Ana Maria Cavalcanti
Possui graduação em Medicina pela Faculdade Evangélica do Paraná (1988), mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal do Paraná (2002) e doutorado em Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Médica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba desde 1994, atua na gestão da rede municipal de saúde, no Departamento de Planejamento em Saúde e no depois, na Coordenação de Saúde do Adulto no Departamento de Atenção Primária à Saúde. Coordenou a elaboração e implantação de diretrizes clínicas assim como o monitoramento e avaliação de programas como os de Atenção à Pessoa com Diabete Melito tipo 2 e Hipertensão Arterial Sistêmica. Participou do Programa de Educação Permanente dos profissionais da Atenção Primária à Saúde, foi coordenadoraa adjunta no curso de pós-graduação Lato Sensu - Especialização em Gestão do Sistema Único de Saúde: Atenção Primária à Saúde. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da SMS Curitiba. Integrou o grupo condutor do projeto denominado Laboratório de Inovações em Atenção às Condições Crônicas (LIACC) onde participou da construção e implantação do projeto e das tecnologias de Autocuidado Apoiado e Cuidado Compartilhado. Atuou como facilitadora na Planificação de Atenção Primária à Saúde no Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS). Elaborou módulos sobre autocuidado apoiado no curso para profissionais de nível superior e técnico no projeto Qualidia do Ministério da Saúde.Tem participado de consultorias para elaboração de linhas-guia de condições crônicas (Secretaria Municipal da Saúde de Manaus) ou implantação do Autocuidado Apoiado e o Atendimento Compartilhado em Grupo no LIACC Santo Antônio do Monte e da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, com apoio da Organização Pan-Americana de Saúde e do CONASS. Atuou como docente e gestora de aprendizagem de iniciativas educacionais do Instituto de Ensino e Pesquisa Hospital Sírio Libanês. Coordenou a Pesquisa de Base Populacional de Condições Crônicas em Curitiba. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, Psicologia Cognitiva, Educação e Farmacologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Atenção Primária à Saúde, Gestão da Clínica, Autocuidado Apoiado, Modelo de Atenção a Condições Crônicas, Atendimento Compartilhado em Grupo e Educação Permanente de Profissionais de Saúde.
Informações coletadas do Lattes em 03/11/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciencias da Saude
2013 - 2017
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Título: EPIDEMIOLOGIA DE CURITIBA. AVALIAÇÃO DE DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS (EPICUREAN): análise descritiva inicial e sua aplicação em um Modelo de Atenção a Condições Crônicas
, Ano de obtenção: 2017. Roberto Flávio Silva Pecoits Filho. Coorientador: Simone Tetu Moysés. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: doenças crônicas não transmissíveis; fatores de risco; modelo de atenção crônica; prevalência.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: ciências da saúde.
Mestrado em Farmacologia
2000 - 2002
Universidade Federal do Paraná
Título: Toxicologia Pré-Clínica do Extrato Aquoso Bruto das Folhas Secas de Aquillea millefolium sp em ratos, Ano de Obtenção: 2002
Orientador: Maria Consuelo Andrade Marques
Coorientador: Lia. Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Farmacologia / Subárea: Toxicologia.
Especialização em Processos Educacionais em Saúde
2013 - 2014
Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa
Título: Metodologias Ativas De Ensino-Aprendizagem - fragmentos de uma experiência de facilitação
Orientador: Maria Cristina Martinez Capel Laluna
Especialização em GERONTOLOGIA NUMA PERSPECTIVA BIO-PSICO-SOCIAL
2009 - 2010
Faculdade de Tecnologia Internacional
Título: EFETIVIDADE DAS INTERVENÇÕES PARA CESSAÇÃO DO TABAGISMO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DA PESSOA IDOSA
Orientador: ADEMAR HEEMANN
Especialização em educação permanente para profissionais de saúde
2004 - 2005
FACULDADE EVANGÉLICA MACKENZIE DO PARANÁ
Título: Programa de Educação Permanente dos Médicos da Saúde da Família na Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba
Orientador: Risângela Scucato
Especialização em Homeopatia
1989 - 1991
ASSOCIAÇÃO MÉDICA HOMEOPÁTICA DO PARANÁ
Título: Lilium Tigrinum
Orientador: John Osman Orosko Cuellar
Aperfeiçoamento em Bioética Aplicada às Pesquisas Envolvendo Seres Hu
2012 - 2013
Fundação Oswaldo Cruz
Título: Bioética e pesquisa em seres humanos. Ano de finalização: 2013
Orientador: Evania Freire Galindo
Formação complementar
2024 - 2024
Autocuidado em saúde e a Literacia para a promoção da saúde e a prevenção d. (Carga horária: 60h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
2022 - 2022
HARMONIZAÇÃO DA ANÁLISE ÉTICA E ELABORAÇÃO DE PARECERES: CEP/CONEP. (Carga horária: 4h). , Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, SMS, Brasil.
2011 - 2011
Desenvolvimento Gerencial 3. (Carga horária: 40h). , Instituto Municipal de Administração Pública, IMAP, Brasil.
2010 - 2010
Triljhas de Liderança - Portal MindQuest. (Carga horária: 40h). , Instituto Municipal de Administração Pública, IMAP, Brasil.
2010 - 2010
IDGP e Satisfação dos Usuários. (Carga horária: 12h). , Instituto Municipal de Administração Pública, IMAP, Brasil.
2010 - 2010
Trilha de Aprendizagem à Distância. (Carga horária: 40h). , Instituto Municipal de Administração Pública, IMAP, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Educação para o Autocuidado em Diabete. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2009 - 2009
Educação em Saúde para o Autocuidado em DM. (Carga horária: 48h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.
2007 - 2008
Gestão do Sistema Único de Saúde. (Carga horária: 60h). , FACULDADE DE TECNOLOGIA INTERNACIONAL, FATEC, Brasil.
2007 - 2008
Terapia Cognitivo-comportamental. (Carga horária: 372h). , Associação de Terapias Cognitivas do Estado do Paraná, ATC PR, Brasil.
2004 - 2004
Medicina Baseada em Evidência. (Carga horária: 32h). , Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, SMS, Brasil.
2004 - 2004
Gestão da Clínica nos Sistemas de Serviços de Saúd. (Carga horária: 24h). , Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, SMS, Brasil.
2002 - 2002
Seguimento Farmacoterapêutico - Método Dáder. (Carga horária: 20h). , Conselho Regional de Farmácia do Paraná, CRF-PR, Brasil.
1999 - 2000
Formação em Aconselhamento e Terapia Familiar. (Carga horária: 100h). , Associação Paranaense de Terapia de Família, APRTF, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: autocuidado apoiado.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva.
Organização de eventos
CAVALCANTI, ANA MARIA ; SILVEIRA FILHO, ANTONIO DERCY . XI Encontro de Saúde Coletiva de Curitiba: Saúde 4.1 para uma Curitiba mais humana e conectada na sua saúde. 2024. (Outro).
CAVALCANTI, ANA MARIA . 22nd IUHPE World Conference on Health Promotion. 2016. (Outro).
CAVALCANTI, ANA MARIA ; MORAES, S. G. . Terapia Cognitivo Comportamental para Mudança do estilo de Vida - Motivar para Promover. 2008. (Outro).
Participação em eventos
48º Congresso Paranaense de Cardiologia & International Cardiology Meeting. 2022. (Congresso).
I Seminário Nacional de Atenção às Doenças Crônicas Não Transmissíveis. 2022. (Seminário).
SEMINÁRIO PREVINE BRASIL.Previne Brasil e indicadores da hipertensão e do diabetes. 2022. (Seminário).
Experiências Municipais: exemplos de êxito nas regiões de saúdeúde.Especializando a gestão da atenção primária à saúde no SIstema Único de Saúde: o sucesso não ocorre por acaso. 2019. (Outra).
IX Encontro Metropolitano do NASF.Autocuidado Apoiado. 2019. (Encontro).
Atenção Primária à Saúde; estratégia chave para a sustentabilidade do SUS. 2018. (Seminário).
