João Eduardo Leal Nicoluzzi

Possui graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1993), Residente de Cirurgia No Hospital Cajuru (1994-97), Clinical Fellow Hopital Saint Antoine Paris em cirurgia oncologica digestiva e transplante de órgãos; Residente do Collège Français de Medecine no Höpital Cochin, Paris em 1998-1999. Seu trabalho de mestrado foi premiado pela Academia Francesa de Cirurgia como um dos melhores trabalhos de pesquisa defendidos na França em 1998.Clinical Fellow do Hopital Saint Luc Louvain, Bégica em 2000 na area de transplante hepático. Agraciado com o título de especialista em Cirurgia Hepato-Pancreato-Biliar (HPB) pelo Hopital Paul Brousse em Paris, maior centro de HPB da Europa. Assumiu a Direçao do Setor de Transplante do Hospital Angelina Caron, realizando em 2001 o primeiro transplante de pâncreas do PR, com várias publicações internacionais sobre sua experiência, atualmente uma das maiores do Brasil com mais de 200 casos. Em 2003 foi responsável pela realização do primeiro transplante intervivos de pâncreas do Brasil. Em 2011 realizou, com sua equipe, o primeiro transplante de Figado com dois doadores vivos do Brasil e do Continente Americano. Atualmente é speaker na área de manejo do câncer hepático dos laboratórios Merck e Sanofi Aventis. Na docência é professor Titular de Cirurgia da PUC-PR desde 2003, com publicação de mais de 50 artigos nacionais e internacionais. Professor Convidado da Universidade de Brest, França. Mantém colaboraçao ativa com os centros de cirurgia do Hopital Saint Antoine, Paris, Hôpital Cochin, Paris e Hospital da Universidade de Miami, USA e com o Serviço de Cirurgia do Hospital Einstein, SP.. Tambem c Hopital Pitie Salpetriere, Paris, frança

Informações coletadas do Lattes em 17/05/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Medicina (Clínica Cirúrgica)

2002 - 2002

Universidade Federal do Paraná
Título: Viabilidade do Fígado Bioartificial Utilizando hepatócitos humanos imunoprotegidos por macroencapsulação."
Orientador: Dr João Carlos Domingues Repka
Palavras-chave: Cirurgia Hepatobiliar.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.

Mestrado em Cirurgia Transplante Definido

1998 - 1998

Université Paris-Sud 11
Título: Transplantation dHépatocytes Humains Immunoprotegés par Macroencapsulation et Transplantes ches le Rat",Ano de Obtenção: 1998
Orientador: Prof Dr. Pierre Balladur
Palavras-chave: Transplantes.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.

Especialização - Residência médica

1999 - 2000

Universite Catholique de Louvain
Residência médica em: Transplante Hepático e de Intestino Delgado Adulto e InfantilNúmero do registro: . Palavras-chave: Transplante hepático e intestino Delgado.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.

Especialização - Residência médica

1998 - 1999

Hopital Cochin
Residência médica em: Cirurgia Hepatobiliar e Transplante de FígadoNúmero do registro: . Palavras-chave: Cirurgia Hepatobiliar.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.

Especialização - Residência médica

1997 - 1998

Hopital Saint Antoine
Residência médica em: Cirurgia Experimental e de TransplantesNúmero do registro: . Palavras-chave: Transplantes.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.

Especialização - Residência médica

1997 - 1997

Hopital Saint Antoine
Residência médica em: Cirurgia do Aparelho Digestivo e Reanimação DiagestivaNúmero do registro: . Palavras-chave: Reanimação Digestiva.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.

Especialização - Residência médica

1994 - 1997

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO CAJURU
Residência médica em: Cirurgia do Trauma e GeralNúmero do registro: . Palavras-chave: Cirurgia Geral; Cirurgia do Trauma.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Cirurgia / Especialidade: Cirurgia Traumatológica. Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.

Graduação em Medicina

1989 - 1993

Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Cirurgia/Especialidade: Cirurgia do Aparelho Digestivo.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Cirurgia/Especialidade: Transplante Hepático e Pancreático.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Cirurgia/Especialidade: Cirurgia Hepatobiliar.

Organização de eventos

Nicoluzzi, J. . FIGADO 2011. 2011. (Congresso).

NICOLUZZI, J. E. L. . Congresso Brasileiro de Genética. 2005. (Congresso).

NICOLUZZI, J. E. L. . I Congresso Paranaense de Transplante de Pâncreas. 2002. (Congresso).

Participação em eventos

Congresso Brasileiro de HPB. Apresentação de manejo de metastase hepatica complexa. 2012. (Congresso).

II Forum Internacional de Transplantes Digestivos. Trombose de enxerto pancreático. 2012. (Congresso).

IHPBA. 2011. (Congresso).

Simpósio de metastases hepáticas colo-retais da Merck.Caso complexo de hepatectomia em 2 tempos. 2011. (Simpósio).

Congresso Brasileiro de Transplante de Figado e Pancreas. Aspectos técnicos do transplante pancreático vesical e enterico. 2010. (Congresso).

