Joao Neiva de Figueiredo
Possui graduação em Engenharia Elétrica (Sistemas e Eletrotécnica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1976), mestrado em M.A. - Master of Arts - Harvard University (1991), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978) e doutorado em Economia Empresarial - Harvard University (1993). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina e esteve em licenca sem remuneracao lecionando na Saint Joseph's University em Philadelphia de agosto de 2007 a maio de 2012. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Engenharia de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: otimização em grafos, teoria de grafos, locação de torres de transmissão, pesquisa operacional e private equity.
Informações coletadas do Lattes em 06/08/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Economia Empresarial
1989 - 1993
Harvard University
Título: Focus as a Policy Instrument: Essays on Competition in Differentiated Product Markets
Orientador: Richard Caves e Pankaj Ghemawat
Bolsista do(a): Harvard University, HARVARD, Estados Unidos. Palavras-chave: Concorrencia em Mercados de Produtos Diferenciados; Estratégia Competitiva; Otimização de Políticas Empresariais.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Industrial.
Mestrado em M.A. - Master of Arts
1989 - 1991
Harvard University
Orientador: Richard Caves
Bolsista do(a): Harvard University, HARVARD, Estados Unidos.
Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação
1976 - 1978
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Orientador: Nelson Maculan Filho e Clóvis Ceasar Gonzaga
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Otimização em Grafos; Teoria de Grafos; Locação de Torres de Transmissão.Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Pesquisa Operacional. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção. Setores de atividade: Produção e Distribuição de Energia Elétrica.
Graduação em Engenharia Elétrica (Sistemas e Eletrotécnica)
1972 - 1976
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Orientador: Mário Augusto de Freitas Baptista
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Pesquisa Operacional.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração Financeira.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Industrial.
Participação em eventos
V Brazilian Workshop on Continous Optimization.V Brazilian Workshop on Continuous Optimization. 2004. (Oficina).
Participação em bancas
COELHO, A. S.; Gonçalves, M. B.;Neiva de Figueiredo, J.. Avaliação da Produtividade de uma Indústria na Linha do Tempo Utilizando DEA (Data Envelopment Analysis). 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.
TUBINO, D. F.;Neiva de Figueiredo, J.; FREITAS FILHO, P. J.. Desenvolvimento, Validação, Implementação e Aplicação de um Modelo de Simulaçao Computacional para Análise de Pontos Críticos de um Processo Fabril Integrado. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.
TUBINO, D. F.;Neiva de Figueiredo, J.; GERBER, J. Z.. roposta de um método para Introdução do Sistema Puxado de Produção em um Ambiente com Grande Variedade de Produtos. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Neiva de Figueiredo, João. Proposta de um método para introdução do sistema puxado de produção em um ambiente com grande variedade de produtos. 2006. Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA DE PRODUÇÃO) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Neiva de Figueiredo, J.; COELHO, A. S.; Gonçalves, M. B.;MAYERLE, S. F.. A Logistica Reversa de Pneus Inservíveis: O Problema da Localização dos Pontos de Coleta. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Neiva de Figueiredo, J.; ABREU, A. F.; ABREU, P. F.; ARDIGO, J. D.. Modelo de Planejamento Estratégico de Tecnologia de Informação em Empresas Globais. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.