II Seminário de Experiências e Pesquisas no Cuidado das Condições Crônicas do Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar ConceiçãohC.Mesa Redonda 3: apresentação e debate de experiências do Serviço de Saúde Comunitária. 2018. (Seminário).
II Seminário de Experiências e Pesquisas no Cuidado das Condições Crônicas do Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar ConceiçãohC.Autocuidado nas condições crônicas: como fazer?. 2018. (Seminário).
II Seminário de Experiências e Pesquisas no Cuidado das Condições Crônicas do Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar ConceiçãohC.Oficina 1: autocuidado apoiado. 2018. (Oficina).
O Futuro dos Sistemas Universais de Saúde. 2018. (Seminário).
77th Scientific Sessions of the American Diabetes Association, 09 a 13 de junho de 2017. Neck circumference and its correlation to other anthropometric parameters and Finnish Diabetes Risk Score (FINDRISC). 2017. (Congresso).
Oficina de Autocuidado Apoiado.Abordagem Motivacional, Resolução de Problemas, Prevenção de Recaídas e Plano de Autocuidado. 2017. (Oficina).
O Universo da Pessoa Idosa - Dignidade, Direito, Respeito - Ser Visível.Idoso e Unidade Básica ? Prioridade e Atendimento Domiciliar. 2017. (Outra).
Simpósio Internacional Fronteiras na Educação de Profissionais de Saúde 2017. 2017. (Simpósio).
XXI Congresso da Sociedade Brasileira de Diabetes. Neck circumference and its correlation to other anthropometric parameters and Finnish Diabetes Risk Score (FINDRISC). 2017. (Congresso).
22nd IUHPE World Conference on Health Promotion. 2016. (Outra).
22nd IUHPE World Conference on Health Promotion.Intervenciones escolares para la salud. 2016. (Outra).
Enfermedades Crónicas No Transmissibles em las Américas: Manejo Integrados y Cuidados Centrados en el Paciente o.Laboratorio de innovaciones para el cuidado en enfermedades crónicas en Curitiba - Paraná. 2016. (Seminário).
I Seminário Internacional de Atenção às Condições Crônicas e III Seminário? Laboratório de Inovação na Atenção às Condições Crônicas de Santo Antônio do Monte - LIACC Samonte em Minas Gerai. 2014. (Seminário).
Oficina de Autocuidado Apoiado e Cuidado Compartilhado da Secretaria de Estado de Saúde do Paraná.Abordagem Motivacional, Resolução de Problemas, Prevenção de Recaídas, Plano de Autocuidado e Cuidado Compartilhado. 2014. (Oficina).
8º Congresso Sul-Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. Autocuidado Apoiado. 2013. (Congresso).
Dia Nacional e Internacional do Idoso - Envelhecimento Ativo nas Agendas das Políticas Públicas.Experiências de Cuidado em Rede - A Atenção à Pessoa Idosa na Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba. 2012. (Outra).
III Mostra de Experiências de Alimentação e Nutrição no Sistema Único de Saúde.Enfoque Multiprofissional no Combate ao Sobrepeso e Obesidade na Atenção Primária à Saúde em Curitiba. 2012. (Outra).
II Seminário Modelo de Cuidado das Condições Crônicas na Atenção Primária à Saúde.A Estratificação de Risco na SMS Curitiba - Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes mellitus. 2012. (Seminário).
II Seminário Modelo de Cuidado das Condições Crônicas na Atenção Primária à Saúde.A Experiência do Autocuidado Apoiado na APS em Curitiba. 2012. (Seminário).
II Seminário Modelos de Cuidado das Condições Crônicas na Atenção Primária à Saúde. 2012. (Seminário).
I Seminário Modelos de Cuidado das Condições Crônicas na Atenção Primária à Saúde.Modelos de Cuidado das Condições Crônicas na Atenção Primária à Saúde A EXPERIÊNCIA DE CURITIBA. 2012. (Seminário).
I Seminário Sobre o Manejo das Condições Crônicas na Atenção Primária à Saúde.O Laboratório de Inovações na Atenção às Condições Crônicas de Curitiba. 2012. (Seminário).
Seminário de Experiências e Pesquisas em Condições Crônicas.O Cuidado às Condições Crônicas na Atenção Primária à Saúde - Autocuidado Apoiado: A experiência de Curitiba. 2012. (Seminário).
Seminário de Experiências e Pesquisas em Condições Crônicas.A Proposta de Estratificação de Risco no Serviço de Saúde Comunitária. 2012. (Seminário).
Seminário de Experiências e Pesquisas em Condições Crônicas. 2012. (Seminário).
Seminário de Experiências e Pesquisas em Condições Crônicas.Autocuidado Apoiado - a experiência de Curitiba/PR. 2012. (Seminário).
VIII Encontro Nacional de Prevenção da Doença Renal Crônica.Experiências Nacionais na Abordagem de Hipertensão e Diabetes na Rede de Atenção Primária - município de Curitiba. 2012. (Encontro).
VIII Encontro Nacional de Prevenção da Doença Renal Crônica.A Experiência de Curitiba na Abordagem de Hipertensão e Diabetes na Rede de Atenção Primária. 2012. (Encontro).
XXVIII Congresso Estadual de Secretaria Municipais de Saúde do Paraná. A Implantação do Modelo de Cuidado às Condições Crônicas (MACC) em sete UBS de Curitiba. 2012. (Congresso).
XXVIII Congresso Estadual de Secretaria Municipais de Saúde do Paraná. Cuidado Compartilhado "CUCO": nova metodologia para o cuidado às condições crônicas na APS - Curitiba/Pr. 2012. (Congresso).
11ª Conferência Municipal de Saúde de Curitiba.Doenças Crônicas e Saúde do Idoso. 2011. (Outra).
11º Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição - SBAN. Tratamento do excesso de peso na atenção Primária à Saúde em Curitiba. 2011. (Congresso).
A Atenção às Condições Crônicas na Saúde Suplementar.O Laboratório de Inovações na Atenção às Condições Crônicas de Curitiba. 2011. (Outra).
Encontro Nacional de Coordenadores da Saúde do Idoso. 2011. (Encontro).
III Seminário Brasileiro de Efetividade da Promoção da Saúde.Tratamento do Excesso de Peso na Atenção Primária à Saúde em Curitiba - Enfoque Multiprofissional. 2011. (Seminário).
Capacitação de Conselheiros de Saúde - Gestão 2009/2011.Programas Estratégicos da Secretaria Municipal da Saúde/ Oficina. 2010. (Oficina).
Encontro Nacional de Coordenadores da Saúde do Idoso. 2010. (Encontro).
Estratégias de Melhoria de Qualidade e Racionalização de Recursos para o Controle do Diabetes na Rede Pública. 2010. (Simpósio).
Oficina de Trabalho 2010 Saúde do Homem. 2010. (Oficina).
XXVI Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná. Tratamento do Excesso de Peso na Atenção Primária à Saúde em Curitiba - Enfoque Multiprofissional. 2010. (Congresso).
70ª Semana Brasileira de Enfemagem. 2009. (Congresso).
8º Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Assistência Domiciliar. 2009. (Congresso).
Oficina de Implantação da Política da Saúde do Homem.A experiência de Curitiba. 2009. (Oficina).
i Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. 2008. (Outra).
IV Encontro de Fisioterapia em Saúde Coletiva de Curitiba.Mudanças de Paradigmas na Abordagem da Saúde do Idoso: Enfoque em Quedas. 2008. (Encontro).
Motivar para Promover. 2008. (Oficina).
Qualidade de Vida e políticas Institucionais. 2008. (Seminário).
XVI Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. 2008. (Congresso).
9ª Conferência Municipal de Saúde. 2007. (Outra).
II Congresso de Endocrinologia e Metabologia da Região Sul - ENDOSUL. 2007. (Congresso).
V Congresso Sul-Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. Estudos no Muito Idoso. 2007. (Congresso).
5º Congresso Interdisciplinar de Assistência Domiciliar. 2006. (Congresso).
Seminário Macrorregional em Saúde da População Idosa. 2006. (Seminário).
Seminário Macrorregional em Saúde da População Idosa - Sul/Sudeste.A Atenção à Saúde da Pessoa Idosa no município de Curitiba. 2006. (Seminário).
