ALESSANDRA DA BOAVIAGEM FREIRE
Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Pernambuco (2009), Residência em Saúde da Mulher pelo Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (2012), especialização em Uroginecologia e Obstetrícia pela Faculdade Redentor (2012), Mestre em Fisioterapia pela Universidade Federal de Pernambuco (2015). Doula (2018), Coordenadora da Pós Graduação em Disfunções do Assoalho Pélvico e Obstetrícia pelo Instituto Paiva (2018). ormação em consultoria de amamentação básica (2019) e avançada (2020). Atualmente, Sócia e Diretora Técnica da Clinica Renascer Fisioterapia e Saúde, em que atua como fisioterapeuta, doula e consultora de amamentação, é ainda docente da Pós Graduação do Instituto Paiva e IDE, além da Faculdade Central do Recife . Coordenadora do curso de Fisioterapia da Faculdade Central do Recife (2022). Tem experiência clínica e científica em Fisioterapia na Saúde da Mulher com ênfase em gineco-obstetrícia.
Informações coletadas do Lattes em 02/06/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Fisioterapia
2013 - 2015
Universidade Federal de Pernambuco
Título: EFICÁCIA DO USO DE PADRÕES RESPIRATÓRIOS NO PRIMEIRO PERÍODO DO TRABALHO DE PARTO NO CONTROLE DA ANSIEDADE MATERNA: UM ENSAIO CLÍNICO, Ano de Obtenção: 2015
Andrea Lemos Bezerra de Oliveira.Coorientador: Elias Ferreira de Melo Junior. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, FACEPE, Brasil.
Especialização - Residência médica
2010 - 2012
Universidade Federal de Pernambuco
Residência médica em: AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA EM GESTANTE ADOLESCENTENúmero do registro: Andrea Lemos Bezerra de Oliveira. Bolsista do(a): Ministerio de educaçao, MEC, Brasil. Palavras-chave: residencia multiprofissional, saúde da mulher.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.
Especialização em Fisioterapia em Uroginecologia e Obstetricia
2011 - 2012
Faculdade Redentor
Título: PERFIL DEMOGRÁFICO E ATIVIDADE FÍSICA DESENVOLVIDA POR GESTANTES ADOLESCENTES DE UM HOSPITAL ESCOLA
Orientador: Jacqueline de Melo Barcelar
Aperfeiçoamento em Capacitação em amamentação nível avançado
2020 - 2020
Lumos Cultural
Título: Capacitação em Amamentação avançada. Ano de finalização: 2020
Orientador: Bianca Balassiano
Aperfeiçoamento em Capacitação em Amamentação
2019 - 2019
Lumos Cultural
Título: Capacitação em Amamentação. Ano de finalização: 2019
Orientador: Bianca Balassiano
Aperfeiçoamento em AurículoTerapia
2018 - 2018
Shen - Medicina Chinesa e Práticas Integrativas
Título: Aurículoterapia. Ano de finalização: 2018
Orientador: Leila Massière
Aperfeiçoamento em Doula Parto
2018 - 2018
Instituto Ser & Saber Consciente
Título: Doula Parto. Ano de finalização: 2018
Orientador: Adriana Tanese Nogueira
Aperfeiçoamento em Curso de Atualização em Fisioterapia Obstétrica
2018 - 2018
Sabrina Baracho Fisioterapia na Saúde da Mulher
Título: Atualização em Fisioterapia Obstétrica. Ano de finalização: 2018
Orientador: Sabrina Baracho
Graduação em fisioterapia
2005 - 2009
Universidade Federal de Pernambuco
Título: ANÁLISE DAS ALTERAÇÕES ANTROPOMÉTRICAS E FUNCIONAIS DE RISCO DE QUEDAS EM PACIENTES IDOSAS COM OSTEOPOROSE
Orientador: Maria das Graças Rodrigues de Araújo
Formação complementar
2017 - 2017
Aprendizagem Motora - Abordagem teórica e implicações para reabilitação. (Carga horária: 16h). , Inteligência em Reabilitação, INTERE, Brasil.
2014 - 2014
Revisão Sistemática. (Carga horária: 30h). , Centro de Educação Continuada, CEC, Brasil.
2010 - 2010
PILATES. (Carga horária: 200h). , PILATES ZONE, PILATES ZONE, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em REUMATOLOGIA. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2008 - 2008
IV Curso de Radiologia Aplicada a Fisioterapia. (Carga horária: 16h). , Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.
2008 - 2008
Curso de Patologia Femoro-Patelar. , Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Regional - PE, SBOT-PE, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em XIII EXPOSIÇAO DE PEÇAS ANATOMICAS.. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2005 - 2006
Extensão universitária em HUMANIZAÇÃO PEDIATRIA UMA PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Organização de eventos
BOAVIAGEM, A ; BARBOSA, L. M. A. . Curso de Formação de Doulas Renascer. 2020. (Outro).
BOAVIAGEM, A ; BARBOSA, L. M. A. ; Moretti E . XI Encontro Nordestino de Fisioterapia em Saúde da Mulher - ENFISM / IV Encontro Nordestino de Fisioterapia na Saúde do Homem. 2017. (Outro).
BOAVIAGEM, A ; LEMOS, A. ; Moretti E ; BARBOSA, L. M. A. ; DELGADO, A. ; DUARTE, B. . XXI Congresso Brasileiro de Fisioterapia. 2016. (Congresso).
LEMOS, A. ; BOAVIAGEM, A . VIII Encontro Nordestino de Fisioterapia em Saúde da Mulher e I Encontro Nordestino em Saúde do Homem. 2014. (Outro).
Participação em eventos
INTERFACES: A FISIOTERAPIA ONCOLÓGICA E SUA INTEGRAÇÃO COM AS DEMAIS ÁREAS.Integração Fisioterapia Obstétrica e Fisioterapia Oncológica no Tratamento de Paciente Gestante com Câncer. 2021. (Encontro).
Fórum Anual de Docentes Estácio 2017. 2017. (Outra).
Congresso de Fisioterapia em Saúde da Mulher. Respiração no primeiro período de trabalho de parto: quando e como orientar. 2016. (Congresso).
XXI Congresso Brasileiro de Fisioterapia. 2016. (Congresso).
II Jornada de Pós-Graduação em Fisioterapia da Universidade Federal de Pernambucouco.Efetividade dos padrões respiratórios no controle da ansiedade materna: ensaio clinico.. 2014. (Outra).
IV Encontro Nacional das Residencias em Saúde.Proposta de atendimento multiprofissional no controle da ansiedade materna durante o primeiro período de trabalho de parto em um hospital universitário. 2014. (Encontro).
