Edna Santos de Souza

Engenheira agrônoma pela Universidade Federal do Pará (UFPA), mestre e doutora em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia. Atualmente professora adjunta na Universidade Federal Sul e Sudeste do Pará -Instituto de Estudo do Xingu. Atua na área de solos, com ênfase em Química do solo, Química Ambiental, Poluição e Remediação de áreas degradadas, metais pesados no solo, risco a saúde humana e ambiental, Manejo e Conservação do solo. Atua como docente colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Agronomia-PgAgro da Universidade Federal Rural, turmas fora de sede, nas disciplinas Química do Solo e Manejo e conservação do solo. Atua como coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Poluição e Recuperação Ambiental - GEPRA. Participa do Grupo de Pesquisa em Processamento de Biomassa e Bioenergia (GEPBio), Grupo de Pesquisa em Sociedade e Ambiente, Grupo de Pesquisa em Solos da Amazônia e Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e em Saúde da Amazônia (GPEASA).

Informações coletadas do Lattes em 23/03/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Agronomia

2013 - 2017

Universidade Federal Rural da Amazônia
Título: Avaliação de risco e fitorremediação de solos contaminados por elementos potencialmente tóxico de Serra Pelada-Pará
, Ano de obtenção: 2017. Antonio Rodrigues Fernandes. Coorientador: Newton Paulo de Souza Falcão. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Agronomia

2011 - 2013

Universidade Federal Rural da Amazônia
Título: Atributos dos solos do estado do Pará e teores naturais de elementos potencialmente tóxicos em solos no entorno da rodovia transamazônica, Amazônia-oriental
Orientador: em Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" ( Luís Reynaldo Ferracciú Alleoni)
com , Ano de Obtenção: 2013.Antonio Fernandes Rodrigues.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Agronomia

2006 - 2011

Universidade Federal do Pará
Título: Calagem e Adubação de Cacaueiros em Latossolo Amarelo Distrófico Franco Arenoso, no Município de Altamira, PA.
Orientador: Sebastião Geraldo Augusto

Formação complementar

2012 - 2012

Estágio de docência: Manejo e Conservação do solo. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.

2011 - 2011

Introdução à Análise Multivariada. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

2009 - 2009

Forragicultura. (Carga horária: 20h). , Encontro Regional das Agrárias, ERA, Brasil.

2009 - 2009

Olericultura e produção Orgânica. (Carga horária: 20h). , Semana de Integração de Ciências Agrárias, SICA, Brasil.

2009 - 2009

Inventário de Arborização Urbana de Altamira. (Carga horária: 40h). , Prefeitura Municipal de Altamira, PMA, Brasil.

2008 - 2008

Implantação e manejo da Pimenta do Reino. (Carga horária: 20h). , Semana de Integração de Ciências Agrárias, SICA, Brasil.

2007 - 2007

Implantação e manejo de Cacauais. (Carga horária: 20h). , Semana de Integração de Ciências Agrárias, SICA, Brasil.

2007 - 2007

Educação Ambiental do Lixo Urbano. (Carga horária: 8h). , Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, SBPC, Brasil.

2007 - 2007

Biostat 4.0. (Carga horária: 20h). , Semana Acadêmica da Universidade Estadual do Pará, UEPA, Brasil.

2006 - 2006

Implantação e Manejo de Cafezais. (Carga horária: 20h). , Semana de Integração de Ciências Agrárias, SICA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo/Especialidade: Química do Solo.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo/Especialidade: Manejo e Conservação do Solo.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Poluição e remediação.

Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.

Organização de eventos

SOUZA, EDNA SANTOS DE ; SILVA, A. P. ; COSTA, J. R. . II Simpósio de Uso Sustentável do Solo. 2020. (Outro).

SILVA, A. P. ; COSTA, J. R. ; SOUZA, EDNA SANTOS DE . I Jornada da Fitopatologia. 2020. (Outro).

SOUZA, EDNA SANTOS DE ; SILVA, A. P. . I Simpósio de Uso Sustentável do Solo. 2019. (Outro).

Edna Santos de Sousa . II Simpósio de agrobiodiversidade da Amazônia. 2017. (Outro).

Edna Santos de Sousa . 6º Simpósio de Estudos e Pesquisas em Ciências Ambientais na Amazônia. 2017. (Congresso).

Edna Santos de Sousa . XXXVI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. 2017. (Congresso).

Edna Santos de Sousa . I Simpósio de agrobiodiversidade da Amazônia. 2016. (Outro).

Participação em eventos

II CONECTA UFRA: Bioeconomia.Inovação de produtos e sustentabilidade. 2022. (Simpósio).

XXXVI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. XXXVI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. 2017. (Congresso).

61º Congresso Nacional de Botânica. Conhecimento Tradicional de Agricultores sobre o Uso de Espécies Vegetais em Áreas de Floresta Secundária Altamira, Pará, Brasil. 2010. (Congresso).

XXVIII Congresso Brasileiro de Zoologia. Diversidade de Artrópodes associados ao Guandu (Cajanus cajan L.) em Sistema Agroflorestal na Amazônia Oriental.. 2010. (Congresso).

12ª Jornada de Extensão da UFPA -. Implantação participativa de unidade de observação com sistemas agroflorestais em área degradada no município de Altamira, Pa. 2009. (Congresso).

60º Congresso Nacional de Botânica. Caracterização da Arborização em praças Públicas na Cidade Bragança, Pará. 2009. (Congresso).

9ª Semana de Integração das Ciências Agrárias.Manejo da Paisagem por Agricultores no Município de Altamira - Pará. 2009. (Encontro).

11ª Jornada de Extensão na UFPA. Implantação de Unidades de Observação e Demonstração com Sistema Agroflorestal em Áreas Alteradas, no Município de Altamira ? PA. 2008. (Congresso).

59º Congresso Nacional de Botânica. Identificação de Ervas Medicinais em Altamira-PA. Brasil. 2008. (Congresso).

VIII Semana de Integração das ciências Agrárias.Caracterização da Arborização Urbana da Cidade de Altamira ? PA. 2008. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Laiane Pinto da Silva Pereira

OLIVEIRA, K. C. P. M.; MAIA, S. M. F.;SOUZA, E. S.. Laiane Pinto da Silva Pereira. 2024. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA ?LUIZ DE QUEIROZ?.

Aluno: Tiago Kesaijiro Moraes Yakuma

FERNANDES, A. R.; Sílvio Junio Ramos;SOUZA, EDNA SANTOS; OLIVEIRA, M. N. D.. Obtenção e caracterização de biocarvão e composto d subproduto da indústria cítrica e efeito no crescimento de alface. 2021. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Aluno: DEIVISON RODRIGUES DA SILVA

SOUZA, EDNA SANTOS; Sílvio Junio Ramos; GALVAO, J. R.; FERNANDES, A. R.. Desempenho Agronômico da Alface Fertilizada com Cinza de Biomassa de Palma de Óleo Cultivada em Latossolo Amarelo. 2020. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Aluno: HERCÍLIA SAMARA CARDOSO DA COSTA

FERNANDES, A. R.; MELO, L. C. A.; PENIDO, E. S.;SOUZA, E. S.. Elementos potencialmente tóxico em solo de mina de ouro tratado com biocarvão magnetizado com ferro. 2019. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Aluno: Wendel Valter da Silveira Pereira

FERNANDES, A. R.; RAMOS, S. J.;SOUZA, E. S.; AMARANTE, C. B.. Fracionamento geoquímico e bioacessibilidade de elementos potencialmente tóxico em áreas de mineração artesanal de ouro na Amazônia. 2019. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Aluno: Marcelo Morita Lindolfo

SILVA, J. R. R.;Edna Santos de Sousa; Silvestre, W.V.; FERNANDES, A. R.. NUTRIÇÃO E PRODUTIVIDADE DE AÇAIZEIRO IRRIGADO EM FUNÇÃO DE DOSES DE BORO NO NORDESTE PARAENSE. 2018. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Aluno: Marcelo Morita Lindolfo

Edna Santos de Sousa; FERNANDES, A. R.; Silvestre, W.V.; MAIA, P. R.. Produtividade e nutrição de açaizeiro irrigado em função de doses de boro no nordeste paraense. 2018. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Aluno: Yan Nunes Dias

DE SOUZA, EDNA SANTOS; MATOS, G. S. B.; SILVA, J. R. R.; AMARANTE, C. B.. Caracterização físico-química e capacidade de adsorção de Cd e Cu em biocarvões de açaí, castanha-do-Brasil e da amêndoa da palma de óleo. 2018. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Aluno: JULIO CESAR VIEIRA FRARE

RAMOS, S. J.;SOUZA, E. S.; AVILA, F. W.; MARTINS, G. C.; OLIVEIRA, K. C. P. M.. QUALIDADE DO SOLO E DINÂMICA DE CRESCIMENTO DE ESPÉCIES FLORESTAIS E FRUTÍFERAS EM SISTEMAS AGROFLORESTAIS SEM QUEIMA NA AMAZÔNIA. 2023. Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Aluno: PRISCILA MAYLANA MODESTO DE JESUS

RAMOS, S. J.; SILVA JUNIOR, M. L.;SOUZA, E. S.; LEMOS NETO, H. S.; OLIVEIRA, M. M. T.. NUTRIENTES QUE INFLUENCIAM A PRODUÇÃO DE PILOCARPINA EM PLANTAS DE JABORANDI. 2023. Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Aluno: Letícia Cunha da Hungria

FERNANDES, A. R.;SOUZA, E. S.; EL-HUSNY, J. C.; SATO, M. K.; MARICHAL, R.. DOSES DE BIOCARVÃO DE RESÍDUOS DA PRODUÇÃO DE ÁGUA DE COCO ADICIONADAS À UREIA PARA MITIGAÇÃO DA LIXIVIAÇÃO DE NITROGÊNIO EM SOLOS. 2022. Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Aluno: SUELLEN NUNES DE ARAÚJO

RAMOS, S. J.;SOUZA, E. S.; COSTA, E. T. S.; MARTINS, G. C.; TEIXEIRA, R. A.. MINERAÇÃO DE COBRE E OURO NA AMAZÔNIA ORIENTAL: ELEMENTOS POTENCIALMENTE TÓXICOS EM UMA PERSPECTIVA AMBIENTAL E QUALIDADE DE ÁREAS EM RECUPERAÇÃO". 2022. Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Aluno: Watilla Pereira Covre

FERNANDES, A. R.; Sílvio Junio Ramos;SOUZA, EDNA SANTOS; MARTINS, G. C.; TEIXEIRA, R. A.. Caracterização, impacto e recuperação de resíduos de mineração de cobre na Amazônia Oriental. 2021. Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Aluno: Anderson Martins de Souza Braz

COSTA, M. L.;SOUZA, EDNA SANTOS; OLIVEIRA, F. A.; AZEVEDO, A. C.; ANGELICA, R. S.. Elementos terras raras, U, Th e elementos potencialmente tóxicos em agroecossistemas com uso de fertilizantes no Nordeste do Pará. 2020. Tese (Doutorado em Geologia e Geoquímica) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Ana carolina Oliveira Duarte

DE SOUZA, EDNA SANTOS; Sílvio Junio Ramos; Marinês Ferreira Pires Lira; Evaristo Mauro de Castro. INFLUÊNCIA DE ELEMENTOS TERRAS RARAS EM CARACTERÍSTICAS ANATÔMICAS EM PLANTAS DE ARROZ, MILHO, TRIGO E FEIJÃO. 2018. Tese (Doutorado em Botânica Aplicada) - Universidade Federal de Lavras.

