Vilmar Sartori

Vilmar Sartori possui título de Profº Mestre pelo programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2013), Graduação em Música na modalidade Regência Orquestral pela mesma Universidade (1998). É formado pelo Conservatório de Tatuí no curso de saxofone, com larga experiência na área de instrumentação musical e regência de banda. Atualmente exerce o cargo de Diretor da Escola Municipal de Artes da cidade de Votuporanga -SP, onde ministra aulas de musicalização infantil, teoria musical, instrumentos de sopro, atuando também como regente da orquestra de alunos intitulada "Projeto Sinfônico".

Informações coletadas do Lattes em 10/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Música

2011 - 2013

Universidade Estadual de Campinas
Título: Banda Ítalo-Brasileira/Carlos Gomes: história e memória de uma corporação musical centenária na cidade de Campinas,Ano de Obtenção: 2013
Lenita Waldige Mendes Nogueira.Palavras-chave: banda de música; Imigrante Italiano; música; sociedade; cultura; Hibridismo. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Musicologia histórica. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música, Sociedade e Cultura. Setores de atividade: Artes, cultura, esporte e recreação.

Graduação em Bacharelado em Música - Modalidade Regência

1993 - 1998

Universidade Estadual de Campinas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 - 2012

Forum Permanente e Interdisciplinar ARTE e CULTURA. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2012 - 2012

Voices of the magi: A noção de encantamento (carga. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2007 - 2007

Encontro de Compositores, Arranjadores e Regentes. (Carga horária: 10h). , Conservatório Dramático e Musical "Dr Carlos de Campos" de Tatuí.

2006 - 2006

Encontro de Compositores, Arranjadores e Regentes. (Carga horária: 8h). , Conservatório Dramático e Musical "Dr Carlos de Campos" de Tatuí.

1997 - 1997

Seminário Internacional Arte Condição Contemporâne. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

1992 - 1992

XXIII FESTIVAL DE INVERNO DE CAMPOS DO JORDÃO. (Carga horária: 100h). , Secretaria de Estado da Cultura - SP.

1982 - 1987

Saxofone. (Carga horária: 200h). , Conservatório Dramático e Musical "Dr Carlos de Campos" de Tatuí.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Italiano

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Instrumentação Musical.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Regência.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XXII Congresso da ANPPOM - Produção de conhecimento na área de música. Transformações sociais no Brasil e suas implicações para as bandas de música. 2012. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Carolina Bovério Galzerani

NOGUEIRA, L. W. M.;GALZERANI, M. C. B.; GIESBRECHT, E.. Banda Carlos Gomes de Campinas - História e Memória de uma corporãção municial centenária. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Maria Carolina Bovério Galzerani

NOGUEIRA, L. W. M.;GALZERANI, M. C. B.; GIESBRECHT, E.. Banda Carolos Gomes de Campinas - História e Memória de uma Corporação Musical Centenária. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

Érica GIesbrecht

NOGUEIRA, L. W. M.; GALZERANI, M.C.B.;GIESBRECHT, E.. Vilmar Sartori. A banda Carlos Gomes de Campinas. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Marcos da Cunha Lopes Virmond

NOGUEIRA, L. W. M.; GIENSBRECHT, E.;VIRMOND, M. C. L.. A Banda Ítalo-Brasileira de Campinas - História e Memória das raízes da atual Banda Carlos Gomes - Uma corporação musical centenário. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Leandro do Amaral Dorneles de Dorneles

DORNELES, Leandro do Amaral D. de; RUFINO, R.; NAHAS, L.. A pacificação da competência do dano moral no âmbito da relação de trabalho. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direito) - Universidade do Vale do Itajaí.