VIII Encontro Nordestino de Fisioterapia na Saúde da Mulher e I Encontro Nordestino de Fisioterapia na Saúde do Homem.Avaliação do nível de atividade física em gestantes adolescentes. 2014. (Encontro).
VIII Encontro Nordestino de Fisioterapia na Saúde da Mulher e I Encontro Nordestino de Fisioterapia na Saúde do Homem.Efetividade de padrões respiratórios no controle do cansaço durante o trabalho de parto: ensaio clínico. 2014. (Encontro).
1 Congresso Internacional de Saúde da Mulher. 2013. (Congresso).
32 Congresso Paraíbando de Ginecologia e Obstetrícia. 2013. (Congresso).
VI Encontro Nordestino de Fisioterapia na Saúde da Mulher.. 2012. (Encontro).
II. CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE RESIDENCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE.. COMO ALCANÇAR UMA FORMAÇÃO QUE ATENDA À INTEGRALIDADE DO SUS? UM DESAFIO DAS RESIDENCIAS MULTIPROFISSIONAIS. 2011. (Congresso).
II CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE RESIDENCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAUDE.. ATUAÇÃO MULTIPROFISSIONAL DA FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL: DA GESTAÇÃO AO PUERPÉRIO. 2011. (Congresso).
V. Encontro Nordestino de Fisioterapia na Saúde da Mulher.Formação em serviço: atuação do fisioterapeuta no programa de residencia multiprofissional integrado em saúde da mulher. 2011. (Encontro).
V Encontro Nordestino de Fisioterapia na Saúde da Mulher.Alterações antropométricas e funcionais para o risco de quedas em pacientes idosas com osteoporose. 2011. (Encontro).
V Encontro Nordestino de Fisioterapia na Saúde da Mulher..Abordagem fisioterapêutica em sala de parto: atuação na qualidade da assistência.. 2011. (Encontro).
V Encontro Nordestino de Fisioterapia na Saúde da Mulher...FISIOTERAPIA NA AXILLRY WEB SINDROME NO PÓS-OPERATÓRIO IMEDIATO - RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2011. (Encontro).
II CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE RESIDENCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAUDE. HANSENÍASE: A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO MULTIPROFISSIONAL NA ATENÇÃO BÁSICA - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2010. (Congresso).
I Simpósio Qualis de Terapia Intensiva. 2009. (Simpósio).
I OFICINA DE ENSINO EM FISIOTERAPIA DE PERNAMBUCO. 2006. (Oficina).
XII JORNADA DEFISIOTERAPIA DA FIR. 2006. (Outra).
I CONGRESSO DE EDUCAÇAO FISICA E FISIOTERAPIA DO AGRESTE PERNAMBUCANO. 2005. (Congresso).
I CONGRESSO NACIONAL DE FISIOTERAPIA. 2005. (Congresso).
Participação em bancas
BOAVIAGEM, A. Atuação da fisioterapia no pós-parto normal e cesáreo: revisão bibliográfica. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia em Uroginecologia e Obstetricia) - Faculdade Redentor.
BOAVIAGEM, A. Avaliação da função sexual durante a gestação - uma revisão de literatura. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia em Uroginecologia e Obstetricia) - Faculdade Redentor.
BOAVIAGEM, A. A episiotomia de rotina e suas repercussões: uma revisão de literatura. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia em Uroginecologia e Obstetricia) - Faculdade Redentor.
BOAVIAGEM, A. Fisioterapia e cinesioterapia: tratamento para incontinencia urinaria em idosas. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia em Uroginecologia e Obstetricia) - Faculdade Redentor.
BOAVIAGEM, A. Fatores associados à dor perineal no pós parto vaginal imediato. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL INTEGRADA EM SAÚDE) - Universidade Federal de Pernambuco.
BOAVIAGEM, A. Interferencia da mobilização articular segundo o método de Maitland no tratamento de lombalgias: uma revisão de literatura. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia Manipulativa) - Faculdade Redentor.
BOAVIAGEM, A. O método Pilates no tratamento da dor em pacientes com lombalgia inespecífica: uma revisão de literatura. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia Manipulativa) - Faculdade Redentor.
BOAVIAGEM, A. Perfil clínico das portadoras de dismenorréia primária em uma unidade de ensino. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia em Uroginecologia e Obstetrícia) - Instituto de Desenvolvimento Educacional.
BOAVIAGEM, A. Relação entre via de parto e a força muscular do assoalho pélvico - uma revisão. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia em Uroginecologia e Obstetrícia) - Instituto de Desenvolvimento Educacional.
BOAVIAGEM, A. Depressão e Incontinência Urinária: Uma Revisão Narrativa.. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia em Uroginecologia e Obstetricia) - Faculdade Redentor.
BOAVIAGEM, A. Análise Epidemiológica da Incidência de Parto Cesárea x Transvaginal em um Hospital de Alagoas. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia em Uroginecologia e Obstetricia) - Faculdade Redentor.
BOAVIAGEM, A. Desconforto Músculo-Esquelético Decorrente do Período Gestacional.. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia em Uroginecologia e Obstetricia) - Faculdade Redentor.
BOAVIAGEM, A. Fatores associados à duração da amamentação: Uma revisão Narrativa. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia em Uroginecologia e Obstetrícia) - Instituto de Desenvolvimento Educacional.
BOAVIAGEM, A; Moretti E. Técnicas de terapia manual utilizadas no tratamento da síndrome dolorosa miofascial: revisão de literatura. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia Manipulativa) - Faculdade Redentor.
BOAVIAGEM, A; Moretti E. Interferência da mobilização articular segundo o método Maitland no tratamento das lombalgias: uma revisão de literatura. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia Manipulativa) - Faculdade Redentor.
BOAVIAGEM, A; Moretti E. Estabilização segmentar no tratamento de dor lombar: uma revisão de literatura. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia Manipulativa) - Faculdade Redentor.
BOAVIAGEM, A; Moretti E. Avaliação da intensidade da dor em pacientes com lombalgia submetidos ao programa escola da coluna. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia Manipulativa) - Faculdade Redentor.
BOAVIAGEM, A. Contribuição da intervenção fisioterapêutica no parto normal. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia em Uroginecologia e Obstetricia) - Faculdade Redentor.
BOAVIAGEM, A. Prevalência de incontinência urinária durante a gestação: revisão de literatura. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia em Uroginecologia e Obstetricia) - Faculdade Redentor.
BOAVIAGEM, A. Disfunções uroginecológicas associadas a partos normais: uma revisão sistemática. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia em Uroginecologia e Obstetricia) - Faculdade Redentor.
BOAVIAGEM, A. Obesidade e incontinência urinária feminina: uma revisão de literatura. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia em Uroginecologia e Obstetricia) - Faculdade Redentor.