Aluno: Renato Alves Teixeira

DE SOUZA, EDNA SANTOS; MATOS, G. S. B.; AMARANTE, C. B.; FERNANDES, A. R.. Distribuição espacial de elementos potencialmente tóxico em solos no garimpo de Serra Pelada e uso de castanha-do-Brasil como fitorremediadora de áreas contaminadas por bário. 2018. Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Aluno: QUÉSIA SÁ PAVÃO,

RAMOS, S. J.; SILVA JUNIOR, J. F.;SOUZA, E. S.; SILVA, S. H. G.. PREDIÇÃO DE TEXTURA DE SOLOS NATURAIS DA AMAZÔNIA ATRAVÉS DE SENSORES PROXIMAIS. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Aluno: PRISCILA MAYLANA MODESTO DE JESUS

RAMOS, S. J.; REIS, A. R.; CALDEIRA JUNIOR, C. F.;SOUZA, E. S.; NATALE, W.. NUTRIÇÃO E PRODUÇÃO DE PILOCARPINA EM PLANTAS DE JABORANDI. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Aluno: Yan Nunes Dias

FERNANDES, A. R.; Sílvio Junio Ramos; AMARANTE, C. B.;SOUZA, EDNA SANTOS. Biocarvões como alternativas para gestão da avaliação de risco ambiental e humano. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Aluno: Letícia Cunha da Hungria

FERNANDES, A. R.;SOUZA, EDNA SANTOS; EL-HUSNY, J. C.; MARICHAL, R.. BIOCARVÃO DE RESÍDUOS DE COCO ENRIQUECIDO COM UREIA COMO CONDICIONANTE DE SOLO E SUA INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DE ACMELLA OLERACEA. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Aluno: Suziane Magalhaes do Nascimento

Souza, Edna S.; CASTRO, G. L. S.; LIMA JUNIOR, J. A.; SOUZA, R. O. R. M.. ANÁLISE DE INDICADORES DE QUALIDADE DA ÁGUA EM ÁREA RURAL DA MICROBACIA DO RIO APÉU, PARÁ. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Aluno: WATILLA PERREIRA COVRE

FERNANDES, A. R; Sílvio Junio Ramos;SOUZA, EDNA SANTOS; TEIXEIRA, R. A.. Bactérias e adubação orgânica como condicionantes da fitorremediação por planta nativa em rejeito de mineraçãode cobre. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Aluno: Nívea Maria da Silva Passos

SOUZA, E. S.; SOUSA, E. M. P.; COSTA, D. L. P.; SATO, M. K.. INFLUÊNCIA DA MINERAÇÃO ARTESANAL DE CASSITERITA NA CONCENTRAÇÃO DE ELEMENTOS POTENCIALMENTE TÓXICO EM RIOS DA AMAZÔNIAS. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Agronomia) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Aluno: Ana Beatriz Matos Rodrigues

Sílvio Junio Ramos;SOUZA, E. S.; AVILA, F. W.; MARTINS, G. C.. PROPRIEDADES E QUALIDADE AMBIENTAL DE SUBPRODUTOS DA MINERAÇÃO DE MANGANÊS NO SUDESTE DA AMAZÔNIA. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Agronomia) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Aluno: DEIVISON RODRIGUES DA SILVA

FERNANDES, A. R.;SOUZA, E. S.; GALVAO, J. R.; GUEDES, R. S.. CINZA DE BIOMASSA DE PALMA DE ÓLEO EM CULTIVO DE ALFACE. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Agronomia) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Aluno: Tiago Kesajiro Moraes Yakuwa

SOUZA, EDNA SANTOS; Sílvio Junio Ramos; GUEDES, R. S.; FERNANDES, A. R.. Biocarvão, Biomassa e Composto de Bagaço de Laranja Caracterização e Fracionamento de P dos Bioprodutos e Potencial Agrícola. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Agronomia) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Aluno: HERCÍLIA SAMARA CARDOSO DA COSTA

FERNANDES, A. R; MELO, L. C. A.; PENIDO, E. S.;SOUZA, EDNA SANTOS. Elementos potencialmente tóxico em solo de mina de ouro tratado com biocarvão magnetizado com ferro. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Agronomia) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Aluno: Wendel Valter da Silveira Pereira

FERNANDES, A. R; RAMOS, S. J.;SOUZA, EDNA SANTOS; AMARANTE, C. B.. Fracionamento geoquímico e bioacessibilidade de elementos potencialmente tóxicos em área de mineração artesanal de ouro na Amazônia. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Agronomia) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Aluno: Marcelo Morita Lindolfo

FERNANDES, A. R; SILVA, J. R. R.;SOUZA, EDNA SANTOS; Silvestre, W.V.. Nutrição e produtividade de açaizeiro irrigado em função de doses de boro no nordeste paraense. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Agronomia) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Aluno: David Richard Rodrigues de Sena

SILVA, A. P.; LIMA, C. C.;SOUZA, E. S.. Carapa guianensis: Uma revisão para o manejo da andiroba no horto Municipal de Pedra Branca do Amapari, Amapá. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Arquitetura da Paisagem) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Aluno: SIVONETE FERREIRA SILQUEIRA

SILVEIRA, M. L. N.;SOUZA, E. S.; OLIVEIRA JUNIOR, W. B.. IMPACTOS DA INFORMATIZAÇÃO NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE SANTOS DUMONT NO SUDESTE PARAENSE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Clycia Loyany Gomes Pantoja

SOUZA, E. M. P.;DE SOUZA, EDNA SANTOS; MARQUES, G. T.. Avaliação estatística da extração do óleo do Inajá (Maximiliana maripa (Aubl.) Drude) e produção de biocombustível via craqueamento térmico-catalítico. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Energias Renováveis) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Aluno: Wendel Valter da Silveira Pereira

DE SOUZA, EDNA SANTOS; FERNANDES, A. R.; LIMA, M. W.. Teores disponíveis de elementos potencialmente tóxicos no sudeste do cráton amazônico. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Aluno: Wendel Valter da Silveira Pereira

Edna Santos de Sousa; LIMA, M. W.; FERNANDES, A. R.. Disponibilidade de elementos potencialmente tóxico nos solos do sudeste da província mineral de carajás. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Aluno: Hain Figueiredo costa

DE SOUZA, EDNA SANTOS; Dulcidéia da Conceição Palheta; RODRIGUES, J. A.. Caracterização da ictiofauna e parâmetros físicos-químicos em áreas adjacentes a atividade mineradora na Amazônia oriental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Aluno: Yan Nunes Dias

SOUZA, E. S.; TEIXEIRA, R. A.; FERNANDES, A. R. Adsorção de cádmio e cobre em solução, utilizando resíduos orgânicos (castanha-do-pará, caraço de açaí, borra de café e biocarvão). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Energias Renováveis) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Aluno: Marcia Souza da Cruz

ALVES, M. A. M. S.; SANTOS, M. L. S.;SOUZA, E. S.. Perfil Socioeconômico e Percepções Socioambientais dos Tiradores de Caranguejo-Uça, Ucides cordatus (Linnaues, 1763) da Reserva Extrativista Marinha de Soure, Estado do Pará.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Aluno: Wedlas Junior Pereira Brito

SOUZA, E. S.; TEIXEIRA, R. A.; FERNANDES, A. R. Mercúrio no meio ambiente com ênfase na Amazônia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Energias Renováveis) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

SOUZA, E. C.; SILVA, A. P.;SOUZA, E. S.. Proteção Floresta. 2024. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Orientou

Marcos Antônio da Silva Viana

O RISCO A SAÚDE HUMANA E O CONSUMO DE PESCADO CULTIVADO EM CAVAS DE GARIMPOS NA AMAZÔNIA; Início: 2023; Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Leonardo Braga Neves

Fitorremediação de resíduos de mineração artesanal de ouro na Amazônia Oriental; Início: 2023; Dissertação (Mestrado profissional em Agronomia) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Dayane Ribeiro

Efeitos da aplicação de fertilizantes e microrganismos na produtividade e teores de nutrientes foliares em cacaueiros no estado do Pará; ; Início: 2024; Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade Federal Rural da Amazônia; (Orientador);

Kely Cristina Piedade Martins de Oliveira

Tem contaminação no Xingu? : avaliação dos impactos da mineração artesanal em pequena escala no ambiente e biota aquática em São Félix do Xingu, Amazônia Oriental; Início: 2023; Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade Federal Rural da Amazônia; (Orientador);

BRUNO SOARES DA SILVA

Etnopedologia em aldeias Mebêngôkre - Kayapó: Avaliação de solo e paisagem; Início: 2025; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; (Orientador);

JULIANA SOARES DE BRITO

Influência de microrganismo na nutrição de cacaueiros em Sistemas Agroflorestais em São Félix do Xingu; ; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; (Orientador);

BRUNO SOARES DA SILVA

Conhecimento ecológico tradicional sobre uso e ocupação do solo em aldeias Mebêngôkre - Kayapó; Início: 2025; Iniciação científica (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa; (Orientador);

Tássia Luciane Ferreira de Sousa

GARIMPO ARTESANAL DE OURO NA AMAZÔNIA: UMA CRONOSSEQUÊNCIA DE USO E CONTAMINAÇÃO DO SOLO POR MERCÚRIO; 2022; Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edna Santos de Souza;

Hamilton Ferreira de Souza Neto

Biorremediação de As em resíduo de mineração de ouro no estado do Pará; 2017; Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal Rural da Amazônia, ; Coorientador: Edna Santos de Souza;

ELAINE CARVALHO DA SILVA

ENTOMOFAUNA ASSOCIADA A AGROFLORESTAS NO MUNICÍPIO DE SÃO FÉLIX DO XINGU - PARÁ; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: Edna Santos de Souza;

YASMIN GABRIELA SANTANA E SILVA

CONHECIMENTO ECOLÓGICO TRADICIONAL SOBRE O CULTIVO DO CACAU (Theobroma cacao L; ) NAS ROÇAS EM ALDEIA MEBÊNGÔKRE - KAYAPÓ; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: Edna Santos de Souza;

ELAINE CARVALHO DA SILVA

ENTOMOFAUNA ASSOCIADA A AGROFLORESTAS NO MUNICÍPIO DE SÃO FÉLIX DO XINGU - PARÁ; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: Edna Santos de Souza;

Eduardo Teixeira Neto

AVALIAÇÃO DAS MUDANÇAS NO USO E COBERTURA DO SOLO DEVIDO ÀS ATIVIDADES DE MINERAÇÃO ARTESANAL DE 1986 A 2024 ATRAVÉS DE IMAGENS ORBITAIS EM SÃO FÉLIX DO XINGU - PA; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: Edna Santos de Souza;

Kassiel Trajano da Luz

DELIMITAÇÃO DE LOCAIS ÓTIMOS PARA IMPLANTAÇÃO DE ATERROS SANITÁRIOS NO MUNICÍPIO DE SÃO FÉLIX DO XINGU ? PARÁ; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: Edna Santos de Souza;

Fernanda Campos de Araújo

Perfil sócio econômico e ambiental dos catadores de recicláveis da comunidade Vila da Paz, Capanema Pará; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Energias Renováveis) - Universidade Federal Rural da Amazônia; Orientador: Edna Santos de Souza;

