Amanda Siqueira

Graduada em Engenharia Florestal pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"/UNESP,Campus de Botucatu (2014). Estagiou e desenvolveu trabalhos na área de manejo de bacias hidrográficas, analise e revisão bibliográfica de técnicas para recuperação de áreas degradadas e auxílio no desenvolvimento para arborização de uma via urbana da cidade de Botucatu -SP. Realizou estágio extracurricular na FEPE Lageado (Fazendas de Ensino, Pesquisa e Extensão) atuando mais objetivamente com licenciamento ambiental e recuperação de áreas degradadas, acompanhando atividades diretamente ligadas á legislação ambiental com base no novo código florestal. Possui experiências profissionais nas áreas de certificação de sistemas, auditorias e certificação de produtos.

Informações coletadas do Lattes em 24/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Engenharia Florestal

2009 - 2014

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Recuperação de Áreas degradadas no Bioma de Cerrado Avaliação de Espécies e Técnicas Empregadas
Orientador: Prof. Dr. Silvio Carlos S. Nagy

Ensino Médio (2º grau)

2004 - 2006

EE Professor Ayres de Moura

Formação complementar

2011 - 2011

III Curso de Biologia Molecular Genotyping. (Carga horária: 32h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Restauração de Areas Degradadas.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Estudos de Bacias Hidrográficas.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Projetos Paisagísticos.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Ecofisiologia Vegetal.

Participação em eventos

Noções empresariais em Paisagismo. 2012. (Seminário).

I Simpósio de Silvicultura Urbana & I Dia de Campo de Arboricultura.. 2012. (Simpósio).

Treinamento de Interpretação de Padrões Interiores para o Manejo de Plantações Florestais no Brasil FSC e CERFLOR. 2012. (Outra).

Semana de Estudos Agropecuários e Florestais de Botucatu. 2011. (Outra).

II Simpósio Sobre Seqüestro de Carbono. 2010. (Simpósio).

Motivação e Comportamento Empresarial. 2010. (Outra).

Semana de Estudos Agropecuários e Florestais de Botucatu. 2010. (Outra).

3º Colóquio sobre Engenharia Florestal. 2009. (Outra).

Semana de Estudos Agropecuários e Florestais de Botucatu. 2009. (Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2013

    RESTAURAÇÃO/RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS NO BIOMA DE CERRADO, AVALIAÇÃO DE ESPÉCIES E TÉCNICAS EMPREGADAS., Descrição: Áreas degradadas são ecossistemas alterados, onde perdas ou excessos são as formas mais comuns de perturbação e degradação ambiental. Podemos avaliar esse distúrbio com a retirada da cobertura vegetal, que dependendo diretamente da sua intensidade, pode ser considerada uma degradação ou uma perturbação ambiental. Neste caso, se não ocorrer uma recuperação do ambiente, diz-se que está degradado, necessitando de intervenções e manejos antrópicos, mas se há uma capacidade mínima de regeneração, diz-se que o ambiente está perturbado e intervenções poderão acelerar o processo de recuperação e reestabelecimento das condições naturais do ecossistema em questão. A degradação ambiental no Brasil, em particular no Cerrado, decorrente da exploração da agropecuária, tem transformado consideravelmente o seu perfil, resultando em excesso de desmatamento, compactação do solo, assoreamento de rios, perda da biodiversidade, refletindo em todo o ecossistema. Este bioma continua sujeito a altas taxas de desmatamento e degradação com perdas consideráveis da vegetação nativa, impossibilitando, portanto que processos naturais dos ecossistemas ocorram efetivamente. Portanto, o objetivo geral deste trabalho, foi avaliar técnicas e manejos empregados para restauração e recuperação de áreas degradadas no Bioma do Cerrado, detectando quais são as espécies arbóreas mais adequadas ou com melhor desempenho adaptativo as áreas perturbadas, possibilitando a recuperação das mesmas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Amanda Siqueira - Coordenador / Silvio Carlos S. Nagy - Integrante.

  • 2012 - 2013

    Arborização Urbana da Avenida Professor Raphael Laurindo, Botucatu-SP: Caracterização e Proposta de Manejo, Descrição: O presente trabalho teve por objetivos: a caracterização da arborização existente na Av. Prof. Raphael Laurindo, município de Botucatu, SP, e a elaboração de um projeto de arborização urbana para a mesma, levando em consideração a percepção ambiental de seus residentes. O inventário censitário contou com 115 indivíduos, pertencentes a 16 famílias e 28 espécies, das quais 62% são exóticas. A maior parte dos indivíduos (52,1%) apresenta porte pequeno ou arbustivo, seguidos pelos de porte grande (28,5%) e de porte médio (19,4%). As espécies mais frequentes foram: Lagerstroemia indica (12,17%), Murraya paniculata (9,57%), Ficus benjamina (7,83%) e Nectandra megapotamica (7,83%). Com relação aos problemas encontrados, podem ser citados: canteiros mal dimensionados ou inexistentes, calçadas danificadas por raízes, podas inadequadas, espécies incompatíveis com o local de implantação e presença de pragas e doenças. A maior parte das árvores não apresentou conflitos com os equipamentos urbanos. Foram sugeridas ações de manejo da arborização existente e a implantação de espécimes da flora nativa regional, visando o aumento da biodiversidade local e a promoção dos demais benefícios proporcionados pela arborização urbana... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Amanda Siqueira - Coordenador / Marcela Minatel Locatelli - Integrante / Fernando Reis Andrade - Integrante / Camila Alonso dos Santos - Integrante / Andressa Keller - Integrante / Denise Laschi - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2009 - Atual

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Integral, Carga horária: 40

Atividades

  • 01/2010 - 02/2010

    Estágios , Faculdade de Ciências Agronômicas de Botucatu, .,Estágio realizado, Auxilio na analise de pareceres técnicos de estudos de impacto ambiental no Instituto Florestal do Estado de São Paulo - IF.

  • 12/2009 - 12/2009

    Estágios , Faculdade de Ciências Agronômicas de Botucatu, .,Estágio realizado, Levantamento Fitossociológico na empresa Duratex- Lençois Paulista..