Gunnar Ramos Fermino
Doutorando em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE desde 2017 na área de Sistemas de Comunicação. Mestre em Ciências da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2009), Especialista em Administração de Sistemas de Informação pela UFLA - Universisdade Federal de Lavras (2006) e graduado em Ciência da Computação pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2004) e Atualmente é professor efetivo da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, atuando como professor nas áreas de Programação de Computadores e Análise e Projeto de Sistemas Orientados a Objetos
Informações coletadas do Lattes em 03/04/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Ciências da Computação
2017 - Atual
Universidade Federal de Pernambuco
Renato Mariz de Moraes. Palavras-chave: Wireless Sensor Networks; Routing Protocols; Multi-channel; Channel Assignment.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Comunicação. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Redes de Computadores.
Mestrado em Ciência da Computação
2007 - 2009
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: ROTEAMENTO BASEADO EM CAMINHOS DE MAIOR GRAU DE CONECTIVIDADE APLICADO AO OLSR
, Ano de Obtenção: 2009.FERNANDO LUÍS DOTTI.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso, FAPEMAT, Brasil. Palavras-chave: OLSR; Protocolos de roteamento; Redes Móveis Ad Hoc; Redes Wireless.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Sistemas Distribuídos. Setores de atividade: Educação; Atividades dos serviços de tecnologia da informação.
Especialização em Administração em Sistemas de Informação
2005 - 2006
Universidade Federal de Lavras
Título: Administração de Sistemas de Informação aplicada em uma Secretaria Municipal de Educação
Orientador: André Luiz Zambalde
Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação
1999 - 2004
Universidade do Estado de Mato Grosso
Título: Análise e Projeto Orientado a Objetos com a UML
Orientador: Osmário Moreira
Formação complementar
2005 - 2005
PHP e MYSQL - LOGICA DE PROGRAMAÇÃO. (Carga horária: 20h). , Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.
2003 - 2003
Programação em Java. (Carga horária: 8h). , Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.
2002 - 2002
Montagem, Manutenção de Computador e Redes Locais. (Carga horária: 40h). , Dinâmica Informática Ltda, DINAMICA, Brasil.
2000 - 2000
Assistência Técnica em Microcomputadores. (Carga horária: 40h). , SENAI - Departamento Regional do Mato Grosso, SENAI/DR/MT, Brasil.
1999 - 1999
Microinformática. (Carga horária: 48h). , Mídia Informática, MI, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: REDES DE COMPUTADORES.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Banco de Dados.
Organização de eventos
FERMINO, G. R. ; GUIMARAES, T. M. M. ; SENA, R. M. ; PEREIRA, M. U. ; NORTHTLEET JUNIOR, R. ; DIAS, M. J. ; SILVA, P. L. ; ALENCAR, A. F. ; CALONEGO JUNIOR, N. ; LEAL, J. B. ; SANTOS, B. C. ; COSTA, N. B. . Jornada Científica da Computação - JCC2014. 2014. (Outro).
LIMA, C. A. ; FERMINO, G. R. . II Semana da Computação: Desafios e Perspectivas da Carreira do Licenciado em Computação. 2011. (Outro).
FERMINO, G. R. ; CALONEGO JUNIOR, N. . I Olimpíada de Algoritmos e Programação do Campus Universitário de Cáceres. 2010. (Outro).
MESQUITA, M. P. ; FERMINO, G. R. ; CAMPOS, K. E. . I Semana da Computação - I SECOMP. 2010. (Outro).
FERMINO, G. R. ; NORTHTLEET JUNIOR, R. ; CAMPOS, K. E. . Jornada Científica de Computação. 2008. (Outro).
FERMINO, G. R. ; COLONEGO JUNIOR, N. ; MONTEIRO, Rhycardo Luiz . JCC - Jornada Cientifica da Computação. 2007. (Outro).
MONTEIRO, Rhycardo Luiz ; FERMINO, G. R. . Congresso de Educação, Computação e Tecnologia - CONECT. 2007. (Congresso).
FERMINO, G. R. . III Mostra do Despertar para a Ciência Vôo no Pantanal. 2006. (Outro).
Participação em eventos
Mídias Sociais e imersão ao Google. 2012. (Outra).
I OFICINA DE ORGANIZAÇÃO CURRICULAR. 2011. (Oficina).
I Semana da Computação - I SECOMP.Roteamento Baseado em Caminhos de Maior Grau de Conectividade Aplicado ao OLSR. 2010. (Seminário).
I Semana da Computação - I SECOMP.Redes de Computadores - Montagem e Configuração. 2010. (Oficina).
Oficina de Elaboração de Projetos do Projeto Formação de agentes Multiplicadores na àrea de Elaboração de Projetos da Universidade do estado de Mato Grosso - UNEMAT.Oficina de Elaboração de Projetos. 2010. (Oficina).
Jornada Científica da Computação. 2008. (Seminário).
Congresso de Educação, Computação e Tecnologia - CONECT 2007. Tolerância a Falhas. 2007. (Congresso).
Jornada Científica da Computação - JCC. 2007. (Seminário).
Jornada Científica da Computação - JCC.Empresa Júnior de Informática. 2007. (Seminário).
10ª Conferencia de Escola Dominical. 2006. (Congresso).
III Mostra do Despertar para a Ciência "Vôo no Pantanal". 2006. (Outra).
IV Seminário "Tecnologia e Administração de Sistemas de Informação. 2006. (Seminário).
IV Seminário "Tecnologia e Administração de Sistemas de Informação". 2006. (Seminário).
Tecnologia de Cabeamento Estruturado. 2006. (Oficina).
VI Semana da Computação. 2005. (Seminário).
Encontro de Conselheiros Municipais do FUNDEF. 2004. (Encontro).
Sessão de Comunicação de trabalhos Monograficos do Curso de Ciência da Computação.Análise e Modelagem Orientada a Objetos com ênfase em UML. 2004. (Outra).
V Encontro de Computação. 2004. (Encontro).
Ciclo de Palestras da IV Semana da Computação. 2003. (Encontro).
Sensibilização para o Serviço Público. 2003. (Oficina).
Sensibilização para o Serviço Público. 2003. (Oficina).
III Encontro de Computação. 2002. (Encontro).
Iº FORUM DE DEBATES SOBRE EDUCAÇÃQO ESCOLAR INDÍGENA. 2000. (Outra).
Motivação e Atendimento Eficaz. 2000. (Seminário).
