Antonio Leite Frota Junior
Formado em Licenciatura Plena em Física pela Universidade estadual do Piaui-UESPI, Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência-PIBID-Física(2012-2015), Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física, experiencia na construção de ferramentas didáticas e uso de micro controladores.
Informações coletadas do Lattes em 06/08/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em Física
2010 - 2015
Universidade Estadual do Piauí
Título: PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE
Orientador: Janete Batista de Brito
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica.
Organização de eventos
FROTA JUNIOR, A. L. . Eletronica Analogica. 2014. (Congresso).
Participação em eventos
Arduino Day. O uso de Arduíno como ferramenta didática.. 2015. (Exposição).
Dia do Fisico. 2015. (Encontro).
III Encontro Pedagógico do PIBID-UESPI.O USO DE ARDUINO COMO FERRAMENTA DIDATICA.. 2015. (Outra).
III Workshop da Pós Graduação em Físisca da UFPI. 2014. (Encontro).
II Semana de Fisica.Eletronica Analogica. 2014. (Oficina).
II Semana de Fisica da UESPI..Oficina de Eletrônica Básica.. 2014. (Oficina).
XXXII Encontro de Físicos do Norte e Nordeste. PIBID FISICA: Teoria e a pratica para a construção de um docente.. 2014. (Congresso).
I ENCONTRO ESTADUAL DO PIBID PET - FÍSICA DA UESPI..Teoria e Pratica- A Importancia do uso de Experiemnos no Ensino de Fisica. 2013. (Encontro).
XXXI Encontro de Físicos do Norte e Nordeste.TEORIA E PRÁTICA: A IMPORTÂNCIA DO USO DE EXPERIMENTOS NO ENSINO DA FÍSICA. 2013. (Encontro).
XXXI Encontro de Fisicos do Norte Nordeste.Teoria e Pratica- A Importancia do uso de Experiementos no Ensino de Fisica. 2013. (Encontro).
III ENCONTRO DOS ESTUDANTES DE FÍSICA DA UFPI. 2012. (Encontro).
VI Seminario de Extensão- UESPI.A Abordagem dos Experimentos Fisicos a baixo custo como forma de aprendizagem.. 2012. (Seminário).
Produções bibliográficas
-
FROTA JUNIOR, A. L. ; BRITO, J. B. . Propostas Metodológicas para ensino de Ciências.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FROTA JUNIOR, A. L. ; SOUSA, N. V. ; BRITO, J. B. . O USO DE ARDUINO COMO FERRAMENTA DIDATICA.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FROTA JUNIOR, A. L. . PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE: DIFICULDADES DO APRENDIZADO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO PIAUÍ. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FROTA JUNIOR, A. L. . PIBID DE FISICA NA FORMAÇÃO DOCENTE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FROTA JUNIOR, A. L. . Eletronica Analogica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
FROTA JUNIOR, A. L. ; COURAS, M. F. K. B. ; SILV, D. P. A. C. E. . TEORIA E PRÁTICA: A IMPORTÂNCIA DO USO DE EXPERIMENTOS NO ENSINO DA FÍSICA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FROTA JUNIOR, A. L. . Circuito elétrico e espelhos planos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FROTA JUNIOR, A. L. . A Abordagem dos experimentos físicos de baixo custo como forma de aprendizagem.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
FROTA JUNIOR, A. L. . Eletronica Analogica. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FROTA JUNIOR, A. L. . A Abordagem dos experimentos físicos de baixo custo como forma de aprendizagem.. 2012 (Educação.) .
Projetos de pesquisa
-
2012 - 2015
PIBID, Descrição: O Pibid agregar diversos valores na formação, é um projeto de extensão voltado para alunos de licenciatura, é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Antonio Leite Frota Junior - Coordenador / anoel jesus Memória Campelo - Integrante / Janete Batista De Brito - Integrante / Luiz Pereira da Silva Neto - Integrante.
-
2012 - 2013
DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO DE FÍSICA, Descrição: Projeto Desenvolvimento de Atividades Experimentais para o Ensino de Física tem por objetivo desenvolver um conjunto de atividades experimentais, juntamente com os graduandos dos cursos de Física e bolsistas do grupo PET-Física, para serem repassadas aos professores e alunos da rede pública de ensino. Pretende-se, com o desenvolvimento dessas atividades, promover a reflexão desses sujeitos sobre as novas práticas metodológicas e a inserção das mesmas nas aulas práticas, bem como promover uma nova abordagem dos conteúdos de Física de modo a facilitar sua compreensão. Pesquisas recentes mostram que o ensino das Física ainda é muito precário, isso se reflete no baixo rendimento escolar do aluno nessa área. O problema do ensino de Física já começa na graduação, onde os cursos têm que lidar com uma alta taxa de evasão, pois os graduandos já se sentem desmotivados a seguirem a carreira de professor e muitos dos que terminam seus cursos ingressam nas escolas públicas buscando apenas estabilidade no emprego. Por isso a ideia desse projeto também é resgatar a autoestima do futuro professor para que possa desenvolver suas atividades com criatividade, estimulando suas habilidades potenciais e contribuindo para que ele se torne um facilitador da aprendizagem.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (14) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Antonio Leite Frota Junior - Coordenador / Nairon Vascolos Sousa - Integrante / Edina Maria de Sousa Luz - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Antonio Leite Frota Junior e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?