Greice Maria de Souza Menezes
Graduação em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (1981), Mestrado em Saúde Comunitária (1995) e Doutorado em Saúde Coletiva (2006), ambos pelo ISC- Instituto de Saúde Coletiva da UFBA-Universidade Federal da Bahia. Pesquisadora do MUSA- Programa Integrado em Gênero e Saúde do ISC/UFBA, cadastrado como grupo de pesquisa na Plataforma Lattes. Sua produção científica está voltada principalmente para os seguintes temas: gênero e saúde, saúde reprodutiva, mortalidade materna, saúde de adultos. Integrante da Rede COVIDA -Ciência, Informação e Solidariedade.
Informações coletadas do Lattes em 25/02/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Saúde Pública
2002 - 2006
Instituto de Saúde Coletiva/Universidade Federal da Bahia
Título: Aborto, Juventude e Saúde
Estela Maria Motta Lima Leão de Aquino. Palavras-chave: aborto, juventude, gênero.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia. Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia / Especialidade: Gênero e Saúde. Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Populações Humanas.
Mestrado em Saúde Comunitária
1991 - 1995
Instituto de Saúde Coletiva
Título: Trabalho Noturno e Saúde: um estudo com profissionais de enfermagem de um hospital público de Salvador, Bahia
, Ano de Obtenção: 1996.Estela Maria Motta Lima Leão de Aquino.Palavras-chave: trabalho noturno; mulher trabalho e saúde; gênero trabalho e saúde.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia. Setores de atividade: Saúde e Serviços Sociais.
Especialização em Residência em Medicina Social
1982 - 1983
Universidade Federal da Bahia
Bolsista do(a): Secretaria de Saúde da Bahia Instituto Nacional de Previdência Social, SESAB/INAMPS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia/Especialidade: Saúde Coletiva Epidemiologia.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia/Especialidade: Saúde Coletiva Saúde Pública.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia/Especialidade: Saúde Coletiva Medicina Preventiva.
Participação em eventos
9 Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde da Abrasco. Diálogos sobre o Aborto Legal no Brasil. 2023. (Congresso).
Congresso UFBA. DIÁLOGOS SOBRE O ABORTO LEGAL NO BRASIL. 2023. (Congresso).
Mortalidade Materna: O impacto das desigualdades e as perspectivas de atuação :.Mortalidade Materna: O Impacto das desigualdades e as perspectivas de atuação :. 2019. (Outra).
Seminário "Mulheres em Situação de Violência Sexual: Perspectivas e questões éticas.Mulher em Situação de Violência na Sociedade Brasileira". 2019. (Seminário).
Seminário sobre Mortalidade Materna.Morte Materna e Violência contra a Mulher. 2019. (Seminário).
1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres.Eixo 3 - Vulnerabilidade e equidade na vida e na saúde das mulheres. 2017. (Outra).
Aborto: Aspectos legais,éticos e políticos.Abortamento como questão de saúde públi8ca. 2017. (Outra).
Encontro Internacional Género e Saúde.Género Violências e Saúde. 2017. (Encontro).
Encontro sobre Saúde Mental, Gênero e Violência.Desafio da atenção às mulheres com abirtamento. 2017. (Encontro).
Oficina de Formação de Conselheiros para a Primeira Conferência Estadual de Saúde das Mulheres,,,,,.Eixo III Vulnerabilidade nos ciclos de vida das mulheres na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres. 2017. (Oficina).
Saúde Mental, Gênero e Violência.Desafios da atenção às mulheres com abortamento. 2017. (Encontro).
Seminário Internacional sobre Género e Saúde.Género e Saúde: Diálogos entre Portugal e Brasil. 2017. (Seminário).
X Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Determinantes sociais da variação espacial da gravidez na adolescência no Brasil. 2017. (Congresso).
X Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Avanços e retrocessos sobre a prática e a regulamentação do aborto no Brasikl. 2017. (Congresso).
XXXVI Semana de Farmácia: Farmácia, Tecnologia e Sociedade: O profissional na Manutenção da Saúde.Direitos Sexuais e Reprodutivos: Anticoncepcionais, Fertilidade e Aborto. 2017. (Outra).
III Curso de Advocacy para Médicos(as): incidência Política pela Saúde e pelos Direitos Sexuais e Reprodutivos. 2016. (Encontro).
Seminário Aborto, Saúde Reprodutiva e (in)equidade no Brasil e no Mundo.Atenção ao aborto na rede pública de saúde no Brasil. 2016. (Seminário).
11 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Comunicações Orais Curtas: "Saúde Reprodutiva". 2015. (Congresso).
11 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Aborto: Uma Questão para Saúde Pública?. 2015. (Congresso).
11 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Comunicações Orais: Questões de Saúde Reprodutiva". 2015. (Congresso).
IV Encontro Enlaçando Sexualidades:Moralidades, Famílias e Fecundidade.Aborto e Direitos Reprodutivos no Brasil: Enlaces, Avanços e Desafios. 2015. (Seminário).
Fazendo Gênero: Desafios Atuais dos Feminismos.Simpósio Temático 015: Avanços e desafios da investigação sobre o ABorto no Brasil e na América Latina. 2013. (Seminário).
IX Congresso da Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis e V Congresso Brasileiro de AIDSIDS. Sessão de Temas Livres: Assistência. 2013. (Congresso).
IX Congresso da Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis e V Congresso Brasileiro de AIDSIDS. Sessão de Temas Livres: Prevenção ou Experiência de Serviços. 2013. (Congresso).
IX Congresso da Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis e V Congresso Brasileiro de AIDSIDS. Sessão de Temas Livres: Epidemiologia. 2013. (Congresso).
Reunião do Conselho Estadual de Saúde de Salvador.Atenção à Saúde das Mulheres: Resultados da Pesquisa GRAVSUS-NE. 2013. (Outra).
Sessão Plenária Extraordinária do Conselho Regional de Medicina da Bahia.Qualidade da Atenção ao Aborto: Resultados da Pesquisa GRAVSUS-NE. 2013. (Outra).
VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Limites da vida: dilemas na assistência em saúde. 2013. (Congresso).
10 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 2012. (Congresso).
Reunião Colegiado de Maternidades de Salvador Bahia.Apresentação dos resultados da pesquisa "Percepções e experiências de usuárias do Sistema Único de Saúde, de profissionais e de gestores da saúdesobre o aborto induzidoem Salvador, Bahia ". 2012. (Encontro).
II Forum Municipal para Redução da Mortalidade materna em Salvador.Experiências Exitosas de Redução da Mortalidade Materna. 2010. (Outra).
II Seminário de Bioética e Biodireito da Bahia VI Encontro Luso-Brasileiro de Bioética.Abortamento, Autonomia e Vulnerabilidade. 2010. (Seminário).
XIII COngresso Bahiano de Obstetríca e Ginecologia. Saúde Sexual e Reprodutiva da adolescente. 2010. (Congresso).
Gênero e Saúde Reprodutiva. 2009. (Seminário).
I Seminário Internacional Gênero, Classe e Identidade Social no Brasil e na França.Saúde e Direitos Reprodutivos no Brasil. 2009. (Seminário).
IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 2009. (Congresso).
Palestra : A difícil mensuração da magnitude do aborto: questões éticas e metodológicas.A difícil mensuração da magnitude do aborto: questões éticas e metodológicas. 2009. (Outra).
Reunião Técnico-Científica sobre Aborto Medicamentoso no Brasil.Misoprostol e impactos na saúde das mulheres: pesquisas recentes. 2009. (Outra).
Audiência Pública sobre Saúde da Mulher.Mortalidade Materna na Bahia. 2008. (Outra).
Desafios teóricos e metodológicos para a incorporação da prespectiva de gênero na pesquisa Epidemiológica - XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia e VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia. 2008. (Oficina).
IX Seminário de Pesquisa da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia.Como analisar dados quantitativos e qualitativos em pesquisa em saúde?. 2008. (Seminário).
Saúde da Mulher: Dialogando com a diversidade de gênero e raça.Mortalidade materna e seus determinantes. 2008. (Seminário).
Seminário Estado Laico e Direitos das Mulheres. 2008. (Seminário).
Tópicos em Bioética.As condições do aborto no Brasil. 2008. (Outra).
Dia Mundial da população 2007: Homens como parceiros na saúde materna.A mortalidade materna em Salvador. 2007. (Oficina).
Integração do Ensino.Reflexões sobre aborto I. 2007. (Outra).
IV Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, X Congresso Latino Americano de Medicina Social, XIV Congresso da Associação Internacional dePolíticas de Saúde. 2007. (Congresso).
Simpósio: Morte Materna em Questão. Escola de Enfermagem da UFBA.Mortalidade Materna em Salvador. 2007. (Simpósio).
12 Programa de Treinamento em Metodologia de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Saúde Reprodutiva.Gênero, reprodução e atenção à saúde: notas sobre operacionalização de pesquisas. 2006. (Outra).
21 Aniversário do Ambulatório do hospital São Rafael. 16 Aniversário do Hospital São Rafael.Uso da pílula do dia seguinte. 2006. (Outra).
2 Encontro de Articulação de Combate a Mortalidade Materna.Mortalidade Materna em Salvador. 2006. (Encontro).
8 Congresso brasileiro de Saúde Coletiva e 11 Congresso Mundial de Saúde. Particpante do processo de avaliação dos resumos de trabahos submetidos ao Congresso. 2006. (Congresso).
8 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11 Congresso Mundial de Saúde Pública. Atitudes Frente à Primeira Gravidez: As Ambigüidades do Prcesso de Decisão. 2006. (Congresso).
Aborto em Debate.Aborto: implicações políticas, éticas e religiosas. 2006. (Encontro).
Capacitação: Políticas Públicas em Contextos de Violência Relacionadas ao Consumo de Álcool e outras Drogas.Gênero, direitos sexuais e reprodutivos. 2006. (Outra).
Capacitação: Políticas públicas em contextos de violência relacionados ao consumo de álcool e outras drogas.Gênero, direitos sexuais e reprodutivos. 2006. (Outra).
I Seminário Internacional: Trilhas do Empoderamento de Mulheres na América Latina.As Lutas pelos Direitos Sexuais e Reprodutivos na América Latina. 2006. (Seminário).
IX Semana de Mobilização Científica - SEMOC.Violência à mulher: uma questão de gênero?. 2006. (Outra).
IX Semana de Mobilização Científica - SEMOC da Universidade Católica do Salvador.Violência contra a mulher: a questão do aborto. 2006. (Outra).
Seminário " Avaliação em Saúde, Gênero e Eqüidade".Coordenadora da Mesa Redonda: Reforma Sanitária, Gênero e Eqüidade. 2006. (Seminário).
Seminário de Sensibilização de gestores para Atenção Integral a Mulheres, Crianças e Adolescentes sem Situação de Violência Doméstica e Sexual e a Notificação de seus Casos.A Questão do Aborto na Cidade de Salvador. 2006. (Seminário).
Seminário Internacional fazendo Gênero 7.Simpósio temático " Aborto:conquitas e desafios". 2006. (Seminário).
Seminário Temático do Projeto Acerto de Contas - Capacitação para mulheres lderanças comunitárias de Salvador.Mortalidade Materna em Salvador. 2006. (Seminário).
Sessão técnica da Fundacentro/BA.Aborto e Juventude: quais os impactos dessa realidade na vida dos/as tranbalhadores e trabalhadoras da Bahia. 2006. (Outra).
XIII Congresso Latino Americano de Sexologia e Educação Sexual. Mesa Redonda: Posição do Minitério da Saúde na Defesa e Promoção da Saúde da Mulher. 2006. (Congresso).
Conferência de Mortalidade Materna: Da Política para a Ação: reforçando a implementação do Pacto Nacional para a Redução da Mortalidade Materna no Nordeste do Brasil.Coordenadora da Mesa Redonda: Mortalidade Materna e Pobreza no Brasil. 2004. (Seminário).
Jornada: Obstetrícia: uma questão na saúde pública.Mortalidade Materna: quando, como, onde e porque morrem nossas mulheres. 2004. (Outra).
Ciclo de Palestras sobre Saúde da Mulher.Humanização do Parto. 2003. (Outra).
III Acampamento de Trabalhadores Rurais da Bahia.Oficina sobre Métodos Contraceptivos. 2003. (Outra).
Oficina de Implantação/Implementação do Preservativo Feminino. 2003. (Oficina).
VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Coordenadora da Comunicação Coordenada Atendimento Humanizado as Mulheres. 2003. (Congresso).
III COBEON - Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal. Mortalidade Materna. 2002. (Congresso).
II Treinamento Básico Vigilância Epidemiológica do Óbito Maternorno.Investigando os Óbitos Maternos: O que dizem as pesquisas?. 2002. (Outra).
I Seminário de Atualização sobre Violência contra a Mulher para Policiais.O Atendimento à Mulher Vítima de Violência. 2002. (Seminário).
Reunião para Pactuação de Estratégias para Redução da Mortalidade Materna nos estdos Sul e Sudeste.Participante. 2002. (Outra).
Debate sobre Mortalidade Materna.Mortalidade Materna: Análise da Situação no Estado da Bahia. 2001. (Outra).
Forum Social: Saúde da Mulher, Direitos e Controle Social, no 14 Congresso Bahiano de Ginecologia e Obstetrícia.Mortalidade Materna: Quais os Desafios a Curto Prazo?. 2001. (Outra).
Seminário Saúde ou Morte Materna? O desperdício de vidas e a discussão sobre leis, políiticas públicas e controle social.A questão da mortalidade materna no Brasil. 2001. (Seminário).
52ª Reunião Anual da SBPC. 2000. (Outra).
8ª Semana de Enfermagem do Hospital Espanhol.Palestrante do tema - O trabalho Noturno de Enfermagem. 2000. (Outra).
Encontro e Treinadores do CRESAR.Saúde das Mulheres na Reforma Sanitária. 2000. (Encontro).
