Industriais Perigosos, Descrição: O objetivo do projeto é desenvolver tecnologia para a disposição, particularmente no solo, de resíduos industriais perigosos. Além de experiências de solidificação de resíduos semi-sólidos será construído um aterro piloto para estudos de codisposiçào de resíduos industriais contendo metais pesados em aterros de resíduos domiciliares.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: João Alberto Ferreira - Coordenador / Alvaro Cantanhede - Integrante / Gisele Carlomagno do Amaral - Integrante / José Felício Haddad - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4
-
1987 - 1990
Projeto para Tratamento e Disposição de Resíduos Industriais Perigosos, Descrição: O objetivo do projeto é desenvolver tecnologia para a disposição, particularmente no solo, de resíduos industriais perigosos. Além de experiências de solidificação de resíduos semi-sólidos será construído um aterro piloto para estudos de codisposiçào de resíduos industriais contendo metais pesados em aterros de resíduos domiciliares.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: João Alberto Ferreira - Coordenador / Alvaro Cantanhede - Integrante / Gisele Carlomagno do Amaral - Integrante / José Felício Haddad - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4
-
1987 - 1990
Projeto para Tratamento e Disposição de Resíduos Industriais Perigosos, Descrição: O objetivo do projeto é desenvolver tecnologia para a disposição, particularmente no solo, de resíduos industriais perigosos. Além de experiências de solidificação de resíduos semi-sólidos será construído um aterro piloto para estudos de codisposiçào de resíduos industriais contendo metais pesados em aterros de resíduos domiciliares.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: João Alberto Ferreira - Coordenador / Alvaro Cantanhede - Integrante / Gisele Carlomagno do Amaral - Integrante / José Felício Haddad - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4
-
1987 - 1990
Projeto para Tratamento e Disposição de Resíduos Industriais Perigosos, Descrição: O objetivo do projeto é desenvolver tecnologia para a disposição, particularmente no solo, de resíduos industriais perigosos. Além de experiências de solidificação de resíduos semi-sólidos será construído um aterro piloto para estudos de codisposiçào de resíduos industriais contendo metais pesados em aterros de resíduos domiciliares.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: João Alberto Ferreira - Coordenador / Alvaro Cantanhede - Integrante / Gisele Carlomagno do Amaral - Integrante / José Felício Haddad - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4
-
1987 - 1990
Projeto para Tratamento e Disposição de Resíduos Industriais Perigosos, Descrição: O objetivo do projeto é desenvolver tecnologia para a disposição, particularmente no solo, de resíduos industriais perigosos. Além de experiências de solidificação de resíduos semi-sólidos será construído um aterro piloto para estudos de codisposiçào de resíduos industriais contendo metais pesados em aterros de resíduos domiciliares.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: João Alberto Ferreira - Coordenador / Alvaro Cantanhede - Integrante / Gisele Carlomagno do Amaral - Integrante / José Felício Haddad - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4
-
1987 - 1990
Projeto para Tratamento e Disposição de Resíduos Industriais Perigosos, Descrição: O objetivo do projeto é desenvolver tecnologia para a disposição, particularmente no solo, de resíduos industriais perigosos. Além de experiências de solidificação de resíduos semi-sólidos será construído um aterro piloto para estudos de codisposiçào de resíduos industriais contendo metais pesados em aterros de resíduos domiciliares.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: João Alberto Ferreira - Coordenador / Alvaro Cantanhede - Integrante / Gisele Carlomagno do Amaral - Integrante / José Felício Haddad - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4
-
1987 - 1990
Projeto para Tratamento e Disposição de Resíduos Industriais Perigosos, Descrição: O objetivo do projeto é desenvolver tecnologia para a disposição, particularmente no solo, de resíduos industriais perigosos. Além de experiências de solidificação de resíduos semi-sólidos será construído um aterro piloto para estudos de codisposiçào de resíduos industriais contendo metais pesados em aterros de resíduos domiciliares.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: João Alberto Ferreira - Coordenador / Alvaro Cantanhede - Integrante / Gisele Carlomagno do Amaral - Integrante / José Felício Haddad - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4