VII Congresso Nacional da Rede Unida. 2006. (Congresso).
VIII Congresso Paranaense de Clínica Médica. 2006. (Congresso).
XII Congresso Brasileiro de Reprodução Humana. 2006. (Congresso).
XIV Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão. 2006. (Congresso).
XVI Jornada Paranaense de Geriatria e Gerontologia.Hipertensão Arterial Sistêmica. 2006. (Outra).
XVI Jornada Paranaense de Geriatria e Gerontologia. 2006. (Outra).
10º Congresso Brasileiro Multidisciplinar e Multiprofissional em Diabetes. 2005. (Congresso).
18º Congress of the International Association of Gerontology. 2005. (Congresso).
8ª Conferência Municipal de Saúde de Curitiba.Hipertensão, Diabetes e Saúde do Idoso. 2005. (Outra).
A Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde: Tendências e Desafios. 2005. (Seminário).
A Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde: Tendências e Desafios.A Gestão da Clínica: Experiência de Curitiba. 2005. (Seminário).
V Encontro Paranaense de Saúde da Família e Comunidade. 2004. (Encontro).
XIV Jornada Paranaense de Geriatria e Gerontologia. 2004. (Outra).
1º Seminário Municipal de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica de Curitiba.A Atenção Farmacêutica e o Profissional Médico. 2002. (Seminário).
Validação de Plantas Medicinais. 2002. (Outra).
XXXIV Congresso Brasileiro de Farmacologia e Terapêutica Experimental. Repeated dose 90-day oral toxicity of Achillea millefolium I S aerial parts crude extract in rodents. 2002. (Congresso).
XXXIV Congresso Brasileiro de Farmacologia e Terapêutica Experimental. Repeated dose 28-day oral toxicity of Achillea millefolium I S aerial parts crude extract in rodents. 2002. (Congresso).
XXXIV Congresso Brasileiro de Farmacologia e Terapêutica Experimental. 2002. (Congresso).
XII Congresso Brasileiro de Toxicologia. toxicidade pré-clínica subcrônica do extrato aquoso bruto das folhas de Achillea millefolium (Compositae) - Ensaios Bioquímicos. 2001. (Congresso).
XII Congresso Brasileiro de Toxicologia. toxicidade pré-clínica aguda do extrato aquoso bruto das folhas de Achillea millefolium (Compositae) - Ensaios Bioquímicos. 2001. (Congresso).
XII Congresso Brasileiro de Toxicologia. 2001. (Congresso).
XVI Reunião Anual da Federação das Sociedades de Biologia Experimental - FeSBE 2001. Atividade Gastrointestinal do Extrato Bruto Aquoso de Folhas da Achillea millefolium L.. 2001. (Congresso).
XVI Reunião Anual da Federação das Sociedades de Biologia Experimental - FeSBE 2001. 2001. (Congresso).
Nutrição e Desenvolvimento do Sistema Nervoso Central. 2000. (Seminário).
VIII Jornada de Estudos Farmacológicos e Toxicológicos de Produtos Naturais do Brasil. 2000. (Outra).
XVI Latinamerican Congress of Pharmacology. 2000. (Congresso).
5º Encontro de Saúde Coletiva.Avaliação Preliminar de Alguns Itens da Farmácia Curitibana. 1996. (Encontro).
5º Encontro de Saúde Coletiva.Proposta de Aperfeiçoamento da Assistência ao Diabetes Mellitus no SUS. 1996. (Encontro).
Programa Harvard Joslin SBD Aspectos Básicos do Diagnóstico e Tratamento do Diabetes Mellitus. 1996. (Outra).
Participação em bancas
CAVALCANTI, ANA MARIA. Implantação do Projeto de Fitoterapia no Município de Londrina. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Fitomedicina) - Fundação Herbarium de Saúde e Pesquisa.
KUSMA, S. Z;CAVALCANTI, ANA MARIA. Tamanho ideal dos manguitos dos esfigmomanômetros para população adulta da cidade de Curitiba - PR. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
KUSMA, S. Z;CAVALCANTI, ANA MARIA. Avaliação da efetividade de estratégias de promoção da saúde na cidade de Campo Grande - MS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
KUSMA, S. Z;CAVALCANTI, ANA MARIA. Percepção da presença e extensão dos atributos da Atenção Primária à Saúde na população de 18 ou mais anos de dois distritos sanitários da cidade de Curitiba. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
KUSMA, S. Z;CAVALCANTI, ANA MARIA. Nefrite Lúpica: relato de caso. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
KUSMA, S. Z;CAVALCANTI, ANA MARIA. Avaliação de estratégias de promoção da saúde da cidade de São Paulo - SP. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
KUSMA, S. Z;CAVALCANTI, ANA MARIA. Câncer de mama oculto em homem com metástase para tecido celular subcutâneo axilar: relato de caso. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
KUSMA, S. Z;CAVALCANTI, ANA MARIA. Nível de conhecimento sobre complicações crônicas e exame da hemoglobina glicada em pacientes portadores de diabetes tipo 2. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
KUSMA, S. Z;CAVALCANTI, ANA MARIA. Qualidade de vida em pacientes portadores de Diabetes mellitus tipo 2 no Distrito Sanitário Cajuru em Curitiba - PR. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Orientou
Metodologias Ativas: a descoberta de novas tecnologias; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Processos Educacionais na Saúde: aperfeiçoamento com ênfase em avaliação de) - Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa; Orientador: Ana Maria Cavalcanti;
A descoberta da metodologia ativa de aprendizagem como forma de potencialização de saberes; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Processos Educacionais na Saúde: aperfeiçoamento com ênfase em avaliação de) - Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa; Orientador: Ana Maria Cavalcanti;
Aprendizagem significativa; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Processos Educacionais na Saúde: aperfeiçoamento com ênfase em avaliação de) - Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa; Orientador: Ana Maria Cavalcanti;
Processos Educacionais na Saúde; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Processos Educacionais na Saúde: aperfeiçoamento com ênfase em avaliação de) - Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa; Orientador: Ana Maria Cavalcanti;
Trajetórias de aprendizagem nas metodologias de ensino-aprendizagem em saúde; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Processos Educacionais na Saúde: aperfeiçoamento com ênfase em avaliação de) - Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa; Orientador: Ana Maria Cavalcanti;
Descobrindo Novos Horizontes; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Processos Educacionais na Saúde: aperfeiçoamento com ênfase em avaliação de) - Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa; Orientador: Ana Maria Cavalcanti;
Reflexões de um docente sobre suas práticas: uma breve caminhada pedagógica; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Processos Educacionais na Saúde: aperfeiçoamento com ênfase em avaliação de) - Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa; Orientador: Ana Maria Cavalcanti;
Os desafios da aplicação de metodologias ativas na área da saúde; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Processos Educacionais na Saúde: aperfeiçoamento com ênfase em avaliação de) - Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa; Orientador: Ana Maria Cavalcanti;
Ressignificando vivências de formação em saúde: uma síntese da utilização de metodologias ativas de aprendizagem; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Processos Educacionais na Saúde: aperfeiçoamento com ênfase em avaliação de) - Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa; Orientador: Ana Maria Cavalcanti;
A FACILITAÇÃO EM METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO APRENDIZAGEM E UMA EXPERIÊNCIA DE CAPACITAÇÃO PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Processos educacionais na saúde: especialização com ênfase em avaliação de) - Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa; Orientador: Ana Maria Cavalcanti;
DO DESAFIO AO ENCANTAMENTO: UMA JORNADA NO PROCESSO DE FACILITAÇÃO; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Processos educacionais na saúde: especialização com ênfase em avaliação de) - Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa; Orientador: Ana Maria Cavalcanti;
VAMOS VIVENDO; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Processos educacionais na saúde: especialização com ênfase em avaliação de) - Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa; Orientador: Ana Maria Cavalcanti;
AVANÇOS NA FORMAÇÃO DE PRECEPTORES PARA O SUS EM SANTA ROSA A PARTIR DA FORMAÇÃO COM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS CONSTRUTIVISTAS; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Processos educacionais na saúde: especialização com ênfase em avaliação de) - Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa; Orientador: Ana Maria Cavalcanti;
TRAJETÓRIAS DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE FACILITAÇÃO UTILIZANDO METODOLOGIAS ATIVAS; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Processos educacionais na saúde: especialização com ênfase em avaliação de) - Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa; Orientador: Ana Maria Cavalcanti;
EXPERIÊNCIA NO EXERCÍCIO DE FACILITAÇÃO; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Processos educacionais na saúde: especialização com ênfase em avaliação de) - Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa; Orientador: Ana Maria Cavalcanti;
A (DES)CONSTRUÇÃO DE UM FACILITADOR: QUANDO A PRÁTICA NOS QUESTIONA; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Processos educacionais na saúde: especialização com ênfase em avaliação de) - Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa; Orientador: Ana Maria Cavalcanti;
VIVENCIANDO E SIGNIFICANDO A FUNÇAO EDUCADOR-FACILITADOR A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Processos educacionais na saúde: especialização com ênfase em avaliação de) - Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa; Orientador: Ana Maria Cavalcanti;
Facilitando a facilitação em metodologias ativas; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Processos educacionais na saúde com ênfase em aprendizagem significativa) - Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa; Orientador: Ana Maria Cavalcanti;
Desbravando novos caminhos: desafios e conquistas na facilitação com metodologias ativas de ensino-aprendizagem; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Processos educacionais na saúde com ênfase em aprendizagem significativa) - Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa; Orientador: Ana Maria Cavalcanti;