VÍTOR DA SILVA OLIVEIRA

Qualidade e características físico-química da água em cavas desativadas de mineração de calcário no entorno do município de Capanema, Pará, Brasil; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Energias Renováveis) - Universidade Federal Rural da Amazônia; Orientador: Edna Santos de Souza;

Pedro Rodrigues de Souza Júnior

Análise de parâmetros de portabilidade da água de diferentes bicas de abastecimento público no município de Capanema-PA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Energias Renováveis) - Universidade Federal Rural da Amazônia; Orientador: Edna Santos de Souza;

Ronilson Lucena Correa

Análise de parâmetros de portabilidade da água de diferentes bicas de abastecimento público no município de Capanema-PA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Energias Renováveis) - Universidade Federal Rural da Amazônia; Orientador: Edna Santos de Souza;

Carmen Grasiela Dias Martins

Fitodisponibilidade de nutrientes em solos contaminados por zinco e cultivado com Montrichardia arborescens (L; ) Schott; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal Rural da Amazônia; Orientador: Edna Santos de Souza;

HERCÍLIA SAMARA CARDOSO DA COSTA

Teores totais e disponível de fósforo em solos do estado do Pará, Brasil; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal Rural da Amazônia; Orientador: Edna Santos de Souza;

Duane Azevedo Pinto

Teores disponíveis de metais pesados em solos de mina de ouro Serra Pelada, Pará, Brasil; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edna Santos de Souza;

Kevem Patryk B

R; dos Santos; Avaliação da poluição ambiental em área de sobre influência da mineração artesanal de cassiterita e ouro em São Félix do Xingu -Pará; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Unifesspa; Orientador: Edna Santos de Souza;

Eduardo Teixeira Neto

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I; 2024; Orientação de outra natureza; (Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: Edna Santos de Souza;

YASMIN GABRIELA SANTANA E SILVA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I; 2024; Orientação de outra natureza; (Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: Edna Santos de Souza;

ELAINE CARVALHO DA SILVA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I; 2024; Orientação de outra natureza; (Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: Edna Santos de Souza;

Produções bibliográficas

  • DA COSTA ALVES FILHO, PEDRO PAULO ; PEREIRA, W. V. S. ; DIAS, YAN NUNES ; FERREIRA DE MORAES, ADRIELE LAENA ; RODRIGUES, FLAVIO HENRIQUE SANTOS ; RAMOS, SÍLVIO JUNIO ; SOUZA, E. S. ; FONTES DO AMARAL, ANNA MARIA ; FERNANDES, ANTONIO RODRIGUES . Artisanal mining of monazite and cassiterite in the Amazon: Potential risks of rare earth elements for the environment and human health. ENVIRONMENTAL MANAGEMENT , v. 2024, p. 1-14, 2024.

  • NAHUM, A. B. R. ; PEREIRA, W. V. S. ; MARTINS, G. C. ; Dias, Y. N. ; RIBEIRO, P. G. ; SALOMAO, G. N. ; GASTAUER, M. ; CALDEIRA, C. F. ; FERNANDES, A. R. ; Edna S. Souza ; DALLAGNOL, R. ; RAMOS, S. J. . Properties and environmental quality of the overburden and tailings of manganese mining in the Eastern Amazon. doi.org/10.1016/j.envres.2024.119965 , v. 262, p. 119965, 2024.

  • Dias, Y. N. ; PEREIRA, W. V. S. ; CALDEIRA JUNIOR, C. F. ; Sílvio Junio Ramos ; Edna S. Souza ; RIBEIRO, P. G. ; FERNANDES, A. R. . Açaí Seed Biochar-Based Phosphate Fertilizers for Improving Soil Fertility and Mitigating Arsenic-Related Impacts from Gold Mining Tailings: Synthesis, Characterization, and Lettuce Growth Assessment. https://doi.org/10.3390/min14070732 , v. 14, p. 732, 2024.

  • LUZ, K. T. ; RAMALHO, A. H. C. ; Edna S. Souza ; SILVA, C. B. . Geotechnological multicriteria analysis applied to identify optimal locations for the installation of sanitary landfills. https://doi.org/10.1016/j.rsase.2024.101398 , v. 37, p. 2410-1398, 2024.

  • NAKAKOJI, N. K. N. ; NARUSAWA, I. D. S. ; SALES, T. M. ; MEDEIROS, J. G. S. ; SILVA, F. L. ; PITA, J. D. ; Edna S. Souza ; TINOCO, R. S. ; SANTOS, A. V. F. ; NORONHA, N. C. ; FARIAS, P. R. S. . ANÁLISE GEOESTATÍSTICA DE ATRIBUTOS ENZIMÁTICOS, QUÍMICOS E GRANULOMÉTRICOS DO SOLO EM RESPOSTA À INCIDÊNCIA DO AMARELECIMENTO FATAL NA PALMA DE ÓLEO. https://doi.org/10.24857/rgsa.v18n10-214 , v. 18, p. 1, 2024.

  • DIAS, YAN NUNES ; PEREIRA, W. V. S. ; CALDEIRA, CECÍLIO FROIS ; RAMOS, SÍLVIO JUNIO ; SOUZA, E. S. ; RIBEIRO, PAULA GODINHO ; FERNANDES, ANTONIO RODRIGUES . Açaí Seed Biochar-Based Phosphate Fertilizers for Improving Soil Fertility and Mitigating Arsenic-Related Impacts from Gold Mining Tailings: Synthesis, Characterization, and Lettuce Growth Assessment. Minerals , v. 14, p. 732, 2024.

  • NAHUM, ANA BEATRIZ RODRIGUES ; PEREIRA, W. V. S. ; MARTINS, GABRIEL CAIXETA ; DIAS, YAN NUNES ; RIBEIRO, PAULA GODINHO ; SALOMÃO, GABRIEL NEGREIROS ; GASTAUER, MARKUS ; CALDEIRA, CECÍLIO FROIS ; FERNANDES, ANTONIO RODRIGUES ; SOUZA, E. S. ; DALL'AGNOL, ROBERTO ; RAMOS, SÍLVIO JUNIO . Properties and environmental quality of the overburden and tailings of manganese mining in the Eastern Amazon. ENVIRONMENTAL RESEARCH , v. 262, p. 119965, 2024.

  • LIMA, MAURICIO WILLIANS DE ; PEREIRA, W. V. S. ; SOUZA, E. S. ; TEIXEIRA, RENATO ALVES ; PALHETA, DULCIDÉIA DA CONCEIÇÃO ; FAIAL, KELSON DO CARMO FREITAS ; COSTA, HAIN FIGUEIREDO ; FERNANDES, ANTONIO RODRIGUES . Bioaccumulation and human health risks of potentially toxic elements in fish species from the southeastern Carajás Mineral Province, Brazil. ENVIRONMENTAL RESEARCH , v. 204, p. 112024, 2022.

  • DIAS, YAN NUNES ; PEREIRA, W. V. S. ; COSTA, MARCELA VIEIRA DA ; SOUZA, E. S. ; RAMOS, SILVIO JUNIO ; AMARANTE, CRISTINE BASTOS DO ; CAMPOS, WILLISON EDUARDO OLIVEIRA ; FERNANDES, ANTONIO RODRIGUES . Biochar mitigates bioavailability and environmental risks of arsenic in gold mining tailings from the eastern Amazon. JOURNAL OF ENVIRONMENTAL MANAGEMENT , v. 311, p. 114840, 2022.

  • TEIXEIRA, RENATO ALVES ; PEREIRA, WENDEL VALTER DA SILVEIRA ; SOUZA, EDNA SANTOS DE ; RAMOS, SILVIO JUNIO ; DIAS, YAN NUNES ; LIMA, MAURICIO WILLIANS DE ; DE SOUZA NETO, HAMILTON FERREIRA ; OLIVEIRA, EDER SILVA DE ; FERNANDES, ANTONIO RODRIGUES . Artisanal gold mining in the eastern Amazon: Environmental and human health risks of mercury from different mining methods. CHEMOSPHERE , v. 284, p. 131220, 2021.

  • COVRE, WATILLA PEREIRA ; RAMOS, SILVIO JUNIO ; PEREIRA, W. V. S. ; SOUZA, E. S. ; MARTINS, GABRIEL CAIXETA ; TEIXEIRA, ORIVAN MARIA MARQUES ; AMARANTE, CRISTINE BASTOS DO ; DIAS, YAN NUNES ; FERNANDES, ANTONIO RODRIGUES . Impact of copper mining wastes in the Amazon: Properties and risks to environment and human health. JOURNAL OF HAZARDOUS MATERIALS , v. 126688, p. 126688, 2021.

  • PEREIRA, WENDEL VALTER DA SILVEIRA ; TEIXEIRA, RENATO ALVES ; SOUZA, EDNA SANTOS DE ; MORAES, ADRIELE LAENA FERREIRA DE ; CAMPOS, WILLISON EDUARDO OLIVEIRA ; AMARANTE, CRISTINE BASTOS DO ; MARTINS, GABRIEL CAIXETA ; FERNANDES, ANTONIO RODRIGUES . Chemical fractionation and bioaccessibility of potentially toxic elements in area of artisanal gold mining in the Amazon. JOURNAL OF ENVIRONMENTAL MANAGEMENT , v. 267, p. 110644, 2020.

  • SOUZA NETO, HAMILTON FERREIRA DE ; PEREIRA, WENDEL VALTER DA SILVEIRA ; DIAS, YAN NUNES ; SOUZA, EDNA SANTOS DE ; TEIXEIRA, RENATO ALVES ; LIMA, MAURICIO WILLIANS DE ; RAMOS, SILVIO JUNIO ; AMARANTE, CRISTINE BASTOS DO ; FERNANDES, ANTONIO RODRIGUES . Environmental and human health risks of arsenic in gold mining areas in the eastern Amazon. ENVIRONMENTAL POLLUTION , v. 265, p. 114969, 2020.

  • LIMA, M. W. ; HAMID, S. S. ; SOUZA, EDNA SANTOS DE ; TEIXEIRA, R. A. ; PALHETA, D. C. ; DO CARMO FREITAS FAIAL, KELSON ; FERNANDES, A. R. . Geochemical background concentrations of potentially toxic elements in soils of the Carajás Mineral Province, southeast of the Amazonian Craton. ENVIRONMENTAL MONITORING AND ASSESSMENT , v. 192, p. 649, 2020.

  • DE SOUZA, EDNA SANTOS ; DIAS, YAN NUNES ; DA COSTA, HERCÍLIA SAMARA CARDOSO ; PINTO, DUANE AZEVEDO ; DE OLIVEIRA, DANIELLE MONTEIRO ; DE SOUZA FALÇÃO, NEWTON PAULO ; TEIXEIRA, RENATO ALVES ; FERNANDES, ANTONIO RODRIGUES . Organic residues and biochar to immobilize potentially toxic elements in soil from a gold mine in the Amazon. ECOTOXICOLOGY AND ENVIRONMENTAL SAFETY , v. 169, p. 425-434, 2019.

  • TEIXEIRA, R. A. ; SOUZA, EDNA SANTOS DE ; LIMA, M. W. ; Dias, Y. N. ; PEREIRA, . W. V. S. ; FERNANDES, A. R. . Index of geoaccumulation and spatial distribution of potentially toxic elements in the Serra Pelada gold mine. JOURNAL OF SOILS AND SEDIMENTS , p. 1-12, 2019.