II Encontro sobre Mulher e Política na Bahia.Situação de Saúde das Mulheres na Bahia. 2000. (Encontro).
Oficina de Trabalho: Operacionalização dos Comitês Hospitalares de Mortalidade Neonatal.Análise Situacional do Atendimento Perinatal na cidade de Salvador. 2000. (Oficina).
Sessão Técnica Vigilância a Saúde do Trabalhador de Serviços: a identificação do desgaste.A Saúde do Trabalhador da Saúde". 2000. (Outra).
VI Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Comissão de Avaliação de Poster Area Temática : Gênero, Etnia e Saúde. 2000. (Congresso).
I Encontro Latino Americano Saúde, Equidade, Gênero.Relatora da Mesa Redonda - Equidade e Gênero nos processos de Reforma Setorial da Saúde. 1999. (Encontro).
II International Congress Women Work Health. Membro do Comite Cientifico. 1999. (Congresso).
Seminário Sobre Transmissão Vertical da Sífilis e HIV." Violência e DST/AIDS". 1999. (Seminário).
1ª Conferência Municipal de Saúde da Mulher.Palestrante com os temas : "Percepção de Saúde da Mulher no Brasil, Bahia e Município" e "Saúde da Mulher Trabalhadora". 1998. (Outra).
Seminário Saude e Direitos Reprodutivos no Brasil:Iimpacto da Conferência do Cairo nas Políticas Públicas. 1998. (Seminário).
II Ciclo de Debates sobre a Saúde da Mulher.Palestrante com o tema Mortalidade Materna. 1997. (Outra).
Sessão Técnica do CESAT.Exposição do tema - Trabalho Noturno e Saúde - um Estudo com Profissionais de Enfermagem de um Hospital Público de Salvador. 1997. (Outra).
Oficina de Trabalho: estratégias de Intervenção na Morte Materna.Mortalidade Materna: um desafio para a qualidade dos serviços. 1996. (Oficina).
Oficina de trabalho para consolidação do plano operativo ano II projeto UNI.Coordenadora. 1996. (Oficina).
Oficina de Trabalho Projeto UNI.Coordenadora da Oficina de Trabalho para Consolidação do Plano Operativo Ano 2 do Projeto UNI. 1996. (Oficina).
Treinamento em Saúde Reprodutiva e Prevenção da AIDS/DST.Cooredandora do Painel Articulando AIDS e SAúde Reprodutiva: Experiências locais. 1996. (Outra).
III Congresso Brasileiro, II Congresso Ibero-Americano, I Congresso Latino-Amercano de Epidemiologia. Coorenadora da Comunicação Coordenada Aborto Induzido e Saúde Reprodutiva: desafios Metodológicos e Evidências. 1995. (Congresso).
III Congresso Brasileiro, II Congresso Ibero-Americano, I Congresso Latino-Americano de Epidemilogia. Coordenador de Comunicação Coordenada. 1995. (Congresso).
Sessão Especial na Câmara Muncipal de Salvador.Avanços e Contradições na Promoção da Assistência à Saúde da Mulher. 1995. (Outra).
Seminário " O Enfermeiro frente às disriminações sociais".Exercício da enfermagem frente a situações de discriminação. 1994. (Seminário).
XXIV Encontro Científico dos Estudantes de Medicina.,Saúde da Mulher. 1994. (Outra).
Seminário Epidemiologia e Desigualdade Social: a crise da saúde.Relatora da Mesa Redonda Crise Social e Saúde. 1990. (Seminário).
Encontro Italo-Brasileiro de Saúde.Relatora do Wourk-shop: Alternativas de Financiamento para o Sistema Único de Saúde. 1989. (Encontro).
II Conferencia Estadual de Saúde - CONFERES - Ba.Membro da Comissão Relatora. 1988. (Outra).
I Encontro de Química Regional Rio - SBQ/UFRJ.Mercúrio na população consumidora de moluscos provenientes da enseada de Tanheiros. 1982. (Encontro).
I Congresso Médico Social da Bahia. 1981. (Congresso).
Participação em bancas
AQUINO, Estela M L;MENEZES, Greice; ADESSE, L.; ARAÚJO, Thalia Bareto de. Retardos na Atenção Hospitalar e Complicações do Aborto: Um Estudo de Usuárias do Sistema Público de Saúde no Nordeste Brasileiro. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde Comunitária) - Instituto de Saúde Coletiva/UFBA.
Iriart, J.A.B.; BRIGAGAO, J. I. M.;MENEZES, Greice. Gestação em tempos de Zika Vírus: experiências de mulheres que engravidaram após o surgimento do Zika Vírus no Brasil. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde Comunitária) - Instituto de Saúde Coletiva/UFBA.
AQUINO, E. M. L.; FERNANDES, L. G.; Araújo, Thália Barreto Velho;MENEZES, Greice. Retardos na atenção hospitalar e complicações do aborto: investigação em três cidades do Nordeste brasileiro. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde Comunitária) - Instituto de Saúde Coletiva/Universidade Federal da Bahia.
Santana, Vilma Sousa; RATTER, D.;MENEZES, Greice. Ocupação e mortalidade materna no Brasil. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestradio Profissional em Saúde Coletiva) - Instituto de Saúde Coletiva/UFBA.
ARAÚJO, THÁLIA V. BARRETO DE;AQUINO, Estela Maria Leão deMENEZES, Greice. Avaliação da qualidade da atenção ao aborto: subsídios para aprimoramento do questionário Qualiaborto-Pt. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Saúde Coletiva) - Instituto de Saúde Coletiva/Universidade Federal da Bahia.
VILASBOAS, A. L. Q.; MADEIRO, A. P.;MENEZES, Greice Maria de Souza; GOMES, N. P.. Apreciação Normativa da Atenção às Mulheres Vítimas de Violência Sexual em um serviço de referência em Salvador. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde Comunitária) - Instituto de Saúde Coletiva/UFBA.
Iriart, J.A.B.;MENEZES, Greice; Castellanos, M.E.P.; BRIGAGAO, J. I. M.. Gestação em tempos de Zika Vírus: experiências de mulheres que engravidaram após a epidemia. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde Comunitária) - Instituto de Saúde Coletiva/Universidade Federal da Bahia.
VILASBOAS, A. L. Q.;MENEZES, GREICE M. S.; CHAVES, S. C. L.; GOMES, N. P.. Apreciação Normativa da atenção às mulheres vítimas de violência sexual na rede pública de saúde da cidade de Salvador. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde Comunitária) - Instituto de Saúde Coletiva/Universidade Federal da Bahia.
SANTOS, M. L. R.; DINIZ, N. M. F.;MENEZES, Greice. Rede de atenção à violência contra a mulher em foco: o lugar dos fluxos de informação e comunicação na construção de trajetórias. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde Comunitária) - Instituto de Saúde Coletiva/Universidade Federal da Bahia.
Castro, M.G; Bortoli, M. A,; Delgado, J.A.;MENEZES, GREICE MARIA DE SOUZA. Integralidade da Atenção à Saúde: a percepção de mulheres em um serviço de aborto legal. 2014. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais e Cidadania) - Universidade Católica do Salvador.
MENEZES, Greice; ADRIAO, K. G.; CORDEIRO, R. L. M.. Mulheres jovens e aborto ilegal. 2013. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.
Vanin, I. M.;MENEZES, Greice Maria de Souza; COSTA, A. A. A.. Brasil Mulher: um estudo de caso do neofeminismo na Bahia. 2012. Dissertação (Mestrado em PPGNEIM) - Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher/UFBA.
MENEZES, Greice Maria de Souza; Leal, Andréa Fachel; FACHEL, J. M. G.. Aborto e Violência Sexual: o Contexto de Vulnerabilidade entre Mulheres Jovens. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Epidemiologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
MENEZES, Greice Maria de Souza; Fernandes, RCP; Pena, PGL. Distúrbios Músculo-Esqueléticos em Trabalhadores de Enfermagem. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde, Ambiente e Trabalho) - Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia.
FERREIRA, S. L.;MENEZES, Greice Maria de Souza; NASCIMENTO, E. R.. Experiências de Abortamento em Mulheres com Anemia Falciforme. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Escola de Enfermagem\UFBA.
MENEZES, Greice Maria de Souza; DOURADO, M. I. C.; Bastos, Francisco Inácio Pinkusfeld Monteiro; Amorim, Leila Denise Alves Ferreira. Estudo Epidemiológico das Práticas Sexuais Desprotegidas em uma População de Homens e Travestis. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde Comunitária) - Instituto de Saúde Coletiva/UFBA.
MENEZES, Greice Maria de Souza; DOURADO, M. I. C.; Medina, Maria Guadalupe. Perfil das Gestantes Atendidas em um Serviço Municipal de Referência em DST/Aids. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestradio Profissional em Saúde Coletiva) - Instituto de Saúde Coletiva/UFBA.
Guimarães, M; Mirian Paiva;MENEZES, Greice Maria de Souza. Saúde Reprodutiva e Transtornos Mentais COmuns em Mulheres de Feira de Santana. 2007. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
SILVA, Luciana; RANGEL, Lígia;MENEZES, Greice Maria de Souza. Educação em Saúde: crianças escolares como sujeitos ativos na promoção do aleitamento materno. 2002. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde Comunitária) - Instituto de Saúde Coletiva.
NUNES, Mônica;MENEZES, Greice Maria de SouzaAQUINO, Estela Maria Motta Leão de. Planejamento Familiar: um estudo das práticas educativas das equipes de Saúde da Família em Iléus, Bahia. 2002. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde Comunitária) - Instituto de Saúde Coletiva.
MENEZES, Greice Maria de Souza; TEIXEIRA, Carmen Fontes. Atenção Básica à Saúde da Mulher: Subsídios para Elaboração do Manual do GEstor Municipal. 2002. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde Comunitária) - Instituto de Saúde Coletiva.
MCCALLUM, Cecília Anne;MENEZES, Greice Maria de SouzaAQUINO, Estela Maria Motta Leão de; ADESSE, L.; MADEIRO, A. P.. Uma etnografia de um serviço extra hospitalar a mulheres em situação de abortamento ?humanizado? em uma maternidade pública do nordeste brasileiro. 2022. Tese (Doutorado em Doutorado em Saúde Pública) - Instituto de Saúde Coletiva/Universidade Federal da Bahia.
CALLUM, C. A. M.; LUNA, N. L. A.; SILVA, R. M. N. C.; SANABRIA, E.; AQUINO, E. M. L.;MENEZES, G M S. Tecnologias biomédicas e aborto em uma maternidade pública de Salvador: estudo etnográfico.. 2022. Tese (Doutorado em Doutorado em Saúde Coletiva) - Instituto de Saúde Coletiva/UFBA.
GOES, E. F.; AQUINO, E. M. L.; BARBOSA, M. I. S.; RIBEIRO, D. A.; SOUZAS, R.;MENEZES, Greice. Racismo, Aborto e Atenção à Saúde: Uma Perspectiva Interseccional. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Saúde Coletiva) - Instituto de Saúde Coletiva/UFBA.
CALLUM, C. A. M.;MENEZES, Greice Maria de Souza; AQUINO, Estela M L; PORTO, R. M.; BASTOS, A. C. S. B.; SILVA, M. M. A.. Experiências de abortos provocados de mulheres e homens de estratos sociais médios no nordeste brasileiro. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Saúde Coletiva) - Instituto de Saúde Coletiva/UFBA.
AQUINO, Estela Maria Leão de; Santos, D.N; ARAÚJO, T. M.; Rotenberg L,;MENEZES, Greice Maria de Souza. Gênero e Conflito entre Trabalho e Família: relação com a saúde fiísica e mental de adultos no Brasil. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Saúde Coletiva) - Instituto de Saúde Coletiva/UFBA.
Alves, Maria Teresa Seabra Soares de Britto;MENEZES, Greice Maria de Souza; FONSECA, L. M. B.; MOCHEL, E. G.; COIMBRA, L.. Avaliação da atenção prestada a mulheres em situação de abortamemto: a organização dos serviços vinculados ao Sistema Único de Saúde de São Luis, MA. 2013. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Maranhão.
MENEZES, Greice Maria de Souza; MOTA, E. L. A.; Barreto, Margarida Maria; Soares, Ângelo dos Santos; Vasquez, Petilda Serva. Estudo Epidemiológico sobre Assédio Moral no Trabalho e Transtornos Mentais. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em Saúde Coletiva) - Instituto de Saúde Coletiva/UFBA.
MENEZES, Greice Maria de SouzaAQUINO, Estela Maria Motta Leão deHEILBORN, Maria Luiza; DOURADO, M. I. C.; Rios Neto, E. L. G. Gravidez na Adolescência e Escolaridade: Um Estudo em Três Capitais Brasileiras. 2008. Tese (Doutorado em doutorado em saúde pública) - Universidade Federal da Bahia.
MENEZES, Greice Maria de Souza; Santana, Vilma Sousa; NUNES, M. O.;ARAÚJO, Tania Maria. Emprego em Serviços Domésticos e Efeitos sobre a saúde. 2008. Tese (Doutorado em Doutorado em Saúde Coletiva) - Instituto de Saúde Coletiva/UFBA.
CALLUM, C. A. M.;MENEZES, Greice; MOTA, C. S.; DINIZ, C.S.G.; GOES, E. F.. Itinerários terapêuticos de mulheres que quase morerram no parto: uma abordagem interseccional. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Saúde Pública) - Instituto de Saúde Coletiva/Universidade Federal da Bahia.
CALLUM, C. A. M.; MADEIRO, A. P.;MENEZES, Greice; AQUINO, E. M. L.. Uma etonografia de um serviço extrahospitalar a mulheres em situação de abortamento "humanizado" em uma maternidade pública do nordeste brasileiro. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Saúde Pública) - Instituto de Saúde Coletiva/Universidade Federal da Bahia.