Participação em bancas
DIAS, M. J.;FERMINO, G. R.; SANTOS JUNIOR, A. C. P.. Sistema de Leitura de Textos em Imagens Digitais para Deficientes Visuais: uma proposta para pĺataforma Mobile. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
SENA, R. M.;FERMINO, G. R.; FONTES, T. S.. Tecnologia Digital no Processo de Ensino Aprendizagem da Alfabetização. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Computação) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
MALANGE, F. C. V.;FERMINO, G. R.. Estudo Sobre a Aplicação do Sitema de Rádio Identificação (RFID) para Pet-Shop. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Computação) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
SILVA, M. G.;FERMINO, G. R.; NORTHTLEET JUNIOR, R.. Redes Wireless: Um estudo de caso da distribuição de sinal no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) CAMPUS CACERES-MT. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Computação) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
THEREZA;FERMINO, G. R.; CALONEGO JUNIOR, N.. O uso de dispositivos móveis (tablets) na educação. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Computação) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
LIMA, C. A.;FERMINO, G. R.; DIAS, A. F.. Máquina Virtual para utilização nos laboratórios de informática da UNEMAT- Campus Cáceres. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Computação) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
MALANGE, F. C. V.;FERMINO, G. R.; CAREGNATO, M.. Desenvolvimento de um sistema especialista para o Diagnóstico do transtorno do Défict de Atenção. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Computação) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
CAREGNATO, M.;FERMINO, G. R.; PEREIRA, A. M.. O mundo das diferenças: um software educacional no auxílio e aprendizagem de valores. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Computação) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
FERMINO, G. R.; MALANGE, F. C. V.; GUIMARAES, T. M. M.. Utilização do Laboratório de informática da Escola Estadual "Senador Mário Motta". 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Computação) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
LIMA, C. A.;FERMINO, G. R.; DIAS, A. F.. Máquina Virtual para utilização nos laboratórios de informática da UNEMAT- Campus de Cáceres. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Computação) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
GUIMARAES, T. M. M.;FERMINO, G. R.; LIMA, C. A.. Formação de professores da Escola Municipal Isabel Campos em Tecnologia Digital. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Computação) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
NORTHTLEET JUNIOR, R.; LIMA, C. A.;FERMINO, G. R.. Concepções e parâmetros para o desenvolvimento de materiais educacionais digitais - MDE's aplicados na elaboração do projeto de aprendizagem Geometrica Interativa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Computação) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
FERMINO, G. R.; LIMA, C. A.; SANTOS JUNIOR, A. C. P.. Certificação digital. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Computação) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
LIMA, E. R.;FERMINO, G. R.; LIMA, C. A.. Projeto de sistema para informatização do serviço de assistência técnica da supervisão de processamento de dados do Campus Universitário Jane Vanini. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Computação) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
LIMA, C. A.; TRINDADE, A. A.;FERMINO, G. R.. Clusterização de Computadores no Campus Jane Vanini. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Computação) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
SENA, R. M.;FERMINO, G. R.; AYRES, S. R. B.. Informática Educativa nas Séries Iniciais: experiências com os alunos do terceiro ano do Ensino fundamental do Colégio Adventista de Cáceres. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Computação) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
MESQUITA, M. P.;FERMINO, G. R.; CALONEGO JUNIOR, N.. Uso de Metadados de objetos de aprendizagem nos repositórios. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Computação) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
LIMA, C. A.;FERMINO, G. R.; CAMPOS, K. E.. Cloud Computing no Campus Jane Vanini. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Computação) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
CAREGNATO, M.;FERMINO, G. R.; SANTOS JUNIOR, A. C. P.. Desenvolvimento de um Aplicativo para o auxílio de atividades em laboratório: destacando a importância da Engenharia de requisitos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Computação) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
FERMINO, G. R.; MONTEIRO, Rhycardo Luiz; LIMA, C. A.. Engenharia de Software para aplicações Web. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Computação) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
FERMINO, G. R.; MONTEIRO, Rhycardo Luiz; LIMA, C. A.. Proposta de desenvolvimento de um software para gestão de atividades complementares dos alunos do departamento de Computação do Campus Universitário de Caceres. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Computação) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
LIMA, C. A.;FERMINO, G. R.; MONTEIRO, Rhycardo Luiz. Software para assinatura digital. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Computação) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
FERMINO, G. R.; CAMPOS, K. E.; SENA, R. M.. A Utilização de software como objeto didático-pedagógico pelos professores de matemática da rede pública estadual em Cáceres. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
LIMA, E. R.;FERMINO, G. R.; MELO, R. G.. Sistema de Armazenamento de dados da produção de leite do Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Cáceres - para estudos e gerenciamento. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Computação) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
FERMINO, G. R.; GUIMARAES, T. M. M.; CAMPOS, K. E.. O perfil dos estudantes sobre o acesso e posse de computadores e Internet na cidade de Cáceres - MT em 2008. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Computação) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
CAMPOS, K. E.; SENA, R. M.;FERMINO, G. R.. LOGO: uma ferramenta de auxílio à lógica de programação para os acadêmicos do curso de computação, Cáceres MT. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Computação) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
HACK, C.; MONTEIRO, Rhycardo Luiz;FERMINO, G. R.. LER/DORT, Computador e Saude. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Computação) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
ALVAREZ, J. R. V.; MONTEIRO, Rhycardo Luiz;FERMINO, G. R.. Acesso a Internet Através de Rede Sem Fio para as Escolar Públicas de Ensino Médio de Mirassol D'Oeste. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Computação) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
FERMINO, G. R.; FILHO, ALYRIO CARDOSO; JUNIOR, João Sales; CUNHA, José Fernandes Torres da. SACLI - Sistema de Atendimento Clínico na Clínica Santa Cruz. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
FERMINO, G. R.; CUNHA, José Fernandes Torres da; BARCO, Luciano; COELHO, Raquel Vieira. Sistemas de Informações Gerenciais para Assessorias Pedagogicas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
FERMINO, G. R.; PEREIRA, Roberto Benedito de Oliveira; NASCIMENTO, Everton Ricardo do; CUNHA, José Fernandes Torres da. VISA - Sistema para Controle de Estabelecimentos Cadastrados e Vistoriados pela Vigilância Sanitária de Nova Olimpia - MT. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
PEREIRA, Roberto Benedito de Oliveira; BERNDT, Alexandre;FERMINO, G. R.; CUNHA, José Fernandes Torres da. THEMIS - Sistema para controle de processos do Juizado Especial de Barra do Bugres. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
CUNHA, José Fernandes Torres da; MUNDIN, A. G.; CESAR, Anelise Maria;FERMINO, G. R.. Teste de Segurança em Servidores da UNEMAT. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
FILHO, Armando da Silva; SILVA, Fernando Selleri; COELHO, Ubirajara Martin;FERMINO, G. R.. Sistema de Informação Tiradentes. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
CUNHA, José Fernandes Torres da; NASCIMENTO, Everton Ricardo do; SILVA, Fernando Selleri;FERMINO, G. R.. Data Warehouse. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
FERMINO, G. R.; TEIXEIRA, D.; PEREIRA, Roberto Benedito de Oliveira; CUNHA, José Fernandes Torres da. Implantação de VPN em Servidores Linux na UNEMAT - Campus Universitário Dep. Renê Barbour. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
FERMINO, G. R.; NASCIMENTO, Everton Ricardo do; MUSTIFAGA, Milton; MONTEIRO, Rhycardo Luiz. Análise e Desenho Orientados a Objetos aplicados em Saúde Pública: Um estudo de caso. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
FERMINO, G. R.; BARCO, Luciano; FILHO, Armando da Silva; CUNHA, José Fernandes Torres da. Sistema Gerenciador de Projetos do Curso de Bachareladoi em Ciência da Computação. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade do Estado de Mato Grosso.