Congresso Internacional de Oncologia da Sanofi Aventis. Manejo do paciente com metastase coloretal sincronica. 2010. (Congresso).

Congresso Mundial de Cirurgia Hepato Pancreato Biliar. 2010. (Congresso).

Congresso Setor VI do Colégio Brasileiro de Cirurgioes. Situação atual do Transplante de Pancreas. 2010. (Congresso).

Segundo Simpósio do Serviço de cirurgia do Hospital Mãe de Deus.Embolização portal pré-operatoria quando, como e para quem. 2010. (Simpósio).

European Congress of Transplantation. 2009. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Transplante de Fígado, Pâncreas e Intestino Delgado. Transplante Isolado de Pâncreas: a drenagem ainda deve ser vesical?. 2008. (Congresso).

Congresso Mundial de Transplantes. 2008. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Transplantes. Estado do Transplante de Pâncreas no Paraná. 2007. (Congresso).

European Congress of Gastroenterology. 2007. (Congresso).

X congresso Brasileiro de Transplantes. Transplante de Pâncreas com peptídeo C positivo. 2007. (Congresso).

X Congresso Brasileiro de Transplantes. Transplante de pâncreas-rim simultâneo versus transplante de pânceras e rim simultâneo com doador vivo de rim : análise de 249 casos. 2007. (Congresso).

X Congresso Brasileiro de Transplantes. Síndrome metabólica após o transplante simultâneo de rim-pâncreas. 2007. (Congresso).

X Congresso Brasileiro de Transplantes. Necessidade de reoperação após o transplante de pâncreas. 2007. (Congresso).

X Congresso Brasileiro de Transplantes. Tratamento de rejeição aguda humoral mediada por anticorpo anti-endotelial após transplante simultâneo de rim-pâncreas. 2007. (Congresso).

X Congresso Brasileiro de Transplantes. Perfil dos pacientes submetidos a transplante duplo pâncreas-rim : abordagem fisioterápica. 2007. (Congresso).

X Congresso Brasileiro de Transplantes. Alterações oftalmológicas após o transplante simultâneo de rim-Pâncreas. 2007. (Congresso).

X Congresso Brasileiro de Transplantes. Surgical Complications following simultaneous pancreas kidney transplantation. 2007. (Congresso).

X Congresso Brasileiro de Transplantes. Estudo comparativo dos néveis séricos de amilase e lipase em pacientes submetidos a transplante duplo pâncreas-rim simultaneo com drenagem entérica versus drenagem vesical. 2007. (Congresso).

X Congresso Brasileiro de Transplantes. Análise histológica de pâncreas não utilizados para transplante. 2007. (Congresso).

X Congresso Brasileiro de Transplantes. Micofenolato de Sódio menor incidência de diarréia após o transplante simultâneo de Pãncrea-rim. 2007. (Congresso).

X Congresso Brasileiro de Transplantes. O efeito do alopurinol na viabilidade de hepatócitos murinos in vitro. 2007. (Congresso).

World Transplantation Congress. World Transplantation Congress. 2006. (Congresso).

II Congresso Brasileiro de Cirurgia HepatoPancreatoBiliar. Transplante de pâncreas no Brasil. Resultados e perspectivas.. 2005. (Congresso).

IX Congresso Brasileiro de Transplantes. Transplante de Pâncreas - Drenagem Vesical X Entérica. 2005. (Congresso).

Congresso do Colégio Brasileiro de Cirurgia. Complicações Pancreatitie. 2004. (Congresso).

Congresso Sul Brasileiro de Cirurgia do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Transplante de Fígado. 2004. (Congresso).

Congresso Sul-Brasileiro do Colégio Brasileiro de Cirurgia. Transplante de Pâncreas. 2004. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro de Transplante de Fígado, Pãncreas e Intestino Delgado. Conservação de enxerto pancreático. 2004. (Congresso).

I Encontro dos Transplantadores da região Sul. Transplante de Pâncreas. 2003. (Congresso).

II Encontro Brasileiro de Transplantadores de Pâncreas e Rim/Pâncreas. Diferentes formas de implante pancreático. 2003. (Congresso).

VIII Congresso Brasileiro de Transplantes de Órgãos. Complicações Cirurgicas do Transplante de Pâncreas. 2003. (Congresso).

Congresso IPTA. Combined Liver-Kidney Transplantation in Twelve Children.. 2000. (Congresso).

Congresso IPTA. Mycophenolate Mofetil as Racue Therapy in Pediatric Liver Transplantation. 2000. (Congresso).

Congresso Francophone de Cirurgia Digestiva. Transplantation D'hepatocytes Humains Immunoprotegés Par macroencapsulation Et Transplantés Chez Le Rat.. 1999. (Congresso).

Digestive Disease Week. Effect of postoperative Radiotherapy on the anal esfíncter function after colo-anal anastomisis with colonic reservoir. 1998. (Congresso).

I Congresso de acadêmicos e Médicos Residentes da Associação Médica do Paraná. Erros Comuns em Pronto socorro.. 1996. (Congresso).

IV Fórum de Iniciação Científica em Clínica Cirúrgia Experimental.Complicações com o uso do dreno de tórax no trauma torácico.. 1996. (Outra).