RADOS, G. J. V.; TUBINO, D. F.; SEIBEL, S.;Neiva de Figueiredo, J.. Um Modelo para o Dimensionamento da Qualidade de Kanbans entre Clientes e Fornecedores Internos. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Neiva de Figueiredo, J.; Calvo, M. C. M.; Freitas , S. F. T.. A Eficiência Técnica em Hospitais Universitários Federais Brasileiros no Primeiro Semestre de 2001. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Neiva de Figueiredo, J.; VERDINELLI, M. A.; Sommer, W. A.; SILVA, L. S. C. V.. Aplicação do Gráfico de Controle Multivariado T2 de Hotelling numa Indústria de Alumínio. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Neiva de Figueiredo, J.; COELHO, A. S.; CHRAIM, M.. Estudo de Viabilidade Econômica e Financeira para Reimplantação de um Sub-trecho da Estrada de Ferro de Santa Catarina para Fins Turísticos. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Neiva de Figueiredo, J.; TUBINO, D. F.; ROSSATO, I. F.. O Layout Celular na Indústria Moveleira: um Estudo de Caso. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Neiva de Figueiredo, J.; Sommer, W. A.; SAMOHYL, R. W.. Identificação e Gerenciamento dos Pontos Críticos de Má Qualidade na Produção de um Frigorífico de Aves. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Neiva de Figueiredo, J.; MENEZES, E. A.; MARCON, R.. Avaliação de Empresas Através do Método do Fluxo de Caixa Descontado em Mercados Emergentes: como Incorporar o Nível Extra de Risco que Caracteriza Diversos Países Emergentes. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Neiva de Figueiredo, J.; LUCENA FILHO, A. P.; FAMPA, M.;MACULAN FILHO, N.. Utilização de Árvores de Steiner. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Neiva de Figueiredo, J.; LAPA, J. S.; BARBETTA, P. A.; WILHELM, W. E.. Medidas Completas de Eficiência Técnica. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Neiva de Figueiredo, J.; COSTA JUNIOR, N. C. A.; Oliveira, R. A.. Fundo de Investimento para Empresas Emergentes Catarinenses. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Neiva de Figueiredo, J.; SAURIN, V.; MENEZES, E. A.. Administração do Capital de Giro na Fogás Ltda - um Estudo de Caso. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Neiva de Figueiredo, J.; SAURIN, V.; MENEZES, E. A.. Administração do Capital de Giro na Fogás Ltda - um Estudo de Caso. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Neiva de Figueiredo, J.MAYERLE, S. F.; COELHO, A. S.. Otimização do Planejamento da Manutenção Preventiva de Sistemas Complexos, com Foco na Cadeia de Suprimento. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Neiva de Figueiredo, J.; SAMOHYL, R. W.; REIS, M. M.. Decomposição Estatística do Gráfico de Controle Multivariado T2 de Hotelling por meio de um Algoritmo Computacional. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Neiva de Figueiredo, J.; BAIMA, F. R.; MENEZES, E. A.;SILVA, W. V.. O Efeito da Divulgação das Demonstrações Financeiras sobre a Variação no Preço das Ações e a sua Avaliação com Base no Modelo CAPM no Mercado de Capitais Brasileiro. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Neiva de Figueiredo, Joao. Resolução do problema de localização de instalações com interação estratégica: Um novo tratamento para restrições de equilíbrio. 2007. Tese (Doutorado em ENGENHARIA DE PRODUÇÃO) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Neiva de Figueiredo, Joao. Otimização da programação de ordens de corte em indústrias texteis. 2006. Tese (Doutorado em ENGENHARIA DE PRODUÇÃO) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Neiva de Figueiredo, J.; Lezana, A. G. R.; Ensslin, L.; SILVEIRA, J. S. T.; Novaes, H. M. D.; Ugá, M. A. D.; Oliveira, W. F. O.; LAPA, J. S.. Um Modelo para Avaliar o Impacto do Ambiente Operacional na Produtividade de Hospitais Brasileiros. 2005. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Neiva de Figueiredo, J.MAYERLE, S. F.; BENITO, R.; COELHO, A. S.; SOMA, N. Y.; Karas, E. W.. Um Modelo de Fluxo em Rede para Solução de Problemas de Distribuição de Produtos Compostos. 2005. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Neiva de Figueiredo, J.; COSTA JUNIOR, N. C. A.; Freitas , S. F. T.; COELHO, A. S.; CARNIERI, C.; Constantino, A. A.. Um Modelo Dinâmico de Programação da Frota e Condutores Aplicado ao Transporte Rodoviário Regional de Passageiros. 2005. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Neiva de Figueiredo, J.; Calvo, M. C. M.; CARMONA, C. U. M.; MARINHO, E. L. L.; LAPA, J. S.; COSTA JUNIOR, N. C. A.; MENEZES, E. A.. Um Modelo para Avaliar o Impacto da Assimetria de Informação na Gestão de Organizações Sociais com Aplicação às Universidades Federais Brasileiras. 