Iraneide Santos Costa

Possui doutorado em Letras e Lingüística pela Universidade Federal da Bahia (2007) e mestrado em Letras e Lingüística pela Universidade Federal da Bahia (1998). Atualmente é associada da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas:análise do discurso, língua portuguesa, ensino, leitura, diversidade linguística e cultural, estudos de texto e competência lingüística.

Informações coletadas do Lattes em 09/11/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Letras e Lingüística

2003 - 2007

Universidade Federal da Bahia
Título: A representação das mulheres nos quadrinhos: De Mafalda a Mulheres Alteradas, o que mudou?
Iracema Luiza de Souza. Palavras-chave: Análise do Discurso; Gênero; Mulher; Representação.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.

Mestrado em Letras e Lingüística

1996 - 1998

Universidade Federal da Bahia
Título: O USO DO ARTIGO DEFINIDO DIANTE DE NOME PRÓPRIO DE PESSOA E DE POSSESSIVO DO SÉCULO XIII AO SÉCULO XVI, Ano de Obtenção: 1999
Orientador: ROSA VIRGÍNIA MATTOS E SILVA
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: LÍNGUA PORTUGUESA; FATORES MORFOSSINTÁTICOS; ESTUDO DIACRÔNICO.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada. Setores de atividade: Educação Superior.

Formação complementar

1986 - 1986

Extensão universitária em ESPECIALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR. (Carga horária: 360h). , FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAHIA, FEBA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Lê Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Italiano

Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Lê Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Organização de eventos

COSTA, I. S. . SEMINÁRIO DO GEDISCULT. 2019. (Outro).

COSTA, I. S. ; SANTOS, E. . SEMINÁRIO DE ESTUDOS DO DISCURSO 2014. 2014. (Outro).

COSTA, I. S. . Seminário de Estudos do Discurso. 2012. (Outro).

COSTA, I. S. ; SILVA, A. V. T. A. ; ARAUJO, E. . SEPESQ. 2012. (Congresso).

COSTA, I. S. ; SANTOS, E. . Sedis Seminário de Estudos do Discurso: transdiscursividades. 2010. (Congresso).

Participação em eventos

XV SEPESQ Seminário Estudantil de Pesquisa em Letras. 2022. (Seminário).

Congresso UFBA 75 anos. Um estudo da argumentação sobre a COVID- 19 numa perspectiva materialista do discurso. 2021. (Congresso).

XIV Seminário Estudantil de pesquisa em Letras - Movimentos no ensino, pesquisa e extensão em Letras: desconstruções e reconstruções, caminhos para a inclusão na Academia. 2021. (Seminário).

Congresso Virtual UFBA | 2020. 2020. (Congresso).

XIII Seminário Estudantil de pesquisa em Letras e Seminário Comemorativo dos 10 anos do PPGLinC. 2020. (Seminário).

SEMINÁRIOS.A FAMÍLIA E AS FORMAS DE SUBJETIVAÇÃO. 2019. (Seminário).

SEMINÁRIOS II.OS DISCURSOS E A MÍDIA NA CONSTRUÇÃO DO REAL. 2019. (Seminário).

ABRALIN EM CENA. ME TOO: UM ESTUDO DA ARGUMENTÇÃO. 2018. (Congresso).

SEMINÁRIO ESTUDOS AFRICANOS. 2018. (Seminário).

A UNEB E O COMPROMISSO COM A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO. 2017. (Outra).

OFICINA DE BONECA ABAYOMY: SÍMBOLO DE RESISTÊNCIA. 2017. (Oficina).

OFICINA PEDAGÓGICA A FÁBULAAFRICANA O JABUTI E A SABEDORIA DO MUNDO DO. 2017. (Oficina).

SEMENTE.EXPERIÊNCIA DOCENTE NAS AULAS DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS: VIVÊNCIAS ATRAVÉSN DO NUPEL. 2017. (Seminário).

SEMINÁRIO TEXTO E DISCURSO.ESSA COCA-COLA É FANTA. 2017. (Seminário).

III SEMINÁRIO DE GRUPOS DE PESQUISA DO PPGEL.SER BALEIA OU SER SEREIA, EIS A QUESTÃO: PROVOCAÇÕES DA ANÁLISE MATERIALISTA DO DISCURSO. 2016. (Seminário).

III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ESTUDO SOBRE DISCURSO E ARGUMENTAÇÃO.A SAGRADA FAMÍLIA, OS FILHOS DA QUÍMICA E AS CRIANÇAS SINTÉTICAS. 2016. (Seminário).

II SEMANA DE LÍNGUA PORTUGUESA.DISCURSOS DE EXCLUSÃO NA CONTEMPORANEIDADE. 2016. (Simpósio).

II SEMINÁRIO DE ESTUDOS E PESQUISA EM ANÁLISE DO DISCURSO.SER SINCERO É SER POLITICAMENTE CORRETO: PROVOCAÇÕES DA ANÁLISE MATERIALISTA DO DISCURSO. 2016. (Seminário).

IV JORNADA DE ANÁLISE DO DISCURSO DA UESC.O LIVRO DIDÁTICO E A QUESTÃO DO GÊNERO: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS APORTES TEÓRICOS DA ANÁLISE MATERIALISTA DO DISCURSO. 2016. (Outra).

III JORNADA DE ANÁLISE DO DISCURSO DA UESC.O lugar da argumentação na Análise Materialista do Discurso. 2015. (Outra).

III JORNADA DE ANÁLISE DO DISCURSO DA UESC.DISCURSO E DIVERSIDADE SEXUAL. 2015. (Outra).

SEMANA DE LÍNGUA PORTUGUESA.LÍNGUA PORTUGUESA: UM BEM DE PRIMEIRA NECESSIDADE NOS DIAS DE HOJE. 2015. (Simpósio).

SEMINÁRIO DE GRUPOS DE PESQUISA 2015: LINGUAGENS, PRÁTICAS E CONTEXTOS.AS RELAÇÕES FAMILIARES NA CONTEMPORANEIDADE. 2015. (Seminário).

XVIII SEMANA DE MOBILIZAÇÃO CIENTÍFICA.A MULHER E SUA RELAÇÃO (IN)ALTERÁVEL COM O CASAMENTO. 2015. (Outra).

XVIII SIMPÓSIO BAIANO DE PESQUISADORAS (ES) SOBRE MULHER E RELAÇÕES DE GÊNERO.O HOMEM, A MULHER E O CASAMENTO. 2015. (Simpósio).

IV SIALA.DE ARANHA A MACACO: PROVOCAÇÕES DA ANÁLISE DO DISCURSO. 2014. (Seminário).

SEMINÁRIO DE ESTUDOS DO DISCURSO: Discursos e poderes na contemporaneidade.O SUJEITO E A ARGUMENTAÇÃO: UM ESTUDO A PARTIR DOS APORTES TEÓRICOS DA ANÁLISE MATERIALISTA DO DISCURSO. 2014. (Seminário).

SEMINÁRIO NUPEL.O PROFESSOR E O TRABALHO COM TEXTO EM SALA DE AULA. 2014. (Seminário).

SIMPÓSIO GELLC.ESTUDOS DO DISCURSO E DA ARGUMENTAÇÃO. 2014. (Simpósio).

II JORNADA DE ANÁLISE DO DISCURSO.A MÃE VERDADEIRA E A VERDADEIRA MÃE. 2013. (Outra).

IV SIMPÓSIO MUNDIAL DE ESTUDOS EM LÍNGUA PORTUGUESA.LÍNGUA, SOCIEDADE, HISTÓRIA E MEMÓRIA: UMA ANÁLISE DO SUJEITO PAI NA CONTEMPORANEIDADE. 2013. (Seminário).

PROHPONDO: I ENCONTRO DE LÍNGUA PORTUGUESA.SAUSSURE E/EM PÊCHEUX. 2013. (Seminário).

SEMINÁRIO DE ESTDOS EM LINGUAGEM E EDUCAÇÃO.NARRATIVAS E MEMÓRIAS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM. 2013. (Seminário).

VIII Congresso Internacional da Abralin. O poder da norma, o poder na norma. 2013. (Congresso).

II Seminário do Parfor: o livro didático em foco.O trabalho com o texto no livro didático. 2012. (Seminário).

II Simpósio baiano de Licenciatura.Texto e/no livro didático. 2012. (Simpósio).

SEDIS 2012.O discurso e o verbo-visual. 2012. (Seminário).

Seminário de estudos do discurso.Discurso e corpo: normativização, normalização e controle. 2012. (Seminário).

SEMINÁRIO DE RELIGIÃO, POLÍTICA E MOVIMENTOS SOCIAIS. 2012. (Seminário).

Abralin. Ser pai e ser mãe: práticas discursivas, sentido e representação nos séculos XX e XXI. 2011. (Congresso).

II Colóquio Internacional Discurso e Mídia.A busca pelo ser saudável leva á busca pelo corpo jovem e magro? Ou a busca pelo ser jovem leva á busca pelo corpo saudável e magro? um estudo a respeito dos saberes sobre os corpos em textos midiáticos. 2011. (Outra).

II Xirê das Letras - Giros e resistências.Por uqe o cabelo (não) é ruim??. 2011. (Seminário).

IX Congresso Latino-Americano de Estudos do Discurso A - 011. Identidade da mulher no funk carioca: cachorra, preparada ou tchutchuca. 2011. (Congresso).

VII congresso Internacional da Abralin. Ser pai e ser mãe: práticas discursivas, sentido e representação nos séculos XX e XXi. 2011. (Congresso).

(Trans)discursividades: seminário de estudos do discurso.Discurso e corpo: normativização, normalização e controle. 2010. (Seminário).

Discurso, texto e língua. 2010. (Outra).

II Fórum Internacional de Análise do Discurso: Homenagem a Patrick Charaudeau.A mulher, o casamento e a família: uma relação regulada por mandamentos. 2010. (Outra).

III Colóquio Aled Brasil Discurso e práticas sociais. Um tributo a Luiz Antônio Marcuschi. A sociedade e os papeis sexuais: uma relação perpassada por discursos. 2010. (Congresso).

III Siala.A mulher negra na obra de Gregório de Mattos. 2010. (Seminário).

I Jornada linguagem, espaços e sociedade.O biopoder e a normalização dos corpos. 2010. (Outra).

Sedis: Seminário de Estudos do Discurso:transdiscursividades.Discurso e corpo: normativização, normalização e controle. 2010. (Seminário).

V seminário em Análise do Discurso.A mulher do/no discurso urbano. 2010. (Seminário).

XI Semana de Letras: literatura e transgressão.Como elaborar projetos de pesquisa. 2010. (Outra).