O processo de facilitação nos grupos de aprendizagem; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Processos educacionais na saúde com ênfase em aprendizagem significativa) - Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa; Orientador: Ana Maria Cavalcanti;
Diálogo entre teoria e prática no curso de especialização em processos educacionais na saúde; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Processos educacionais na saúde com ênfase em aprendizagem significativa) - Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa; Orientador: Ana Maria Cavalcanti;
A travessia: a importância não está no ponto de partida e nem de chegada, está no deslocamento de um para o outro; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Processos educacionais na saúde com ênfase em aprendizagem significativa) - Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa; Orientador: Ana Maria Cavalcanti;
A facilitação no curso de gestão da clínica nas regiões de saúde; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Processos educacionais na saúde com ênfase em aprendizagem significativa) - Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa; Orientador: Ana Maria Cavalcanti;
Co-facilitação e facilitação: observar e atuar; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Processos educacionais na saúde com ênfase em aprendizagem significativa) - Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa; Orientador: Ana Maria Cavalcanti;
Nova abordagem de aprender e ensinar para mitigar o risco de erro na prestação de assistência à saúde; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeilçoamento em qualidade e segurança no cuidado ao paciente) - Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa; Orientador: Ana Maria Cavalcanti;
Qualidade e segurança no cuidado ao paciente: uma interface com a educação permanente em saúde; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeilçoamento em qualidade e segurança no cuidado ao paciente) - Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa; Orientador: Ana Maria Cavalcanti;
Acreditando na metodologia ativa; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeilçoamento em qualidade e segurança no cuidado ao paciente) - Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa; Orientador: Ana Maria Cavalcanti;
A aplicação de metodologias ativas como estratégia de aprendizado em qualidade e segurança do paciente; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeilçoamento em qualidade e segurança no cuidado ao paciente) - Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa; Orientador: Ana Maria Cavalcanti;
Processos educacionais para o desenvolvimento da cultura de segurança do paciente no hospital universitário Dr; Miguel Riet Correa Junior; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeilçoamento em qualidade e segurança no cuidado ao paciente) - Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa; Orientador: Ana Maria Cavalcanti;
Construção da aprendizagem com as metodologias ativas; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeilçoamento em qualidade e segurança no cuidado ao paciente) - Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa; Orientador: Ana Maria Cavalcanti;
Construção de aprendizagem e realizações no curso qualidade e segurança no cuidado ao paciente; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeilçoamento em qualidade e segurança no cuidado ao paciente) - Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa; Orientador: Ana Maria Cavalcanti;
Metodologias ativas: desafios além das quatro paredes; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeilçoamento em qualidade e segurança no cuidado ao paciente) - Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa; Orientador: Ana Maria Cavalcanti;
Trabalho de conclusão do curso qualidade e segurança no cuidado ao paciente; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeilçoamento em qualidade e segurança no cuidado ao paciente) - Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa; Orientador: Ana Maria Cavalcanti;
Educação em Saúde para preceptores do SUS; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação na Saúde para Preceptores no SUS) - Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa; Orientador: Ana Maria Cavalcanti;
Construindo juntos baseado na metodologia ativa; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação na Saúde para Preceptores no SUS) - Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa; Orientador: Ana Maria Cavalcanti;
Reflexões de uma futura preceptora do SUS; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação na Saúde para Preceptores no SUS) - Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa; Orientador: Ana Maria Cavalcanti;
Desafio do profissional enfermeiro na preceptoria do SIstema Único de Saúde; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação na Saúde para Preceptores no SUS) - Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa; Orientador: Ana Maria Cavalcanti;
Viagem ao mundo do ensino; COMO POSSO SER UMA MELHOR PRECEPTORA; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação na Saúde para Preceptores no SUS) - Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa; Orientador: Ana Maria Cavalcanti;
Construindo a preceptoria do SUS: reflexões, conhecimento e desafios; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação na Saúde para Preceptores no SUS) - Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa; Orientador: Ana Maria Cavalcanti;
Preceptor: ser ou estar?; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação na Saúde para Preceptores no SUS) - Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa; Orientador: Ana Maria Cavalcanti;
Preceptoria, metodologias ativas e portfólio: relato de experiência; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação na Saúde para Preceptores no SUS) - Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa; Orientador: Ana Maria Cavalcanti;
Preceptores na educação dos profissionais de saúde; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação na Saúde para Preceptores no SUS) - Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa; Orientador: Ana Maria Cavalcanti;
Preceptoria no SIstema Único de Saúde: formação profissional, processo ensino-aprendizagem e integração ensino-serviço; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação na Saúde para Preceptores no SUS) - Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa; Orientador: Ana Maria Cavalcanti;
A educação permanente como forma de transformar a prática profissional; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação na Saúde para Preceptores no SUS) - Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa; Orientador: Ana Maria Cavalcanti;
Excelência como preceptor em saúde no Sistema Único de Saúde: relato de uma busca pessoal; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação na Saúde para Preceptores no SUS) - Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa; Orientador: Ana Maria Cavalcanti;
Trajetória de construção de aprendizagem e de realizações em preceptoria; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação na Saúde para Preceptores no SUS) - Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa; Orientador: Ana Maria Cavalcanti;
Avaliação do desenvolvimento de competências clínicas do programa de residência em medicina de família e comunidade; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação na Saúde para Preceptores no SUS) - Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa; Orientador: Ana Maria Cavalcanti;
Navegando nos mares da preceptoria: descobertas, reflexões e aprendizagens de um preceptor rumo ao fortalecimento do SUS; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação na Saúde para Preceptores no SUS) - Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa; Orientador: Ana Maria Cavalcanti;
Preceptoria, uma nova vivência com o SUS; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação na Saúde para Preceptores no SUS) - Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa; Orientador: Ana Maria Cavalcanti;
Educação na saúde para preceptores do SUS; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação na Saúde para Preceptores no SUS) - Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa; Orientador: Ana Maria Cavalcanti;
Brasil, um país de todos; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação na Saúde para Preceptores no SUS) - Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa; Orientador: Ana Maria Cavalcanti;
Relato de experiência na visão de uma aluna do curso de educação na saúde para preceptores do SUS; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação na Saúde para Preceptores no SUS) - Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa; Orientador: Ana Maria Cavalcanti;
Trajetória de aprendizado para a utilização de metodologias ativas em processos educacionais; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação na Saúde para Preceptores no SUS) - Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa; Orientador: Ana Maria Cavalcanti;
O DESAFIO DE SER FACILITADOR EM METODOLOGIA ATIVA DE APRENDIZAGEM; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Processos educacionais na saúde: especialização com ênfase em avaliação de) - Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa; Orientador: Ana Maria Cavalcanti;
Tamanho ideal dos manguitos dos esfigmomanômetros para população adulta da cidade de Curitiba - PR; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Ana Maria Cavalcanti;
Percepção da presença e extensão dos atributos da Atenção Primária à Saúde na população de 18 ou mais anos de dois distritos sanitários da cidade de Curitiba; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Ana Maria Cavalcanti;
Frequência e distribuição do diabetes mellitus tipo 2 e do risco para diabetes em população de 18 anos ou mais num distrito sanitário de Curitiba, PR; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Ana Maria Cavalcanti;
Produções bibliográficas
-
DA CUNHA, GUSTAVO SAROT PEREIRA ; CERCI, RODRIGO JULIO ; SILVESTRE, ODILSON MARCOS ; CAVALCANTI, ANA MARIA ; NADRUZ, WILSON ; FERNANDES-SILVA, MIGUEL MORITA . Sex- and age-related impact of the COVID-19 Pandemic on emergency department visits for chest pain in Curitiba, Brazil. JOURNAL OF EMERGENCY MEDICINE , v. 5, p. 656-660, 2022.
