Larissa Pires Ribeiro
Psicóloga clínica. Pós-graduada em Clínica Psicanalítica Lacaniana pelo Instituto de Ensino Superior em Psicologia e Educação (ESPE). Especialista em neuropsicologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Experiência como psicóloga clínica no Sistema Único de Saúde (SUS), especificamente em Centros Especializados em Reabilitação (CER). Atualmente, é membra da Rede Clínica Jacques Lacan do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP), coordenando o grupo de trabalho de mapeamento e participando dos grupo de pesquisa e intervisão em clínica das infâncias e juventudes, e Vidas Negras, Memória e Psicanálise. Atua em consultório particular nas modalidades presencial e on-line. Apresenta interesse em psicanálise, psicopatologia fundamental, políticas públicas e saúde coletiva.
Informações coletadas do Lattes em 30/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Clínica Psicanalítica Lacaniana
2023 - 2025
Especialização em Neuropsicologia com Formação em Reabilitação Cognitiva
2021 - 2023
Universidade de São Paulo
Título: Os impactos neuropsicológicos da privação psicossocial na primeira infância: uma revisão sistemática
Orientador: Cristiano Pedroso
Formação complementar
2025 -
Psicanálise Crítica e Clínica do Real. (Carga horária: 300h). , Filosofia Cultura e Política, FCP, Brasil.
2025 - 2025
Arte pela Psicanálise - Psicanálise e História da Arte. (Carga horária: 10h). , Christian Dunker, CD, Brasil.
2025 - 2025
O Método Psicanalítico: objetivos, recomendações e limites. (Carga horária: 9h). , Camila Quinteiro Kushnir, CRP 05/42515, Brasil.
2023 - 2023
Reabilitação na Paralisia Cerebral. (Carga horária: 20h). , Escola Municial de Saúde SP, EMS, Brasil.
2023 - 2023
Psicanálise com Crianças e Adolescentes: Temas da Clínica Contemporânea. (Carga horária: 10h). , Instituto ESPE (Ensino Superior em Psicologia e Educação), ESPE, Brasil.
2021 - 2021
Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo. (Carga horária: 30h). , Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde, UNA-SUS, Brasil.
2021 - 2021
Interfaces entre neuropsicologia e psicopatologia. (Carga horária: 7h). , Centro de Estudos de Psicologia e Neurociências RSantos,, RSANTOS, Brasil.
2021 - 2021
Avaliações Neuropsicológicas. (Carga horária: 8h). , Ello Cursos, ELLO, Brasil.
2020 - 2020
Tripla Jornada: Mulher, Mãe e Profissional. (Carga horária: 6h). , Casa do Saber, CS, Brasil.
2020 - 2020
Situações Sociais Críticas. (Carga horária: 8h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2020 - 2020
Fundamentos da Psicanálise Lacaniana. (Carga horária: 30h). , Associação Clínica Freudiana, ACF, Brasil.
2020 - 2020
Fundamentos da Psicanálise Freudiana. (Carga horária: 30h). , Associação Clínica Freudiana, ACF, Brasil.
2019 - 2019
Para elas: atenção integral à saúde da mulher em situação de violência. , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2019 - 2019
Política Nacional de Humanização. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2019 - 2019
Atenção à Saúde Mental do Homem. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2019 - 2019
Direitos Humanos e Ressocialização. (Carga horária: 45h). , Faculdade Única de Ipatinga, FUNIP, Brasil.
Organização de eventos
RIBEIRO, L. P. ; GALO, L. V. ; MACIEL, M. J. S. O. . Da pulsão ao ato: uma conversa sobre o suicídio. 2020. (Outro).
RIBEIRO, L. P. ; OLIVEIRA, A. A. A. . Feminismo interseccional: um debate sobre classe e raça. 2015. (Outro).
Participação em eventos
II Jornada de Psicanálise de Crianças - A causa de Françoise Dolto. 2025. (Encontro).
XII ENCONTRO AMERICANO DE PSICANÁLISE DE ORIENTAÇÃO LACANIANA. 2025. (Encontro).
I Congresso da Sociedade Psicanalítica Online (SPO). 2024. (Congresso).
Psicanálise Clínica: do início ao fim do tratamento. 2024. (Seminário).
36º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo. CAPACITAÇÃO DOS CUIDADORES PARA ESTIMULAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL NA ATENÇÃO ESPECIALIZADA. 2023. (Congresso).
Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão.CEFAI ConVIDA. 2023. (Encontro).
Fórum Regional da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência: Transtorno do Espectro Autista - da pandemia de psicodiagnósticos ao cuidado intersetorial na primeira infância. 2023. (Encontro).
Interlocução transdisciplinar entre neurociência e psicanálise. 2023. (Simpósio).
Ação de Educação Permanente.Manejo do Desenvolvimento Neuropsicomotor Infantil. 2021. (Outra).
Gravidez e maternidade na atualidade. 2021. (Encontro).
As mãos do bebê: um prelúdio da comunicação (Instituto Langage). 2020. (Encontro).
Lançamento virtual de "Alienação e liberdade – Escritos psiquiátricos", de Frantz Fanon - Editora Ubuntu. 2020. (Outra).
O método na criminologia - Introdução à Crimonologia (Introcrim). 2020. (Outra).
Cine debate do Instituto D'Alma: filme "Coringa". 2019. (Encontro).
Semana da Psicologia (Interdisciplinar).Do querer-o-bem-do-sujeito: reflexões sobre o desejo do analista.. 2019. (Seminário).
54º Congresso da UNE. 2015. (Congresso).
9ª Bienal da União Nacional dos Estudantes. 2015. (Outra).
