Guilherme Mendanha Macedo

Guilherme Mendanha Macedo, graduando em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás. Participante no projeto de iniciação científica (PIBIC), na área de Fertilidade do Solo (2012-2013), e em programa de intercâmbio na Universidade do Algarve, Portugal (2013-2014).

Informações coletadas do Lattes em 24/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Agronomia

2011 - Atual

Universidade Federal de Goiás

Formação complementar

2009 - 2009

Soluções John Deere para Agricultura de Precisão. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Goiás.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Participação em eventos

Junior Enterprise World Conference. 2012. (Congresso).

Agro-Centro Oeste.Hidroponia e suas utilidades.. 2012. (Outra).

Conpeex. 2010. (Congresso).

1ª Conferência Municipal de Saúde Ambiental. 2009. (Seminário).

VII Semana de Engenharia Agrícola da UEG. 2009. (Outra).

Produções bibliográficas

  • ARCARI, F. S. ; SELEGUINI, A. ; NASCIMENTO, A. R. ; MACEDO, G. M. ; LOSI, J. M. ; HAROLD, C. A. . Tratamento de sementes de tomate industrial com concentrações crescentes de paclobutrazol. In: Congresso Brasileiro de Oleiricultura, 2012, Salvador. 52º CBO, 2012. v. 30. p. S8068-S8073.

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2013

    PRODUÇÃO DE CURCUMA LONGA L. EM FUÇÃO DE DIFERENTES NÍVEIS DE CALCÁRIO E FÓSFORO., Descrição: O presente projeto teve como finalidade gerar conhecimento e tecnologias que contribuam para o fortalecimento da cadeia produtiva da cúrcuma/açafrão (Curcuma longa L.) no município de Mara Rosa, Goiás.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Guilherme Mendanha Macedo - Integrante / Eliana Paula Fernandes - Coordenador / Joaquim José Frazão - Integrante.

  • 2012 - Atual

    ESTRATÉGIAS AGRONÔMICAS PARA AUMENTO DA PRODUÇÃO E RENDIMENTO DE CURCUMINA DA CULTURA DO AÇAFRÃO (CURCUMA LONGA L.) NO MUNICÍPIO DE MARA ROSA, GOIÁS., Descrição: Descrição: Estudos relacionados a ampliação do período de plantio, podem refletir-se em maiores ganhos aos produtores, seja pelo aumento da produção pelo aumento do ciclo da cultura e/ou pelo aumento dos preços pela colheita fora de época. Outra alternativa que pode contribuir para o aumento do rendimento produtivo e qualitativo da produção e ainda minimizar os desmatamentos do cerrado é a utilização de um programa adequado de adubação e calagem da cultura. Segundo Silva (2001) a planta é cultivada em terras de fertilidade natural alta, sem o uso de insumos modernos e sem o emprego de agrotóxicos. A não utilização de insumos modernos se deve ao seu alto custo e a fatores culturais dos agricultores que utilizam áreas recém desmatadas, de alto teor matéria orgânica na constituição do solo, o que tem contribuído para o desmatamento do Cerrado. Com o maior rigor e fiscalização dos agentes estaduais e federais, essa prática tem sido desencorajada. Estudos relacionados com adubação e calagem são incipientes no Brasil com a cultura da cúrcuma, portanto, a compreensão das respostas da cultura a calagem e adubações NPK e orgânica, assim como fontes, doses e épocas de aplicação fazem-se necessários. O presente projeto tem como objetivo gerar conhecimento e tecnologias que contribuam para o fortalecimento da cadeia produtiva da cúrcuma/açafrão (Curcuma longa L.) no município de Mara Rosa, Goiás. Objetivos específicos: Avaliar métodos químicos e físicos para superação da dormência do Rizoma semente. Testar de épocas de plantio dos diferentes acessos do Açafrão objetivando melhores produções e rendimento industrial de curcumina. Verificar efeitos de níveis de calcário e fósforo no desenvolvimento e produção do açafrão. Criar infra-estrutura de pesquisa na EA/UFG para pesquisas com a cúrcuma.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Guilherme Mendanha Macedo - Integrante / Eliana Paula Fernandes - Coordenador.

  • 2011 - 2011

    ESTRATÉGIAS PARA REDUÇÃO DO PORTE DE PLANTAS HORTÍCOLAS UTILIZANDO PACLOBUTRAZOL, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Guilherme Mendanha Macedo - Integrante / Jéssika Modesto Losi - Integrante / Alexsander Seleguini - Coordenador / Felipe Santo Arcari - Integrante / Carlos Alexandre Harold - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2011 - 2013

Universidade Federal de Goiás

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

2011 - 2011

CIPPAL Consultoria Junior

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Trainee de Administrativo e Financeiro, Carga horária: 5