IV Fórum de Iniciação Científica em Clínica Cirúrgia Experimental.Traumatismo de intestino delgado por ferida penetrante abdominal por projétil de arma de fogo.. 1996. (Outra).

IV Fórum de Iniciação Científica em Clínica Cirúrgia Experimental.Relato de caso de hérnia diafragmática bilateral. 1996. (Outra).

IV Fórum de Iniciação Científica em Clínica Cirúrgia Experimental.Laparotomia exploradora em trauma abdominal penetrante por arma. 1996. (Outra).

IV Fórum de Iniciação Científica em Clínica Cirúrgia Experimental.Manejo do Trauma renal. 1996. (Outra).

IV Fórum de Iniciação Científica em Clínica Cirúrgia Experimental.Estudo retrospectivo de 14 pacientes com lesões traumáticas de duodeno. 1996. (Outra).

IV Fórum de Iniciação Científica em Clínica Cirúrgia Experimental.Trauma de pâncreas. 1996. (Outra).

IV Fórum de Iniciação Científica em Clínica Cirúrgia Experimental.Trauma gástrico e lesões abdominais associadas. 1996. (Outra).

IV Fórum de Iniciação Científica em Clínica Cirúrgia Experimental.Manuseio Cirúrgico das lesões traumáticas de bexiga. 1996. (Outra).

IV Fórum de Iniciação Científica em Clínica Cirúrgica e Cirurgia Experimental.Lesão de vesícula biliar por trauma fechado - um relato de caso.. 1996. (Outra).

IV Fórum de Iniciação Científica em Clínica Cirúrgica Experimental.Trauma hepático, análise de 44 casos. 1996. (Outra).

III Fórum de Clínica e Cirurgia Experimental.Análise do Tratamento de Cólon: reparo primário e colostomia. 1995. (Outra).

III Fórum de Clínica e Cirurgia Experimental.Estudo da flora microbiana na lavagem de mãos em ambiente cirúrgico. 1995. (Outra).

III Simpósio do Hospital Cajuru.Cirurgia do Trauma. 1995. (Simpósio).

V Encontro dos Médicos Residentes da Santa Casa e I Encontro de Ex-Residentes da Santa Casa.Avaliação da exposição de profissionais de saúde ao risco de infecção através de secreções dos pacientes atendidos no Pronto Socorro do Hospital Cajuru. 1995. (Encontro).

V Encontro dos Médicos Residentes da Santa Casa e I Encontro de Ex-Residentes da Santa Casa.Estudo da flora microbiana na lavagem de mãos em ambiente cirúrgico. 1995. (Encontro).

VIII Congresso da sociedade Pan-Americana de Trauma e I Congresso da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatismo. Análise do Tratamento de Cólon: reparo primário e colostomia. 1995. (Congresso).

XXI Congresso Brasileiro de Cirurgia e do XI Congresso Latino Americano de Cirurgia. Análise do Tratamento de Cólon: reparo primário e colostomia. 1995. (Congresso).

XXI Congresso Brasileiro de Cirurgia e do XI Congrsso Latino-Americano de Cirurgia. Análise do Tratamento de lesões do cólon: reparo primário e colostomia. 1995. (Congresso).

.VII Jornada Brasileira de Geriatria e Gerontologia. 1993. (Outra).

Conclave Científico de Acadêmicos de Medicina.Febre familiar do mediterrâneo - Apresentação de um caso clínico. 1993. (Encontro).

III Encontro dos Médicos Residentes da santa Casa.Pancreatite aguda pós colecistectomia. 1993. (Encontro).

IV Simposio Nacional sobre Acidentes no Idoso e simpósio Ítalo-Brasileiro de Cirurgia em Idoso.Análise de atendimento geriátrico no Pronto Socorro do Hospital Cajuru. 1993. (Simpósio).

IX Congresso da Associação Médica do Paraná. Análise do Tratamento de Cólon: reparo primário e colostomia. 1993. (Congresso).

Trauma Score.Trabalho Científico de Trauma. 1993. (Outra).

VIII Jornada de Geriatria e Gerontologia.Analise de atendimento no Pronto Socorro do Hospital Cajuru. 1993. (Outra).

VII Jornada Científica de Clínicas e II Jornada Científica do Setor de Ciências da Sáude da Universidade federal do Paraná.Febre familiar do Mediterrâneo. 1993. (Outra).

.VI Jornada Paranaense de Terapia Intensiva. 1992. (Outra).

.Sessão de Estudos - Vasculites. 1992. (Outra).

II Encontro dos Médicos Residentes da Santa Casa.Diverticulite de apêndice cecal. 1992. (Encontro).

.I Encontro do Médicos Residentes da santa Casa. 1991. (Encontro).

.I Encontro de Cirurgia Ambulatorial. 1991. (Encontro).

VIII Congresso da Associação Médica do Paraná. Análise do Tratamento de Cólon: reparo primário e colostomia. 1991. (Congresso).

XIV Congresso dos Acadêmicos Internos do Hopital Nossa senhora das Graças. Análise do Tratamento de Cólon: reparo primário e colostomia. 1990. (Congresso).