COELHO, E. A. C.;MENEZES, Greice; PAIVA, M. S.; COUTO, T. M.. Itinerários abortivos e repercussões na saúde da mulher. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Pós Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal da Bahia.
DOURADO, M. I. C.; SILVA, L. A. V.;MENEZES, Greice. Fatores de risco associados às mudanças corporais, em travestis e mulheres transsexuais, em uma cidade do nordeste brasileiro. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Saúde Coletiva) - Instituto de Saúde Coletiva/UFBA.
AQUINO, Estela M L;MENEZES, Greice; BARBOSA, M. I. S.; SOUZAS, R.. Racismo, aborto e atenção à saúde: uma perspectiva interseccional. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Saúde Pública) - Instituto de Saúde Coletiva/Universidade Federal da Bahia.
MCCALLUM, Cecilia; SILVA, M. M. A.;MENEZES, Greice Maria de Souza. Anticoncepção anterior e posterior à perda gestacional em duas maternidades de Salvador, Bahia: conectividades e sentidos nos discursos e práticas de usuárias, profissionais e instituições. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Saúde Coletiva) - Instituto de Saúde Coletiva/UFBA.
AQUINO, Estela Maria Leão de; DOURADO, M. I. C.; Rios Neto, E. L. G;MENEZES, Greice Maria de Souza. Gravidez na Adolescência: um estudo em três capitais brasileiras. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Saúde Coletiva) - Instituto de Saúde Coletiva/UFBA.
Santana, Vilma Sousa; RATTER, D.;MENEZES, Greice. Ocupação e Mortalidade Materna no Brasil. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Saúde Coletiva) - Instituto de Saúde Coletiva/Universidade Federal da Bahia.
COSTA, MARIA DA CONCEIÇÃO NASCIMENTO; ALMEIDA, MARIA DA CONCEICAO C;MENEZES, Greice. Fatores associados à variação espacial da gravidez na adolescência. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Saúde Comunitária) - Instituto de Saúde Coletiva/Universidade Federal da Bahia.
MOTA, C. S.; TRAD, L. A. B.;MENEZES, GREICE M. S.; BARBOSA, M. I. S.. O direito reprodutivo das mulheres negras com doença falciforme em Salvador: do recuo do "Programa de Prevenção à Falcemia" aos desafios atuais. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Saúde Comunitária) - Instituto de Saúde Coletiva/Universidade Federal da Bahia.
COSTA, MARIA DA CONCEIÇÃO NASCIMENTO; PAIVA, M. S.;MENEZES, GREICE M. S.. Mortalidade Materna no Estado de Tocantins , 2010-2014. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Saúde Coletiva) - Instituto de Saúde Coletiva/Universidade Federal da Bahia.
DINIZ, N. M. F.;MARINHO, L. F. B.; AQUINO, E. M. L.;MENEZES, GREICE M. S.. Violência contra as mulheres em Palmas Tocantins: O que revelam os dados do SINAN?. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Saúde Coletiva) - Instituto de Saúde Coletiva/Universidade Federal da Bahia.
ESPERIDIAO, M. A.; FERNANDES, L. G.;MENEZES, Greice Maria de Souza. Análise de Implantação da Rede Cegonha: desafios e perspectivas para redução da sífilis congênita na atenção bálise. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Saúde Coletiva) - Instituto de Saúde Coletiva/Universidade Federal da Bahia.
CALLUM, C. A. M.;MENEZES, GREICE MARIA DE SOUZAAQUINO, Estela Maria Leão de; Chazan, Lilian; HEILBORN, M. L. A.. Práticas e significados sobre ultrassonografia obstétrica e aborto em Salvador, Brasil. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Saúde Comunitária) - Instituto de Saúde Coletiva/UFBA.
MENEZES, Greice Maria de Souza; Castro, M.G; Bortoli, M. A,; Delgado, J.A.. A percepção de mulheres que foram submetidas ao aborto legal e o ideal da integralidade. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Políticas Sociais e Cidadania) - Universidade Católica do Salvador.
Iriart, J.A.B.;MENEZES, Greice Maria de Souza; CALLUM, C. A. M.; Castellanos, M.E.P.. Entre chás e comprimidos: discutindo os significados sobre métodos de autoindução do aborto. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Saúde Comunitária) - Instituto de Saúde Coletiva/UFBA.
MCCALLUM, Cecilia;MENEZES, Greice Maria de SouzaAQUINO, Estela Maria Motta Leão de; DINIZ, C.S.G.. Profissionais de saúde e práticas de cuidado a mulheres com aborto induzido: discutindo a humanização da atenção. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Saúde Comunitária) - Instituto de Saúde Coletiva.
MENEZES, Greice Maria de SouzaMARINHO, L. F. B.. Conhecimento de profissionais de saúde sobre aborto em uma maternidade pública baiana: um estudo transversal. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde Hospitalar) - Hospital Roberto Santos. Secretaria de Saúde do Estado da Bahia.
MARINHO, L. F. B.; SOUSA, L. M. S.;MENEZES, Greice. Rastreamento de câncer de Mama: perfil e variáveis associadas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia.
FERNANDES, L. G.;MENEZES, Greice Maria de Souza. Declaração do aborto provocado entre mulheres hospitalizadas em maternidades públicas de Salvador, Ba, 2010. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Saúde Coletiva) - Instituto de Saúde Coletiva/UFBA.
BEZERRA, R.; COSTA, E. A. M.;MENEZES, Greice Maria de Souza. Perfil de Saúde e Condições Socio-Econôomicas de Mulheres Internadas em um Hospital Privado de Salvador, Bahia. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia.
SILVA, A. M. L.;MENEZES, Greice Maria de SouzaAQUINO, Estela Maria Motta Leão de. Silva.Mortalidade Materna em Salvador. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal da Bahia.
AQUINO, Estela Maria Motta Leão de; BARBOSA, Regina; LUDEMIR, Ana Bernarda; ARAÚJO, Thalia Bareto de;MENEZES, Greice Maria de Souza; BELAUNDE, Luiza. Seleção de candidatos para o X Curso Regionalizado de Introdução à Metodologia de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Saúde Reprodutiva. 2003. Instituto de Saúde Coletiva.
MENEZES, Greice Maria de Souza. Seleção para a disciplina -Epidemiologia -ISC/UFBA. 1998. Universidade Federal da Bahia.
MENEZES, Greice Maria de Souza. Seleção para disciplina Politicas de Saúde do Instituto de Saúde Coletiva-UFBA. 1996. Universidade Federal da Bahia.
Orientou
Violência contra mulheres em Palmas, Tocantins; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestradio Profissional em Saúde Coletiva) - Instituto de Saúde Coletiva/UFBA,; Orientador: Greice Maria de Souza Menezes;
Mortalidade Materna no Estado de Tocantins; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Saúde Coletiva) - Instituto de Saúde Coletiva/Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Greice Maria de Souza Menezes;
Percepções de profissionais de saúde sobre o cuidado ao abortamento em Salvador, Ba; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde Comunitária) - Instituto de Saúde Coletiva/UFBA,; Coorientador: Greice Maria de Souza Menezes;
Práticas e significados sobre ultrassonografia obstétrica e aborto em Salvador, Brasil; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde Comunitária) - Instituto de Saúde Coletiva/UFBA, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Greice Maria de Souza Menezes;
?Largada Sozinha, mas tudo bem?: Paradoxos da experiência de mulheres na hospitalização por aborto, em Salvador, Bahia; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde Comunitária) - Instituto de Saúde Coletiva/UFBA,; Coorientador: Greice Maria de Souza Menezes;
Planejamento Familiar: um estudo das práticas educativas das equipes de Saúde da Família em Ilhéus-Bahia; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde Comunitária) - Instituto de Saúde Coletiva,; Coorientador: Greice Maria de Souza Menezes;
Experiências de abortos provocados de mulheres e homens de estratos sociais médios no nordeste brasileiro; 2014; Tese (Doutorado em Doutorado em Saúde Coletiva) - Instituto de Saúde Coletiva/UFBA, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Greice Maria de Souza Menezes;
Perfil das mulheres com aborto provocado: revisão sistemática da literatura científica brasileira; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional Saúde MaternoInfantii) - Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof; Milton Santos/UFBA; Orientador: Greice Maria de Souza Menezes;
Morbimortalidade associada ao aborto: uma revisão sistemática da literatura científica no Brasil; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional Saúde MaternoInfantii) - Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof; Milton Santos/UFBA; Orientador: Greice Maria de Souza Menezes;
Aborto e Contracepção: uma revisão sistemática da literatura científica brasileira; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional Saúde MaternoInfantii) - Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof; Milton Santos/UFBA; Orientador: Greice Maria de Souza Menezes;
O Processo de Decisão pelo Aborto: uma revisão sistemática da literatura científica brasileira; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional Saúde MaternoInfantii) - Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof; Milton Santos/UFBA; Orientador: Greice Maria de Souza Menezes;
Aborto Induzido e Religião: Revisão sistemática da literatura científica brasileira; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional Saúde MaternoInfantii) - Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof; Milton Santos/UFBA; Orientador: Greice Maria de Souza Menezes;
Aborto, Misoprostol e Saúde Pública: uma revisão sistemática da literatura; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional Saúde MaternoInfantii) - Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof; Milton Santos/UFBA; Orientador: Greice Maria de Souza Menezes;
Aborto e Acessibilidade aos Serviços deSAúde Pública no Brasil: uma revisão sistemática da literatura; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional Saúde MaternoInfantii) - Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof; Milton Santos/UFBA; Orientador: Greice Maria de Souza Menezes;
Fatores associados à mortalidade neonatal precoce: análise de situação no nível local; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise de Dados Secundários em Epidemiologia) - Instituto de Saúde Coletiva/UFBA; Orientador: Greice Maria de Souza Menezes;
Mortalidade de Mulheres em Idade Reprodutiva em Lauro de Freitas no Período de 1996 a 2005; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise de Dados Secundários em Epidemiologia) - Instituto de Saúde Coletiva/UFBA; Secretaria de Vigilância em Saúde/MS; Ins; Orientador: Greice Maria de Souza Menezes;
A Prevenção do Tétano Neonatal; 2003; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Saúde da Família) - Instituto de Saúde Coletiva; Orientador: Greice Maria de Souza Menezes;
Estudo da Mortalidade Materna na Bahia, 2000; 2002; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Saúde da Família) - Instituto de Saúde Coletiva; Orientador: Greice Maria de Souza Menezes;
Taxa de Cesárea na Bahia, no período de 1995 a 1999; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Saúde da Família) - Instituto de Saúde Coletiva; Orientador: Greice Maria de Souza Menezes;
Mortes por acidentes e violencias de mulheres de 10 a 49 anos residentes no municipio de Salvador no ano de 1998; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Informação Em Saúde) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Greice Maria de Souza Menezes;
Saúde Materno- Infantil no Município de Boquira no ano de 2013; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Saúde Coletiva) - Instituto de Saúde Coletiva/UFBA; Orientador: Greice Maria de Souza Menezes;
Prevenção ao câncer de mama na Atenção Primária à Saúde: revisão da literatura; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Saúde Coletiva) - Instituto de Saúde Coletiva/UFBA; Orientador: Greice Maria de Souza Menezes;
Declaração do Aborto provocado entre mulheres hospitalizadas em maternidades públicas de Salvador, Bahia, 2010; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Saúde Coletiva) - Instituto de Saúde Coletiva/UFBA; Orientador: Greice Maria de Souza Menezes;
Aborto e contexto da gravidez entre usuárias do SUS no nordeste brasileiro; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Instituto de Saúde Coletiva/Universidade Federal da Bahia; Orientador: Greice Maria de Souza Menezes;
RAÇA, RACISMO E ABORTO:CONTEXTO DA GRAVIDEZ E CIRCUNSTÂNCIAS DO ABORTO ENTRE USUÁRIAS DO SUS EM TRES CAPITAIS DO NORDESTE BRASILEIRO; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Interdisciplinar em Saúde) - Instituto de Saúde Coletiva/Universidade Federal da Bahia; Orientador: Greice Maria de Souza Menezes;
Oportunidade da atenção ao abortamento na rede pública de saúde, em três cidades do nordeste brasileiro; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Greice Maria de Souza Menezes;
Produções bibliográficas
-
HAMUI, ROMINA M. ; Aquino, Estela M. L. ; MENEZES, GREICE M. S. ; VELHO BARRETO DE ARAÚJO, THÁLIA ; SEABRA SOARES DE BRITTO E ALVES, MARIA TERESA ; VALONGUEIRO ALVES, SANDRA ; ALMEIDA, MARIA DA CONCEIÇÃO C. . Delays in obtaining hospital care and abortion-related complications within a context of illegality. PLoS One , v. 18, p. e0286982, 2023.
-
PATRÃO, ANA LUÍSA ; DOS REIS, ANA PAULA ; M. TAVARES, INÊS ; M. L. AQUINO, ESTELA ; MENEZES, Greice ; NOBRE, PEDRO . Questionário I-SHARE Brasil: adaptação do português de Portugal para o português do Brasil. O MUNDO DA SAÚDE (CUSC. IMPRESSO) , v. 47, p. 1, 2023.
-
RAMOS PITTA LIMA, MARIANA ; MCCALLUM, CECILIA ANNE ; DE SOUZA MENEZES, GREICE MARIA . Violences gynécologiques et obstétricales, technologiesbiomédicales et avortement dans une maternité publique du nord-est du Brésil. Sante Publique , v. Vol. 33, p. 675-683, 2022.
-
REIS, A. P. ; GOES, E. F. ; PILECCO, F. B. ; Almeida M C C ; DIELE-VIEGAS, L. M. ; MENEZES, GREICE MARIA DE SOUZA ; AQUINO, E. M. L. . Desigualdades de gênero e raça na pandemia da COVID-19: implicações para o controle no Brasil. Saúde em Debate , v. 44, p. 324, 2021.
