PAULO MUNIZ LESSA JUNIOR

Técnico em Química pelo Instituto Federal de Sergipe e Graduando em Farmácia pela Universidade Federal de Sergipe - Campus Lagarto

Informações coletadas do Lattes em 06/08/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Farmácia

2012 - Atual

Universidade Federal de Sergipe

Curso técnico/profissionalizante

2010 - 2012

Instituto Federal de Sergipe

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Produções bibliográficas

  • MAIA, J. D. ; LESSA JÚNIOR, P. M. ; SANTOS, J. A. B. ; MOREIRA, J. J. S. . Potencial antioxidante de diversas variedades de pimentas. In: III Simpósio Internacional de Plantas Medicinais e Nutracêuticos e III Conferência do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Frutos Tropicais, 2012, Aracaju. Potencial antioxidante de diversas variedades de pimentas., 2012.

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    Desenvolvimento de novos produtos probióticos a partir do caju (Anacardium occidentale L.), Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Paulo Muniz Lessa Júnior - Integrante / Luciana Pereira Lobato - Coordenador.

  • 2012 - 2014

    PET-SAÚDE Subproposta: Saúde e Trabalho: O Agente Comunitário de Saúde, Descrição: O desenvolvimento das principais ações da Estratégia de Saúde da Família ocorre através dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), responsáveis pelo elo entre as unidades de saúde e a comunidade, da qual foram selecionados. Tradicionalmente, essas pessoas têm assumido importantes tarefas no cuidado de saúde, inclusive em diferentes sistemas e contextos, ganhando prestígios na comunidade e com conseqüente impacto positivo sobre os indicadores de saúde. O aumento significativo de trabalho e de responsabilidade, além de esperados conflitos, dentre outros fatores, pode ocasionar situações de estresse, causando problemas de saúde, desmotivação e insatisfação na execução das ações. Outro ponto relevante é o provável impacto em ações específicas, relevantes para a saúde profissional e da comunidade assistida. Diante disso, torna-se imprescindível conhecer e descrever o trabalho desses profissionais, e impacto de suas ações na saúde profissional e da comunidade. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Paulo Muniz Lessa Júnior - Integrante / José Antônio Barreto Alves - Coordenador., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Experiência profissional

2012 - 2012

Universidade Federal de Sergipe

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Estagiário no Laboratório de Processamento de Produtos de Origem Animal localizado no Departamento de Tecnologia de Alimentos para obtenção do título de técnico em química. Descrição das atividades executadas: Desempenhar atividades gerais de auxílio às práticas de laboratório, bem como preparar materiais, limpar instrumentos e aparelhos, efetuar coletas de amostras para assegurar maior rendimento do trabalho e seu processamento, de acordo com os padrões requeridos. Executar rotinas de manutenção e apoio no laboratório de ensino. Assessorar nas atividades de ensino e pesquisa

2013 - 2015

Indústria Vieira Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Inspetor de Qualidade PL, Carga horária: 44

Outras informações:
Atuou no laboratório de controle de qualidade físico químico do setor de produção de vinagre e dos molhos Maratá (nome fantasia) entre os quais incluem: molho de tomate, pimenta, alho, salsa e limão. As atribuições desempenhadas foram as seguintes: monitorar a qualidade da produção na empresa, verificar os procedimentos operacionais de higiene e boas práticas de fabricação, fazer controle de qualidade, análise dos dados encontrados, verificar conformidade de processos, liberar produtos e serviços, trabalhar de acordo com normas e procedimentos técnicos de qualidade e de segurança, administrar toda a documentação técnica do controle de qualidade, realizar análises físico químicas da água periodicamente, digitar e emitir ao supervisor os relatórios das inspeções e das análises dos produtos acabados, conservar os instrumentos e equipamentos limpos e guardados em locais apropriados, identificar os lotes, através de etiquetas especificas para cada fase do processo, providenciar para que cada início de produção, esteja a disposição a instrução de controle, organizar e manter o arquivo de registros e documentações, informar todas as ocorrências na troca de turnos mantendo o setor limpo e em ordem.