-
1987 - 1990
Projeto para Tratamento e Disposição de Resíduos Industriais Perigosos, Descrição: O objetivo do projeto é desenvolver tecnologia para a disposição, particularmente no solo, de resíduos industriais perigosos. Além de experiências de solidificação de resíduos semi-sólidos será construído um aterro piloto para estudos de codisposiçào de resíduos industriais contendo metais pesados em aterros de resíduos domiciliares.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: João Alberto Ferreira - Coordenador / Alvaro Cantanhede - Integrante / Gisele Carlomagno do Amaral - Integrante / José Felício Haddad - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4
-
1987 - 1990
Projeto para Tratamento e Disposição de Resíduos Industriais Perigosos, Descrição: O objetivo do projeto é desenvolver tecnologia para a disposição, particularmente no solo, de resíduos industriais perigosos. Além de experiências de solidificação de resíduos semi-sólidos será construído um aterro piloto para estudos de codisposiçào de resíduos industriais contendo metais pesados em aterros de resíduos domiciliares.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: João Alberto Ferreira - Coordenador / Alvaro Cantanhede - Integrante / Gisele Carlomagno do Amaral - Integrante / José Felício Haddad - Integrante.Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4
-
1987 - 1990
Projeto para Tratamento e Disposição de Resíduos Industriais Perigosos, Descrição: O objetivo do projeto é desenvolver tecnologia para a disposição, particularmente no solo, de resíduos industriais perigosos. Além de experiências de solidificação de resíduos semi-sólidos será construído um aterro piloto para estudos de codisposiçào de resíduos industriais contendo metais pesados em aterros de resíduos domiciliares.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: João Alberto Ferreira - Coordenador / Alvaro Cantanhede - Integrante / Gisele Carlomagno do Amaral - Integrante / José Felício Haddad - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4
-
1987 - 1990
Projeto para Tratamento e Disposição de Resíduos Industriais Perigosos, Descrição: O objetivo do projeto é desenvolver tecnologia para a disposição, particularmente no solo, de resíduos industriais perigosos. Além de experiências de solidificação de resíduos semi-sólidos será construído um aterro piloto para estudos de codisposiçào de resíduos industriais contendo metais pesados em aterros de resíduos domiciliares.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: João Alberto Ferreira - Coordenador / Alvaro Cantanhede - Integrante / Gisele Carlomagno do Amaral - Integrante / José Felício Haddad - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4
-
1987 - 1990
Projeto para Tratamento e Disposição de Resíduos Industriais Perigosos, Descrição: O objetivo do projeto é desenvolver tecnologia para a disposição, particularmente no solo, de resíduos industriais perigosos. Além de experiências de solidificação de resíduos semi-sólidos será construído um aterro piloto para estudos de codisposiçào de resíduos industriais contendo metais pesados em aterros de resíduos domiciliares.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: João Alberto Ferreira - Coordenador / Alvaro Cantanhede - Integrante / Gisele Carlomagno do Amaral - Integrante / José Felício Haddad - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4
-
1987 - 1990
Projeto para Tratamento e Disposição de Resíduos Industriais Perigosos, Descrição: O objetivo do projeto é desenvolver tecnologia para a disposição, particularmente no solo, de resíduos industriais perigosos. Além de experiências de solidificação de resíduos semi-sólidos será construído um aterro piloto para estudos de codisposiçào de resíduos industriais contendo metais pesados em aterros de resíduos domiciliares.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: João Alberto Ferreira - Coordenador / Alvaro Cantanhede - Integrante / Gisele Carlomagno do Amaral - Integrante / José Felício Haddad - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4
-
1987 - 1990
Projeto para Tratamento e Disposição de Resíduos Industriais Perigosos, Descrição: O objetivo do projeto é desenvolver tecnologia para a disposição, particularmente no solo, de resíduos industriais perigosos. Além de experiências de solidificação de resíduos semi-sólidos será construído um aterro piloto para estudos de codisposiçào de resíduos industriais contendo metais pesados em aterros de resíduos domiciliares.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: João Alberto Ferreira - Coordenador / Alvaro Cantanhede - Integrante / Gisele Carlomagno do Amaral - Integrante / José Felício Haddad - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4