BOAVIAGEM, A. Benefícios da atividade durante o pré natal: uma revisão bibliografica. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia em Uroginecologia e Obstetricia) - Faculdade Redentor.
BOAVIAGEM, A. Prevalência de incontinência urinária em mulheres atendidas em uma clínica no município de Carpina-PE.. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia em Uroginecologia e Obstetrícia) - Instituto de Desenvolvimento Educacional.
BOAVIAGEM, A. Fatores associados à restrição funcional nas síndromes pélvicas gestacional.. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia em Uroginecologia e Obstetrícia) - Instituto de Desenvolvimento Educacional.
BOAVIAGEM, A. Biofeedback na incontinência fecal: uma revisão narrativa. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia em Uroginecologia e Obstetrícia) - Instituto de Desenvolvimento Educacional.
BOAVIAGEM, A. A fisioterapia na reabilitação do prolapso de órgãos pélvicos: uma revisão bibliográfica.. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia em Uroginecologia e Obstetrícia) - Instituto de Desenvolvimento Educacional.
FREIRE, A. B.. Adaptações Musculoesqueléticas e Biomecânicas no Período Gestacional: Uma Revisão Narrativa. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia em Uroginecologia e Obstetricia) - Faculdade Redentor.
FREIRE, A. B.. A Eficácia da Neuromodulação do Nervo Tibial Posterior no Tratamento da Hiperatividade Detrusora em Adultos: Uma Revisão Sistemática.. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia em Uroginecologia e Obstetricia) - Faculdade Redentor.
BOAVIAGEM, A; BARBOSA, L. M. A.; Figueiroa, M. O uso do microagulhamento no tratamento do melasma: uma revisão de literatura. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio do Recife.
BOAVIAGEM, A; MORETTI, EDUARDA; Araujo , A. Frequencia de incontinência urinária em atletas que praticam esportes de alto impacto. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio do Recife.
BOAVIAGEM, A; MORETTI, EDUARDA; Araujo , A. Incontinência Urinária em escolares com idade entre 5 e 9 anos: relato de casos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio do Recife.
BOAVIAGEM, A. Qualidade de vida de gestantes adolescentes portadoras de incontinencia urinária. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Pernambuco.
BOAVIAGEM, A. Dor na cintura pélvica i incapacidade funcional em grávidas adolescentes. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Pernambuco.
BOAVIAGEM, A. Prevalência de incontinecia urinária de esforço em corredores do estado de Pernambuco: estudo transversal. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio do Recife.
BOAVIAGEM, A. Frequencia de constipação intestinal em crianças e adolescentes com o transtorno do espectro autista: um estudo corte transversal. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio do Recife.
BOAVIAGEM, A. Treinamento muscular nas disfunções do assoalho pélvico: um estudo antes e depois. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio do Recife.
BOAVIAGEM, A. Recursos Fisioterapeuticos utilizados na lombalgia gestacional. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio do Recife.
BOAVIAGEM, A. O efeito da teoria BIG no tratamento fisioterapeutico em pacientes com Parkinson: uma revisao narrativa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio do Recife.
BOAVIAGEM, A. Influencia da fisioterapia aquatica na marcha de crianças com síndrome de Donw. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio do Recife.
BOAVIAGEM, A. Analise comparativa das disfunções sexuais durante os trimestres gestacionais: um estudo transversal. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio do Recife.
BOAVIAGEM, A. Identificação do local de maior nível de atividade eletromiográfica através de eletrodos externos aderidos ao assoalho pélvico: um estudo observacional. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Pernambuco.
BOAVIAGEM, A. da Costa.O efeito da fisioterapia em relação ao risco de quedas em idosos: revisão narrativa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio de Recife.
BOAVIAGEM, A. Avaliação do nível de atividade física em gestantes adolescentes. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio de Recife.
BOAVIAGEM, A. Eficácia do tratamento fisioterapeutico nas disfunções sexuais femininas: uma revisão narrativa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio de Recife.
BOAVIAGEM, A. Eficácia da eletroestimulação nervosa transcutânea (TENS) no pós-operatório imediato de cesariana.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica de Pernambuco.
BOAVIAGEM, A. Prevalência de constipação entre as universitárias de uma instituição de ensino superior em Recife/PE.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica de Pernambuco.
BOAVIAGEM, A. Prevalência e fatores associados à incontinência urinária em gestantes adolescentes no terceiro trimestre gestacional. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio de Recife.
BOAVIAGEM, A. Carvalho e Luciana Mª Barros de Santana.Comparação da qualidade de vida e risco de quedas entre idosos praticantes e não praticantes de atividade física: revisão de literatura. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio de Recife.
BOAVIAGEM, A. A influência da fadiga na qualidade de vida nos pacientes com esclerose múltipla atendidos no hospital da restauração - Recife. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio de Recife.
BOAVIAGEM, A. Fisioterapia para o equilíbrio e reabilitação da marcha em pacientes com Parkinson: revisão narrativa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio de Recife.
BOAVIAGEM, A. Avaliação da distancia dos músculos reto do abdome em nuligestas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Pernambuco.
BOAVIAGEM, A. Perfil clínico e sociodemográfico de gestantes adolescentes atendidas em hospitais públicos da região metropolitana do Recife. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Pernambuco.
BOAVIAGEM, A. Qualidade de vida em idosos incontinentes urinários e abordagem fisioterapêutica.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Integrada do Recife.
BOAVIAGEM, A. Intervenções fisioterapêuticas nas disfunções do trato urinário inferior na infância: uma revisão narrativa.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Integrada do Recife.
BOAVIAGEM, A. Avaliação eletromiográfica do assoalho pélvico em acadêmicas do curso de fisioterapia constipadas de uma instituição de ensino superior Recife/PE.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica de Pernambuco.
BOAVIAGEM, A. Influência de um programa de exercício baseado no Método Pilates no tratamento da incontinência urinária de esforço - relato de caso.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica de Pernambuco.
BOAVIAGEM, A. Constipação e ao incontinência urinária em acadêmicas de uma instituição de ensino superior.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica de Pernambuco.
BOAVIAGEM, A. Biofeedback na avaliação do assoalho pélvico em acadêmicas do curso de fisioterapia portadoras de constipação intestinal em uma instituição de ensino superior - Recife-PE. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica de Pernambuco.
BOAVIAGEM, A. A bola suiça como recurso terapêutico bo tratamento da constipação em acadêmicas de fisioterapia.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica de Pernambuco.
BOAVIAGEM, A. A eficácia da eletroestimulação transcutânea no pós-operatório imediato de cesariana.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica de Pernambuco.