2005. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Neiva de Figueiredo, J.MAYERLE, S. F.; CARNIERI, C.; Sinay, M. C.; Gonçalves, M. B.; Souza, J. C.. Algoritmos Heurísticos de Cobertura de Arcos. 2004. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Neiva de Figueiredo, J.; COSTA JUNIOR, N. C. A.; MARCON, R.; MENEZES, E. A.; CERETTA, P. S.; Alberton, A.. Estratégias e Desempenho de Investimentos dos Fundos de Pensão no Brasil. 2004. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Neiva de Figueiredo, J.; MENEZES, E. A.; COSTA JUNIOR, N. C. A.; MARCON, R.; KLOEKNER, G. O.; TORESAN, L.; CUNHA, C. J. C. A.. Teoria do Prospecto; uma Investigação Utilizando Simulação de Investimentos. 2003. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Neiva de Figueiredo, J.; SILVA, E. D.; MENEZES, E. A.; CERETTA, P. S.;SILVA, W. V.; COSTA JUNIOR, N. C. A.. Testando Empiricamente o CAPM Condicional dos Retornos Esperados de Portfolios do Mercado Brasileiro, Argentino e Chileno. 2003. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Neiva de Figueiredo, J.; SAMOHYL, R. W.; PAMPLONA, E. O.; MENEZES, E. A.; BRASIL, G. H.; COSTA JUNIOR, N. C. A.; MEURER, R.. Otimização de Carteiras de Investimentos no Mercado Futuro Brasileiro Usando Funções de Utilidade com Três Momentos Estatísticos. 2002. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Neiva de Figueiredo, J.; SAMOHYL, R. W.; SOUZA, F. M. C.; CAMARGO, M. E.; OGLIARI, P. J.. Gráficos de Controle para Variáveis não Conformes Autocorrelacionadas. 2002. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Neiva de Figueiredo, J.; ASRILHANT, B.; RODRIGUES, E. L.; CASTRO, J. E. E.; COSTA JUNIOR, N. C. A.; MEURER, R.. O Custo de Capital Próprio das Empresas Brasileiras - o Caso das American Depositary Receipts (ADRs). 2002. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Souza, J. C.;MAYERLE, S. F.Neiva de Figueiredo, J.; NOVAES, A. G. N.. Utilização de Diagramas de Voronoi para Determinar o Espaçamento Ótimo entre Pontos de Parada de Transporte Coletivo. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Neiva de Figueiredo, J.; COSTA JUNIOR, N. C. A.; MENEZES, E. A.; Sell, J. M.. As Finanças Comportamentais e a Melhoria do Desempenho no Retorno dos Investidores no Mercado Acionário. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Neiva de Figueiredo, J.; COELHO, A. S.;MAYERLE, S. F.; COSTA JUNIOR, N. C. A.. Alocação de Frota e Condutores Aplicada ao Transporte Regional de Passageiros. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Neiva de Figueiredo, J.; Gonçalves, M. B.; BENITO, R.;MAYERLE, S. F.. Um Modelo de Fluxo em Rede para o Problema da Distribuição de Múltiplos Produtos Compostos. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Neiva de Figueiredo, J.; MENEZES, E. A.; MARCON, R.; COSTA JUNIOR, N. C. A.. Políticas e Estratégias de Investimentos de Fundos de Pensão no Brasil. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Neiva de Figueiredo, J.; MENEZES, E. A.; CUNHA, C. J. C. A.; TORESAN, L.; COSTA JUNIOR, N. C. A.. Teoria do Prospecto; uma Investigação Utilizando Simulação de Investimentos. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Neiva de Figueiredo, J.; MENEZES, E. A.; COSTA JUNIOR, N. C. A.;SILVA, W. V.. Testando Empiricamente o CAPM Condicional dos Retornos Esperados de Portfolios do Mercado Brasileiro. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Neiva de Figueiredo, J.; SAURIN, V.; COSTA JUNIOR, N. C. A.; SAMOHYL, R. W.; SILVEIRA, J. S. T.; MENEZES, E. A.. Modelando Finanças: Causalidade e Cointegração no Mercado de Capitais da América Latina. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Neiva de Figueiredo, J.; ANDRADE, D.; BARBETTA, P. A.; SAMOHYL, R. W.. Identificação de Efeitos de Dispersão em Experimentos com Poucas Replicações. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Orientou
Otimização do Processo Produtivo de um Frigorífico de Aves; 2005; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Joao Neiva de Figueiredo;
Resolução do problema de localização de instalações com interação estratégica: Um novo tratamento para restrições de equilíbrio; 2007; Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Joao Neiva de Figueiredo;
Otimização da Programação de Ordens de Corte em Indústrias Têxteis; 2006; Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Joao Neiva de Figueiredo;
Produções bibliográficas
-
Neiva de Figueiredo, J. ; Mauri, A. J. . Developing International Managerial Skills Through the Cross-Cultural Assignment: Experiential Learning by Matching U.S.-Based and International Students. Journal of Management Education (Newbury Park, Calif.) , v. 37, p. 367-399, 2013.