A obra de Mikail BaKhtin. 2009. (Outra).

A regra ortográfica e a visão da ciência da linguagem. 2009. (Outra).

Discurso e poder. 2009. (Outra).

I Colóquio Internacional Discurso e Mídia.Mulher, ideologia e texto publicitário. 2009. (Outra).

II Colóquio Internacional de análise do discurso.Discurso e constituição de identidades na mídia. 2009. (Outra).

II Colóquio Internacional de Análise do discurso.Grupo de Estudos do Discurso, Cultura e sociedade. 2009. (Outra).

I Seled : Seminário de Estudos em Linguagem e Educação.Estudos do Discurso, Leitura e Ensino. 2009. (Seminário).

IV SPEL.O LEGADO DE EVA: O DISCURSO DO GÊNESIS NOS CARTUNS. 2009. (Seminário).

Mudança linguística. 2009. (Congresso).

Análise do discurso por Dominique Maingueneau. 2008. (Outra).

IX Semoc. 2006. (Outra).

III Jornada Pedagógica. 2005. (Outra).

Jornada Nacional de Estudos Linguísticos.A representação da mulher no texto publicitário. 2004. (Outra).

Encontro com redação. 2002. (Outra).

Seminário Educação em foco.Uma reflexão sobre linguagem. 2001. (Seminário).

SEMINÁRIO DE PESQUISA DO CAMPUS XIV.O USO DO ARTIGO DEFINIDO DIANTE DE NOME PRÓPRIO DE PESSOA E DE POSSESSIVO NO PERÍODO ARCAICO. 2000. (Seminário).

SEMINÁRIO DE PLANEJAMENTO DA DISCIPLINA ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA.PROGRAMA INTENSIVO DE GRADUAÇÃO PARA DOCENTES. 2000. (Seminário).

Seminário de Planejamento da Disciplina Ensino da Língua portuguesa do Pograma Intensivo de Graduação para Docentes em exercício nas séries iniciais do ensino fundamental. 2000. (Seminário).

Seminário de Fonologia. 1996. (Seminário).

SEMINÁRIO DE FONOLOGIA.FONOLOGIA. 1996. (Seminário).

SEMINÁRIO LINGÜÍSTICA.PSICO E SOCIOLINGÜÍSTICA. 1982. (Seminário).

Seminário Linguística: psicolinguística e sociolinguísticar. 1982. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: WILLAMIS DE SANTANA ALVES

COSTA, I. S.; SANTOS, W. J. B.; TFOUNI, F. E. V.; CARVALHO, M. L. G. C.. COVID-19 NO BRASIL: OS EFEITOS DE SENTIDO EM TORNO DE JAIR BOLSONARO NO FACEBOOK. 2022. Dissertação (Mestrado em LETRAS) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Larissa dos Santos Lima

COSTA, I. S.. A função-mãe no ciberespaço: processo de (des) construção identitária no funcionamento discursivo. 2020. Dissertação (Mestrado em LETRAS) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Edineia de Oliveira Santos

COSTA, I. S.; HEINE, L. M. B.; LE, J. B.. ANÁFORA ASSOCIATIVA EM TIRINHAS: UMA ANÁLISE DO TEXTO COMO EVENTO DIALÓGICO. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Michelle Leite Veloso Romano

COSTA, I. S.; HEINE, L. M. B.; LE, J. B.. A ABORDAGEM DOS OPERADORES ARGUMENTATIVOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS. 2016. Dissertação (Mestrado em LÍNGUA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: AGNALDO ALMEIDA DE JESUS

COSTA, I. S.; SANTOS, W. J. B.; BARROS, M. E. R. A. B.. A POSIÇÃO SUJEITO CONSTRUÍDA NA AUTORIA DE EVANILDO BECHARA: ENTRE A TRADIÇÃO GRAMATICAL E OS ESTUDOS LINGUÍSTICOS. 2015. Dissertação (Mestrado em LETRAS) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Flávia Rodrigues dos Santos

COSTA, I. S.; SOUZA, I. L.; SOBRAL, G. N. T.. A REPRESENTAÇÃO DO FEIRAGUAI EM BLOGS: UMA PERSPECTIVA DISCURSIVA. 2015. Dissertação (Mestrado em LÍNGUA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: ASTERLINDO BANDEIRA DE OLIVEIRA

COSTA, I. S.; SOBRAL, G. N. T.; SANTOS, E.. NOS CHUMBOS DA ENUNCIAÇÃO: A CONSTITUIÇÃO DO ETHOS E DA CENOGRAFIA DO JORNAL A TARDE EM APOIO À DITADURA MILITAR. 2015. Dissertação (Mestrado em LITERATURA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Liliane Souza dos Anjos

COSTA, I. S.; HEINE, L. M. B.; FONSECA, R. O.. NO RASTRO DOS SENTIDOS: FUNCIONAMENTOS DISCURSIVOS DE/SOBRE MASCULINIDADE VIRIL. 2015. Dissertação (Mestrado em LITERATURA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Maria Lúcia Silva da Guarda

COSTA, I. S.; PEREIRA, M. R. A.. LEITURA DO GÊNERO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO: UMA PROPOSTA PARA DESENVOLVER A HABILIDADE DE INFERIR. 2015. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Glícia Kelline Santos Andrade

COSTA, I. S.; BARROS, M. E. R. A. B.; CARVALHO, M. L. G. C.. . "Branca de Neve e os sete anões", "Espelho, Espelho meu": Uma análise discursiva.. 2015. Dissertação (Mestrado em LETRAS) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: RONNEY MARCOS SANTOS

COSTA, I. S.; TFOUNI, F. E. V.; SANTOS, W. J. B.. O 11 DE SETEMBRO COMO ACONTECIMENTO DISCURSIVO: UMA ANÁLISE DAS MANCHETES DO DIA SEGUINTE. 2014. Dissertação (Mestrado em LETRAS) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: ANA SABRINA DE OLIVEIRA LEME RODRIGUES

COSTA, I. S.; CARVALHO, M. L. G. C.; FRANCA, L. C. M.. A REDE SOCIAL FACEBOOK E A CONSTRUÇÃO DE ETHOS POLÍTICO ATRAVÉS DOS DISCURSOS. 2014. Dissertação (Mestrado em LETRAS) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Cláudio Henrique de Souza Pires

COSTA, I. S.; SANTOS, E.; MACHADO, R. H. B.. ENUNCIADOS CONCRETOS DIGITAIS: ASPECTOS DIALÓGICO-DISCURSIVOS EM PÔSTERES DA REDE SOCIAL MOVIMENTO CONTRA CORRUPÇÃO NO FACEBOOK. 2014. Dissertação (Mestrado em LÍNGUA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Carla Severiano de Carvalho

COSTA, I. S.; TELLES, G. S.; SANTANA NETO, J. A.. DISCURSOS DA PRESIDENTA DA REPÚBLICA DILMA: ESTUDO DA ARGUMENTAÇÃO SOBRE A VOZ FEMININA NO PODER EXECUTIVO DO BRASIL. 2013. Dissertação (Mestrado em Estudo de Linguagens) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Geisa Fróes de Freitas

COSTA, I. S.; PORTELA, G. L.; HEINE, L. M. B.. A constituição dos ethè no discurso político: um estudo dos discursos de posse dos presidentes Fernanado Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. 2012. Dissertação (Mestrado em LÍNGUA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Josenéia Silva Costa

COSTA, I. S.; NOGUEIRA, J. O.; TELLES, G. S.. O ethos e as representações femininas do medievo: uma análise discursiva das epístolas de Heloísa e Abelardo. 2012. Dissertação (Mestrado em Estudo de Linguagens) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Myrian Conceição Crusoé Rocha Sales

COSTA, I. S.; HEINE, L. M. B.; HEINE, P. V. B. A.; FRANCA, T. M.; FREITAS, G. F.. VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: UMA ANÁLISE DAS VOZES AXIOLÓGICAS NAS REDAÇÕES DO ENEM2015. 2022. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Fernanda da Silva Machado

COSTA, I. S.; SOUZA, I. L.; SANTOS, J. H. F.; PAES, M. N. M.; GUIMARAES, A. S. A.. IDENTIDADES ANTIRRACISTAS: ECOS E RESSONÂNCIAS DE DISCURSOS E ARGUMENTOS ANTIESCRAVAGISTAS. 2019. Tese (Doutorado em Doutorado em Letras e Lingüísitca) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Fernanda da Silva Machado

COSTA, I. S.. Identidades antirrascistas: ecos e ressonâncias de discursos e argumentos antiescravagistas. 2019. Tese (Doutorado em Doutorado em Letras e Lingüísitca) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Quezia dos Santos Lima

COSTA, I. S.; SOUZA, I. L.; ZOGHBI, D.; SOBRAL, G. N. T.; MACHADO, R. H. B.. FEMINISMO PARA QUÊ? O FUNCIONAMENTO DOS DISCURSOS FEMINISTAS NO CIBER ESPAÇO. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Letras e Lingüísitca) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Verena Santos Abreu

COSTA, I. S.; LE, J. B.; HEINE, L. M. B.; SANTOS, F. M. A.; PEREIRA, J. N.. a abordagem de gêneros discursivos em livros didáticos de português no ensino fundamental. 2018. Tese (Doutorado em LÍNGUA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: José Gomes Filho

COSTA, I. S.; MACHADO, R. H. B.; MADUREIRA, A. L. G.; ZOGHBI, D.. IDENTIDADE, DISCURSO E PODER DO MORADOR DE RUA: CONSTRUÇÃO DE UMA UTOPIA ATRAVÉS DO JORNAL AURORA. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Cláudio Gonçalves Gomes

COSTA, I. S.; SOUZA, I. L.; BARROS, M. E. R. A. B.; SOBRAL, G. N. T.; PAIM, M.. REPRESENTAÇÕES SOBRE A LÍNGUA NA MÍDIA IMPRESSA: UM OLHAR DISCURSIVO. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: LÚCIA MARIA COSTA FARJADO

COSTA, I. S.; HEINE, L. M. B.; NERY, M. M. A.; LUDWING, J.. ANÁLISE DAS FORMAÇÕES DISCURSIVAS E DAS POSIÇÕES-SUJEITO NA MEDIAÇÃO DE CONFLITO DE JUIZADOS ESPECIAIS CÍVEL E CRIMINAL. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Letras e Lingüísitca) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: NORDÉLIA COSTA NEIVA