-
NASCIMENTO, THIAGO LUIS CARDOSO ; TEIXEIRA, CAMILA SILVEIRA SILVA ; ANJOS, MARÍLIA SANTOS DOS ; MENEZES, GREICE MARIA DE SOUZA ; COSTA, MARIA DA CONCEIÇÃO NASCIMENTO ; NATIVIDADE, MARCIO SANTOS DA . Fatores associados à variação espacial da gravidez na adolescência no Brasil, 2014: estudo ecológico de agregados espaciais. EPIDEMIOLOGIA E SERVIÇOS DE SAÚDE , v. 30, p. 000100003, 2021.
-
AQUINO, ESTELA M. L ; DIELE-VIEGAS, LUISA MARIA ; PILECCO, FLÁVIA BULEGON ; REIS, ANA PAULA ; MENEZES, GREICE MARIA DE SOUZA . Mulheres das ciências médicas e da saúde e publicações brasileiras sobre Covid-19. SAÚDE EM DEBATE , v. 45, p. 60-72, 2021.
-
PATRÃO, ANA LUÍSA ; DE ALMEIDA, MARIA DA CONCEIÇÃO C. ; MATOS, SHEILA M ALVIM ; MENEZES, Greice ; GABRIELLI, LIGIA ; GOES, EMANUELLE F ; AQUINO, ESTELA ML . Healthy lifestyle behaviors and the periodicity of mammography screening in Brazilian women. Women's Health , v. 17, p. 174550652110632, 2021.
-
FREITAS GOES, EMANUELLE ; DE SOUZA MENEZES, GREICE MARIA ; CHAGAS DE ALMEIDA, MARIA DA CONCEIÇÃO ; VELHO BARRETO-DE-ARAÚJO, THÁLIA ; VALONGUEIRO ALVES, SANDRA ; SEABRA SOARES DE BRITTO ALVES, MARIA TERESA ; M. L. AQUINO, ESTELA MARIA . Barriers in Accessing Care for Consequence of Unsafe Abortion by Black Women: Evidence of Institutional Racism in Brazil. Journal of Racial and Ethnic Health Disparities , v. 8, p. 1385-1394, 2021.
-
PILECCO, FLÁVIA BULEGON ; MCCALLUM, CECILIA ANNE ; ALMEIDA, Maria da Conceição Chagas de ; ALVES, FLÁVIA JÔSE OLIVEIRA ; ROCHA, ALINE DOS SANTOS ; ORTELAN, NAIÁ ; GABRIELLI, LÍGIA ; MENEZES, GREICE MARIA DE SOUZA . Abortion and the COVID-19 pandemic: insights for Latin America. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA , v. 37, p. e00322320, 2021.
-
Aquino, Estela M. L. ; REICHENHEIM, MICHAEL ; MENEZES, GREICE M. S. ; ARAÚJO, THÁLIA VELHO BARRETO DE ; ALVES, MARIA TERESA SEABRA SOARES BRITTO E ; ALVES, SANDRA VALONGUEIRO ; ALMEIDA, MARIA-DA-CONCEIÇÃO C. . Avaliação da qualidade da atenção ao aborto na perspectiva das usuárias: estrutura dimensional do instrumento QualiAborto-Pt. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA , v. 36, p. e00197718, 2020.
-
MENEZES, GREICE M. S. ; Aquino, Estela M. L. ; FONSECA, SANDRA COSTA ; DOMINGUES, ROSA MARIA SOARES MADEIRA . Aborto e saúde no Brasil: desafios para a pesquisa sobre o tema em um contexto de ilegalidade. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA , v. 36, p. e00197918, 2020.
-
FONSECA, SANDRA COSTA ; DOMINGUES, ROSA MARIA SOARES MADEIRA ; LEAL, MARIA DO CARMO ; Aquino, Estela M. L. ; MENEZES, GREICE M. S. . Aborto legal no Brasil: revisão sistemática da produção científica, 2008-2018. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA , v. 36, p. e00189718, 2020.
-
GOES, EMANUELLE FREITAS ; MENEZES, GREICE M. S. ; ALMEIDA, MARIA-DA-CONCEIÇÃO C. ; ARAÚJO, THÁLIA VELHO BARRETO DE ; ALVES, SANDRA VALONGUEIRO ; ALVES, MARIA TERESA SEABRA SOARES BRITTO E ; Aquino, Estela M. L. . Vulnerabilidade racial e barreiras individuais de mulheres em busca do primeiro atendimento pós-aborto. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA , v. 36, p. e00189618, 2020.
-
DOMINGUES, ROSA MARIA SOARES MADEIRA ; FONSECA, SANDRA COSTA ; LEAL, MARIA DO CARMO ; Aquino, Estela M. L. ; MENEZES, GREICE M. S. . Aborto inseguro no Brasil: revisão sistemática da produção científica, 2008-2018. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA , v. 36, p. e00190418, 2020.
-
GABRIELLI, L ; GHADERI, S ; ALMEIDA, M C C ; GOES, E ; GNOATTO, C ; ALMEIDA, L ; MENEZES, G M S ; DOS-SANTOS-SILVA, I ; AQUINO, E M L . Racial differences in mammographic density in Brazil: implications for mammographic screening. EUROPEAN JOURNAL OF PUBLIC HEALTH , v. 30, p. ckaa165.827, 2020.
-
LIMA, MARIANA RAMOS PITTA ; MCCALLUM, CECILIA ANNE ; MENEZES, GREICE M. S. . A cena da ultrassonografia na atenção ao aborto: práticas e significados em uma maternidade pública em Salvador, Bahia, Brasil. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA , v. 36, p. e00035618, 2020.
-
ARAÚJO, THÁLIA V. BARRETO DE ; AQUINO, E. M. L. ; MENEZES, Greice ; Alves, Maria Teresa Seabra Soares de Britto ; ALMEIDA, Maria da Conceição Chagas de ; ALVES, S. V. ; COIMBRA, L. C. ; CAMPBELL, O. . Delays in access to care for abortion-related complications: the experience of women in Northeast Brazil. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA , v. 34, p. e00168116, 2018.
-
PINTO, K. A. ; MENEZES, GREICE M. S. ; GRIEP, R. H. ; Almeida M C C ; AQUINO, E. M. L. . Work-family conflict and time use: psychometric assessment of an instrument in ELSA-Brazil. REVISTA DE SAÚDE PÚBLICA (ONLINE) , v. 50, p. 1-4, 2016.
-
SILVEIRA, PALOMA ; MCCALLUM, Cecilia ; MENEZES, Greice . Experiências de abortos provocados em clínicas privadas no Nordeste brasileiro. Cadernos de Saúde Pública (Online) , v. 32, p. e00004815, 2016.
-
Aquino, Estela M. L. ; ALMEIDA, MARIA-DA-CONCEIÇÃO C. ; MENEZES, GREICE M. S. ; DE FIGUEIREDO, ROBERTA CARVALHO ; BENSENOR, ISABELA M. ; MENGUE, SOTERO SERRATE ; DA FONSECA, MARIA DE JESUS M. ; GABRIELLI, LIGIA . Postmenopausal hormone therapy in the Brazilian Longitudinal Study of Adult Health (ELSA-Brasil): who still uses it?. Pharmacoepidemiology and Drug Safety , v. 25, p. n/a-n/a, 2016.
-
MCCALLUM, Cecilia ; MENEZES, Greice ; REIS, Ana Paula dos . O dilema de uma prática: experiências de aborto em uma maternidade pública de Salvador, Bahia. História, Ciências, Saúde-Manguinhos (Online) , v. 23, p. 37-56, 2016.
-
ALVES, MARIA TERESA SEABRA SOARES DE BRITT ; ARAÚJO, THÁLIA V. BARRETO DE ; ALVES, SANDRA VALONGUEIRO ; MARINHO, LILIAN F. B. ; SCHIAVO, ELEONORA ; MENEZES, Greice ; COIMBRA, LIBERATA CAMPOS ; RIOS, CLÁUDIA TERESA FRIAS ; RODRIGUES, ANA CLÁUDIA ; ROMEU, ULLA MACEDO ; Aquino, Estela M. L. ; LIM, LUCI PRACIANO . Atenção ao aborto no Sistema Único de Saúde no Nordeste Brasileiro: a estrutura dos serviços. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil (Impresso) , v. 14, p. 229-239, 2014.
-
Aquino, Estela M. L. ; MENEZES, GREICE M. S. ; BARRETO-DE-ARAÚJO, THÁLIA V. ; ALVES, MARIA TERESA ; ALMEIDA, MARIA DA CONCEIÇÃO C ; ALVES, SANDRA VALONGUEIRO ; SCHIAVO, FRANCISCA ELEONORA ; MARINHO, LILIAN F. B. ; COIMBRA, LIBERATA C. ; REICHENHEIM, MICHAEL E. . Avaliação da qualidade da atenção ao aborto: protótipo de questionário para usuárias de serviços de saúde. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 30, p. 2005-2016, 2014.
-
BORGES, CRISTIANI LUDMILA MENDES SOUSA ; COSTA, MARIA DA CONCEIÇÃO NASCIMENTO ; MOTA, EDUARDO LUIZ ANDRADE ; MENEZES, GREICE MARIA DE SOUZA . Evolução temporal e diferenciais intra-urbanos da Mortalidade Materna em Aracaju, Sergipe, 2000-2010. Epidemiologia e Serviços de Saúde , v. 22, p. 307-316, 2013.
-
CARNEIRO, MONIQUE FRANÇA ; IRIART, JORGE ALBERTO BERNSTEIN ; MENEZES, GREICE MARIA DE SOUZA . "Largada sozinha, mas tudo bem": paradoxos da experiência de mulheres na hospitalização por abortamento provocado em Salvador, Bahia, Brasil. Interface (Botucatu. Online) , v. 17, p. 405-418, 2013.
-
AQUINO, Estela M L ; ARAUJO, MARIA JENNY ; ALMEIDA, MARIA DA CONCEICAO C ; CONCEICAO, PATRICIA ; ANDRADE, CELIA REGINA DE ; CADE, NAGELA VALADAO ; CARVALHO, MARILIA SA ; FIGUEIREDO, ROBERTA CARVALHO DE ; FONSECA, MARIA DE JESUS M DA ; GIATTI, LUANA ; MENEZES, GREICE MARIA DE SOUZA ; NUNES, MARIA ANGELICA ; SOUZA, ANGELITA GOMES DE ; VASCONCELLOS-SILVA, PAULO R ; VIGO, ALVARO . Recrutamento de participantes no Estudo Longitudinal de Saude do Adulto. Revista de Saúde Pública (Impresso) , v. 47, p. 10-18, 2013.
-
SCHMIDT, MARIA INES ; GRIEP, ROSANE HARTER ; PASSOS, VALERIA MARIA ; LUFT, VIVIAN CRISTINE ; GOULART, ALESSANDRA CARVALHO ; MENEZES, GREICE MARIA DE SOUZA ; MOLINA, MARIA DEL CARMEN BISI ; VIGO, ALVARO ; NUNES, MARIA ANGELICA . Estrategias e desenvolvimento de garantia e controle de qualidade no ELSA-Brasil. Revista de Saúde Pública (Impresso) , v. 47, p. 105-112, 2013.
-
ALMEIDA, Maria da Conceição Chagas ; AQUINO, E. M. L. ; MENEZES, Greice Maria de Souza ; BARRETO-DE-ARAUJO, T. V. ; ALVES, M. T. ; ALVES, S. V. ; Almeida M C C ; SCHIAVO, E. ; LIMA, L. P. ; MENEZES, C. A. S. ; MARINHO, L. F. B. ; COIMBRA, L. ; CAMPBELL, O. . Qualidade da atenção ao aborto no Sistema Único de Saúde do Nordeste brasileiro: o que dizem as mulheres?. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , v. 17, p. 1765-1776, 2012.
-
MCCALLUM, Cecilia ; REIS, A. P. ; MENEZES, Greice Maria de Souza . Successful and Failed Reproductive Subjects: Miscarriage and Abortion in a Brazilian Maternity Hospital. Anthropology News (American Anthropological Association) , v. 50, p. 12-13, 2009.
-
de ALBUQUERQUE, K. M. ; FRIAS, P. G. ; ANDRADE, C L T ; AQUINO, E. M. L. ; MENEZES, Greice Maria de Souza ; SZWARCWALD, C. L. . Cobertura do teste de Papanicolaou e fatores associados à não-realização: um olhar sobre o Programa de Prevenção do Câncer do Colo do Útero em Pernambuco, Brasil. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 25, p. S301-S309, 2009.
-
MENEZES, Greice Maria de Souza ; AQUINO, E. M. L. . Pesquisa sobre o aborto no Brasil: avanços e desafios para o campo da saúde coletiva. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 25, p. s193-s204, 2009.
-
MENEZES, Greice Maria de Souza ; AQUINO, Estela Maria Leão de ; SILVA, D. O. . Induced abortion during youth:social inequalities in the outcome of the first pregnancy. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , v. 22, p. 1431-1446, 2006.
-
AQUINO, Estela Maria Motta Leão de ; HEILBORN, Maria Luiza ; KNAUTH, Daniela Riva ; BOZON, Michel ; ALMEIDA, Maria da Conceição Chagas de ; ARAÚJO, Maria Jenny ; MENEZES, Greice Maria de Souza . Adolescência e reprodução no Brasil: a heterogeneidade dos perfis sociais. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , Rio de Janeiro, v. 19, n.S2, p. 377-388, 2003.
-
ARAÚJO, Tania Maria ; AQUINO, Estela Maria Motta Leão de ; MENEZES, Greice Maria de Souza ; SANTOS, Cristiane Oliveira ; AGUIAR, Lia . Aspectos psicossociais do trabalho e distúbios psíquicos entre trabalhadoras de enfermagem. Revista de Saúde Pública / Journal of Public Health , São Paulo, v. 37, n.4, p. 424-433, 2003.