.Sminário Internacional sobre AIDS. 1989. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Patricia Longhi Buso

NICOLUZZI, J. E. L.; Sergio Rocha; Flavio Ivano. Alterações inflamatórias e metabólicas da hipertensão abdominal em ratos. 2012. Dissertação (Mestrado em Cirurgia) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: Paulo de Souza Fonseca Guimarães

BAHTEN, Luiz Carlos Von; LOUREIRO, M.. Há vantagem na associação da ramicotomia ao bloqueio simpático por clipagem no tratamento da hiperhidrose axilar. 2010. Dissertação (Mestrado em Clinica Cirúrgica) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: Mareus Martins Macri

CAMPOS, Antonio Carlos Ligocki;NICOLUZZI, J. E. L.. Influência do Pneumoperitôneo nas Funções Hepática e Renal e na Liberação de Citocinas Pró-Inflamatórias em Modelo Experimental de Endotoxemia Induzida por Lipopolissacarídeo de Escherichia coli. 2008. Dissertação (Mestrado em Medicina (Clínica Cirúrgica)) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: João Batista Baroncello

CZECZCO, N.;NICOLUZZI, J. E. L.; Osvaldo Malafaia. Estudo das telas Parietex e Surgisis na correção de defeitos produzidos na parede abdominal ventral de coelhas. 2008. Dissertação (Mestrado em Cirurgia) - Faculdade Evangélica do Paraná.

Aluno: Sergio Silva

NICOLUZZI, J. E. L.. Efeito da Imunomodulação da Nutrição Enteral Experimental Associada à Sepse. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciencias da Saude) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: Angelo Gonçalves de Paula

NICOLUZZI, J. E. L.. Fabricação da Hidroxiapatita através do processo de eletroposição. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciencias da Saude) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: Eron Fábio de Miranda

NICOLUZZI, J. E. L.. A influência do azul de metileno na cicatrização de anastomoses intestinais submetidas à isquemia e reperfusão. 2006. Dissertação (Mestrado em Clinica Cirúrgica) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: Salvador Gullo Neto

NICOLUZZI, J. E. L.. Sobrevida de pacientes e enxertos após transplante de pâncreas: experiência inicial no Hospital São Lucas da Puc-RS. 2005. Dissertação (Mestrado em Medicina e Ciências da Saúde.) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Nelson Bergonzi Neto

NICOLUZZI, J. E. L.. Modelo experimental de pulmão artificial para simulação do condicionamento do ar respirado. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciencias da Saude) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: Camila Cury

NICOLUZZI, J. E. L.. Analise das células tronco mesenquimais da medula óssea de ratos wistar submetidos à criopreservação.. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciencias da Saude) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: Vinicius Woitowicz

NICOLUZZI, J. E. L.. O Transplante combinado de células monoblasticas esqueléticas e células tronco mesenquimais no tratamento da miocardipatia chagásica. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciencias da Saude) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: Sergei Fischer

NICOLUZZI, J. E. L.. Efeitos da metilpredinizolona sobre a gastroduodenopatia do estresse após contusão medular padronizada em ratos. Aspectos histoloógicos.. 2004. Dissertação (Mestrado em Medicina Interna) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: Ademir Antonio Schuroff

NICOLUZZI, J. E. L.. Regeneração óssea com o implante de hidroxiapatita de cálcio em defeitos ósseos criados no fêmur de ratos. 2004. Dissertação (Mestrado em Clinica Cirúrgica) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: Sidney Silva

NICOLUZZI, J. E. L.. Evolução das fraturas intr-articulares desviadas do calcâneo com tratamento cirúrgico.. 2004. Dissertação (Mestrado em Clinica Cirúrgica) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: Rogério Bittencourt

NICOLUZZI, J. E. L.. Efeito do minoxidil em retalhos cultâneos. 2004. Dissertação (Mestrado em Clinica Cirúrgica) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: Suehiro Takashima Junior

NICOLUZZI, J. E. L.. Estudo da ação do tacrolimus na Evolução do tomor de walker implantado no rim de ratos wistar.. 2003. Dissertação (Mestrado em Medicina Interna) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: Rosane Cristine Halu

NICOLUZZI, J. E. L.. Avaliação da Influencia do Estriol no Clearence Bacteriano, Liberação de Fator de Necrose Tumoral Alfa e Endotoxemia em Ratas Wistar. 2002. Dissertação (Mestrado em Princípios da Cirurgia) - Faculdade Evangélica do Paraná.

Aluno: Sergio Ricardo Penteado Filho

NICOLUZZI, J. E. L.. Influência do Tratamento com Laactulose e Reposição de Sais Biliares nas Concentrações Séricas de Fator de Necrose Tumoral Alfa e Lipopolissacarídeo Bacteriano em Ratos Wistar submetidos à Obstrução Biliar Extr-Hepática.. 2002. Dissertação (Mestrado em Medicina Interna) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: José Luiz de Andrade Neto

NICOLUZZI, J. E. L.. Influência da suplementação com glutamina na translocação bacteriana, endotoxemia, liberação de fator de necrose tumoral alfa, em ratos wistar submetidos à indução inflamatória sistemica pelo zymosan.. 2003. Tese (Doutorado em Medicina Interna) - Universidade Federal do Paraná.