COSTA, I. S.; SANTOS, E.; HEINE, L. M. B.; NERY, M. M. A.; CAMPOS, L. S.. ASPECTOS DIALÓGICOS DA COERÊNCIA TEXTUAL:UMA ANÁLISE DE ATIVIDADES DE COMPREENSÃO EM LIVROS DIDÁTICOS. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Letras e Lingüísitca) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Margarete Nath Braga

COSTA, I. S.; SILVA, A. V. T. A.; OLIVEIRA, L. A.; CASTELA, G. S.; ZOGHBI, D.. OS DISCURSOS VEICULADOS NO LIVRO DIDÁTICO LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA : ENSINO MÉDIO (2006). 2013. Tese (Doutorado em LÍNGUA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: José Otacílio da Silva

COSTA, I. S.; OLIVEIRA, L. A.; COSTA-HUBES, T. C.; PEREIRA, A. M.; SILVA, S. B. B.. COMPETÊNCIA PRÁTICA, CAPITAL POLÍTICO E ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS NO DISCURSO POLÍTICO ELITORAL. 2013. Tese (Doutorado em Educação e Contemporaneidade) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Adelino Pereira dos Santos

COSTA, I. S.; SOUZA, I. L.; BASTOS, N. M.; BARROS, M. E. R. A. B.; SILVA, C. T. S.. Atividades de produção de textos em livros didáticos do ensino médio: dos gêneros textuais à Análise do Discurso. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Edineia de Oliveira Santos

COSTA, I. S.; HEINE, L. M. B.; LE, J. B.. LEITURA DOS QUADRINHOS ALÉM DO VERBAL: UMA ANÁLISE DE ANÁFORAS ASSOCIATIVAS. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Myrian Conceição Crusoé Rocha Sales

COSTA, I. S.; HEINE, L.; HEINE, P. V. B. A.. O sujeito responsivo e a relação exotópica nas produções textuais do Enem 2015,. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Letras e Lingüísitca) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: ASTERLINDO BANDEIRA DE OLIVEIRA

COSTA, I. S.; SOUZA, I. L.; SOBRAL, G. N. T.. O DISCURSO CIENTÍFICO COMO OBJETO; UMA ANÁLISE DA IDEOLOGIA E DO ETHOS DA CIÊNCIA EM TRÊS PERÍODOS. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Letras e Lingüísitca) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Geisa Fróes de Freitas

COSTA, I. S.; HEINE, L. M. B.; SANTOS, J. R.. DAS REDES ÀS URNAS: UMA ANÁLISE DA CONSTITUIÇÃO DO ETHOS SEMIOTIZADO NO DISCURSO POLÍTICO-ELITORAL DE SALVADOR NO FACEBOOK. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Letras e Lingüísitca) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Quezia dos Santos Lima

COSTA, I. S.; SOUZA, I. L.; SOBRAL, G. N. T.. FEMINISMO PRA QUÊ? O FUNCIONAMENTO DOS DISCURSOS FEMINISTAS NO CIBERESPAÇO. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Letras e Lingüísitca) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: LÚCIA MARIA FAJARDO

COSTA, I. S.; MACHADO, R. H. B.; HEINE, L. M. B.. ANÁLISE DAS FORMAÇÕES DISCURSIVAS NA MEDIAÇÃO DE CONFLITOS E AS POSIÇÕES-SUJEITO NAS CONCILIAÇÕES DOS JUIZADOS CÍVEL E CRIMINAL. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em LÍNGUA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: José Otacílio da Silva

COSTA, I. S.; OLIVEIRA, L. A.; COSTA-HUBES, T. C.. Competência prática, capital simbólico e estratégias discursivasno discurso político eleitoral,. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Sheila Silva dos Santos

COSTA, I. S.; HEINE, L. M. B.; LE, J. B.. O PROCESSO TEXTUAL DE COERÊNCIA NAS REDES SOCIAIS: ANÁLISE DE TEXTOS PRODUZIDOS PORMULHERES NEGRAS. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em LÍNGUA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: WILLAMIS DE SANTANA ALVES

COSTA, I. S.; SANTOS, W. J. B.; TFOUNI, F. E. V.; CARVALHO, M. L. G. C.. COVID-19 NO BRASIL: OS EFEITOS DE SENTIDO EM TORNO DE JAIR BOLSONARO NO FACEBOOK. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em LETRAS) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Larissa dos Santos Lima

COSTA, I. S.; SANTOS, W. J. B.; CARVALHO, M. L. G. C.. A FUNÇÃO MÃE NO CIBERESPAÇO: PROCESSO DE (DES)CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA NO FUNCIONAMENTO DISCURSIVO. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em LETRAS) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Cláudia Valéria Alves dos Santos

COSTA, I. S.; SOBRAL, G. N. T.; SANTANA NETO, J. A.. DISCURSO EM PLENÁRIO: ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS EM ANÁLISE. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Estudo de Linguagens) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Maria Lúcia Silva da Guarda

COSTA, I. S.; PEREIRA, M. R. A.. LEITURA DO GÊNERO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO: UMA PROPOSTA PARA DESENVOLVER A HABILIDADE DE INFERIR. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em ESTUDO DAS LINGUAGENS) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Cláudia Valéria Alves dos Santos

COSTA, I. S.; SANTANA NETO, J. A.; SOBRAL, G. N. T.. DISCURSO EM PLENÁRIO: ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS EM ANÁLISE. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em ESTUDO DAS LINGUAGENS) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: AGNALDO ALMEIDA DE JESUS

COSTA, I. S.; BARROS, M. E. R. A. B.; SANTOS, W. J. B.. A POSIÇÃO SUJEITO GRAMÁTICO EM EVANILDO BECHARA: ENTRE A TRADIÇÃO GRAMATICAL E OS ESTUDOS LINGUÍSTICOS. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em LETRAS) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Carla Severiano de Carvalho

COSTA, I. S.; TELLES, G. S.; SANTANA NETO, J. A.. A ARGUMENTAÇÃO NOS DISCURSOS DA PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Estudo de Linguagens) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: RONNEY MARCOS SANTOS

COSTA, I. S.; SANTOS, W. J.; TFOUNI, F. E. V.. A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO NA RELAÇÃO BRASIL-EUA: UMA ANÁLISE DO DISCURSO JORNALÍSTICO ACERCA DOS ATENTADOS DE 11 DE SETEMBRO DE 2001. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em LETRAS) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Hilda Oliveira Paixão

COSTA, I. S.. Monografia Especialização. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos linguísticos e literários) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Maria de Fátima da Silva Leal dos Santos

COSTA, I. S.. Monografia Especialização. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos linguísticos e literários) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Rita de Cássia dos Santos Ferreira

COSTA, I. S.. Monografia especialização. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Estudos linguísticos e literários) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Clemilta Carneiro da Cruz

COSTA, I. S.; ZOGHBI, D.; HEINE, P. V. B. A.. O GÊNERO FÁBULA: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA DISCURSIVA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Cleidiane Cavalcante Conceição

COSTA, I. S.; ARAUJO, E.; MENDES, E. P.. EDUCAÇÃO NO CAMPO E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Jocinéia Pereira Nascimento Santos

COSTA, I. S.; ARAUJO, E.; MENDES, E. P.. APRECIAÇÃO DOS ASPECTOS DE COESÃO E COERÊNCIA NA PRODUÇÃO TEXTUAL DE ALUNOS DO 8o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO COLÉGIO MUNICIPAL DUQUE DE CAXIAS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: VALDEIR SOUSA JESUS

COSTA, I. S.; ARAUJO, E.; MENDES, E. P.. PROCEDIMENTOS DE LEITURA E CONTRIBUIÇÕES DA ESCOLA MUNICIPAL DE TARTARUGA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Vanessa dos Santos Barbosa

COSTA, I. S.; SANTOS, E.; CERQUEDA, S. B.. A AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE NORDESTINA: UMA ANÁLISE DIALÓGICA DO NORDESTINO NO FORRÓ. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Ranulfo Silva de Oliveira Filho

COSTA, I. S.. Tópico e textos escolares: elementos de oralidade em contexto de escrita. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Fernanda da Silva Machado

COSTA, I. S.; SANTOS, E.; MACHADO, R. H. B.. Retórica e Argumentação no abolicionista Rui Barbosa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Jorge Teixeira Santos

COSTA, I. S.; SANTOS, E.; SILVA, L. L.. O texto argumentativo no livro didático. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Flavio Ramos Barbosa Filho

COSTA, I. S.; SANTOS, E.. Panoramas (sub)urbanos: Espaço e sentido no pagode soterapolitano. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Nilzete Santos

COSTA, I. S.. Classes Aceleradas do Município de Camaçari: sucesso ou fracasso. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Josefa Santos

COSTA, I. S.; VITORINO, C. C.. Profissão professor: suas dificuldades no exercício do seu ofício nas séries iniciais. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Rita argolo

COSTA, I. S.; VITORINO, C. C.. Aquisição da leiturab. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

COSTA, I. S.; BORTONI-RICARDO, S. M.; BONINI, A.. LÍNGUA PORTUGUESA COM ÊNFASE EM DIVERSIDADE CULTURAL, LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO DLV/UFBA. 2016. Universidade Federal da Bahia.

COSTA, I. S.; VITORINO, C. C.. Professor auxiliar/assistente:Redação, leitura, produção textual/linguística aplicada à alfabetização/ metologia e prática de ensino da leitura e da escrita. 2002. Universidade do Estado da Bahia.

COSTA, I. S.; COSTA, S. L.; Nancy Rita Ferreira Vieira. Progressão funcional do nível II para o III da Classe Associado. 2023. Instituto de Letras da Ufba.

COSTA, I. S.; SILVA, C. T. S.; OLIVEIRA, L. A.. Banca de progressão funcional do nível IV da Classe C_Adjunto para o nível I da Classe D_Associado.. 2023.

COSTA, I. S.; SILVA, S. B. B.; SANTOS, A. A.. Progressão Funcional da Docente Suzane Lima Costa. 2022. Universidade Federal da Bahia.

COSTA, I. S.; SILVA, C. T. S.; OLIVEIRA, L. A.. BANCA PROGRESSÃO Renata Lemos Carvalho. 2022. Universidade Federal da Bahia.

COSTA, I. S.. PROGRESSÃO Manoela Cristina Correia Carvalho da Silva. 2021. Universidade Federal da Bahia.

COSTA, I. S.. AVALIAÇÃO PROGRESSÃO Andréa Beatriz Hack de Góes. 2021. Universidade Federal da Bahia.

COSTA, I. S.; SILVA, C. T. S.; OLIVEIRA, L. A.. Promoção Funcional da docente Fernanda Maria Almeida dos Santos. 2021. Universidade Federal da Bahia.