  • HUNGRIA, LETÍCIA CUNHA ; OLIVEIRA, EDER SILVA ; SAMPAIO, ITALO MARLONE GOMES ; SOUZA, EDNA SANTOS ; FERNANDES, ANTONIO RODRIGUES . Tolerância de plantas de Jambu (Acmella oleracea) cultivadas em solo contaminado por cádmio. Brazilian Journal of Development , v. 5, p. 26211-26219, 2019.

  • Dias, Y. N. ; SOUZA, E. S. ; COSTA, H. S. C. ; MELO, L. C. A. ; PENIDO, E. S. ; AMARANTE, C. B. ; TEIXEIRA, O. M. M. ; FERNANDES, A. R. . Biochar produced from Amazonian agro-industrial wastes: properties and adsorbent potential of Cd2+ and Cu2+. Biochar. Biochar , p. 1-12, 2019.

  • SOUZA, EDNA SANTOS DE ; FERNANDES, ANTONIO RODRIGUES ; DE SOUZA BRAZ, ANDERSON MARTINS ; OLIVEIRA, FÁBIO JÚNIOR DE ; ALLEONI, LUÍS REYNALDO FERRACCIÚ ; CAMPOS, MILTON CÉSAR COSTA . Physical, chemical, and mineralogical attributes of a representative group of soils from the eastern Amazon region in Brazil. SOIL , v. 4, p. 195-212, 2018.

  • FERNANDES, ANTONIO RODRIGUES ; SOUZA, EDNA SANTOS DE ; DE SOUZA BRAZ, ANDERSON MARTINS ; BIRANI, SANNAH MOHAMAD ; ALLEONI, LUÍS REYNALDO FERRACCIÚ . Quality reference values and background concentrations of potentially toxic elements in soils from the Eastern Amazon, Brazil. JOURNAL OF GEOCHEMICAL EXPLORATION , v. 190, p. 453-463, 2018.

  • TEIXEIRA, R. A. ; SOUZA, EDNA SANTOS DE ; FERREIRA, J. R. ; FERNANDES, A. R. . Potentially toxic elements and pollution indices in the Serra Pelada gold mine, Brazil. Bioscience Journal , v. 34, p. 1-11, 2018.

  • DE SOUZA, EDNA SANTOS ; TEXEIRA, RENATO ALVES ; DA COSTA, HERCÍLIA SAMARA CARDOSO ; OLIVEIRA, FÁBIO JÚNIOR ; MELO, LEÔNIDAS CARRIJO AZEVEDO ; DO CARMO FREITAS FAIAL, KELSON ; FERNANDES, ANTONIO RODRIGUES . Assessment of risk to human health from simultaneous exposure to multiple contaminants in an artisanal gold mine in Serra Pelada, Pará, Brazil. Science of the Total Environment , v. 576, p. 683-695, 2017.

  • TEIXEIRA, R. A. ; SOUZA, E. S. ; FERNANDES, A. R. . Elementos potencialmente tóxicos e índices de poluição em solos e sedimentos do garimpo de Serra Pelada, Brasil. Ciencia del Suelo (Online) , v. 2, p. 377-384, 2017.

  • TEIXEIRA, R. A. ; BRANDAO, A. D. S. ; SOUZA, E. S. ; FERNANDES, A. R ; AMARANTE, C. B. ; NEVES, P. A. P. F. G. . Teores de flavonoides e nutrientes em plantas de noni cultivadas em solos com atributos químicos contrastantes. Amazonian Journal of Agricultural and Environmental Sciences / Revista de Ciências Agrárias , v. 59, p. 196-202, 2016.

  • DE SOUZA, EDNA SANTOS ; FERNANDES, ANTONIO RODRIGUES ; DE SOUZA BRAZ, ANDERSON MARTINS ; SABINO, LORENA LIRA LEITE ; ALLEONI, LUÍS REYNALDO FERRACCIÚ . Potentially toxic elements (PTEs) in soils from the surroundings of the Trans-Amazonian Highway, Brazil. Environmental Monitoring and Assessment (Dordrecht. Online) , v. 187, p. 4074, 2015.

  • GUEDES, RAFAEL SILVA ; FERNANDES, ANTONIO RODRIGUES ; SOUZA, EDNA SANTOS DE ; SILVA, JOÃO ROBERTO ROSA E . Maximum Phosphorus Adsorption Capacity Adjusted to Isotherm Models in Representative Soils of Eastern Amazon. Communications in Soil Science and Plant Analysis , v. 46, p. 2615-2627, 2015.

  • LOPES, E. L. N. ; FERNANDES, A. R. ; TEIXEIRA, R. A. ; SOUZA, E. S. ; RUIVO, M. L. P. . Soil attributes under different crop management systems in an Amazon Oxisols. Bragantia. , v. 74, p. 420, 2015.

  • OLIVEIRA, L. M. ; MASSAHUD, R. T. L. R. ; SOUZA, E. S. ; FERNANDES, A. R. . Arsenic: behavior in the environment, plant uptake mechanisms and human health risks.. Revista de Ciências Agrárias / Amazonian Journal of Agricultural and Environmental Sciences , v. 57, p. 326, 2014.

  • Silva, Daniel C. V. R. ; Souza, Edna S. ; Possa, Rosangela D. ; Beiroz, Wallace ; Rabello, Ananza M. ; Mayer, Elver L. ; Teixeira, Renato A. . Bacia Amazônica no Pará: Principais impactos e perspectivas. RECURSO ÁGUA - Tecnologias e pesquisas para o uso e a conservação de ecossistemas aquáticos. 1ed.: Editora Cubo, 2021, v. , p. 499-558.

  • FERNANDES, ANTONIO RODRIGUES ; SOUZA, E. S. . VALORES DE REFERÊNCIA PARA METAIS PESADOS NO ESTADO DO PARÁ.. Revista do Crea PA.

  • HUNGRIA, L. C. ; OLIVEIRA, E. S. ; SAMPAIO, I. M. G. ; CHAGAS, E. S. ; SOUZA, E. S. . CRESCIMENTO DE PLANTAS DE JAMBU CULTIVADAS EM AMBIENTE CONTAMINADO POR CÁDMIO. In: Simpósio Amazônico de Química, 2019, Belém. Simpósio Amazônico de Química, 2019.

  • HUNGRIA, L. C. ; OLIVEIRA, E. S. ; SAMPAIO, I. M. G. ; CHAGAS, E. S. ; SOUZA, E. S. . CRESCIMENTO DE PLANTAS DE JAMBU CULTIVADAS EM AMBIENTE CONTAMINADO POR CÁDMIO. In: Simpósio Amazônico de Química, 2019, Belém. Simpósio Amazônico de Química, 2019.

  • HUNGRIA, L. C. ; OLIVEIRA, E. S. ; SAMPAIO, I. M. G. ; CHAGAS, E. S. ; SOUZA, E. S. . CRESCIMENTO DE PLANTAS DE JAMBU CULTIVADAS EM AMBIENTE CONTAMINADO POR CÁDMIO. In: Simpósio Amazônico de Química, 2019, Belém. Simpósio Amazônico de Química, 2019.

  • FARIAS, T. C. S. ; SILVA, A. M. ; SOUSA FILHO, V. M. ; DIAS, A. E. A. A. ; SOUZA, EDNA SANTOS . LEVANTAMENTO ETNOBOTÂNICO E ZOOTERÁPICO NA COMUNIDADE DE TAMATATEUA, CAPANEMA/PA. In: Seminário Internacional de Desenvolvimento Rural Sustentável, Cooperativismo e Economia Solidária (SICOOPES),, 2019, Castanhal. Seminário Internacional de Desenvolvimento Rural Sustentável, Cooperativismo e Economia Solidária (SICOOPES),, 2019. v. 12.

  • SILVA, A. M. ; FARIAS, T. C. S. ; DIAS, A. E. A. A. ; SOUSA FILHO, V. M. ; SOUZA, EDNA SANTOS . LEVANTAMENTO DE ÁRVORES FRUTÍFERAS EM QUINTAIS AGROFLORESTAIS NA COMUNIDADE DE TAMATATEUA, CAPANEMA-PA. In: Seminário Internacional de Desenvolvimento Rural Sustentável, Cooperativismo e Economia Solidária (SICOOPES),, 2019, Castanhal. Seminário Internacional de Desenvolvimento Rural Sustentável, Cooperativismo e Economia Solidária (SICOOPES),, 2019.

  • LOPES, M. R. ; NOGUEIRA, A. V. M. ; COELHO, N. C. O. ; DURAO, H. L. G. ; SOUZA, EDNA SANTOS . PERCEPÇÃO DE RIBEIRINHOS SOBRE A PRESERVAÇÃO DOS ANINGAIS PARA CONTENÇÃO DA EROSÃO EM GLEISSOLOS DE CAMETÁ, PARÁ. In: Seminário Internacional de Desenvolvimento Rural Sustentável, Cooperativismo e Economia Solidária (SICOOPES),, 2019, Castanhal. Seminário Internacional de Desenvolvimento Rural Sustentável, Cooperativismo e Economia Solidária (SICOOPES),, 2019.

  • COSTA, J. S. ; ARAUJO NETO, C. A. S. ; TANIYAMAM, M. M. Y. ; OLIVEIRA, A. L. N. ; SOUZA, E. S. . AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL DO LIXÃO DE CAPANEMA, PARÁ. In: XVII ENEEAMB e V Fórum Latino Americano de Engenharia e Sustentabilidade, 2018, João Pessoa. XVII ENEEAMB e V Fórum Latino Americano de Engenharia e Sustentabilidade, 2018.

  • PORTUGAL, A. M. ; SOUZA, E. S. ; MORAIS, A. E. ; BORGES, P. A. S. ; ALVES, J. M. . O papel da mulher nos espaços de produção da agricultura familiar no distrito de Princesa do Xingu, Altamira-PA. In: VIII CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO, 2010, São Luís. ANAIS DO VIII CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO, 2010.

  • PORTUGAL, A. M. ; SOUZA, E. S. ; MORAIS, A. E. ; CHAVES, A. R. S. ; BORGES, P. A. S. ; VERÍCIO, C. ; CALVI, M.F . PERFIL SOCIOECONÔMICO E ORGANIZACIONAL DA COLÔNIA DE PESCADORES Z ? 57, NO SUDOESTE PARAENSE. In: VIII CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO, 2010, São Luís. ANAIS DO VIII CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO, 2010.

  • BORGES, P. A. S. ; SOUZA, E. S. ; PORTUGAL, A. M. ; OLIMPIOS, S. M. . Análise econômica do sistema de criação em três estabelecimentos agrícolas, Altamira-Pará. In: VIII CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO, 2010, São Luís. ANAIS DO VIII CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO, 2010.

  • MORAIS, A. E. ; SOUZA, E. S. ; PORTUGAL, A. M. ; OLIVEIRA, T. S. ; OLIVEIRA, F. P. M. . LEVANTAMENTO QUALI-QUANTITATIVO DO FICUS NA ARBORIZAÇÃO URBANA DO BAIRRO CENTRO, ALTAMIRA - PA. In: 10ª Semana de Integração das Ciências Agrárias, 2010, Altamira. Anais da 10ª Semana de Intergração das Ciências Agrárias, 2010.