FERMINO, G. R.; THEREZA. Concurso público para Professor de Educação Básica, Técnica e Tecnológica. 2009. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.
FERMINO, G. R.; ANDRADE, T. L.; SENA, R. M.. Teste Seletivo, regido pelo edital 073/2014/UNEMAT, para Contratação de Professor substituto da educação superior, ocorrida no dia 03/02/2015, para a área de Programação B para o semestre de 2015/1. 2015. Universidade do Estado de Mato Grosso.
ANDRADE, T. L.;FERMINO, G. R.; GUIMARAES, T. M. M.. Teste Seletivo, regido pelo edital 073/2014/UNEMAT, para Contratação de Professor substituto da educação superior, ocorrida no dia 03/02/2015, para a área de Programação A para o semestre de 2015/1. 2015. Universidade do Estado de Mato Grosso.
NORTHTLEET JUNIOR, R.;FERMINO, G. R.; CAMPOS, K. E.. Teste Seletivo, regido pelo edital 073/2014/UNEMAT, para Contratação de Professor substituto da educação superior, ocorrida no dia 03/02/2015, para a área de Computação Aplicada/Educacional para o semestre de 2015/1. 2015. Universidade do Estado de Mato Grosso.
FERMINO, G. R.; PEREIRA, A. M.; CAMPOS, K. E.. Teste Seletivo, regido pelo edital 096/2014/UNEMAT, para Contratação de Professor substituto da educação superior, ocorrida no dia 25-02-2014, para a área de Programação B para o semestre de 2014/1. 2014. Universidade do Estado de Mato Grosso.
FERMINO, G. R.; PEREIRA, A. M.; CAMPOS, K. E.. Teste Seletivo, regido pelo edital 096/2014/UNEMAT, para Contratação de Professor substituto da educação superior, ocorrida no dia 25/02/2014, para a área de Computação Aplicada B para o semestre de 2014/1. 2014. Universidade do Estado de Mato Grosso.
FERMINO, G. R.; SENA, R. M.; DIAS, M. J.. Seleção de Bolsistas edital 003/2014-PROEC para projeto Grupo de Estudos para o Desenvolvimento de Softwares - GEDS. 2014. Universidade do Estado de Mato Grosso.
FERMINO, G. R.; SENA, R. M.; DIAS, M. J.. Seleção de Bolsistas edital 003/2014-PROEC para projeto Capacitação Básica em Informática e Auxiliar Administrativo para Acadêmicos e funcionários do Apoio Adminsitrativo da UNEMAT e Comunidade Ribeirinha. 2014. Universidade do Estado de Mato Grosso.
FERMINO, G. R.. Avaliador Ad Hoc de projeto de Extensão submetido ao Edital 007/2012/PROEC. 2014. Universidade do Estado de Mato Grosso.
FERMINO, G. R.; MALANGE, F. C. V.; DIAS, M. J.. Banca Examinadora Especial para atuar no processo de Seleção para preenchimento de Vagas Remanescentes. Edital 053/2014-PROEG. 2014. Universidade do Estado de Mato Grosso.
MONTEIRO, Rhycardo Luiz;FERMINO, G. R.; CALONEGO JUNIOR, N.. Banca Examinadora Especial para atuar no processo de Seleção para preenchimento de Vagas Remanescentes. Edital 044/2014-PROEG. 2014. Universidade do Estado de Mato Grosso.
FERMINO, G. R.; COELHO, Ubirajara Martin; DIAS, M. J.. Banca Examinadora Especial para atuar no processo de revisão de Avaliação de Acadêmicos. Portaria nª 003/2014/DC. 2014. Universidade do Estado de Mato Grosso.
FERMINO, G. R.; CAMPOS, K. E.; MALANGE, F. C. V.. Teste Seletivo, regido pelo edital 039/2014/UNEMAT, para Contratação de Professor substituto da educação superior, ocorrida no dia 04/07/2014, para a área de Computação Aplicada A para o semestre de 2014/2. 2014. Universidade do Estado de Mato Grosso.
CALONEGO JUNIOR, N.;FERMINO, G. R.; MALANGE, F. C. V.. Teste Seletivo, regido pelo edital 039/2014/UNEMAT, para Contratação de Professor substituto da educação superior, ocorrida no dia 04/07/2014, para a área de Programação para o semestre de 2014/2. 2014. Universidade do Estado de Mato Grosso.
NORTHTLEET JUNIOR, R.;FERMINO, G. R.; CAMPOS, K. E.. Teste Seletivo, regido pelo edital 039/2014/UNEMAT, para Contratação de Professor substituto da educação superior, ocorrida no dia 04/07/2014, para a área de Computação Educação para o semestre de 2014/2. 2014. Universidade do Estado de Mato Grosso.
FERMINO, G. R.; CAMPOS, K. E.; NORTHTLEET JUNIOR, R.. Seleção de Bolsistas edital 009/2013-PROEC para projeto Grupo de Estudos para o Desenvolvimento de Softwares - GEDS. 2013. Universidade do Estado de Mato Grosso.