NICOLUZZI, J. E. L.; COLACO, I.; NASR, A.; REA, A.. Banca de Concurso publico para prodessor assistente cadeira de trauma da UFPR. 2011. Universidade Federal do Paraná.

NICOLUZZI, J. E. L.. Participação em junta de concurso público federal para cargo de professor auxiliar em Cirurgia da UFPR.. 2006. Universidade Federal do Paraná.

Orientou

Marcos Thomé

Efeitos da nicotina em retalhos cutâneos em um modelo animal; 2011; Dissertação (Mestrado em Clinica Cirúrgica) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná,; Orientador: Joao Eduardo Leal Nicoluzzi;

Fábio Porto Silveira

Avaliaçao dos niveis séricos de interleucina-6 e interleucina-10 nos pacientes submetidos a colecistectomia laparoscópica versus laparotomica; 2010; Dissertação (Mestrado em Cirurgia) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná,; Orientador: Joao Eduardo Leal Nicoluzzi;

Claudia Freire

Comparação da solução de Belzer versus Celsior em Transplante pancreático; 2009; Dissertação (Mestrado em Cirurgia) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná,; Orientador: Joao Eduardo Leal Nicoluzzi;

Gilian Dias

Efeito da eletroestimulação na hipertrofia do músculo reto abdominal em pacientes do sexo feminino; 2008; Dissertação (Mestrado em Tecnologia em Saúde) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná,; Orientador: Joao Eduardo Leal Nicoluzzi;

Mark Deek

Avaliação da resistência à compressão dos fixadores externos monotubulartes em modelo de tibia e poliuretano com barras de conexão a diferentes distâncias da superfície; 2007; Dissertação (Mestrado em Cirurgia) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná,; Orientador: Joao Eduardo Leal Nicoluzzi;

Sandra Maria Ferreira

Efeito do alopurinol na produção de3 radicias livres de oxigênio em hepatócitos murinos em cultura; ; 2006; Dissertação (Mestrado em Ciencias da Saude) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná,; Orientador: Joao Eduardo Leal Nicoluzzi;

Produções bibliográficas

  • GUIMARÃES, MARCUS VINICIUS THOMÉ NORA ; MOREIRA, GUILHERME HENRIQUE GONÇALVES ; ROCHA, LUANA PARMINONDI ; NICOLUZZI, JOÃO EDUARDO LEAL ; SOUZA, Carlos José Franco de ; REPKA, João Carlos Domingues . Ação da l-arginina na evolução de retalhos cutâneos de ratos sob exposição à nicotina. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (Impresso) , v. 40, p. 49-54, 2013.

  • Porto, F. ; NICOLUZZI, J. E. L. ; Saucedo Nestor . Avaliação dos níveis de interleucina-6 e interleucina-10 nos pacientes submetidos à colecistectomia laparoscópica versus convencional. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (Impresso) , v. 39, p. 33-40, 2012.

  • NICOLUZZI, J. E. L. ; Silveira, F. ; Porto, F. ; MACRI, M. ; MONTEIRO, Mauro Roberto Duarte ; WOITOVICZ, V. ; STALCHIMIDT, F. . Primeiro Transplante Duplo de Figado Esquerdo Intervivos Adulto do Brasil. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (Impresso) , v. 39, p. 226-229, 2012.

  • Silveira, F. ; Porto, F. ; MACRI, M. ; NICOLUZZI, J. E. L. . Analise da Mortalidade na Lista de Espera de Figado no Parana, Brasil. O que devemos fazer para enfrentar a escassez de orgaos. ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva , v. 25, p. 110-113, 2012.

  • NICOLUZZI, JOÃO EDUARDO . Ressecção de metastáses hepáticas em dois estágios e reconstrução da veia cava suprarrenal. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (Impresso) , v. 39, p. 544-546, 2012.

  • MOREIRA, Marlus ; MATIAS, J. F. ; SOUZA, Carlos José Franco de ; Nicoluzzi, J. . Ação do tacrolimus na pancreatite aguda experimental induzida pela arginina. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (Impresso) , v. 38, p. 260-265, 2011.

  • STAHLSCHMIDT, Carla Martines Menini ; BAHTEN, Luiz Carlos Von ; NICOLUZZI, J. E. . Successful endovascular management of a traumatic aortic rupture in a pediatric patient case report and literature review. ULUS TRAVMA ACIL CER , v. 16, p. 84-86, 2010.

  • NICOLUZZI, J. E. L. ; SILVEIRA, Fabio ; Porto, F. ; MACRI, M. . Experiencia Obtida em 100 transplantes de pancreas. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (Impresso) , v. 37, p. 102-105, 2010.

  • NICOLUZZI, J. E. L. ; Silveira, F. ; Porto, F. ; MACRI, M. . One Hundred Pancreas Transplants Performed in a Brazilian Institution. Transplantation Proceedings , v. 41, p. 4270-4273, 2009.