-
Neiva de Figueiredo, João . Are corruption levels accurately identified? The case of U.S. states. Journal of Policy Modeling , v. 35, p. 134-149, 2012.
-
Neiva de Figueiredo, Joao ; GONZAGA, C. C. . Minimum cost transmission tower spotting using shortest-path algorithms with preference relationships between nodes. International Journal of Data Analysis and Informations Systems , v. 4, p. 11, 2012.
-
Mauri, Alfredo J. ; Neiva de Figueiredo, João . Strategic Patterns of Internationalization and Performance Variability: Effects of US-Based MNC Cross-Border Dispersion, Integration, and Outsourcing. Journal of International Management , v. 18, p. 38-51, 2012.
-
Neiva de Figueiredo, J. . A decision support methodology for increasing school efficiency in Bolivia's low income communities. International Transactions in Operational Research , v. 19, p. 99-121, 2012.
-
LIN, J. ; Neiva de Figueiredo, João ; Stagliano, A J . The Impact of IFRS Adoption on Earnings Quality of Chinese Firms. Journal of Accounting and Finance , v. 26, p. 3-11, 2012.
-
Neiva de Figueiredo, Joao ; MAYERLE, S. F. ; Donato, F. A. S. . Optimal selection of product/customer mix as a strategic tool for cross-functional integration. JOSCM. Journal of Operations and Supply Chain Management , v. 4, p. 51, 2011.
-
Nascimento, Daniela B. ; Neiva de Figueiredo, J. ; Mayerle, S.F. ; Nascimento, P.R. ; Casali, R.M. . A state-space solution search method for apparel industry spreading and cutting. International Journal of Production Economics , v. 128, p. 379-392, 2010.
-
J. M. F. Franca ; Figueiredo, Joà o Neiva ; LAPA, J. S. . A DEA methodology to evaluate the impact of information asymmetry on the efficiency of not-for-profit organizations with an application to higher education in Brazil. Annals of Operation Research , v. 173, p. 39-56, 2010.
-
MELGAREJO, L. ; Neiva de Figueiredo, J. ; FRIES, C. E. . A Decision Support Methodology for Increasing Public Investment Efficiency in Brazilian Agrarian Reform. International Transactions in Operational Research , v. 16, p. 25-48, 2009.
-
Neiva de Figueiredo, J. . Strategic determinants of plant efficiency:A study of the effect of scale, technology innovation, and product line focus on steel minimill performance. Journal of International Business and Economics , v. 9, p. 60-77, 2009.
-
Neiva de Figueiredo, J. ; MAYERLE, S. F. . Designing Minimum-cost Recycling Collection Networks with Required Throughput. Transportation Research. Part E, Logistics and Transportation Review , v. 44, p. 731-752, 2008.
-
Neiva de Figueiredo, J. ; MAYERLE, S. F. . Going International: a Statistical Sampling-based Methodology for Estimating the Maturity of a Country s Public Institutions. Journal of International Business and Economics , v. 8, p. 38-47, 2008.
-
Neiva de Figueiredo, J. . Unique characteristics of cross-border emerging market private equity: Implications for investors and managers. Journal of International Finance and Economics , v. 8, p. 42-55, 2008.
-
Neiva de Figueiredo, J. ; GONZAGA, C. C. . Aplicação de métodos de busca em grafos com nós parcialmente ordenados à locação de torres de transmissão. Pesquisa Operacional (Impresso) , Rio de Janeiro, v. 23, n.1, p. 209-220, 2003.
-
Neiva de Figueiredo, J. ; WESSON, T. . The Importance of Focus to Market Entrants: A Study of Microbrewery Performance. Journal of Business Venturing , Nova York, v. 16, n.4, p. 377-403, 2001.
-
Neiva de Figueiredo, J. ; HENDEL, I. . Product Differentiation and Endogenous Disutility. International Journal of Industrial Organization , Nova York, v. 16, p. 63-79, 1997.