-
CAVALCANTI, ANA MARIA ; HENCKE, JULIANA MARCON ; GEVAERD, JULIANO SCHMIDT ; MEISTER, LETÍCIA CONSTANTINO ASSUMPÇÃO ; BUBA, VANIA DEMOGALSKI . O Programa Escute o seu Coração. REVISTA CURITIBA EM DESTAQUE , v. 4, p. 63-69, 2020.
-
HUÇULAK, MÁRCIA CECÍLIA ; SILVEIRA FILHO, ANTONIO DERCY ; CUBAS, RAQUEL FERRARO ; CAVALCANTI, ANA MARIA ; ALBUQUERQUE, LÊDA MARIA ; CUNHA, ISABEL MUNHOZ ; NADOLNY, RENATA SELEME POSSEBON . Curso de Especialização em Gestão do Sistema Único de Saúde: Atenção Primária à Saúde. REVISTA CURITIBA EM DESTAQUE , v. 4, p. 19-26, 2020.
-
CAVALCANTI, ANA MARIA ; KUSMA, SOLENA ; CHOMATAS, ELIANE REGINA ; IGNÁCIO, SÉRGIO APARECIDO ; MENDES, EUGÊNIO ; MOYSÉS, SIMONE ; PECOITS-FILHO, ROBERTO . Noncommunicable diseases and their common risk factors in Curitiba, Brazil: results of a cross-sectional, population-based study. REVISTA PANAMERICANA DE SALUD PUBLICA-PAN AMERICAN JOURNAL OF PUBLIC HEALTH , v. 42, p. 1-10, 2018.
-
VOLACO, ALEXEI ; CAVALCANTI, ANA MARIA ; FILHO, ROBERTO PECOITS ; PRÉCOMA, DALTON BERTOLIM . Socioeconomic Status: The Missing Link Between Obesity and Diabetes Mellitus?. CURRENT DIABETES REVIEWS , v. 13, p. 1-7, 2017.
-
VOLACO, ALEXEI ; MARTINS, CLARA MARTINUZE ; SOARES, JESSICA QUEIROZ ; CAVALCANTI, ANA MARIA ; MOYSES, SIMONE TETU ; FILHO, ROBERTO PECOITS ; BAENA, CRISTINA PELLEGRINO ; PRECOM, DALTON BERTOLIM . Neck Circumference and its Correlation to Other Anthropometric Parameters and Finnish Diabetes Risk Score (FINDRISC). CURRENT DIABETES REVIEWS , v. 13, p. 1-8, 2017.
-
CAVALCANTI, ANA MARIA ; DE SOUSA, RENATO SILVA ; RIECK, LIA ; DA SILVA-SANTOS, JOSé EDUARDO ; BAGGIO, CRISTIANE HATSUKO ; MARQUES, MARIA CONSUELO ANDRADE ; FREITAS, CRISTINA SETIM . Safety and antiulcer efficacy studies of Achillea millefolium L. after chronic treatment in Wistar rats. Journal of Ethnopharmacology , v. 107, p. 277-284, 2006.
-
DALSENTER, PAULO R ; CAVALCANTI, ANA M ; ANDRADE, ANDERSON J.M ; ARAÚJO, SAMANTA L ; MARQUES, MARIA C.A . Reproductive evaluation of aqueous crude extract of Achillea millefolium L. (Asteraceae) in Wistar rats. Reproductive Toxicology (Elmsford, N.Y.) , v. 18, p. 819-823, 2004.
-
CAVALCANTI, ANA MARIA ; SILVEIRA FILHO, A. D. ; CUBAS, R. F. ; MOYSES, SIMONE TETU . LABORATÓRIOS DE INOVAÇÃO DO MODELO DE ATENÇÃO ÀS CONDIÇÕES CRÔNICAS EM SAÚDE. In: Alzira Maria D'Ávila Nery Guimarães; Carmen Cemires Bernardo Cavalcante; Maria Zélia Soares Lins. (Org.). PLANIFICAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE: UM INSTRUMENTO DE GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA E DA ATENÇÃO AMBULATORIAL ESPECIALIZADA NAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE. 1ed.Brasília: CONASS, 2018, v. 31, p. 45-64.
-
CAVALCANTI, ANA MARIA ; JESUS, CLÁUDIA SCHNECK DE ; MARTINS, SORIANE KIESKI . Construindo a estratégia do Autocuidado Apoiado. In: Simone Tetu Moysés; Antonio Dercy Silveira Filho; Samuel Jorge Moysés. (Org.). Laboratório de inovações no cuidado das condições crônicas na APS: a implantação do modelo de atenção às condições crônicas na UBS Alvorada em Curitiba, Paraná.. 1ed.Brasília: , 2013, v. , p. 129-142.
-
VOLPI, ADEMAR CEZAR ; CAVALCANTI, ANA MARIA ; OLIVEIRA, A. C. L. ; FRANCO, CAMILA. A. G. S. ; MARTINS, SORIANE KIESKI ; ADAM, GUSTAVO PRADI . O Cuidado Compartilhado (CUCO). In: Simone Tetu Moysés; Antonio Dercy Silveira Filho; Samuel Jorge Moysés. (Org.). Laboratório de inovações no cuidado das condições crônicas na APS: a implantação do modelo de atenção às condições crônicas na UBS Alvorada em Curitiba, Paraná.. 1ed.Brasília: OPAS/CONASS, 2013, v. , p. 143-158.
-
CAVALCANTI, ANA MARIA ; ADAM, GUSTAVO PRADI . A revisão das Diretrizes Clínicas de Hipertensão, Diabetes e Depressão: estratificando riscos. In: Simone Tetu Moysés; Antonio Dercy Silveira Filho; Samuel Jorge Moysés. (Org.). Laboratório de inovações no cuidado das condições crônicas na APS: a implantação do modelo de atenção às condições crônicas na UBS Alvorada em Curitiba, Paraná.. 1ed.Brasília: OPAS/CONASS, 2013, v. , p. 113-128.
-
VOLPI, ADEMAR CEZAR ; CAVALCANTI, ANA MARIA ; FILHO, ANTONIO DERCY SILVEIRA ; CUBAS, RAQUEL FERRARO . Contextualização do Laboratório de Inovações em Atenção às Condições Crônicas em Curitiba. Laboratório de inovações no cuidado das condições crônicas na APS: a implantação do modelo de atenção às condições crônicas na UBS Alvorada em Curitiba, Paraná.. 1ed.Brasília: , 2013, v. , p. 39-45.
-
CAVALCANTI, A. M. ; SILVEIRA FILHO, A. D. ; ADAM, G. P. . Gestão da Clínica e a construção das diretrizes clínicas. In: Simone Tetu Moysés; Antonio Dercy Silveira Filho; Samuel Jorge Moysés. (Org.). A implantação do modelo de atenção as condições crônicas em curitiba: resultados do laboratório de inovação sobre atenção às condições crônicas na Atenção Primária em Saúde.. 1ed.Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde, 2013, v. , p. 109-115.