-
ALMEIDA, Maria da Conceição Chagas ; Aquino, Estela M. L. ; HEILBORN, Maria Luiza ; KNAUTH, Daniela ; BOZON, Michel ; Almeida, Maria da Conceição ; ARAÚJO, Jenny ; MENEZES, Greice Maria de Souza . Adolescência e reprodução no Brasil: a heterogeneidade dos perfis sociais. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , Rio de Janeiro, v. 19, n.Sup 2, p. s377-s388, 2003.
-
ARAÚJO, T. M. ; AQUINO, Estela ; MENEZES, Greice Maria de Souza ; SANTOS, C. O. ; AGUIAR, Lia . Aspectos psicossociais do trabalho e distúrbios psíquicos entre trabalhadoras de enfermagem. Revista de Saúde Pública (Impresso) , São Paulo, v. 37, n.4, p. 424-433, 2003.
-
MENEZES, Greice Maria de Souza . Trabajo Nocturno y Salud. Cuadernos Mujer Y Salud, Santiago, Chile, v. 2, p. 102-104, 1997.
-
AQUINO, Estela Maria Motta Leão de ; MENEZES, Greice Maria de Souza ; MARINHO, L. F. B. . Mulher, Trabalho e Saúde: Desafios para um Novo Agir. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , Rio de Janeiro, v. 11, n.2, p. 281-290, 1994.
-
AQUINO,Estela Maria ; MENEZES, Greice Maria de Souza ; MARINHO, Lilian. F. B. . Mulher, Saúde e Trabalho No Brasil: Desafios Para Um Novo Agir. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , RIO DE JANEIRO, v. 11, n.2, p. 281-290, 1994.
-
AQUINO, Estela Maria Motta Leão de ; ARAÚJO, Maria Jenny ; MENEZES, Greice Maria de Souza ; MARINHO, L. F. B. . Saúde e Trabalho de Mulheres Profissionais de Enfermagem em um Hospital Público de Salvador. Revista Brasileira de Enfermagem , v. 46, n.3/4, p. 245-257, 1993.
-
AQUINO, E. M. M. L. L. ; ARAÚJO, M. J. S. ; MENEZES, Greice Maria de Souza ; MARINHO, Lilian. F. B. . Saúde e trabalho de mulheres profissionais de enfermagem em um hospital público de Salvador, Bahia.. Revista Brasileira de Enfermagem , v. 46, n.3/4, p. 245-257, 1993.
-
AQUINO, Estela Maria Motta Leão de ; MENEZES, Greice Maria de Souza ; AMOEDO, M. . Gênero e Saúde no Brasil: Contribuições a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. Revista de Saúde Pública / Journal of Public Health , São Paulo, v. 26, n.3, p. 195-202, 1992.
-
MENEZES, Greice Maria de Souza ; AQUINO, Estela Maria Motta Leão de ; AMOEDO, M. . Mortalidade Feminina no Brasil. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , Rio de Janeiro, v. 7, n.2, p. 174-189, 1991.
-
NORONHA, C. V. ; DOURADO, M. I. C. ; MENEZES, Greice Maria de Souza ; LOUREIRO, S. . A Contracepção Controlada: Práticas Contraceptivas em uma Área do Recôncavo Bahiano. Revista Brasileira de Estudos da População , v. 7, n.1, p. 104-107, 1990.
-
NORONHA, C. V. ; MENEZES, Greice Maria de Souza ; LOUREIRO, Sebastião ; DOURADO, M. I. C. . A concepção controlada: práticas anticonceptivas em uma área do Recôncavo Baiano. Revista Brasileira de Estudos de População. Revista Brasileira de Estudos de População (Impresso) , Campinas, v. 7, n.1, p. 104-107, 1990.
-
MOTA, E. A. ; RIBEIRO FILHO, Raimundo Santana ; MENEZES, Greice Maria de Souza . Perdas Fetais em uma Área Rural Endêmica para a Doença de Chagas, no Estado da Bahia. Revista de Patologia Tropical , v. 14, n.2, p. 131-140, 1985.
-
LESSA, I. ; CORTES, E. ; MENEZES, Greice Maria de Souza ; LIMA, M. E. C. ; SANTOS, C. C. ; JESUS, A. M. R. ; SOUZA, C. S. C. ; MOREIRA, S. . A Medida da Tensão Arterial na Prática Médica de Rotina. Rev Ass Med Brasil, v. 30, n.3/4, p. 50-52, 1984.
-
LESSA, I. ; CORTES, E. ; MENEZES, Greice Maria de Souza ; LIMA, M. E. C. ; SANTOS, C. M. C. ; JESUS, A. M. R. ; SOUZA, C. S. C. ; MOREIRA, S. . A medida da tensão arterial na prática médica de rotina. Revista da Associação Médica Brasileira , v. 30, n.34, p. 50, 1984.
-
COSTA, M. C. N. ; MENEZES, Greice Maria de Souza ; ICHIHARA, M. Y. T. ; LIMA, M. E. C. ; ANJOS, C. F. D. ; SILVA, G. A. P. ; BOUREAU, A. B. ; DIAS, C. R. . Avaliação de Centros de Saúde em Salvador. Revista Baiana de Saúde Pública , v. 11, p. 7-17, 1984.
-
BRASIL, M. ; FRANCA, A. ; ROSAS, C. F. ; AQUINO, E. ; SOARES, G. ; ADESSE, L. ; MENEZES, Greice ; ANDALAFT NETO, J. ; ARAUJO, M. J. O. ; ALBUQUERQUE, R. M. ; PANDJIARJIAN, V. . Atenção Humanizada ao Abortamento: norma técnica. 1ª. ed. Brasília: Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Área Técnica de Saúde da Mulher, 2005. v. 40000. 36p .
-
CALLUM, C. A. M. ; ROMEU, U. M. ; MENEZES, Greice ; BELAUNDE, Luiza . A "dona do corpo" e o "resguardo quebrado": a etiologia tupinambá numa prespectiva etnográfica. In: Cecilia Anne MacCallum; Fabíola Rhoden. (Org.). Corpo e Saúde na mira da Antropologia: ontologias, práticas, traduções. 1ªed.Salvador: EDUFBA; ABA PUBLICAÇÕES, 2015, v. , p. 45-66.
-
AQUINO, E. M. L. ; MENEZES, Greice Maria de Souza ; ARAÚJO, Thalia Bareto de ; MARINHO, L. F. B. . Epidemiologia, sexualidade e reprodução. In: Naomar de Almeida Filho; Mauricio Lima Barreto. (Org.). Epidemiologia & Saúde - Fundamentos, Métodos e Aplicações. 1ªed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011, v. 1, p. 581-589.
-
MENEZES, Greice Maria de Souza ; AQUINO, E. M. L. . Pesquisa sobre o aborto no Brasil: avanços e desafios para o campo da saúde coletiva. In: Maria Isabel Baltar Rocha; Regina Maria Barbosa. (Org.). Aborto no Brasil e países do Cone Sul: panorama da situação e dos estudos acadêmicos. 1ªed.Campinas: NEPO/UNICAMP,, 2009, v. 1, p. 111-154.
-
AQUINO, Estela Maria Leão de ; ALMEIDA, Maria da Conceição Chagas de ; ARAUJO, M. J. S. ; MENEZES, Greice Maria de Souza . Gravidez na adolescência: a heterogeneidade revelada. In: HEILBORN, Maria Luiza; AQUINO, Estela M. L.; BOZON, Michel; KNAUTH, Daniela, R.. (Org.). O aprendizado da sexualidade: reprodução e trajetórias de jovens brasileiros. 1ªed.Rio de Janeiro: Garamond; FIOCRUZ, 2006, v. , p. 299-358.
-
ARAÚJO, T. M. ; AQUINO, Estela Maria Motta Leão de ; MENEZES, Greice Maria de Souza ; OLIVEIRA, C. ; LOPES, D. ; AGUIAR, Lia . O Trabalho Doméstico no adoecer psíquico das mulheres trabalhadoras. In: Tania Maria de Araújo. (Org.). Trabalho e Violência. 1ed.Feira de Santana: Universidade Estadual de Feira de Santana, 2000, v. 1, p. -.
-
AQUINO, Estela Maria Motta Leão de ; MENEZES, Greice Maria de Souza . Para Pensar o Exercício da Paternidade: Contribuições a partir de um Estudo sobre Trabalho e Saúde de Mulheres. In: Paulo Silveira. (Org.). EXERCCIO DA PATERNIDADE. 1ªed.Porto Alegre: Artes Médicas, 1998, v. , p. 131-141.
-
ARAÚJO, T. M. ; AQUINO, Estela Maria Motta Leão de ; MENEZES, Greice Maria de Souza ; OLIVEIRA, C. ; LOPES, D. ; LOPES, J. R. ; AGUIAR, Lia . O Trabalho doméstico no adoecer psíquico das mulheres trabalhadoras. In: I ENCONTRO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO DEPARTAMENTO DE SAÚDE, 2000, Feira de Santana, 1993. p. 11-26.
-
MENEZES, Greice Maria de Souza ; AQUINO, Estela Maria Motta Leão de . Trabalho Noturno na Enfermagem. In: 50 CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM, 1999, Salvador. Anais, 1999. p. 309-321.
-
MENEZES, Greice Maria de Souza ; AQUINO, Estela Maria Leão de ; SILVA, D. O. . Aborto provocado na juventude: desigualdades sociais no desfecho da primeira gravidez. In: VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e XI Congresso Mundial de Saúde Coletiva, 2006, Rio de Janeiro. Saúde Coletiva em um Mundo Globalizado: rompendo barreiras sociais, econõmicas e políticas. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2006.
-
Souza, V.P. ; MENEZES, Greice Maria de Souza ; AQUINO, Estela Maria Leão de . Aborto e trajetórias reprodutivas. In: 58 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2006, Salvador. Anais do 58 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2006.
-
MENEZES, Greice Maria de Souza ; AQUINO, Estela Maria Leão de ; SILVA, D. O. . Atitudes frente à primeira gravidez. In: VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e XI Congresso Mundial de Saúde Coletiva, 2006, Riod e Janeiro. Saúde Coletiva em um Mundo Globalizado: rompendo barreiras sociais, econômicas e políticas. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2006.
-
MCCALLUM, Cecília Anne ; REIS, Ana Paula dos ; MENEZES, Greice Maria de Souza . O atendimento ao aborto em uma unidade pública de saúde: as perspectivas e jovens usuárias e profissionais de saúde. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 7, 2006, Florianópolis. Simpósio Temático Aborto: conquistas e desafios, 2006.
-
MENEZES, Greice Maria de Souza ; AQUINO, Estela Maria Motta Leão de . Mortalidade Materna: Novas Contribuições para o Tema. In: VI Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2004, Recife, 2004.
-
MENEZES, Greice Maria de Souza ; AQUINO, Estela Maria Motta Leão de . Aborto, Juventude e Saúde. In: IV CONGRESSO BRASILEIRO DE EPIDEMIOLOGIA, 2004, Recife, 2004.
-
BOTELHO, Maria das Graças Olibveira ; MENEZES, Greice Maria de Souza ; AQUINO, Estela Maria Motta Leão de . Mortes Femininas por doenças cardiovasculares em Salvador, em 1998. In: V Congresso Brasileiro de epidemiologia, 2002, Curitiba. Anais, 2002.
-
MENEZES, Greice Maria de Souza ; AQUINO, Estela Maria Motta Leão de . Mortalidade Materna em Salvador. In: VII Simpósio Bahiano de PEsquisadoras(es) Sobre a Mulher e Relações de Gênero, 2002, Salvador, 2002.
-
ARAÚJO, T. M. ; AQUINO, Estela Maria Motta Leão de ; MENEZES, Greice Maria de Souza ; OLIVEIRA, C. ; LOPES, D. ; LOPES, J. R. ; AGUIAR, Lia . Influências do trabalho doméstico no adoecer psíquico das mulheres trabalhadoras. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA, 2000, Salvador. Resumos, 2000. v. 5. p. 73-73.
-
MARINHO, L. F. B. ; MENEZES, Greice Maria de Souza ; AQUINO, Estela Maria Motta Leão de ; CABRAL, V. A. . Assistência neonatal na rede pública de Salvador. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA, 2000, Salvador. Ciência e Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2000. v. 5. p. 62-62.
-
MENEZES, Greice Maria de Souza ; MARINHO, L. F. B. ; AQUINO, Estela Maria Motta Leão de ; CABRAL, V. A. . Assistência obstétrica na rede pública de Salvador. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA, 2000, Salvador. Ciência e Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2000. v. 5. p. 73-73.
-
MENEZES, Greice Maria de Souza ; AQUINO, Estela Maria Motta Leão de ; QUEIROZ, Arlene Alves de . Mortalidade Materna em Salvador, 1998. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA, 2000, Salvador. Ciência e Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2000. v. 5. p. 343-344.
-
MENEZES, Greice Maria de Souza ; AQUINO, Estela Maria Motta Leão de ; QUEIROZ, Arlene Alves de . Mortalidade Materna em Salvador, Bahia. In: VI Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2000, Salvador, 2000.
-
ARAÚJO, T. M. ; AQUINO, Estela Maria Leão de ; MENEZES, Greice Maria de Souza . Work and psychological disorders. In: Salud Ocupacional y Ambiental en el Marco de la Integración de las Americas, 2000, Morelia. Salud Ocupacional y Ambiental en el Marco de la Integración de las Americas. Morelia: Universidade Michoacana de San Nicolás de Hidalgo, 2000. v. 1. p. 3.
-
ARAÚJO, T. M. ; AQUINO, Estela Maria Motta Leão de ; MENEZES, Greice Maria de Souza . Psychosocial aspects of work and minor psychological disorders among nurses. In: 4TH ICOH INTERNATINAL CONFERENCE ON OCCUPATIONAL HEALTH FOR HEALTH CARE WORKERS, 1999, Montreal. Abstracts. Montreal, Canadá: ICOH, 1999.