COSTA, I. S.; Nancy Rita Ferreira Vieira; COSTA, S. L.. Progressão Funcional da Docente Milena Brittod Queiroz. 2021. Universidade Federal da Bahia.

COSTA, I. S.; GOES, A. B. H.; CYRINO, J. P.. Parecer de avaliação de Estágio Probatório JEFFERSON FERNANDO VOSS DOS SANTOS. 2021. Inventário (Universidade Federal da Bahia. Online).

COSTA, I. S.; OLIVEIRA, L. A.; SILVA, C. T. S.. BANCA PROGRESSÃO Antonia Vieira dos Santos. 2021. Universidade Federal da Bahia.

COSTA, I. S.; SILVA, A. V. T. A.; AGUIRRE, C. G.. PROGRESSÃO Ricardo José Rosa Gualda. 2021. Universidade Federal da Bahia.

COSTA, I. S.; VITORINO, C. C.. COMISSÃO JULGADORA DA 7a EDIÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2021.

COSTA, I. S.. AVALIAÇÃO A) Estágio probatório. 2020. Universidade Federal da Bahia.

COSTA, I. S.. AVALIAÇÃO PROGRESSÃO Carlos Felipe Conceição Pinto. 2020. Universidade Federal da Bahia.

COSTA, I. S.. PROJETOS Edital PIBEAC 2021. 2020. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

COSTA, I. S.. Projeto de pesquisa de Dissertação de Mestrado e de Tese de Doutorado. 2020. Universidade Estadual de Feira de Santana.

COSTA, I. S.. BANCA DE AVALIAÇÃO DE PROJETOS PIBEAC. 2019. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

COSTA, I. S.. COMISSÃO JULGADORA ESTADUAL DA 6a EDIÇÃO DA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2019. Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária.

COSTA, I. S.. Comissão Julgadora Estadual da 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa. 2019. Universidade Federal da Bahia.

COSTA, I. S.; GOES, A. B. H.; GANDRA, A. S.. PROCESSO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTE POR TEMPO DETERMINADO PARA LÍNGUA PORTUGUESA. 2018. Universidade Federal da Bahia.

COSTA, I. S.; GOES, A. B. H.; MATTOS, L. N. S.. PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTES POR TEMPO DETERMINADO. 2017. Universidade Federal da Bahia.

COSTA, I. S.; SILVA, C. T. S.; GANDRA, A. S.. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTE. 2017. Universidade Federal da Bahia.

COSTA, I. S.. V OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2016. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA.

COSTA, I. S.. COMISSÃO DE ESTÁGIO PROBATÓRIO ALAN NORMAN BAXTER. 2016.

COSTA, I. S.; CARAMORI, A. P.; SILVA, M. C. V. F.. COMISSÃO ESTÁGIO PROBATÓRIO MILENA BRITO DE QUEIROZ 18 MESES. 2016. Universidade Federal da Bahia.

COSTA, I. S.; SIQUEIRA, S.. COMISSÃO AVALIAÇÃO PROJETO DE PESQUISA JAQUELINE SANTOS DE SOUZA. 2016. Universidade Federal da Bahia.

COSTA, I. S.; SIQUEIRA, S.. AVALIAÇÃO PROJETO DE PESQUISA NEILA PRISCILA DOS SANTOS. 2016. Universidade Federal da Bahia.

COSTA, I. S.; PEREIRA, N. S.. AVALIAÇÃO PROJETO DE PESQUISA ERNESTO DA SILVA NASCIMENTO NETO. 2016. Universidade Federal da Bahia.

COSTA, I. S.; VITORINO, C. C.. PROCESSO PROGRESSÃO FILISMINA FERNANDES SARAIVA. 2016. Universidade do Estado da Bahia.

COSTA, I. S.. AVALIAÇÃO INCENTIVO À PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE GILBERTO NAZARENO TELLES SOBRAL. 2016. Universidade do Estado da Bahia.

COSTA, I. S.; SILVA, C. T. S.; SOUZA, C. M. B.. AVALIAÇÃO INCENTIVO À PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE CÉSAR COSTA VITORINO. 2016. Universidade do Estado da Bahia.

COSTA, I. S.; SOUZA, C. M. B.; BARRETO, T. M. M.. AVALIAÇÃO INCENTIVO À PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE DILCÉLIA ALMEIDA SAMPAIO. 2016. Universidade do Estado da Bahia.

COSTA, I. S.; SILVA, A. P. P. F. E.; SANTOS, E.. COMISSÃO CIENTÍFICA DO SEPESQ. 2016. Universidade Federal da Bahia.

COSTA, I. S.; CARAMORI, A. P.; SILVA, M. C. V. F.. COMISSÃO DE ESTÁGIO PROBATÓRIO JESIEL FERREIRA DE OLIVEIRA FILHO. 2015. Universidade Federal da Bahia.

COSTA, I. S.; CARAMORI, A. P.; SILVA, M. C. V. F.. COMISSÃO DE ESTÁGIO PROBATÓRIO SIMONE SOUZA ASSUNÇÃO. 2015. Universidade Federal da Bahia.

COSTA, I. S.; SILVA, M. C. V. F.; CARAMORI, A. P.. COMISSÃO DE ESTÁGIO PROBATÓRIO MÔNICA MENEZES 6 MESES. 2015. Universidade Federal da Bahia.

COSTA, I. S.; CARAMORI, A. P.; SILVA, M. C. V. F.. ESTÁGIO PROBATÓRIO RICARDO JOSÉ ROSA GUALDA 18 MESES. 2015. Universidade Federal da Bahia.

COSTA, I. S.; CARAMORI, A. P.; SILVA, M. C. V. F.. COMISSÃO ESTÁGIO PROBATÓRIO ANTÔNIA VIEIRA DOS SANTOS 18 MESES. 2015. Universidade Federal da Bahia.

COSTA, I. S.; OLIVEIRA, D.; MACHADO, V. C.. AVALIAÇÃO PROCESSO DE PROGRESSÃO MONALISA REIS AGUIAR PEREIRA. 2015. Universidade do Estado da Bahia.

COSTA, I. S.; VITORINO, C. C.. PROCESSO DE PROGRESSÃO CAMILA LEITE OLIVER CARNEIRO. 2015. Universidade do Estado da Bahia.

COSTA, I. S.; QUINTANA, H. G.; MORADILLO, E. F.. PROCESSO PROGRESSÃO CLAUDIA TEREZA SOBRINHO DA SILVA. 2015. Universidade Federal da Bahia.

COSTA, I. S.; VITORINO, C. C.. AVALIAÇÃO INCENTIVO À PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE RITA ANGÉLICA DE OLIVEIRA LUZ. 2015. Universidade do Estado da Bahia.

COSTA, I. S.. COMISSÃO CIENTÍFICA DO CIED. 2015. Unidade de Saúde Pública Arnaldo Sampaio.

COSTA, I. S.. COMISSÃO JULGADORA DA IV OLÍMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2014. Ministerio da Educacao e Cultura.

COSTA, I. S.; SILVA, A. P. P. F. E.; OLIVEIRA, L. A.. PROCESSO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTE. 2014. Universidade Federal da Bahia.

COSTA, I. S.; FORNARI, L. M. S.; ROCHA, N. M. F.. PROMOÇÃO FUNCIONAL NA CARREIRA DE MAGISTÉRIO SUPERIOR. 2013. Universidade do Estado da Bahia.

COSTA, I. S.. BANCA DE DEFESA DE PROJETOS. 2013. Universidade Estadual de Feira de Santana.

COSTA, I. S.. Consultor pedagógico na avaliação das redações do Exame Nacional do Ensino Médio. 2012. Universidade de Brasília.

COSTA, I. S.. Comissão jJlgadora Estadual da 3a edição da Olimpíada de Língua Portuguesa. 2012. Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária.

COSTA, I. S.; MARTINS, E. S.; SOARES, C. Q.. Banca Examinadora de Promoção Funcional na Carreira do Magistério Superior de Professor Auxiliar. 2011. Universidade do Estado da Bahia.

SILVA, C. T. S.; PAIM, M.;COSTA, I. S.. Processo seletivo simplificado para contratação de docentes por tempo determinado. 2010. Universidade Federal da Bahia.

COSTA, I. S.; SILVA, A. V. T. A.; ARAUJO, E.. Processo seletivo simplificado para contratação de docente por tempo determinado. 2010. Universidade Federal da Bahia.

COSTA, I. S.; HEINE, L.. Processo seletivo simplificado para contratação de professor por tempo determinado. 2010. Universidade Federal da Bahia.

COSTA, I. S.. VI Sepesq. 2010. Universidade Federal da Bahia.

COSTA, I. S.. Comissão para Avaliação das Provas de língua Portuguesa e Literatura do Vestibular 2010. 2010. Universidade Federal da Bahia.

COSTA, I. S.. Comissão Julgadora da 2 edição da Olimpída de Língua Portuguesa. 2010. Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária.

COSTA, I. S.. V Sepesq - Tecendo Novos Rumos. 2009. Universidade Federal da Bahia.

COSTA, I. S.. Comissão para avaliação das provas de Língua Portuguesa e literatura Vestibular 2009. 2009. Universidade Federal da Bahia.

COSTA, I. S.. Comissão Julgadora da 1a edição da Olimpíada de Língua portuguesa. 2008. Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária.

COSTA, I. S.. GRADUAÇÃO. 2001. Universidade do Estado da Bahia.

COSTA, I. S.; VITORINO, C. C.. Seminário de educação: um olhar científico na comunidade simõesfilhense. 2001. Universidade do Estado da Bahia.