FERMINO, G. R.; CAMPOS, K. E.; NORTHTLEET JUNIOR, R.. Seleção de Bolsistas edital 009/2013-PROEC para projeto Capacitação Básica em Informática e Auxiliar Administrativo para Acadêmicos e funcionários do Apoio Adminsitrativo da UNEMAT e Comunidade Ribeirinha. 2013. Universidade do Estado de Mato Grosso.
CAREGNATO, M.;FERMINO, G. R.; FERNANDES, E. V.. Seleção de Bolsistas edital 001/2013-PROEC para projeto. 2013. Universidade do Estado de Mato Grosso.
CAREGNATO, M.;FERMINO, G. R.; FERNANDES, E. V.. Seleção de Bolsistas edital 001/2013-PROEC para projeto "A Melhor Idade na Internet". 2013. Universidade do Estado de Mato Grosso.
FERMINO, G. R.; CAREGNATO, M.; GUIMARAES, T. M. M.. Seleção de Bolsistas edital 001/2013-PROEC para projeto Grupo de Estudos para o Desenvolvimento de Softwares - GEDS. 2013. Universidade do Estado de Mato Grosso.
FERMINO, G. R.; CAREGNATO, M.; GUIMARAES, T. M. M.. Seleção de Bolsistas edital 001/2013-PROEC para projeto Capacitação Básica em Informática e Auxiliar Administrativo para Acadêmicos e funcionários do Apoio Adminsitrativo da UNEMAT e Comunidade Ribeirinha. 2013. Universidade do Estado de Mato Grosso.
FERMINO, G. R.. Avaliador dos Trabalhos Apresentados na 2ª Mostra de Iniciação Científica no Pantanal. 2013. Universidade do Estado de Mato Grosso.
CAREGNATO, M.;FERMINO, G. R.; MESQUITA, M. P.. Banca Examinadora Especial para atuar no processo de revisão de Reavaliação de Trabalho Acadêmicos. Portaria nª 016/2014/DC. 2013. Universidade do Estado de Mato Grosso.
FERMINO, G. R.; CAREGNATO, M.; PEREIRA, A. M.. Teste Seletivo, regido pelo edital 008/2012/UNEMAT, para Contratação de Professor substituto da educação superior, ocorrida no dia 10-02-2012, regido pelo edital 008/2012-UNEMAT para a área de Computação Aplicada para o semestre de 2012/1. 2012. Universidade do Estado de Mato Grosso.
FERMINO, G. R.; MALANGE, F. C. V.; ALENCAR, R. P.. Teste Seletivo para Contratação de Professor substituto da educação superior, ocorrida no dia 04-04-2012, regido pelo edital 015/2012-UNEMAT para a área de Computação Tecnológica para o semestre de 2012/1. 2012. Universidade do Estado de Mato Grosso.
FERMINO, G. R.; MALANGE, F. C. V.; GUIMARAES, T. M. M.. Teste Seletivo para Contratação de Professor substituto da educação superior, ocorrida no dia 08-03-2011, regido pelo edital simplificado 012/2011-UNEMAT para a área de Computação Aplicada para o semestre de 2011/1. 2011. Universidade do Estado de Mato Grosso.
FERMINO, G. R.; SENA, R. M.; LIMA, C. A.. Teste Seletivo para Contratação de Professor substituto da educação superior,para a área de Computação Aplicada para o semestre de 2011/2. 2011. Universidade do Estado de Mato Grosso.
FERMINO, G. R.; MALANGE, F. C. V.; GUIMARAES, T. M. M.. Banca Examinadora Especial para avaliação de transferência externa. 2011. Universidade do Estado de Mato Grosso.
CALONEGO JUNIOR, N.; MALANGE, F. C. V.;FERMINO, G. R.. Comissão para avaliação para ingresso de portadores de diploma de nível Superior conforme art. 104 da Resolução 001/2008 - CONEPE. 2011. Universidade do Estado de Mato Grosso.
FERMINO, G. R.; GUIMARAES, T. M. M.; MALANGE, F. C. V.. Teste Seletivo, regido pelo Edital 026/2010, para Contratação de Professor substituto para a área de Computação Aplicada 2010/2. 2010. Universidade do Estado de Mato Grosso.
FERMINO, G. R.; MONTEIRO, Rhycardo Luiz; MELO, R. G.. Teste Seletivo, regido pelo edital 024/2010/UNEMAT, para Contratação de Professor substituto para a área de Computação Aplicada no seme 2010/2. 2010. Universidade do Estado de Mato Grosso.
FERMINO, G. R.; CAREGNATO, M.; CALONEGO JUNIOR, N.. Teste Seletivo, regido pelo edital 025/2010/UNEMAT, para Contratação de Professor substituto para a área de Programação 2010/1. 2010. Universidade do Estado de Mato Grosso.
FERMINO, G. R.. Avaliador Ad Hoc em Projetos de Extensão referente ao Edital 001/2010. 2010. Universidade do Estado de Mato Grosso.
CALONEGO JUNIOR, N.;FERMINO, G. R.; CAREGNATO, M.. Teste Seletivo, regido pelo edital 024/2010/UNEMAT, para Contratação de Professor substituto para a área de Programação no seme 2010/2. 2010. Universidade do Estado de Mato Grosso.
CALONEGO JUNIOR, N.;FERMINO, G. R.; MONTEIRO, Rhycardo Luiz. Banca Examinadora Especial para Revisão de Prova Final. 2010. Universidade do Estado de Mato Grosso.
CAMPOS, K. E.;FERMINO, G. R.; GUIMARAES, T. M. M.. Teste Seletivo, regido pelo edital 029/2009/UNEMAT, para Contratação de Professor substituto para a área Educacional 2009/2 - tema: A importância do Desenvolvimento de projetos pedagógicos no âmbito da escola. 2009. Universidade do Estado de Mato Grosso.
FERMINO, G. R.; MONTEIRO, Rhycardo Luiz; CAREGNATO, M.. Teste Seletivo, regido pelo edital 029/2009/UNEMAT, para Contratação de Professor substituto para a área Educacional 2009/2. 2009. Universidade do Estado de Mato Grosso.
FERMINO, G. R.; URBAN, J. H. G.; OLIVEIRA, A. E.. Banca examinadora Especial da disciplina de Laboratório de Informática. 2008. Universidade do Estado de Mato Grosso.
FERMINO, G. R.; URBAN, J. H. G.; OLIVEIRA, A. E.. Banca examinadora Especial da disciplina de Fundamentos de Informática. 2008. Universidade do Estado de Mato Grosso.