-
MENEZES, Greice Maria de Souza . Trabalho Noturno e Saúde: Um Estudo com Profissionais de Enfermagem de Enfermagem de um Hospital Público de Salvador, Bahia. In: II CONGRESSO INTERNACIONAL MULHER, TRABALHO E SAÚDE, 1999, Rio de Janeiro. Resumos. Rio de Janeiro: FIOCRUZ. p. 206-207.
-
DEIRÓ, T. C. ; SOUZA, M. A. ; BEZERRA, R. ; FONTENELLE, I. ; DIAS, U. ; SANTANA, G. ; AQUINO, Estela Maria Motta Leão de ; MENEZES, Greice Maria de Souza ; MARINHO, L. F. B. ; ARAÚJO, T. M. . Quem cuida da vida tem direito à saúde. In: II CONGRESSO INTERNACIONAL MULHER, TRABALHO E SAÚDE, 1999, Rio de Janeiro. Resumos. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 1999. p. 417-417.
-
ARAÚJO, T. M. ; AQUINO, Estela Maria Motta Leão de ; MENEZES, Greice Maria de Souza . Work process in nursing: characterization and repercussions into mental health. In: 4TH ICOH INTERNATIONAL CONFERENCE ON OCCUPATIONAL HEALTH CARE WORKERS, 1999, Montreal. Abstracts. Montreal, Canadá: ICOH, 1999.
-
MENEZES, Greice Maria de Souza ; AQUINO, Estela Maria Motta Leão de . Trabalho Noturno e Saúde: Um Estudo com Profissionais de Saúde de um Hospital Público em Salvador, Bahia. In: IV CONGRESSO BRASILEIRO DE EPIDEMIOLOGIA, 1998, Rio de Janeiro, 1998.
-
ARAÚJO, T. M. ; AQUINO, Estela Maria Motta Leão de ; MENEZES, Greice Maria de Souza ; SANTOS, C. ; LOPES, D. ; GONÇALVES, H. ; AGUIAR, Lia . Distúrbios psíquicos entre trabalhadoras de enfermagem. In: IV CONGRESSO BRASILEIRO DE EPIDEMIOLOGIA, 1998, Rio de Janeiro. Resumos. Rio de Janeiro, 1998. p. 21-21.
-
ARAÚJO, T. M. ; AQUINO, Estela Maria Motta Leão de ; MENEZES, Greice Maria de Souza . Distúrbios psíquicos entre trabalhadoras de enfermagem: aspectos do processo de trabalho profissional e doméstico. In: VVII SEMINÁRIO ESTUDANTIL DE PESQUISA, 1998, Salvador. Resumos. Salvador: UFBA, 1998.
-
AQUINO, Estela Maria Motta Leão de ; ALMEIDA, Maria da Conceição Chagas de ; MENEZES, Greice Maria de Souza ; GOMES, I. D. A. . Prevalência de Sobrepeso e Obesidade e Ocupação de Enfermagem em Salvador. In: IV CONGRESSO BRASILEIRO DE EPIDEMIOLOGIA, 1998, Rio de Janeiro. Resumos, 1998. p. 417-417.
-
MENEZES, Greice Maria de Souza ; AQUINO, Estela Maria Motta Leão de . Trabalho Noturno e Saúde. In: II CONGRESOO BRASILEIRO, II CONGRESSO IBEROAMERICANO E I CONGRESSO LATINOAMERICANO, 1994, Salvador. Resumos, 1995. p. 7-7.
-
AQUINO, Estela Maria Motta Leão de ; MENEZES, Greice Maria de Souza ; ARAÚJO, Maria Jenny . Saúde e Trabalho de Mulheres Profissionais de Enfermagem em um Hospital Público de Salvador. In: IV CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA, 1994, Recife. Anais Congresso, 1994.
-
AQUINO, Estela Maria Motta Leão de ; MAGALHÃES, L. ; JESUS, N. ; MENEZES, Greice Maria de Souza ; ARAÚJO, Maria Jenny . Obesity, Physical Activities and Arterial Hypertension in Female Nurses in Salvador, Brazil. In: 13TH PUIJO SYMPOSIUM DIET, EXERCICE AND WOMEN'S HEALTH, 1993, Kuopio. Abstracts. Kuopio, Finland: Kuopio University Publications D. Medical Science, 1993. v. 28. p. 1-1.
-
AQUINO, Estela Maria Motta Leão de ; ARAÚJO, Maria Jenny ; MENEZES, Greice Maria de Souza ; MARINHO, L. F. B. . Saúde e Trabalho de Mulheres Profissionais de Enfermagem em um Hospital Público de Salvador, Bahia. In: 45 CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM, 1993, Recife. Resumos, 1993. p. 36-36.
-
AQUINO, Estela Maria Motta Leão de ; MAGALHÃES, L. ; JESUS, N. ; MENEZES, Greice Maria de Souza ; ARAÚJO, Maria Jenny . Uniformização da Pressão Arterial Sanguínea em um Estudo de Hipertensão Arterial. In: II CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE HIPERTENSÃO, 1993, São Paulo. Resumos, 1993.
-
AQUINO, Estela Maria Leão de ; ARAÚJO, Maria Jenny ; MENEZES, Greice Maria de Souza ; MARINHO, L. F. B. . Trabalho de Mulheres Profissionais de Enfermagem Em Um Hospital Público de Sálvador, Bahia. In: 45 Congresso de Enfermagem, 1993, Recife. RESUMOS, 1993. p. 36-36.
-
AQUINO, Estela Maria Motta Leão de ; MENEZES, Greice Maria de Souza ; AMOEDO, M. ; GUEDES, V. . Diferenciais de Sexo/Gênero em Serviçco de Emergência no Rio de Janeiro: As Condições não Traumáticas. In: II CONGRESSO BRASILEIRO DE EPIDEMIOLOGIA, 1992, Belo Horizonte. Resumos, 1992.
-
AQUINO, Estela Maria Motta Leão de ; MENEZES, Greice Maria de Souza . Diferenciais de sexo/gênero em serviços de emergência no Rio de Janeiro: as condições não tramáticas. In: II CONGRESSO BRASILEIRO DE EPIDEMIOLOGIA, 1992, Belo horizonte, 1992.
-
MENEZES, Greice Maria de Souza ; CARVALHO, F. M. ; TAVARES, T. M. . Mercury in a Brazilian Population Eating Large Quantities of Shellfish. In: 12TH ANNUAL SYMPOSIUM ON THE ANALYTICAL CHEMISTRY OF POLLUTANTS, 1982, Amsterdã. Abstracts, 1982. p. 107-107.
-
MOTA, E. A. ; GOUVEIA, Mariana ; SAMPAIO, D. P. ; MENEZES, Greice Maria de Souza . Aspectos Metodológicos da Avaliação do Exame Parasitológico Quantitativo para Esquistossomose Mansoni. In: XVII CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL, 1981, Caldas Novas, Goías. Resumos, 1981. p. 103-104.
-
RIBEIRO FILHO, Raimundo Santana ; MOTA, Eduardo ; GOUVEIA, Mariana ; MENEZES, Greice Maria de Souza . Características da Mortalidade e Morbidade no Primeiro Ano de Vida em uma Área Rural do Estado da Bahia. In: XXII CONGRESSO DE PEDIATRIA SOCIAL, 1981, Recife. Anais, 1981.
-
RIBEIRO FILHO, Raimundo Santana ; MOTA, Eduardo ; GOUVEIA, Mariana ; SAMPAIO, Diana ; MENEZES, Greice Maria de Souza . Características da mortalidade e morbidade no primeiro ano de vida. In: XXII Congresso Brasileiro de Pediatria, 1981, Recife. Anais, 1981. p. 116-117.
-
CARVALHO, F. M. ; SILVANY NETO, A. ; BARRTEO, M. L. ; TAVARES, T. M. ; LIMA, M. E. C. ; MENEZES, Greice Maria de Souza ; OLIVEIRA, M. E. P. . Intoxicação por Chumbo e Cádmio na População Infantil da Cidade de Santo Amaro da Purificação, Bahia. In: I CONGRESO REGIONAL DE MEDICINA SOCIAL, 1980, Salvador.
-
AQUINO, Estela Maria Motta Leão de ; HEILBORN, Maria Luiza ; KNAUTH, Daniela Riva ; BOZON, Michel ; ALMEIDA, Maria da Conceição Chagas de ; MENEZES, Greice Maria de Souza ; ARAÚJO, Maria Jenny . Gravidez na Adolescência em capitais brasileiras. Ciência & Saúde Coletiva , Rio de Janeiro, v. 8, n.2, p. 123-123, 2003.
-
SILVEIRA, P. ; MCCALLUM, Cecilia ; MENEZES, Greice . CLÍNICA 'TOP' OU 'POPULAR': AS DIFERENTES EXPERIÊNCIAS DE ABORTOS PROVOCADOS EM CLÍNICAS PRIVADAS NO NORDESTE BRASILEIRO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GOES, E. F. ; MENEZES, GREICE M. S. ; AQUINO, E. M. L. ; BARRETO-DE-ARAUJO, T. V. ; ALVES, M. T. ; ALVES, S. V. ; ALMEIDA, Maria da Conceição Chagas . BARREIRAS DE ACESSO À ATENÇÃO AO ABORTO INSEGURO PELAS MULHERES NEGRAS: EVIDÊNCIAS DO RACISMO INSTITUCIONAL NO BRASIL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MENEZES, Greice Maria de Souza . O aborto dos outros em época de microcefalia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LIMA, M. R. P. ; CALLUM, C. A. M. ; MENEZES, Greice . 'Eu tinha que tirar o ultrassom para ver': etnografia sobre ultrassonografia obstétrica e aborto em Salvador-Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MENEZES, GREICE MARIA DE SOUZA . Mortalidade na Materna: em defsa da vida das mulheres. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVEIRA, P. ; MCCALLUM, Cecilia ; MENEZES, GREICE MARIA DE SOUZA . Entre silêncios e confissões: os desafios de estudar o aborto provocado no Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVEIRA, P. ; MCCALLUM, Cecilia ; MENEZES, GREICE MARIA DE SOUZA . 'Você espera um atendimento bom, aí chega num lugar, pagando caro pra fazer isso, você é tratada tão de forma desumana': Experiências de abortos em clínicas privadas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MENEZES, Greice Maria de Souza . Decriminalização do aborto. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
AQUINO, Estela Maria Leão de ; MENEZES, Greice Maria de Souza ; Araújo, Thália Barreto Velho ; Alves, Maria Teresa Seabra Soares de Britto ; Avles, S.V. ; ALMEIDA, Maria da Conceição Chagas de ; SCHIAVO, F. E. A. ; LIMA, L. P. ; Menezes, CAS ; MARINHO, L. F. B. ; COIMBRA, L. C. . Situação das Mulheres em Condições de Abortamento no Nordeste Brasileiro: Resultado do Estudo GRAVSUS-Nordeste. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MENEZES, Greice Maria de Souza ; REIS, Ana Paula dos ; BELAUNDE, Luiza . A atenção às mulheres com abortamento: resultados de uma investigação em três unidades da rede SUS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MENEZES, Greice Maria de Souza ; REIS, Ana Paula dos ; BELAUNDE, Luiza . Assistência ao Abortamento e Planejamento Reprodutivo na Maternidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVEIRA, P. ; CALLUM, C. A. M. ; MENEZES, Greice Maria de Souza . Narrativas de mulheres e homens sobre a tomada de decisão pelo aborto no nordeste do Brasil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MENEZES, Greice Maria de Souza ; REIS, Ana Paula dos ; BELAUNDE, Luiza . A atenção às mulheres com abortamento: os desafios da integralidade do cuidado. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MENEZES, Greice Maria de Souza ; REIS, Ana Paula dos ; BELAUNDE, Luiza . Percepções de mulheres, profissionais e gestores de saúde sobre o atendimento público hospitalar ao aborto induzido. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVEIRA, P. ; CALLUM, C. A. M. ; MENEZES, Greice Maria de Souza . Considerações sobre o processo decisório pelo aborto provocado. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Alves, Maria Teresa Seabra Soares de Britto ; LIMA, L. P. ; Araújo, Thália Barreto Velho ; MARINHO, L. F. B. ; SCHIAVO, F. E. A. ; MENEZES, Greice Maria de Souza ; COIMBRA, L. C. ; RIOS, C. ; RODRIGUES, A. C. ; ROMEU, U. M. ; AQUINO, Estela Maria Leão de . Avaliação da Atenção ao Aborto no SIstema Único de Saúde no Nordeste Brasileiro: A estruturação dos serviços. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MENEZES, Greice Maria de Souza . A mulher com abortamento. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BORGES, C. L. M. S. B. ; COSTA, M. C. N. ; MOTA, E. L. A. ; MENEZES, Greice Maria de Souza . Análise da Mortalidade Materna em Aracaju\SE, 2000-2010. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
AQUINO, Estela Maria Motta Leão de ; MENEZES, Greice Maria de Souza ; ARAÚJO, Thalia Bareto de ; Alves, Maria Teresa Seabra Soares de Britto ; SCHIAVO, F. E. A. ; MARINHO, L. F. B. ; Menezes, CAS ; Valongueiro, Sandra ; COIMBRA, L. C. ; LIMA, L. P. ; ALMEIDA, Maria da Conceição Chagas de . Atenção ao Aborto no SUS: A Perespectiva das usuárias de hospitais públicos de Salvador, Ba. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MENEZES, Greice Maria de Souza ; REIS, Ana Paula dos ; BELAUNDE, Luisa Elvira . Entre a "acebeça dela" e o desespero: processo de decisão e motivos na fala de mulheres que interrmperam uma gravidez. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAÚJO, Thalia Bareto de ; MEnezes, Carlos Augusto Santos ; MENEZES, Greice Maria de Souza ; Valongueiro, Sandra ; AQUINO, Estela Maria Leão de ; MARINHO, L. F. B. ; SCHIAVO, F. E. A. ; Alves, Maria Teresa Seabra Soares de Britto ; COIMBRA, L. C. ; LIMA, L. P. ; ALMEIDA, Maria da Conceição Chagas de . Conferência de Consenso sobre Critérios de Classificação de Aborto e suas complicações em Pesquisa Epidemiológica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MENEZES, Greice Maria de Souza . Saúde Sexual e Reprodutiva da Adolescente. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MENEZES, Greice Maria de Souza . Abortamento Autonomia e Vulnerabilidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MENEZES, C. A. S. ; LIMA, C. R. A. ; GUERRA, B. G. L. ; MARINHO, L. F. B. ; MENEZES, Greice ; LIMA, C. R. A. . Perfil das mães e seus nascidos vivos, entre 2000 e 2007. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MENEZES, Greice Maria de Souza ; AQUINO, Estela Maria Leão de ; SILVA, D. O. . Aborto Provocado na Juventude: Desigualdades Sociais no Desfecho da Primeira Gravidez. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MENEZES, Greice Maria de Souza . Métodos para a abordagem de temas sensíveis em epidemiologia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MENEZES, Greice Maria de Souza . A abordagem do aborto inseguro no contexto dos programas nacionais e internacionais de redução do óbito materno. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MENEZES, Greice Maria de Souza ; AQUINO, Estela Maria Leão de . Pesquisa sobre o Aborto no Brasil: Avanços e Desafios para o Campo da Saúde Coletiva. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
MENEZES, Greice Maria de Souza ; MARINHO, L. F. B. ; AQUINO, Estela Maria Motta Leão de ; CABRAL, V. A. . Análise Situacional do Atendimento Obstétrico e Perinatal na Cidade de Slavador, Bahia. 2000.