BOAVIAGEM, A. Avaliação da qualidade de vida relacionada à dor lombar em gestantes que praticam o método pilates.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio de Recife.
BOAVIAGEM, A. Avaliação do nível de ansiedade estado-traço na gravidez. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio de Recife.
BOAVIAGEM, A. Método pilates no tratamento da incontinência urinária: uma revisão de literatura.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio de Recife.
BOAVIAGEM, A. Utilização da radiofrequencia como método de rejuvenescimento genital feminino. 2014. Faculdade Pernambucana de Saúde.
Comissão julgadora das bancas
AVELAR, T. C.. AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA EM GESTANTE ADOLESCENTE. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional Integrada em Saúde) - Universidade Federal de Pernambuco.
PEDROSA-CASTRO, MAC. Análise das alterações antropométricas e funcionais de risco de quedas em pacientes idosas com osteoporose. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Pernambuco.
Marinho, Patrícia E.M.. Avaliação do nível de atividade física em gestante adolescente. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional Integrada em Saúde) - Universidade Federal de Pernambuco.
RODRIGUES, M. L. F.. Prevalência da perda urinária em mulheres portadoras de doença obstrutiva crônica. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de residência multiprofissional integrada) - Hospital das clínicas da UFPE.
de Orange, FA; FERREIRA, C. W. S.; BRANDAO, D. C.. Efetividade dos padrões respiratórios no controle da ansiedade materna durante o primeiro período de trabalho de parto:Um ensaio clinico randomizado. 2015. Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) - Universidade Federal de Pernambuco.
BRANDAO, D. C.; FERREIRA, C. W. S.; FONSECA E SILVA, F. A. O. L.. EFICÁCIA DO USO DE PADRÕES RESPIRATÓRIOS NO PRIMEIRO PERÍODO DO TRABALHO DE PARTO NO CONTROLE DA ANSIEDADE MATERNA: UM ENSAIO CLÍNICO. 2015. Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) - Universidade Federal de Pernambuco.
BRANDAO, D. C.. eficacia do uso de padrões respiratórios no primeiro período do trabalho de parto no controle da ansiedade materna: um ensaio clínico. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Fisioterapia) - Universidade Federal de Pernambuco.
SILVA, F. A. O. L. F. E.;FERREIRA, C. W. S.. EFICÁCIA DO USO DE PADRÕES RESPIRATÓRIOS NO PRIMEIRO PERÍODO DO TRABALHO DE PARTO NO CONTROLE DA ANSIEDADE MATERNA: UM ENSAIO CLÍNICO. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Pernambuco.
SOUZA, Alex Sandro Rolland de. Eficácia do uso de padrões respiratórios no primeiro período do trabalho de parto no controle da ansiedade materna: um ensaio clínico. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Fisioterapia) - Universidade Federal de Pernambuco.
COSTA, M. R.. Avaliação do Nível de atividade física em gestante adolescente. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residencia Multiprofissional Integrada em Saúde) - Universidade Federal de Pernambuco.
Monte-Silva K.K.. Análise das alterações antropométricas e funcionais de risco de quedas em pacientes idosas com osteoporose. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Pernambuco.
FERREIRA, ANA PAULA. EFETIVIDADE DE BIOFOTOMODULAÇÃO DE BAIXA INTENSIDADE NA CONTROLE DE DOR E DA CICATRIZAÇÃO DA LACERAÇÃO PERINEAL DE SEGUNDO E TERCEIRO GRAU EM PUÉRPERAS: UM ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO TRIPLO CEGO. 2025. Exame de qualificação (Doutorando em Fisioterapia) - Universidade Federal de Pernambuco.
Orientou
Efetividade da utilização dos padrões respiratórios respiração lenta e profunda, suspiro pós expiratório e retardo expiratório no controle da satisfação materna durante o trabalho de parto: ensaio clinico; Início: 2014; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia em Uroginecologia e Obstetricia) - Faculdade Redentor; (Orientador);
Efeito da criolipolise associada a ultrassom e a correte russa na redução da gordura localizada: um estudo de caso; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONALE COSMETOLOGIA) - FACULDADAE REDENTOR; Orientador: Alessandra da Boaviagem Freire;
FUNÇÃO SEXUAL EM GESTANTES; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em FISIOTERAPIA EM UROGINECOLOGIA E OBSTETRICIA) - FACULDADAE REDENTOR; Orientador: Alessandra da Boaviagem Freire;
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA E FUNÇÃO ERETIL EM INDIVIDUOS PÓS-ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL: UM ESTUDO TRANSVERSAL; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL) - FACULDADAE REDENTOR; Orientador: Alessandra da Boaviagem Freire;
Atuação da fisioterapia durante o trabalho de parto: uma revisão narrativa; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia em Uroginecologia e Obstetricia) - Faculdade Redentor; Orientador: Alessandra da Boaviagem Freire;
Analise da consistência interna da escala de ansiedade estado do inventário de ansiedade traço-estado (IDATE) para gestante em trabalho de parto; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL INTEGRADA EM SAÚDE) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Alessandra da Boaviagem Freire;
Efetividade da utilização dos padrões respiratórios do tipo inspiração lenta e profunda, suspiro pós expiratório e retardo expiratório no controle da dor materna durante o trabalho de parto: ensaio clinico randomizado; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia em Uroginecologia e Obstetricia) - Faculdade Redentor; Orientador: Alessandra da Boaviagem Freire;
ORIENTAÇÕES RESPIRATÓRIAS UTILIZADAS DURANTE O TRABALHO DE PARTO; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL INTEGRADA EM SAÚDE) - Universidade Federal de Pernambuco, Ministerio de educaçao; Orientador: Alessandra da Boaviagem Freire;
Comportamento biomecânico da pelve nas diferentes posturas adotadas durante o segundo período do trabalho de parto; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio de Recife; Orientador: Alessandra da Boaviagem Freire;
Efeito da realidade virtual na qualidade de vida de pacientes com doença de Parkinson: uma revisão de literatura; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio do Recife; Orientador: Alessandra da Boaviagem Freire;
Efeitos da massagem perineal na prevenção de laceração e episiotomia: uma revisão narrativa; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio do Recife; Orientador: Alessandra da Boaviagem Freire;
da Silva; Efeito da realidade virtual no equilíbrio de pacientes com Parkinson: uma revisão literatura; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio do Recife; Orientador: Alessandra da Boaviagem Freire;
