Maria Blandina Marques dos Santos

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981). Possui Especialização em Saúde do Trabalhador pela Escola Nacional de Saúde Pública-Fundação Oswaldo Cruz (1994) e mestrado em Saúde e Ambiente (2009) pela Escola Nacional de Saúde Pública- Fundação Oswaldo Cruz.Atualmente é tecnologista sênior da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde do trabalhador, amianto, trabalho, saúde do trabalhador e saúde e vigilância em saúde do trabalhador; na área de ensino e pesquisa, coordenação de cursos de Especialização em Saúde do trabalhador e Ecologia Humana e coordenação de Bloco-Vigilâncias em Saúde e Promoção da Saúde, do Curso de Especialização em Saúde Pública. Integrante do Grupo de Pesquisa (DGP/CNPq) Sintheses (sindicato, trabalho, educação e saúde) Ensp/ Fiocruz, na linha de pesquisa: Saúde e Trabalho.

Informações coletadas do Lattes em 03/07/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Saúde Pública e Meio Ambiente

2008 - 2009

Fundação Oswaldo Cruz
Título: Avaliação do Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana a Distância: A Importância da Escuta dos Egressos para o Aprimoramento do Curso., Ano de Obtenção: 2009
Orientador: Frederico Peres da Costa
Palavras-chave: Saúde do Tabalhador; Educação a Distância; Educação em Saúde; Prática Profissional; Cursos; Avaliação. Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública / Especialidade: Saúde do Trabalhador. Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública / Especialidade: Educação e Saúde. Setores de atividade: Educação; Saúde humana e serviços sociais.

Especialização em Especialização Em Saúde do Trabalhador e Ecologia

1994 - 1994

Fundação Oswaldo Cruz
Título: Os Agrotóxicos e os Impáctos á Saúde Humana e ao Meio Ambiente e à Saúde do Trabalhador e
Orientador: Luiz Claudio Meireles e Rosa Carmina

Graduação em Serviço Social

1977 - 1981

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Relatório Final:
Orientador: Maria Helena Rauta Ramos

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Lê Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública/Especialidade: Saúde do Trabalhador.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública/Especialidade: Movimentos Sociais e Saúde.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública/Especialidade: Educação e Saúde.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Educação a Distância.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

D'ACRI, V. ; SANTOS, M. B. M. ; oliveira, L de . Seminário Trabalho, Saúde e Ambiente:os resíduos sólidos do amianto no Rio de Jasneiro. 2008. (Outro).

SANTOS, M. B. M. . Seminário Internacional: O Amianto e as fibras alternativas. 1998. (Outro).

SANTOS, M. B. M. . Seminário Nacional sobre o amianto: Banimento ou uso controlado?. 1997. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IV Congresso Ibero-Americano de Pesquisa Qualitativa em Saúde. Avaliação do Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador a Distância: a importância da escuta dos egressos para o aprimoramento do curso. 2010. (Congresso).

IV Congresso Ibero-Americano de Pesquisa Qualitativa em Saúde. Análise da saúde dos trabalhadores de uma indústria textil de amianto e cimento-amianto no Rio de Janeiro. 2010. (Congresso).

Curso de Especialização em Saúde Pública.Mesa: Participação Social e Intersetorial. 2008. (Outra).

3 Oficina de Formação Permanente de Tutores do Curso de Especialização em saúde do Trabalhadorá Distância (EAD).Formação de tutores. 2007. (Oficina).

Conferência Distrital de Saúde da AP3.III.Participação da oficina sobre saúde do trabalhador, movimentos sociais, amianto e a relação com a saúde. 2007. (Outra).

Curso de Especialização em Saúde Pública.Mesa: Participação social, movimentos sociais e discussão sobre a contaminação do Rio Pomba, provocado por produtos químicos de uma empresa.. 2007. (Outra).

X Congresso Latino-americano de Medicina Social, IV Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e humanas em Saúde-Equidade Ética e Direito à Saúde: Desafios à saúde coletiva na mundialização. Comunicação Popular em saúde e Produção dec Impressos Educativos Junto a trabalhadores: A vertente participativa. 2007. (Congresso).

1 Oficina de Formação Permanente de Tutores do Curso de Especialização em saúde do Trabalhadorá Distância (EAD).Formação de tutores. 2006. (Oficina).

2 Oficina de Formação Permanente de Tutores do Curso de Especialização em saúde do Trabalhadorá Distância (EAD).Formação de tutores. 2006. (Oficina).

8 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e II Congresso Mundial de saúde Coletiva. Formação de Trabalhadores em Saúde e Movimento Social: registros de uma práxis educativa em processo. 2006. (Congresso).

Encontro de Representantes de Escolas Rede Municipal e Estadual.Mesa Redonda : Discutindo Questões do Cotidiano da Escola; Violência X Escola; Ciclos e Aprovação Automática; Prática para uma Gestão. Democrática; Projeto Político-Pedagógico- Por quê? Para quê?Participação como palestrante. 2005. (Encontro).

Função Social da Escola.Pré-Congresso da Regional Vll-do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro-Regional Vll-Ilha do Governador- Participação como palestrante. 2005. (Encontro).

l Encontro Nacional do Contrôle Social da RENAST- SUS.Participação na oficina de trabalho sobre Saúde do Tabalhador, RENAST, transportes públicos, saúde e ambiente. 2005. (Encontro).

ll Encontro Macrorregional da RENAST.Oficina sobre Contrôle Social da Região Sudeste. 2005. (Encontro).

lllCongresso Brasileiro de Ciências Sociais e Huimanas- Desafios da Fragilidade da Vida na Sociedade Contemporânea. Movimentos Sociais e Vigilância em Saúde: o caso do movimento de trabalhadores vítimas do amianto no Rio de Janeiro. 2005. (Congresso).

VI Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Implantação de um Sistema Integrado de Vigilância em Saúde do trabalhador para as Áreas que Utilizam o Amainto.. 2004. (Congresso).

Forum Social Mundial (Oficina).Saúde Coletiva : relevância pública e controle da sociedade. 2003. (Oficina).

I Encontro Nacional de Portadores (as) de Doenças Relacionadas ao Trabalho e II Encontro Nacional da saúde do Trabalhador e Trabalhadora.Trabalho em grupos: rede Nacional de Atenção Integral à saúde do Trabalhador (a) Articulação Intra e intersetorial. 2003. (Encontro).

Oficina: Saúde Coletiva no Forum Social Mundial.Relevância pública e controle da sociedade. 2003. (Outra).

Oficina Saúde Coletiva: relevância pública e controle da sociedade, realizada no decorrer do FORUM Social Mundial.Participação da oficina, onde compartilhamos experiências sobre saúde, tabalho, ambiente, amianto e outras doenças provocadas pelo trabalho e movimentos sociais como as ABREAS. 2003. (Oficina).

VII Encontro Trabalho e Saúde.A saúde do Trabalhador Docente-Relatos de Experiências. 2003. (Encontro).

V Jornada Científica: Saúde Pública Ainda um Desafio.V Jornada Científica do Centro Municipal Waldyr Franco. 2003. (Outra).

Vll Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. A Readapatação Profissional nas Escolas Públicas do rio de Janeiro: a ineficiência de uma ólítica de saúde?. 2003. (Congresso).

II Ciclo de Debates Indivíduo, família e Sociedade: Desafios Teórico-Práticos na Contemporaneidade."Família, Trabalho e saúde: a experiências dos trabalhadores de uma Indústria Textil de Amianto no Rio de Janeiro". 2002. (Outra).

ll Conferência de Saúde Ocupacional e Ambiental: Integrando as Américas.ll Conferência de Saúde Ocupacional e Ambienal: Integrando as Américas. 2002. (Outra).

lll Conferência Regional Latino Americana de Promoção da Saúde e Educação Para a Saúde. Construindo um Novo Sujeito Coletivo em Saúde: o movimento de trabalhadores do amianto no Rio de Jnaeiro. 2002. (Congresso).

Congresso Brasuleiro de Assistentes Sociais. Vítimas do Trabalho:Rompendo a Exclusão e construindo um Novo Sujeito Político. 2001. (Congresso).

I Encontro Franco-Brasileiro de Análise Plurisdisciplinar do Trabalho.Participação da oficina de apresentação e discussão sobre expesriências brasileiras e francesas, Saúde do Trabalhador de Escolas, Ergonomia e outros temas afins à saúde do trab alhador. 2001. (Oficina).

ll Seminário Sobre Educação e Saúde no Contexto da Promoção da Saúde: Seus Sujeitos.ll Seminário Sobre Educação e Saúde no Contexto da Promoção da Saúde: Seus Sujeitos, Espaços e Abordagens. 2001. (Seminário).

Reunião Latino-americana del Asbesto.Oficina trabalho, saúde, amianto e os movimentos sociais. 2001. (Seminário).

Reunión Latinoamericxana del Asbesto.Movimentos sociais: a Experiência da ABREA/RJ. 2001. (Outra).

Seminário de Educação em Saúde -Curso de Mestrado em Tecnologia Educacional nas Ci~encias da saúde."O Processo Educativo em saúde do trabalhador". 2001. (Outra).

IV Oficina Saúde e Trabalho nas Escolas."Ainda a Readaptação Profissional entre os trabalhadores de Educação". 2000. (Oficina).

Seminário de Educação em Saúde- Curso de Mestrado Tecnologia Educacional nas Ci~encias da saúde."O Processo Educativo em saúde do Trbalahdor". 2000. (Outra).

VI Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. As condições de saúde e trabalho dos Trabalhadores de uma Indústria Textil de Amainto no Rio de Janeiro. 2000. (Congresso).

Vl Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Vl Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva- ABRASCO. 2000. (Congresso).

51 Reunião Anual da SBP.Estudos da Readaptação dos(as) profissionais de Educação da rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro. 1999. (Outra).

III Oficina de Saúde e Trabalho nas Escolas Públicas-Serviços.Saúde, Trabalho dos profissionais de Educação. 1999. (Oficina).

ll Congresso Internacional Mulher, Tabalho e Saúde. "A conversa chegou na cozinha": O método das oficinas pedagógicas junto a trabalhadoras da rede pública de educação. 1999. (Congresso).

Seminário de Educação em Saúde- Curso de Mestrado em Tecnologia Educacional nas Ci~encias da saúde.Saúde do Trabalhador: o papel ativo do sujeito. 1999. (Outra).

V Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. O amianto e a saúde dos trabalhadores: uma abordagem de grupo. 1997. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Thiele Duarte Reis

SANTOS, M. B. M.; GOMES, L.. RELAÇÕES DE SAÚDE, TRABALHO E GÊNERO ENTRE DOCENTES UNIVERSITÁRIAS. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Saúde do Trabalhador e Ecologia) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Francisco Gleidson de Azevedo Gonçalves

SANTOS, MARIA BLANDINA MARQUES DOS; Souza, Katia Reis de. A Precarização Social do Trabalho dos Docentes de Enfermagem em Situação de Estágio Probatório em Uma Universidade pública no Rio de Janeiro. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Espec. em saúde do Trabalhador e Ecologia Humana a) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Franciele Rodrigues de Melo A

SANTOS, M. B. M.; CARVALHO, M.. A atenção primária à saúde como ordenadora do cuidado e a saúde do trabalhador. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana a Distancia) - Escola Nacional de Saúde Pública.

Aluno: Maria Aparecida Oliveira Silva

SANTOS, M. B. M.; CAVALCANTE, A. L. M.; RODRIGUES, A.. Determinantes de Absenteísmo dos trabalhadores da enfermagem. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Luciana sabino da Silva Oliveira

SANTOS, M. B. M.; OLIVEIRA, S.; MARINHA, M. S.. Readaptação funcional a partir do olhar dos trabalhadores: um estudo sobre o PESUERJ. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Espec. em saúde do Trabalhador e Ecologia Humana a) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

SANTOS, M. B. M.; FONSECA, A. S. A.; RODRIGUES, K. M.. Risco Ocupacional de Tuberculose na Faixa Etária mais Produtiva da População:um problema de saúde pública. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Espec. em saúde do Trabalhador e Ecologia Humana a) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Rachel Sant'Ana Frederci

SANTOS, M. B. M.; GALVAO, G. G.. As Práticas Integrativas e Complementares no SUS: sua trajetória, avanços e desafios. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Monica Toscano de Brito

SANTOS, M. B. M.; FELIX, E. G.; AGOSTINI, M.. Vigilãncia em saúde do Trabalhador e Vigilância Sanitária: aplicabilidade dos dispositivos legais na ação de fiscalização. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Espec. em saúde do Trabalhador e Ecologia Humana a) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Renata Viana Ferreira

SANTOS, M. B. M.SOUZA, Katia Reis de. Educação e Transformação de significados no pensamento de Paulo Freire. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Carla Oliveira de Castro

SANTOS, M. B. M.; RODRIGUES, C. M.. Doenças Transmissíveis por Alimentos. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

SANTOS, M. B. M.. Estado, Sociedade e Políticas Públicas: A Intervenção na Hanseníase. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Christiane Leal Bazoli

SANTOS, M. B. M.; REIS, K.. Terceirização: Desafios postos ao campo da Saúde do Trabalhador. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Maria das Graças C

DIAS, E. C.;SANTOS, M. B. M.; GARBIN, H.. Borges, Luciana M. C. Nunes e Regina M.. Análise Ergonômica nos postos de trabalho do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Cruzeiro.. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Saúde do Trabalhador a Distância) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Dirce M

DIAS, E. C.;SANTOS, M. B. M.; Garbim, H. de M. Lima e Thaiana A. de Andrade Wolff. Exposição dos trabalhadores aos agrotóxicos na agricultura na Região do Vale do Paraíba SP. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Saúde do Trabalhador a Distância) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Cíntia K

CARMO, M A T; DIAS, E. C.;SANTOS, M. B. M.; Garbim, H. Y. Nishizawa, Enilda N. Costa e Mar Elisa. Barro. História da Construção do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Pindamonhangaba. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Saúde do Trabalhador a Distância) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Luciana Barbosa

DIAS, E. C.;SANTOS, M. B. M.; Garbim, H. Histórico da construção do Centro de Referência em Saúde do trabalhador de Cruzeiro São Paulo. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Saúde do Trabalhador a Distância) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Ana M

DIAS, E. C.;SANTOS, M. B. M.; Garbim, H. C. B. Lombarde, Aristóteles Capucho e Regina M. L. So. O Adoecimento dos Trabalhadores de Enfermagem de Nível Médio: Uma Revisão Bibliográfica. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Saúde do Trabalhador a Distância) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Katia da Silva Galhego Meirelles e Maria Fernanda Teixeir

DIAS, E. C.;SANTOS, M. B. M.; GARBIN, H.. Identificação de internações Hospitalares devidas a acidentes de trabalho em um Município do Estado de São Paulo. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Saúde do Trabalhador a Distância) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Camila

SANTOS, M. B. M.; VASCONCELLOS, LC de. A Integralidade em saúde do trabalhador. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Saúde do Trabalhador e Ecologia) - Fundação Oswaldo Cruz.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Vanda D'Acri

D'ACRI, V.; Mattos; Peres, F.. Avaliação do Curso de Especialização à Distância em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana pelos alunos egressos: indicativos para a avaliação de cursos de formação profissional em saúde do Trabalhador. 2009. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública e Meio Ambiente) - Escola Nacional de Saúde Pública Fiocruz.

FREDERICO PERES DA COSTA

SOARES, V.D.; MATTOS, R. C. O. C.;PERES, F.. AVALIAÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DO TRABALHADOR E ECOLOGIA HUMANA A DISTÂNCIA: A IMPORTÂNCIA DA ESCUTA DOS EGRESSOS PARA O APRIMORAMENTO DO PROCESSO FORMATIVO EM SAÚDE DO TRABALHADOR. 2009. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública e Meio Ambiente) - Fundação Oswaldo Cruz.

Rita de Cássia Oliveira da Costa Mattos

MATTOS, R. C. O. C.. Avaliação do curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana à distância: a importância da escuta dos egressos para o aprimoramento do processo formativo em saúde do trabalhador. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde Pública e Meio Ambiente) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Erika Amorim Raposo da Camara

AS CONDIÇÕES DE SAÚDE DOS TRABALHADORES DA ÁREA DE SAÚDE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: um estudo bibliográfico; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Maria Blandina Marques dos Santos;

Ana Paula Pinto de Oliveira

TRABALHADORES DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA: SAÚDE, PROCESSO DE TRABALHO E O PODER DE POLÍCIA; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Vigilância Sanitária) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Maria Blandina Marques dos Santos;

Karla Patricia de Lima Farias

A Vigilância em Saúde do trabalhador na Cadeia Produtiva da Carne Bovina no Município de Araguaína- Tocantins; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Espec; em saúde do Trabalhador e Ecologia Humana a) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Maria Blandina Marques dos Santos;

Olga Vieira Lima Tavares

A Qualidade de Vida e Saúde dos Trabalhadores de Instituições Socioeducativas:Uma revisão bibliográfica e uma análise documental; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Maria Blandina Marques dos Santos;

Fernando Antonio Barbosa

A proteção da saúde do trabalhador: Das convenções internacionais às estratégias do Sistema Único de Saúde; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Vigilância Sanitária) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Maria Blandina Marques dos Santos;

Hilka Guida, Solange da Silva e Valéria da Silva

"Aos Trancos e Barrancos": A relação entre saúde e trabalho segundo o relato dos agentes de combate às endemias do município de Nova Iguaçu; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Saúde do Trabalhador e Ecologia) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Maria Blandina Marques dos Santos;

Binea Cândido Mauricio de Souza

Vigilância em Saúde do Trabalhador: desafio para os profissionais de Saúde do Núcleo do Ministério da Saúde em São Paulo; ; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Saúde do Trabalhador e Ecologia) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Maria Blandina Marques dos Santos;

Isabella Meireles, Miriam Marinho, Luzia D'Acri e Ronaldo G

Saúde e relações de subjetividade no trabalho: o caso dos vigilantes e agentes de portaria do Hospital Estadual Rocha Faria/RJ: O caso dos vigilantes e agentes de portaria do Hospital Estadual Rocha Faria/RJ; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em saúde do Trabalhador e Ecologia) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Maria Blandina Marques dos Santos;

José Augusto Pina et al

O Movimento Sindical e a Saúde do Trabalhador: o Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação na Luta pela Saúde no Trabalho; 2002; 86 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Saúde do Trabalhador e Ecologia) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Maria Blandina Marques dos Santos;

Deolinda Dias ferreira e outras

A Violência Contra a Mulher: Os vários aspectos que envolvem esta violência; 1986; 55 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Blandina Marques dos Santos;

Lilian Caruso de Paiva e outras

A Violência Contra a Mulher; 1986; 65 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Blandina Marques dos Santos;

Lenise da F

Lima; Nazaré S; Miranda e Rosilene C; Dantas; Organização das Mulheres na Organização das Comunidades da Praia da Rosa e Sapucaia; 1986; 80 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Maria Blandina Marques dos Santos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

FREDERICO PERES DA COSTA

AVALIAÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DO TRABALHADOR E ECOLOGIA HUMANA A DISTÂNCIA: A IMPORTÂNCIA DA ESCUTA DOS EGRESSOS PARA O APRIMORAMENTO DO PROCESSO FORMATIVO EM SAÚDE DO TRABALHADOR; 2009; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública e Meio Ambiente) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Frederico Peres da Costa;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SOUZA, Katia Reis de ; FERNANDEZ, VERÔNICA SILVA ; TEIXEIRA, LILIANE REIS ; LARENTIS, ARIANE LEITES ; MENDONÇA, ANDRÉ LUIS DE OLIVEIRA ; FELIX, ELIANA GUIMARÃES ; SANTOS, MARIA BLANDINA MARQUES DOS ; RODRIGUES, ANDREA MARIA DOS SANTOS ; MOURA, MARISA ; SIMÕES-BARBOSA, REGINA HELENA ; BARROS, WALCYR DE OLIVEIRA ; ALMEIDA, Mariza Gomes de . Cadernetas de saúde e trabalho: diários de professores de universidade pública. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA , v. 34, p. 1-11, 2018.

  • Souza, Katia Reis de ; MENDONÇA, ANDRÉ LUIS OLIVEIRA ; RODRIGUES, ANDREA MARIA SANTOS ; FELIX, ELIANA GUIMARÃES ; TEIXEIRA, LILIANE REIS ; SANTOS, M. B. M. ; MOURA, MARISA . A nova organização do trabalho na universidade pública: consequências coletivas da precarização na saúde dos docentes. Ciencia & Saude Coletiva , v. 22, p. 3667-3676, 2017.

  • SOUZA, K. R. ; Bonfatti R J ; SANTOS, M. B. M. . PARTICIPAÇÃO SOCIAL, VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR E SERVIÇO PÚBLICO. TRABALHO, EDUCAÇÃO E SAÚDE (ONLINE) , v. 13, p. 261-282, 2015.

  • SANTOS, R. M. ; SANTOS, M. B. M. ; SOUZA, Katia Reis de . Educação e Transformação: significações no pensamento de Paulo Freire. REVISTA E-CURRICULUM (PUCSP) , v. v. 12, p. 1418-1439, 2014.

  • D'ACRI, V. ; REIS, K. ; SANTOS, M. B. M. ; ALBUQUERQUE, H. C. . Formação de trabalhadores e pesquisa na construção do movimento de ação solidária de luta pela saúde: o caso da Associação Brasileira de Expostos ao Amianto do Rio de Janeiro. Ciencia & Saude Coletiva , v. 18, p. 154-163, 2009.

  • CASTRO, Hermano Albuquerque de ; NOVELLO, Cyro Haddad ; SANTOS, M. B. M. ; D'ACRI, Vanda ; SOUZA, Katia Reis de ; MENEZES, Marco Antônio Carneiro . A Vigilância Ambiental Em Saúde de Populações Expostas ao Amianto no Brasil. CADERNOS SAÚDE COLETIVA (UFRJ) , Rio de Janeiro, v. Xlll, n.n.1, p. 195-208, 2005.

  • SOUZA, Katia Reis de ; SANTOS, M. B. M. ; PINA, Jose Augusto ; MARIA, Amabel Bianca Vial ; CARMO, Maria Auxiliadora T ; JENSEN, Mirdney . A Trajetória do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação SEP-RJ) Na Luta Pela Saúde no Trabalho .. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , Rio de Janeiro, v. 8, n.4, p. 1057-1068, 2003.

  • ROZEMBERG,B (Org.) ; SOUZA, K. R. (Org.) ; AGOSTINI, M. (Org.) ; SANTOS, M. B. M. (Org.) ; HOEFEL, M. G. L. (Org.) ; BRAVO, M. I. S. (Org.) ; D'ACRI, V. (Org.) . Educação, Comunicação e Controle Social em Saúde do Trabalhador (Unidade de Aprendizagem VI Modulos 14,15,16 e17). 1. ed. Rio de Janeiro: EAD/ENSP, 2007. v. 1. 120p .

  • MUNIZ, Helder Pordeus (Org.) ; PINA, José Augusto (Org.) ; SOUZA, Katia Reis de (Org.) ; BRITO, Jussara (Org.) ; SANTOS, M. B. M. (Org.) ; NEVES, Mary Yale (Org.) ; ATHAYDE, Milton (Org.) . Caderno de Relatos. João Pessoa- Paraíba: UFPB/Editora Universitária, 2003. v. 01. 171p .

  • ACRI, V. D. ; SANTOS, M. B. M. ; SOUZA, K. R. . A Indústria Têxtel de Amianto e de Cimento-Amianto e a Luta dos Trabalhadores pela Saúde no Rio de Janeiro. In: Maria Inêz Souza Bravo, Vanda D'Acri, Janaina Bilate Martins. (Org.). Movimentos Sociais, Saúde e Trabalho. 1ed.Rio de Janeiro: ENSP, 2010, v. 1, p. 135-188.

  • BRITO, Jussara ; ATHAYDE, Milton ; HYPPÓLITO, Amanda ; NUNES, Bernadete ; SILVA, Edil Ferreira da ; SANTOS, M. B. M. ; SILVA FILHO, Abrantes . Readaptação Profissional: a ponta do iceberg? :In;: ATHAYDE, Milton.; BARROS, Maria Elizabeth.; BRITO.;Jussara.; NEVES, Mary yale. (orgs).. In: BRITO, Jussara; BARROS, Maria Elizabeteh; NEVES, Mary Yale; ATHAYDE, Milton. (Org.). Trabalho na Escola? "Só Inventendo o Prazer".. Rio de Janeiro: IPUB/CUCA, 2001, v. , p. 163-183.

  • SOUZA, Katia Reis de ; BRITO, Jussara ; SANTOS, M. B. M. . Saúde do trabalhador e práxis educativa: a formação no processo de produção de conhecimento em saúde. In: BRITO, Jussara; BARROS, Maria Elizabeteh.; NEVES, Mary Yale; ATHAYDE, Milton.. (Org.). Trabalhar na escola? " Só inventando o Prazer". Rio de Janeiro: IPUB/CUCA, 2001, v. , p. 101-120.

  • BRITO, Jussara Cruz de ; ATHAYDE, Milton ; HYPPOLITO, Amanda ; NEVES, C. ; REIS, K. ; SANTOS, M. B. M. ; BAPTISTA, R. ; FERREIRA, A. . O trabalho das merendeiras e serventes das escolas públicas do Rio de Janeiro: um debate sobre saúde e gênero. In: Jussara Brito; Milton Athayde; Mary Yale. (Org.). Saúde e Trabalho na Escola. Rio de Janeiro: Cesteh/Ensp/Fiocruz, 1998, v. , p. 7-21.

  • BRITO, Jussara Cruz de ; REIS, K. ; SANTOS, M. B. M. . Concepção e Política de Saúde do Trabalhador: desafios para os trabalhadores de educação.. Revista do SEPE, , v. 2, p. 35 - 36, 30 dez. 1900.

  • SOUZA, Katia Reis de ; SANTOS, M. B. M. ; D'ACRI, V. ; NOVELLO, Cyro Haddad . Vítimas do Trabalho: Rompendo a exclusão e construindo um Novo Sujjeito Político. In: 10º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, 2001, Rio de Janeiro. Anais/ caderno de resumos do 10º Congresso Brasileiro de assistentes Sociais, 2001. p. 198-198.

  • BRITO, Jussara ; ATHAYDE, Milton ; SOUZA, K. R. ; SANTOS, M. B. M. ; OLIVEIRA, B. ; ORNELLA, A. . Educational professional Work and health:focusing public schools'cleaners and school cook from Rio de Janeiro. In: XV CONGRESSO MUNDIAL SOBRE SEGURAÇA E SAÚDE NO TRABALHO., 1999, SÃO PAULO. XV CONGRESSO MUNDIAL SOBRE SEGURAÇA E SAÚDE NO TRABALHO., 1999.

  • SANTOS, M. B. M. ; SOUZA, Katia Reis de ; D'ACRI, Vanda ; NOVELLO, Cyro Haddad ; GUARINO, Roberta . Movimentos Sociais e Vigilância em Saúde do Trabalhador: O Caso do Movimento de Trabalhadores Vítimas do Amianto no Rio de Janeiro.. In: lll Congresso Brasileiro De Ciências Sociais E Humanas Em Saúde, 2005, Florianóplis. Desafios da Fragilidade da Vida na Sociedade Contemporânea - lll Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, 2005.

  • SOUZA, Katia Reis de ; BRITO, Jussara ; SANTOS, M. B. M. ; ATHAYDE, Milton ; FERREIRA, Edil . Questões da Formação em Saúde, Gênero e Trabalho nas Escolas. In: lll Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, 2005, Florianópolis. CD-ROM do lll Congresso, 2005.

  • PINA, José Augusto ; MARIA, A B V ; SOUZA, Katia Reis de ; SANTOS, M. B. M. ; JENSEN, M ; CARMO, M A T . O Movimento Sindical e a Saúde do Trabalhador: O Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação na Luta pela saúde no Trabalho. In: Vll Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2003, Brasilia. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso). rio de Janeiro: ABRASCO, 2003. v. 8. p. 130-130.

  • D'ACRI, V. ; SANTOS, M. B. M. ; REIS, K. . Avaliação do Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador a Distãncia: a importância da escuta dos egressos. In: IV Congresso Ibero-Americano de Pesquisa Qualitativa em Saúde, 2010, Fortaleza. IV Congresso Ibero-Americano de pesquisa Qualitativa em Saúde, 2010.

  • NOVELLO, Cyro Haddad ; CASTRO, Hermano Albuquerque de ; D'ACRI, V. ; SANTOS, M. B. M. ; SOUZA, K. R. . Implantação de um Sistema Integrado de Vigilância em Saúde do Trabalhador para áreas que utilizam o amianto no Brasil. In: Vl Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2004, Recife-PE. Anais do Congresso, 2004.

  • D'ACRI, Vanda ; SANTOS, M. B. M. ; SOUZA, K. R. ; NOVELLO, Cyro Haddad ; CASTRO, Hermano Albuquerque de ; GUARINO, Roberta ; SARCINELLI, Brenda Fifcher ; MASSON, Letícia . Movimento em Saúde do Trabalhador: A experiência Formativa Junto a VÍtimas da Exposçao ao Amianto no Rio de Janeiro. In: V Jornada Científica do Centro Municipal de Saúde Waldyr Franco: Súde Pública Ainda um Desafio, 2003, Zona Oeste- Rio de Janeiro. Caderno de resumos da V Jornada Científica, 2003.

  • SOUZA, Katia Reis de ; SANTOS, M. B. M. ; D'ACRI, Vanda ; NOVELLO, Cyro Haddad ; CASTRO, Hermano Albuquerque de . Programa de Formação em saúde Gênero e Trabalho: A Construção de Uma Rede de Conhecimento. In: V Jornada Científica- Centro Municipal Waldyr Franco, 2003, Zona Oeste- Rio de Janeiro. caderno de resumos da V Jornada científica, 2003.

  • SANTOS, M. B. M. ; SOUZA, Katia Reis de ; BRITO, Jussara Cruz de ; ATHAYDE, Milton ; SILVA, Edil Ferreira da ; HYPPÓLITO, Amanda ; RESENDE, M. ; MASSON, Leticia ; BARBOSA, A. C. ; LOSEKANN, Sabrine . Trabalho, Saúde e Readaptação: O Caso dos Profissionais de Educação das Escolas Públicas no Rio de Janeiro. In: V Jornada Científica- do Centro Municipal de Saúde Waldyr Franco: Saúde Pública Ainda um Desafio, 2003, Zona Oeste- Rio de Janeiro. Caderno de resumos da V Jornada científica: Saúde Pública Ainda um Desafio, 2003.

  • CASTRO, Hermano Albuquerque de ; SANTOS, M. B. M. ; SOUZA, Katia Reis de ; D'ACRI, V. ; NOVELLO, Cyro Haddad ; GUARINO, Roberta ; FIFCHER, Brenda ; MASSON, Letícia . Construção de um Sistema Integrado de Vigilancia. In: V Jornada Científica do Centro Municipal Waldyr Franco: saúde Pública Ainda um Desafio., 2003, Zona Oeste- Rio de Janeiro. Caderno de resumos da V Jornada Científica; Saúde Pública Ainda um desafio.

  • SANTOS, M. B. M. ; SOUZA, Katia Reis de ; REZENDE, Marcelo ; BRITO, Ussara Cruz de ; HIPPOLITO, Amanda ; SILVA, Edil Ferreira da ; ATHAYDE, Milton ; MASSON, Leticia ; LOSEKANN, Sabrine . Readaptação Profissional Nas Escolas Públicas do Rio de Janeiro; A ineficiência de Uma Política?. In: Vll Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2003, Brasilia. Livro de resumos ll. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2003. v. 8. p. 420-420.

  • D'ACRI, Vanda ; SANTOS, M. B. M. ; SOUZA, Katia Reis de ; NOVELLO, Cyro Haddad ; CASTRO, Hermano Albuquerque de ; GUARINO, Roberta . O Movimento Social e a Formação dos Trabalhadores do Amianto no Rio de Janeiro.. In: Vll Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2003, Brasilia. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso). Rio de Janeiro: ABRASCO, 2003. v. 8. p. 68-68.

  • SOUZA, Katia Reis de ; SANTOS, M. B. M. ; REZENDE, Marcelo ; BRITO, Jussara Cruz de ; HYPPÓLITO, Amanda ; ATHAYDE, Milton ; LOSEKANN, Sabrine ; MASSON, Leticia . Programa de Formação em saúde, Gênero e Trabalho em Escolas. In: Vll Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2003, Brasilia. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso). Rio de aneiro: ABRASCO, 2003. v. 8. p. 410-411.

  • BRITO, Jussara ; ATHAYDE, Milton ; SILVA, Edil Ferreira da ; SOUZA, Katia Reis de ; SANTOS, M. B. M. ; RESENDE, M. ; MASSON, Leticia ; LOSEKANN, Sabrine . O Programa de Formação em Saúde, Gênero e Trabalho nas Escolas Públicas: Buscando Conhecer e Transformar as Escolas do estado do rio de Janeiro. In: 4º congresso Nacional de Educação, 2002, São Paulo. Anais do Congresso, 2002.

  • BRITO, Jussara Cruz de ; ATHAYDE, Milton ; NEVES, Mary ; HELDERMUNIZ ; SILVA, Edil Ferreira da ; SOUZA, Katia Reis de ; SANTOS, M. B. M. ; NUNES, Bernadete ; VASCONCELOS, A. ; MENDONÇA, A. ; SILVA, A. ; DANTAS, A. ; SILVA, D. ; BEZERRA, E. . A Construção de uma Comunidade Ampliada de Pesquisa Sobre Saúde e Trabalho na Escola Pública. In: ll Conferência de Saúde Ocuopacional e Ambiental: Integrando as Américas, 2002, Salvador- Bahia. Anais da conferência, 2002.

  • NOVELLO, Cyro Haddad ; SANTOS, M. B. M. ; SOUZA, Katia Reis de ; D'ACRI, Vanda ; CASTRO, Hermano Albuquerque de . Implantação de um Sistema de Vigilância em Saúde do Trabalhador para as Areas que utilizam o Amianto no Brsali. In: ll Conferência de Saúde Ocupacional e Ambiental :Integrando as Américas, 2002, Salvador- Bahia. Anais/caderno de resumos da ll Conferência, 2002.

  • SOUZA, Katia Reis de ; SANTOS, M. B. M. ; D'ACRI, Vanda ; NOVELLO, Cyro Haddad ; ALBUQUERQUE, H. C. . A Formação de Trabalhadores como Estratégia de Monitoramento Sobre a Saúde-Trabalho-Amianto. In: ll Conferência de Saúde Ocupacional e Ambiental: Integrando as Américas, 2002, Salvador-Bahia. Anais da ll Conferência Ocupacional e Ambiental: Integrando as Américas, 2002.

  • SANTOS, M. B. M. ; SOUZA, Katia Reis de ; NOVELLO, Cyro Haddad ; CASTRO, Hermano Albuquerque de ; ALBUQUERQUE, H. C. . O Movimento de Trabalhadores do Amianto no Rio de Janeiro. In: lll Conferência Regional Latino Americana de Promoção da saúde e Educação para a Saúde, 2002, São Paulo. Anais/caderno de resumos da lll Conferência Regional Latino Americana de Promoção da saúde, 2002.

  • D'ACRI, Vanda ; SANTOS, M. B. M. ; SOUZA, Katia Reis de ; NOVELLO, Cyro Haddad ; CASTRO, Hermano Albuquerque de . A Formação de Trabalhadores Expostos ao Amianto no Rio de Janeiro: Uma Proposta de Educação e Saúde.. In: lll Conferência Regional Latino Americana de Promoção da saúde e Educação para a Saúde, 2002, São Paulo. Anais da lll Conferência Regional Latino Americana, 2002.

  • BRITO, Jussara Cruz de ; ATHAYDE, Milton ; SILVA, Edil Ferreira da ; SOUZA, Katia Reis de ; SANTOS, M. B. M. ; BARBOSA, A. C. ; MASSON, Leticia ; GOMES, L. ; GONÇALVES, M. ; LOSEKANN, Sabrine . Uma Experiência da Ampliação da Comunidade Ampliada de Pesquisa. In: 53ª Reunião da SBPC, 2001, Salvador- Bahia. Anais da 53ª, 2001.

  • SANTOS, M. B. M. ; REIS, K. ; D'ACRI, V. ; NOVELLO, Cyro Haddad . Educação Popular em Saúde Junto a Trabalhdores: a experiência de construção de um novo sujjeito coletivo. In: ll Seminário Sobre Educação e saúde no Contexto da Promoção da Saúde: seus sujeitos, espaços e abordagens e do ll Encontro Nacional de educação Popular e saúde, 2001, Brasilia. anais do ll seminário Sobre Educação e Saúde no Contexto da Promoção da Saúde.

  • NOVELLO, Cyro Haddad ; SANTOS, M. B. M. ; SOUZA, Katia Reis de ; ACRI, V. D. . As Condições de Saúde e Trabalho dos Trabalhadores de uma Industria Têxtil de Amianto no Rio de Janeiro. In: Vl Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva - ABRASCO, 2000, Salvador- Bahia. Anais do Vl Congresso de Saúde Coletiva- ABRASCO, 2000.

  • BRITO, Jussara ; ATHAYDE, Milton ; FERREIRA, Edil ; SANTOS, M. B. M. ; NUNES, Bernadete ; REIS, K. ; HYPPÓLITO, Amanda ; GOMES, L. G. ; BARBOSA, A. C. . A Complexa Questão da Readaptação Profissional entre Trabalhadores de Educação. In: Vl Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva- ABRASCO, 2000, Salvador- Bahia. Anais do Vl Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva- ABRASCO, 2000.

  • SANTOS, M. B. M. ; NOVELLO, Cyro Haddad ; REIS, K. ; D'ACRI, Vanda . Saúde dos Trabalhadores Expostos ao Amianto de uma Industria Têxtil no Rio de Janeiro- Análise e Intervenção na Realidade. In: 52ª reunião da SBPC, 2000, Brasilia. Anais da 52ª da SBPC, 2000.

  • BRITO, Jussara Cruz de ; ATHAYDE, Milton ; FERREIRA, Edil ; REIS, K. ; SANTOS, M. B. M. ; NUNES, Bernadete ; HYPPOLITO, Amanda ; GOMES, L. G. . As condições de trabalho e saúde das merendeiras e serventes das escolas públicas. In: 51ª Reunião da SBPC, 1999, Porto Alegre. Anais da 51ª Reunião da SBPC, 1999.

  • SOUZA, K. R. ; SANTOS, M. B. M. ; CARVALHO, A. M. ; OLIVEIRA, S. . Avaliação Curricular da Especialização em Saúde do Trabalhador: Um enfoque participativo. In: Encontro Nacional de Saúde do Trabalhador, 1999, Brasília. Encontro Nacional de Saúde do Trabalhador, 1999. p. 24.

  • BRITO, Jussara ; ATHAYDE, Milton ; SOUZA, K. R. ; SANTOS, M. B. M. ; OLIVEIRA, B. ; SILVA, Edil Ferreira da ; ORNELLA, A. ; OLIVEIRA, R. R. ; GOMES, L. G. ; SILVA, A. C. . Health an Work education:cooks an caretakers in public schools. In: II Congresso Internacional Mulher, Trabalho e Saúde, 1999, Rio de Janeiro. II International Congress Women Work Health, 1999. p. 245-245.

  • SOUZA, K. R. ; SANTOS, M. B. M. ; GOMES, L. G. . A conversa que chegou na cozinha: O método das oficinas pedagógicas em saúde do trabalhador.. In: II Congresso Internacional Mulher, Trabalho e Saúde, 1999, Rio de janeiro. II Congresso Internacional Mulher, Trabalho e Saúde -Program -Abstracts., 1999. p. 371-371.

  • BARBOSA, A. C. ; BRITO, Jussara ; FERREIRA, Edil ; SANTOS, M. B. M. ; NUNES, Bernadete ; HYPPÓLITO, Amanda ; ATHAYDE, Milton ; GGOMES, L. G. . Estudo da Readaptação dos(as) Profissionais da educação da rede de Ensino do Estado do Rio de Janeiro. In: 51ª Reunião da SBPC, 1999, Porto Alegre. Anais da 51ª Reunião da SBPC, 1999.

  • BRITO, Jussara Cruz de ; SANTOS, M. B. M. ; NEVES, C. ; SOUZA, C. ; FERREIRA, A. ; BAPTISTA, R. ; DACRI, V. . Educational professionals'work and health: focusing the public schools'cleaners and school cook from Rio de Janeiro, Brazil.. In: First International Conference on Psychosocial Factors at Work, 1998, Copenhagen. Book of abstracts of the First International Conference on Psychosocial Factors at Work, 1998. p. 193-193.

  • SOUZA, K. R. ; SANTOS, M. B. M. ; D'ACRI, Vanda ; OLIVEIRA, S. ; BAPTISTA, R. ; FERREIRA, A. P. . O Amianto e a Saúde dos Trabalhadores: Uma abordagem de Grupo. In: Congresso Brasileiro De Saúde Coletiva, 1997, São Paulo - Aguas de Lindóia. Anais do V Congresso Brasileiro de saúde Coletiva, 1997. p. 349-349.

  • SOUZA, K. R. ; SANTOS, M. B. M. ; D'ACRI, Vanda . Análise da Evolução Curricular em Saúde do Trabalhador: Um Estudo de Caso do Curso de Especialização do CESTEH/ENSP/FIOCRUZ. In: V Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 1997, São Paulo. Anais do V Congresso de Saúde Coletiva - ABRASCO, 1997.

  • SANTOS, M. B. M. ; SOUZA, K. R. ; OLIVEIRA, S. ; D'ACRI, Vanda . Uma Experiência de Grupo Pedagógico com Mulheres Trabalhadoras Expostas ao Amianto. In: III Congresso Nacional da Rede Unida, 1997, Salvador- Bahia. Anais da Rede Unidas, 1997.

  • BRITO, Jussara ; D'ACRI, Vanda ; SOUZA, K. R. ; SANTOS, M. B. M. . A Pesquisa na Área da Saúde da Mulher Trabalhadora no CESTEH/ENSP/FIOCRUZ. In: Congresso Taller el Trabajo la salud de la Mujer: Una Perspectiva Latinoamericana, 1996, Barcelona. Anais Congresso Taller el Trabajo la salud de la Mujer: Una Perspectiva Latinoamericana, 1996.

  • Souza, Katia Reis de ; RODRIGUES, A. M. S. ; SANTOS, M. B. M. ; FELIX, ELIANA GUIMARÃES ; FERNANDEZ, VERÔNICA SILVA ; LARENTIS, ARIANE LEITES ; SIMÕES-BARBOSA, REGINA HELENA ; BARROS, WALCYR DE OLIVEIRA . TRABALHO DOCENTE EM UNIVERSIDADE PÚBLICA À LUZ DA SAÚDE DO TRABALHADOR: UMA ABORDAGEM DIALÓGICA E PARTICIPATIVA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, M. B. M. . Saúde do Trabalhador:uma experiência de luta pelo fim da produção de amianto no Rio de Janeiro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, M. B. M. ; PERS, F. ; DIAS, E. C. . Avaliação do Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana a Distância: a importância da escuta dos egressos para o aprimoramento do processo formativo em saúde do trabalhador. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, M. B. M. ; REIS, K. ; D'ACRI, V. ; NOVELLO, C. ; oliveira, L de ; ALMEIDA, Mariza Gomes de . Comunicação Popular em saúde e Produção de Impressos Educativos Junto a trabalhadores: A vertente participativa. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Vanda D!Acri ; SOUZA, Katia Reis de ; SANTOS, M. B. M. . Amianto um Mal que o Brasil Ainda Permite. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, M. B. M. ; REIS, K. ; D'ACRI, Vanda ; ALBUQUERQUE, H. C. ; NOVELLO, C. ; Santos, P ; ALMEIDA, Mariza Gomes de . Formação de trabalhadores em Saúde e Movimento Social: rgistros de uma práxis educativa em processo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, M. B. M. ; REIS, K. ; D'ACRI, Vanda ; CASTRO, Hermano Albuquerque de ; NOVELLO, C. ; Santos, P ; ALMEIDA, Mariza Gomes de . Formação de Trabalhadores em saúde e Movimento Social: Registros de uma práxis educativa em processo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, M. B. M. ; REIS, K. ; Vanda D!Acri . Movimentos Sociais e Vigilância em Saúde do Trabalhador: O Caso do Movimento de Trabalhadores Vítimas do Amianto no Rio de Janeiro.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NOVELLO, C. ; CASTRO, Hermano Albuquerque de ; F, G. ; D'ACRI, V. ; SANTOS, M. B. M. ; REIS, K. . Implantação de um Sistema Integrado de Vigilância em Saúde do trabalhador para as Áreas que Utilizam o Amainto.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, M. B. M. . A saúde do Trabalhador Docente-Relatos de Experiências. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • REIS, K. ; SANTOS, M. B. M. ; D'ACRI, Vanda ; NOVELLO, C. ; CASTRO, Hermano Albuquerque de . Construindo um Novo Sujeito Coletivo em Saúde: o movimento de trabalhadores do amianto no Rio de Jnaeiro. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • REIS, K. ; SANTOS, M. B. M. ; D'ACRI, V. ; NOVELLO, C. . Vítimas do Trabalho:Rompendo a Exclusão e construindo um Novo Sujeito Político. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NOVELLO, C. ; SANTOS, M. B. M. ; REIS, K. . As condições de Saúde e Trabalho dos Trabalhadores de Uma Indústria Textil de Amainto no Rio de Janeiro. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BARBOSA, A. C. ; BRITO, Jussara ; FERREIRA, Edil ; SANTOS, M. B. M. ; NUNES, Bernadete ; HIPPOLITO, Amanda ; ATHAYDE, Milton ; GOMES, L. G. . Estudos da Readaptação dos(as) profissionais de Educação da rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • REIS, K. ; SANTOS, M. B. M. ; GOMES, L. . "A conversa chegou na cozinha": O método das oficinas pedagógicas junto a trabalhadoras da rede pública de educação. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, M. B. M. ; REIS, K. ; D'ACRI, V. ; OLIVEIRA, S. ; Costa, L. . O amianto e a saúde dos trabalhadores: uma abordagem de grupo. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SANTOS, M. B. M. ; ACRI, V. D. ; ALMEIDA, Mariza Gomes de ; MASSON, Leticia ; REIS, K. . Impresso Educativo (Cartilha). 2007.

SANTOS, M. B. M. ; Andrade E ; GACLVAO, G. G. ; REIS, I. N. C. . Curso de Especialização em Saúde Pública. 2011.

Souza, Katia Reis de ; RODRIGUES, A. M. S. ; SANTOS, M. B. M. ; FELIX, E. G. ; ALMEIDA, M. . Cadernetas de Saúde e Trabalho. 2016. (Produção Técnica).

Elizabete da Costa Dias ; CANCIO, J. A. ; MENEZES, Marco Antônio Carneiro ; SANTOS, M. B. M. ; Teixeira, M. S ; SARCINELLI, P. N. ; Mattos, R. C. O de ; NUNES, S. T. . Revisão Técnica do Material Didático Pedagógico do curso. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de Especialização em saúde do Trabalhadoe e Ecologia Humana a Distância).

SOARES, Vanda D Acri ; SANTOS, MARIA BLANDINA MARQUES DOS ; SOUZA, Katia Reis de ; BRAVO, M. I. S. ; NOVELLO, Cyro Haddad . Amainto, o mal que o Brasil ainda permite. 2007. (DVD).

REIS, K. ; ROZEMBERG,B ; SANTOS, M. B. M. ; Vanda D!Acri ; BRAVO, M. I. S. ; AGOSTINI, M. ; HOEFEL, M. G. L. . Unidade de Aprendizagem IV- Formação, Educação, Comunicação e Controle Social em Saúde do Trabalhador. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de ESpecialização em saúde do Trabalhador e ERcolçogia Humana a Distância).

Vanda D!Acri ; SANTOS, M. B. M. ; SOUZA, Katia Reis de ; ALMEIDA, Mariza Gomes de ; PESSOA, Leticia . Amianto Mata, Trabalhar Sim Adoecer Não. 2003. (Impresso Educativo).

BRITO, Ussara Cruz de ; ATHAYDE, Milton ; NEVES, Mary ; SOUZA, Katia Reis de ; SANTOS, MARIA BLANDINA MARQUES DOS ; MUNIZ, Helder Pordeus ; ALMEIDA, Mariza Gomes de . Trabalhar na Escola? Só Inventando o Prazer.. 2003. (Video).

D'ACRI, Vanda ; SANTOS, M. B. M. ; SOUZA, K. R. ; ALBUQUERQUE, H. C. ; NOVELLO, C. . Estudo das condições de saúde, trabalho e vida de uma Indústria têxtil de amianto no rio de Janeiro.. 1999. (Relatório de pesquisa).

Vanda D!Acri ; Souza, Katia Reis de ; SANTOS, M. B. M. . Estudo das Condições de Saúde, Trabalho e Vida dos Trabalhadores de uma Indústria Têxtil de Amianto no Rio de Janeiro.. 1999. (. Relatório de Pesquisa).

D'ACRI, V. ; SOUZA, Katia Reis de ; SANTOS, M. B. M. . Estudo das Condições de Saúde, Trabalho e Vida dos Trabalhadores de uma Indústria Têxtil de Amianto no Rio de Janeiro. 1999. (Relatório).

BRITO, Jussara Cruz de ; SANTOS, M. B. M. ; DACRI, V. ; REIS, K. ; BAPTISTA, R. ; FERREIRA, A. ; NEVES, C. ; CARDOSO, L. S. S. ; SANTOS, C. A. V. . Trabalho e Saúde dos(as) Profissionais de Educação :o caso das merendeiras e serventes da rede estadual e municipal de educação. 1998. (Relatório de pesquisa).

BRITO, Jussara Cruz de ; SANTOS, M. B. M. ; D'ACRI, V. ; Souza, Katia Reis de ; BAPTISTA, R. ; FERREIRA, Edil ; NEVES, C. ; CARDOSO, L. S. S. . Trabalho e Saúde dos(as) Profissionais de Educação :o caso das merendeiras e serventes da rede estadual e municipal de educação. 1998. (Relatório de Pesquisa).

ACRI, V. D. ; SOUZA, Katia Reis de ; SANTOS, M. B. M. ; F.Giannasi ; ALBUQUERQUE, H. C. . Seminário Nacional sobre o Amianto: Banimento ou Uso Controlado. 1997. (Seminário).

ACRI, V. D. ; ALMEIDA, Mariza Gomes de ; SANTOS, M. B. M. . Amianto, o Mal que o Brasil ainda permite. 2006. Vídeo.

BRITO, Jussara ; ATHAYDE, Milton ; FERREIRA, Edil ; MUNIZ, Helder ; SOUZA, K. R. ; SANTOS, M. B. M. ; NEVES, Mary Yale . Trabalhar na escola? Só Inventando o Prazer. 2003. Vídeo.

REIS, K. ; SANTOS, M. B. M. ; D'ACRI, Vanda ; ALMEIDA, Mariza Gomes de ; PESSOA, Leticia . Impresso Educativo- Amianto Mata, Trabalhar Sim Adoecer Não. 2003. Outra.

D'ACRI, Vanda ; SANTOS, M. B. M. . Amianto o mal que o Brasil ainda permite. 2006 (Video) .

BRITO, Jussara Cruz de ; ATHAYDE, Milton ; NEVES, Mary ; SOUZA, Katia Reis de ; SANTOS, M. B. M. ; MUNIZ, Helder ; ALMEIDA, Mariza Gomes de . Trabalhar na Escola? Só Inventando o Prazer. 2003 (Video) .

REIS, K. ; SANTOS, M. B. M. ; D'ACRI, Vanda ; PESSOA, Leticia ; ALMEIDA, Mariza Gomes de . Amianto Mata- Trabalhar sim, Adoecer Não. 2002 (Impresso Educativo) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    Olhares sobre a Nova Organização do trabalho Docente Universitário: desenvolvimento de tecnologias de pesquisa e intervenção em saúde?., Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Katia Reis de Souza em 29/03/2016., Descrição: Descrição: A globalização transformou de modo substancial o trabalho do docente das instituições de educação superior, notadamente aqueles que exercem suas atividades nas Universidades Federais. Como desdobramento desta nova forma de trabalhar que impõe a competição, o individualismo e o produtivismo, entre outras características próprias do capitalismo ocorrem repercussões na saúde dos trabalhadores, especialmente na esfera psicoafetiva e da saúde mental. O professor, como um dos principais protagonistas da instituição, vem sendo penalizado com esse modelo de universidade conectado com a lógica do mercado. Neste estudo, temos como principal objetivo: desenvolver tecnologias pedagógicas de produção de conhecimento e de intervenção sobre a saúde e o trabalho, com ênfase em métodos participativos de pesquisa, contribuindo para a transformação das condições do trabalho docente nas Instituições Federais de Ensino Superior. Da perspectiva do método empreendido, serão realizadas duas etapas, uma de caráter quantitativo, com a realização de um inquérito epidemiológico, e outra de caráter qualitativo, com a efetivação de oficinas em saúde e trabalho, sob o enfoque das investigações participativas e, ainda, a criação de um instrumento de vigilância denominado cadernetas individuais de saúde e trabalho . O campo da saúde do trabalhador nos proporciona um referencial teórico-conceitual diverso e integrador, além de ferramentas metodológicas que possibilitam práticas para lidar com a relação saúde-trabalho, buscando soluções e apoio nos movimentos sociais para garantir produção de conhecimento e intervenção. Uma das premissas teóricas centrais, neste estudo, é a de que as organizações e os movimentos históricos relacionados aos trabalhadores, como os sindicatos, são parceiros e sujeitos no processo de mudança para se promover saúde no trabalho. Convém destacar, nessa linhagem teórico-metodológica, a influência das ideias do Movimento Operário Italiano (MOI), segundo as quais os trabalhadores desempenham um papel central na luta pela saúde no ambiente laboral, a partir de propostas coletivas e participativas, intervindo nas relações de trabalho e de saúde.. Quanto a vertente pedagógica adotada baseia-se no método dialógico da educação popular (FREIRE, 1977) e nos princípios dos estudos participativos (BRANDÃO; STRECK, 2006) que contribuem com a desnaturalização de adoecimentos, sofrimentos e mortes em decorrência da atividade laboral. A luta pela saúde é um movimento, antes de tudo, de resistência diferenciada, dinamizador da participação dos "trabalhadores de base", opondo-se ao cenário de fragilização das organizações de trabalhadores diante da crise no contexto neoliberal. A organização sindical nacional dos docentes universitários (ANDES-SN), será parceira no desenvolvimento deste projeto , é possível observar por meio de fontes documentais que o tema da saúde e das condições de trabalho tem ocupado um espaço cada vez mais central nas preocupações e debates da categoria. No entanto, constata-se que é ainda predominante o tom da saúde ocupacional, sendo necessário um conjunto de ações pautadas no campo da saúde do trabalhador e abordagens teóricas complementares para a efetivação de mudanças. Convém ressaltar que não localizamos estudos que abordem processos de intervenção integrados, entre instituições de pesquisa e organizações de trabalhadores, sobre as condições laborais dos professores das IFES, o que confere um caráter original a este Projeto. Espera-se ao fim produzir tecnologias participativas de registros individuais e coletivos para a vigilância e promoção da saúde nos locais de trabalho, implantar Comissões locais de saúde e trabalho e, ainda, a realização de Inquérito epidemiológico com docentes universitários com alcance em todo o Estado do Rio de Janeiro... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Blandina Marques dos Santos - Integrante / Katia Reis de Souza - Coordenador / Liliane Reis Teixeira - Integrante / Andréa Maria dos Santos Rodrigues - Integrante / André Luis de Oliveira Mendonça - Integrante / Marisa Moura - Integrante / Marisa Almeida - Integrante / Eliana Guimarães Felix - Integrante.

  • 2007 - 2009

    A Municipalização do SUS no Rio de Janeiro, A Área Programática AP 3.3, As Indústrias de Amianto, A Saúde dos Trabalhadores, da População e o Meio Ambiente., Descrição: Descrição: A pesquisa é resultado da consolidação dos três estudos sobre os trabalhadores da indústria têxtil de amianto e de cimento-amianto desenvolvido pela equipe interdisciplinar do CESTEH. O primeiro estudo relativo à indústria têxtil teve início em 1996. A sistematização dos dados deste estudo foi consolidada através da Pesquisa Estratégica da ENSP e da Tese de doutorado elaborada em 2002 intitulada: O Significado do Trabalho, O Estudo das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores de uma Indústria Têxtil de Amianto no Rio de Janeiro. O segundo estudo relativo à indústria de cimento-amianto teve início em 2004, finalizado em 2006. O terceiro estudo engloba os trabalhadores dos dois estudos anteriores acrescidos de 112 trabalhadores das duas indústrias no período entre 2007 e 2008 perfazendo um total de 203 trabalhadores entrevistados do total de cerca de 310 trabalhadores das indústrias de amianto atendidos pelo CESTEH. O financiamento viabilizado pela FAPERJ 2006/07 e pelo Fundo Nacional de Saúde (FNS/2008) realizou 141 entrevistas no período de março de 2007 a dezembro de 2008 através da busca ativa de casos de trabalhadores expostos ao amianto da indústria têxtil e da indústria de cimento-amianto. Objetivo Geral Dar visibilidade aos agravos causados pelo amianto aos trabalhadores e à população em geral e os danos que atingem o meio ambiente. Objetivos Específicos A pesquisa teve como objetivos analisar as condições de saúde e trabalho dos trabalhadores da indústria têxtil de amianto no Rio de Janeiro, dando continuidade a este estudo, incorporando o estudo dos trabalhadores da indústria de cimento-amianto no Rio de Janeiro; elaborar uma proposta de educação para os trabalhadores, visando sua atuação como sujeitos críticos e coletivos para transformação de sua realidade através da Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto (ABREA-RJ), associação criada pelos trabalhadores e pesquisadores. Subsidiar a Política de Saúde, na esfera municipal, estadual. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Maria Blandina Marques dos Santos - Integrante / KATIA REIS - Integrante / Hermano Castro Albuquerque - Integrante / Cyro Novello - Integrante / Vanda D'Acri - Coordenador / Mariza Gomes de Almeida - Integrante / Marcia Agostini - Integrante / Maria Inez Souza Bravo - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2007

    Análise das Condições de Saúde e Trabalho dos Trabalhadores de Uma Indústria Têxtil de Amianto e de Cimento Amianto e Atuação junto ao Sistema Único de saúde Para o Atendimento aos Trabalhadores Expostos ao Amianto no Município do Rio de Janeiro, Descrição: A visibilidade dos danos causados pelo amianto e a comprovação das patologias que atingem os trabalhadores expostos no processo produtivo no Rio de Janeiro, foi o resultado da Pesquisa intitulada "O Estudo das condições de Saúde, Trabalho e Vida dos Trabalhadores de uma Indústria Têxtil de Amianto no Rio de Janeiro". Estudo que possibilitou a ação da equipe interdisciplinar do CESTEH, tornando visível em termos epidemiológicos as doenças causadas pelo amianto aos trabalhadores, revelando um grave problema de saúde pública no Estado. A pesquisa que nos forneceu os dados relativos à saúde e às condições sociais dos trabalhadores foram desenvolvidas entre 1998 e início de 1999 e resultou em um relatório epidemiológico e social. O diagnóstico de asbestose e as condições de trabalho a que estavam expostos os trabalhadores, identificados no presente estudo, fazem emergir um grave problema de saúde pública no Rio de Janeiro. A comprovação desses fatos, através das inter-relações dos dados, revela um problema político e econômico, tanto nacional como internacional, uma vez que envolve o debate sobre o uso controlado ou banimento da fibra de amianto e, conseqüentemente, o uso de tecnologias alternativas. Tal discussão levou muitos países a banirem o amianto do seu processo produtivo como também proibirem o uso dos produtos que contenham amianto. O estudo do significado do trabalho, as condições de trabalho e saúde dos trabalhadores desta indústria nos levou a uma dimensão humana do trabalho que não fazia parte de nossa expectativa, nem da hipótese por nós levantada na formulação da pesquisa. Ao procurar entender o processo de adoecimento e suas causas, na manipulação da matéria-prima amianto, procuramos apreender como era vivida, experimentada e traduzida a forma objetiva e subjetiva do ato de trabalhar. No início da pesquisa não imaginávamos que o surgimento das questões relativas ao significado do trabalho nos conduzisse à perspectiva ontológica do traballo. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Maria Blandina Marques dos Santos - Integrante / KATIA REIS - Integrante / Hermano Castro Albuquerque - Integrante / Cyro Novello - Integrante / Vanda D'Acri - Coordenador / Mariza Gomes de Almeida - Integrante / Maria Inês Souza Bravo - Integrante / Plíneo dos Santos - Integrante., Financiador(es): ): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesq - Auxílio financeiro.

  • 2000 - Atual

    SAÚDE, TRABALHO E AMBIENTE: O SENTIDO DO TRABALHO, A FORMAÇÃO DOS TRABALHADORES EXPOSTOS AO AMIATO E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, Descrição: A visibilidade dos danos causados pelo amianto e a comprovação das patologias que atingem os trabalhadores expostos no processo produtivo no Rio de Janeiro,foi resultado do atendimento do CESTEH a 160 trabalhadores de uma industria textil de amianto, até outubro de 2003,com diagnótico de asbestose em 31 trabalhadores. Deste universo, a pesquisa entrevistou 41 trabalhadores,com o resultado de 15 trabalhadores com o diagnóstico de asbestose e 26 têm o diagnóstico normal. Destes 15 trabalhadores, 9 são mulheres e 6 são homens. A concentração por tempo de serviço de 7 trabalhadores com diagnóstico de asbestose entre 9 a 15 anos de serviço, que revela a intensa exposição que estiveram submetidos . A partir de 2002, são notificados 8 óbitos cuja causa é abestose, câncer de pulmão e mesotelioma, revelando assim a necessidade de uma Política Pública para o setor. O significado do trabalho, a saúde e a proposta de formação dos trabalhadores de uma indústria têxtil de amianto e de cimento-amianto no Rio de Janeiro são os pontos centrais deste estudo.A relevância do tema saúde é decorrência da alta patogenicidade da matéria-prima, o amianto utilizada no processo produtivo.A importância da questão soma-se a inexistência de dados oficiais concernentes ao diagnóstico dos trabalhadores deste ramo da indústria no Rio de Janeiro e o desconhecimento dos danos que atingem o ambiente e a população em geral. Ao projeto inicial acrescenta-se outras linhas de pesquisa tais como: Implementação de um Sistema Integrado de Vigilância em Saúde do Trabalhador em areas que utilizam amianto no Brasil e Determinação do risco na exposição não ocupacional ao amianto em areas urbanas. Objetivo:aprofundar a questão do sentido do trabalho, e elaborar uma proposta de educação para o universo destes trabalhadores, visando sua atuação como sujeitos críticos e coletivos para transformação de sua realidade através da ABREA, associação criada pelos trabalhadores e pesquisadores. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Blandina Marques dos Santos - Integrante / KATIA REIS - Integrante / Vanda D'Acri - Coordenador / Cyro Novello - Integrante / Hermano Albuquerque de Castro - Integrante / Roberta Cristina Guarino - Integrante / Leticia Pessoa - Integrante.

  • 1996 - 1999

    Condições de Saúde, Trabalho e vida dos trabalhadores de uma indústria têxtil de amianto no Rio de Janeiro, Descrição: A pesquisa junto aos trabalhadores demitidos de uma indústria têxtil de amianto desenvolveu três eixos de investigação:O Estudo Social e Epidemiológico Descritivo sobre as condições de saúde,trabalho e vida;a Identificação de Biomarcadores e,a Fundamentação Teórica e Sistematização de uma Proposta de Educação e Saúde junto aos trabalhadores. O estudo social e epidemiológico revela como as condições de trabalho afetam a saúde dos trabalhadores e as conseqüências sociais para suas vidas, tais como:a doença,o desemprego e a perda da auto-estima. Deixa claro também, a política de recursos humanos usada pela empresa,que leva a demissão dos trabalhadores quando se manifestam os primeiros sintomas da doença. A identificação de um biomarcador é um instrumento relevante para identificar processos inflamatórios iniciais nos trabalhadores,uma vez que os recursos diagnósticos não são suficientes em alguns casos.Este instrumento possibilitará a prevenção do agravo do dano à saúde dos trabalhadores, assim com base no resultado do biomarcador será sugerido o afastamento imediato dos trabalhadores dos locais de exposição ao amianto Esta medida é necessária,enquanto não for proibido o uso do amianto no Brasil, a exemplo de vários países onde isso já ocorre.É importante ressaltar que esta medida,deverá vir acompanhada de uma política de saúde junto à empresa, ao município e ao Estado.A fundamentação teórica e a sistematização da proposta de educação e saúde junto aos trabalhadores, é resultado de uma atuação que se desenvolve há algum tempo e deverá ter prosseguimento objetivando a transformação da realidade dos trabalhadores:o pensar sobre suas vidas e a possibilidade de contribuir para a atuação no espaço social, no espaço público, através das reflexões do grupo e dos fóruns dos trabalhadores. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Maria Blandina Marques dos Santos - Integrante / VANDA DACRI - Coordenador / KATIA REIS - Integrante / Hermano Castro Albuquerque - Integrante / Cyro Novello - Integrante / Roberta Cristina Guarino - Integrante / Maria Cecília Truque - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2002 - 2004

    Implantação de um Sistema Integrado de Vigilância em Saúde d, Descrição: Trata-se de um estudo para o desenvolvimento de um sistema de vigilância ambiental e epidemiológico elaborado a partir das informações organizadas pelos Estados e Municípios onde haja indústrias que manipulem o amianto. Contribui para dar visibilidade a um quadro significativo de trabalhadores diretamente expostos, assim como ao seu quadro clínico, radiológico e funcional. A abordagem utilizada privilegia o conhecimento e participação dos trabalhadores através de busca ativa dos casos. A construção de um banco de dados nacional que dê subsídios as ações de vigilância e o estabelecimento de um fluxo de informações entre os diversos níveis de atuação, servirão para agilizar as ações junto as esferas públicas de saúde e o movimento social organizado. Foi desencadeado um processo de formação para profissionais do SUS de áreas estratégicas para a implantação deste sistema.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Maria Blandina Marques dos Santos - Integrante / Cyro Novello - Integrante / Katia Reis de Souza - Integrante / Hermano Albuquerque de Castro - Coordenador / Vanda Dacri Soares - Integrante / Fernanda Gianassi - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2

  • 2000 - 2004

    A Escola Pública: uma análise das dimensões de gênero, saúde, Descrição: O objetivo desta investigação é compreender as múltiplas relações entre o trabalho e a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras das escolas públicas, construindo uma rede de saberes, que envolve os saberes práticos, de quem vive a experiência, e os saberes oriundos das disciplinas científicas que tratam desta temática. A relevância desse estudo é: sua contribuição para o entendimento dos processos e condições que podem levar ao sofrimento psíquico e ao adoecimento desse conjunto de profissionais; sua contribuição para a identificação de questões a serem enfrentadas, com vistas à mudança; sua contribuição na identificação dos limites do conhecimento científico atual sobre o tema frente às demandas e necessidades dos trabalhadores e às dramáticas das situações de vida/trabalho. A principal estratégia utilizada é a constituição de um dispositivo denominado Comunidade Ampliada de Pesquisa (influenciados por Ivar Oddone e sua experiência junto ao movimento operário italiano na década de 1970), através do desenvolvimento do Programa de Formação em Saúde, Gênero e Trabalho em Escolas. Com os ciclos desse programa são instituídos espaços de trocas e debates. Esse dispositivo se constitui pelos saberes da experiência prática; pelos conceitos científicos e pelo confronto dessas formas de conhecimento sob uma preocupação ética e de rigor epistemológico. Ao mesmo tempo processa-se a formação dos trabalhadores na defesa da saúde no trabalho e uma discussão sistemática sobre tais questões nos locais de trabalho, capacitando-os como agentes multiplicadores na promoção de saúde. Esse Programa é composto dos seguintes ciclos: inicialmente, a formação de sindicalistas ( multiplicadores ) e, em seguida, a formação de trabalhadores de escola ( multiplicadores de base ). Cada ciclo envolve as seguintes fases: a) um curso; b) retorno às epara um estudo de campo; c) encontros, em alternância, para discussão com a comunidade ampliada de pesquisa . É um projeto integrado, que envolve. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Maria Blandina Marques dos Santos - Integrante / Milton Athayde - Integrante / Jussara Brito - Coordenador / Edil Ferreira da Silva - Integrante / Katia Reis de Souza - Integrante / Marcelo Resende - Integrante / Sabrine Losekann - Integrante / Letícia Masson - Integrante / Amanda Hippolito - Integrante / Jose Augusto Pina - Integrante., Número de produções C, T & A: 15 / Número de orientações: 1

  • 2002 - 2004

    Implantação de um Sistema Integrado de Vigilância em Saúde d, Descrição: Trata-se de um estudo para o desenvolvimento de um sistema de vigilância ambiental e epidemiológico elaborado a partir das informações organizadas pelos Estados e Municípios onde haja indústrias que manipulem o amianto. Contribui para dar visibilidade a um quadro significativo de trabalhadores diretamente expostos, assim como ao seu quadro clínico, radiológico e funcional. A abordagem utilizada privilegia o conhecimento e participação dos trabalhadores através de busca ativa dos casos. A construção de um banco de dados nacional que dê subsídios as ações de vigilância e o estabelecimento de um fluxo de informações entre os diversos níveis de atuação, servirão para agilizar as ações junto as esferas públicas de saúde e o movimento social organizado. Foi desencadeado um processo de formação para profissionais do SUS de áreas estratégicas para a implantação deste sistema.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Maria Blandina Marques dos Santos - Integrante / Cyro Novello - Integrante / Katia Reis de Souza - Integrante / Hermano Albuquerque de Castro - Coordenador / Vanda Dacri Soares - Integrante / Fernanda Gianassi - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2

  • 2000 - 2004

    A Escola Pública: uma análise das dimensões de gênero, saúde, Descrição: O objetivo desta investigação é compreender as múltiplas relações entre o trabalho e a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras das escolas públicas, construindo uma rede de saberes, que envolve os saberes práticos, de quem vive a experiência, e os saberes oriundos das disciplinas científicas que tratam desta temática. A relevância desse estudo é: sua contribuição para o entendimento dos processos e condições que podem levar ao sofrimento psíquico e ao adoecimento desse conjunto de profissionais; sua contribuição para a identificação de questões a serem enfrentadas, com vistas à mudança; sua contribuição na identificação dos limites do conhecimento científico atual sobre o tema frente às demandas e necessidades dos trabalhadores e às dramáticas das situações de vida/trabalho. A principal estratégia utilizada é a constituição de um dispositivo denominado ?Comunidade Ampliada de Pesquisa? (influenciados por Ivar Oddone e sua experiência junto ao movimento operário italiano na década de 1970), através do desenvolvimento do Programa de Formação em Saúde, Gênero e Trabalho em Escolas. Com os ciclos desse programa são instituídos espaços de trocas e debates. Esse dispositivo se constitui pelos saberes da experiência prática; pelos conceitos científicos e pelo confronto dessas formas de conhecimento sob uma preocupação ética e de rigor epistemológico. Ao mesmo tempo processa-se a formação dos trabalhadores na defesa da saúde no trabalho e uma discussão sistemática sobre tais questões nos locais de trabalho, capacitando-os como agentes multiplicadores na promoção de saúde. Esse Programa é composto dos seguintes ciclos: inicialmente, a formação de sindicalistas (?multiplicadores?) e, em seguida, a formação de trabalhadores de escola (?multiplicadores de base?). Cada ciclo envolve as seguintes fases: a) um curso; b) retorno às epara um estudo de campo; c) encontros, em alternância, para discussão com a ?comunidade ampliada de pesquisa?. É um projeto integrado, que envolve. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Maria Blandina Marques dos Santos - Integrante / Milton Athayde - Integrante / Jussara Brito - Coordenador / Edil Ferreira da Silva - Integrante / Katia Reis de Souza - Integrante / Marcelo Resende - Integrante / Sabrine Losekann - Integrante / Letícia Masson - Integrante / Amanda Hippolito - Integrante / Jose Augusto Pina - Integrante., Número de produções C, T & A: 15 / Número de orientações: 1

  • 2002 - 2004

    Implantação de um Sistema Integrado de Vigilância em Saúde d, Descrição: Trata-se de um estudo para o desenvolvimento de um sistema de vigilância ambiental e epidemiológico elaborado a partir das informações organizadas pelos Estados e Municípios onde haja indústrias que manipulem o amianto. Contribui para dar visibilidade a um quadro significativo de trabalhadores diretamente expostos, assim como ao seu quadro clínico, radiológico e funcional. A abordagem utilizada privilegia o conhecimento e participação dos trabalhadores através de busca ativa dos casos. A construção de um banco de dados nacional que dê subsídios as ações de vigilância e o estabelecimento de um fluxo de informações entre os diversos níveis de atuação, servirão para agilizar as ações junto as esferas públicas de saúde e o movimento social organizado. Foi desencadeado um processo de formação para profissionais do SUS de áreas estratégicas para a implantação deste sistema.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Maria Blandina Marques dos Santos - Integrante / Cyro Novello - Integrante / Katia Reis de Souza - Integrante / Hermano Albuquerque de Castro - Coordenador / Vanda Dacri Soares - Integrante / Fernanda Gianassi - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2

  • 2000 - 2004

    A Escola Pública: uma análise das dimensões de gênero, saúde, Descrição: O objetivo desta investigação é compreender as múltiplas relações entre o trabalho e a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras das escolas públicas, construindo uma rede de saberes, que envolve os saberes práticos, de quem vive a experiência, e os saberes oriundos das disciplinas científicas que tratam desta temática. A relevância desse estudo é: sua contribuição para o entendimento dos processos e condições que podem levar ao sofrimento psíquico e ao adoecimento desse conjunto de profissionais; sua contribuição para a identificação de questões a serem enfrentadas, com vistas à mudança; sua contribuição na identificação dos limites do conhecimento científico atual sobre o tema frente às demandas e necessidades dos trabalhadores e às dramáticas das situações de vida/trabalho. A principal estratégia utilizada é a constituição de um dispositivo denominado ?Comunidade Ampliada de Pesquisa? (influenciados por Ivar Oddone e sua experiência junto ao movimento operário italiano na década de 1970), através do desenvolvimento do Programa de Formação em Saúde, Gênero e Trabalho em Escolas. Com os ciclos desse programa são instituídos espaços de trocas e debates. Esse dispositivo se constitui pelos saberes da experiência prática; pelos conceitos científicos e pelo confronto dessas formas de conhecimento sob uma preocupação ética e de rigor epistemológico. Ao mesmo tempo processa-se a formação dos trabalhadores na defesa da saúde no trabalho e uma discussão sistemática sobre tais questões nos locais de trabalho, capacitando-os como agentes multiplicadores na promoção de saúde. Esse Programa é composto dos seguintes ciclos: inicialmente, a formação de sindicalistas (?multiplicadores?) e, em seguida, a formação de trabalhadores de escola (?multiplicadores de base?). Cada ciclo envolve as seguintes fases: a) um curso; b) retorno às epara um estudo de campo; c) encontros, em alternância, para discussão com a ?comunidade ampliada de pesquisa?. É um projeto integrado, que envolve. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Maria Blandina Marques dos Santos - Integrante / Milton Athayde - Integrante / Jussara Brito - Coordenador / Edil Ferreira da Silva - Integrante / Katia Reis de Souza - Integrante / Marcelo Resende - Integrante / Sabrine Losekann - Integrante / Letícia Masson - Integrante / Amanda Hippolito - Integrante / Jose Augusto Pina - Integrante., Número de produções C, T & A: 15 / Número de orientações: 1

  • 2002 - 2004

    Implantação de um Sistema Integrado de Vigilância em Saúde d, Descrição: Trata-se de um estudo para o desenvolvimento de um sistema de vigilância ambiental e epidemiológico elaborado a partir das informações organizadas pelos Estados e Municípios onde haja indústrias que manipulem o amianto. Contribui para dar visibilidade a um quadro significativo de trabalhadores diretamente expostos, assim como ao seu quadro clínico, radiológico e funcional. A abordagem utilizada privilegia o conhecimento e participação dos trabalhadores através de busca ativa dos casos. A construção de um banco de dados nacional que dê subsídios as ações de vigilância e o estabelecimento de um fluxo de informações entre os diversos níveis de atuação, servirão para agilizar as ações junto as esferas públicas de saúde e o movimento social organizado. Foi desencadeado um processo de formação para profissionais do SUS de áreas estratégicas para a implantação deste sistema.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Maria Blandina Marques dos Santos - Integrante / Cyro Novello - Integrante / Katia Reis de Souza - Integrante / Hermano Albuquerque de Castro - Coordenador / Vanda Dacri Soares - Integrante / Fernanda Gianassi - Integrante.Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2

  • 2000 - 2004

    A Escola Pública: uma análise das dimensões de gênero, saúde, Descrição: O objetivo desta investigação é compreender as múltiplas relações entre o trabalho e a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras das escolas públicas, construindo uma rede de saberes, que envolve os saberes práticos, de quem vive a experiência, e os saberes oriundos das disciplinas científicas que tratam desta temática. A relevância desse estudo é: sua contribuição para o entendimento dos processos e condições que podem levar ao sofrimento psíquico e ao adoecimento desse conjunto de profissionais; sua contribuição para a identificação de questões a serem enfrentadas, com vistas à mudança; sua contribuição na identificação dos limites do conhecimento científico atual sobre o tema frente às demandas e necessidades dos trabalhadores e às dramáticas das situações de vida/trabalho. A principal estratégia utilizada é a constituição de um dispositivo denominado ?Comunidade Ampliada de Pesquisa? (influenciados por Ivar Oddone e sua experiência junto ao movimento operário italiano na década de 1970), através do desenvolvimento do Programa de Formação em Saúde, Gênero e Trabalho em Escolas. Com os ciclos desse programa são instituídos espaços de trocas e debates. Esse dispositivo se constitui pelos saberes da experiência prática; pelos conceitos científicos e pelo confronto dessas formas de conhecimento sob uma preocupação ética e de rigor epistemológico. Ao mesmo tempo processa-se a formação dos trabalhadores na defesa da saúde no trabalho e uma discussão sistemática sobre tais questões nos locais de trabalho, capacitando-os como agentes multiplicadores na promoção de saúde. Esse Programa é composto dos seguintes ciclos: inicialmente, a formação de sindicalistas (?multiplicadores?) e, em seguida, a formação de trabalhadores de escola (?multiplicadores de base?). Cada ciclo envolve as seguintes fases: a) um curso; b) retorno às epara um estudo de campo; c) encontros, em alternância, para discussão com a ?comunidade ampliada de pesquisa?. É um projeto integrado, que envolve. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Maria Blandina Marques dos Santos - Integrante / Milton Athayde - Integrante / Jussara Brito - Coordenador / Edil Ferreira da Silva - Integrante / Katia Reis de Souza - Integrante / Marcelo Resende - Integrante / Sabrine Losekann - Integrante / Letícia Masson - Integrante / Amanda Hippolito - Integrante / Jose Augusto Pina - Integrante., Número de produções C, T & A: 15 / Número de orientações: 1

  • 2002 - 2004

    Implantação de um Sistema Integrado de Vigilância em Saúde d, Descrição: Trata-se de um estudo para o desenvolvimento de um sistema de vigilância ambiental e epidemiológico elaborado a partir das informações organizadas pelos Estados e Municípios onde haja indústrias que manipulem o amianto. Contribui para dar visibilidade a um quadro significativo de trabalhadores diretamente expostos, assim como ao seu quadro clínico, radiológico e funcional. A abordagem utilizada privilegia o conhecimento e participação dos trabalhadores através de busca ativa dos casos. A construção de um banco de dados nacional que dê subsídios as ações de vigilância e o estabelecimento de um fluxo de informações entre os diversos níveis de atuação, servirão para agilizar as ações junto as esferas públicas de saúde e o movimento social organizado. Foi desencadeado um processo de formação para profissionais do SUS de áreas estratégicas para a implantação deste sistema.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Maria Blandina Marques dos Santos - Integrante / Cyro Novello - Integrante / Katia Reis de Souza - Integrante / Hermano Albuquerque de Castro - Coordenador / Vanda Dacri Soares - Integrante / Fernanda Gianassi - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2

