Luciana Ribeiro do Nascimento

Bacharel em Artes Plásticas pela Universidade de Brasília (2006). Docente em Artes e História da Arte (com foco para Ensino Médio) e mestre em Teoria e História da Arte pela Universidade de Brasília (2017), com orientação da Profª Drª Elisa de Souza Martínez. Experiência na área de Artes e Arte-Educação, com ênfase em Artes Visuais. Luciana Ribeiro tem formação em Artes Plásticas/Visuais e mestrado em Teoria e História da Arte, com a dissertação ?O impresso na arte: uma busca pelo fanzine? pela Universidade de Brasília; também é professora e produtora cultural independente. O trabalho em arte impressa iniciou-se com a produção de colagens, digitalizando-as e reproduzindo-as, e pesquisando imagens de diversas fontes para este fim. Após um período, em 2013, houve a fundação da marca MARIZÉ, o que intensificou o contato com eventos e feiras de cunho artístico, no qual se tornou possível comercializar o trabalho e entrar em contato com o público de modo mais direto. Como desdobramento disto foi confeccionado o primeiro zine, o Objetus Lúdicus Antimatéria em março/abril de 2014, onde as colagens que são produzidas são publicadas, além de textos sobre arte, música, gastronomia, poemas e artes diversas de colaboradores. No fim de 2014 houve a exposição coletiva ?Impressões Alternativas?, na Galeria Casa da Cultura da América Latina da UnB, e em 2015 da exposição ?Galeria de Adesivos? (com as colagens em formato adesivo), Rio Vermelho, Salvador-BA. Ainda em 2015 juntamente com Felipe Rodríguez (que também elabora o zine Objetus Lúdicus Antimatéria), iniciou-se a produção e organização da feira de artes e publicações alternativas Escafandro, num total de seis edições em 2015 e 2016; houve a participação como expositora na Feira Dente (edições de 2015, 2016 e 2017) e da Ugra Zine Fest de 2015. Em 2017 foi lançada a edição 9 do zine, participação da Parada Gráfica em Porto Alegre-RS e de eventos locais, dentre eles Girl Power Day, Toca ?55, Bruxaria II, Casa Monstro e Banca Sem Parede no Picnik.

Informações coletadas do Lattes em 06/08/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Artes

2015 - 2017

Universidade de Brasília, UnB
Título: O impresso na arte: uma busca pelo fanzine,Ano de Obtenção: 2017
Elisa de Souza Martínez.

Graduação em andamento em Teoria, Crítica e História da Arte

2012 - Atual

Universidade de Brasília, UnB

Graduação em Artes Plásticas

2001 - 2006

Universidade de Brasília, UnB
Título: Catadora (de objetos e imagens)
Orientador: Elder Rocha Lima Filho

Formação complementar

2012 - 2012

Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. (Carga horária: 36h). , Comitê Brasileiro de História da Arte, CBHA, Brasil.

2008 - 2011

Supervisão do Programa Educativo CCBB-DF. (Carga horária: 300h). , Aborda Gabinete de Arte, AGB, Brasil.

2010 - 2010

Oficina de História da Arte com Renato Brolezzi. (Carga horária: 16h). , Caixa Cultural Brasília, CC, Brasil.

2010 - 2010

Curso de Capacitação em Museologia. (Carga horária: 16h). , Secretaria de Cultura do Distrito Federal - Museu Nacional da República, SCDF, Brasil.

2003 - 2008

Treinamento para mediação em exposições no CCBB-DF. (Carga horária: 300h). , Palavra Chave LTDA, PCLTDA, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Assistente de montagem na exposição ?Provocações". (Carga horária: 24h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: História da Arte.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: Teoria da Arte.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: Crítica da Arte.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Modernismo e Discursos Utópicos, Descrição: Projeto de pesquisa desenvolvido e orientado pela Profª Drª Elisa de Souza Martínez.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luciana Ribeiro do Nascimento - Integrante / Elisa de Souza Martínez - Coordenador / Samira Rabelo - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2003 - 2008

Palavra Chave LTDA

Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Mediadora em Programa Educativo, Carga horária: 20

Outras informações:
Mediadora no Programa Educativo (visitas orientadas às exposições) de arte no CCBB. Atuação em arte-educação nos espaços expositivos do Centro Cultural Banco do Brasil e Museu Nacional do Conjunto Cultural da República.

2008 - 2011

Aborda Gabinete de Arte

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Supervisora do Programa Educativo, Carga horária: 30

Outras informações:
Supervisão do trabalho de mediadores (visitas orientadas às exposições) de arte no CCBB. Atuação em arte-educação nos espaços expositivos do Centro Cultural Banco do Brasil.

2008 - 2011

Centro Cultural Banco do Brasil

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Supervisora do Programa Educativo, Carga horária: 30

Outras informações:
Supervisão do trabalho de mediadores (visitas orientadas às exposições) de arte no CCBB. Atuação em arte-educação nos espaços expositivos do Centro Cultural Banco do Brasil.

2003 - 2008

Centro Cultural Banco do Brasil

Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Mediadora em Programa Educativo, Carga horária: 20

Outras informações:
Mediadora no Programa Educativo (visitas orientadas às exposições) de arte no CCBB. Atuação em arte-educação nos espaços expositivos do Centro Cultural Banco do Brasil.

2011 - 2017

Educação do Serviço Social do Comércio

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 32

Outras informações:
Professora de Artes Visuais para todos os segmentos. Foco em História da Arte para o Ensino Médio.

Atividades

  • 01/2011

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Artes Visuais, História da Arte

2015 - 2017

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Mestranda

Atividades

  • 04/2014

    Pesquisa e desenvolvimento , Campus Darcy Ribeiro - UnB, .,Linhas de pesquisa