Efeito da eletroestimulação nervosa transcutânea do nervo tibial posterior no tratamento de pacientes com bexiga hiperativa: revisão narrativa; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio do Recife; Orientador: Alessandra da Boaviagem Freire;
O efeito do epi-no na prevenção de lacerações perineais: uma revisão integrativa; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio do Recife; Orientador: Alessandra da Boaviagem Freire;
Qualidade de vida em mulheres transsexuais submetidas à cirurgia de redesignação de sexo: uma revisão integrativa; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio do Recife; Orientador: Alessandra da Boaviagem Freire;
Analise do efeito da vibração do corpo inteiro no tratamento da incontinencia urinária feminina mista: uma série de casos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio do Recife; Orientador: Alessandra da Boaviagem Freire;
O efeito do epi-no no tratamento das disfunções do assoalho: uma revisão integrativa; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio do Recife; Orientador: Alessandra da Boaviagem Freire;
EFEITO DA CINESIOTERAPIA NO TRATAMENTO DA INCONTINÊNCIA URINÁRIA EM MULHERES: UMA REVISÃO DE LITERATURA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio de Recife; Orientador: Alessandra da Boaviagem Freire;
OS EFEITOS DO MAT PILATES EM INDIVÍDUOS QUE APRESENTAM DOR LOMBAR: UMA REVISAO INTEGRATIVA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio de Recife; Orientador: Alessandra da Boaviagem Freire;
FUNÇÃO SEXUAL EM PARATLETA DE MODALIDADE SOLO: UM ESTUDO TRANSVERSAL; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio do Recife; Orientador: Alessandra da Boaviagem Freire;
PRINCIPAIS LESÕES NO CROSSFIT: REVISÃO DE LITERATURA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio do Recife; Orientador: Alessandra da Boaviagem Freire;
EFETIVIDADE DA REALIDADE VIRTUAL NO EQUILIBRIO DE PACIENTES COM PARALISIA CEREBRAL: UM ESTUDO DE CASO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio do Recife; Orientador: Alessandra da Boaviagem Freire;
DISFUNÇÃO SEXUAL EM LESADO MEDULAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio do Recife; Orientador: Alessandra da Boaviagem Freire;
EFEITO DA MASSOTERAPIA PARA CONTROLE DE DOR DURANTE O TRABALHO DE PARTO: UMA REVISAO NARRATIVA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio do Recife; Orientador: Alessandra da Boaviagem Freire;
DISTURBIOS MICCIONAIS EM ESCOLARES DE REDE PRIVADA COM IDADE ENTRE 5 E 9 ANOS: UM ESTUDO TRASNVERSAL; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio do Recife; Orientador: Alessandra da Boaviagem Freire;
EFEITO DA TENS NO ALIVIO DA DOR DURANTE O PRIMEIRO PERIODO DE TRABALHO DE PARTO: UMA REVISAO INTEGRATIVA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio do Recife; Orientador: Alessandra da Boaviagem Freire;
DISTURBIOS EVACUATORIOS EM ESCOLARES: UM CORTE TRANSVERSAL; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio do Recife; Orientador: Alessandra da Boaviagem Freire;
Disfunções sexuais em gestante: um estudo transversal; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio do Recife; Orientador: Alessandra da Boaviagem Freire;
Efeito do Treinamento Muscular em Prolapso de Orgãos Pélvicos: Uma Revisão Integrativa; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio do Recife; Orientador: Alessandra da Boaviagem Freire;
Perfil epidemiológico de homens com incontinencia urinária atendidos no ambulatório de fisioterapia de uma clínica escola do Recife; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio do Recife; Orientador: Alessandra da Boaviagem Freire;
Prevalência de incontinência anal em praticantes de sexo anal passivo: um estudo transversal; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio do Recife; Orientador: Alessandra da Boaviagem Freire;
Autofrenagem e autoenfaixamento em pacientes com linfedema de membro inferior: um estudo de caso; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio do Recife; Orientador: Alessandra da Boaviagem Freire;
Analise comparativa das disfunções sexuais durante os trimestres gestacionais: um estudo transversal; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio do Recife; Orientador: Alessandra da Boaviagem Freire;
Associação entre enurese na infância e incontinencia urinária em gestantes adolescentes; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio do Recife; Orientador: Alessandra da Boaviagem Freire;
Prevalência de incontinência urinária de esforço em corredores do estado de Pernambuco: um estudo transversal; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio do Recife; Orientador: Alessandra da Boaviagem Freire;
Perfil epidemiológico de mulheres com incontinencia urinaria atendidas no ambulatorio de fisioterapia de uma clínica escola do Recife; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio do Recife; Orientador: Alessandra da Boaviagem Freire;
Incontinência urinária em gestantes adolescentes: estratégias de enfrentamento e relato ao profissional de saúde; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio do Recife; Orientador: Alessandra da Boaviagem Freire;
O efeito da teoria BIG no tratamento fisioterapeutico em pacientes com doença de Parkinson: uma revisão narrativa; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio do Recife; Orientador: Alessandra da Boaviagem Freire;
Treinamento muscular nas disfunções do assoalho pélvico: um estudo do tipo antes e depois; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio do Recife; Orientador: Alessandra da Boaviagem Freire;
O efeito da fisioterapia em relação ao risco de quedas em idosos: revisão narrativa; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio de Recife; Orientador: Alessandra da Boaviagem Freire;
da C; Souza; O efeito da fisioterapia em relação ao risco de quedas em idosos: revisão narrativa; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio de Recife; Orientador: Alessandra da Boaviagem Freire;
Eficácia do tramento fisioterapêutico nas disfunções sexuais: uma revisão narrativa; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio de Recife; Orientador: Alessandra da Boaviagem Freire;
Eficácia do tramento fisioterapêutico nas disfunções sexuais: uma revisão narrativa; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio de Recife; Orientador: Alessandra da Boaviagem Freire;
INCONTINÊNCIA URINÁRIA DE ESFORÇO EM INDIVIDUOS QUE PRATICAM ATIVIDADE FÍSICA DE ALTO IMPACTO: UMA REVISÃO NARRATIVA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio de Recife; Orientador: Alessandra da Boaviagem Freire;
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA EM IDOSOS QUE PRATICAM FISIOTERAPIA AQUÁTICA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio de Recife; Orientador: Alessandra da Boaviagem Freire;