FERMINO, G. R.; NORTHTLEET JUNIOR, R.; URBAN, J. H. G.. Teste Seletivo para Contratação de Professor substituto para a área de Computação Aplicada 2008/1 - tema: Sistemas Operacionais: Conceitos básicos e Aplicações. 2008. Universidade do Estado de Mato Grosso.
FERMINO, G. R.; MESQUITA, M. P.; GUIMARAES, T. M. M.. Teste Seletivo para Contratação de Professor substituto para a área de Computação Aplicada 2008/1 - Tema: Avaliação de Produtos. 2008. Universidade do Estado de Mato Grosso.
FERMINO, G. R.; SENA, R. M.; URBAN, J. H. G.. Teste Seletivo para Contratação de Professor substituto para a área Computação Aplicada 2008/1 - tema: Conceitos básicos de Informática: Hardware, softwares e funcionamento. 2008. Universidade do Estado de Mato Grosso.
FERMINO, G. R.; CAMPOS, K. E.; CALONEGO JUNIOR, N.. Teste Seletivo para Professor Substituto. 2007. Universidade do Estado de Mato Grosso.
Orientou
Bolsista Extensão para o Grupo de Estudo para o Desenvolvimento de Softwares GEDS; Início: 2015; Orientação de outra natureza; Universidade do Estado de Mato Grosso; (Orientador);
GERENCIAMENTO DE REDES DE COMPUTADORES: UMA ESTUDO SOBRE AS AREAS FUNCIONAIS DE GERÊCIA DO MODELO OSI; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pos-Graduação lato-sensu em Redes de Computadores) - Faculdade do Pantanal; Orientador: Gunnar Ramos Fermino;
A aplicação da Fibra Óptica na sociedade; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Computação) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Gunnar Ramos Fermino;
E-Commerce: características e implicações na vida dos consumidores; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Computação) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Gunnar Ramos Fermino;
Fibra Óptica: Uma Visão Geral da Tecnologia; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Computação) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Gunnar Ramos Fermino;
Mineração de Dados aplicado à Base de Informações do Sistema de Avaliação Institucional da UNEMAT; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Computação) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Gunnar Ramos Fermino;
Arquitetura Orientada À Serviço ? Soa: Interoperabilidade; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Computação) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Gunnar Ramos Fermino;
Tecnologia PLC Como Meio de Propagação da Inclusão Digital no Brasil; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Computação) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Gunnar Ramos Fermino;
Adesão aos Softwares Livres em Órgãos Públicos; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Computação) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Gunnar Ramos Fermino;
Como os Programas de Afiliados e o Google Adsense Revolucionaram os Pequenos Empreendimentos na Web; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Computação) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Gunnar Ramos Fermino;
Sistemas de Informação: Estudo e Classificação dos Softwares Utilizados no Escritório Regional de Saúde de Cáceres - MT; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Computação) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Gunnar Ramos Fermino;
Redes Sem Fio em Malha ( Mesh); 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Computação) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Gunnar Ramos Fermino;
Protocolo IPv6: Mudanças e Benefícios em Relação ao IPv4; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Computação) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Gunnar Ramos Fermino;
O Perfil dos Novos Empreendedores da Era Digital do Início do Século XXI; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Computação) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Gunnar Ramos Fermino;
Internet: Uma Ferramenta que porporciona o uso eficiente do tempo; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Computação) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Gunnar Ramos Fermino;
SEGURANÇA NO PROTOCOLO DE COMUNICAÇÃO IPv6; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Computação) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Gunnar Ramos Fermino;
ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMA APLICADO A EMPRESA SALGALICIA; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Computação) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Gunnar Ramos Fermino;
Empresa Junior: empreendedorismo e capacitação técnica para os alunos de computação - UNEMAT; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Computação) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Gunnar Ramos Fermino;
Segurança da Informação em redes Móveis sem Fio Ad Hoc; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Computação) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Gunnar Ramos Fermino;
E-Commerce: Fatores que influenciam no sucesso de uma compra on-line; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Computação) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Gunnar Ramos Fermino;
Proposta de desenvolvimento de um software para gestão de atividades complementares dos alunos do departamento de Computação do Campus Universitário de Caceres; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Computação) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Gunnar Ramos Fermino;
Engenharia de Software para aplicações Web; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Computação) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Gunnar Ramos Fermino;
A utilização de Software como objeto didático-pedagógico pelos professores de matemática da rede pública estadual em Cáceres; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Gunnar Ramos Fermino;
Biblioteca Digital: Uma proposta ao Fenômeno da Explosão Informacional; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Computação) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Gunnar Ramos Fermino;
Implementação do repositório de Objetos de Aprendizagem da UNEMAT; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Gunnar Ramos Fermino;
Bolsista Extensão para o projeto Capacitação Profissional Básica em Informática e Auxiliar Administrativo para acadêmicos e funcionários do apoio administrativo da UNEMAT e comunidade ribeirinha de Cáceres-MT; 2014; Orientação de outra natureza; (Licenciatura Plena em Computação) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Gunnar Ramos Fermino;
Bolsista Extensão para o Grupo de Estudo para o Desenvolvimento de Softwares GEDS; 2014; Orientação de outra natureza; (Licenciatura Plena em Computação) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Gunnar Ramos Fermino;
Bolsa Tutoria da disciplina de Arquitetura e Organização de Computadores; 2014; Orientação de outra natureza; (Licenciatura Plena em Computação) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Gunnar Ramos Fermino;
Bolsa Tutoria da disciplina de Estruturas de Dados; 2014; Orientação de outra natureza; (Licenciatura Plena em Computação) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Gunnar Ramos Fermino;
Bolsista Extensão para o Grupo de Estudo para o Desenvolvimento de Softwares GEDS; 2013; Orientação de outra natureza; (Licenciatura Plena em Computação) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Gunnar Ramos Fermino;
Bolsista Extensão para o projeto Capacitação Profissional Básica em Informática e Auxiliar Administrativo para acadêmicos e funcionários do apoio administrativo da UNEMAT e comunidade ribeirinha de Cáceres-MT; 2013; Orientação de outra natureza; (Licenciatura Plena em Computação) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Gunnar Ramos Fermino;
Bolsista Extensão para o Grupo de Estudo para o Desenvolvimento de Softwares GEDS; 2013; Orientação de outra natureza; (Licenciatura Plena em Computação) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso; Orientador: Gunnar Ramos Fermino;
Bolsista Extensão para o projeto Capacitação Profissional Básica em Informática e Auxiliar Administrativo para acadêmicos e funcionários do apoio administrativo da UNEMAT e comunidade ribeirinha de Cáceres-MT; 2013; Orientação de outra natureza; (Licenciatura Plena em Computação) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso; Orientador: Gunnar Ramos Fermino;
Bolsa Tutoria da disciplina de Algoritmos e Programação; 2013; Orientação de outra natureza; (Licenciatura Plena em Computação) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Gunnar Ramos Fermino;
Bolsa Tutoria da disciplina de Algoritmos e Programação; 2013; Orientação de outra natureza; (Licenciatura Plena em Computação) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Gunnar Ramos Fermino;
Bolsista Extensão para o projeto Capacitação Profissional Básica em Informática e Auxiliar Administrativo para acadêmicos e funcionários do apoio administrativo da UNEMAT e comunidade ribeirinha de Cáceres-MT; 2012; Orientação de outra natureza; (Licenciatura Plena em Computação) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Gunnar Ramos Fermino;
Orientação de monitoria voluntária para a disciplina de ?Algoritmos e Programação? junto a alunos do primeiro semestre de Licenciatura Plena em Computação, durante o semestre de 2011/1; 2011; Orientação de outra natureza; (Licenciatura Plena em Computação) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Gunnar Ramos Fermino;
Orientação de monitoria voluntaria para a disciplina de ?Algoritmos e Programação? junto a alunos do primeiro semestre de Licenciatura Plena em Computação, durante o semestre de 2010/2; 2010; Orientação de outra natureza; (Licenciatura Plena em Computação) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Gunnar Ramos Fermino;
Produções bibliográficas
-
FERMINO, GUNNAR ; MORAES, RENATO . Uma Proposta de Roteamento Oportunístico Energeticamente Eficiente para Redes de Sensores sem Fio. In: XXXVIII Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais, 2020. Anais de XXXVIII Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais.