  • MACRI, M. ; MATHIAS, J. F. ; SOUZA, Carlos José Franco de ; NICOLUZZI, J. E. L. . Influencia do pneumoperitoneo nas funções hepatica e renal e na liberação de citocina pró-inflamatórias em modelo experimental de endotoxemia induzida por lipopolissacarídeo de Escherichia coli. ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva , v. 22, p. 206-211, 2009.

  • NICOLUZZI, J. E. L. ; MACRI, M. ; FUKUSHIMA, J. ; PEREIRA, A. . Celsior versus Wisconsin Solution in Pancreatic Transplantation. Transplantation Proceedings , v. 40, p. 3305-3307, 2008.

  • NICOLUZZI, J. E. L. ; SILVEIRA, Fabio ; MACRI, M. . Transplante Isolado de Pancreas em um Centro Brasileiro. JBT. Jornal Brasileiro de Transplantes , v. 11, p. 869-871, 2008.

  • NICOLUZZI, J. E. L. ; SILVEIRA, Fabio ; BAHTEN, Luiz Carlos Von ; BAHTEN, Aline Cadena Von . Intraabdominal bleeding following simultaneous pancreas-kdney transplantation treated with angiographic embolization.. Transplantation Proceedings , v. 39, p. 297-299, 2007.

  • NICOLUZZI, J. E. L. ; Marlon Rangel ; BAHTEN, Luiz Carlos . Uso de balão intra-hepático para controle temporário da hemorragia em lesão de veia cava retro-hepática. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões , v. 34, p. 210-211, 2007.

  • NICOLUZZI, J. E. L. ; BAHTEN, Luiz Carlos ; LAUX, Gerson Luiz . Hepatic Vascular Isolation in Treatment of a Complex Hepatic Vein Injury. The Journal of Trauma. Injury, Infection, and Critical Care , v. 63, p. 684-686, 2007.

  • NICOLUZZI, J. E. L. ; SILVEIRA, Fabio ; MARMANILLO, Carlos Gustavo W C . Fístulas duodenais tardias em tx pancreático com drenagem vesical tratadas sem derivação. JBT. Jornal Brasileiro de Transplantes , v. 10, p. 685-687, 2007.

  • Sandra Ferreira ; NICOLUZZI, J. E. L. ; REPKA, João Carlos Domingues . O Efeito do Alopurinol na Viabilidade de Hepatócitos Murinos in Vitro. JBT. Jornal Brasileiro de Transplantes , v. 10, p. 748-751, 2007.

  • NICOLUZZI, J. E. L. ; PAUL, Gustavo Marquesine ; CARON, Pedro Ernesto . Derivação Bíleo-Digestiva com o Ducto do Segmento III do Fígado em Obstrução Hilar Maligna.. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões , v. 33, n.1, p. 60-61, 2006.

  • NICOLUZZI, J. E. L. ; STAHLSCHMIDT, Carla Martines Menini ; STAHLSCHMIDT, Fabio Lucio ; BAHTEN, Luiz Carlos Von ; COSTA, Thienes . Conservative management of grade v renal trauma associated to grade III hepatic lesion: is that possible?. Ulus Travma Acil Cerrahi Derg Tjtes, Estados Unidos, v. 12, n.4, p. 311-314, 2006.

  • NICOLUZZI, J. E. L. ; BAHTEN, Luiz Carlos Von ; LAUX, Gerson Luiz . Exclusão vascular do fígado em lesões venosas hepáticas complexas. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões , v. 33, n.4, p. 258-259, 2006.

  • REPKA, João Carlos ; NICOLUZZI, J. E. L. ; BELILA, Rodrigo ; ANTUNES, Michel ; CARON, Pedro . Pancreatic islet cells antibodies in diabetic patients submitted to pancreas transplantation.. Transplantation Proceedings , v. 38, n.9, p. 3031-3032, 2006.

  • REPKA, João Carlos ; NICOLUZZI, J. E. L. ; ANTUNES, Michel ; BELILA, Rodrigo ; CARON, Pedro Ernesto . Neutrophil oxidative metabollism in diabetic patients undergoing pancreas transplantation. Transplantation Proceedings , v. 38, n.9, p. 3023-3025, 2006.

  • BAHTEN, Luiz Carlos Von ; MANTOVANNI, Mario ; NICOLUZZI, J. E. L. ; SILVEIRA, Fabio ; BAHTEN, Aline Cadena Von . Perda do calor determinada pela exposição das alças intestinais em ratos.. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões , v. 33, n.5, p. 265-271, 2006.

  • BAHTEN, Luiz Carlos Von ; NICOLUZZI, J. E. L. ; SILVEIRA, Fabio . Pseudocistogastrostomia laparoscópica: relato de caso. ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva , v. 19, p. 33-35, 2006.

  • NICOLUZZI, J. E. L. ; NICOLUZZI, J. E. ; SILVEIRA, Fabio ; NICOLLELLI, Guilherme Matiolli ; KUMAGAI, Lilian Yuri ; LIMA, Vanessa Zeni de . Morbimortalidade da reconstrução de transito intestinal colonica em Hospital Universitário - Análise de 42 casos.. Revista Brasileira de Colo-Proctologia , v. 26, p. 123-127, 2006.

