Vilmar Sartori

Vilmar Sartori possui título de Profº Mestre pelo programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2013), Graduação em Música na modalidade Regência Orquestral pela mesma Universidade (1998). É formado pelo Conservatório de Tatuí no curso de saxofone, com larga experiência na área de instrumentação musical e regência de banda. Atualmente exerce o cargo de Diretor da Escola Municipal de Artes da cidade de Votuporanga -SP, onde ministra aulas de musicalização infantil, teoria musical, instrumentos de sopro, atuando também como regente da orquestra de alunos intitulada "Projeto Sinfônico".

Informações coletadas do Lattes em 06/08/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Música

2011 - 2013

Universidade Estadual de Campinas
Título: Banda Ítalo-Brasileira/Carlos Gomes: história e memória de uma corporação musical centenária na cidade de Campinas,Ano de Obtenção: 2013
Lenita Waldige Mendes Nogueira.Palavras-chave: banda de música; Imigrante Italiano; música; sociedade; cultura; Hibridismo. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Musicologia histórica. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música, Sociedade e Cultura. Setores de atividade: Artes, cultura, esporte e recreação.

Graduação em Bacharelado em Música - Modalidade Regência

1993 - 1998

Universidade Estadual de Campinas

Formação complementar

2012 - 2012

Forum Permanente e Interdisciplinar ARTE e CULTURA. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2012 - 2012

Voices of the magi: A noção de encantamento (carga. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2007 - 2007

Encontro de Compositores, Arranjadores e Regentes. (Carga horária: 10h). , Conservatório Dramático e Musical "Dr Carlos de Campos" de Tatuí.

2006 - 2006

Encontro de Compositores, Arranjadores e Regentes. (Carga horária: 8h). , Conservatório Dramático e Musical "Dr Carlos de Campos" de Tatuí.

1997 - 1997

Seminário Internacional Arte Condição Contemporâne. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

1992 - 1992

XXIII FESTIVAL DE INVERNO DE CAMPOS DO JORDÃO. (Carga horária: 100h). , Secretaria de Estado da Cultura - SP.

1982 - 1987

Saxofone. (Carga horária: 200h). , Conservatório Dramático e Musical "Dr Carlos de Campos" de Tatuí.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Instrumentação Musical.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Regência.

Participação em eventos

XXII Congresso da ANPPOM - Produção de conhecimento na área de música. Transformações sociais no Brasil e suas implicações para as bandas de música. 2012. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • SARTORI, V. ; NOGUEIRA, L. W. M. . Transformações sociais no Brasil e suas implicações para as bandas de música. In: XXII Congresso Nacional da ANPPOM 2012, 2012, João Pessoa - PB. Anais do XXII Congresso Nacional da ANPPOM 2012, 2012. p. 1-2644.

  • SARTORI, V. ; NOGUEIRA, L. W. M. . Transformações sociais no Brasil e suas implicações para as bandas de música. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

Squarizzi, Maurício ; SARTORI, V. . A Banda Centenária. 1995 (Vídeo Documentário).

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2013

    Banda Ítalo-Brasileira/Carlos Gomes: história e memória de uma corporação musical centenária na cidade de Campinas, Descrição: A Banda Carlos Gomes foi fundada por imigrantes italianos que vieram para Campinas no final do século XIX. Nascida no ano de 1895 como Banda Musical Ítalo-Brasileira, trata-se de uma instituição civil e de cunho amador, que agregava trabalhadores de diversas áreas como: barbeiros, alfaiates, ferreiros, agricultores entre outras profissões, que tinham na banda de música não somente um meio de expressão artística como também um mecanismo de sociabilidade e adaptação, face a uma nova realidade de vida ao mesmo tempo em que buscavam a preservação de sua cultura. Em plena atividade desde a fundação, sofreu inúmeras transformações que marcaram momentos e atuações distintos, desde o seu papel social e cultural, tipo de repertório, meios de subsistência, instrumentos utilizados, entre muitos outros aspectos. Mesmo sendo a instituição musical mais antiga em atividade em Campinas, sua história é pouco estudada e acreditamos que seja repleta de informações relevantes para a reconstrução do movimento de bandas de música no século XX, uma vez que, por motivos diversos, muitas outras bandas deixaram de existir e levaram parte da história. A Banda Carlos Gomes é uma das poucas em toda a região, que se mantém em funcionamento. Este projeto de pesquisa tem o intuito de levantar dados e documentos que permitam descrever com clareza a trajetória desta instituição em suas diferentes fases, o modo de organização e operação, bem como o grau de importância que representou e ainda representa para o movimento musical de Campinas. . , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Vilmar Sartori - Integrante / Lenita Waldige Mendes Nogueira - Coordenador.