  • PORTUGAL, A. M. ; CHAVES, A. R. S. ; SOUZA, E. S. ; CALVI, M.F . PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS PESCADORES ARTESANAIS FILIADOS À COLÔNIA SW PESCADORES Z ? 12, VITÓRIA DO XINGU - PA. In: s, 2010, Altamira. Anais da 10ª Semana de Intergração das Ciências Agrárias, 2010.

  • SOUZA, E. S. ; PORTUGAL, A. M. ; MOREIRA, G. M ; MOURA, H. F. ; SILVA, M.M. da. . Manejo da Paisagem por Agricultores no Município de Altamira - Pará. In: Semana de Integração das Ciências Agrárias, 2009, Altamira. Anais da Semana de Intergração das Ciências Agrárias, 2009.

  • PORTUGAL, A. M. ; SOUZA, E. S. ; ALVES, J. M. ; OLIVEIRA, F. K. D. . O Uso de Plantas Medicinais na Agrovila Princesa do Xingu, Município de Altamira-Pará. In: Semana de Integração das Ciências Agrárias, 2009, Altamira. Anais da Semana de Intergração das Ciências Agrárias, 2009. v. 9.

  • PORTUGAL, A. M. ; SOUZA, E. S. ; ALVES, J. M. ; OLIVEIRA, F. K. D. . Perfil das Mulheres Produtoras de Plantas Medicinais na Agrovila Princesa do Xingu, Município de Altamira-Pará. In: Semana de Integração das Ciências Agrárias, 2009, Altamira. Anais da Semana de Intergração das Ciências Agrárias, 2009. v. 9.

  • SOUZA, E. S. ; PORTUGAL, A. M. ; MOREIRA, G. M ; MOURA, H. F. ; SILVA, M.M. da. . Implantação Participativa de Unidade de Observação com Sistema Agroflorestais em Altamira-PA. In: 12ª Jornada de Extensão da UFPA -, 2009, Belém. Anais da 12ª Jornada de Extensão da UFPA -, 2009.

  • SOUZA, E. S. ; FELIZARDO, E. A. ; AUGUSTO, S.G ; FILHO, P.C . Implantação de Unidades de Observação e Demonstração com Sistemas Agroflorestais em Áreas Alteradas, no Município de Altamira ? PA, com meio de Divulgação e Avaliação participativa de Técnicas de Recuperação Produtiva de Áreas Agrícolas. In: VI CONGRESSO bRASILEIRO DE AGROECOLOGIA II CONGRESSO LATINOAMERICANO DE AGROECOLOGIA, 2009, Curitiba. Revista Brasileira de Agroecologia, 2009.

  • COSTA, C.V.B ; SOUZA, E. S. ; SILVA, R.A.R ; SILVA, M.M. da. . Diversidade de Espécies Arbóreas na Cidade de Altamira-PA. In: Semana de Integração das Ciências Agrárias, 2008, Altamira. Anais da VIII Semana de Intergração das Ciências Agrárias, 2008.

  • COSTA, C.V.B ; SOUZA, E. S. ; CARNEIRO, M. J. C. ; SILVA, R.A.R ; SILVA, M.M. da. . A Forma de Uso de Plantas Medicinais pela População do Bairro de Brasília, Município de Altamira-PA. In: Semana de Integração das Ciências Agrárias, 2008, Altamira. Anais da VIII Semana de Intergração das Ciências Agrárias, 2008.

  • CARNEIRO, M. J. C. ; COSTA, C.V.B ; SOUZA, E. S. ; SILVA, R.A.R ; SILVA, M.M. da. . A Diversidade de Plantas Medicinais Utilizadas pelos Moradores do Bairro de Brasilia, Altamira-PA. In: Semana de Integração das Ciências Agrárias, 2008, Altamira. Anais da VIII Semana de Intergração das Ciências Agrárias, 2008.

  • SOUZA, E. S. ; COSTA, C.V.B ; CARNEIRO, M. J. C. ; SILVA, M.M. da. . Caracterização da Arborização Urbana da Cidade de Altamira ? PA. In: Semana de Integração das Ciências Agrárias, 2008, Altamira. Anais da VIII Semana de Intergração das Ciências Agrárias, 2008. v. 8.

  • ARAUJO NETO, Y. C. A. S. ; COSTA, W. J. P. ; SOUZA, EDNA SANTOS ; Dias, Y. N. ; SANTOS, M. C. ; SOUSA, E. M. P. . Phosphorus adsorption in aqueous medium using biocarbon from cassava agricultural residue (Manihot esculenta). In: 13 Brazilian Meeting Adoration, 2020, Fortaleza. 13 brazilian meeting adoration, 2020.

  • PEREIRA, W. V. S. ; FERNANDES, A. R ; SOUZA NETO, H. F. ; TEIXEIRA, R. A. ; DIAS, YAN NUNES ; SOUZA, E. S. . Contaminação por arsênio e risco potencial a saúde em uma mina artesanal de ouro na Amazônia oriental. In: XXII CLACS Congreso Latinoamericano de Ciencia del Suelo, 2019, Montivideo. XXII CLACS Congreso Latinoamericano de Ciencia del Suelo, 2019.

  • PEREIRA, W. V. S. ; LIMA, M. W. ; TEIXEIRA, R. A. ; SOUZA, E. S. ; MORAES, A. L. F. ; FERNANDES, A. R. . DISPONIBILIDADE DE ELEMENTOS POTENCIALMENTE TÓXICOS EM SOLOS E SEDIMENTOS DO SUDESTE DA PROVÍNCIA MINERAL DE CARAJÁS. In: XXII Congreso Latinoamericano de Ciencia del Suelo, 2019, Montivideo. XXII Congreso Latinoamericano de Ciencia del Suelo, 2019.

  • SANTOS, J. R. A. S. ; COSTA, H. S. C. ; SOUZA, E. S. ; SCHMIDT, M. J. . ATRIBUTOS QUÍMICO EM LATOSSOLO VERMELHO DISTROFÉRRICO NO MUNICÍPIO DE CANAÃ DOS CARAJÁS, PARÁ. In: XXXVI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2017, Belém, Pará, Brasil. XXXVI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2017.

  • COSTA, H. S. C. ; SOUZA, E. S. ; PINTO, D. A. ; Dias, Y. N. ; FERNANDES, A. R. . RESÍDUOS ORGÂNICOS E BIOCARVÃO COMO FITOESTABILIZADORES DE BÁRIO EM SOLO DE MINA DE OURO NA AMAZÔNIA. In: XXXVI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2017. XXXVI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2017.

  • PINTO, D. A. ; SOUZA, E. S. ; COSTA, H. S. C. ; Dias, Y. N. ; FERNANDES, A. R . TEORES DISPONÍVEIS DE BA E CU EM ÁREAS DE MINERAÇÃO ARTESANAL DE AU NO ESTADO DO PARÁ. In: XXXVI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo,, 2017. XXXVI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2017.

  • FERREIRA, N. K. F. ; SOUZA, E. S. ; FERNANDES, A. R. . DISPONIBILIDADE DE METAIS PESADOS EM HORTAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM. In: XXXVI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2017. XXXVI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2017.

  • PEREIRA, W. V. S. ; TEIXEIRA, R. A. ; ALVES, L. P. ; SOUZA, E. S. ; FERNANDES, A. R. . TEORES PSEUDOTOTAIS DE ALUMÍNIO, ESTANHO, TITÂNIO E VANÁDIO NOS SOLOS DA REGIÃO DE SERRA PELADA. In: XXXVI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo,, 2017. XXXVI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo,.

  • PEREIRA, W. V. S. ; TEIXEIRA, R. A. ; ALVES, F. P. ; SILVA, A. P. ; SOUZA, E. S. ; FERNANDES, A. R. . BÁRIO E SELÊNIO E O CRESCIMENTO DE MUDAS DE CASTANHA-DO-BRASIL. In: XXXVI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2017. XXXVI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo.

  • Dias, Y. N. ; COSTA, H. S. C. ; PINTO, D. A. ; SOUZA, EDNA SANTOS DE ; FERNANDES, A. R. . ADSORÇÃO DE COBRE EM TEGUMENTO DE CASTANHA-DO-BRASIL. In: XXXVI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2017. XXXVI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo.

  • COSTA, H. S. C. ; SOUZA, E. S. ; TEIXEIRA, R. A. ; PINTO, D. A. ; FERNANDES, A. R. . Avaliação de risco a saúde humana por exposição a Al, Fe, Mn em área de mineração de Serra Pelada, Pará. In: VIII Encontro Amazônico de Agrárias, 2016. Recursos Hídricos: Uso sustentável e sua importância na agropecuária, 2016.

  • COSTA, H. S. C. ; SOUZA, E. S. ; TEIXEIRA, R. A. ; FERNANDES, A. R . Teores de Pb em água e solo na área do garimpo de Serra Pelada no estado do Pará. In: XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2015, Natal. Anais, 2015.

  • COSTA, H. S. C. ; SOUZA, E. S. ; TEIXEIRA, R. A. ; PINTO, D. A. ; Dias, Y. N. ; FERNANDES, A. R . Avaliação de risco à saúde humana por exposição à Ba e Cd na região aurífera de Serra Pelada no estado do Pará.. In: XIII Seminário Anual PIBIC - UFRA, 2015, Belém, Pará, Brasil. Manejo e Conservação do solo, 2015.

  • COSTA, H. S. C. ; SOUZA, E. S. ; TEIXEIRA, R. A. ; PINTO, D. A. ; Dias, Y. N. ; FERNANDES, A. R . Teores pseudototais de elementos potencialmente tóxicos em solos na região aurífera de Serra Pelada no estado do Pará. In: XIII Seminário Anual PIBIC - UFRA, 2015, Belém, Pará, Brasil. Manejo e Conservação do Solo, 2015.

  • PINTO, D. A. ; SOUZA, E. S. ; TEIXEIRA, R. A. ; COSTA, H. S. C. ; Dias, Y. N. ; FERNANDES, A. R . Teor de bário e fatores de enriquecimento e contaminação em área de extração artesanal de ouro no sudeste do Pará. In: XIII Seminário Anual PIBIC - UFRA, 2015, Belém, Pará, Brasil. Manejo e Conservação do Solo, 2015.

  • Dias, Y. N. ; SOUZA, E. S. ; TEIXEIRA, R. A. ; PINTO, D. A. ; COSTA, H. S. C. ; FERNANDES, A. R . Teores totais de Cd e Cr da região aurífera de Serra Pelada, Pará. In: XIII Seminário Anual PIBIC - UFRA, 2015, Belém, Pará, Brasil. Manejo e Conservação do Solo, 2015.

  • HAMID, S. S. ; SOUZA, E. S. ; TEIXEIRA, R. A. ; OLIVEIRA, F. J. ; FERNANDES, A. R. . Teores naturais totais e disponíveis de fósforo em latossolos do Estado do Pará.. In: XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2015, Natal. Manejo e Conservação do Solo, 2015.

  • FERNANDES, A. R ; SOUZA, E. S. ; BRAZ, A. M. S. . Análise multivariada para metais pesados em solos do estado do Pará. In: Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, XXXV, 2015, Natal. Anais, 2015.

  • SILVA, L. P. ; COSTA, C. C. S. ; SOUZA, E. S. ; TEIXEIRA, R. A. ; FERNANDES, A. R. ; COSTA, S. O. . Teores totais de cálcio e magnésio em solos no estado do Pará. In: XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2015, Natal. Anais, 2015.