  • NICOLUZZI, J. E. L. ; SILVEIRA, Fabio . Preservação pancreática utilizando-se volumes reduzidos da solução de Celsior. JBT. Jornal Brasileiro de Transplantes , v. 9, p. 478-480, 2006.

  • BAHTEN, Luiz Carlos Von ; NICOLUZZI, J. E. L. ; OLANDOSKI, Marcia ; PANTANALI, Carlos . Trauma abdominal fechado: análise dos pacientes vítimas de trauma esplênico em um hospital universitário de Curitiba.. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões , v. 33, p. 369-374, 2006.

  • NICOLUZZI, J. E. L. ; MOREIRA, Marlus ; CARON, Pedro Ernesto . Manejo Terapêutico do Hepatocarcinoma Fibrolamelar. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões , v. 32, n.02, p. 104-105, 2005.

  • NICOLUZZI, J. E. L. ; MOREIRA, Marlus ; CARON, Pedro Ernesto . Transplante Hepático sem Transfusão Sanguínea. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões , v. 32, n.4, p. 220-222, 2005.

  • NICOLUZZI, J. E. L. . Successful pancreas - renal transplantation without induction therapy. Transplantation Proceedings , v. 37, n.10, p. 4438-4439, 2005.

  • NICOLUZZI, J. E. L. ; REPKA, João Carlos Domingues ; SOUZA, Carlos José Franco de ; CARON, Pedro Ernesto ; AZEVEDO, Bruno Roberto Braga . Tumores Hepáticos Benignos. ABCD - Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva , v. 17, n.2, p. 91-94, 2004.

  • NICOLUZZI, J. E. L. ; GUIMARÃES, Marcus Vinicius Tomé Nora ; MONTEIRO, Mauro Roberto Duarte ; REPKA, João Carlos Domingues ; CARON, Pedro Ernesto . Tratamento Laparoscópico de Cistos Hepáticos Sintomáticos. ABCD - Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva , v. 17, n.2, p. 100-102, 2004.

  • NICOLUZZI, J. E. L. ; REPKA, João Carlos Domingues ; CARON, Pedro Ernesto . Viabilidade do Fígado Bioartificial utilizando hepatócitos humanos imunoprotegidos por macroencapsulação. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões , v. 31, n.5, p. 311-317, 2004.

  • NICOLUZZI, J. E. L. ; ARANHA, Marcelo ; CARON, Pedro Ernesto . Ressecção Isolada de segmento I sob exclusão vascular hepática total.. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões , v. 30, n.2, p. 156-159, 2003.

  • NICOLUZZI, J. E. L. ; MARMANILLO, Carlos Gustavo Wing Chong ; REPKA, João Carlos Domingues . Transplante simultâneo de pâncreas-rim em portador de diabetes mellitus tipo I com insuficiência renal crônica. Experiência do Hospital Angelina Caron.. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia , v. 47, n.3, p. 243-247, 2003.

  • NICOLUZZI, J. E. L. ; REPKA, João Carlos Domingues . Anticorpos anti-ilhotas pancreáticas em pacientes diabéticos submetidos ao transplante duplo rim-pâncreas.. Endocrinologia Diabetes Clinica Experimental, v. 3, n.2, p. 95-98, 2003.

  • NICOLUZZI, J. E. L. ; MARMANILLO, Carlos Gustavo Wing Chong ; REPKA, João Carlos Domingues ; CARON, Pedro Ernesto ; SANTOS, Wilson Paulo dos . Resultado do Transplante pancreático em cum centro paranaense.. Endocrinologia Diabetes Clinica Experimental, v. 3, n.2, p. 101-104, 2003.

  • NICOLUZZI, J. E. L. ; HARTMANN, Alessandro ; MONTEIRO, Mauro Roberto ; REPKA, João Carlos ; SOUZA, Carlos José Franco de ; CARON, Pedro . Série de Hepatectomias:a experiência inicial de um serviço. ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva , v. 16, n.2, p. 76-79, 2003.

  • NICOLUZZI, J. E. L. ; MARMANILLO, Carlos Gustavo Wing Chong ; REPKA, João Carlos Domingues ; MONTEIRO, Mauro Roberto Duarte ; SANTOS, Wilson Paulo dos ; CARON, Pedro Ernesto . Resultado do Transplante Pancreático em um Centro Brasileiro. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões , v. 30, n.6, p. 436-441, 2003.

  • NICOLUZZI, J. E. L. ; REPKA, João Carlos ; CARON, Pedro Ernesto ; MONTEIRO, Mauro Roberto . Emprego da Exclusão Vascular Hepática total nas Ressecções Tumorias do Fígado. ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva , v. 16, n.4, p. 197-199, 2003.

  • NICOLUZZI, J. E. L. ; MARMANILLO, Carlos Gustavo Wing Chong ; REPKA, João Carlos Domingues ; SANTOS, Wilson Paulo dos ; CARON, Pedro Ernesto ; MONTEIRO, Mauro Roberto Duarte ; GLEHN, Cristina Von ; FERRARIN, Dantas ; ROCHA, Luiz Carlos de Almeida . Experiência Inicial do Transplante Reno-Pancreático no Paraná. Jornal Brasileiro de Transplantes, v. 5, n.3, p. 101-104, 2002.