  • 2010 - Atual

    Antropologia do Som, Descrição: Reunindo pesquisadores e alunos interessados em orientação, e criando um espaço para debates teóricos relacionados à etnomusicologia, o Grupo de Pesquisa Antropologia do Som vem se constituindo como um fórum de interlocução, viabilizando discussões profícuas sobre uma antropologia da música e das dimensões sonoras das vidas humanas. Tais discussões se revertem para o trabalho de cada um e reflexivamente reconstroem orientações teórico-metodológicas em grupo. Concentram-se assim interesses diversos, como performance, educação musical, efeitos sonoros, identidades elaboradas musicalmente, estética da escuta, apreciação musical, história, antropologia e sociologia da música, dentre outras temáticas. Como propostas iniciais, além de reuniões fechadas de trabalho, o grupo se propõe à criação de um site, como forma de acessibilidade a seu fórum, e posteriormente pretende organizar seminários mensais abertos a toda a comunidade acadêmica e um periódico eletrônico.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico ( 3) Doutorado ( 4) . Integrantes: Lenita W. M. Nogueira - Integrante / Érica - Coordenador / Estevão Amaro dos Reis - Integrante / Vilmar Sartori - integrante / Jairo Perin Silveira - integrante.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (4) . , Integrantes: Vilmar Sartori - Integrante / Estevão Amaro dos Reis - Integrante / Jairo Perin Silveira - Integrante / Lenita Waldige Mendes Nogueira - Coordenador / Érica Giesbrecht - Integrante.

Prêmios

1996

Medalha Carlos Gomes, Câmara Municipal de Campinas.

Histórico profissional

Experiência profissional

2010 - Atual

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Outras informações:
Integrante do grupo de pesquisa em Etnomusicologia, área de antropologia do som, reconhecido pelo CNPQ.

2006 - 2010

Prefeitura Municipal de Barretos

Vínculo: Prestação de serviços, Enquadramento Funcional: Maestro, Carga horária: 20

Outras informações:
Maestro da Orquestra Sinfônica Municipal.

2003 - 2011

SOMAR - Escola de Educação Infantil

Vínculo: Prestação de serviços, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 8

Outras informações:
Ministra aulas de musicalização infantil

2003 - 2005

Corporação Musical Campineira dos Homens de Cor

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor e Maestro, Carga horária: 6

Outras informações:
Responsável pela formação de novos músicos.

1995 - 1999

Banda Carlos Gomes de Campinas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Maestro, Carga horária: 10

Outras informações:
Maestro e diretor artístico

1990 - 1992

SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA - SP

Vínculo: Locação de serviços, Enquadramento Funcional: Professor de atividades musicais, Carga horária: 6

Outras informações:
Aulas de instrumentos de banda e regência.

1988 - 1988

Conservatório Dramático e Musical "Dr Carlos de Campos" de Tatuí

Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20

Outras informações:
Foi coordenador no período, de uma orquestra de sopros e grupos de câmara.

1979 - 1982

Corporação Musical Zequinha de Abreu - Votuporanga SP

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Músico, Carga horária: 12