Elton Wagner Machado da Penha

Possui graduação em Ciência da Computação pela Faculdade Pitágoras (2010) de Teixeira de Freitas-BA com projeto de monografia desenvolvido na área de Cloud Computing abordando os seguintes temas: Segurança da informação, Internet, Sistemas Distribuídos, Virtualização e Web 2.0. Atuou como professor e coordenador do curso Técnico em Informática do Colégio Estadual Polivalente de Itanhém-Ba, na Secretaria de Educação do Governo do Estado da Bahia. Atuou como professor auxiliar na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) em São Mateus-ES e também como professor titular na educação profissional pela Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo. Atualmente é Instrutor de Informática na Instituição Filantrópica Caminho da Luz/Corpus Saneamento e Obras, em VItória-ES.

Informações coletadas do Lattes em 24/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em INFORMÁTICA EDUCACIONAL

2014 - 2015

Escola de Ensino Superior Fabra
Título: O ensino de informática para alunos adultos e com baixo nível de escolaridade e os recursos de Softwares educativos

Graduação em Ciência da Computação

2006 - 2010

Faculdade Pitágoras
Título: CLOUD COMPUTING: A SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO EM AMBIENTES NA NUVEM E EM REDES FÍSICAS
Orientador: Josefino Nagib de Oliveira
Bolsista do(a): Governo Federal, PROUNI, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.

Organização de eventos

PENHA, E. W. M. . 1ª Semana de Informática do Colégio Polivalente de Itanhém. 2011. (Outro).

Participação em eventos

SQL Day - Espírito Santo. 2018. (Encontro).

II Encontro de Educação Profissional da Bahia e I feira de Ciência e tecnologias sociais da educação profissional da Bahia. 2011. (Encontro).

II Encontro Pedagógico do eixo Tecnológico: Informação e Comunicação da Educação Profissional da Bahia. 2011. (Encontro).

VIII Conferência Latino Americana de Software Livre. 2011. (Congresso).

VII Conferência Latino Americana de Software Livre. 2010. (Congresso).

Heroes Community Launch - Microsoft. 2008. (Outra).

III Semana do Produtor Rural. 2007. (Encontro).

II Semana da Ciência da Computação. 2007. (Outra).

Semana Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação da Bahia. 2007. (Encontro).

I semana de Informática da Faculdade Teixeira de Freiras - Ciclo de Palestras e Mini-Cursos. 2006. (Seminário).

I Seminário Microsoft & Factef com o tema: Virtualização de Servidores. 2006. (Seminário).

VI Semana de Informática da Universidade Estadual de Santa Cruz. 2006. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • PEREIRA, A. L. ; PENHA, E. W. M. ; GOMES, N. A. ; FREITAS, R. R. . Computação em Nuvem: A Segurança da Informação em ambientes na nuvem e em redes físicas. BRAZILIAN JOURNAL OF PRODUCTION ENGINEERING , v. 2, p. 12-27, 2016.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Corpus Saneamento e Obras, Instituição caminho da Luz, Instituição Caminho da Luz. , Rua São Sebastião, Resistência, 29032545 - Vitória, ES - Brasil, Telefone: (27) 21216100, URL da Homepage:

Experiência profissional

2022 - Atual

Corpus Saneamento e Obras

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Infraestrutura, Carga horária: 44

Outras informações:
Suporte ao usuário, administração de redes, VPN, Servidores. Gerenciamento de sistema MDM e gerenciamento de ativos de TI. Instalação e configuração de sistemas operacionais, instalação e configuração de aplicações; Manutenção de equipamentos e gerenciamento do Active directory.

2014 - 2022

Corpus Saneamento e Obras

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Instrutor de Informática, Carga horária: 44

2025 - Atual

Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor da Educação Profissional, Carga horária: 15

2014 - 2018

Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor da Educação Profissional, Carga horária: 18

Outras informações:
Contratro em caráter de designação temporária

2012 - 2013

Universidade Federal do Espírito Santo

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Temporário, Carga horária: 40

2010 - 2012

Colegio Estadual Polivalente de Itanhem

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador e Professor, Carga horária: 40

2009 - 2010

Max Telecomunicações

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Operador de Help-desk, Carga horária: 44

2006 - 2008

Faculdade Teixeira de Freitas

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 6