Roger Ferreira Xavier

Mestrando em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGAC/UNIRIO). Licenciado em Letras e graduando em Teatro pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Ator, formado pelo Curso de Preparação para Atores, oferecido pela Cia. Teatral ManiCômicos em parceria com o Sindicato dos Artistas e Técnicos de Espetáculos de Diversão de Minas Gerais (SATED/MG). É co-fundador da AFO!TA Teatro (São João del-Rei/MG). Atualmente, dedica-se aos estudos sobre memória, história e historiografia do teatro brasileiro moderno.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Artes Cênicas

2018 - Atual

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: Os Comediantes: a gênese e a estreia do mito do teatro brasileiro moderno (1938-1942),Orientador: Tania Brandão da Silva
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: História do Brasil; Teatro Brasileiro Moderno; Os Comediantes.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro Brasileiro. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Brasil República. Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.

Graduação em andamento em Teatro

2017 - Atual

Universidade Federal de São João Del-Rei

Graduação em Letras

2012 - 2016

Universidade Federal de São João Del-Rei
Título: Rasga Coração: uma invenção literária a serviço da história, memória e recorrência
Orientador: Suely da Fonseca Quintana

Curso técnico/profissionalizante em Curso de Preparação para Atores

2012 - 2014

Associação Cultural ManiCômicos

Ensino Médio (2º grau)

2009 - 2011

Colégio Salesiano Dom Helvécio

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 -

Disciplina isolada PPGAC: Hist. do Teatro Brasileiro: invenção e pensamento. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.

2019 - 2019

Experiências de pesquisa em História do Teatro. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2018 - 2018

Quatro noções em história cultural com o professor Roger Chartier. (Carga horária: 10h). , Fundação Casa de Rui Barbosa, FCRB, Brasil.

2018 - 2018

Curso de Aprofundamento Ferramentas para o Ator. (Carga horária: 46h). , Amok Teatro, AMOK TEATRO, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Curso de Restauração de Documentos. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.

2017 - 2017

Arqueologia do Texto com Francesca Della Mônica. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.

2017 - 2017

Disciplina isolada PPGAC (mestrado): Tópicos Variados em História e Memória. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.

2016 - 2016

Curso teórico de Commedia dell'Arte: i ciarlatani. (Carga horária: 32h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2014 - 2014

Leitura e Interpretação de textos verbais. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.

2013 - 2013

Preparação do Ator para a Cena. (Carga horária: 16h). , Galpão Cine Horto, GRUPO GALPÃO, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro Brasileiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

1º Seminário de História e Historiografia do Teatro. 2019. (Seminário).

IV Jornada Arquitetura, Teatro e Cultura - uma homenagem à Hélio Eichbauer. 2018. (Outra).

19º Mostra de Cinema de Tiradentes.Ator, o espelho da cena. 2016. (Oficina).

I Seminário de História, Política e Cena.Rasga Coração: traços da resistência na obra de Vianinha. 2016. (Seminário).

IV Colóquio Crítica da Cultura - Mitos e Mitologias na Contemporâneidade. 2016. (Outra).

17º Mostra de Cinema de Tiradentes.Oficina de Roteiro Cinematográfico - 12h. 2014. (Oficina).

6º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Comunicação oral. 2014. (Congresso).

II Colóquio Crítica da Cultura - A Política e as Letras. 2014. (Outra).

I Símpósio Internacional de Ética e Filosofia Política: Reflexões sobre a ditadura. 2014. (Simpósio).

XII Congresso de Produção Científica e Acadêmica. 2014. (Congresso).

II Colóquio Crítica da Cultura - Corpo, Arte e Tecnologia. 2012. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Suely da Fonseca Quintana

Rasga Coração: uma invenção literária a serviço da história, memória e recorrência; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Suely da Fonseca Quintana;

Suely da Fonseca Quintana

O texto e a música na dramaturgia brasileira como forma de resistência á ditadura militar de 1964; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português) - Universidade Federal de São João Del-Rei, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Suely da Fonseca Quintana;

Claudia Mariza Braga

Teatro para todos - divulgação e pesquisa de dramaturgia on-line; Início: 2013; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de São João Del Rei; Ministério da Educação; (Orientador);

Berilo Luigi Deiró Nosella

Monitoria Disciplina Introdução a Dramaturgia; 2016; Orientação de outra natureza; (Teatro) - Universidade Federal de São João Del-Rei, PróReitoria de Ensino de Graduação Universidade Federal de São João del Rei; Orientador: Berilo Luigi Deiró Nosella;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • XAVIER, R. F. . Rasga Coração: traços da resistência na obra de Vianinha. In: I Seminário em História, Política e Cena, 2016, São João del Rei. Anais do I Seminário em História, Política e Cena do GPHPC - UFSJ, 2016.

  • XAVIER, R. F. ; SILVA, J. A. B. ; BRAGA, C. M. . Teatro para todos: a dramaturgia brasileira online. In: 6º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2014, Belém. Área temática: Cultura/ 6º CBEU - Anais: Trabalhos completos e resumos, 2014. v. 1.

  • XAVIER, R. F. ; QUINTANA, Suely da Fonseca . A escrita (in)visível de resistência na dramaturgia brasileira de 1964-85. In: 5º Seminário de Pesquisas em Andamento do PPGAC da USP, 2015, São Paulo. Resumos do Seminário de Pesquisas em Andamento PPGAC/USP. São Paulo: PPGAC-ECA/USP, 2015. v. v.3.n1.