EFEITO DA TERAPIA DE RESTRIÇÃO E INDUÇÃO AO MOVIMENTO NA FUNÇÃO MOTORA EM HEMIPARÉTICOS AGUDOS E CRÔNICOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio de Recife; Orientador: Alessandra da Boaviagem Freire;
EFEITO DA FISIOTERAPIA NA QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES COM ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA: UMA REVISÃO NARRATIVA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio de Recife; Orientador: Alessandra da Boaviagem Freire;
Efetividade dos padrões ventilatórios no primeiro período de trabalho de parto no controle da fadiga materna: um ensaio clínico; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Alessandra da Boaviagem Freire;
Efetividade dos padrões respiratórios no controle da dor e satisfação materna no primeiro período de trabalho de parto; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Alessandra da Boaviagem Freire;
Associação do nível de atividade física e os trimestres gestacionais: um estudo transversal; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio do Recife; Orientador: Alessandra da Boaviagem Freire;
Associação do nível de atividade física e os trimestres gestacionais: um estudo transversal; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Estácio do Recife; Orientador: Alessandra da Boaviagem Freire;
Fatores associados à diástase dos músculos retos do abdômen durante a gestação; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Alessandra da Boaviagem Freire;
; Efeito do treinamento muscular na incontinência urinária; ; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Faculdade Estácio do Recife; Orientador: Alessandra da Boaviagem Freire;
; Efeito do treinamento muscular na incontinência fecal; ; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Faculdade Estácio do Recife; Orientador: Alessandra da Boaviagem Freire;
; Efeito do treinamento muscular na constipação intestinal; ; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Faculdade Estácio do Recife; Orientador: Alessandra da Boaviagem Freire;
; Efeito do treinamento muscular nas disfunções sexuais; ; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Faculdade Estácio do Recife; Orientador: Alessandra da Boaviagem Freire;
Foi orientado por
Nível de atividade física em gestantes adolescentes: um estudo de corte transversal; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisioterapia em Uroginecologia e Obstetrícia) - Faculdade Redentor; Orientador: Jacqueline de Melo Barcelar;
AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE FÍSICA EM GESTANTES ADOLESCENTES; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Jacqueline de Melo Barcelar;
Eficácia do Uso de Padrões Respiratórios no Primeiro Período do Trabalho de Parto no Controle da Ansiedade Materna: Ensaio Clínico Randomizado e Controlado; 2015; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Pernambuco, FACEPE; Orientador: Andrea Lemos Bezerra de Oliveira;
Avaliação do nível de atividade física em gestante adolescente; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residêcia Multiprofissional Integrada em Saúde) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Andrea Lemos Bezerra de Oliveira;
Supervisão de Estágio de Docência da Disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso; 2014; Orientação de outra natureza; (Fisioterapia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Andrea Lemos Bezerra de Oliveira;
A OSTEOPOROSE E O SEU IMPACTO NOS PARÂMETROS ANTROPOMÉTRICOS E FUNCIONAIS DE MULHERES IDOSAS ATENDIDAS NA REDE BÁSICA DE SAÚDE ? UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O SISTEMA SUS-PE; ; 2010; Orientação de outra natureza; (Fisioterapia) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Maria das Graças Rodrigues de Araújo;
Produções bibliográficas
-
MORETTI, EDUARDA ; SILVA, IVSON BEZERRA ; BOAVIAGEM, ALESSANDRA ; BARBOSA, LEILA ; LIMA, ANNA MYRNA JAGUARIBE ; LEMOS, ANDREA . -Posterior Tibial Nerve- or -Tibial Nerve-? Improving the reporting in health papers. NEUROUROLOGY AND URODYNAMICS , v. 39, p. 847-853, 2020.
-
BARBOSA, LEILA ; BOAVIAGEM, ALESSANDRA ; MORETTI, EDUARDA ; LEMOS, ANDREA . Multiparity, age and overweight/obesity as risk factors for urinary incontinence in pregnancy: a systematic review and meta-analysis. INTERNATIONAL UROGYNECOLOGY JOURNAL , v. 018, p. 1-15, 2018.
-
EULINA DE ARAÚJO, ANA ; DELGADO, ALEXANDRE ; BOAVIAGEM, ALESSANDRA ; LEMOS, ANDREA . Prescription of breathing orientations given by the healthcare team during labor: a cross-sectional study. O MUNDO DA SAÚDE (CUSC. IMPRESSO) , v. 42, p. 628-641, 2018.
-
BOAVIAGEM, A ; Melo Júnior, EF ; LUBAMBO, L. ; SOUZA, P. ; ARAGAO, C. ; ALBUQUERQUE, S. ; LEMOS, A. . The effectiveness of breathing patterns to control maternal anxiety during the first period of labor: A randomized controlled clinical trial. Complementary Therapies in Clinical Practice , v. 26, p. 30-35, 2017.
-
Moretti E ; BARBOSA, L. M. A. ; Nascimento T ; Carvalho I ; BOAVIAGEM, A . Analysis of Sexual Function in Women During the Trimesters of 002 Pregnancy: A Cross-Sectional Study.. J Complement Med Alt Healthcare. , v. 2, p. 001-005, 2017.
-
DELGADO, A. ; BOAVIAGEM, A ; LEMOS, A. . Analysis of the Construct Validity and Internal Consistency of the State-Trait Anxiety Inventory (STAI) State-Anxiety (S-Anxiety) Scale for Pregnant Women during Labor. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Impresso) , p. 531-537, 2016.
-
BOAVIAGEM, A ; Melo Júnior, EF ; LEMOS, A. . Interpretação do Partograma. In: Alessandra Boaviagem; Elias Ferreira de Melo Júnior; Andrea Lemos. (Org.). Interpretação do Partograma. 1ed.Rio de Janeiro: MedBook, 2014, v. 34, p. 329-341.
-
RESENDE, TIFFANY ; CARNEIRO, ARTHUR AUGUSTO LIMA ; MORETTI, EDUARDA ; BOAVIAGEM, ALESSANDRA ; CARDOZO, LUCIANA BEZERRA DOS SANTOS ; MOREIRA, MARCELA CAVALCANTI ; CALDAS, RAFAEL . Universal Goniometer and smartphone app for evaluation of elbow joint motion: Reproducibility analysis. In: 2017 International Conference on Virtual Rehabilitation (ICVR), 2017, Montreal. 2017 International Conference on Virtual Rehabilitation (ICVR), 2017. p. 1.
-
BOAVIAGEM, A ; LEMOS, A. ; Melo Júnior, EF . Efficacy of Breathing Patterns in the First Stage of Labor for Maternal Pain, Anxiety, and Satisfaction. In: American Congress of Obstetricians and Gynecologists, 2015, São Francisco. Obstetrics & Gynecology, 2015. v. 125. p. 94S-94S.
-
MARCIA, ; GALVAO,M.H. ; Andreza Silva Santos ; Karina Sousa Maia ; Elis Cavalcanti de Almeida Monteiro ; FREIRE, A. B. . COMO ALCANÇAR UMA FORMAÇÃO QUE ATENDA À INTEGRALIDADE DO SUS? UM DESAFIO DAS RESIDENCIAS MULTIPROFISSIONAIS. In: II CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE, 2011, JOÃO PESSOA. ANAIS DO II CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE. JOÃO PESSOA: REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE, 2011. v. 15.