-
Neiva de Figueiredo, J. ; GONZAGA, C. C. ; MACULAN FILHO, N. . Localização Ótima de Torres de Transmissão Utilizando Teoria de Grafos. Revista Brasileira de Pesquisa Operacional, Rio de Janeiro, v. 2, n.2, p. 12-22, 1979.
-
Neiva de Figueiredo, Joao (Org.) ; GUILLEN, M. F. (Org.) . Green Products: Perspectives on Innovation and Adoption. 1. ed. Boca Raton, Florida: CRC: Productivity Press, 2012. v. 1.
-
Neiva de Figueiredo, João ; GUILLEN, M. F. ; Zheng, X . Mapping the Universe of Green Products. In: Neiva de Figueiredo, Joao; Guillen, Mauro F. (Org.). Green Products: Perspectives on Innovation and Adoption. 1ed.Boca Raton, Florida: CRC, Productivity Press, 2012, v. 1, p. 1-16.
-
Neiva de Figueiredo, Joao ; GUILLEN, M. F. . Conclusion: Green Product Innovation and Adoption. In: Neiva de Figueiredo, Joao; Guillen, Mauro F. (Org.). Green Products: Perspectives on Innovation and Adoption. 1ed.Boca Raton, Florida: CRC, Productivity Press, 2012, v. 1, p. 165-172.
-
Rashford, N. S. ; Neiva de Figueiredo, J. . The Live case intervention method: Leadership skills through experiential learning. In: 2010 Academy of Management International Annual Meeting, 2010, Montreal. Proceedings of the 2010 Academy of Management Annual Meeting, 2010.
-
Donato, F. A. S. ; MAYERLE, S. F. ; Neiva de Figueiredo, J. . A Methodology for Optimal Selection of Product/Customer Mix in Manufacturing Industries. In: 20th Annual Conference of the Production and Operations Management Society, 2009, Orlando. Proceedings of the 20th Annual Conference of the Production and Operations Management Society, 2009.
-
Neiva de Figueiredo, J. ; MAYERLE, S. F. ; CASALI, R. M. ; NASCIMENTO, D. B. . Análise Comparativa de Algoritmos Heurísticos para Resolução do Problema do Caixeiro-Viajante em Grafos não Clusterizados. In: XXIV Encontro Nacional de Engenharia de Produção - ENEGEP 2004, 2004, Florianópolis. Anais de Resumos - ENEGEP 2004. Porto Alegre: ABEPRO - Associação Brasileira de Engenharia de Produção, 2004. p. 189-189.
-
Neiva de Figueiredo, J. . Investimentos de Private Equity no Brasil: Visão Teórica, Situaçao Atual e Implicações para esta Classe de Ativos. In: Segundo Encontro Brasileiro de Finanças, 2002, Rio de Janeiro. Anais do Segundo Encontro Brasileiro de Finanças, 2002.
-
Neiva de Figueiredo, J. ; SAMOHYL, R. W. ; SILVA, W. V. ; ARAUJO, F. P. . O Uso da Análise de Intervenção em Séries Temporais Univariadas: Uma Aplicação Empírica no Mercado Automobilístico Brasileiro. In: XXXIV SBPO - Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2002, Rio de Janeiro. Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2002.
-
Neiva de Figueiredo, J. . Private Equity como Fonte de Recursos para a Empresa Brasileira: Conceituação Teórica e Perspectiva Prática. In: XXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção - ENEGEP 2002, 2002, Curitiba. Anais do XXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2002.
-
Neiva de Figueiredo, J. ; SILVA, W. V. ; SOUZA, A. M. . Avaliação do Efeito Dia-da-Semana nos Retornos dos Índices Bovespa (Brasil), Merval (Argentina) e Dow-Jones (Estados Unidos). In: XXII Encontro Nacioanl de Engenharia de Produção - ENEGEP 2002, 2002, Curitiba. Anais do XXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2002.
-
Neiva de Figueiredo, J. ; MAIA, F. D. L. ; REMOR, J. P. M. . Escolha de Frequencias em Ondas Portadoras - Um Método Prático. In: VI Seminário Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica, 1981, Camboriú, SC. Anais do VI Seminário Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (Grupo IX - Telecomunicações), 1981. v. IX.