-
FERMINO, G. R. ; MORAES, R. M. . Uma Proposta de Protocolo MAC com Redução de Sobrecarga para Redes de Sensores sem Fio. In: X Brazilian Symposium on Computing Systems Engineering, 2020, Florianópolis. 2020: Anais Estendidos do X Simpósio Brasileiro de Engenharia de Sistemas Computacionais, 2020. p. 25-32.
-
CAREGNATO, M. ; FERNANDES, E. V. ; BARCO, Luciano ; FERMINO, G. R. . UM APLICATIVO DE REDE SOCIAL PARA IDOSOS ATRAVÉS DO FACEBOOK. In: VI SEREX Seminário Regional de Extensão Universitária da Região Centro-Oeste 'A extensão universitária no cerrado: saberes, fazeres e aprendizagens', 2013, Dourados - MS. Anais do VI SEREX Seminário Regional de Extensão Universitária da Região Centro-Oeste "A extensão universitária no cerrado: saberes, fazeres e aprendizagens", 2013.
-
BRITO, A. K. ; FERMINO, G. R. ; PROTO, A. B. ; BARCO, Luciano . A necessidade de uma rede social acessível à Melhor Idade. In: 5ª Jornada Científica da UNEMAT, 2013, Cáceres - MT. Anais: Seminário de Extensão Universitária - SEMEX, 2013. v. 4.
-
FERMINO, G. R. ; CAREGNATO, M. ; NASCIMENTO, G. A. O. . Grupo de estudos para o Desenvolvimento de Softwares para Entidades Sem Fins Lucrativos - GEDSEL. In: 5ª Jornada Científica da UNEMAT, 2013, Cáceres - MT. Anais: Seminário de Extensão Universitária - SEMEX, 2013. v. 4.
-
GONCALVES, D. L. ; FERMINO, G. R. ; DIAS, A. F. ; GONCALVES, D. L. . Informática Básica: Ênfase em Softwares Livres. In: 5ª Jornada Científica da UNEMAT, 2013, Cáceres - MT. Anais: Seminário de Extensão Universitária - SEMEX, 2013. v. 4.
-
LIMA, J. R. ; FERMINO, G. R. ; OLIVEIRA, S. A. ; PIRES, J. P. . Curso Básico de Auxiliar Administrativo. In: 5ª Jornada Científica da UNEMAT, 2013, Cáceres - MT. Anais: Seminário de Extensão Universitária - SEMEX, 2013. v. 4.
-
FERMINO, G. R. . Roteamento Baseado em Caminhos de Maior Grau de Conectividade Aplicado ao OLSR. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FERMINO, G. R. . Roteamento Baseado em Caminhos de Maior Grau de Conectividade Aplicado ao OLSR. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
FERMINO, G. R. . Fest Pesca - Software para gerenciamento de festivais de pesca. 2007.
FERMINO, G. R. ; SENA, R. M. ; SILVA, L. L. M. ; FARIA, R. O. . ?HTML5, CSS3 E JAVASCRIPT: Introdução ao Desenvolvimento front-end.?. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FERMINO, G. R. ; FARIA, R. O. . Introdução à Programação Visual com Java e Netbeans - Parecer 136/2015/PROEC. 2015. .
FERMINO, G. R. ; SONAQUE, C. A. ; RIBEIRO, L. H. . Informática Basica: ênfase aos Softawares Livres - Parecer 015/2015/PROEC. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FERMINO, G. R. ; RIBEIRO, L. H. ; SONAQUE, C. A. ; SILVA, R. R. . Informática Basica: ênfase aos Softawares Livres (01/09/2014 a 12/11/2015) - Parecer 035/2014/PROEC. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FERMINO, G. R. ; DIAS, M. J. ; PIRES, J. P. ; SILVA, J. L. M. ; XAVIER, F. T. ; FARIA, R. O. ; SANTOS, B. C. . Introdução à Programação Visual com Java e Netbeans (02/04/2014 a 04/06/2014) - Parecer 033/2014/PROEC. 2014. .
FERMINO, G. R. ; SILVA, E. A. D. ; SILVA, J. L. M. . Modularização de Programas em Java. 2014. .