-
Renata Batista Marinho Magalhães ; FREIRE, A. B. . ATUAÇÃO MULTIPROFISSIONAL DA FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL: DA GESTAÇÃO AO PUERPÉRIO. In: II CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE, 2011, JOÃO PESSOA. ANAIS DO II CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE. JOÃO PESSOA: REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE, 2011. v. 15.
-
FREIRE, A. B. ; GALVAO,M.H. ; Karina Sousa Maia ; Renata Batista Marinho Magalhães ; Jamylle Silva Brito . HANSENÍASE: A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO MULTIPROFISSIONAL NA ATENÇÃO BÁSICA - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: II CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE, 2011, JOÃO PESSOA. ANAIS DO II CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE. JOÃO PESSOA: REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE, 2011. v. 15.
-
BOAVIAGEM, A . Disfunção Sexual. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BOAVIAGEM, A . Eletroanalgesia no trabalho de parto: quais as evidências?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BOAVIAGEM, A . O períneo e o parto. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BOAVIAGEM, A . Respiração no primeiro período de trabalho de parto: quando e como orientar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BOAVIAGEM, A . Efetividade de padrões respiratórios no controle do cansaço durante o trabalho de parto: ensaio clínico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BOAVIAGEM, A . Fisioterapia em Saúde da Mulher. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BOAVIAGEM, A . Técnicas não farmacológicas para o alívio da dor de trabalho de parto. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BOAVIAGEM, A . Avaliação do nível de atividade física em gestantes adolescentes. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BOAVIAGEM, A ; SILVA,L.I.S ; PASSOS, V. ; Uchoa S . Disfunções do assoalho pélvico e a intervenção fisioterapêutica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FREIRE, A. B. ; AGUIAR,D.V. . Inserção dos Fisioterapeutas em Residências em Saúde no Estado de Pernambuco. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MARCIA, ; FREIRE, A. B. ; Marina Hazin Galvao ; Karina Sousa Maia ; Andreza Silva Santos ; Elis Cavalcanti de Almeida Monteiro . COMO ALCANÇAR UMA FORMAÇÃO QUE ATENDA À INTEGRALIDADE DO SUS? UM DESAFIO DAS RESIDENCIAS MULTIPROFISSIONAIS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FREIRE, A. B. ; GALVAO,M.H. ; JERONIMO,C.G.F. . Alterações antropométricas e funcionais para o risco de quedas em pacientes idosas com osteoporose. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FREIRE, A. B. ; GALVAO,M.H. ; JERONIMO,C.G.F. . Abordagem fisioterapêutica em sala de parto: atuação na qualidade da assistência.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Renata Batista Marinho Magalhães ; FREIRE, A. B. . ATUAÇÃO MULTIPROFISSIONAL DA FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL: DA GESTAÇÃO AO PUERPÉRIO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
JERONIMO,C.G.F. ; FREIRE, A. B. ; GALVAO,M.H. . Formação em serviço: atuação do fisioterapeuta no programa de residencia multiprofissional integrado em saúde da mulher. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
JERONIMO,C.G.F. ; FREIRE, A. B. ; GALVAO,M.H. . FISIOTERAPIA NA AXILLRY WEB SINDROME NO PÓS-OPERATÓRIO IMEDIATO - RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FREIRE, A. B. ; AGUIAR,D.V. . Integração ensino-serviço: uma abordagem sobre residências do Recife-Pe. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Renata Batista Marinho Magalhães ; FREIRE, A. B. . ATUAÇÃO MULTIPROFISSIONAL DA FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL: DA GESTAÇÃO AO PUERPÉRIO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FREIRE, A. B. . HANSENÍASE: A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO MULTIPROFISSIONAL NA ATENÇÃO BÁSICA - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FREIRE, A. B. ; Renata Batista Marinho Magalhães ; GALVAO,M.H. . HANSENÍASE: A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO MULTIPROFISSIONAL NA ATENÇÃO BÁSICA - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
AGUIAR,D.V. ; FREIRE, A. B. ; ARAUJO,M.G.R . AVALIAÇÃO E ANÁLISE FOTOMÉTRICA POSTURAL EM IDOSA PORTADORA DE OSTEOPOROSE ATRAVÉS DO SOFTWARE DE AVALIAÇÃO POSTURAL (SAPO): UM ESTUDO DE CASO.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BOAVIAGEM, A . Projeto Pedagógico do Curso de Fisioterapia da Faculdade Central do Recife. Recife: Faculdade Central do Recife, 2021 (Projeto Pedagógico do Curso de Fisioterapia).
-
BOAVIAGEM, A . Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem da Faculdade Central do Recife. Recife: Faculdade Central do Recife, 2021 (Projeto Pedagógico).
Outras produções
BOAVIAGEM, A . Atuação da Fisioterapia no Tratamento da Incontinencia Urinária. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
BOAVIAGEM, A . Humanização do parto: desafios e evidências. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
BOAVIAGEM, A ; SILVA,L.I.S . Estou formado, e agora? Perspectivas acadêmicas e Clínicas.. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
BOAVIAGEM, A ; Moretti E ; MOREIRA, MARCELA CAVALCANTI . Projeto Pedagógico do Curso de Fisioterapia da Faculdade Central do Recife. 2021. (Concepção e construção do projeto pedagógico de fisioterapia).
BOAVIAGEM, A ; Moretti E ; MOREIRA, MARCELA CAVALCANTI . Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem da Faculdade Central do Recife. 2021. (Concepção e construção do projeto pedagógico de enfermagem).
BOAVIAGEM, A . Curso de Formação de Fisioterapia em Uroginecologia e Obstetrícia T2. 2020. .
BOAVIAGEM, A . Curso de Formação de Fisioterapia em Uroginecologia e Obstetrícia T1. 2019. .
BOAVIAGEM, A . Atuação da Fisioterapia nas Disfunções Sexuais. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BOAVIAGEM, A . Fisioterapia na Saúde da Mulher. 2014. .
BOAVIAGEM, A . Cursos para gestantes: dos princípios de educação em saúde à sala de parto. 2014. .
SILVA,L.S. ; FREIRE, A. B. ; GALVAO,M.H. . Guia de boas práticas - Infecção Hospitalar. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educação Continuada).
FREIRE, A. B. ; CELERINO, W. . Nutrição e Fisioterapia na Gestação. 2011. (Webconferência).
FREIRE, A. B. ; SILVA,L.S. ; CELERINO, W. . Preparando a gestante para o aleitamento materno: visão do nutricionista, enfermeiro e fisioterapeuta. 2011. (Webconferência).