Orientou

Lucas Nobre

Discurso Racial de Ódio e Exclusão Social: Marcas do Racismo nas Mídias na Contemporaneidade; Início: 2022; Iniciação científica (Graduando em Abi - Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

ÉRICA DE JEUSUS CARDOSO

AS DISCURSIVIDADES SOBRE A FAMÍLIA HOMO AFETIVA NA MÍDIA; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Abi - Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Lucas Nobre Santana

As discursividades em torno do casamento homoafetivo; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Abi - Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Lucas Nobre Santana

As discursividades em torno do casamento homoafetivo; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Abi - Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Lucas Nobre Santana

As discursividades em torno do casamento homoafetivo; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Abi - Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Lucas Nobre Santana

As discursividades em torno do casamento homo afetivo; Início: 2019 - Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Lucas Nobre Santana

As discursividades em torno do casamento homo afetivo; Início: 2019 - Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

TITO NINCK CARTEADO FILHO

AS DISCURSIVIDADES SOBRE A FAMÍLIA HOMO PARENTAL NA MÍDIA; Início: 2016; Iniciação científica (Graduando em Abi - Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; (Orientador);

Edilaine Andrade Teixeira

MONITORIA LETA40; Início: 2022; Orientação de outra natureza; Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Flávia Rocha

MONITORIA LETA40; Início: 2022; Orientação de outra natureza; Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Flávia Rocha

MONITORIA LETA A 40; Início: 2021; Orientação de outra natureza; Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Windson da Silva Santos

MONITORIA LETA28; Início: 2021; Orientação de outra natureza; Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Edilaine Andrade Teixeira

MONITORIA LETA40; Início: 2021; Orientação de outra natureza; Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Jessica Queiroz

ORIENTÇÃO DE PROFESSOR EM FORMAÇÃO; Início: 2019; Orientação de outra natureza; Universidade Federal da Bahia; FAPEX; (Orientador);

TAILA DE JESUS

ORIENTAÇÃO PROFESSOR EM FORMAÇÃO; Início: 2017; Orientação de outra natureza; Universidade Federal da Bahia; Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; (Orientador);

Asterlindo Bandeira de Oliveira Júnior

O DISCURSO CIENTÍFICO EM ANÁLISE: FORMAÇÕES IMAGINÁRIAS E NEUTRALIDADE CIENTÍFICA; ; 2020; Tese (Doutorado em Doutorado em Letras e Lingüísitca) - Universidade Federal da Bahia, ; Coorientador: Iraneide Santos Costa;

Maria de Lourdes Silva

REAVALIAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA ESCRITA; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PEDAGOGIA) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Iraneide Santos Costa;

Célia Santos Silva

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DA LEITURA NA 1ª SÉRIE; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PEDAGOGIA) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Iraneide Santos Costa;

FRANCISCA SOARES

LEITURA: IMPASSES E DESAFIOS; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PEDAGOGIA) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Iraneide Santos Costa;

Edna Carvalho

A LEITURA E O LÚDICO; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PEDAGOGIA) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Iraneide Santos Costa;

MARIA LUÍZA COSTA

A COMPETÊNCIA LINGÜÍSTICA EM ALUNOS DA 1ª SÉRIE; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PEDAGOGIA) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Iraneide Santos Costa;

Paula Cruz Santos

Araketu; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR; Orientador: Iraneide Santos Costa;

Caren C

Batista; Cine Teatro Solar Boa Vista; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR; Orientador: Iraneide Santos Costa;

Thaíse Ramos Spinola

Nacci; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR; Orientador: Iraneide Santos Costa;

Marcela Vieira Dourado

Bontempo; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR; Orientador: Iraneide Santos Costa;

Elaine Calmon Dias

Allen Informática; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR; Orientador: Iraneide Santos Costa;

Sheila U

Pinho; Olodum; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR; Orientador: Iraneide Santos Costa;

Milena Lima Coutinho

CAASAH; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR; Orientador: Iraneide Santos Costa;

Virna Leal oliveira

CAM; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR; Orientador: Iraneide Santos Costa;

Jaciara S

S; Silva; Sagrado / Colégio; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR; Orientador: Iraneide Santos Costa;

Suzana Costa Miranda

CEARTE; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR; Orientador: Iraneide Santos Costa;

Gilson Dutra Filho

Filhos de Gandhy: afoxé; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR; Orientador: Iraneide Santos Costa;

Ana Elisa F

Marques; Base card; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR; Orientador: Iraneide Santos Costa;

Rafael V

C; Castro; Muquiranas Bloco; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR; Orientador: Iraneide Santos Costa;

Gilson Cruz Santana

MAM; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR; Orientador: Iraneide Santos Costa;

Isabela Aragão Morais

Teatro Vila Velha; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR; Orientador: Iraneide Santos Costa;

Elaine Santos Reis

Abaeté; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR; Orientador: Iraneide Santos Costa;

Alda Simone Batista

Dificuldade na alfabetização de jovens e adultos; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Iraneide Santos Costa;

Nívea Marilda Barbosa

Dificuldade na leitura nas séries iniciais; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Iraneide Santos Costa;

Eugenia Costa Arraes

Alfabetização e suas complexidades; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Iraneide Santos Costa;

Andrea Bispo Santos

Dificuldade de Leitura nas séries iniciais; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Iraneide Santos Costa;

Suzana Bastos

Cipó; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR; Orientador: Iraneide Santos Costa;

João Vicente Santos

2 pontos; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR; Orientador: Iraneide Santos Costa;

Sara Alves

Ucsal; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR; Orientador: Iraneide Santos Costa;

SUZANA F

Barros; Jump academia; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR; Orientador: Iraneide Santos Costa;

ROSANGELA S

Correa; JR locação de imagens; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR; Orientador: Iraneide Santos Costa;

Agnes Oliveira Bezerra

Orient Filmes; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR; Orientador: Iraneide Santos Costa;

Joana Alves Souza

Bahia Marina; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR; Orientador: Iraneide Santos Costa;

Marília Mattos Rocha

Projeto Borboleta; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR; Orientador: Iraneide Santos Costa;

Mirlane Nunes Pereira

Casa de shows e eventos Espetáculo; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR; Orientador: Iraneide Santos Costa;

Mariana Lima Brito

Rádio Transamérica; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR; Orientador: Iraneide Santos Costa;

Ariane Bispo da Silva

Shoping Piedade; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR; Orientador: Iraneide Santos Costa;

Jamile da Silva Soares

Cemprecor; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR; Orientador: Iraneide Santos Costa;

Andrezza A

S; Souza; Beijo Bloco; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR; Orientador: Iraneide Santos Costa;

Ingrid I

O; Silva; Dimas: Fundação Cultural do Estado da Bahia; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Públicas) - UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR; Orientador: Iraneide Santos Costa;

Fabiana Santos Souza

Intolerância religiosa e discurso de ódio; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Vernáculas) - Instituto de Letras da Ufba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Iraneide Santos Costa;

Lucas Nobre Santana

Transsexualidade e a questão da maternidade e paternidade; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Iraneide Santos Costa;

Fabiana Santos Souza

Discurso racial de ódio e exclusão social: marcas do racismo nas mídias na contemporaneidade; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia, FAPEX; Orientador: Iraneide Santos Costa;

ÉRICA DE JESUS CARDOSO

AS DISCURSIVIDADES SOBRE A RELAÇÃO PARENTALIDADE/PATERNIDADE E HOMOSSEXUALIDADE NA MÍDIA; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Iraneide Santos Costa;

Ruy Tito Ninck Carteado Filho

As discursividades sobre a família homoparental na mídia; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Iraneide Santos Costa;

TITO NINCK CARTEADO FILHO

OS SUJEITOS PAI E MÃE EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal da Bahia; Orientador: Iraneide Santos Costa;

Vanessa Evelin Amaral de Almeida

A representação do sujeito-mulher contemporâneo  na mídia em propagandas do governo do Estado  da Bahia; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Iraneide Santos Costa;

Camila Santana Miranda

A CONSTRUÇÃO DO SUJEITO PAI EM PROPAGANDAS DO ESTADO DA BAHIA; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Iraneide Santos Costa;

Thays Aranha Barbalho

Orientação monitoria; 2023; Orientação de outra natureza; (Letras Vernáculas) - Instituto de Letras da Ufba; Orientador: Iraneide Santos Costa;

Marinês Miranda de Oliveira

Orientação monitoria; 2023; Orientação de outra natureza; (Letras Vernáculas) - Instituto de Letras da Ufba, Pró - Reitoria de Ensino de Graduação; Orientador: Iraneide Santos Costa;

Eric Lima Brito

Orientação monitoria; 2023; Orientação de outra natureza; (Letras Vernáculas) - Instituto de Letras da Ufba; Orientador: Iraneide Santos Costa;

Flávia Rocha de Jesus

Orientação Monitoria; 2022; Orientação de outra natureza - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Iraneide Santos Costa;

Edilaine Andrade Teixeira

Orientação monitoria; 2022; Orientação de outra natureza; (Abi - Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Iraneide Santos Costa;

Érica Giovana Alves Dias

Orientação Monitoria; 2022; Orientação de outra natureza; (Abi - Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Iraneide Santos Costa;

ANA CLARA CERQUEIRA SANTOS DE SOUZA

Orientação Monitoria; 2022; Orientação de outra natureza; (Abi - Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo; Orientador: Iraneide Santos Costa;

Lucas Nobre Santana

As discursividades em torno da filiação em famílias homoafetivas; 2021; Orientação de outra natureza; (Abi - Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Iraneide Santos Costa;

Evelyn Souza Góes Pereira

MONITORIA LETA 28; 2021; Orientação de outra natureza - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Iraneide Santos Costa;

Laís Conceição de Jesus

MONITORIA LETA40; 2021; Orientação de outra natureza; (Abi - Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Iraneide Santos Costa;

Lucas Nobre Santana

As discursividades em torno do casamento homoafetivo; 2020; Orientação de outra natureza; (Abi - Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Iraneide Santos Costa;

Laís Conceição de Jesus

orientação monotoria; 2020; Orientação de outra natureza; (Abi - Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Iraneide Santos Costa;

Evelyn Souza Goes Pereira

orientação monotoria; 2020; Orientação de outra natureza; (Abi - Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Iraneide Santos Costa;

Lucas Silva Vidal

MONITORIA LETA28; 2019; Orientação de outra natureza; (Abi - Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Iraneide Santos Costa;

JUCILEIDE MARIA DA CONCEIÇÃO AKINLUYI

MONITORIA LETA40; 2019; Orientação de outra natureza; (Abi - Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Iraneide Santos Costa;

ÉRICA DE JESUS CARDOSO

orientação PIBIC; 2019; Orientação de outra natureza; (Abi - Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Iraneide Santos Costa;

Jucileide Maria da Conceição Akinluyi

orientação monotoria; 2019; Orientação de outra natureza; (Abi - Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Iraneide Santos Costa;

Lucas Silva Vidal

orientação monotoria; 2019; Orientação de outra natureza; (Abi - História) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Iraneide Santos Costa;

Jessica Queiroz

PROFESSOR EM FORMAÇÃO; 2018; Orientação de outra natureza; (Abi - Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia, FAPEX; Orientador: Iraneide Santos Costa;

TAILA JESUS

PROFESSOR EM FORMAÇÃO; 2017; Orientação de outra natureza; (Abi - Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia, FAPEX; Orientador: Iraneide Santos Costa;

LUCAS VIDAL

MONITORIA DISCIPLINA INTRODUÇÃO Á ANÁLISE TEXTUAL; 2017; Orientação de outra natureza; (Abi - Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia, FAPEX; Orientador: Iraneide Santos Costa;

CAROLINE ALVES

MONITORIA LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS; 2017; Orientação de outra natureza; (Abi - Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia, FAPEX; Orientador: Iraneide Santos Costa;

Fernanda Machado

ORIENTAÇÃO PROFESSOR EM FORMAÇÃO LEITURA E PRODUÇÃO; 2016; Orientação de outra natureza; (Abi - Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Iraneide Santos Costa;

Amanda dos Reis Silva

ORIENTAÇÃO PROFESSOR EM FORMAÇÃO LEITURA E PRODUÇÃO; 2015; Orientação de outra natureza; (Abi - Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Iraneide Santos Costa;

INGRID OLIVEIRA

ORIENTAÇÃO PROFESSOR EM FORMAÇÃO LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS; 2014; Orientação de outra natureza; (Abi - Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Iraneide Santos Costa;

Produções bibliográficas

  • COSTA, I. S. . Mídia social, Catherine Deneuve e violência contra a mulher: estudo dos mecanismos de argumentação no funcionamento discursivo. REVISTA METALINGUAGENS , v. 7, p. 197-222, 2020.