  • PINTO, D. A. ; SOUZA, E. S. ; FERNANDES, A. R. . Extratores para quantificação Pb e Cd em solos na rodovia Transamazônica-Pará. In: XII Seminário Anual de Iniciação Científica-UFRA, 2014, Belém, Pará, Brasil. Anais, 2014.

  • GUEDES, R. S. ; FERNANDES, A. R ; NEVES, H. K. B. ; SILVA, J. R. R. ; SABINO, L. L. L. ; NUNES, O. F ; SOUZA, E. S. ; COLONNELLI, B. L. . Isotermas De Adsorção De Fósforo Em Latossolo Do Estado Do Pará. In: FertBio, 2012, Maceió. A Responsabilidade Socioambiental da Pesquisa Agrícola, 2012.

  • SABINO, L. L. L. ; FERNANDES, A. R ; SOUZA, E. S. ; LIRA, R. P. C ; GUEDES, R. S. ; MELO, N. C. ; MASCARENHA, G. S. . Teor Natural do Cromo em Latossolos Amazônicos e Correlação com Atributos Químicos e Óxido. In: FertBio, 2012, Maceió. A Responsabilidade Socioambiental da Pesquisa Agrícola, 2012.

  • GONÇALVES, D.A.M. ; FERNANDES, A. R ; COSTA, M. M. R. ; SABINO, L. L. L. ; SOUZA, E. S. ; LIRA, R. P. C ; MATOS, G. S. B. . Teores Naturais de Cobre e Níquel e Atributos Químicos de Solos da Rodovia Transamazônica. In: FertBio, 2012, Maceió. A Responsabilidade Socioambiental da Pesquisa Agrícola, 2012.

  • SOUZA, D. R. ; SOUZA, E. S. ; TESTON, J. A. . Artrópodes Associados a um Agroecossistema Cacaueiro (Theobroma cacao L.) na Amazônia Oriental.. In: Congresso Brasileiro de Zoologia, 2010, Belém. Anais do XXVIII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2010. v. 28.

  • SOUZA, E. S. ; BORGES, P. A. S. ; PORTUGAL, A. M. ; AUGUSTO, S.G ; TESTON, J. A. . Flutuação de insetos capturados com armadilhas adesivas em maracujazeiro em Altamira, PA, na estação chuvosa. In: XXIII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2010, Natal. Anais do XXIII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2010.

  • BORGES, P. A. S. ; SOUZA, E. S. ; PORTUGAL, A. M. ; AUGUSTO, S.G ; TESTON, J. A. . Entomofauna capturada com armadilhas adesivas em maracujazeiro em Altamira, PA na estação chuvosa. In: XXIII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2010, Natal. Anais do XXIII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2010.

  • SOUZA, E. S. ; SOUZA, D. R. ; AUGUSTO, S.G ; TESTON, J. A. . Formicídeos (Hymenóptera) associadas ao Guandu (Cajanus cajan L.) em Sistema Agroflorestal na Amazônia Oriental.. In: XXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOLOGIA, 2010, Belém. Anais do XXVIII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2010.

  • SOUZA, E. S. ; SOUZA, D. R. ; AUGUSTO, S.G ; TESTON, J. A. . Diversidade de Artrópodes associados ao Guandu (Cajanus cajan L.) em Sistema Agroflorestal na Amazônia Oriental.. In: XXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOLOGIA, 2010, Belém. Anais do XXVIII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2010.

  • MORAIS, A. E. ; SOUZA, E. S. ; PORTUGAL, A. M. ; OLIVEIRA, T. S. ; OLIVEIRA, F. P. M. . Diversidade de Espécies Arbustivas Utilizadas na Arborização Urbana no Bairro Centro, Altamira, Pará, Brasil.. In: 61º CONGRESSO NACIONAL DE BOTÂNICA, 2010, Manaus. Anais DO 61ª Congresso Nacional de Botânica, 2010.

  • MORAIS, A. E. ; SOUZA, E. S. ; PORTUGAL, A. M. ; FREITAS, E. O. ; OLIVEIRA, F. P. M. . Diversidade de Espécies Nativas Utilizadas na Arborização Urbana no Bairro Centro, Altamira, Pará, Brasil.. In: 61º CONGRESSO NACIONAL DE BOTÂNICA, 2010, Manaus. Anais DO 61ª Congresso Nacional de Botânica, 2010.

  • SOUZA, E. S. ; PORTUGAL, A. M. ; MORAIS, A. E. ; SILVA, M.M. da. . Cultivo de Espécies Alimentícias em Quintais Agroflorestais Altamira, Pará, Brasil.. In: 61º CONGRESSO NACIONAL DE BOTÂNICA, 2010, Manaus. Anais DO 61ª Congresso Nacional de Botânica, 2010.

  • SOUZA, E. S. ; PORTUGAL, A. M. ; MOREIRA, G. M ; MOURA, H. F. ; SILVA, M.M. da. . Conhecimento Tradicional de Agricultores sobre o Uso de Espécies Vegetais em Áreas de Floresta Secundária Altamira, Pará, Brasil. In: 61º CONGRESSO NACIONAL DE BOTÂNICA, 2010, Manaus. Anais DO 61ª Congresso Nacional de Botânica, 2010.

  • LIMA, R.B ; SOUZA, E. S. ; SILVA, C.B. S. ; MOURA, H. F. ; SILVA, M.M. da. . Análise Qualitativa das Praças Públicas da Cidade de Bragança ? PA. In: 61ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira Para Progresso da Ciência, 2009, Manaus. Anais da 61ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira Para Progresso da Ciência, 2009. v. 61.

  • LIMA, R.B ; SOUZA, E. S. ; SILVA, C.B. S. ; CASTRO, R. A. C. ; SILVA, M.M. da. . Análise Qualitativa das Praças Públicas da Cidade de Altamira ? PA. In: 61ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira Para Progresso da Ciência, 2009, Manaus. Anais da 61ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira Para Progresso da Ciência, 2009. v. 61.

  • SILVA, M. F. ; PIRES, L. O. ; SOUZA, E. S. ; SILVA, C.B. S. ; PARRY, M. M. . Caracterização da Arborização da Avenida Castelo Branco no Município de Brasil Novo ? PA. In: 61ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira Para Progresso da Ciência, 2009, Manaus. Anais da 61ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira Para Progresso da Ciência, 2009. v. 61.

  • MOURA, H. F. ; CASTRO, R. A. C. ; SOUZA, E. S. ; LIMA, R.B . Caracterização de Estabelecimentos Agrícolas Familiares Localizados no Projeto Assurini, Altamira - PA. In: 61ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira Para Progresso da Ciência, 2009, Manaus. Anais da 61ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira Para Progresso da Ciência, 2009. v. 61.

  • SOUZA, E. S. ; LIMA, R.B ; SILVA, C.B. S. ; SILVA, M. F. ; SILVA, M.M. da. . Caracterização da Arborização em praças Públicas na Cidade Altamira, Pará. In: 60º CONGRESSO NACIONAL DE BOTÂNICA, 2009, Feira de Santana. Anais do 60ª Congresso Nacional de Botânica, 2009.

  • SOUZA, E. S. ; LIMA, R.B ; SILVA, C.B. S. ; SILVA, M. F. ; SILVA, M.M. da. . Caracterização da Arborização em praças Públicas na Cidade Bragança, Pará. In: 60º CONGRESSO NACIONAL DE BOTÂNICA, 2009, Feira de Santana. Anais do 60ª Congresso Nacional de Botânica, 2009.

  • SOUZA, E. S. ; FILHO, P.C ; CALVI, M.F ; SILVA, C.S ; MOREIRA, D.A ; COSTA, F.C.M ; AUGUSTO, S.G . Implantação de Unidades de Observação e Demonstração com Sistema Agroflorestal em Áreas Alteradas, no Município de Altamira ? PA. In: 11ª Jornada de Extensão na UFPA: Tecnologia Sociais e Inclusão: Caminhos para Extensão Universitária, 2008, Belém. Anais da 11ª Jornada de Extensão da UFPA - " Tecnologias Sociais e Inclusão: Caminhos para extensão universitária"., 2008.

  • SOUZA, E. S. ; CARNEIRO, M. J. C. ; COSTA, C.V.B ; SILVA, R.A.R ; SILVA, M.M. da. . Identificação de Ervas Medicinais em Altamira ? PA, Brasil. In: 59ª Congresso Nacional de Botânica, 2008, Natal. Anais do 59ª Congresso Nacional de Botânica, 2008.

  • CARNEIRO, M. J. C. ; SOUZA, E. S. ; COSTA, C.V.B ; SILVA, R.A.R ; SILVA, M.M. da. . Uso de Plantas Medicinais no Município de Altamira-PA. Brasil. In: 59ª Congresso Nacional de Botânica, 2008, Natal. Anais do 59ª Congresso Nacional de Botânica, 2008.

  • SOUZA, E. S. . Exploração mineral e risco a saúde do solo e humana. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Edna Santos de Sousa . Poluição do solo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, E. S. ; PORTUGAL, A. M. ; MORAIS, A. E. ; SILVA, M.M. da. . Cultivo de Espécies Alimentícias em Quintais Agroflorestais Altamira, Pará, Brasil.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUZA, E. S. ; PORTUGAL, A. M. ; MOREIRA, G. M ; MOURA, H. F. ; SILVA, M.M. da. . Conhecimento Tradicional de Agricultores sobre o Uso de Espécies Vegetais em Áreas de Floresta Secundária Altamira, Pará, Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUZA, E. S. ; SOUZA, D. R. ; AUGUSTO, S.G ; TESTON, J. A. . Formicídeos (Hymenóptera) associadas ao Guandu (Cajanus cajan L.) em Sistema Agroflorestal na Amazônia Oriental.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MORAIS, A. E. ; SOUZA, E. S. ; PORTUGAL, A. M. ; FREITAS, E. O. ; OLIVEIRA, F. P. M. . Diversidade de Espécies Nativas Utilizadas na Arborização Urbana no Bairro Centro, Altamira, Pará, Brasil.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MORAIS, A. E. ; SOUZA, E. S. ; PORTUGAL, A. M. ; FREITAS, E. O. ; OLIVEIRA, F. P. M. . Diversidade de Espécies Arbustivas Utilizadas na Arborização Urbana no Bairro Centro, Altamira, Pará, Brasil.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUZA, E. S. ; SOUZA, D. R. ; AUGUSTO, S.G ; TESTON, J. A. . Diversidade de Artrópodes associados ao Guandu (Cajanus cajan L.) em Sistema Agroflorestal na Amazônia Oriental.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUZA, E. S. ; PORTUGAL, A. M. ; MOREIRA, G. M ; MOURA, H. F. ; SILVA, M.M. da. . Manejo da Paisagem por Agricultores no Município de Altamira ? PA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOUZA, E. S. ; FELIZARDO, E. A. ; AUGUSTO, S.G ; FILHO, P.C . Implantação de Unidades de Observação e Demonstração com Sistema Agroflorestal em Áreas Alteradas, no Município de Altamira ? PA, como meio de Divulgação e Avaliação Participativa de Técnicas de Recuperação Produtiva de Áreas Agrícolas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUZA, E. S. ; LIMA, R.B ; SILVA, C.B. S. ; SILVA, M. F. ; SILVA, M.M. da. . Caracterização da Arborização em praças Públicas na Cidade Bragança, Pará. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUZA, E. S. ; LIMA, R.B ; SILVA, C.B. S. ; SILVA, M. F. ; SILVA, M.M. da. . Caracterização da Arborização em praças Públicas na Cidade Altamira, Pará. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUZA, E. S. . Implantação Participativa de Unidade de Observação com Sistema Agroflorestais em Altamira-PA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUZA, E. S. ; CARNEIRO, M. J. C. ; COSTA, C.V.B ; SILVA, R.A.R ; SILVA, M.M. da. . Identificação de Ervas Medicinais em Altamira ? PA, Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUZA, E. S. ; COSTA, C.V.B ; CARNEIRO, M. J. C. ; SILVA, M.M. da. . Caracterização da Arborização Urbana da Cidade de Altamira ? PA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOUZA, E. S. ; FILHO, P.C ; CALVI, M.F ; SILVA, C.S ; MOREIRA, D.A ; COSTA, F.C.M ; AUGUSTO, S.G . Implantação de Unidades de Observação e Demonstração com Sistema Agroflorestal em Áreas Alteradas, no Município de Altamira ? PA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOUZA, EDNA SANTOS . Teoria e prática sobre análises de solos. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