FERMINO, G. R. ; SILVA, E. A. D. ; PIRES, J. P. ; SILVA, J. L. M. . Java com Banco de Dados Parecer: 077/2014/PROEC. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FERMINO, G. R. ; FARIA, R. O. . Geração de Relatórios, com IReport, Java e Banco de Dados MySql - Parecer: 223/2014/PROEC. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FERMINO, G. R. ; SILVA, L. L. M. . Introdução à Modelagem e Implementação de Banco de Dados - Parecer: 220/2014/PROEC. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FERMINO, G. R. ; SONAQUE, C. A. ; RIBEIRO, L. H. . Informática Basica: ênfase aos Softawares Livres (23/04/2014 a 04/06/2015) - Parecer 035/2014/PROEC. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FERMINO, G. R. ; FARIA, R. O. ; DIAS, T. J. R. . Introdução à Programação Visual com Java e Netbeans (01/10/2014 a 27/11/2014) - Parecer 033/2014/PROEC. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FERMINO, G. R. ; GUIMARAES, T. M. M. . Informática Básica: ênfase aos softwares livres. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
NASCIMENTO, G. A. O. ; FERMINO, G. R. ; STELLA, B. ; SILVA, J. L. M. ; KREMER, A. A. ; PIRES, J. P. . Introdução à Linguagem de Programação Java. 2013. .
FERMINO, G. R. . Curso de Atualização em programação das Estruturas de Repetição e Estrutura de Dados Homogêneas e Heterogêneas com a Linguagem JAVA. 2012. .
DIAS, A. F. ; FERMINO, G. R. ; GONCALVES, D. L. ; GONCALVES, D. L. ; BRAUN, E. M. ; XAVIER, M. R. . Informática básica: ênfase aos Softwares Livres. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FERMINO, G. R. ; LIMA, J. R. ; DELIA, ; PAULA, E. P. ; MIRANDA, J. ; ARRUDA, O. C. ; REIS, R. J. . Informática básica: ênfase aos Softwares Livres. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FERMINO, G. R. ; SILVA, P. L. ; FREITAS, W. . Curso de Atualização em programação das Estruturas de Repetição e Estrutura de Dados Homogêneas e Heterogêneas com a Linguagem JAVA. 2011. .
FERMINO, G. R. . Curso de Verão de Algoritmos e Programação. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FANTI, M. M. ; FERMINO, G. R. ; ALENCAR, A. F. ; CORREA, C. . Redes de Computadores - montagem e Configuração. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FERMINO, G. R. . TOLERANCIA A FALHAS. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2024 - Atual
Protocolos Inteligentes e de Reduzido Consumo de Energia para Redes IoT e de Sensores, Descrição: O projeto de pesquisa propõe uma abordagem energeticamente eficiente e cross-layer para a seleção de rotas em Redes de Sensores Sem Fio (RSSFs). O objetivo geralé balancear o consumo energético dos nós próximos ao nó sorvedouro, escolher rotas que garantam alta taxa de entrega de pacotes e economia de energia, eimplementar um algoritmo de roteamento considerando energia residual, conectividade, intensidade do sinal e fila de saída dos vizinhos. A pesquisa visa resolver oproblema do ponto de acesso quente, onde nós próximos à Estação Base têm suas baterias esgotadas mais rapidamente, impactando o tempo de vida da rede. Serãoutilizadas técnicas cross-layer para reduzir o consumo energético dos nós retransmissores e garantir o compartilhamento eficiente de dados de controle entre nósvizinhos. A metodologia inclui levantamento bibliográfico, implementação e simulação do protocolo de roteamento proposto, e análise de desempenho com métricascomo taxa de entrega de pacotes e atraso fim-a-fim. O projeto tem duração prevista de 48 meses e busca contribuir para o avanço do estado da arte em RSSFs.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Gunnar Ramos Fermino - Coordenador / Renato Mariz de Moraes - Integrante.
-
2014 - Atual
Mosaico Tecnológico Educacional: Criação e aplicação de Objetos de Aprendizagem, Descrição: Essa pesquisa tem como objetivo compreender os processos de criação de Material Educacional Digital, Objetos de Aprendizagem, analisando a aplicação destes, juntamente com outras tecnologias, em intervenções de curta duração, que tenha como meta a aprendizagem dos alunos. Dessa forma a meta é a análise do processo em duas perspectivas: na criação de tecnologia digital e na aprendizagem. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa. Terá respaldo de teorias construtivistas da aprendizagem.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) . , Integrantes: Gunnar Ramos Fermino - Integrante / KELIS ESTATIANE DE CAMPOS - Integrante / NIVALDI COLONEGO JUNIOR - Integrante / Tânia Maria Maciel Guimarães - Integrante / Rebeca Moreira Sena - Coordenador / Alexandre Ferreira Alencar - Integrante / Paulo Lacerda Silva - Integrante / Loriege Pessoa Bitencourt - Integrante / Barbara Stephanie Ramos Koschmieder - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2013 - 2014
Rede Social Acessível à Melhor Idade, Descrição: Este projeto, intitulado ?Rede Social Simplificada Adequada à Melhor Idade ? AMEI?, tem como proposta o desenvolvimento de um software, ou seja, uma ferramenta de suporte a interações para constituir uma rede social simplificada para os idosos, pois a capacidade de aprendizagem, nessa faixa etária, tende a declinar devido a algumas limitações causadas pelo próprio envelhecimento. Nesse sentido, as instituições educacionais têm o dever de alterar seus métodos, abordagens pedagógicas e ferramentas, visando melhorar o bem estar e a qualidade de vida. A necessidade foi identificada através de dados coletados no projeto ?A melhor idade na Internet?, que vem sendo executado há dois anos com excelentes resultados. A ferramenta será desenvolvida seguindo alguns aspectos do padrão do software ?Eldy?, devido a sua maturidade e excelente aceitação pela comunidade da terceira idade. O segmento das redes sociais foi selecionado pela excelente aceitação pela comunidade idosa e pela necessidade de contatos sociais por esse público.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Gunnar Ramos Fermino - Integrante / Luciano Barco - Integrante / Maricy Caregnato - Coordenador / André Karim de Brito - Integrante / Elisângela Vanessa Fernandes - Integrante / wellington de Amorim Teotônio - Integrante., Número de produções C, T & A: 2
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitário Jane Vanini - Caceres. , Av. São João, Cavalhada, 78200000 - Cáceres, MT - Brasil, Telefone: (65) 32210508, URL da Homepage:
Experiência profissional
2008 - Atual
Universidade do Estado de Mato GrossoVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor da Educação Superior,, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2006 - 2008
Universidade do Estado de Mato GrossoVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor da Educação Superior,, Carga horária: 20
Outras informações:
Concursado no Departamento de Computação, atuando na área de Computação Aplicada, podendo atuar nas Disciplinas de Administração e Gerência de Informática, Interface Homem Máquina, Fundamentos de Informática, Laboratório de Informática, Algoritmos e Programação, Mídias Eletrônicas e Sistemas Hipermídias
2005 - 2006
Universidade do Estado de Mato GrossoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 30
Outras informações:
Lecionei as disciplinas de estágio supervisionado e estagio supervisionado II como coordenador e Análise e Projeto de Sistemas II
Atividades
-
08/2016
Direção e administração, Campus Universitário Jane Vanini - Caceres.,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Ciência da Computação.