  • XAVIER, R. F. ; BRAGA, C. M. ; SILVA, J. A. B. . Teatro para todos - divulgação e pesquisa de dramaturgia on-line. 4º CLAC: Linguagem, memória e arte - interfaces , 2013.

  • XAVIER, R. F. ; QUINTANA, Suely da Fonseca . Considerações sobre Ópera do Malandro: caminhos da censura e linguagem. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • XAVIER, R. F. ; BRAGA, C. M. . O resgate da dramaturgia brasileira através do projeto de extensão: Teatro para Todos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • XAVIER, R. F. ; BRAGA, C. M. ; SILVA, J. A. B. . Teatro para todos: a dramaturgia brasileira online. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

XAVIER, R. F. . O teatro explicado aos meus filhos: o teatro ligeiro no Brasil. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

XAVIER, R. F. ; CLEMENTE, Rita . Amanda. 2019. Teatral.

FONSECA, Marcos ; NATANY, Priscila ; BARTO JUNIOR, C. H. ; SILVA, A. F. ; WERNECK, J. D. ; XAVIER, R. F. . morada. 2017. Teatral.

FONSECA, Marcos ; NATANY, Priscila ; XAVIER, R. F. . Paquidermia. 2016. Teatral.

FELISATTI, J. P. ; XAVIER, R. F. ; SILVA, A. F. ; BARTO JUNIOR, C. H. ; RESENDE, F. ; BARBOSA, M. . Verdade e Consequência. 2015. Teatral.

XAVIER, R. F. ; FELISATTI, J. P. . Inimigo do Povo. 2013. Teatral.

FELISATTI, J. P. ; XAVIER, R. F. . No meio a rua. 2012. Teatral.

SANTANA, J. ; XAVIER, R. F. . 'Pena que ela é uma puta' de John Ford. 2018 (Leitura dramática).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Atuando nos acervos do Clube Teatral Artur Azevedo e de Antônio Guerra: capítulos de uma história cultural do teatro brasileiro em São João del-Rei, Descrição: Pauta-se na compreensão e análise de arquivos daqueles que atuaram no cenário teatral em suas mais diferentes esferas, e em diversas localidades, como material inscrito no campo da memória do teatro brasileiro enquanto patrimônio documental das Artes Cênicas. Nosso trabalho recai na nvestigação da trajetória dos arquivos que compõem os acervos do Clube Teatral Artur Azevedo e de Antônio Guerra, e estudo de seus estágios de organização, com atenção às questões que envolvem suas composições, seus aspectos de guarda e as ordenações já em parte empregadas pelo GPAC. Por último, pretende-se elaborar instrumentos de pesquisa necessários para o acesso e difusão dos acervos do Clube Teatral Artur Azevedo e de Antônio Guerra, em termos de descrição geral do conjunto e composição de relações sumárias de documentos ainda não inventariados. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Roger Ferreira Xavier - Integrante / Berilo Luigi Deiró Nosella - Coordenador / Fabiana Siqueira Fontana - Integrante / Isabela Francisconi - Integrante.

  • 2014 - 2015

    O texto e a música na dramaturgia brasileira como forma de resistência à ditadura militar de 1964, Descrição: O objetivo da pesquisa é investigar os procedimentos de escrita do texto teatral durante a ditadura civil-militar brasileira. Como a censura desse período se limitava à superficialidade do texto, o tradicional veto de palavras, por vezes desconexas, demarca a ação da censura de legitimar poder, visto que o mais importante é a sua própria existência em si mesma. (COSTA, 2006). Para análise, selecionamos "Liberdade, liberdade" de Millôr Fernandes e Flávio Rangel; "Ópera do malandro" de Chico Buarque e "Rasga Coração" de Oduvaldo Vianna Filho para analisar os recursos literários, enfatizando e tendo como eixo teórico a ironia como uma relação discursiva entre o dito e o não dito - (HUTCHEON, 2000), (BRAIT, 2008) e (BERGSON, 1983) - e o conceito de carnavalização sob a ótica de Mikhail Bakhtin. Enquanto investigação, apontamos para a permanência da ironia enquanto estratégia crítica, bem como os vocábulos e a estrutura dramatúrgica sustentam ambivalências da cosmovisão carnavalesca à serviço da resistência política. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Roger Ferreira Xavier - Integrante / Suely da Fonseca Quintana - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2018 - 2018

    UFSJ

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Monitor da disciplina Teatro Brasileiro: Teatro Épico (Profª Claudia Braga)

  • 2016 - 2016

    UFSJ

    Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitoria (Graduação), Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Monitor da disciplina Introdução à dramaturgia (Prof. Dr. Berilo Luigi Deiró Nosella)

  • 2015 - 2016

    UFSJ

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro do Colegiado do Curso de Letras

  • 2013 - 2016

    Associação Cultural ManiCômicos

    Vínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Professor de Teatro, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2013 - 2013

    Associação Cultural ManiCômicos

    Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitor Literário, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2018 - Atual

    Universidade Federal de São João Del-Rei

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria (Graduação), Carga horária: 12

    Outras informações:
    Monitor da disciplina de FSC: Teatro Brasileiro: Teatro Épico