-
Neiva de Figueiredo, J. ; NASCIMENTO, P. R. ; COELHO, I. R. ; SURECK, M. A. A. ; FONSECA, L. G. S. . Modelo de Pré-Despacho Horário de Geração. In: VI Seminário Brasileiro de Produção e Distribuição de Energia Elétrica, 1981, Camboriú, SC. Anais do VI Seminário Brasileiro de Produção e Distribuição de Energia Elétrica, 1981. v. X.
-
Neiva de Figueiredo, João ; JURSCA-KEFFER, A. M. ; BARRIENTOS, M. A. M. ; GONZALEZ, S. . An example of community-based management research: Low-income school efficiencies in Bolivia. In: 2012 Academy of Management Annual Conference, 2012, Boston. http://program.aomonline.org/2012/submission.asp?mode=ShowSession&SessionID=1, 2012.
-
Mauri, A. J. ; Neiva de Figueiredo, Joao ; SWIFT, T. . Punctuated Equilibrium in Resource Allocation Patterns: The Reinvention of High-Performing Firms. In: 2012 Academy of Management Annual Conference, 2012, oston. http://program.aomonline.org/2012/submission.asp?mode=ShowSession&SessionID=1, 2012.
-
Neiva de Figueiredo, J. . A decision support methodology for increasing school efficiency in Bolivia's low-income communities. In: 19th Triennial Conference of the international Federation of Operational Research Societies, 2011, Melbourne. Program for the 19th Triennial IFORS Conference, 2011.
-
Neiva de Figueiredo, J. . Helping Cross-border Managers Estimate Host-country Institutional Maturity and Corruption Levels. In: 2009 Academy of Management (AOM) Annual Meeting, 2009, Chicago, Illinois. Proceedings of the 2009 Academy of Management (AOM) Annual Meeting, 2009.
-
Neiva de Figueiredo, J. ; NASCIMENTO, D. B. ; MAYERLE, S. F. ; CASALI, R. M. ; NASCIMENTO, P. R. . Using Graph Path Search Algorithms to Optimize Apparel Manufacturer Cutting Order Programs. In: 18th Triennial Conference of the International Federation of Operational Research Societies (IFORS), 2008, Johannesburgh, Africa do Sul. 2008 18th Triennial Conference of IFORS Program, 2008.
-
LAPA, J. S. ; Neiva de Figueiredo, J. ; Scaratti, D. ; Calvo, M. C. M. . A Methodology for Evaluating the Quality of State-sponsored Primary Health Care. In: 18th Triennial Conference of the International Federation of Operational Research Societies (IFORS), 2008, Johannesburg, Africa do Sul. 2008 18th Triennial Conference IFORS Program, 2008.
-
Neiva de Figueiredo, J. . Cross-border Emerging Market Private Equity: Lessons Learned and Implications for Managers. In: 2008 Academy of Management (AOM) Annual Meeting, 2008, Anaheim, California. Proceedings of the 2008 Academy of Management (AOM) Annual Meeting, 2008.
-
Neiva de Figueiredo, J. ; MAYERLE, S. F. . A Sampling-based Method for Managers to Evaluate Institutional Maturity when doing Business Abroad. In: 2008 Academy of Management (AOM) Annual Meeting, 2008, Anaheim, California. Proceedings of the 2008 Academy of Management (AOM) Annual Meeting, 2008.
-
Neiva de Figueiredo, J. ; GONZAGA, C. C. . Optimal Transmission Tower Spotting Using a Shortest-path Algorithm with Preference Relationships between Nodes. In: 19th International Symposium on Mathematical Programming - ISMP 2006, 2006, Rio de Janeiro. 19th International Symposium on Mathematical Programming -ISMP 2006 - Abstracts. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2006. v. 1. p. 61-61.
-
Neiva de Figueiredo, J. ; GONZAGA, C. C. . Optimal Tower Spotting using Graph Theory and Preference Relationships between Nodes. In: INFORMS Annual Meeting - 2006, 2006, Pittsburgh. INFORMS Annual Meeting - 2006 - Abstracts. Baltimore: INFORMS - Institute for Operations Research and Management Science, 2006. v. 1. p. 223-22.
-
Neiva de Figueiredo, J. ; FRIES, C. E. ; MELGAREJO, L. . A Decision Support Methodology for Increasing Public Investment Efficiency in Brazilian Agrarian Reform. In: International Federation of Operational Research Societies Triennial Conference, 2005, Honolulu. 17th Triennial Conference of the International Federation of Operational Research Societies - IFORS2005, 2005. v. 1. p. 30-30.