-
1987 - 1990
Projeto para Tratamento e Disposição de Resíduos Industriais Perigosos, Descrição: O objetivo do projeto é desenvolver tecnologia para a disposição, particularmente no solo, de resíduos industriais perigosos. Além de experiências de solidificação de resíduos semi-sólidos será construído um aterro piloto para estudos de codisposiçào de resíduos industriais contendo metais pesados em aterros de resíduos domiciliares.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: João Alberto Ferreira - Coordenador / Alvaro Cantanhede - Integrante / Gisele Carlomagno do Amaral - Integrante / José Felício Haddad - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4
-
1987 - 1990
Projeto para Tratamento e Disposição de Resíduos Industriais Perigosos, Descrição: O objetivo do projeto é desenvolver tecnologia para a disposição, particularmente no solo, de resíduos industriais perigosos. Além de experiências de solidificação de resíduos semi-sólidos será construído um aterro piloto para estudos de codisposiçào de resíduos industriais contendo metais pesados em aterros de resíduos domiciliares.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: João Alberto Ferreira - Coordenador / Alvaro Cantanhede - Integrante / Gisele Carlomagno do Amaral - Integrante / José Felício Haddad - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4
Prêmios
2000
Menção Honrosa para a Aluna Adriana Brasil Vargas - 9ª Semana de Iniciação Científica - Trabalho Resíduos Sólidos Hospitalares - orientanda do Professor João Alberto Ferreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
1999
Professor Homenageado pela Turma de Engenharia Civil - 1992-2, Alunos da Faculdade de Engenharia da UERJ.
1992
Elogio em Ata da Diretoria pela Elaboração do Projeto de Limpeza do Parque Nacional da Tijuca, Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro - COMLURB.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Departamento de Engenharia Sanitária e do Meio Ambiente, Centro de Tecnologia e Ciências, Departamento de Engenharia Sanitária e do Meio Ambiente. , Rua São Francisco Xavier, 524, 5º Andar - Sala 5002, Maracanã, 20550-013 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 23340311, Ramal: 15, Fax: (21) 25699067, URL da Homepage:
Experiência profissional
2012 - 2014
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: consultor de projeto de pesquisa, Carga horária: 10
2019 - Atual
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador Visitante Senior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2014 - 2019
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Pesquisador Visitante, Enquadramento Funcional: Pesquisador Visitante, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Integrante do corpo permanente do Programa de Pós Graduação em Engenharia Ambiental _ PEAMB e do Programa de Doutorado em Engenharia Ambiental - DEAMB
2011 - 2013
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Aposentadoria
1996 - 2013
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professsor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
01/2020
Ensino, Controle da Poluição Urbana e Industrial, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos
-
01/2016
Ensino, Doutorado em Engenharia Ambiental, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Avançados, Estudos Avançados, Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos
-
08/2014
Ensino, Especialização Em Engenharia Sanitária e Ambiental, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Gerenciamento de resíduos Sólidos Urbanos
-
10/2006
Serviços técnicos especializados , Centro de Tecnologia e Ciências, Departamento de Engenharia Sanitária e do Meio Ambiente.,Serviço realizado, Projeto do Aterro Sanitário de Mangaratiba - RJ.
-
03/2006
Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos
-
03/2006
Ensino, Engenharia Civil Ênfase Engenharia Sanitária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Engenharia Ambiental (4 créditos), Projeto de Graduação IV-B (2 créditos)
-
03/2004
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Tecnologia e Ciências, Centro de Tecnologia e Ciências.,Atividade realizada, Coordenador do Grupo de Pesquisa: Gestão de Resíduos Sólidos.
-
06/2002
Serviços técnicos especializados , Centro de Tecnologia e Ciências, Departamento de Engenharia Sanitária e do Meio Ambiente.,Serviço realizado, Assessoria para implantação da coleta seletiva em Piraí.
