Maria Clara Fortes Silva

É Graduada em Pedagogia pela UNEB Campus VII e Pós-graduada (lato sensu) em Planejamento e Docência do Ensino Superior pela Escola Superior Aberta do Brasil - ESAB. Possui segunda Licenciatura em Letras. É Pedagoga no Instituto Federal Baiano - Campus Itaberaba. Atuou como Coordenadora Pedagógica no Colégio Estadual Artur Oliveira da Silva no município de Antônio Gonçalves/BA. Trabalhou como docente das disciplinas língua portuguesa e redação no Colégio Estadual Arthur Oliveira da Silva (Ensino Médio). Atuou na Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social do município de Senhor do Bonfim/BA, como coordenadora geral dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Foi docente no Serviço Social do Comércio SESC e no Programa Educação do Trabalhador SESI.

Informações coletadas do Lattes em 06/08/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Lato Sensu em Planejamento Educacional e Docência

2014 - 2016

Escola Superior Aberta do Brasil
Título: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: Processos Distintos e Complementares
Orientador: MARCONY BRANDÃO ULIANA

Graduação em Pedagogia

2006 - 2012

Universidade do Estado da Bahia
Título: NA ERA DO CONHECIMENTO, ALFABETIZAR SEM LETRAR É POSSÍVEL?
Orientador: SANDRA FABIANA DE ALMEIDA FRANCO

Formação complementar

2012 - 2012

Extensão universitária em VII Seminário de Pesquisa e XII Seminário Interdis. (Carga horária: 8h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2011 - 2011

Formação de Jovens em empreendedorismo e Gestão de. (Carga horária: 80h). , Obra Kolping do Brasil, OBRA KOLPING, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em V Seminário de Pesquisa e X Seminário Interdisci. (Carga horária: 10h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em 22º EBEPE - Encontro Baiano de Estudantes de Pedag. (Carga horária: 40h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em II Encontro de Educação, Marxismo e Emancipação Hu. (Carga horária: 20h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2008 - 2008

A Teoria da Mais-Valia em Marx. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2006 - 2006

II Formação de Professores para Área de Remanescen. (Carga horária: 120h). , Secretaria Mul. de Educação, Cultura e Esportes - Senhor do Bonfim/BA, SEMEC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Serviço Social Aplicado/Especialidade: Serviço Social da Educação.

Participação em eventos

I Encontro Territorial de Gestores Municipais da Assistência Social em Senhor do Bonfim.. 2015. (Encontro).

IV Conferência Territorial do Piemonte Norte do Itapicuru dos Direitos da Pessoa Idosa. 015. 2015. (Outra).

VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.. 2015. (Outra).

Outras produções

FORTES, M.C. . #partiugincanacidadã. 2015.

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pedagoga, Carga horária: 40

2019 - 2020

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pedagogo, Carga horária: 40

2019 - 2019

Colégio Estadual Artur Oliviera da Silva

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico, Carga horária: 40

2016 - 2019

Colégio Estadual Artur Oliveira da Silva

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Nível Médio, Carga horária: 20

2013 - 2015

Secretaria Municipal de Ação e Desenvolviento Social - Senhor do Bonfim/BA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 30

Outras informações:
Coordenadora Geral do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Cargo em Comissão.

2017 - 2017

SESC - Adiministração Regional da Bahia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor do ensino fundamental, Carga horária: 44

2012 - 2012

SESI - Departamento Regional do Estado da Bahia

Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Fundamental, Carga horária: 20

2009 - 2012

Centro Educacional Construindo Conhecimento

Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Diretora e Professora, Carga horária: 40

Outras informações:
Diretora e professora (Educação Infantil, 1 e 5 anos do Ensino Fundamental) no Centro Educacional Construindo Conhecimento.