-
CAVALCANTI, A. M. ; SILVEIRA FILHO, A. D. ; CUBAS, R. F. . A criação do Laboratório de Inovações de Atenção às Condições Crônicas em Curitiba (LIACC). In: Simone Tetu Moysés; Antonio Dercy Silveira Filho; Samuel Jorge Moysés. (Org.). A implantação do Modelo de Atenção às Condições Crônicas em Curitiba: Resultados do laboratório de Inovação sobre atenção às condições crônicas na Atenção Primária em Saúde. 1ed.Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde e Conselho Nacional de Secretários de Saúde, 2013, v. , p. 131-148.
-
CUBAS, R. F. ; CAVALCANTI, A. M. . Tecnologias de Gestão da Clínica no Modelo de Atenção às Condições Crônicas. In: Simone Tetu Moysés; Antonio Dercy Silveira Filho; Samuel Jorge Moysés. (Org.). A implantação do Modelo de Atenção às Condições Crônicas em Curitiba: Resultados do laboratório de Inovação sobre atenção às condições crônicas na Atenção Primária em Saúde. 1ed.Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde, 2013, v. , p. 149-168.
-
CUBAS, R. F. ; CAVALCANTI, A. M. ; FRANCO, C. A. G. S. ; JESUS, C. S. ; FAORO, N. T. ; OLIVEIRA, A. C. L. ; CHOMATAS, E. ; MOYSES, S. T. . A implantação do MACC em Curitiba: aprendizados e perspectivas de futuro. In: Simone Tetu Moysés; Antonio Dercy Silveira Filho; Samuel Jorge Moysés. (Org.). A implantação do modelo de atenção as condições crônicas em curitiba: resultados do laboratório de inovação sobre atenção às condições crônicas na atenção primária em saúde. 1ed.Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde, 2013, v. , p. 329-361.
-
CAVALCANTI, A. M. ; FRANCO, C. A. G. S. . Abordagem Motivacional para Mudança de Comportamento. In: Simone Tetu Moysés; Antonio Dercy Silveira Filho; Samuel Jorge Moysés. (Org.). A implantação do Modelo de Atenção às Condições Crônicas em Curitiba: Resultados do laboratório de Inovação sobre atenção às condições crônicas na Atenção Primária em Saúde. 1ed.Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde e Conselho Nacional de Secretários de Saúde, 2013, v. , p. 125-129.
-
SOARES, JESSICA QUEIROZ ; CAVALCANTI, ANA MARIA ; VOLACO, ALEXEI . Avaliação da Circunferência de Pescoço e Sua Relação com Alimentação, Prática de Exercícios Físicos e Risco de Desenvolver Diabetes Mellitus em Curitiba. In: Seminário de Iniciação Científica 2016 PUCPR, 2016, Curitiba. Seminário de Iniciação Científica 2016 PUCPR, 2016.
-
QUINTINO, L. G. da C. ; CAVALCANTI, ANA MARIA ; VOLACO, ALEXEI . Percepção da presença e extensão dos atributos da atenção primária à saúde na população de 18 anos ou mais do distrito sanitário santa felicidade da cidade de Curitiba. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - SEMIC, 23, 2015, Curitiba. XXII Seminário de Iniciação Científica PUCPR, 2015.
-
OLIVEIRA, A. C. L. ; BORDIN, A. B. ; MACHADO, C. A. A. A. ; LECHETA, D. R. ; FONTOURA, J. P. P. ; CAVALCANTI, A. M. ; SILVEIRA, C. A. ; JESUS, C. S. ; MOREIRA, A. J. S. ; SEIBT, C. L. ; VENETIKIDES, CRISTIANE HONÓRIO ; TOSIN, E. V. ; ADAM, G. P. ; CAIGAWA, N. ; BARDALL, R. M. . Tratamento do Excesso de Peso na Atenção Primária à Saúde - Enfoque Multiprofissional. In: 11º Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição - SBAN, 2011, Fortaleza. Nutrire - Revista da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição. São Paulo: SBAN, 2011. v. 36. p. 117-117.
-
CAVALCANTI, A. M. ; BAGGIO, C. H. ; FREITAS, C. S. ; MARQUES, M. C. A. . Repeated dose 90-day oral toxicity of Achillea millefolium, L.'s aerial parts crude aqueous extract in rodents. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Farmacologia e Terapêutica Experimental, 2002, Águas de Lindóia - São Paulo. XXXIV Congresso Brasileiro de Farmacologia e Terapêutica Experimental, 2002, 2002. p. 192-192.
-
CAVALCANTI, A. M. ; BAGGIO, C. H. ; FREITAS, C. S. ; MARQUES, M. C. A. . Repeated dose 28-day oral toxicity of Achillea millefolium I S aerial parts crude extract in rodents. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Farmacologia e Terapêutica Experimental, 2002, Águas de Lindóia - São Paulo. XXXIV Congresso Brasileiro de Farmacologia e Terapêutica Experimental, 2002, 2002. p. 192-192.
-
CAVALCANTI, A. M. ; FREITAS, C. S. ; BAGGIO, C. H. ; RIECK, L. ; MARQUES, M. C. A. . toxicidade pré-clínica subcrônica do extrato aquoso bruto das folhas de Achillea millefolium (Compositae) - Ensaios Bioquímicos. In: XII Congresso Brasileiro de Toxicologia, 2001, Porto Alegre. Revista Brasileira de Ttoxicologia. São Paulo, 2001. v. 14. p. 112-112.
-
CAVALCANTI, A. M. ; FREITAS, C. S. ; BAGGIO, C. H. ; RIECK, L. ; MARQUES, M. C. A. . toxicidade pré-clínica aguda do extrato aquoso bruto das folhas de Achillea millefolium (Compositae) - Ensaios Bioquímicos. In: XII Congresso Brasileiro de Toxicologia, 2001, Porto Alegre. Revista Brasileira de Toxicologia. São Paulo, 2001. v. 14. p. 112-112.
-
BAGGIO, C. H. ; CAVALCANTI, A. M. ; RIECK, L. ; MARQUES, M. C. A. . Atividade Gastrointestinal do Extrato Bruto Aquoso de Folhas da Achillea millefolium L.. In: XVI Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental-FeSBE 2001, 2001, Caxambu. XVI Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental-FeSBE 2001, 2001. p. 317-318.
-
SOUZA, T. M. de ; CAVALCANTI, ANA MARIA ; VOLACO, A. . Prevalência e a distribuição de hipertensão arterial sistêmica em amostra da população de 18 anos ou mais do distrito sanitário de santa felicidade na cidade de Curitiba, PR. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
QUINTINO, L. G. da C. ; CAVALCANTI, ANA MARIA ; VOLACO, A. . Percepção da presença e extensão dos atributos da atenção primária à saúde na população de 18 anos ou mais do distrito sanitário santa felicidade da cidade de Curitiba, PR. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
de OLIVEIRA, G. A. ; CAVALCANTI, ANA MARIA . Frequência e distribuição do diabetes mellitus tipo 2 e do risco para diabetes em população de 18 anos ou mais num distrito sanitário de Curitiba, PR. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CAVALCANTI, ANA M . A Atenção Farmacêutica e o Profissional Médico. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
CAVALCANTI, ANA MARIA . Elaboração da Linha-Guia de Atenção Materno-Infantil da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus - Amazonas. 2013.
CAVALCANTI, ANA MARIA . Autocuidado Apoiado e Atendimento Compartilhado em Grupo no Laboratório de Inovações em Condições Crônicas em Santo Antônio do Monte. 2013.