  • HUNGRIA, L. C. ; Dias, Y. N. ; SOUZA, EDNA SANTOS . Uso de bioprodutos para a melhoria da qualidade do solo. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • DE SOUZA, EDNA SANTOS . I Semana Interdisciplinar da Pós-graduação em Agronomia da Universidade Federal Rural da Amazônia. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2024 - Atual

    Mineração artesanal de pequena escala na Amazônia: impactos socioambientais e estratégias de recuperação., Descrição: O estado do Pará é uma das maiores provincial mineral do mundo com produção de diversos minérios, como ouro, cassiterita, cobre, ferro, manganês, níquel e bauxita. A intensificação da mineração tem exacerbado os impactos negativos na saúde humana e ambiental, principalmente onde predomina a mineração artesanal e de pequena escala que gera grandes quantidade de resíduos. Os resíduos enriquecidos por elementos potencialmente tóxicos (EPTs) são descartados a céu aberto, normalmente, em microbacias hidrográficas, nos afluentes dos rios Xingu, Tapajós, Tocantins. Os resíduos contaminados por EPTs têm afetado integridade ecológica dos ecossistemas e a saúde humana. Porém, estudos sobre os impactos da mineração artesanal em ambientes aquáticos e em seres humanos tem sido pouco estudado. Esta proposta tem a finalidade de investigar os níveis de EPTs no solo, água, sedimentos, organismos aquáticos e em seres humanos em áreas sobre influência da mineração artesanal no estado do Pará. Assim como, identificar espécies vegetais com potencial de revegetar essas áreas impactadas pela mineração.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Edna Santos de Souza - Coordenador / Antonio Rodrigues Fernandes - Integrante / Yan Nunes Dias - Integrante / Cristiano Bento Da Silva - Integrante / MARCOS ANTONIO DA SILVA VIANA - Integrante / Kely Cristina Piedade Martins de Oliveira - Integrante.

  • 2024 - Atual

    Efeitos da aplicação de fertilizantes e microrganismos na produtividade e teores de nutrientes foliares em cacaueiros no estado do Pará, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Edna Santos de Souza - Coordenador / Cristiano Bento Da Silva - Integrante / Helane C r i s t i n a A g u i a r S a n t o s - Integrante / E d u a r d o C é z a r M e d e i r o s S a l d a n h a - Integrante / Luciany Pires Costa - Integrante.

  • 2024 - Atual

    CONHECIMENTO ECOLÓGICO TRADICIONAL SOBRE O CULTIVO DO CACAU (Theobroma cacao L.) NAS ROÇAS EM ALDEIA MEBÊNGÔKRE - KAYAPÓ, Descrição: Conhecimento ecológico tradicional sobre cultivo de cacau e uso do solo em aldeias Mebêngôkre, São Félix do Xingu, Pará.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Edna Santos de Souza - Coordenador / Éder Silva de Oliveira - Integrante / Cristiano Bento Da Silva - Integrante / Jane Guimarães Sousa - Integrante / Deyverson Mesquita Freitas - Integrante / KAMRORE KAIAPO - Integrante / KOKOBIRI KAYAPO - Integrante.

  • 2023 - 2024

    Entomofauna associada a sistemas agroflorestais no município de São Félix do Xingu, Pará, Brasil, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Edna Santos de Souza - Coordenador / Beiroz, Wallace - Integrante.

  • 2020 - Atual

    Produção, Caracterização e Avaliação do Potencial de Adsorção de Biossorventes Oriundos de Resíduos Agroindustriais., Descrição: A poluição de corpos hídricos provocada pelo lançamento de efluentes e a degradação de solos por metais pesados gera inúmeros impactos ambientais. Assim, a procura por métodos de remoção destes compostos químicos dos efluentes e solos é de extrema importância e, neste contexto, destaca-se a adsorção por meio de biossorventes oriundos de resíduos agrícolas. O uso destes resíduos como biossorventes para remediação constitui-se uma tecnologia promissora em função do seu potencial de sorção, bem como auxilia na reutilização dos resíduos. Com isso, o objetivo deste projeto é caracterizar e avaliar o potencial de adsorção de vários resíduos agrícolas meio aquoso e no solo. Serão produzidos biossorventes sem pirólise, com diferentes temperaturas de pirólise e magnetizados. O processo de adsorção será avaliado por meio de cinética e isotermas de adsorção, modelando o comportamento de acordo com equações descritas na literatura. Para caracterizar o material serão realizadas análises físicas, físico-químicas e morfológicas como: teor de cinzas, material volátil, carbono fixo, pH, condutividade, ponto de carga zero (PCZ), infravermelho (FTIR) e microscopia eletrônica de varredura e energia dispersiva (MEV-EDS). Na cinética, serão usados os modelos como: 1° ordem e 2° ordem, além de outros encontrados na literatura. A capacidade de adsorção será constatada por modelos como: Freundlich, Langmuir, entre outros citados na literatura. Por meio, das caracterizações supracitadas, da utilização de modelos matemáticos para validar os dados experimentais obtidos no projeto será possível determinar quais biossorventes irão obter os melhores desempenhos no processo de adsorção de poluentes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Edna Santos de Souza - Integrante / Erika Milene Pinto de Sousa - Coordenador / Marcelo Costa Santos - Integrante / Lênio José Guerreiro de Faria - Integrante / Elisângela Andrade Faria - Integrante / Clairon Lima Pinheiro - Integrante / SÉRGIO DUVOISIN JÚNIOR - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Bioacessibilidade de elementos potencialmente tóxicos e remediação de áreas degradadas pela mineração com uso de biocarvão ativado, Descrição: A combinação biocarvão e plantas fitoextraras pode resultar em efeitos bastante positivos, pois o biocarvão diminui a disponibilidade de EPTs no solo e a bioacessibilidade, por um lado, e aumenta o potencial de fitoextração das plantas pelo maior crescimento, resultando em maior absorção e acúmulo de EPTs nos órgãos da planta. Estudar o uso do biocarvão e do biocarvão enriquecido (ativado) com nutrientes na mobilização de EPTs em solo multicontaminado, a bioacessibilidade, e o crescimento de espécies nativas de área de exploração mineral no estado Pará. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Edna Santos de Souza - Integrante / Antonio Rodrigues Fernandes - Coordenador / Hercília Samara Cardoso da Costa - Integrante / Yan Nunes Dias - Integrante / Cristine Bastos do Amarante - Integrante / WENDEL VALTER DA SILVEIRA PEREIRA - Integrante / Sílvio Junio Ramos - Integrante / Leônidas Carrijo Azevedo Melo - Integrante / Letícia Cunha da Hungria - Integrante / Hamilton Ferreira de Souza Neto - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Caracterização geoquímica, hidrogeoquímica e identificação de espécies vegetais e micro-organismos com potencial de biorremediação de áreas em mineração artesanal de cassiterita e ouro em São Félix do Xingu Pará, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Edna Santos de Souza - Coordenador / Antonio Rodrigues Fernandes - Integrante / Renato Alves Teixeira - Integrante / Yan Nunes Dias - Integrante / Watilla Pereira Covre - Integrante / WENDEL VALTER DA SILVEIRA PEREIRA - Integrante / Éder Silva de Oliveira - Integrante / Arinaldo Pereira da Silva - Integrante / Danielly Brito de Oliveira - Integrante / Cristiano Bento Da Silva - Integrante / Rafael dos Santos Carvalho - Integrante / Erika Milene Pinto de Sousa - Integrante / Cristine Bastos do Amarantes - Integrante / Marcelo Costa Santos - Integrante / Josineide Rodrigues da Costa - Integrante / Gledson Luiz Salgado de Castro - Integrante / Kevem Patryk B. R. dos Santos - Integrante / Gilberto Bezerra Mendonça - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Identificação, patogenicidade e transmissão de fungos fitopatogênicos em sementes de espécies florestais em São Félix do Xingu?- Prof. Arinaldo Pereira da Silva., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Edna Santos de Souza - Integrante / Arinaldo Pereira da Silva - Coordenador / Josineide Rodrigues da Costa - Integrante / Danilo Batista Pinho - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Impacto do uso do solo sobre a nematofauna presente em São Félix do Xingu, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Edna Santos de Souza - Coordenador / Arinaldo Pereira da Silva - Integrante / Josineide Rodrigues da Costa - Integrante.

  • 2016 - 2019

    Resíduos e biocarvão associado ao silício e selênio na remediação de áreas degradadas pela mineração, Descrição: Descrição: Estudar o uso de resíduos açaí, da castanha do Brasil, do biocarvão de ouriço da castanha do Brasil, borra de café, associado ao silício (Si) e o selênio (Se) como amenizantes de fitotoxidez de EPTs, em rejeitos e estéril de áreas de mineração no estado Pará... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Edna Santos de Souza - Integrante / Antonio Rodrigues Fernandes - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2014 - 2017

    Avaliação de risco e teor de metais em solos da Amazônia Oriental para definição de valores de referênci, Descrição: O objetivo e determinar os teores disponíveis e totais (pseudototais) de elementos-traco e valores referência de qualidade dos solos da região da BR 222 e BR 163; estudar a correlação desses elementos com atributos do solo, utilizando dois métodos de determinação dos elementos (USEPA 3051 e água regia); caracterizar, quanto a atributos químicos, físicos e mineralógicos; Avaliar a acumulação de metais em água, rejeitos de mineração, sedimentos e solos nas adjacência da área de Serra Pelada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Edna Santos de Souza - Integrante / Antonio Rodrigues Fernandes - Coordenador / João Roberto Rosa e Silva - Integrante / Deyvison andrei medrado Gonçalves - Integrante / Hercília Samara Cardoso da Costa - Integrante / Renato Alves Teixeira - Integrante / SHERYLE SANTOS HAMID - Integrante / Duane Azevedo Pinto - Integrante / Antonio Clementino dos Santos - Integrante / Tiago Osório Ferreira - Integrante / Milton César Costa Campos - Integrante / Watilla Pereira Covre - Integrante / Maurício Willians de Lima - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2013 - 2016