  • COSTA, I. S. . As relações sanguineas e as discursivizações em torno da família: um estudo a partir dos aportes teóricos da análise materialista do discurso. EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação , v. 1, p. 51-67, 2017.

  • COSTA, I. S. ; HEINE, P. V. B. A. . Discurso, memória e história: nos entremeios do sentido. 1. ed. Campinas: Pontes Editores, 2023. v. 1. 239p .

  • COSTA, I. S. ; GOES, A. B. H. ; SOUZA, C. D. P. ; BAPTISTA, L. M. T. R. . Linguagem e interação em foco: desafios e possibilidades no cenário contemporâneo. 1. ed. Salvador: Edufba, 2023. v. 3. 266p .

  • COSTA, I. S. ; SANTOS, W. J. B. ; TFOUNI, F. E. V. . Análise do Discurso e Materiais de Ensino. 1. ed. ARACAJU: Criação Editora, 2020. v. 1.

  • COSTA, I. S. . A MULHER EM DISCURSO. 1. ed. PONTA GROSSA: ATENA, 2020. v. 1.

  • COSTA, I. S. . Alegria é um estado que chamamos ...Bahia. In: André Luiz Gaspari Madureira; Celina Márcia de Souza Abade; Gilberto Nazareno Sobral. (Org.). Estudos de Linguagem: léxico & discurso. 1ed.Salvador: Appris, 2019, v. 1, p. 15-26.

  • COSTA, I. S. . O SUJEITO E A ARGUMENTAÇÃO: UM ESTUDO A PARTIR DOS APORTES TEÓRICOS DA ANÁLISE MATERIALISTA DO DISCURSO. In: ELMO DOS SANTOS. (Org.). DISCURSOS E PODERES: LINGUAGEM, TEORIAS E ANÁLISES. 1ed.SALVADOR: EDUFBA, 2018, v. 1, p. 97-113.

  • COSTA, I. S. . RADUAN NASSAR E CAMÕES: UM PORTUGAL RESPLANDECENTE E UM BRASIL SOMBRIO?. In: HEINE; NERY; SALES; NEIVA. (Org.). INQUIETAÇÕES DO TEXTO E DO DISCURSO. 1ed.SALVADOR: EDUFBA, 2018, v. 1, p. 185-202.

  • COSTA, I. S. ; VELLOSO, D. . LÍNGUA PORTUGUESA. In: DANIEL VELOSO. (Org.). PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS DA RECEITA FEDERAL. 1ed.SALVADOR: 2B LTDA, 2017, v. , p. 367-421.

  • COSTA, I. S. . DISCURSO, ARGUMENTAÇÃO E NORMA: UM ESTUDO A PARTIR DOS APORTES TEÓRICOS DA ANÁLISE MATERIALISTA DO DISCURSO. In: WILTON JAMES BERNARDO-SANTOS; FABIO ELIAS VERDIANI TFOUNI. (Org.). DISCURSO, ARGUMENTAÇÃO E NORMA: UM ESTUDO A PARTIR DOS APORTES TEÓRICOS DA ANÁLISE MATERIALISTA DO DISCURSO. 1ed.SÃO CRISTÓVÃO: EDITORA UFS, 2016, v. , p. 47-66.

  • COSTA, I. S. . Discurso e corpo: normativização, normalização e controle. In: Elmo Santos. (Org.). Transdiscursividades: linguagem, teorias e análises. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2012, v. , p. 105-122.

  • COSTA, I. S. . MULHER DO SÉCULO XX: (in)alterada?. In: Lícia Heine; Palmira Heine. (Org.). Entre o texto e o discurso. 1ed.Salvador: Kalango, 2011, v. , p. 61-77.

  • COSTA, I. S. . A mulher do/no discurso urbano. In: Maria Amélia Chagas Gaiarsa; João antônio de Sant'Anna Neto. (Org.). V Seminário da Análise do Discurso: a heterogeneidade significativa do discurso urbano. Salvador: Universidade Católica do Salvador. Núcleo de Estudos de Análise do discurso-NEAD, 2010, v. , p. -.

  • COSTA, I. S. . A mulher, o casamento e a família: uma relação regulada por mandamentos. In: Lúcia Helena martins Gouvêa; Regina Souza Gomes. (Org.). II Fórum Internacional de Análise do Discurso: discurso, texto, enunciação. Rio de Janeiro: UFRJ, 2010, v. , p. -.

  • COSTA, I. S. . O QUE É SER PAI? O QUE É SER MÃE? UM ESTUDO A PARTIR DOS APORTES TEÓRICOS DA ANÁLISE MATERIALISTA DO DISCURSO. In: XIX SEMANA DE MOBILIZAÇÃO CIENTÍFICA, 2016, SALVADOR. 19A SEMOC NATUREZA, CIÊNCIA E SOCIEDADE, 2016. p. 1-14.

  • COSTA, I. S. . A SAGRADA FAMÍLIA, OS FILHOS DA QUÍMICA E AS CRIANÇAS SINTÉTICAS. In: III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS SOBRE O DISCURSO E ARGUMENTAÇÃO, 2016, ILHEUS. ANAIS DO III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS SOBRE O DISCURSO E ARGUMENTAÇÃO. ILHEUS: EDITUS- EDITORA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ, 2016. p. 2038-2048.

  • COSTA, I. S. . O HOMEM, A MULHER E O CASAMENTO: UM ESTUDO DAS RELAÇÕES DE GÊNERO. In: XVIIISBPMRG, 2015, Salvador. XVIIISBPMRG, 2015.

  • COSTA, I. S. . A MULHER S SUA RELAÇÃO (IN)ALTERÁVEL COM O CASAMENTO: UM ESTUDO A PARTIR DOS APORTES TEÓRICOS DA ANÁLISE MATERIALISTA DO DISCURSO. In: XVIII SEMANA DE MOBILIZAÇÃO CIENTÍFICA, 2015, SALVADOR. 18A SEMOC DIREITOS HUMANOS, ÉTICA E DIGNIDADE, 2015. p. 1-12.

  • COSTA, I. S. . De aranha a macaco. In: V Siala, 2014, Salvador. Anais do SIALA., 2014. v. 5. p. 1-3.

  • COSTA, I. S. ; GOMES FILHO, J. . Discurso e poder do morador de rua: estudo da heterogeneidade discursiva e da polifonia nos estudos do jornal 'Aurora da rua'. In: IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, 2013, BELÉM. IV Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. BELÉM: Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPA, 2013. p. 558-566.

  • COSTA, I. S. . Por que o cabelo (não) é ruim. In: Congresso Internacional de Línguas, Literatura e Culturas africanas e Afro-Americanas, 2012, Xique-xique. Livro de Resumos do Congresso Internacional de Línguas, Literatura e Culturas africanas e Afro-Americanas. Salvador: UNEB, 2012.

  • COSTA, I. S. . O texto e / no livro didático. In: II Simpósio Baiano de Licenciaturas, 2012, Salvador. Anais do II Simpósio Baiano de Licenciaturas. Salvador: UNEB, 2012.

  • COSTA, I. S. . Ser pai e ser mãe: práticas discursivas, sentidos e representações nos séculos XX e XXI. In: VII Congresso Internacional da Abralin, 2011, Curitba. Abralin Curitiba 2011, 2011.

  • COSTA, I. S. . Identidade da mulher no funk carioca: cachorra, preparada ou tchtcuca. In: IX Congresso latino-Americano de Estudos do Discurso 2011, 2011, Belo Horizonte. Anais do IX Congresso latino-Americano de Estudos do Discurso 2011. Belo Horizonte, 2011.

  • COSTA, I. S. . A mulher, a ideologia e o texto publicitário. In: I Colóquio Internacional : Discurso e Mídia, 2010, Salvador. Anais do I Colóquio Internacional : Discurso e Mídia, 2010.

  • COSTA, I. S. ; SANTOS, E. . Estudos do Discurso, Leitura e \ensino. In: Seled: Seminário de estudos em Linguagem e Educação, 2010, Vitória da Conquista. Anais do Seled: Seminário de estudos em Linguagem e Educação. Vitória da Conquista: Edições Uesb, 2010.

  • COSTA, I. S. . O LEGADO DE EVA: O DISCURSO DO GÊNESIS NOS CARTUNS. In: IV SEMINÁRIO DE PESQUISA EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS, 2009, VITÓRIA DA CONQUISTA. IV SEMINÁRIO DE PESQUISA EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS, 2009.

  • COSTA, I. S. . O poder da norma, o poder na norma/. In: VIII Congresso Internacional da Abralin, 2013, Natal. Resumos. Natal: EDUFRN, 2013.

  • COSTA, I. S. . A MÃE VERDADEIRA E A VERDADEIRA MÃE. In: II JORNADA DE ANÁLISE DO DISCURSO DA UESC, 2013, ILHEUS. II JORNADA DE ANÁLISE DO DISCURSO DA UESC, 2013.

  • COSTA, I. S. . O discurso e o verbo visual. In: Seminário de Estudo de Discurso 2012, 2012, Salvador. Caderno de resumo do Sedis. Salvador: Ufba, 2012.

  • COSTA, I. S. . O homem contemporâneo e a posição metrossexual. In: SEDIS 2012, 2012, Salvador. Caderno de Resumo SEDIS 2012. Salvador: Ufba, 2012.

  • COSTA, I. S. . O texto e/no livro didático. In: Simpósio Baiano de Licenciaturas, 2012, Salvador. Caderno de Resumos do II Simpósio Baiano de Licenciaturas. Salvador: [S.;n.], 2012.