-
05/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Universitário Jane Vanini - Caceres.,Cargo ou função, Membro do Colegiado dos Cursos de Computação do Campus de Cáceres - MT.
-
02/2016
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Algoritmos II 30 H, Laboratório de Programação II 30 h
-
08/2015 - 12/2016
Ensino, Licenciatura Plena em Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise e Projeto de Sistemas, 90 h/a, Engenharia de Software, 90 h/a
-
02/2016 - 07/2016
Direção e administração, Campus Universitário Jane Vanini - Caceres.,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Ciência da Computação.
-
05/2012 - 05/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Universitário Jane Vanini - Caceres.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso - Representante Docente.
-
03/2015 - 07/2015
Direção e administração, Campus Universitário de Cáceres.,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Ciência da Computação.
-
02/2015 - 07/2015
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Algoritmos I, 30 h/a, Algoritmos II, 30 h/a, Estruturas de Dados I, 30 h/a, Laboratório de Estruturas de Dados I, 30 h/a, Laboratório de Programação I, 30 h/a, Laboratório de Programação II, 30 h/a
-
02/2011 - 07/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Universitário de Cáceres, Departamento de Computação.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante - NDE.
-
08/2014 - 12/2014
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Algoritmos I, 30 h/a, Algoritmos II, 30 h/a, Laboratório de Programação I, 30 h/a, Técnicas de Programação, 90 h/a
-
02/2014 - 07/2014
Ensino, Licenciatura Plena em Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Arquitetura e Organização de Computadores, 90 h/a, Estruturas de Dados, 90 h/a
-
08/2013 - 12/2013
Ensino, Licenciatura Plena em Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Algoritmos e Programação, 90 h/a, Técnicas de Programação, 90 h/a
-
02/2013 - 07/2013
Ensino, Licenciatura Plena em Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estrutura de Dados, 90 h/a, Tecnicas de Programação, 90 h/a
-
08/2012 - 12/2012
Ensino, Licenciatura Plena em Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Algoritmos e Programação 90 h/a, Técnicas de Programação 90 h/a
-
07/2012 - 07/2012
Direção e administração, Campus Universitário Jane Vanini - Caceres.,Cargo ou função, Coordenador Pró-tempore do curso de Computação Cáceres entre os dias 2 a 13 de julhos de 2012.
-
02/2012 - 07/2012
Ensino, Licenciatura Plena em Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Algoritmos e Programação - 90 h/a - 1º Semestre, Fundamentos de Informática - 90 h/a 1º Semestre, Laboratório de Informática - Acompanhamento Individualizado 90 h/a
-
04/2010 - 04/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Universitário de Cáceres, Departamento de Computação.,Cargo ou função, Membro Colegiado do Curso - Representante Docente.
-
08/2011 - 12/2011
Ensino, Licenciatura Plena em Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Algoritmos e Programação - 90 h/a, Fundamentos de Informática - 90 h/a
-
08/2011 - 12/2011
Ensino, Bacharelado em Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Informática Aplicada ao Direito- 60 h/a
-
01/2011 - 07/2011
Ensino, Licenciatura Plena em Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração, Gerencia e Empreendedorismo em Informática - 90 h/a em Acompanhamento individualizado, Fundamentos de Informática - 90 h/a, Algoritmos e Programação - 90 h/a
-
05/2010 - 07/2011
Direção e administração, Campus Universitário de Cáceres, Departamento de Computação.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.
-
08/2010 - 12/2010
Ensino, Licenciatura Plena em Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Algoritmos e Programação 90 h/a, Administração e Gerencia de Informática, Administração, Gerencia e Empreendedorismo em Informática - 90 h/a
-
01/2010 - 07/2010
Ensino, Licenciatura Plena em Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Algoritmos e Programação - 90 h/a, Interface Homem Máquina - 60 h/a, Lógica de Programação II - 60 h/a, Mídias Eletrônicas e Sistemas Hipermídias - 60 h/a
-
02/2010 - 03/2010
Ensino, Licenciatura Plena em Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Algoritmos e Programação 90 h/a - Turma de Verão, aprovada pelo parecer nº 018/2010-PROEG, conforme instrução normativa 003/2009/2-PROEBG
-
08/2009 - 12/2009
Ensino, Licenciatura Plena em Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise e Projeto de Sistemas - 90 h/a, Fundamentos de Informática - 90 h/a
-
01/2009 - 07/2009
Ensino, Licenciatura Plena em Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Informática - 90 h/a, Fundamentos de Informática 90 h/a
-
01/2008 - 07/2008
Ensino, Licenciatura Plena em Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Informática - 90 h/a, Interface Homem Máquina - 60 h/a, Administração, Gerência em Informática - 60 h/a
-
08/2007 - 12/2007
Ensino, Licenciatura Plena em Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Informática - 90 h/a, Fundamentos de Informática - 90 h/a
-
08/2006 - 12/2007
Direção e administração, Campus Universitário de Cáceres, Departamento de Computação.,Cargo ou função, Coordenador de Atividades Complementares.
-
01/2007 - 07/2007
Ensino, Licenciatura Plena em Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de informática - 90 h/a, Fundamentos de Informática - 90 h/a
-
08/2006 - 12/2006
Ensino, Licenciatura Plena em Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Informática - 90 h/a, Laboratório de Informática - 90 h/a
-
01/2006 - 07/2006
Ensino, Bacharelado em Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise e Projeto de Sistemas II, Estágio Supervisionado
-
08/2005 - 12/2005
Ensino, Bacharelado em Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise e Projeto de Sistemas II, Estágio Supervisionado
-
03/2005 - 07/2005
Ensino, Bacharelado em Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estagio Supervisionado, Redes e Sistemas Distribuidos
2000 - 2000
Prefeitura Municipal de Barra do BugresVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Agente de Administração efetivo, Carga horária: 40
Outras informações:
atuei como administrativo no Departamento de Pessoal, Departamento de Contabilidade, administração escolar
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Gunnar Ramos Fermino e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?