Sandra Eugenio dos Santos Brigido

Graduação em Geografia (Licenciatura Pelna) pela Universidade Regional do Cariri - URCA, especialista em ensino de geografia pela Universidade Candido Mendes. Foi pesquisadora do Grupo de Estudos Urbanos do Cariri-GEURB, vinculado ao Laboratório de Estudos e Pesquisas em espaço Urbano e cultura- LEPEUC. Foi bolsista de Iniciação Científica PIBIC - Urca, com o tema " Aglomerado Urbano, Região e Produtividade Espacial em Exploração : Aproximaçãoes a Partir do Estudo Historiográfico e Geoeconômico do Crajubar-Ce. Foi bolsista de Iniciação Científica PIBIC - Urca, com o tema: A Pesquisa Como Princípio Educativo na Prática do Professor de Geografia. Faz parte do grupo de pesquisa IMAGO-Pesquisa em Cultura Visual,Espaço,Memória e Ensino-URCA cadastrado no CNPq. Desenvolveu pesquisa na área de geografia urbana,regional e econômica .Foi monitora voluntária na disciplina de prática curricular V sob a supervisão da professora Antônia Carlos da Silva.Desenvolve ainda pesquisa na área de ensino de geografia .Tem experiência em ensino, superior e educação básica. Atualmente é professora da rede estadual de Pernambuco.

Informações coletadas do Lattes em 22/04/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Geografia

2008 - 2013

Universidade Regional do Cariri
Orientador: Prof. Me. Maria Soares da Cunha

Ensino Fundamental (1º grau)

1996 - 2003

Escola de Ensino Fundamental e Médio Dr. Romão Sampaio

Ensino Fundamental (1º grau)

1991 - 1995

Escola de Primeiro Grau Edson Olegário de Santana

Formação complementar

2011 - 2011

Extensão universitária em Agentes Ambientais. (Carga horária: 120h). , Fundação Demócrito Rocha, FDR, Brasil.

2010 - 2011

Extensão universitária em Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável. (Carga horária: 160h). , Fundação Demócrito Rocha, FDR, Brasil.

2008 - 2008

Curso Intensivo de Formação de Operadores. (Carga horária: 40h). , Soft Click Informática, SOFT CLICK, Brasil.

2005 - 2005

Saber Empreender. (Carga horária: 30h). , Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Estado do Ceará, SEBRAE/CE, Brasil.

Organização de eventos

BRIGIDO, S. E. S. . IX Semana de geografia,Geografia da região metropolitana do Cariri:As cidades, os lugares e as territorialidades. 2011. (Outro).

Participação em eventos

XV Semana de Iniciação cientifica da Urca.A Pesquisa como Principio Educativo na Prática do professor de Geografia. 2012. (Encontro).

XV semana de iniciação científica da urca.Educação Cartográfica: a interface entre os Saberes e os Fazeres nas Aulas de Geografia. 2012. (Encontro).

I ciclo de palestras: HORIZONTES E POSSIBILIDADES DO FAZER HISTÓRICO,promovido Pelo NUAPEH. 2011. (Outra).

III Encontro Universitário da UFC do Cariri:III Encontro de Iniciação Científica, III Encontro de Iniciação a Docência, III Encontro de Extensão..Alfabetização Cartográfica:A Leitura de Mapas nas Aulas de Geografia.. 2011. (Encontro).

I semana de extensão da Urca: Extensão Universitária e Sociedade. 2011. (Outra).

IX Semana de Geografia:Geografia da Região Metropolitana do Cariri: As cidades, os lugares e as territorialidades.Uma breve discussão sobre o ensino de cartografia nas escolas públicas do ensino fundamental do Crato-ce. 2011. (Outra).

Memórias da cidade centenária: lugares e representações sócio-espaciais de um século de história urbana de Juazeiro do Norte-Ce. 2011. (Outra).

Minicurso:COMO ELABORAR UM DOCUMENTO DE IMPACTO AMBIENTAL, durante a I semana de extensão da Urca. 2011. (Outra).

TEATRO DE SOMBRAS, I semana de extensão da Urca. 2011. (Oficina).

XIII Semana de Iniciação Científica,.Aglomerado urbano região e produtividade espacial em exploração: aproximaões a partir do estudo historiográfico e geoeconômico do Crajubar-ce. 2011. (Outra).

XIV semana de iniciação científica da urca.Aproximações teóricos empíricos do aglomerado urbano Crajubar-Ce: a partir do conceito de região, proximidade física e relacional. 2011. (Outra).

I colóquio de Geografia Agrária do Cariri Cearense,Sociedade, Natureza e Relações de Produção no Campo. 2010. (Outra).

I colóquio de Geografia Agrária do Cariri Cearense - Mini-curso: "Educação Popular: uma possibilidade para aprendizagem no campo.". 2010. (Outra).

I workshop:A importância da Estatística para o Desenvolvimento de Pesquisas. 2010. (Outra).

Palestra: Como lidar com a Situação atual do ensino? Escola e Universidade. 2010. (Outra).

Encontro Universitário de Palenotologia e Arqueologia do Cariri. 2009. (Encontro).

Mini-Curso Ambientes Sedimentares da Bacia Do Araripe, no Encontro Universitário de Paleontologia e Arqueologia do Cariri. 2009. (Encontro).

VIII Semana de Geografia da URCA. 2009. (Outra).

X semana de Economia da URCA, Celso Furtado e seu pensamento a serviço da continuidade de uma "construcão interrompida". 2009. (Outra).

X semana de Economia da URCA,mini-curso, normas técnicas da ABNT. 2009. (Outra).

Produções bibliográficas

  • BRIGIDO, S. E. S. ; Hykaro de Sousa Brígido . Uma breve discussão sobre o ensino de cartografia nas escolas publicas do ensino fundamental do Crato-ce. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRIGIDO, S. E. S. ; Maria Soares da Cunha . Aglomerado urbano região e produtividade espacial em exploração:aproximações a partir do estudo historiográfico e geoeconômico do Crajubar-ce. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRIGIDO, S. E. S. ; Maria Soares da Cunha . Aproximações teóricos empíricos do aglomerado urbano Crajubar-Ce: a partir do conceito de região, proximidade física e relacional. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRIGIDO, S. E. S. ; BANDEIRA,S,R,I ; SILVA,C,A . Alfabetização Cartográfica:A Leitura de Mapas nas Aulas de Geografia.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Regional do Cariri. , Coronel Antonio Luiz, Pimenta, 63100-000 - Crato, CE - Brasil, Telefone: (88) 31021204, URL da Homepage:

Experiência profissional

2010 - 2011

Universidade Regional do Cariri

Vínculo: Bolsista,, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.