-
04/2002
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Tecnologia e Ciências, Centro de Tecnologia e Ciências.,Atividade realizada, Participante do Projeto de Apoio à Infra Estrutura para os Cursos de Pós-Graduação na Faculdade de Engenharia - Finaciamento UERJ/FAPERJ.
-
03/1999
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Tecnologia e Ciências, Centro de Tecnologia e Ciências.,Atividade realizada, Coordenador do Grupo de Pesquisa: Controle da Poluição Urbana e Industrial.
-
02/1999
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Tecnologia e Ciências, Departamento de Engenharia Sanitária e do Meio Ambiente.,Linhas de pesquisa
-
03/2013 - 07/2013
Ensino, Controle da Poluição Urbana e Industrial, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos
-
03/2013 - 07/2013
Ensino, Engenharia Civil Ênfase Engenharia Sanitária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Engenahria Ambiental, Projeto de Graduação B
-
08/2012 - 12/2012
Ensino, Engenharia Civil Ênfase Engenharia Sanitária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Engenharia Ambiental
-
08/2012 - 12/2012
Ensino, Controle da Poluição Urbana e Industrial, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologia de Aterros Sanitários
-
03/2012 - 12/2012
Ensino, Engenharia Civil Ênfase Engenharia Sanitária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Engenharia Ambiental
-
10/2009 - 12/2012
Direção e administração, Centro de Tecnologia e Ciências, Departamento de Engenharia Sanitária e do Meio Ambiente.,Cargo ou função, Sub chefe de Departamento.
-
03/2012 - 07/2012
Ensino, Controle da Poluição Urbana e Industrial, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos
-
08/2011 - 12/2011
Ensino, Engenharia Civil Ênfase Engenharia Sanitária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Engenharia Ambiental
-
08/2011 - 12/2011
Ensino, Controle da Poluição Urbana e Industrial, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologia de Aterros Sanitarios
-
08/2010 - 12/2010
Ensino, Engenharia Civil Ênfase Engenharia Sanitária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Engenharia Ambiental
-
08/2010 - 12/2010
Ensino, Controle da Poluição Urbana e Industrial, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologia de Aterros Sanitários
-
03/2010 - 07/2010
Ensino, Engenharia Civil Ênfase Engenharia Sanitária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto Final B, Introdução a Engenharia Sanitaria
-
03/2010 - 07/2010
Ensino, Controle da Poluição Urbana e Industrial, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos
-
08/2009 - 12/2009
Ensino, Controle da Poluição Urbana e Industrial, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologia de Aterro Sanitário
-
08/2009 - 12/2009
Ensino, Engenharia Civil Ênfase Engenharia Sanitária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto B, Introdução a Engenharia Ambiental
-
08/2009 - 12/2009
Ensino, Especialização Em Engenharia Sanitária e Ambiental, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Tratamento e Disposição de Resíduos
-
03/2009 - 07/2009
Ensino, Controle da Poluição Urbana e Industrial, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos
-
03/2009 - 07/2009
Ensino, Engenharia Civil Ênfase Engenharia Sanitária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto B, Introdução a Engenharia Ambiental
-
08/2008 - 12/2008
Ensino, Controle da Poluição Urbana e Industrial, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologia de Aterro Sanitário
-
08/2008 - 12/2008
Ensino, Engenharia Civil Ênfase Engenharia Sanitária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Engenharia Ambiental, Projeto de Graduação IV B
-
09/2005 - 08/2008
Direção e administração, Centro de Tecnologia e Ciências, Departamento de Engenharia Sanitária e do Meio Ambiente.,Cargo ou função, Coordenador Adjunto do Programa de Pós graduação em Engenharia Ambiental.