Lenita Waldige Mendes Nogueira

NOGUEIRA, Lenita W. M.VIRMOND, Marcos Lopes da CunhaGIESBRECHT, E.. A Banda Ítalo-Brasileira/Carlos Gomes : história e memória de uma corporação musical centenária na cidade de Campinas. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Lenita Waldige Mendes Nogueira

Banda Ítalo-Brasileira/Carlos Gomes: história e memória de uma corporação musical centenária na cidade de Campinas; 2013; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Lenita Waldige Mendes Nogueira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SARTORI, V. ; NOGUEIRA, L. W. M. . Transformações sociais no Brasil e suas implicações para as bandas de música. In: XXII Congresso Nacional da ANPPOM 2012, 2012, João Pessoa - PB. Anais do XXII Congresso Nacional da ANPPOM 2012, 2012. p. 1-2644.

  • SARTORI, V. ; NOGUEIRA, L. W. M. . Transformações sociais no Brasil e suas implicações para as bandas de música. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

Squarizzi, Maurício ; SARTORI, V. . A Banda Centenária. 1995 (Vídeo Documentário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2013

    Banda Ítalo-Brasileira/Carlos Gomes: história e memória de uma corporação musical centenária na cidade de Campinas, Descrição: A Banda Carlos Gomes foi fundada por imigrantes italianos que vieram para Campinas no final do século XIX. Nascida no ano de 1895 como Banda Musical Ítalo-Brasileira, trata-se de uma instituição civil e de cunho amador, que agregava trabalhadores de diversas áreas como: barbeiros, alfaiates, ferreiros, agricultores entre outras profissões, que tinham na banda de música não somente um meio de expressão artística como também um mecanismo de sociabilidade e adaptação, face a uma nova realidade de vida ao mesmo tempo em que buscavam a preservação de sua cultura. Em plena atividade desde a fundação, sofreu inúmeras transformações que marcaram momentos e atuações distintos, desde o seu papel social e cultural, tipo de repertório, meios de subsistência, instrumentos utilizados, entre muitos outros aspectos. Mesmo sendo a instituição musical mais antiga em atividade em Campinas, sua história é pouco estudada e acreditamos que seja repleta de informações relevantes para a reconstrução do movimento de bandas de música no século XX, uma vez que, por motivos diversos, muitas outras bandas deixaram de existir e levaram parte da história. A Banda Carlos Gomes é uma das poucas em toda a região, que se mantém em funcionamento. Este projeto de pesquisa tem o intuito de levantar dados e documentos que permitam descrever com clareza a trajetória desta instituição em suas diferentes fases, o modo de organização e operação, bem como o grau de importância que representou e ainda representa para o movimento musical de Campinas. . , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Vilmar Sartori - Integrante / Lenita Waldige Mendes Nogueira - Coordenador.

  • 2010 - Atual

    Antropologia do Som, Descrição: Reunindo pesquisadores e alunos interessados em orientação, e criando um espaço para debates teóricos relacionados à etnomusicologia, o Grupo de Pesquisa Antropologia do Som vem se constituindo como um fórum de interlocução, viabilizando discussões profícuas sobre uma antropologia da música e das dimensões sonoras das vidas humanas. Tais discussões se revertem para o trabalho de cada um e reflexivamente reconstroem orientações teórico-metodológicas em grupo. Concentram-se assim interesses diversos, como performance, educação musical, efeitos sonoros, identidades elaboradas musicalmente, estética da escuta, apreciação musical, história, antropologia e sociologia da música, dentre outras temáticas. Como propostas iniciais, além de reuniões fechadas de trabalho, o grupo se propõe à criação de um site, como forma de acessibilidade a seu fórum, e posteriormente pretende organizar seminários mensais abertos a toda a comunidade acadêmica e um periódico eletrônico.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico ( 3) Doutorado ( 4) . Integrantes: Lenita W. M. Nogueira - Integrante / Érica - Coordenador / Estevão Amaro dos Reis - Integrante / Vilmar Sartori - integrante / Jairo Perin Silveira - integrante.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (4) . , Integrantes: Vilmar Sartori - Integrante / Estevão Amaro dos Reis - Integrante / Jairo Perin Silveira - Integrante / Lenita Waldige Mendes Nogueira - Coordenador / Érica Giesbrecht - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

1996

Medalha Carlos Gomes, Câmara Municipal de Campinas.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional