Vitor Rodrigo Dias

Possui ensino-medio-segundo-grau pelo Colégio Albert Einstein(2002). Atualmente é Assistente em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas.

Informações coletadas do Lattes em 06/08/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Letras - Inglês

2011 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais

Ensino Médio (2º grau)

2000 - 2002

Colegio Albert Einstein

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.

Produções bibliográficas

  • FERREIRA, L. C. ; MESQUITA, F. D. ; DIAS, V. R. . Futebol e violência em Minas Gerais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FERREIRA, L. C. ; DIAS, V. R. ; MORAIS, N. L. O. . A Abordagem da Metáfora à Luz da Dinâmica do Discurso e Análise do Discurso à Luz das Metáforas (no prelo). Belo Horizonte, 2012. (Tradução/Artigo).

Projetos de pesquisa

  • 2011 - Atual

    Futebol e Violência: um estudo sobre conceitualizações de violência no Brasil, Descrição: Descrição: Este projeto busca um maior entendimento a respeito da emergência e constituição da linguagem figurada utilizada na mídia ao se falar sobre violência no futebol no Brasil. Além disso, estamos interessados em identificar que representações sócio-cognitivas parecem estruturar a linguagem figurada utilizada ao conceitualizar a violência no futebol. Para cumprir este objetivo, usamos como aporte teórico a Teoria da Metáfora Conceitual (LAKOFF;JOHNSON,1980,1999; GRADY,1997;LAKOFF, 1987,1993), assim como aplicações da teoria dos sistemas dinâmicos, relevantes no campo das ciências humanas e sociais (psicolingüística, lingüística cognitiva e aplicada, psicologia cognitiva, desenvolvimental e social) (CAMERON,2003, 2009) na identificação e análise de metáforas que emergem na mídia sobre violência no futebol a partir das conceitualizações compartilhadas por indivíduos e comunidades, a respeito de sentimentos de insegurança gerados por atos de violência. Pretendemos analisar as metáforas emergentes no discurso da mídia com base na teoria dos sistemas dinâmicos complexos, o que nos possibilitará refletir a respeito dos modos como brasileiros encaram situações de violência no futebol e o tipo de linguagem figurada que utilizam tanto para conceitualizar violência como para demonstrar atitudes de empatia ou sua ausência para com atacantes reais ou em potencial... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Vítor Rodrigo Dias - Integrante / Luciane Corrêa Ferreira - Coordenador / Nina Luíza de Oliveira Morais - Integrante / Fillipe Doria de Mesquita - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

Histórico profissional

Experiência profissional

2016 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente em Administração, Carga horária: 40

2013 - 2013

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Secretário do Setor de Proficiência Linguística da DRI/UFMG

2011 - 2012

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de suporte à graduação, Carga horária: 20

Outras informações:
Estágio em suporte à graduação, realizando funções administrativas. Arquivamento de documentos. Confecção de certificados de participação em programas de bolsas. Gerenciamento de documentos relativos a programas de bolsas da graduação.

2009 - 2010

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário em Secretariado, Carga horária: 20

Outras informações:
Atividades de suporte à Secretaria da Faculdade de Medicina. Redação de atas de reuniões da Congregação da Faculdade. Organização de arquivos. Atendimento ao público em geral. Redação de ofícios, ofícios circulares e cartas.

2010 - 2010

Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Agente Censitário Municipal, Carga horária: 40

Outras informações:
Coordenação das atividades censitárias no município de São José da Lapa-MG. Agendamento de reuniões com o poder público, gerenciamento de supervisores e recenseadores, pré-coleta de dados sobre os endereços do município, treinamento para os recenseadores, envio de dados da coleta do censo via internet para servidores do IBGE, planejamento das atividades do Censo.

2009 - 2009

Saber Aprender Núcleo de Estudos

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor de ensino fundamental e médio, Carga horária: 20

Outras informações:
Aulas de suporte a estudantes de ensino fundamental e médio. Auxílio na resolução de exercícios escolares.

2009 - 2009

Acompanhar Núcleo de Acompanhamento à Criança e ao Adolescente

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor de ensino fundamental e médio, Carga horária: 20

Outras informações:
Aulas de suporte a estudantes de ensino fundamental e médio. Auxílio na resolução de exercícios escolares.

2014 - 2015

Minas Arena Gestão de Instalações Esportivas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

2015 - 2015

Companhia Mineradora de Minas Gerais

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente Administrativo, Carga horária: 40