Antônio Gomes da Silva Júnior

Mestrando em Ciência da Computação pela UFMA (Universidade Federal do Maranhão). Possui graduação em Ciência da Computação pela UFMA e especialização no setor de petróleo, gás natural e bicombustíveis, obtido através do Programa de Recursos Humanos da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (PRH 39 - ANP). Participa do Núcleo de Computação Aplicada (NCA) da UFMA. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em banco de dados (MySQL e PostgreSQL), linguagem de programação (Java, C, C++, JSP, PHP e Android), frameworks de desenvolvimento web (JSF e VRaptor), framework para JSF (PrimeFaces e RichFaces), Hibernate e sistemas operacionais (Windows e Linux).

Informações coletadas do Lattes em 03/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Ciência da Computação

2013 - Atual

Universidade Federal do Maranhão

Especialização em Petróleo e Gás Natural e Bicombustíveis

2010 - 2012

Programa de Recursos Humanos da ANP
Orientador: Prof. Dr. Anselmo Cardoso de Paiva
Bolsista do(a): Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.

Graduação em Ciência da Computação

2007 - 2012

Universidade Federal do Maranhão
Orientador: Prof. Dr. Anselmo Cardoso de Paiva

Formação complementar

2011 - 2011

Impl, Oper e Manut de Sis. Eólicos e Solares no MA. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual do Maranhão.

2011 - 2011

GRIFFIN Simul. Didát. p. Simul. de Reser. de Petr.. (Carga horária: 6h). , Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo e Gás.

2009 - 2011

Inglês. (Carga horária: 300h). , Your English School.

2010 - 2010

Produção de Petróleo e Gás Natural. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

2010 - 2010

Arquitetura de Jogos 3D. (Carga horária: 4h). , Jornada de Informática do Maranhão.

2010 - 2010

Desenvol. de Aplic. para TV Digital em Ginga-NCL. (Carga horária: 4h). , Jornada de Informática do Maranhão.

2009 - 2009

Desenvolvimento Web em Linguagem PHP e MySQL. (Carga horária: 10h). , Connection.

2009 - 2009

Capac. e Trein. em Tecnol.: Desenv. para o Moodle. (Carga horária: 4h). , Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico.

2009 - 2009

Desenv. Web oriente. a mod.: conc., ferram. e técn. (Carga horária: 4h). , Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web.

2008 - 2008

Construção de Mundos Virtuais na Web com o X3D. (Carga horária: 8h). , Jornada de Informática do Maranhão.

2008 - 2008

Segurança de Sistemas Computacionais. (Carga horária: 4h). , Jornada de Informática do Maranhão.

2008 - 2008

Intro. a Grad. de Comp. e ao Middleware Intergrade. (Carga horária: 4h). , Escola Regional de Computação - Ceará, Maranhão e Piauí.

2008 - 2008

Conc. e Prát. de IHC e Usab. para Integr. Social. (Carga horária: 4h). , Escola Regional de Computação - Ceará, Maranhão e Piauí.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Banco de Dados.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Processamento Gráfico (Graphics).

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Software Básico.

Participação em eventos

6º Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo e Gás - 6º PDPETRO. Detecção de Falhas Geológicas em Dados Sísmicos Usando Correlograma e Aprendizado de Máquina. 2011. (Congresso).

9º Encontro Regional de END e Inspeção. 2011. (Encontro).

1º Workshop do Núcleo de Estudos em Petróleo e Gás da UFMA: Promovendo o Ensino da Ciência e Tecnologia.Detecção de Falhas Geológicas em Dados Sísmicos Usando Correlograma e Aprendizado de Máquina. 2011. (Outra).

III Jornada de Informática do Maranhão JIM. 2010. (Congresso).

II Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico Consegi. 2009. (Congresso).

XV Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web - Webmedia. 2009. (Simpósio).

II Jornada de Informática do Maranhão JIM. 2008. (Congresso).

ERCEMAPI Escola Regional de Computação: Ceará, Maranhão e Piauí. 2008. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • SILVA JÚNIOR, A. G. . Detecção de Falhas Geológicas em Dados Sísmicos Usando Correlograma e Aprendizado de Máquina. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA JÚNIOR, A. G. . Detecção de Falhas Geológicas em Dados Sísmicos Usando Correlograma e Aprendizado de Máquina. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2012

    Detecção de Falhas Geológicas em Dados Sísmicos Usando Correlograma e Aprendizado de Máquina, Descrição: Cada perfuração de poço de petróleo pode atingir, até 85% do custo total da exploração. Portanto, é necessário ter o máximo de informações possíveis das condições geológicas da área antes de iniciar a perfuração de um poço. O problema não está apenas em encontrar os hidrocarbonetos, mas também em como se apresenta toda a estrutura do reservatório, fazendo assim, um estudo de viabilidade para evitar prejuízos e garantir máxima lucratividade. O objetivo do projeto de pesquisa é estudar o problema de detecção de falhas em volume de dados sísmico e aplicar técnicas de reconhecimento de padrões e aprendizado de maquina para este fim. Especificamente pretende-se pesquisar aplicabilidade da função Correlograma como descritores de característica. Para a indústria de petróleo, a interpretação sísmica visa identificar estruturas onde o óleo possa estar aprisionado em um reservatório. Como as pressões internas no reservatório são muito elevadas, e o óleo é mais leve do que a água este tenderia a escapar se não tivesse algo para impedir. Assim, é necessária a ocorrência de uma camada de rochas impermeáveis, normalmente folhelho ou sal, formando uma trapa (armadilha). Com a identificação dessas estruturas pode-se evitar prejuízos e aumentar o lucro, além de reduzir o impacto ambiental com perfurações desnecessárias.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Financiador(es): Agência Nacional do Petróleo - Bolsa.

  • 2009 - 2010

    PET - Programa de Educação Tutorial, Descrição: O PET (Programa de Educação Tutorial) é um programa do governo federal que mantém grupos de educação tutorial em cursos de graduação de diversas universidades do país. Estes grupos têm por finalidade, a promoção de atividades acadêmicas interdisciplinares, visando a indissociabilidade da pesquisa, ensino e extensão.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Histórico profissional

Experiência profissional

2012 - Atual

Universidade Ceuma

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Programador, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

2010 - 2012

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.

2010 - 2010

Fundação Sousandrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Programação de Sistemas., Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuando como programador de sistema no âmbito do projeto Desenvolvimento de Sistemas de Automação de Secretarias Municipais de Educação baseado em Software Livre . Experiência em linguagem Java e ferramentas como Frameworks de desenvolvimento web JSF e RichFaces, Framework de mapeamento objeto-relacional Hibernate e Banco de Dados MySQL e posteriormente PostgreSQL.