-
03/2008 - 07/2008
Ensino, Controle da Poluição Urbana e Industrial, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos
-
03/2008 - 07/2008
Ensino, Engenharia Civil Ênfase Engenharia Sanitária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto de Graduação IV B, Introdução a Engenharia Ambiental
-
08/2007 - 12/2007
Ensino, Controle da Poluição Urbana e Industrial, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos
-
08/2007 - 12/2007
Ensino, Engenharia Civil Ênfase Engenharia Sanitária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Engenharia Ambiental, Projeto de Graduação IV B
-
03/2007 - 07/2007
Ensino, Engenharia Civil Ênfase Engenharia Sanitária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto de Graduação IV B, Introdução a Engenharia Ambiental
-
03/2007 - 07/2007
Ensino, Controle da Poluição Urbana e Industrial, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos
-
08/2006 - 12/2006
Ensino, Controle da Poluição Urbana e Industrial, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologia de Aterro Sanitário
-
08/2006 - 12/2006
Ensino, Engenharia Civil Ênfase Engenharia Sanitária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto de Graduação IV B, Introdução a Engenharia Ambiental
-
03/1999 - 12/2006
Direção e administração, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.,Cargo ou função, Membro do Comitê Interno do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/CNPq/UERJ.
-
03/2006 - 10/2006
Serviços técnicos especializados , Centro de Tecnologia e Ciências, Departamento de Engenharia Sanitária e do Meio Ambiente.,Serviço realizado, Projeto do Aterro Sanitário do Município de Macuco - RJ.
-
03/2006 - 07/2006
Ensino, Controle da Poluição Urbana e Industrial, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gerenciamento de Resíduos Solidos Urbanos
-
03/2006 - 07/2006
Ensino, Engenharia Civil Ênfase Engenharia Sanitária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto de Graduação B, Intodução a Engenharia Ambiental
-
08/2005 - 12/2005
Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologia de Aterro Sanitário
-
08/2005 - 12/2005
Ensino, Engenharia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Engenharia Ambiental (4 créditos), Projeto de Graduação IV-B (2 créditos)
-
08/2003 - 09/2005
Direção e administração, Centro de Tecnologia e Ciências, Departamento de Engenharia Sanitária e do Meio Ambiente.,Cargo ou função, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental.
-
03/2005 - 07/2005
Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos
-
03/2005 - 07/2005
Ensino, Engenharia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Engenharia Ambiental (4 créditos), Projeto de Graduação IV-B (2 créditos)
-
08/2004 - 12/2004
Ensino, Especialização Em Engenharia Sanitária e Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado (2 créditos), Projeto de Graduação IV - A (2 créditos), Projeto de Graduação IV-B (2 créditos)
-
04/2004 - 07/2004
Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos (4 créditos)
-
03/2004 - 07/2004
Ensino, Engenharia Civil Ênfase Engenharia Sanitária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto de Graduação A (2 créditos), Projeto de Graduação B (1 crédito), Estágio Supervisionado (1 crédito)
-
03/2004 - 07/2004
Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos
-
03/2000 - 02/2004
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Tecnologia e Ciências, Centro de Tecnologia e Ciências.,Atividade realizada, Coordenador do Projeto SISTRACHO - Sistema de Tratamento de Chorume para Pequenos e Médios Municípios - CNPq/RHAE.
-
12/2003 - 01/2004
Serviços técnicos especializados , Centro de Tecnologia e Ciências, Departamento de Engenharia Sanitária e do Meio Ambiente.,Serviço realizado, Elaboração de Parecer Técnico para a CSN sobre a Implantação do Aterro Sanitário de Volta Redonda.
-
08/2003 - 12/2003
Ensino, Controle da Poluição Urbana e Industrial, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologia de Aterros Sanitários (4 créditos)
-
08/2003 - 12/2003
Ensino, Engenharia Civil Ênfase Engenharia Sanitária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto de Graduação A (2 créditos), Projeto de Graduação B (1 crédito), Estágio Supervisionado (1 crédito)
-
02/1999 - 08/2003
Direção e administração, Centro de Tecnologia e Ciências, Faculdade de Engenharia.,Cargo ou função, Coordenador Adjunto de Programa de Pós- graduação em Engenharia Ambiental.