    Teores de elementos-traços em solos das regiões da transamazônica e BR 163, Amazônia Oriental, Descrição: O objetivo é determinar os teores disponíveis e totais (pseudototais)de elementos-traços e valores referência de qualidade dos solos da região da transamazônica e BR 163; estudar a correlação desses elementos com atributos do solo, utilizando dois métodos de determinação dos elementos (USEPA 3051 e água régia); caracterizar, quanto a atributos químicos, físicos e mineralógicos... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Edna Santos de Souza - Integrante / Antonio Rodrigues Fernandes - Coordenador / Paulo Roberto Silva Farias - Integrante / Norberto Cornejo Noronha - Integrante / Luís Reynaldo Ferracciú Alleoni - Integrante / Herdjania Veras de Lima - Integrante / Cristine Bastos do Amarante - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2013 - 2016

    Metais em solos da Amazônia Oriental para definição de valores de referência e avaliação de risco, Descrição: O objetivo é determinar os teores disponíveis e totais (pseudototais) de elementos traços e valores referência de qualidade dos solos da região da BR 222 e BR 163; estudar a correlação desses elementos com atributos do solo, utilizando dois métodos de determinação dos elementos (USEPA 3051 e água régia); caracterizar, quanto a atributos químicos, físicos e mineralógicos; Avaliar a acumulação de metais em água, rejeitos de mineração, sedimentos e solos nas adjacência da área de Serra Pelada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Edna Santos de Souza - Integrante / João Roberto Rosa e Silva - Integrante / Antonio Rodrigues Fernandes - Coordenador / Renato Alves Teixeira - Integrante / SHERYLE SANTOS HAMID - Integrante / Duane Azevedo Pinto - Integrante / Carla Caroline da Silva Costa - Integrante / Watilla Pereira Covre - Integrante / Paulo Roberto Silva Farias - Integrante / Norberto Cornejo Noronha - Integrante / Luís Reynaldo Ferracciú Alleoni - Integrante / Herdjania Veras de Lima - Integrante / Cristine Bastos do Amarante - Integrante / José Roberto Ferreira - Integrante / Nayara Kelly Feitosa Ferreira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2016

    Valores de background e de referência de qualidade dos solos para metais pesados no Estado do Pará, Descrição: Este projeto tem como objetivo determinar os valores de background e de referência de qualidade dos solos para metais pesados no Estado do Pará; estudar a correlação desses metais com algumas propriedades do solo, utilizando dois métodos de determinação dos metais; caracterizar, quanto a atributos químicos, físicos e mineralógicos, os solos representativos do Estado do Pará; avaliar a capacidade de retenção de elementos potencialmente tóxicos (Ba, Cd, Cu, Ni, Pb, Se e Zn), por solos do Estado do Pará, mediante o uso de isotermas de adsorção... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Edna Santos de Souza - Integrante / Lorena Lira Leite Sabino - Integrante / Deyvison andrei medrado Gonçalves - Integrante / Antonio Rodrigues Fernandes - Coordenador / Anderson Martins de Souza Braz - Integrante / Paulo Roberto Silva Farias - Integrante / Norberto Cornejo Noronha - Integrante / Luís Reynaldo Ferracciú Alleoni - Integrante / Herdjania Veras de Lima - Integrante / essica Tayana de Assis Silva - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Prêmios

2008

Prêmio Jovem Extensionista, temática meio Ambiente, Universidade Federal do Pará.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. , Rua Constantino Ferreira Viana, centro, 68380000 - São Félix do Xingu, PA - Brasil, Telefone: (94) 21015933, Ramal: 1018

Experiência profissional

2019 - Atual

Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/2024

    Ensino, Engenharia Florestal, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, PEDOLOGIA, NUTRIÇÃO MINERAL DE PLANTAS

  • 08/2023

    Direção e administração, Instituto de Estudo do Xingu.Cargo ou função, Coordenadora da Especialização lato sensu em Meio Ambiente, Saúde Ambiental e Sustentabilidade do Instituto de Estudos do Xingu.

  • 08/2022

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Estudo do Xingu.Cargo ou função, Composição da Congregação do IEX- Instituto de Estudos do Xingu.

  • 08/2022

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Estudo do Xingu.Cargo ou função, Conselho da Faculdade de Ciências AgráriasFCA, do Instituto de Estudos do Xingu-IEX.

  • 09/2021

    Ensino, Engenharia Florestal, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Pedologia, Morfologia e Anatomia Vegetal, Fertilidade do solo

  • 07/2021

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Estudo do Xingu.Cargo ou função, Composição da Frente de Trabalho para levantamento de demandas de infraestrutura para laboratórios e casa de vegetação do Instituto de Estudo do Xingu.

  • 03/2021

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Estudo do Xingu.Cargo ou função, Comissão de Avaiação de projetos de pesquisa, ensino e extensão d curso de Bacharelado em Engenharia Florestal.

  • 12/2020

    Direção e administração, Instituto de Estudo do Xingu.Cargo ou função, Vice-coordenadora do laboratório de Engenharia do Instituto de Estudo do Xingu.

  • 08/2020

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Estudo do Xingu.Cargo ou função, Comissão para elaboração de minuta sobre normas e diretrizes para qualificação d corpo docente do IEX.

  • 08/2020

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Estudo do Xingu.Cargo ou função, Comissão para avaliação de relatórios/projetos de monitoria geral da disciplina de matemática básica.

  • 05/2020

    Ensino, Engenharia Florestal, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Pedologia, Sistemática Vegetal, Zoologia Geral

  • 03/2020

    Ensino, Engenharia Florestal, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Morfologia e Anatomia Vegetal, Zoologia Geral, Sistemática vegetal

  • 02/2020

    Ensino, Engenharia Florestal, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Morfologia e Anatomia Vegetal, Sistemática Vegetal, Zoologia Geral

  • 09/2019

    Direção e administração, Instituto de Estudo do Xingu.Cargo ou função, Membro do colegiado do curso de Engenharia Florestal.

  • 09/2019

    Direção e administração, Instituto de Estudo do Xingu.Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Engenharia Florestal.

  • 08/2019

    Ensino, Engenharia Florestal, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, informática, Morfologia e Anatomia Vegetal

  • 05/2019

    Direção e administração, Instituto de Estudo do Xingu.Cargo ou função, Membro suplente da Congregação do Instituto do Xingu, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

  • 01/2024 - 03/2024

    Ensino, Engenharia Florestal, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, PROJETO FINAL DE CURSO I (PFC I)

  • 08/2023 - 12/2023

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, BotÂnica II

  • 08/2023 - 12/2023

    Ensino, Engenharia Florestal, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, FERTILIDADE DOS SOLOS, SISTEMÁTICA VEGETAL

  • 03/2023 - 06/2023

    Ensino, Engenharia Florestal, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, NUTRIÇÃO MINERAL DE PLANTAS, PATOLOGIA FLORESTAL, PEDOLOGIA, VIVÊNCIA DE CAMPO

  • 03/2023 - 06/2023

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, BOTÂNICA I

  • 08/2022 - 12/2022

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Botânica II

  • 08/2022 - 12/2022

    Ensino, Engenharia Florestal, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fertilidade do Solo, Sistemática Vegetal

2021 - Atual

Universidade Federal Rural da Amazônia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente

Outras informações:
Atua como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Agronomia-PPGAgro da Universidade Federal Rural da Amazônia ? UFRA, na disciplina de Geoquímica Ambiental.

Atividades

  • 09/2021

    Ensino, Agronomia, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Geoquímica Ambiental

  • 10/2018 - 08/2019

    Ensino, Engenharia Ambiental e Energias Renováveis, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, TRATAMENTO DE MINÉRIOS E CONTROLE AMBIENTAL NA MINERAÇÃO

  • 10/2018 - 07/2019

    Ensino, Engenharia Ambiental e Energias Renováveis, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Geologia Geral

  • 10/2018 - 07/2019

    Ensino, Engenharia Ambiental e Energias Renováveis, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Geoquímica

  • 10/2018 - 07/2019

    Ensino, Biologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Pedologia Básica

  • 04/2018 - 07/2019

    Ensino, Engenharia Ambiental e Energias Renováveis, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, GEOQUÍMICA, GEOTECNIA E MECÂNICA DOS SOLOS

  • 05/2018 - 09/2018

    Ensino, Biologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, GEOCIÊNCIA AMBIENTAL I - GEOLOGIA BÁSICA

  • 05/2018 - 09/2018

    Ensino, Engenharia Ambiental e Energias Renováveis, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, GEOQUÍMICA

  • 05/2018 - 09/2018

    Ensino, Engenharia Ambiental e Energias Renováveis, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, GEOTECNIA E MECÂNICA DOS SOLOS

  • 05/2018 - 09/2018

    Ensino, Biologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Paleontologia

  • 05/2018 - 09/2018

    Ensino, Engenharia Ambiental e Energias Renováveis, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, GEOTECNIA E MECÂNICA DOS SOLOS

  • 05/2018 - 09/2018

    Ensino, Biologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, PALEONTOLOGIA BÁSICA

  • 04/2018 - 09/2018

    Ensino, Biologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, GEOCIÊNCIA AMBIENTAL I

  • 12/2017 - 01/2018

    Ensino, Agronomia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Manejo do solo

  • 12/2017 - 01/2018

    Ensino, Agronomia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Manejo do solo

  • 03/2017 - 06/2017

    Ensino, Agronomia, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Química do solo, Seminário I, Seminário II, Manejo e Conservação do solo

  • 03/2016 - 06/2016

    Ensino, Agronomia, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Química do solo (CH, 75 hs)

  • 03/2015 - 06/2015

    Ensino, Agronomia, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Química do solo (CH, 75 hs)

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Agronomia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Recuperação Ambiental (Ch 34 hs)

  • 03/2014 - 06/2014

    Ensino, Agronomia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Manejo do solo (CH 34 hs)

2006 - 2011

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Graduando, Carga horária: 20, Carga horária: 20

Atividades

  • 08/2017 - 08/2017

    Ensino, Agronomia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, ESTATÍSTICA BÁSICA

  • 01/2010

    Estágios , Universidade Federal do Pará/ Instituto de Pesquisa da Amazônia - UFPA/IPAM.Estágio realizado, Bolsista do projeto Recuperação Produtiva de Pequenas Propriedades na BR 230, atuando em sete município da rodovia transamazônica.

  • 01/2009

    Estágios , Universidade Federal do Pará/ EMBRAPA Amazônia Oriental/NAP - UFPA/EMBRAPA.Estágio realizado, Estágio no Projeto de Pesquisa "INTRODUÇÃO E AVALIAÇÃO DE VARIEDADES DE MANDIOCA NA COMUNIDADE PRINCESA DO XINGU, MUNICÍPIO DE ALTAMIR, PA".

  • 01/2009

    Estágios , Universidade Federal do Pará/ Faculdade de biologia.Estágio realizado, Participação no Projeto Diversidade de Cigarrinhas em Pastagens no sudoeste paraense.

  • 01/2008

    Estágios , Universidade Federal do Pará/ Faculdade de Engenharia agronômica.Estágio realizado, Bolsista no projeto de Implantação de Unidade de Observação e de Demonstração Com os Cultivos de cacau, Açaí, Guaraná e de Café Conilon em Áreas Alteradas no Município de Altamira, Pará, com sistema groflorestais.

  • 01/2009

    Estágios , Secretaria Municipal da Gestão do Meio Ambiente e Turismo - SEMAT.Estágio realizado, Colaboradora no projeto Inventário da Arborização Urbana na cidade de Altamira - Pará.