AQUINO, Estela Maria Motta Leão de ; RIBEIRO, I. M. B. ; ARAÚJO, Maria Jenny ; MENEZES, Greice Maria de Souza . Representação sobre Trabalho e Saúde de Mulheres Profissionais de Enfermagem: estudo de caso em um serviço de emergência de Salvador, Bahia. 1994.
Diniz, D ; MENEZES, Greice Maria de Souza . Dossiê 'Aborto: Saúde das MUlheres' Ciência e Saúde Coletiva. 2012. (Editoração/Periódico).
MENEZES, Greice Maria de Souza ; MCCALLUM, Cecília Anne ; REIS, Ana Paula dos . Raça e Gênero na Atenção à Saúde. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MENEZES, Greice Maria de Souza . X Curso Regionalizado de Introdução à Metodologia de Pesquisas em Gênero, Sexualidade e Saúde Reprodutiva. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MENEZES, Greice Maria de Souza . VII Curso Regionalizado de Introdução á Metodologia de Pesquisa em Genero, Sexualidade e Saúde Reprodutiva. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MENEZES, Greice Maria de Souza . I Curso Regionalizado de Introdução a Metodologia em Genero, Sexualidade e Saúde Reprodutiva. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MENEZES, Greice Maria de Souza . Discriminalização e Legalização do Aborto. 2007.
AQUINO, E. M. L. ; MENEZES, GREICE M. S. ; ARAÚJO, Thalia Bareto de ; Alves, Maria Teresa Seabra Soares de Britto ; MENEZES, C. A. ; ALVES, S. V. ; COIMBRA, L. C. ; LIMA, L. P. . Morbimortalidade e atenção ao aborto no nordeste brasileiro: uma abordagem interdisciplinar e multicêntrica. 2008 (Relatório de pesquisa) .
Projetos de pesquisa
-
2021 - 2023
Barreiras de acesso ao aborto legal na Bahia no período da pandemia da COVID-19: 2020 e 2021, Descrição: A pesquisa é uma parceria entre o MUSA-ISC/UFBA, o Grupo Curumim - Gestação e Parto/PE e o IPAS/Brasil. Tem como objetivo analisar as barreiras de acesso ao aborto legal no contexto da pandemia da COVID-19: 2020 e 2021, na Bahia. Tema pouco estudado no Brasil e envolto por diferentes polêmicas, o acesso ao aborto legal sempre foi problemático na realidade brasileira, ainda que seja um direito assegurado desde 1940: poucos serviços, sendo estes concentrados nos centros urbanos, quase sem divulgação para a rede de serviços e para a população, além da prática abusiva da objeção de consciência. Portarias e normas ministeriais do executivo federal, nos últimos anos, têm dificultado ainda mais o acesso das pessoas a esse direito, bem como a própria pandemia, com a redução do funcionamento destes serviços. A pesquisa envolve duas etapas, uma qualitativa e outra quantitativa. Na primeira, entrevistas com gestores/as, profissionais de saúde e pessoas atendidas pelos serviços de aborto legal, localizados em Salvador e Feira de Santana. Na etapa quantitativa, uma pesquisa nas bases de dados do Sistema de Informações Hospitalares (SIH) e do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde e do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), para analisar os registros de aborto legal, hospitalizações e mortes por aborto, no período de 2020 e 2021, comparando com anos anteriores à pandemia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Greice Maria de Souza Menezes - Integrante / Lilian Fátima Barbosa Marinho - Integrante / Paloma Silveira - Integrante / Maria José de Oliveira Araújo - Integrante / Beatriz Galli - Integrante / Carla Gisele Batista - Integrante / Ana Paula de Andrade Lima Viana - Coordenador., Financiador(es): Instituto de Saúde Coletiva/UFBA - Cooperação / IPAS Brasil - Cooperação.
-
2021 - Atual
Pandemia de Covid-19 e práticas reprodutivas de mulheres no Brasil, Descrição: O projeto integra um estudo mais amplo intitulado "Covid-19, risco, impacto e resposta de gênero". Especificamente, esta pesquisa, de natureza quantitativa e qualitativa, busca analisar o impacto da pandemia de Covid-19 na vida reprodutiva e sexual de mulheres. Particular ênfase é conferida ao acesso das mulheres a serviços de saúde, especialmente de saúde sexual e reprodutiva, como aos métodos contraceptivos, aos cuidados do pré-natal, parto e puerpério, ao diagnóstico e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis e a perda fetal. Serão utilizados combinadamente dois métodos de investigação: análise quantitativa descritiva e análise de relatos orais. Uma etapa inicial e exploratória será desenvolvida a partir de aplicação de formulário eletrônico (Google Forms) a ser disponibilizado em redes sociais de grupos de pesquisa parceiros, o qual será voluntariamente respondido por qualquer mulher do território brasileiro que tenha acesso e meios para respondê-lo (equipamentos eletrônicos com acesso à rede de internet). Na etapa qualitativa, o estudo se volta para os relatos orais, coletados por meio de entrevistas narrativas, guiadas por pauta temática. Serão entrevistadas mulheres em idade reprodutiva, com 18 anos ou mais, majoritariamente nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia. As entrevistas serão obtidas por meio telefônico, digital (zoom, whatsapp, meet, etc) ou presencialmente, conforme escolha da participante e viabilidade operacional, observando as medidas de precaução e segurança necessárias na vigência da pandemia da COVID-19 (distanciamento social, uso de equipamentos de proteção individual, entre outras). As técnicas de análise consideram a experiência em uma perspectiva hermenêutica-dialética: envolve a dimensão dos sentidos e significados dados às experiências e a dimensão do fluxo das interações sociais entre indivíduos, grupos e instituições, que envolve normas e relações de poder. O estudo explora os entrelaçamentos entre práticas reprodutivas e pandemia de Covid-19, sob o marco teórico-analítico dos debates sobre justiça reprodutiva.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Greice Maria de Souza Menezes - Integrante / Cecilia Anne Mc Callum - Integrante / Ulla Macedo Romeu - Integrante / Ana Paula dos Reis - Coordenador / Claudia Bonan Jannotti - Integrante / Andreza Pereira Rodrigues - Integrante / Nanda Isele Galles Duarte - Integrante., Financiador(es): Fundação Bill & Melinda Gates - Bolsa.
-
2020 - Atual
Cuidado à saúde das mulheres em processo de perda fetal e a (re)produção da (in)justiça reprodutiva no Brasil, Descrição: O estudo, de natureza qualitativa, aborda os itinerários de cuidados de mulheres em situação de perda fetal e que estiveram internadas em maternidades públicas, particulares e mistas do Brasil. Busca analisar estes itinerários de cuidados, considerando as diversas histórias reprodutivas e os distintos contextos socioculturais, territoriais e afetivo-familiares em que estão inseridas, e identificar os efeitos das desigualdades de gênero, raça/etnia, classe social e geracionais nesses percursos, com enfoque especial sobre as relações de cuidado estabelecidas com serviços e profissionais de saúde, assim como nas relações estabelecidas com outros sujeitos e coletividades durante a busca de cuidados. A base de dados é formada por entrevistas semiestruturadas, realizadas com mulheres acima de dezoito anos e conduzidas por pesquisadoras com ampla experiência no campo da Saúde Reprodutiva. Do ponto de vista analítico, a pesquisa explora os entrelaçamentos entre as práticas de cuidado de mulheres em situação de perda fetal e as desigualdades na distribuição e (re)produção da justiça reprodutiva. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Greice Maria de Souza Menezes - Integrante / Ana Paula dos Reis - Coordenador / Cecilia McCallum - Integrante / Claudia Bonan - Integrante., Financiador(es): Instituto Fernandes Figueira. Fundação Oswaldo Cruz - Cooperação / Universidade Federal da Bahia - Cooperação.
-
2019 - Atual
Feminicídio em Salvador no contexto da COVID-19, Descrição: O estudo é realizado mediante parceria do MUSA/ISC - Programa Integrado de Pesquisa e Cooperação Técnica em Gênero e Saúde do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA e o GT FEM- Grupo de Trabalho sobre Feminicídio na Bahia. Busca analisar o perfil das mulheres vítimas de feminicídio e as circunstâncias de suas mortes, bem como identificar como os setores governamentais e não governamentais vêm respondendo ao feminicídio e à violência contra as mulheres, durante a pandemia da COVID-19, no contexto de confinamento social.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Greice Maria de Souza Menezes - Integrante / Francisca Eleonora Asanuma Schiavo - Integrante / Ana Paula dos Reis - Coordenador / Maria Eunice Xavier Kalil - Integrante / Alice Biitencourt - Integrante / Fabiana Palma - Integrante / Maria José de Oliveira Auaújo - Integrante / Maria Helena Silva Guimarães - Integrante / Marcia Tavares - Integrante / Tania Palma - Integrante.
-
2014 - Atual
Saúde das mulheres e prevenção do câncer de mama na Bahia, Descrição: O câncer de mama é atualmente a neoplasia mais comum entre mulheres em todas as regiões do mundo e também no Brasil. Sua carga global no país deve crescer com o envelhecimento populacional e com as rápidas mudanças nos estilos de vida as quais tem contribuído para a maior magnitude de fatores de risco clássicos, como a obesidade, o uso de hormônios exógenos e a diminuição da fecundidade. O aumento da sobrevivência observado em países desenvolvidos tem sido atribuído à maior cobertura e efetividade da detecção e do tratamento precoces. Desde 2004, o governo brasileiro recomendou exame clínico anual de mama a todas as mulheres com idade 40 anos e mamografia a cada dois anos para mulheres com idade entre 50-69 anos, com rastreio mais intensivo para aquelas com alto risco (ou seja, com história familiar de mães ou irmãs com câncer de mama). Inexistem estudos que avaliem o grau de implantação destas recomendações e seus resultados, mas há indícios de que os exames têm sido feitos por mulheres fora da faixa etária recomendada, muitas vezes com indicação diagnóstica, e que a cobertura da detecção precoce encontra-se em níveis muito baixos. No presente estudo, pretende-se investigar o padrão de ocorrência de fatores de risco conhecidos para o câncer de mama e aspectos ligados à utilização do exame mamográfico. Trata-se de um estudo transversal com entrevista, medidas antropométricas e exame de imagem das mamas (mamografia). Foi calculada uma amostra de conveniência com tamanho amostral mínimo de 360 mulheres com idade entre 50 e 69 anos, assumindo uma estimativa de prevalência de 50% com um erro relativo de 5% e intervalo de confiança de 95%. As análises consistirão de descrições da prevalência dos fatores de risco e de indicadores de utilização de serviços. Pela natureza transversal do estudo, serão ajustados modelos multivariados que permitem calcular razão de prevalência (p. ex., regressão de Poisson), bem como modelos de regressão linear e/ou logística múltipla. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Greice Maria de Souza Menezes - Integrante / Lilian Fátima Barbosa Marinho - Integrante / Estela M. L. Aquino - Coordenador / ALMEIDA, MARIA DA CONCEICAO C - Integrante / GABRIELLI, LIGIA - Integrante / Sheila Maria Alvim de Matos - Integrante / Pricila Brito Magalhães - Integrante / Maria Cecilia Gnoatto - Integrante / Lorena Almeida - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa.