-
04/2003 - 07/2003
Ensino, Controle da Poluição Urbana e Industrial, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos (4 créditos)
-
08/2002 - 12/2002
Ensino, Engenharia Civil Ênfase Engenharia Sanitária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Engenharia Ambiental (4 créditos)
-
08/2002 - 12/2002
Ensino, Especialização Em Engenharia Sanitária e Ambiental, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Resíduos Sólidos (4 créditos)
-
08/2002 - 12/2002
Ensino, Controle da Poluição Urbana e Industrial, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Disposição Final de Resíduos Industriais (4 créditos)
-
03/2002 - 07/2002
Ensino, Controle da Poluição Urbana e Industrial, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos (4 créditos)
-
03/2002 - 07/2002
Ensino, Engenharia Civil Ênfase Engenharia Sanitária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Engenharia Ambiental (4 créditos)
-
03/2002 - 07/2002
Ensino, Especialização Em Engenharia Sanitária e Ambiental, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Limpeza Urbana (4 créditos)
-
08/2001 - 12/2001
Ensino, Engenharia Civil Ênfase Engenharia Sanitária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto de Graduação A (2 créditos), Projeto de Graduação B (1 crédito)
-
08/2001 - 12/2001
Ensino, Engenharia Sanitária e Ambiental, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Resíduos Sólidos (4 créditos)
-
08/2001 - 12/2001
Ensino, Controle da Poluição Urbana e Industrial, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Disposição Final de Resíduos Industriais (4 créditos)
-
06/2001 - 09/2001
Serviços técnicos especializados , Centro de Tecnologia e Ciências, Departamento de Engenharia Sanitária e do Meio Ambiente.,Serviço realizado, Reformulação da Limpeza Urbana de Piraí.
-
03/2001 - 07/2001
Ensino, Engenharia Civil Ênfase Engenharia Sanitária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto de Graduação A (2 créditos), Projeto de Graduação B (1 crédito)
-
03/2001 - 07/2001
Ensino, Engenharia Sanitária e Ambiental, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Limpeza Urbana (4 créditos)
-
08/2000 - 12/2000
Ensino, Engenharia Sanitária e Ambiental, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Resíduos Sólidos (4 créditos)
-
03/2000 - 07/2000
Ensino, Engenharia Sanitária e Ambiental, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Limpeza Urbana (4 créditos), Resíduos Sólidos (4 créditos)
-
03/2000 - 03/2000
Serviços técnicos especializados , Universidade do Estado do Rio de Janeiro.,Serviço realizado, Representante da UERJ na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro.
-
08/1999 - 12/1999
Ensino, Engenharia Civil Ênfase Engenharia Sanitária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Engenharia Ambiental (4 créditos), Tópicos Especiais - Imapctos dos Resíduos no Solo (2 créditos)
-
08/1999 - 12/1999
Serviços técnicos especializados , Centro de Tecnologia e Ciências, Departamento de Engenharia Sanitária e do Meio Ambiente.,Serviço realizado, Estudo de Impacto Ambiental do Aterro de Piraí.
-
07/1999 - 12/1999
Ensino, Engenharia Sanitária e Ambiental, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Limpeza Urbana (4 créditos)
-
03/1999 - 07/1999
Ensino, Engenharia Civil Ênfase Engenharia Sanitária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Limpeza Urbana (3 créditos)
-
03/1999 - 07/1999
Ensino, Engenharia Sanitária e Ambiental, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Resíduos Sólidos
-
03/1998 - 05/1999
Serviços técnicos especializados , Centro de Tecnologia e Ciências, Departamento de Engenharia Sanitária e do Meio Ambiente.,Serviço realizado, Projeto de Aterro Sanitário do Município de Piraí.