CAVALCANTI, ANA MARIA . Apoio ao Autocuidado na Atenção Primária à Saúde. 2024. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FRAGOSO, Cleverson ; CAVALCANTI, ANA M . Acolhimento e Integração de Novos Servidores da SMS Curitiba. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CAVALCANTI, ANA M . A nova clínica na APS voltada ao MACC e seus dispositivos. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CAVALCANTI, ANA M . Cuidado Integrado à pessoa, à família e à comunidade na perspectiva interdisciplinar. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CAVALCANTI, ANA MARIA . Autocuidado Apoiado na Planificação da Atenção à Saúde. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CAVALCANTI, ANA MARIA . Oficina de Autocuidado Apoiado. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CAVALCANTI, ANA M ; SILVEIRA FILHO, ANTONIO DERCY . Gestão do Cuidado em Saúde: Prevenção de agravos, Gestão da Clínica e Gestão de Casos. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SILVEIRA FILHO, ANTONIO DERCY ; CAVALCANTI, ANA M . Modelo de Atenção à Condição Aguda e Modelo de Atenção à Condição Crônica. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SILVEIRA FILHO, ANTONIO DERCY ; CAVALCANTI, ANA M . Gestão de Pessoas: habilidades de comunicação e administração de conflitos. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SILVEIRA FILHO, ANTONIO DERCY ; CAVALCANTI, ANA M . Gestão de Insumos, medicamentos e materiais. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
SILVEIRA FILHO, ANTONIO DERCY ; CAVALCANTI, ANA M . Território-saúde, território processo, territorialização, mapeamento dos recursos no território. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CAVALCANTI, ANA MARIA ; CHOMATAS, E. . Curso de Especialização em Planificação da Atenção Primária à Saúde - módulo XII - A contratualização das equipes da Atenção Primária à Saúde. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CAVALCANTI, ANA MARIA . Condições Crônicas, Autocuidado Apoiado e Atendimento Compartilhado em Grupo. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CAVALCANTI, ANA MARIA . 2 Oficina de Tecnologias para o Apoio ao Autocuidado. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CAVALCANTI, ANA MARIA . Oficina de Tecnologias de Prevenção de Condições Crônicas. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CAVALCANTI, ANA MARIA . Oficina de Autocuidado Apoiado e Cuidado Compartilhado - Abordagem Motivacional, Resolução de Problemas, Prevenção de Recaídas, Plano de Autocuidado e Cuidado Compartilhado. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CAVALCANTI, A. M. ; FRANCO, CAMILA. A. G. S. . Desenvolvendo o autocuidado apoiado junto à minha equipe (módulo 1). 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aula magna).
CAVALCANTI, A. M. ; FRANCO, CAMILA. A. G. S. . Desenvolvendo o autocuidado apoiado junto à minha equipe (módulo 1). 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aula magna).
BARCELO, A. ; EVANGELISTA, M. J. de O. ; CAVALCANTI, ANA MARIA . Curso de Manejo em Condições Crônicas. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CAVALCANTI, ANA MARIA . Autocuidado Apoiado - Caderno de exercícios. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno).
ALLEGRETTI, A. C. V. ; GOMES, M. A. G. ; BARROS, N. M. ; VOLPI, A. C. ; CAVALCANTI, ANA M . Diretrizes da Saúde Bucal. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Diretriz).
CAVALCANTI, ANA M ; SILVEIRA FILHO, A. D. ; FRANCO, C. A. G. S. ; FERRAZ, C. M. A. ; BERKENBROCK, I. . Saúde do Idoso:Sistematização da Avaliação na Atenção Primária à Saúde. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Protocolo).
MURARO, H. M. S. ; CORTIANO, S. ; OLIVEIRA, C. ; CECHINEL, C. ; SILVA, C. S. ; CAVALCANTI, ANA M . Protocolo da Rede de Atenção e Proteção à Pessoa Idosa em Situação de Risco para a Violência. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Protocolo).
CAVALCANTI, ANA MARIA ; OLIVEIRA, A. C. L. . Autocuidado Apoiado - Manual do Profissional de Saúde. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).
JIMENEZ, E. J. B. ; PCHEBILSKI, L. T. ; VOLPI, A. C. ; CAVALCANTI, ANA M . Protocolo Mãe Curitibana. 2012. (Protocolo).
CAVALCANTI, ANA M ; JESUS, C. S. ; BERKENBROCK, I. ; FRANCO, CAMILA. A. G. S. ; LIMA, S. G. . Segurança do Idoso em Casa e no Trânsito. 2012. (Vídeo).
CAVALCANTI, ANA M ; FRANCO, C. A. G. S. ; JESUS, C. S. ; BERKENBROCK, I. ; LIMA, S. G. . Atividade Física para Idosos. 2012. (Vídeo).
LECHETA, D. R. ; GOMES, K. S. G. ; MANDARINO, A. P. G. ; BORDIN, A. B. ; OLIVEIRA, A. C. L. ; CAVALCANTI, ANA M . Protocolo do Programa de Atenção Nutricional às Pessoas com Necessidades Especiais de Alimentação. 2011. (Protocolo).
JESUS, C. S. ; CAVALCANTI, ANA M ; BERKENBROCK, I. . Saúde do Idoso. 2011. (Folder).
CAVALCANTI, ANA M ; VOLPI, A. C. ; ADAM, GUSTAVO PRADI ; OLIVEIRA, A. C. L. ; FRANCO, C. A. G. S. ; LIMA, S. G. ; JESUS, C. S. . Qual é o Placar da Sua Saúde: Entre Neste Jogo. 2011. (Folder).
CAVALCANTI, ANA MARIA ; VOLACO, A. ; SATO, M. O. . Diretriz de Atenção à Pessoa com Diabete Melito tipo 2. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Diretriz).
CAVALCANTI, ANA M . Programa de Atenção à Pessoa com Diabete melito tipo 2. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BORDIN, A. B. ; MACHADO, C. A. A. A. ; OLIVEIRA, A. C. L. ; ZEGHBI, A. L. D. ; CRUZ, A. S. ; LECHETA, D. R. ; GOMES, K. S. G. ; WILLRICH, N. ; CAVALCANTI, ANA M . Alimentação para uma vida saudável. Cartilha de orientação para a família curitibana. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).
ANTONIEVICZ, R. ; CHOMATAS, E. ; CUBAS, RAQUEL FERRARO ; CAVALCANTI, ANA M . Caderneta de Saúde da Mulher. 2009. (Caderneta).
CAVALCANTI, ANA MARIA . Capacitação Gerencial. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CAVALCANTI, ANA MARIA . Redução da Morbimortalidade Materno-Infantil. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CAVALCANTI, ANA MARIA . Administrando o Stress. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CAVALCANTI, ANA MARIA . Atenção à Saúde do Idoso - residência multiprofissional de saúde da família. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CAVALCANTI, ANA MARIA . Planejamento e Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde. Desafios das organizações de saúde para trabalhar com qualidade - Especialização em Saúde Pública. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CAVALCANTI, ANA MARIA . Capacitação de Médicos em Saúde da Família. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CAVALCANTI, ANA MARIA . Atenção à Saúde do Idoso. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CAVALCANTI, ANA MARIA . O uso de diretrizes clínicas como ferramenta para assegurar a qualidade da atenção como base da programação das atividades na Atenção Básica. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CAVALCANTI, ANA MARIA . Planejamento e Gestão de Sistemas de Serviços de Saúde. Desafios das Organizações de Saúde para Trabalhar com Qualidade. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MOREIRA, AGDA JESUS ; CAVALCANTI, ANA MARIA . Memento Terapêutico da Farmácia Curitibana. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Memento).
GIAMBERARDINO FILHO, D. D. ; BONETTO, D. V. S. ; OLIVEIRA JUNIOR, F. C. ; GUEDES, L. M. M. ; PIERRI, C. ; CHOMATAS, E. ; CORDELLINI, J. V. F. ; CAVALCANTI, ANA M . Consenso sobre questões técnicas, éticas e legais referentes ao atendimento do adolescente nas unidades municipais de saúde. 2006. (Consenso).
CAVALCANTI, ANA MARIA . A Prática da Atenção Farmacêutica. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CAVALCANTI, ANA MARIA . Refletindo sobre as práticas: a gestão da clínica - Especialização em Saúde da Família. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CAVALCANTI, ANA MARIA . Implantação do Protocolo de Hipertensão Arterial Sistêmica. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CAVALCANTI, ANA MARIA . Atualização Gerencial da SMS Curitiba - Auto-encontro. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CAVALCANTI, ANA MARIA . Atualização Terapêutica em Hipertensão Arterial Sistêmica. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CAVALCANTI, ANA MARIA . Capacitação para Médicos da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Edvin Javier Boza Jimenez ; Márcia Luíza Krajden ; Raquel Ferreira Scholz Uhlig ; CAVALCANTI, ANA MARIA . Protocolo de Assistência ao Pré-Natal, Parto, Puerpério e Atenção ao Recém-Nascido - versão 2005. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Protocolo).
