Rérison Otoni Araújo

Graduado em Engenharia de Controle e Automação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) com período sandwich pelo programa Ciência sem Fronteiras na Universidade de Vigo (Vigo/Espanha). Técnico em Informática Industrial pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).

Informações coletadas do Lattes em 03/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Engenharia de Controle e Automação

2010 - 2015

Universidade Federal de Ouro Preto
Título: Saúde e gerenciamento de ativos utilizando dados do PIMS
Orientador: Adrielle Santana
com

Curso técnico/profissionalizante em Informática Industrial

2006 - 2008

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Formação complementar

2014 - 2014

Instrumentação. (Carga horária: 18h). , SENAI - Departamento Regional de Minas Gerais, SENAI/DR/MG, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Outros / Área: Robótica, Mecatrônica e Automação.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas Elétricos de Potência/Especialidade: Medição, Controle, Correção e Proteção de Sistemas Elétricos de Potência.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Medidas Elétricas, Magnéticas e Eletrônicas; Instrumentação/Especialidade: Instrumentação Eletrônica.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos/Especialidade: Automação Eletrônica de Processos Elétricos e Industriais.

Participação em eventos

XIII Semana de estudos da Escola de Minas. 2011. (Outra).

Encontro dos Saberes.Desenvolvimento de Website do Departamento de Minas - Escola de MInas - UFOP. 2010. (Simpósio).

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2012

    Automatização de torno para ensaio de desgaste de brocas de perfuração, Descrição: Desenvolvimento e instrumentação de máquina para ensaio de desgaste em brocas de perfuração, sob orientação do Prof. Adilson Rodrigues.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Rérison Otoni Araújo - Integrante / Adilson Rodrigues da Costa - Coordenador / Claudiano de Jesus Souza - Integrante.

Projetos de desenvolvimento

  • 2011 - Atual

    Automatização de Torno para ensaio de desgaste de superfície por abrasão, Descrição: Criação de sistema automático para aquisição de dados na máquina , afim de otimizar e confiar os dados adquiridos a partir da mesma.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rérison Otoni Araújo - Coordenador., Financiador(es): Geosolo Engenharia Planejamento e Consultoria - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2010

    Desenvolvimento de Website, Descrição: Projeto para desenvolvimento de Website para Departamento de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rérison Otoni Araújo - Integrante / José Fernando Miranda - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal de Ouro Preto - Bolsa.

  • 2014 - 2014

    Saúde e gerenciamento de ativos, Descrição: Neste trabalho desenvolveu-se uma aplicação para avaliar a saúde dos ativos de uma empresa, ou seja, de qual maneira os instrumentos de campo avaliados estão trabalhando. O trabalho desenvolveu-se em uma empresa de mineração. Foram avaliados os instrumentos por meio de critérios calculados a partir de técnicas estatísticas, práticas e de conhecimento comum. Primeiramente foram escolhidos alguns instrumentos para teste e estes foram padronizados de acordo com a norma ISA 5.1. Em seguida, geraram-se os critérios de avaliação a partir dos dados coletados por meio do PIMS que são então organizados e calculados com a ajuda do MS Excel. Após definir os critérios desenvolveu-se uma interface no próprio MS Excel e por meio de um servidor, o trabalho funciona online no sistema web da empresa a fim de gerar informação para uma atuação mais rápida na manutenção corretiva, além de indicar melhorias no processo.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rérison Otoni Araújo - Coordenador.

Prêmios

2005

Menção honrosa na Olimpíada Brasileira das Escolas Públicas, OBMEP.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2014

Vale S.A., Vale

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 30

Outras informações:
Estágio Curricular na empresa Vale S.A. na área de manutenção industrial, instrumentação e automação, atuando no desenvolvimento de ferramentas de monitoramento de equipamentos, análises de qualidade e saúde de ativos, além de melhorias contínuas e organização

2012 - 2012

Usinas Siderurgicas de Minas Gerais

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

Outras informações:
Estágio Extracurricular na empresa Usiminas Mecânica S.A. na área de automação e eletrônica. Atuando na manutenção e resolução de processos operacionais, além de desenvolvimento de Projetos

2010 - 2010

Universidade Federal de Ouro Preto

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2015 - Atual

Micros & Methodos

Vínculo: Professor Temporário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16

Outras informações:
Professor Coordenador do Curso Técnico de Informática na área de Programação de Computadores e Banco de dados.