Amanda Siqueira
Graduada em Engenharia Florestal pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"/UNESP,Campus de Botucatu (2014). Estagiou e desenvolveu trabalhos na área de manejo de bacias hidrográficas, analise e revisão bibliográfica de técnicas para recuperação de áreas degradadas e auxílio no desenvolvimento para arborização de uma via urbana da cidade de Botucatu -SP. Realizou estágio extracurricular na FEPE Lageado (Fazendas de Ensino, Pesquisa e Extensão) atuando mais objetivamente com licenciamento ambiental e recuperação de áreas degradadas, acompanhando atividades diretamente ligadas á legislação ambiental com base no novo código florestal.
Possui experiências profissionais nas áreas de certificação de sistemas, auditorias e certificação de produtos.
Informações coletadas do Lattes em 24/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em Engenharia Florestal
2009 - 2014
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Recuperação de Áreas degradadas no Bioma de Cerrado Avaliação de Espécies e Técnicas Empregadas
Orientador: Prof. Dr. Silvio Carlos S. Nagy
Formação complementar
2011 - 2011
III Curso de Biologia Molecular Genotyping. (Carga horária: 32h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Restauração de Areas Degradadas.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Estudos de Bacias Hidrográficas.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Projetos Paisagísticos.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Ecofisiologia Vegetal.
Participação em eventos
Noções empresariais em Paisagismo. 2012. (Seminário).
I Simpósio de Silvicultura Urbana & I Dia de Campo de Arboricultura.. 2012. (Simpósio).
Treinamento de Interpretação de Padrões Interiores para o Manejo de Plantações Florestais no Brasil FSC e CERFLOR. 2012. (Outra).
Semana de Estudos Agropecuários e Florestais de Botucatu. 2011. (Outra).
II Simpósio Sobre Seqüestro de Carbono. 2010. (Simpósio).
Motivação e Comportamento Empresarial. 2010. (Outra).
Semana de Estudos Agropecuários e Florestais de Botucatu. 2010. (Outra).
3º Colóquio sobre Engenharia Florestal. 2009. (Outra).
Semana de Estudos Agropecuários e Florestais de Botucatu. 2009. (Outra).
Projetos de pesquisa
-
2013 - 2013
RESTAURAÇÃO/RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS NO BIOMA DE CERRADO, AVALIAÇÃO DE ESPÉCIES E TÉCNICAS EMPREGADAS., Descrição: Áreas degradadas são ecossistemas alterados, onde perdas ou excessos são as formas mais comuns de perturbação e degradação ambiental. Podemos avaliar esse distúrbio com a retirada da cobertura vegetal, que dependendo diretamente da sua intensidade, pode ser considerada uma degradação ou uma perturbação ambiental. Neste caso, se não ocorrer uma recuperação do ambiente, diz-se que está degradado, necessitando de intervenções e manejos antrópicos, mas se há uma capacidade mínima de regeneração, diz-se que o ambiente está perturbado e intervenções poderão acelerar o processo de recuperação e reestabelecimento das condições naturais do ecossistema em questão. A degradação ambiental no Brasil, em particular no Cerrado, decorrente da exploração da agropecuária, tem transformado consideravelmente o seu perfil, resultando em excesso de desmatamento, compactação do solo, assoreamento de rios, perda da biodiversidade, refletindo em todo o ecossistema. Este bioma continua sujeito a altas taxas de desmatamento e degradação com perdas consideráveis da vegetação nativa, impossibilitando, portanto que processos naturais dos ecossistemas ocorram efetivamente. Portanto, o objetivo geral deste trabalho, foi avaliar técnicas e manejos empregados para restauração e recuperação de áreas degradadas no Bioma do Cerrado, detectando quais são as espécies arbóreas mais adequadas ou com melhor desempenho adaptativo as áreas perturbadas, possibilitando a recuperação das mesmas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Amanda Siqueira - Coordenador / Silvio Carlos S. Nagy - Integrante.
-
2012 - 2013
Arborização Urbana da Avenida Professor Raphael Laurindo, Botucatu-SP: Caracterização e Proposta de Manejo, Descrição: O presente trabalho teve por objetivos: a caracterização da arborização existente na Av. Prof. Raphael Laurindo, município de Botucatu, SP, e a elaboração de um projeto de arborização urbana para a mesma, levando em consideração a percepção ambiental de seus residentes. O inventário censitário contou com 115 indivíduos, pertencentes a 16 famílias e 28 espécies, das quais 62% são exóticas. A maior parte dos indivíduos (52,1%) apresenta porte pequeno ou arbustivo, seguidos pelos de porte grande (28,5%) e de porte médio (19,4%). As espécies mais frequentes foram: Lagerstroemia indica (12,17%), Murraya paniculata (9,57%), Ficus benjamina (7,83%) e Nectandra megapotamica (7,83%). Com relação aos problemas encontrados, podem ser citados: canteiros mal dimensionados ou inexistentes, calçadas danificadas por raízes, podas inadequadas, espécies incompatíveis com o local de implantação e presença de pragas e doenças. A maior parte das árvores não apresentou conflitos com os equipamentos urbanos. Foram sugeridas ações de manejo da arborização existente e a implantação de espécimes da flora nativa regional, visando o aumento da biodiversidade local e a promoção dos demais benefícios proporcionados pela arborização urbana... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Amanda Siqueira - Coordenador / Marcela Minatel Locatelli - Integrante / Fernando Reis Andrade - Integrante / Camila Alonso dos Santos - Integrante / Andressa Keller - Integrante / Denise Laschi - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2009 - Atual
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoVínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Integral, Carga horária: 40
Atividades
-
01/2010 - 02/2010
Estágios , Faculdade de Ciências Agronômicas de Botucatu, .,Estágio realizado, Auxilio na analise de pareceres técnicos de estudos de impacto ambiental no Instituto Florestal do Estado de São Paulo - IF.
-
12/2009 - 12/2009
Estágios , Faculdade de Ciências Agronômicas de Botucatu, .,Estágio realizado, Levantamento Fitossociológico na empresa Duratex- Lençois Paulista..
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Amanda Siqueira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?