FREIRE, A. B. ; GONDIM,R. ; PONTES,D. . Atividades terapêutica nutricionais e fisioterápicas na hipertensão e diabetes. 2010. (Webconferência).
Projetos de pesquisa
-
2015 - 2016
TREINAMENTO MUSCULAR NAS DISFUNÇÕES DO ASSOALHO PÉLVICO, Descrição: Trata-se estudo do tipo ensaio clínico randomizado que terá início em setembro de 2015. A pesquisa será desenvolvida na clínica escola da Faculdade Estácio do Recife. Após a seleção das voluntárias, será procedida a leitura e a explicação do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, e caso concorde, a voluntária o assinará. Para a coleta de dados utilizar-se-á uma ficha de avaliação individual, composta por dados sociodemográficos, antropométricos e história clínica, além de questionários específicos para identificar as seguintes disfunções do assoalho pélvico: incontinência urinária, incontinência fecal, constipação intestinal e disfunção sexual. Para avaliação do grau de força, será utilizado o toque vaginal de acordo com a escala de Oxford Modificada. Todas as voluntárias receberão uma cartilha contendo informações sobre as disfunções, anatomia e exercícios para musculatura do assoalho pélvico. As voluntárias do grupo controle receberão apenas a cartilha informativa. O protocolo de tratamento para as voluntárias do grupo intervenção consistirá em exercícios realizados em grupo, por 10 sessões, 2 vezes por semana, durante aproximadamente por 50 minutos. Os exercícios da MAP serão realizados nas posições: decúbito dorsal, lateral e ventral; quatro apoios; sentada na cadeira e na bola; e em pé de frente ao espelho.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Alessandra da Boaviagem Freire - Coordenador / Leila Maria Alvares Barbosa - Integrante / Felipe Diniz - Integrante / Rene Ribeiro - Integrante / Nara Maximo - Integrante / Jéssica Emily de Farias Bonifácio. - Integrante / Estela da Silva Pinheiro - Integrante.
-
2008 - 2010
A osteoporose e o seu impacto nos parâmetros antropométricos e funcionais de mulhres idosas atendidas na rede de saúde - uma contribuição para o sistema SUS - PE, Descrição: Avaliar os parâmetros antropométricos, equilíbrio corporal, força muscular, amplitude articular, e autonomia funcional em mulheres idosas portadoras de Osteoporose atendidas na rede de atenção à saúde - SUS. Comparar distintos níveis de osteoporose em mulheres idosas com parâmetros antropométricos, equilíbrio corporal, força muscular, amplitude articular e autonomia funcional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Alessandra da Boaviagem Freire - Coordenador / Diogo do Vale de Aguiar - Integrante / Maria das Graças Rodrigues de Araujo - Integrante / Jonas Cavancan te de Lucena Filho - Integrante / Marina Andrade da Boa Hora - Integrante / Alexandre Galindo - Integrante.
Prêmios
2016
Professora Homenageada Turma de Fisioterapia 2016-1, Faculdade Estácio do Recife.
2016
Professora homenageada 2016-2, Faculdade Estacio do Recife.
2015
1 LUGAR: EFEITO DA TERAPIA DE RESTRIÇÃO E INDUÇÃO AO MOVIMENTO NA FUNÇÃO MOTORA EM HEMIPARÉTICOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA, XIV JONIC - JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA - FACULDADE ESTÁCIO RECIFE.
2015
2 LUGAR: TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO NOS TRANSTORNOS SEXUAIS DOLOROSOS FEMININO: REVISÃO NARRATIVA, XIV JONIC - JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA - FACULDADE ESTÁCIO RECIFE.
2015
Professora Paraninfa da Turma de Fisioterapia 2015-2, Faculdade Estácio do Recife.
2014
1 Lugar na sessão PÔSTER, O trabalho intitulado Avaliação do nível de atividade física em gestantes adolescentes do VIII Encontro Nordestino de Fisioterapia na Saúde da Mulher, Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira ? IMIP.
2011
2 Lugar com o Pôster: Fisioterapia na Axillary Web Syndrome no Pós-Operatório Imediato - Relato de Caso, V Encontro Nordestino de Fisioterapia na Saúde da Mulher.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Renascer Fisioterapia e Saúde. , Rua Frei Matias Tévis 285 salas 903/904, Ilha do Leite, 50070465 - Recife, PE - Brasil, Telefone: (81) 993730770
Experiência profissional
2017 - 2019
FACULDADE ESTACIO DE RECIFEVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro do Comitê de Ética e Pesquisa, Carga horária: 10
2015 - 2019
FACULDADE ESTACIO DE RECIFEVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora da Clínica Escola Fisioterapia, Carga horária: 10
2014 - 2019
FACULDADE ESTACIO DE RECIFEVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Auxiliar
2014 - Atual
Instituto de Desenvolvimento Educacional, IDE CursosVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora da Pós Graduação de Fisioterapia em Uroginecologia e Obstetrícia.
Ministra os módulos
Prática Supervisionada
Cinesioterapia nas disfunções do assoalho pélvico
Atuação da Fisioterapia no Puerpério
Atuação da Fisioterapia na Sala de Parto
2014 - 2014
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 2
Outras informações:
Tema da aula: Atuação da fisioterapia no parto humanizado.
2014 - 2014
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 10
Outras informações:
Temas das aulas: Exercícios Terapêuticos em Saúde da Mulher ( teórico-prática)
e Pilates em Saúde da Mulher (teórico-prática)
2008 - 2010
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Bolsista - BDCT, Carga horária: 22, Regime: Dedicação exclusiva.
2008 - 2009
departamento de fisioterapia da ufpeVínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 720
2014 - 2019
Faculdade Estácio do Recife, Estácio FIRVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar III, Carga horária: 40
Outras informações:
Ministra as disciplinas:
Fisioterapia em Saúde da Mulher
Fisioterapia Neurofuncional
Fisioterapia Baseada em Evidencias
Fisioterapia em Uro Proctologia
2018 - Atual
Instituto PaivaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 10
Outras informações:
Coordenadora Pedagógica da Pós Graduação de Fisioterapia nas Disfunções do Assoalho Pélvico e Obstetrícia.
2020 - Atual
Renascer Fisioterapia e SaúdeVínculo: Socia proprietária, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta e Responsável Técnica, Carga horária: 10
2019 - Atual
CONSELHO REGIONAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Grupo de Trabalho, Carga horária: 4
Outras informações:
Grupo de Trabalho de Fisioterapia na Maternidade
2021 - Atual
Faculdade Central do RecifeVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Curso, Carga horária: 8
Você é ALESSANDRA DA BOAVIAGEM FREIRE?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de ALESSANDRA DA BOAVIAGEM FREIRE e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?