62º Conselho Nacional de Entidades Gerais (CONEG). 2014. (Congresso).
Cine debate - Projeto InventArte: filme "Ninf()maníaca". 2014. (Encontro).
Semana da Psicologia (Interdisciplinar).O transtorno do pânico à luz da analítica do dasein de Martin Heidegger.. 2014. (Seminário).
Produções bibliográficas
-
RIBEIRO, L. P. . Do desejo de curar à cura pelo desejo. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RIBEIRO, L. P. ; PINTO, T. M. C. . O MAL-ESTAR NA CULTURA NEOLIBERAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
RIBEIRO, L. P. . ENSAIO: OS INSTINTOS E SUAS VICISSITUDES. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BRANDAO, I. P. ; RIBEIRO, L. P. ; TEOBALDO, T. . A vida acadêmica e o mercado de trabalho: um olhar sobre indivíduos de meia idade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RIBEIRO, L. P. ; BRANDAO, I. P. ; TEOBALDO, T. . O transtorno do pânico à luz da analítica do dasein de Martin Heidegger. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
RIBEIRO, L. P. ; PIASKOSKI, G. ; SILVA, L. ; PORTO, A. ; GARCIA, N. ; LESTAK, A. . Vir-a-ser. 2016 (Longa-metragem).
RIBEIRO, L. P. ; LESTAK, A. ; SAIAGO, V. ; NOMURA, L. ; BENATTI, R. ; VERGELY, S. . Como um filme francês, triste. 2015 (Curta-metragem).
Projetos de pesquisa
-
2022 - 2023
Os impactos neuropsicológicos da privação psicossocial: uma revisão sistemática, Descrição: Este artigo realizou uma revisão sistemática dos estudos realizados pelo Projeto de Intervenção Precoce de Bucareste, a fim de verificar os impactos a médio e longo prazos no perfil neuropsicológico de indivíduos que sofreram privação psicossocial precoce, analisando os resultados obtidos nas 44 publicações realizadas pelo projeto em parceria com a Universidade Tulane, a Universidade de Maryland, o Hospital Infantil de Boston e a Universidade Harvard. O projeto iniciou em 2000, com uma avaliação inicial de crianças expostas ou não ao acolhimento institucional, com o objetivo de avaliar longitudinalmente o neurodesenvolvimento, o crescimento físico, o funcionamento cognitivo e o desenvolvimento social e psicológico destas. Os resultados demonstram que a privação psicossocial tem implicações profundas em todas estas dimensões e que a intervenção precoce possibilita oportunidades de igualdade para as crianças negligenciadas nos mais diversos contextos sociais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Larissa Pires Ribeiro - Coordenador / Cristiano Pedroso - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2022 - 2023
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USPVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Neuropsicóloga, Carga horária: 16
Outras informações:
Estágio em neuropsicologia. Avaliação e reabilitação neuropsicológica.
2020 - Atual
Rede Clínica do Laboratório Jacques Lacan (Instituto de Psicologia da USP)Vínculo: Membro, Enquadramento Funcional: Psicanalista
Outras informações:
Atendimento de demanda espontânea; parceria com ONGs e outras instituições para atendimento de diversas faixas da população; supervisão e atividades de formação e pesquisa que articulam a psicanálise e suas questões clínicas e políticas com o espaço social e público.
2020 - Atual
Consultório ParticularVínculo: Psicóloga, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 20
Outras informações:
Acompanhamento psicológico e atendimento psicanalítico de crianças, adolescentes, adultos e idosos.
2019 - 2020
Unidade Básica de Saúde Humberto PascalliVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Colaboradora, Carga horária: 40
Outras informações:
Acompanhamento do Programa Mãe Paulistana da Unidade Básica de Saúde e do programa Estratégia Saúde da Família; membro do Núcleo de Prevenção à Violência do complexo Santa Cecília. Vínculo pela Organização Social Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde.
2018 - 2019
Clínica de Psicologia Faculdade PitágorasVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 9
Outras informações:
Estágio supervisionado em Psicologia Clínica. Orientação psicanalítica lacaniana.
2018 - 2018
Ceami Reabilitação Para A VidaVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 5
2014 - 2014
Escola Municipal Shopping ParkVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 2
Outras informações:
Estágio supervisionado em Psicologia Educacional e Escolar. Realização de atividades em grupos e rodas de conversa com o corpo docente da instituição.
2015 - 2016
Nossa Clínica UberlândiaVínculo: Estágio Profissional, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30
2023 - 2024
Centro Especializado em Reabilitação CarandiruVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 30
Outras informações:
Cargos: Psicóloga Clínica e Neuropsicóloga. Principais atividades: avaliação neuropsicológica, psicodiagnóstico e acompanhamento psicológico e neuropsicológico de pacientes e cuidadores com necessidades relacionadas à deficiência física, intelectual e auditiva, transtornos do neurodesenvolvimento e sequelas por lesões neurológicas e ortopédicas.
2020 - 2023
Centro Especializado em Reabilitação JaçanãVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 40
Outras informações:
Cargos: Psicóloga Clínica e Referência Técnica em Reabilitação Intelectual.Principais atividades: avaliação psicológica, psicodiagnóstico e acompanhamento psicológico de pacientes e cuidadores com necessidades relacionadas à deficiência física e intelectual, transtornos do neurodesenvolvimento e sequelas por lesões neurológicas e ortopédicas. Participação nos Fóruns da Rede de Atenção Psicossocial, da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência e do Núcleo de Prevenção à Violência, entre outras ações no território, em articulação com equipamentos como o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil Santana e Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão Jaçanã/Tremembé.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Larissa Pires Ribeiro e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?