-
08/1998 - 12/1998
Ensino, Engenharia Civil Ênfase Engenharia Sanitária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Engenharia Ambiental - Turma 02, Introdução à Engenharia Ambiental - Turma 07
-
03/1998 - 07/1998
Ensino, Engenharia Civil Ênfase Engenharia Sanitária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Engenharia Ambiental - Turma 2, Introdução à Engenharia Ambiental - Turma 7, Introdução à Engenharia Ambiental - Turma 4
-
08/1997 - 12/1997
Ensino, Engenharia Civil Ênfase Engenharia Sanitária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Engenharia Ambiental - Turma 2, Inrodução à Engenharia Ambiental - Turma 7, INtrodução à Engenharia Ambiental - Turma 1
-
08/1996 - 12/1996
Ensino, Engenharia Civil Ênfase Engenharia Sanitária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Engenharia Ambiental - Turma 4, Introdução à Engenharia Ambiental - Turma 2, Introdução à Engenharia Ambiental - Turma 7
-
06/1996 - 10/1996
Serviços técnicos especializados , Centro de Tecnologia e Ciências, Departamento de Engenharia Sanitária e do Meio Ambiente.,Serviço realizado, Colaboração na elaboração do Diagnóstico de los Resíduos Sólidos e Peligrosos en America Latina y el Caribe - OPAS - Organização Panamericana de Saúde.
-
03/1996 - 07/1996
Ensino, Engenharia Civil Ênfase Engenharia Sanitária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Engenharia Ambiental - Turma 02, Introdução à Engenharia Ambiental - Turma 07, Introdução à Engenharia Ambiental - Turma 04
1999 - Atual
Associação Brasileira de Engenharia Sanitaria e AmbientalVínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Consultor - Professor de Curso, Carga horária: 0
Outras informações:
Cursos sobre Gestão de Resíduos Sólidos
2010 - 2010
Associação Brasileira de Engenharia Sanitaria e AmbientalVínculo: Consultor - Professor de Curso, Enquadramento Funcional: Consultor - Professor de Curso, Carga horária: 24
Outras informações:
Curso de Gestão de Resíduos Sólidos - ABES Seção Mato Grosso
2010 - 2010
Associação Brasileira de Engenharia Sanitaria e AmbientalVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor - Professor de Curso, Carga horária: 16
Outras informações:
Curso de Gestão de Resíduos Sólidos - ABES Seção Piauí
2009 - 2009
Associação Brasileira de Engenharia Sanitaria e AmbientalVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor Professor de Curso, Carga horária: 24
Outras informações:
Curso de TEcnologia de Tratamento de Resíduos Sólidos - PROSAB - ABES Nacional - Local São Paulo
Atividades
-
01/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Revista Engenharia Sanitária e Ambiental.,Cargo ou função, Membro do Conselho Editorial Científico.
-
03/1999
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê de Resíduos Sólidos.,Cargo ou função, Membro de comissão permanente.
-
11/2003 - 12/2003
Outras atividades técnico-científicas , XI Silubesa, XI Silubesa.,Atividade realizada, Avaliador de Trabalhos Técnicos.
-
05/1999 - 05/1999
Ensino,,Disciplinas ministradas, Aterros Sanitários em Valas - Alternativa para Disposição de Resíduos Sólidos
1971 - 1972
Companhia Estadual de Tecnologia e Saneamento AmbientalVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 40
Atividades
-
10/1971 - 06/1972
Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Assistência aos Municípios.
1975 - 1996
Companhia Municipal de Limpeza UrbanaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 40
Atividades
-
04/1992 - 10/1992
Direção e administração, .,Cargo ou função, Chefe de Divisão.
-
01/1987 - 12/1989
Direção e administração, .,Cargo ou função, Chefe de Serviço de Estudos e Pesquisas.
-
07/1985 - 12/1987
Direção e administração, .,Cargo ou função, Assessor da Presidência.
-
01/1983 - 06/1985
Direção e administração, .,Cargo ou função, Assistente.
-
01/1981 - 06/1982
Direção e administração, .,Cargo ou função, Gerente de Operação.
-
06/1980 - 12/1980
Direção e administração, .,Cargo ou função, Gerente Adjunto.
-
06/1975 - 12/1978
Direção e administração, .,Cargo ou função, Chefe de Divisão.
2001 - Atual
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPqVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional:
Outras informações:
Consultor Ad hoc
Atividades
-
08/2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.,Cargo ou função, Consultor Ad-hoc.
-
08/2005 - 08/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.,Cargo ou função, Membro de comissão temporária.