  • COSTA, I. S. . Ser pai e ser mãe: práticas discursivas , sentidos e representações nos séculos XX e XXi. In: Abralin, 2011, Curitiba. VII Congresso Internacional da Abralin, 2011.

  • COSTA, I. S. . A mulher, o casamento, a família: uma relação regulada por mandamentos. In: Fórum Internacional de análise do Discurso, 2010, Rio de janeiro. Caderno de resumos do Fórum Internacional de Análise do Discurso: discurso, texto e enunciação, 2010.

  • COSTA, I. S. . A mulher negra na obra de Gregório de Mattos. In: II seminário Internacional Acolhendo as Línguas Africanas, 2010, Salvador. Livro de resumos e programação do II seminário Internacional Acolhendo as Línguas Africanas. Salvador: Edições Uneb, 2010.

  • COSTA, I. S. . Discurso e construção de identidades na mídia. In: II Ciad Colóquio Internacional de Análise do Discurso, 2009, São Carlos. II Ciad Colóquio Internacional dee Análise do discurso: apresentação, programação e resumos, 2009.

  • COSTA, I. S. ; SANTOS, E. . Grupo de estudos do discurso, cultura e sociedade. In: II Ciad Colóquio Internacional de Análise do Discurso, 2009, São Carlos. II Ciad Colóquio Internacional de Análise do Discurso: apresentação, programação e resumos, 2009.

  • COSTA, I. S. ; SANTOS, E. . Estudos do Discurso, Leitura e Ensino. In: Seminários de Estudos em Linguagem e Educação, 2009, Vitória da Conquista. Anais do I Seled- Seminários de Estudos em Linguagem e Educação. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2009.

  • COSTA, I. S. . Discursos de ódio e formas de subjetivação nas mídias na contemporaneidade. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTA, I. S. . Práticas de análise de textos quanto a sua dimensão global. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTA, I. S. . Práticas de análises de textos quanto a aspectos de sua construção. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTA, I. S. . Interpretação de texto: fundamentos e prática.. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTA, I. S. ; SOUZA, F. S. . Intolerância religiosa: uma análise pecheuxtiana para além do imaginário que perpassa as formações imaginárias. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, I. S. ; SOUZA, F. S. . Formações imaginárias e o discurso racial de ódio: análise de um caso de racismo em matéria jornalística. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, I. S. . OFICINA COESÃO E COERÊNCIA EM PRODUÇÃO ESCRITA NA PÓS-GRADUAÇÃO. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COSTA, I. S. . O texto e o ensino da língua. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTA, I. S. . Um estudo da argumentação sobre a COVID- 19 numa perspectiva materialista do discurso. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTA, I. S. . A mulher na contemporaneidade: sua fragmentação, hierarquização e demonização. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTA, I. S. . A família e as formas de subjetivação. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTA, I. S. . Produção discursiva do sentido. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTA, I. S. . O discurso e as práticas discursivas. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTA, I. S. . Os discursos e a mídia na construção do ?real?. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTA, I. S. . STEVEN PINKER: BOA ESCRITA E EMPATIA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTA, I. S. . DISCURSOS SOBRE A FAMÍLIA E FORMAS DE SUBJETIVAÇÃO NA MÍDIA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTA, I. S. . ME TOO: UM ESTUDO DA ARGUMENTAÇÃO A PARTIR DA ANÁLISE MATERIALISTA DO DISCURSO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, I. S. . O lugar da argumentação na Análise Materialista do Discurso. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTA, I. S. . ESSA COCA COLA É FANTA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTA, I. S. ; OLIVEIRA, T. J. S. . EXPERIÊNCA DOCENTE NAS AULAS DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS: VIVÊNCIAS ATRAVÉS DO NUPEL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, I. S. . SER BALEIA OU SER SEREIA, EIS A QUESTÃO: PROVOCAÇÕES DA ANÁLISE MATERIALISTA DO DISCURSO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTA, I. S. . O LIVRO DIDÁTICO E A QUESTÃO DO GÊNERO: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS APORTES TEÓRICOS DA ANÁLISE MATERIALISTA DO DISCURSO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COSTA, I. S. . A SAGRADA FAMÍLIA, OS FILHOS DA QUÍMICA E AS CRIANÇAS SINTÉTICAS: UM ESTUDO SOBRE ARGUMENTAÇÃO A PARTIR DOS APORTES TEÓRICOS DA ANÁLISE MATERIALISTA DO DISCURSO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • COSTA, I. S. . ARGUMENTAÇÃO, DISCURSO, FAMÍLIA E RELAÇÕES SANGUINEAS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • COSTA, I. S. . SER SINCERO É POLITICAMENTE CORRETO? PROVOCAÇÕES DA ANÁLISE MATERIALISTA DO DISCURSO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, I. S. . FAMÍLIA EH! FAMÍLIA AH! FAMÍLIA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTA, I. S. . O HOMEM, A MULHER E O CASAMENTO: UM ESTUDO DAS RELAÇÕES DE GÊNERO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, I. S. . O lugar da argumentação na Análise Materialista do Discurso. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTA, I. S. . A MULHER E O CASAMENTO: UM ESTUDO DAS RELAÇÕES DE GÊNERO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • COSTA, I. S. . O LUGAR DA ARGUMENTAÇÃO NA ANÁLISE MATERIALISTA DO DISCURSO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COSTA, I. S. . A MULHER E SUA RELAÇÃO (IN)ALTERÁVEL COM O CASAMENTO: UM ESTUDO A PARTIR DOS APORTES TEÓRICOS DA ANÁLISE MATERIALISTA DO DISCURSO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, I. S. . ESTUDOS DO DISCURSO E DA ARGUMENTAÇÃO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • COSTA, I. S. . O PROFESSOR E O TRABALHO COM TEXTO EM SALA DE AULA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COSTA, I. S. . DE ARANHA A MACACO:PROVOCAÇÕES DA ANÁLISE DO DISCURSO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, I. S. . Estudos linguísticos e discursivos: sentidos e deslocamentos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTA, I. S. . O SUJEITO E A ARGUMENTAÇÃO: UM ESTUDO A PARTIR DOS APORTES TEÓRICOS DA ANÁLISE MATERIALISTA DO DISCURSO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • COSTA, I. S. . OS OPERADORES ARGUMENTATIVOS NOS GÊNEROS DAS ORDENS DO ARGUMENTAR E DO EXPOR. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COSTA, I. S. ; SANTOS, E. . PÊCHEUX QUE AMAVA BAKHTIN QUE AMAVA AS LETRAS: UMA INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DO DISCURSO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COSTA, I. S. . Saussure e/em Pêcheux. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • COSTA, I. S. . COORDENAÇÃO DO PAINEL I ANÁLISE DE DISCURSO VERTENTES EM REDE DE CONHECIMENTO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • COSTA, I. S. . NARRATIVAS E MEMÓRIAS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTA, I. S. . LÍNGUA, SOCIEDADE, HISTÓRIA E MEMÓRIA: UMA ANÁLISE DO SUJEITO PAI NA CONTEMPORANEIDADE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • COSTA, I. S. . A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES NA MÍDIA: ESTUDO DE RELAÇÕES ENTRE DISCURSO, CULTURA E SOCIEDADE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COSTA, I. S. . A MÃE VERDADEIRA E A VERDADEIRA MÃE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COSTA, I. S. . O PODER DA NORMA, O PODER NA NORMA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, I. S. . MINI CURSO: ANÁLISE DO DISCURSO DE LINHA FRANCESA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COSTA, I. S. . O texto e/ no livro didático. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • COSTA, I. S. . Discurso e corpo: normativização, normalização e controle.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • COSTA, I. S. . O TRABALHO COM O LIVRO DIDÁTICO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTA, I. S. . Ser pai e ser mãe: práticas discursivas, sentido e representação nos séculos XX e XXI. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, I. S. . Por que o cabelo (não) é ruim ?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COSTA, I. S. . Identidade da mulher no funk carioca: cachorra, preparada ou tchutchuca. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COSTA, I. S. . A busca pelo ser saudável leva à busca pelo corpo jovem e magro? Ou a busca pelo ser jovem leva á busca pelo corpo saudável e magro? um estudo a respeito dos saberes sobre o corpo em textos midiáticos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COSTA, I. S. . A mulher do/no discurso urbano. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • COSTA, I. S. . A mulher negra na obra de Gregório de Mattos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, I. S. . A mulher do/no discurso urbano. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, I. S. . A sociedade e os papéis sexuais: uma relação perpassada por discursos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, I. S. . A mulher, o casamento e a família: uma relação regulada por mandamentos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, I. S. . O biopoder e a normalização dos corpos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, I. S. . A mulher do/no discurso urbano. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, I. S. . Discurso e corpo: normativização, normalização e controle. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, I. S. . Discurso e corpo: normalização, normativização e controle. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, I. S. . Discurso e a constituição de identidades na mídia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, I. S. ; SANTOS, E. . Estudos do discurso, Leitura e Ensino. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • COSTA, I. S. . Mulher, ideologia e texto publicitário. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, I. S. . O LEGADO DE EVA: O DISCURSO DO GÊNESIS NOS CARTUNS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, I. S. . A representação da mulher no texto publicitário. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, I. S. . Discursos de ódio e formas de subjetivação nas mídias na contemporaneidade 2022 (PROJETO).

  • COSTA, I. S. . Em busca de explicações sobre vocábulos africanos [...] (1889-2006). CURITIBA, 2020. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • COSTA, I. S. . Gêneros Textuais, Discurso e Ensino 2010 (Palestra).

  • COSTA, I. S. . Alguns conceitos básicos em Análise do Discurso 2010 (Palestra).

  • COSTA, I. S. . A mulher nos quadrinhos 2010 (Palestra).

  • COSTA, I. S. . Radical Chic: radical? 2010 (Palestra).

  • COSTA, I. S. . Perspectivas em Análise do Discurso Francesa 2010 (Palestra).

  • COSTA, I. S. . De Mafalda a Mulheres Alteradas 2010 (Palestra).

Outras produções

COSTA, I. S. . Conselho editorial da 10a edição da Revista Inventarium. 2012.

COSTA, I. S. . Conselho Editorial da 11a edição da Revista Inventarium. 2012.

COSTA, I. S. . Comitê Editorial da Revista Educação Tecnologia e Cultura. 2012.

COSTA, I. S. . Conselho Editorial Revista Inventário. 2011.

COSTA, I. S. . Revisor. 2013.

COSTA, I. S. . ANÁLISE DO DISCURSO DE LINHA FRANCESA. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

COSTA, I. S. . Como elaborar projetos de pesquisa. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

COSTA, I. S. . Direito e linguagem. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

COSTA, I. S. . Análise do Discurso. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Módulo De Análise do Discurso).