Edvin Javier Boza Jimenez ; Márcia Krajden ; Raquel Ferreira Scholz Uhlig ; CAVALCANTI, ANA M . Protocolo de Atenção ao Planejamento Familiar e Risco Reprodutivo. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Protocolo).
CAVALCANTI, ANA MARIA . Atenção Farmacêutica. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CAVALCANTI, ANA MARIA . Gestão da Clínica nos Sistemas de Serviços de Saúde. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Edvin Javier Boza Jimenez ; Márcia Krajden ; Raquel Uhlig ; CAVALCANTI, ANA MARIA . Protocolo de Assistência ao Pré-Natal, Parto, Puerpério e Atenção ao Recém-Nascido - versão 2004. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Protocolo).
CAVALCANTI, ANA MARIA ; SOARES, MARGARETE SOLÁ ; CASTELLANO JUNIOR, F. F. ; SOBANIA, SONIA DE FINIS . Protocolo de Atenção à Hipertensão Arterial Sistêmica. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Protocolo).
JESUS, C. S. ; CAVALCANTI, ANA M . Manual de Fisioterapia. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Protocolo).
Edvin Javier Boza Jimenez ; CAVALCANTI, ANA MARIA . Protocolo de Atenção ao Planejamento Familiar e Risco Reprodutivo. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Protocolo).
CAVALCANTI, ANA MARIA . Manual de Práticas de Enfermagem. 1999. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).
Edvin Javier Boza Jimenez ; Márcia Luíza Krajden ; Raquel Ferreira Scholz Uhlig ; CAVALCANTI, ANA MARIA . Protocolo de Assistência ao Pré-Natal, Parto, Puerpério e Atenção ao Recém-Nascido - versão 1999. 1999. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Protocolo).
VENETIKIDES, CRISTIANE HONÓRIO ; CAVALCANTI, ANA MARIA . Manual do Programa de Saúde Mental em Curitiba. 1999. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).
CAVALCANTI, ANA MARIA . Curso de Iniciação à Fitoterapia. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2013 - Atual
Diagnóstico situacional do modelo assistencial prestado ao portador de nefropatia diabética na atenção primária e secundária: impacto na atenção secundária estruturada, Descrição: Realização de diagnóstico situacional do cuidado prestado ao portador de Diabete Melito com diagnóstico de Doença Renal Crônica nos níveis da atenção primária e secundária na cidade de Curitiba. Será um estudo prospectivo de abordagem qualiquantitativa, com dois cenários: na atenção primária, 12 Unidades de Saúde Estratégia Saúde da Família de dois Distritos Sanitários de Curitiba e na atenção secundária o ambulatório de nefrologia da PUCPR.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Maria Cavalcanti - Integrante / Marcia Regina Cubas - Coordenador / Dandara Novakowski Spigolon - Integrante / Roberto Pecoits Filho - Integrante / Amanda de Castro Bonato Ferreira - Integrante / Ana Paula Modesto - Integrante / CYNTIA ERTHAL LEINIG - Integrante / Rafael Weissheimer - Integrante / Tatiana Lorena da Luz Kaestner - Integrante / Vivian Freitas Rezende Bento - Integrante.
-
2013 - Atual
Pesquisa de Base Populacional de Doenças Crônicas Não Transmissíveis em Curitiba, Descrição: A pesquisa pretende estimar a frequência e distribuição de DCNT (HAS, diabete e depressão) e fatores de risco associados assim como a presença e extensão dos atributos da Atenção Primária à Saúde na população de 18 anos e mais residente em Curitiba por meio de entrevista com questionário semiestruturado e avaliação de parâmetros fisicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (49) . , Integrantes: Ana Maria Cavalcanti - Coordenador / Simone Tetu Moysés - Integrante / Roberto Pecoits Filho - Integrante.
Prêmios
1988
Prêmio Professor Daniel Egg, Faculdade Evangélica do Paraná.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba. , Rua Francisco Torres 810 7 andar, centro, 80060-130 - Curitiba, PR - Brasil, Telefone: (41) 4133509342
Experiência profissional
2012 - Atual
Pontifícia Universidade Católica do ParanáVínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Atividades
-
08/2012
Pesquisa e desenvolvimento, Associação Paranaense de Cultura - PUCPR.Linhas de pesquisa
1994 - Atual
Secretaria Municipal da Saúde de CuritibaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: médico, Carga horária: 20
Atividades
-
01/2013
Pesquisa e desenvolvimento, Diretoria de Atenção Primária à Saúde da SMS Curitiba.Linhas de pesquisa
-
02/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê de Ética em Pesquisa da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba.Cargo ou função, Membro do CEP.
-
07/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba.Cargo ou função, Membro da Comissão de Padronização de Medicamentos, Farmácia e Terapêutica.
-
07/2005 - 01/2013
Direção e administração, Centro de Informação em Saúde da SMS Curitiba.Cargo ou função, Coordenação de Saúde do Adulto e do Idoso.
-
03/2010 - 12/2012
Pesquisa e desenvolvimento, Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba.Linhas de pesquisa
-
03/2009 - 12/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Municipal da Saúde de Curitiba.Cargo ou função, Coordenação da Comissão de Saúde do Homem (até 2011) e membro da Comissão de Saúde do Idoso.
-
01/2001 - 12/2012
Treinamentos ministrados , Centro de Informação em Saúde da SMS Curitiba.Treinamentos ministrados, Implantação do protocolo de Hipertensão Arterial para as equipes de saúde da Atenção Primária, Saúde da família - formação de tutores para coordenação de grupos de aperfeiçoamento profissional do Programa de Educação Permanente, Gestão da Clínica e tecnologias de Gestão da Patologia e Gestão de Caso, Implantação do Programa de Atenção à Pessoa com Diabete melito tipo 2, Avaliação e Manejo do Pé Diabético, Alinhamento conceitual sobre condições crônicas, Implantação do Laboratório de Inovações em Atenção às Condições Crônicas (LIACC)
-
02/2001 - 07/2005
Serviços técnicos especializados , Centro de Informação em Saúde da SMS Curitiba.Serviço realizado, Elaboração da Instrução Normativa de Atenção ao Diabetes mellitus e do Protocolo de Hipertensão Arterial Sistêmica; Elaboração das novas versões do Protocolo de Atenção ao Pré-Natal, Parto Puerpério e Recém-Nascido do Programa Mãe Curitibana e de Planejamento Familiar, assim como do Manual de Práticas de Enfermagem; Avaliação e monitoramento dos programas estratégicos de HAS e Diabetes.
-
01/1997 - 02/2001
Serviços técnicos especializados , Centro de Assistência à Saúde da SMS Curitiba.Serviço realizado, Membro da Coordenação de Normas Técnicas e Programas Especiais; Elaboração do primeiro Protocolo de Atenção ao Pré-Natal, Parto, Puerpério e Recém-Nascido (1999) e do protocolo de Planejamento Familiar; Elaboração do primeiro protocolo do Programa de Saúde Mental (1999), que sistematizava o programa no município; Membro da equipe de elaboração do módulo hipertensão e diabete do sistema prontuário.
-
07/1995 - 01/1997
Serviços técnicos especializados , Departamento de Planejamento em Saúde.Serviço realizado, Membro da equipe de planejamento da Assistência aos portadores de doenças crônicas não transmissíveis, da assistência farmacêutica e do programa de Fitoterapia (verde Saúde Curitiba).
-
05/1994 - 05/1995
Treinamentos ministrados , Distrito Sanitário Pinheirinho.Treinamentos ministrados, Iniciação à Fitoterapia
-
02/1994 - 05/1995
Serviços técnicos especializados , Unidade de Saúde Nossa Senhora da Luz.Serviço realizado, Atendimento clínico na Unidade de Saúde Nossa Senhora da Luz.
2012 - Atual
Conselho Nacional de Secretários Estaduais de SaúdeVínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ana Maria Cavalcanti e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?