1982 - 1983
Empresa de Obras Públicas do EstadoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 40
Atividades
-
07/1982 - 07/1983
Direção e administração, .,Cargo ou função, Chefe de Departamento.
2005 - Atual
Financiadora de Estudos e ProjetosVínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0
Outras informações:
Consultor para avaliação das propostas dos projetos da Chamada Pública MCT/FINEP/CT-HIDRO - Capacitação - 01/2005 e para o acompanhamento do andamento dos projetos aprovados.
Atividades
-
06/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Financiadora de Estudos e Projetos.,Cargo ou função, Consultor.
1994 - Atual
Fundação Oswaldo CruzVínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0
Atividades
-
01/2000
Outras atividades técnico-científicas , Escola Nacional de Saúde Pública, Escola Nacional de Saúde Pública.,Atividade realizada, Consultor Ad Hoc.
-
05/2003 - 05/2003
Ensino, Sensibilização e Informação Em Biossegurança, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Gerenciamento e Descarte de Resíduos
-
05/2002 - 05/2002
Ensino, Sensibilização e Informação Em Biossegurança, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Gerenciamento e Descarte de Resíduos
-
04/2001 - 04/2001
Ensino, Sensibilização e Informação Em Biossegurança, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Gerenciamento e Descarte de Resíduos
-
05/2000 - 05/2000
Ensino, Atualização de Biossegurança de Engenharia Genétic, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Gerenciamento de Resíduos de Laboratórios
-
04/2000 - 04/2000
Ensino, Sensibilização e Informação Em Biossegurança, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Gerenciamento e Descarte de Resíduos
-
10/1999 - 10/1999
Ensino, Atualização Em Resíduos Sólidos Ambiente e Saúde, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Módulo - Resíduos Sólidos: Perspectivas Atuais
-
10/1998 - 10/1998
Ensino, Atualização Em Resíduos Sólidos Ambiente e Saúde, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Módulo - Resíduos Sólidos: Perspectivas Atuais
-
09/1997 - 09/1997
Ensino, Atualização Em Resíduos Sólidos Ambiente e Saúde, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Módulo - Resíduos Sólidos: Perspectivas Atuais
-
04/1996 - 04/1996
Ensino, Atualização Em Biossegurança, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Gerenciamento de Resíduos Biológicos
-
04/1995 - 04/1995
Ensino, Atualização Em Biossegurança, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Gerenciamento de Resíduos Biológicos
-
04/1995 - 04/1995
Ensino, Especialização Em Laboratório de Saúde Pública, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Descarte de Lixo Contaminado
-
04/1995 - 04/1995
Ensino, Saúde do Trabalhador, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Resíduos e Meio Ambiente
-
10/1994 - 10/1994
Ensino, Segurança no Trabalho Hospitalar, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Biossegurança
-
04/1994 - 04/1994
Ensino, Saúde do Trabalhador, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Resíduos e Meio Ambiente
1972 - 1975
Grupo Executivo da Grande São PauloVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 40
Outras informações:
Contrato através da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo
Atividades
-
11/1972 - 06/1975
Serviços técnicos especializados , Setor de Saneamento.,Serviço realizado, Coordenação de Projetos.
1983 - 1988
Instituto Brasileiro de Administração MunicipalVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0
Atividades
-
03/1988 - 06/1988
Ensino, Engenharia de Sistemas Urbanos, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Limpeza Urbana
-
03/1987 - 06/1987
Ensino, Engenharia de Sistemas Urbanos, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Limpeza Urbana
-
03/1983 - 06/1983
Ensino, Engenharia de Sistemas Urbanos, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Limpeza Urbana
2002 - 2003
Secret de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento SustentávelVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0
Atividades
-
08/2002 - 01/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secret de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.,Cargo ou função, Membro de comissão.
1995 - 1995
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0
Atividades
-
06/1995 - 06/1995
Ensino, III Curso de Especialização Em Vigilância Em Saúde, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Poluição do Ar, Água e Lixo
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de João Alberto Ferreira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?