-
Neiva de Figueiredo, J. ; BENITO, R. ; CLAUDINO, C. J. . Maximização da Contribuição ao Lucro no Transporte e Distribuição Física de Produtos de Várias Origens a Muitos Destinos: Uma Ferramenta Prática. In: XVIII Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes - XVIII ANPET, 2004, Florianópolis. Comunicações Técnicas do XVIII ANPET. Rio de Janeiro: Associação Nacional de Pesquisa e ENsino em Transportes, 2004. p. 35-35.
-
Neiva de Figueiredo, J. ; MACULAN FILHO, N. ; GONZAGA, C. C. . Locação Ótima de Torres de Transmissão Utilizando Teoria de Grafos. In: XI Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 1978, Brasília, DF. Anais do XI Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 1978. p. 72.
-
Mauri, Alfredo J. ; LIN, JING ; Neiva de Figueiredo, João . The influence of strategic patterns of internationalization on the accuracy and bias of earnings forecasts by financial analysts. International Business Review , 2013.
Outras produções
Neiva de Figueiredo, Joao ; Mayerle, S.F. . Determinação da localização ótima de centros coletores de material reciclado. 2007.
Neiva de Figueiredo, J. ; SHERAFAT, H. ; MAYERLE, S. F. ; BENITO, R. . Problema de Atuação de Grupos Parcialmente Distribuídos - Revisão Bibliográfica. 2003.
Prêmios
2011
IFORS 2011 OR in Development Prize, International Federation of Operations Research Societies.
2005
IFORS 2005 OR in Development Prize, International Federation of Operational Research Societies - IFORS.
2002
Primeiro lugar em Concurso Público para Professor Adjunto, Dep. Engenharia de Produção e Sistemas/UFSC.
1989
Dean's Doctoral Fellowship, Harvard University.
1987
Baker Scholar, Harvard Business School.
1982
Primeiro Lugar em Concurso Público para Professor Auxiliar, Dep. Ciências Estatísticas e Computação/UFSC.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. , Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas, Trindade, 88040-900 - Florianopolis, SC - Brasil - Caixa-postal: 476, Telefone: (048) 33317000, Fax: (048) 33317075
Experiência profissional
2007 - 2012
Saint Joseph'S UniversityVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
1999 - 2000
JPMorgan PartnersVínculo: Empregatício, Enquadramento Funcional: Principal
Atividades
-
09/1999 - 11/2001
Serviços técnicos especializados , JP Morgan Partners, .,Serviço realizado, Analisou, estruturou e executou diversos investimentos de Capital de Risco e Private Equity pelo JPMorgna Partners.
1993 - 1997
Goldman Sachs & Co.Vínculo: Empregatício, Enquadramento Funcional: Associate - Nova York, Carga horária: 40
Atividades
-
07/1993 - 09/1999
Serviços técnicos especializados , Divisão de Investment Banking, .,Serviço realizado, Executou diversas operações de fusões e aquisições, de financiamentos no mercado de capitais internacional, e de private equity para clientes na América Latina.
1986 - 1986
McKinsey & Co.Vínculo: Empregatício, Enquadramento Funcional: Summer Associate - Madrid, Espanha, Carga horária: 40
Atividades
-
07/1987 - 06/1989
Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Projetos de consultoria em companhias de tecnologia nos Estados Unidos.
1982 - 1987
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Empregatício, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 20
Atividades
-
07/2004
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EPS5115 - Pesquisa Operacional III
-
03/2003
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, EPS6434 - Estratégia e Modelagem Operacional, EPS6403 - Otimização em Transportes e Logística
-
04/2002
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EPS5102 - Introdução à Pesquisa Operacional
-
07/2002 - 08/2002
Ensino, Economia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Economia Aplicada - Finanças
-
08/1982 - 07/1985
Ensino, Ciclo Básico das Engenharias, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo Numérico
1977 - 1980
Centrais Elétricas do Sul do BrasilVínculo: Empregatício, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 40
Atividades
-
01/1977 - 06/1985
Serviços técnicos especializados , Departamento de Informática, .,Serviço realizado, Gerenciou equipes de engenheiros, analistas de sistemas e programadores no desenvolvimento de sistemas computacionais da área técnica, focalizando principalmente a otimização do planejamento, construção e operação do sistema elétrico..
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Joao Neiva de Figueiredo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?