  • 2000 - 2004

    A Escola Pública: uma análise das dimensões de gênero, saúde, Descrição: O objetivo desta investigação é compreender as múltiplas relações entre o trabalho e a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras das escolas públicas, construindo uma rede de saberes, que envolve os saberes práticos, de quem vive a experiência, e os saberes oriundos das disciplinas científicas que tratam desta temática. A relevância desse estudo é: sua contribuição para o entendimento dos processos e condições que podem levar ao sofrimento psíquico e ao adoecimento desse conjunto de profissionais; sua contribuição para a identificação de questões a serem enfrentadas, com vistas à mudança; sua contribuição na identificação dos limites do conhecimento científico atual sobre o tema frente às demandas e necessidades dos trabalhadores e às dramáticas das situações de vida/trabalho. A principal estratégia utilizada é a constituição de um dispositivo denominado ?Comunidade Ampliada de Pesquisa? (influenciados por Ivar Oddone e sua experiência junto ao movimento operário italiano na década de 1970), através do desenvolvimento do Programa de Formação em Saúde, Gênero e Trabalho em Escolas. Com os ciclos desse programa são instituídos espaços de trocas e debates. Esse dispositivo se constitui pelos saberes da experiência prática; pelos conceitos científicos e pelo confronto dessas formas de conhecimento sob uma preocupação ética e de rigor epistemológico. Ao mesmo tempo processa-se a formação dos trabalhadores na defesa da saúde no trabalho e uma discussão sistemática sobre tais questões nos locais de trabalho, capacitando-os como agentes multiplicadores na promoção de saúde. Esse Programa é composto dos seguintes ciclos: inicialmente, a formação de sindicalistas (?multiplicadores?) e, em seguida, a formação de trabalhadores de escola (?multiplicadores de base?). Cada ciclo envolve as seguintes fases: a) um curso; b) retorno às epara um estudo de campo; c) encontros, em alternância, para discussão com a ?comunidade ampliada de pesquisa?. É um projeto integrado, que envolve. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Maria Blandina Marques dos Santos - Integrante / Milton Athayde - Integrante / Jussara Brito - Coordenador / Edil Ferreira da Silva - Integrante / Katia Reis de Souza - Integrante / Marcelo Resende - Integrante / Sabrine Losekann - Integrante / Letícia Masson - Integrante / Amanda Hippolito - Integrante / Jose Augusto Pina - Integrante., Número de produções C, T & A: 15 / Número de orientações: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2000

Menção Honrosa, Associação Brasileura de saúde Coletiva- ABRASCO.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública. , Rua Leopoldo Bulhões, 1480, MANGUINHOS, 21041210 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 5982822, Ramal: 22, Fax: (21) 2703219, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

1992 - Atual

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: tecnologista Sênior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 01/2010

    Ensino, Curso de Especialização em Saúde Pública, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Acompanhamento Orientado aos alunos do Curso de Especialização em Saúde Pública Trabalho de Campo: saúde do trabalhador da Saúde em uma Unidade de Saúde da FIOCRUZ

  • 01/2006

    Ensino, Educação a Distância, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Encontros com Gestores da Saúde no Município de Cruzeiro/SP e Estado de Roraima para Organização e implantação do Curso de Especialização em saúde do Trabalhador (EAD), Formação de Tutores para acompanhamento de alunos do Curso de Especialização em saúde do Trabalhador a Distância, Implantação e acompanhamento como orientadora de aprendizagem dos cursos de espec.ST(EAD) Município de Cruzeiro/SP (1 tutora- 20 alunos); Estado de Roraima (3 tutoras- 60 alunos), Orientadora de Aprendizagem do Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador a Distância (EAD), Paricipação de bancas de qualificação de projetos de TCC dos alunos (EAD) turma Cruzeiro/SP e turmas Roraima, participação em bancas de avaliação de TCC da turma de Cruzeiro/SP

  • 01/2006

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana, Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana.,Atividade realizada, Integrante da coordenação do Bloco IV (Vigilâncias em Saúde, Promoção da Saúde e Saúde do Trabalhador) do Curso de Especialização em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública(ENSP).

  • 01/2006

    Outras atividades técnico-científicas , Escola Nacional de Saúde Pública, Escola Nacional de Saúde Pública.,Atividade realizada, Coordenação (colegiada) do Bloco IV (último).

  • 01/2004

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Saúde do Trabalhador e Movimebntos Sociais em Saúde de Trabalhadores: a experiência da Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto no Riom de Jnaeiro (ABREA/RJ) no Curso de Vigilância em saúde da Escola Poitécnica de Saúde Joaquim Venãnci/FIOCRUZ

  • 01/2002

    Ensino, Especialização Em Saúde do Trabalhador e Ecologia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Orientação de alunos em Trabalhos de Conclusões de Curso -TCC

  • 01/1999

    Ensino, Especialização Em Saúde do Trabalhador e Ecologia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Educação, Saúde e Trabalho: Métodos Participativos e Construção de Conhecimento, Esta disciplina vem sendo realizada no Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador, desde 1999, à princípio como disciplina e, desde 2007 como Unidade de Aprendizagem. Destaca-se que sua construção e inclusão no Currículo deste Curso deu-se pelo

  • 01/1996

    Pesquisa e desenvolvimento , Escola Nacional de Saúde Pública, Centro de Estudos de Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana.,Linhas de pesquisa

  • 01/1995

    Pesquisa e desenvolvimento , Escola Nacional de Saúde Pública, Centro de Estudos de Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana.,Linhas de pesquisa

  • 01/1995

    Pesquisa e desenvolvimento , Escola Nacional de Saúde Pública, Centro de Estudos de Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana.,Linhas de pesquisa

  • 01/2004

    Ensino, Especialização Em Saúde do Trabalhador e Ecologia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Coordenadora do Curso de Especilaização em saúde do Trabalhador e ecologia Humana. Trata-se de um Curso latu Sensu- Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP). Realizado anualmen

  • 01/2007

    Ensino, Curso de Especialização em Saúde Pública, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Coordenação de Mesa de Debate: "Vigilância, Saúde e Ambiente: a contaminação do Rio Pomba". Atividade do Curso de Especialização em Saúde Pública da ENSP

  • 01/2006

    Ensino, Especialização Em Saúde do Trabalhador e Ecologia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Coordenadora Assistente da unidade de Aprendizagem IV

  • 09/1995 - 09/1995

    Treinamentos ministrados , Escola Nacional de Saúde Pública, Centro de Estudos de Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana.,Treinamentos ministrados, treinamento para implantação do Sistema de Vigilância de Efeitos adeversos à Saúde em populações expostas à agrotóxicos, em cooperação com o programa Estadual de saúde do trabalhador

1985 - 1987

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor - Prestador de serviços, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/1985 - 12/1987

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Participação, como professora orientadora das alunnas: Lenise da Fonseca Lima, Nazaré Santos Miranda e Rosilene Carregoza Dantas, da IX Jornada de Iniciação Científica da UFRJ, com o trabalho: A Participação das Mulheres na Organização das Comunidad, Cooresponsável pelo Campo de Estágio em Serviço Social e Movimentos Sociais, Metodologia Aplicada, Orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), Participação de reuniões do Departamento de Métodos e Técnicas da faculdade, Supervisão de estagio

1982 - 1992

Fundação Legião Brasileira de Assistência

Vínculo: Servidor público- Estatutário, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 12/1989 - 06/1992

    Serviços técnicos especializados , Fundação Legião Brasileira de Assistência, .,Serviço realizado, Projeto Creche: Organização e coordenação conjunta de Fóruns Intermunicipais, envolvendo trabalhadores e direção de creches dos municípios das Regões: Serrana e Litoral Sul Fluminense.

  • 12/1989 - 06/1992

    Serviços técnicos especializados , Fundação Legião Brasileira de Assistência, .,Serviço realizado, Acompamhamento técnico-institucional as Unidades executoras da Política Públçica de Assistência Social nos municípios das Regiões Serrana de Litoral Sul Fluminense.

  • 12/1989 - 06/1992

    Serviços técnicos especializados , Fundação Legião Brasileira de Assistência, .,Serviço realizado, Assessoria e acompanhamento técnico-institucional as creches, assentamentos rurais, azilos e APAE, dos municípios das Regi~oes Serrana e Litoral Sul Fluminense.

  • 12/1989 - 06/1992

    Serviços técnicos especializados , Fundação Legião Brasileira de Assistência, .,Serviço realizado, Organização e coordenação de Fóruns Intermunicipais para estudo de Estatuto da Criança e do Adolescente, refletindo sobre a municipalização das políticas públicas sociais com vista à estruturação e implantação dos Conselhos Municipais de Atendimento a Cri.

  • 07/1988 - 11/1989

    Serviços técnicos especializados , Fundação Legião Brasileira de Assistência, .,Serviço realizado, Acompanhamento técnico-institucional às Gerências regionais da LBA no Estado do Rio de Janeiro.

  • 07/1988 - 11/1989

    Serviços técnicos especializados , Fundação Legião Brasileira de Assistência, .,Serviço realizado, Planejamento e coordenação de encontros entre gerências, para troca de experiências e avaliação coletiva das ações, contextualizando-as na realidade político-social dos municípios onde se desenvolviam.

  • 07/1988 - 11/1989

    Serviços técnicos especializados , Fundação Legião Brasileira de Assistência, .,Serviço realizado, Avaliação e análise interdisciplinar dos dados contidos nos instrumentos de execução das ações da LBA, preenchdos pelos profissionais dos Centros Sociais, retornando-os, através de reuniões e encontros ampliados para discussão e reflexão, em nível de Esta.

  • 12/1986 - 06/1988

    Serviços técnicos especializados , Fundação Legião Brasileira de Assistência, .,Serviço realizado, Organização e coordenação de grupos de caráter sócio-educativo: grupos de gestantes, de nutrizes e de adolescentes- abordagem pedagógica, relação teoria-prática do Serviço Social.

  • 12/1986 - 06/1988

    Serviços técnicos especializados , Fundação Legião Brasileira de Assistência, .,Serviço realizado, Trabalho de organização político-social nas comunidades de Taquara e de Nova Campinas no Município de Duque de Caxias, junto aos Movimentos Sociais destas comunidades.

  • 12/1986 - 06/1988

    Serviços técnicos especializados , Fundação Legião Brasileira de Assistência, .,Serviço realizado, Discussão e formação de grupos de trabalho, envolvemdo trabalhadores das comunidades Taquara e Nova Campinas, para estabelecer prioridades para implantação de políticas sociais nas comunidades.

  • 10/1986 - 06/1988

    Serviços técnicos especializados , Fundação Legião Brasileira de Assistência, .,Serviço realizado, Elaboração conjunta e implantação de projetos sociais, atendendo as prioridades levantadas(Oficinas Comunitárias: Confecção de Roupas, Confecção de Cerâmica e Projeto de Esporte e Lazer Comunitário). Estes projetos atendiam a demandas das comunidades. O q.

  • 01/1982 - 10/1986

    Serviços técnicos especializados , Fundação Legião Brasileira de Assistência, .,Serviço realizado, Implantação e Acompanhamento do Projeto de Atendimento á Criança-LBA/SAS/UNICEF;.

  • 01/1982 - 10/1986

    Serviços técnicos especializados , Fundação Legião Brasileira de Assistência, .,Serviço realizado, Coordenação, Supervisão e Acompanhamento dos Agentes de Saúde da Comunidade na execução das Ações Básicas de Saúde, junto a crianças de zero a três anos e 11 meses, incluindo grupos de gestantes e nutrizes.

  • 01/1982 - 10/1986

    Serviços técnicos especializados , Fundação Legião Brasileira de Assistência, .,Serviço realizado, Formação de Agentes de saúde da Comunidade.

  • 01/1982 - 10/1986

    Serviços técnicos especializados , Fundação Legião Brasileira de Assistência, .,Serviço realizado, Implementação e acompanhamento de "uma política social integrada", um projeto interinstitucional em parceria com movimentos sociais dos municípios da Baixada Fluminense..

  • 01/1982 - 10/1986

    Serviços técnicos especializados , Fundação Legião Brasileira de Assistência, .,Serviço realizado, Apresentação da Experiência do Programa de Formação de Agentes de Saúde da Comunidade, desenvolvido pela Divisão Materno Infantil da LBA/RJ, no Seminário Nacional de Divulgação e Troca de Experiências sobre o Acompanhamrnto à Criança.