COSTA, I. S. . O processo de construção de sentido do texto. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

COSTA, I. S. . O texto e o processo de construção de sentidos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

COSTA, I. S. . Cultura afro-brasileira na Educação Fundamental. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

COSTA, I. S. . A leitura e a escrita na perspectiva da intertextualidade. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

COSTA, I. S. . Leitura e produção de textos. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

COSTA, I. S. . Curso de formação Continuada de Professores. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

COSTA, I. S. . Segredos da Comunicação Escrita. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

COSTA, I. S. . Curso para aperfeiçoamento para professores de Educação Infantil. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

COSTA, I. S. . Curso de língua portuguesa para professores de 1o e 2o graus. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

COSTA, I. S. . Módulo língua portuguesa para concurso público. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Revisão e assessoria pedagógica).

COSTA, I. S. . RECICLAGEM PARA PROFESSORES DE 1O GRAU. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

COSTA, I. S. . Linguagem oral e escrita: interface de uma mesma moeda?. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

COSTA, I. S. ; VITORINO, C. C. ; SANTOS, G. A. C. . 10 PROVÉRBIOS KIKONGO EXPLICADOS EM PORTUGUÊS, FRANCÊS E INGLÊS. 2017 (Palestra).

Projetos de pesquisa

  • 2022 - Atual

    Discursos de ódio e formas de subjetivação nas mídias na contemporaneidade, Descrição: Visa-se analisar a organização e o funcionamento discursivos, tomando o discurso em sua relação com a historicidade. Visa-se problematizar as relações entre linguagem, sociedade e suas práticas, concorrendo para a ampliação das discussões/reflexões/análises feitas no campo do discurso. Com esta finalidade, elegeram-se as discursividades em torno do ?discurso de ódio? como objeto de estudo. A preocupação fundamental é investigar como a história se inscreve em diferentes tipos de textos midiáticos através da materialidade linguística, entendendo como ocorre a produção de sentidos por sujeitos, em condições sócio-históricas determinadas. Embora tenha na Análise do Discurso de Orientação Pecheuxtiana seu suporte epistemológico por excelência, as discussões que se tem objetiva propiciar situam-se numa perspectiva trans/ interdisciplinar, consoante o atual estado dos estudos do discurso. Optou-se por utilizar como corpus textos midiáticos porque: na contemporaneidade, a mídia está presente cotidianamente/continuamente na vida das pessoas; como funciona o campo midiático como palco de práticas de subjetivação do/no cotidiano, constitui-se essa em fértil território onde se podem analisar os inter-relacionamentos entre discurso, historia, cultura e memória e as posições de sujeito engendradas na (re)produção do discurso de ódio Objetiva-se: rastrear como nos discursos de ódio se representam vozes de autoridades que administram o dizer e o silenciamento, que fazem parte das práticas sociais e discursivas do cotidiano e se ligam a uma rede heterogênea de formações discursivas, que determinam o que se pode e se deve dizer a respeito do que é belo, saudável, adequado, ideal e normal no que se refere à orientação sexual e ao fenótipo (peso, cabelo, cor da pele, formato do nariz); estabelecer os processos discursivos pelos quais se dá a produção identitária dos sujeitos - negro,LGBTQIA+, gordo - , bem como refletir sobre as formas e as práticas de si mediante as quais os indivíduos devem se constituir como sujeitos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Iraneide Santos Costa - Coordenador.

  • 2015 - Atual

    DISCURSOS SOBRE A FAMÍLIA E FORMAS DE SUBJETIVAÇÃO NA MÍDIA NA CONTEMPORANEIDADE, Descrição: O OBJETIVO GERAL DO PROJETO É CONSTRUIR UM DISPOSITIVO TEÓRICO -METODOLÓGICO QUE PERMITA RASTREAR AS DISCURSIVIZAÇÕES INSTAURADAS EM RELAÇÃO À FAMÍLIA NA CONTEMPORANEIDADE.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Iraneide Santos Costa - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2014 - Atual

    GRUPO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM LÍNGUA, LINGUAGEM E CULTURA GELLC, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Iraneide Santos Costa - Integrante / Rosa Helena Blanco Machado - Coordenador.

  • 2012 - Atual

    A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES MASCULINAS NA MÍDIA: ESTUDO DE RELAÇÕES ENTRE DISCURSO, CULTURA E SOCIEDADE, Descrição: O objetivo geral do PROJETO DE PESQUISA A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES NA MÍDIA: ESTUDO DE RELAÇÕES ENTRE DISCURSO, CULTURA E SOCIEDADE foi parcialmente atingido, uma vez que se conseguiu estabelecer um significativo corpus representativo principalmente do discurso de/sobre a identidade da mulher. A partir dele, se estabeleceu quem é este sujeito mulher em séculos passados (trabalhamos com a mulher em textos bíblicos e no século XXVII ) e em pleno século XXI, contribuindo, teórica e analiticamente, para as discussões recentes da sociedade a esse respeito. Este contraponto (passado/presente) mostrou-se bastante relevante, tendo em vista que o discurso foi tomado em sua relação com a historicidade. Sentimos, contudo, necessidade de iniciar uma segunda etapa em nossas pesquisas, quando priorizamos a discussão de novos paradigmas de masculinidade, como é o caso do metrossexual,termo cunhado por Mark Simpson, em 1994,que advém da contração entre os termos heterossexual e metropolitano, ou seja, é o homem que se interessa por moda, beleza, culinária, é sensível, culto e heterossexual. Vários fatores justificaram essa nova empreitada: a partir da virada do século XX para o XXI, uma série de mudanças sociais, ocasionadas por uma dita pós-modernidade, levaram o homem a perder a primazia em seu papel tradicional de provedor e a assumir novos papéis sociais, o que, entre outras, coisas, desencadeou um processo de feminilização desse universo masculino nas sociedades contemporâneas, o que, por sua vez, trouxe em seu bojo consequências como instauração de um novo ideal de beleza masculina, ou seja, torna-se cada vez mais evidente que a divisão discursiva de gênero masculino/feminino ? socioculturalmente estabelecida e relacionada à anatomia fisiológica dos indivíduos - parece entrar em crise diante de (re)construções identitárias híbridas produzidas por discursos cada vez mais heterogêneos e que a ideologia do corpo saudável, presente nos discursos dos "cuidados de si" difundidos hodiernamente, tem contribuído para incorporação de universos discursivos tradicionalmente instituídos como "femininos" ao universo masculino. Sendo assim, busca-se aprofundar discussões em torno de que é ? ou de quem são ? esse(s) sujeito(s) homem, de estabelecer, por exemplo, até que ponto esta "nova" construção identitária de masculinidade, este "novo homem" levaria a uma desestabilização da "memória discursiva" de gênero, permeada por representações masculinas historicamente cristalizadas no imaginário social.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Iraneide Santos Costa - Coordenador.

  • 2009 - 2011

    A construção de identidades na mídia: estudo de relações entre discurso, cultura e sociedade, Descrição: Este projeto é parte integrante de um projeto amplo e coletivo intitulado Discurso, cultura e sociedade: produção de linguagem e práticas culturais, que visa, na área dos estudos do discurso, refletir sobre e problematizar esse objeto, com o fim de produzir conhecimentos que sirvam de sustentação para linhas de pesquisa interdisciplinares, atuação no ensino de graduação e pós-graduação e contribuam para as discussões sobre relações sociais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Iraneide Santos Costa - Coordenador.

  • 2009 - Atual

    Discurso, cultura e sociedade: produção de linguagem e práticas socioculturais, Descrição: Investigações sobre as relações intrínsecas entre linguagem e sociedade, ligados à emergência da interação verbal, da comunicação e do relacionamento social constituem-se em alternativas para os estudos do discurso. As preocupações com os debates sociais, nos aspectos discursivos presentificados em textos de diversos gêneros e épocas, remetem a arquivos constituídos pela produção acadêmica sobre a formação da sociedade brasileira, movimentos político-sociais e a produção midiática, ou seja, fenômenos estudados que mobilizam o saber teórico constituído no cruzamento de abordagens sobre o discurso, disposto em duas possibilidades. O interesse por obras produzidas por estudiosos e escritores brasileiros sobre nossa sociedade e cultura e outros textos representativos da cultura popular, movimentos e grupos sociais, provoca discussões sobre uma regularidade polêmica que atravessa o conjunto de alguns discursos, destacada mediante a análise de aspectos do enunciado concreto e da interação, desdobráveis em esforços para significação da própria cultura. O interesse por textos produzidos pela mídia provoca discussões sobre as subjetividades e aspectos ideológicos, destacados pelos estudos da análise do discurso. Reafirma-se, com isso, o apoio teórico de Foucault e da escola francesa da análise do discurso, do círculo de Bakhtin, da semântica lingüística e dos estudos socioculturais. Trata-se, pois, de um estudo sobre a discursividade, que problematiza o objeto discurso, as teorias críticas e pós-críticas das ciências humanas, o trabalho da memória, as relações entre o discurso, sociedade e cultura e que visa, como objetivo último, apresentar algumas considerações sobre as especificidades da produção discursiva e práticas socioculturais, com ênfase nos estudos brasileiros e na contemporaneidade... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Iraneide Santos Costa - Integrante / Elmo Santos - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal da Bahia, Departamento de Letras Vernáculas. , AV. Ademar de Barros, Ondina, 40000-000 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (71) 32836238, URL da Homepage:

Experiência profissional

2000 - 2009

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR AUXILIAR, Carga horária: 40

Atividades

  • 02/2000

    Ensino, LETRAS, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, LÍNGUA PORTUGUESA VII, LÍNGUA PORTUGUESA - VI, LÍNGUA PORTUGUESA - V, LÍNGUA PORTUGUESA - IV, LÍNGUA PORTUGUESA - III, LÍNGUA PORTUGUESA - II, LÍNGUA PORTUGUESA - I

2019 - Atual

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado II, Regime: Dedicação exclusiva.

2019 - Atual

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Associado 2, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 01/2021

    Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Letras Vernáculas.,Linhas de pesquisa

2001 - 2009

Universidade Católica do Salvador

Vínculo: FUNCIONÁRIO CONCURSADO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ASSISTENTE, Carga horária: 40

Atividades

  • 02/2001

    Ensino, COMUNICAÇÃO SOCIAL / PUBLICIDADE, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, REDAÇÃO E EXPRESSÃO ORAL - III, REDAÇÃO E EXPRESSÃO ORAL - II, REDAÇÃO E EXPRESSÃO ORAL - I