Maria Gabriela da Silva

Possui graduação em Curso Superior de Tecnologia em Alimentos pelo Instituto Federal Ciência e Tecnologia de Minas Gerais Campus Bambuí(2013) e ensino-medio-segundo-grau pelo Colégio Sei(2008). Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Informações coletadas do Lattes em 03/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Alimentos

2010 - 2013

Instituto Federal Ciência e Tecnologia de Minas Gerais Campus Bambuí
Título: Avaliação da Qualidade Pós- Colheita da Cagaita (Eugenia dysenterica)
Orientador: Gaby Patrícia Teran Ortiz

Ensino Médio (2º grau)

2007 - 2008

Colegio SEI

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Participação em eventos

Treinamento em Gestão para Resultados. 2014. (Oficina).

Treinamento em Microsoft Excel Módulo Básico. 2014. (Oficina).

Fermentados: Aspectos Tecnológicos. 2014. (Outra).

Treinamento de EPI. 2014. (Outra).

Treinamento de CIPA 2014 Primeiros Socorros/ DST. 2014. (Outra).

Treinamento em Noções básicas de Microbiologia e BPL. 2014. (Outra).

I Simpósio de Alimentos e II Jornada Acadêmica de Ciências de Alimentos. 2011. (Simpósio).

Armazenamento de Grãos. 2011. (Oficina).

Projeto Rondon.Tecnologia e Produção. 2011. (Outra).

IX Feira de Produção Acadêmica-FIPA.Presunto de Tilápia. 2011. (Outra).

IX Feira de Produção Acadêmica-FIPA.Queijo Tipo Petit Suisse Sabor Jatobá. 2011. (Outra).

Oficina de Processamento Mínimo de Frutos e Hortaliças. 2010. (Oficina).

Aplicação do Uso de Gomas na Indústria de Alimentos. 2010. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • NASCIMENTO, T. R. ; VITAL, A. R. ; PERARO-NASCIMENTO, A. ; NASCIMENTO, L. C. V. ; SILVA, M. G. . Caracterização Físico-Química e Sensorial de Geleiada de Morango com Hibisco. In: I Congresso Mineiro de Engenharia de Alimentos, 2012, Lavras. I Congresso Mineiro de Engenharia de Alimentos, 2012.

  • SILVA, M. G. ; PACIULLI, S. O. D. ; ARAUJO, R. A. B. M. ; PAULA, A. C. C. F. . Produção e análise sensorial de geléia de cagaita(Eugenia dysenterica). In: IV Jornada Científica do IFMG- Campus Bambuí, 2011, Bambuí. IV Jornada Científica do IFMG- Campus Bambuí, 2011.

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2013

    AVALIAÇÃO E PRESERVAÇÃO DA QUALIDADE PÓS-COLHEITA DE CAGAITA (Eugenia dysenterica), Descrição: O objetivo deste projeto é o estudo de uma fruta do cerrado: a cagaita (Eugenia dysenterica), analisando a melhor forma de conservação e consumo do fruto in natura durante o experimento, com a participação de provadores treinados. Depois de coletados os frutos serão selecionados quanto à homogeneidade de cor e tamanho.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Gabriela da Silva - Coordenador / Sonia de Oliveira Duque Paciulli - Integrante / Romilda Aparecida Bastos Monteiro de Araújo - Integrante / Gaby Patrícia Teran Ortiz - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais Campus Bambuí - Bolsa.

  • 2011 - 2012

    Estudo do período de colheita e desenvolvimento de sorvete e geléia de cagaita (Eugenia dysenterica) e a uvaia (Eugenia pyriformis cambess)., Descrição: O presente trabalho foi realizado como forma de pré testes nas análises físico-químicas, sensoriais e na padronização da fórmula das geléias a serem produzidas com os frutos de cagaita (Eugenia dysenterica) e a uvaia (Eugenia pyriformis cambess) .As análises físico-químicas realizadas foram as de pH,umidade e a extração e determinação de rendimento da pectina das polpas de cagaita e uvaia.Sendo o pH encontrado para cagaita e uvaia o valor de referência para futuras aferições,tendo em vista a escassez de literaturas.A umidade da polpa congelada de cagaita ficou dentro dos valores de referência utilizados,já a umidade da polpa congelada de uvaia ficou acima dos valores de referência.A extração de pectina e seu rendimento deram certo e a metodologia empregada foi eficiente para essa quantificação.A produção da geléia foi padronizada e a adição de pectina será avaliada através da análise sensorial e de rendimento da mesma.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Gabriela da Silva - Integrante / Sonia de Oliveira Duque Paciulli - Coordenador / Romilda Aparecida Bastos Monteiro de Araújo - Integrante / Ana Cardoso C. Filha De Paula - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais Campus Bambuí - Bolsa.

Histórico profissional

Experiência profissional

2012 - 2013

INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS CAMPUS BAMBUÍ

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2013 - 2015

Laticinios Luce

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Controle de Qualidade Adm., Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuação na área de controle de qualidade administrativo com ênfase em legislações vigentes referentes ao órgão regulamentador federal, análise de dados quantitativos e qualitativos da produção bem como a sua consolidação no sistema Sankhya, arquivamento de relatórios/laudos usados na fabricação de cada produto, vistoria/inspeção e conseqüente treinamentos de qualidade, atuação na área de gestão de processos e criação/alimentação de planilhas de Excel.

2012 - 2013

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Laborátorio, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Estágio na área de tecnologia em alimentos processamento de produtos vegetais. Com ênfase em análises fisiológicas, físico-químicas e químico funcionais dos frutos do cerrado.