-
2008 - 2008
Morbimortalidade e Atenção ao Aborto no Nordeste Brasileiro: Uma Abordagem Interdisciplinar e Multicêntrica, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Greice Maria de Souza Menezes - Integrante / Lilian Fátima Barbosa Marinho - Integrante / Estela Maria Leão de Aquino - Coordenador / Thalia Bareto de Araújo - Integrante / Francisca Eleonora Asanuma Schiavo - Integrante / Carlos Augusto Santos de Menezes - Integrante / Carlos Augusto Santos de Menezes - Integrante / Thália Velho Barreto de Araújo - Integrante / Sandra Valongueiro - Integrante / Maria Teresa Seabra Soares de Britto e Alves - Integrante / Ana Bernarda Ludermir - Integrante / Liberata Campos Coimbra - Integrante / Antônio Augusto Moura da Silva - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2008 - Atual
Percepções e experiências de usuárias do Sistema Único de Saúde, de profissionais e de gestores da saúde sobre o aborto induzido em Salvador, Bahia, Descrição: O projeto pretende compreender, a partir de uma perspectiva triangular e comparativa, diferentes experiências, práticas e opiniões sobre o aborto induzido em Salvador-Ba, cidade em que pesquisas na década de 90 apontavam as complicações advindas da interrupção da interrupção voluntária da gravidez como a principal causa de mortalidade materna. Trata-se de estudo antropológico que objetiva contribuir para a emergência de um olhar que aprofunde os significados subjacentes às falas e às praticas, tanto de mulheres, como de profissionais e gestores, sobre o aborto induzido.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Greice Maria de Souza Menezes - Coordenador / Ana Paula dos Reis - Integrante / Luiza Belaunde - Integrante.
-
2008 - Atual
Complicações precoces da gravidez e atenção prestada na rede SUS no Nordeste: uma abordagem interdisciplinar e multicêntrica, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Greice Maria de Souza Menezes - Coordenador / Estela Maria Motta Leão de Aquino - Integrante / Lilian Fátima Barbosa Marinho - Integrante / Maria da Conceição Chagas de Almeida - Integrante / Thalia Bareto de Araújo - Integrante / Francisca Eleonora Asanuma Schiavo - Integrante / Carlos Augusto Santos de Menezes - Integrante / Sandra Valongueiro - Integrante / Maria Teresa Seabra Soares de Britto e Alves - Integrante / Liberata Campos Coimbra - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2006 - Atual
ELSA - Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto, Descrição: As doenças crônicas são prioridade da agenda da saúde pública em países em desenvolvimento, onde ocupam o primeiro lugar entre as causas de morbimortalidade da população adulta, com conseqüencias negativas para a qualidade de vida da população e para os serviços de saúde. O presente estudo é uma iniciativa que integra sete instituições de ensino superior e pesquisa de seis estados das regiões sudeste, sul e nordeste do país - UFBA, USP, UFES, UFMG, UERJ e FIOCRUZ. A rede multidisciplinar ELSA reúne pesquisadores nacionais e internacionais com a meta de implementar um estudo de coorte multicêntrico com 15 mil funcionários de instituições públicas de ensino superior. A natureza do Projeto é multidisciplinar, envolvendo os campos da epidemiologia, clínica médica (cardiologia, endocrinologia, oftalmologia, psiquiatria), fisiologia, biologia molecular, imunologia, nutrição, engenharia, bioestatística, antropologia, entre outras. Antecipa-se agregar geneticistas ao longo do projeto. Pretende estimar a prevalência e incidência de doenças cardiovasculares e diabetes em população adulta das seis cidades selecionadas. A produção de dados se dará pro meio de entrevista face-a-face e da realização de exames (medidas antropoméricas, pressão arterial, eritrograma, leucograma, plaquetas, proteína C reativa ultra-sensível, creatinina, colesterol total, HDl colesterol, triglicerídeos, teste de tolerância à glicose, eletrocardiograma, foto de fundo de olho, exames ecocardiográficos, com avaliação morfológica e funcional do coração, espessura da parede da artéria carótida, onda de pulso, ultrassonografia hepática). Prevê-se a estocagem de amostras de plasma/soro, leucócitos, urina e, além disso, serão armenzadas espécimes biológicas para investigações futuras. Também serão utilizadas bases de dados de saúde para o monitoramento de desfechos de saúde e morte, internação, afastamento de trabalho por motivo de doença.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Greice Maria de Souza Menezes - Integrante / Maria da Conceição Chagas de Almeida - Integrante / Estela Maria Leão de Aquino - Coordenador / Ana Paula dos Reis - Integrante / Maria Jenny de Araújo - Integrante / Bruce Duncan - Integrante / Eduardo Faerstein - Integrante / Eduardo Luiz Andrade Mota - Integrante / Luiz carlos Santana Passos - Integrante / Maria Inês Schmidt - Integrante / Maurício Lima Barreto - Integrante / Paulo Lotuffo - Integrante / Sandhi Barreto - Integrante / Isabela Bensaor - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2005 - 2008
Saúde reprodutiva e morte materna na perspectiva indígena entre os povos do Estado da Bahia: diagnóstico da situação. Projeto MAINBA, Descrição: Pesquisa sobre saúde reprodutiva e morte materna na perspectiva indígena entre os Tupinambá de Olivença do Estado da Bahia utilizando um metodo de levantamento rárpido participativo e um enfoque antropológico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Greice Maria de Souza Menezes - Coordenador / Dra. Cecília Anne McCallum - Integrante / Dra. Luisa Elvira Belaunde Olschewski - Integrante / Ulla Macedo - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2001 - 2002
Estudo da Mortalidade Materna de Mulheres de 10 a 49 anos - Projeto Gravidez, Parto e Puerpério, Descrição: Participação como Coordenadora Local do primeiro estudo de âmbito nacional sobre mortalidade de mulheres em idade reprodutiva no Brasil, com ênfase nas causas maternas, realizado nas 27 capitais brasileiras e no Distrito Federal.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Greice Maria de Souza Menezes - Integrante / Ruy Laurenti - Coordenador / Maria Helena Prado de Mello Jorge - Integrante / Sabina Léa Davidson Gotlieb - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Organizacao Pan-Americana da Saude - Auxílio financeiro / Ministério da Saúde - Auxílio financeiro.
-
1999 - 2006
Gravidez na Adolescência: Estudo Multicêntrico sobre Jovens, Sexualidade e Reprodução no Brasil, Descrição: A gravidez na adolescência vem sendo considerada, nos últimos anos, um problema social e em especial de saúde pública. A presente pesquisa objetiva analisar este fenômeno dentro de um contexto familiar e social mais amplo, através da reconstrução das trajetórias sexuais, afetivas e reprodutivas de jovens de áreas metropolitanas selecionadas do país, visando compreender o significado da gravidez e seu impacto. Pretende analisar as circunstâncias em que se produziram os eventos significativos relacionados com a separação da família de origem, término da escolaridade, primeiro emprego, iniciação sexual, relações amorosas e gravidez, analisando-os de forma articulada. Para produção dos dados, projeto combina estratégias qualitativa e quantitativa, elegendo como população do estudo, jovens de um pouco mais velhos (18 a 24 anos), avançando um pouco no tempo de modo a situar a inserção da gravidez no percurso biográfico dos sujeitos, assim como identificar suas possíveis consequências. Do mesmo modo, foi considerada a população geral de jovens, incluindo não só aqueles do sexo masculino, mas também aqueles/as não relatam uma experiência de gravidez, para fins de comparação. As três cidades escolhidas (Salvador, Rio de Janeiro e Porto Alegre) estão situadas em regiões bastante distintas do país, permitindo identificar similaridades e diferenças entre elas. Trata-se de uma investigação interdisciplinar na área de saúde pública que envolveu a realização de entrevistas 123 semi-estruturadas e, posteriormente a realização de um inquérito domicilar, de base populacional, com uma a mostra de 1500 indivíduos na mesma faixa etária, em cada cidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Greice Maria de Souza Menezes - Integrante / Estela Maria Motta Leão de Aquino - Integrante / Lilian Fátima Barbosa Marinho - Integrante / Maria da Conceição Chagas de Almeida - Integrante / Maria Luiza Heilborn - Coordenador / Michel Bozon - Integrante / Daniela Riva Knauth - Integrante / Acácia Batista Dias - Integrante / Fabíola Rohden - Integrante / Maria Jenny Silva Araújo - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação Ford - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4
-
1998 - 2002
Mortalidade Materna na Bahia, Descrição: O presente projeto objetivou o estudo das mortes de mulheres em idade fértil, com ênfase nas causas maternas. A mortalidade materna permanece um grave problema social e de saúde pública nos países em desenvolvimento, inclusive o Brasil. Os estudos realizados em diferentes contextos da realidade brasileira apontam como determinantes diretos das mortes maternas uma série de problemas relacionados à cobertura, ao acesso e à qualidade da assistência no período gravídico-puerperal. Para Salvador, uma análise da situação em 1993, confirmava uma alta magnitude da mortalidade materna e para o interior do Estado, permanecia um desconhecimento da real situação. O presente estudo objetivou descrever o padrão atual das mortes maternas em Salvador, caracterizando a sua magnitude, o perfil sócio-demográfico das mulheres que foram a óbito, os eventos antecedentes que contribuíram para o desenlace fatal e as repercussões familiares imediatas dessas mortes; quantificar a sub-informação e o sub-registro das mortes maternas no sistema oficial de mortalidade nos municípios estudados e efetuar uma análise comparativa entre a situação da mortalidade materna em Salvador entre 1993 e 1998 e entre a capital e uma área selecionada do interior do Estado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Greice Maria de Souza Menezes - Coordenador / Arlene Alves de Queiroz - Integrante / Marcia de Paulo Mazzei - Integrante / Alexandra Moura L. Silva - Integrante / Estela Maria Leão de Aquino - Integrante / Maria Crsitina de Camargo - Integrante / Maria das Graças Olibveira Botelho - Integrante / Dolly Milena T Camarotta - Integrante., Financiador(es): Secretaria de Saúde do Estado da Bahia - Auxílio financeiro / Fundação Ford - Bolsa / Ministério da Saúde - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 15
-
1993 - 1996
Trabalho de Enfermagem e seus efeitos sobre a saúde, Descrição: A associação entre trabalho e saúde tem sido descrita desde muito tempo especialmente relacionada a grupos ocupacionais masculinos. Apesar da crescente entrada das mulheres no mercado de trabalho, tem-se mantido inalteradas suas atribuições no cuidado da casa e dos filhos, o que resulta em uma sobrecarga de trabalho cujos efeitos sobre a saúde ainda são mal conhecidos. O presente estudo envolveu estratégias qualitativas e quantitativas de produção dos dados, incluindo entrevistas semi-estruturadas e um estudo transversal com entrevistas face-a-face e mensuração de parâmetros biológicos, em que se buscou estudar a relação entre trabalho e diversos efeitos sobre a saúde de 494 mulheres, profissionais de enfermagem, de um grande hospital público de Salvador.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (6) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Greice Maria de Souza Menezes - Integrante / Lilian Fátima Barbosa Marinho - Integrante / Maria da Conceição Chagas de Almeida - Integrante / Lucélia Magalhães - Integrante / Iêda Maria Barbosa Ribeiro - Integrante / Estela Maria Leão de Aquino - Coordenador / Jackeline P Leto - Integrante / Maria das Graças P Leto - Integrante / Ilana dAndrade Souza - Integrante / Marúcia Belov Amoedo - Integrante / Tania Maria Araújo - Integrante / Maria Jenny Silva Araújo - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação Carlos Chagas - Auxílio financeiro / Secretaria de Saúde do Estado da Bahia - Cooperação., Número de produções C, T & A: 24
Prêmios
2007
Menção Honrosa pelo Trabalho "Pesquisa sobre Aborto no Brasil: avanços e desafios para o campo da sexualidade e saúde reprodutiva" ( em co-autoria com Estela M. L. de Aquino)., UNICAMP (Prêmio NEPO 25 anos).
1998
Menção Honrosa pelo trabalho aparesentado sob a forma de poster "Prevalência de Sobrepeso e Obesidade e Ocupação de Enfermagem em Salvador, Bahia, IV Congresso Brasileiro de Epidemiologia - ABRASCO., ABRASCO.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal da Bahia, Instituto de Saúde Coletiva. , Rua Basílio da Gama, sn, Campus Universitário do Canela, Canela, 40110-040 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (71) 32471665, Ramal: 232, Fax: (71) 32637422, URL da Homepage:
Experiência profissional
1999 - 2002
Ministério da Saúde - Cabo VerdeVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessora
Outras informações:
Membro da Comissão Nacional de Mortalidade Materna
2000 - 2001
Ministério da Saúde - Cabo VerdeVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessora
Outras informações:
Integrante do Grupo Assessor de Mulheres da Comissão Nacional de DST AIDS
1998 - 2001
Prefeitura Municipal de SalvadorVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessora
Outras informações:
Vice-Coordenadora do Comitê Municipal de Mortalidade Materna
1997 - 1999
Prefeitura Municipal de SalvadorVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessora
Outras informações:
Membro do Conselho Municipal da Mulher
1996 - 1997
Prefeitura Municipal de SalvadorVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessora
Outras informações:
Coordenadora do Comitê de Mortalidade Materna de Salvador
1985 - 2017
Universidade Federal da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: médico, Carga horária: 40
Outras informações:
Aposentadoria voluntária em 24/10/2017
Atividades
-
03/1998
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Epidemiologia
-
09/1988 - 12/1998
Extensão universitária , Faculdade de Medicina, Departamento de Medicina Preventiva.,Atividade de extensão realizada, Curso de Atualização em Planejamento de Sistemas Integrados em Saúde.
-
03/1996 - 12/1996
Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Políticas de Saúde
-
03/1994 - 12/1995
Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde Pública e Medidas de Profilaxia
-
03/1988 - 12/1989
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Medicina, Faculdade de Medicina.,Atividade realizada, Supervisão das práticas de saúde coletiva dos alunos da Residância de Medicina Social.
2004 - 2008
Secretaria de Saúde do Estado da BahiaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessora
Outras informações:
Membro do Comitê Estadual de Estudos da Mortalidade Materna da Bahia
1985 - 1997
Secretaria de Saúde do Estado da BahiaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Médico, Carga horária: 20
2020 - Atual
Rede CoVida - Ciência, Informação e Solidariedade, COVIDA, Brasil.Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Colaboradora
2018 - Atual
Grupo de Trabalho sobre Feminicídio na BahiaVínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Colaboradora
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Greice Maria de Souza Menezes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?