  • NICOLUZZI, J. E. L. ; HARTMANN, Alessandro ; MONTEIRO, Mauro Roberto Duarte . Tratamento de lesões complexas das vias biliares pela cirurgia de hepp.. ABCD - Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva, v. 15, n.2, p. 93-94, 2002.

  • NICOLUZZI, J. E. L. ; MARMANILLO, Carlos Gustavo Wing Chong ; REPKA, João Carlos Domingues . Transplante Simultâneo Rim-Pâncreas: realidade para o diabético tipo I com Insuficiência Renal Terminal. Endocrinologia Diabetes Clinica Experimental, v. 2, n.3, p. 29-32, 2002.

  • NICOLUZZI, J. E. L. ; CHARDOT, Chistophe ; JANSSEN, Magda ; SOKAL, Ettienne ; LERUT, Jan ; OTTE, Jean Bernard ; REDING, Raymond . Use of mycophenolate mofetil as rescue therapy after pediatric liver transplantation. Transplantation , v. 71, n.2, p. 224-229, 2001.

  • NICOLUZZI, J. E. L. ; MENNECIER, Didier ; SOGNI, Philipe ; SOUBRANE, Oliver ; CHAUSSADE, Stephane ; CARDOSO, Jorge ; CALMUS, Yvon . Hepatitis E-associated subacute liver failure: a rare indication for liver transplantation. Amj Gastroenterol, v. 96, n.7, p. 2278-2279, 2001.

  • NICOLUZZI, J. E. L. ; MASSAULT, Pierre Philipe ; MATMAR, Moussa ; DOUSSET, Bertrand ; CALMUS, Yvon ; HOUSSIN, Didier ; SOUBRANE, Oliver . Pitfalls of domino transplant. Transplantation , v. 72, n.4, p. 751-751, 2001.

  • NICOLUZZI, J. E. L. ; PAYE, Francois ; CALICIS, Benoit ; BALLADUR, Pierre ; TIRET, Emanuel ; PARC, Rolland . Role of remaining ductal cephalad obstruction on the results of lateral pancreaticojejunostomy in chronic pancreatitis.. Gastroenterol Clin Biol, v. 25, n.8-9, p. 755-760, 2001.

  • NICOLUZZI, J. E. L. ; BARBU, Veronique ; BAUDRIMONT, Mariel ; LAKEHAL, Fatima ; BECQUEMONT, Laurent ; CHAFAI, Najim ; DELELO, Rolland ; SAKIS, Riad ; HONIGER, Jeri ; HOUSSET, Chantal ; BALLADUR, Pierre . Viability and differentarion of human hepatocytes immunoprotected by micorencapsulation and transplanted in rats.. Gastroenterol Clin Biol, v. 24, n.3, p. 342-348, 2000.

  • NICOLUZZI, J. E. L. ; LAUX, Gerson Luiz ; BAHTEN, Luiz Carlos . Perfuração de vesícula biliar isolada por trauma abdominal fechado. Relato de caso com revisão de literatura.. GED. Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva , v. 17, n.2, p. 67-70, 1998.

  • DEHNI, N. ; SCHLEGEL, R. ; Nicoluzzi, J. ; GUIGUET, M. ; TIRET, Emanuel ; PARC, Rolland . Late functional outcome following pre or post-operative radiotherapy after rectal excision for cancer and reconstruction with colonic J-pouch anal anastomosis. Gastroenterology (New York, N.Y. 1943) , v. 114, p. A584-A584, 1998.

  • NICOLUZZI, J. E. L. ; BAHTEN, Luiz Carlos Von ; BAHTEN, Gerson Luiz . Possibilidades diagnósticas pré-operatórias de apendice perfurada.. Revista Brasileira de Cirurgia , v. 87, n.2, p. 69-75, 1997.

  • NICOLUZZI, J. E. L. ; NICOLUZZI, Adolar . Diverticulites of cecal appendix. A case report.. Revista Brasileira de Cirurgia , v. 1, n.85, p. 11-12, 1995.

  • NICOLUZZI, J. E. L. . Análise do Tratamento de lesões do cólon: reparo primário e colostomia.. Revista Panamericana de Salud Pública / Pan American Journal of Public Health , v. 5, n.1, p. 105-105, 1995.

  • NICOLUZZI, J. E. L. ; SILVEIRA, Fabio ; Porto, F. . Transplante de pâncreas com doador vivo. In: Irene L Noronha; Adriano Miziara Gonzalez; Roberto Ferreira Meirelles Jr. (Org.). Manual de transplante de pâncreas. São Paulo: Segmento Farama Editores, 2011, v. , p. 161-167.

  • NICOLUZZI, J. E. L. ; NICOLUZZI, J. E. ; SILVEIRA, Fabio . Traumatismo Cervical Penetrante. Manual de Clinica Cirurgica. 1ed.São Paulo: Atheneu, 2009, v. 11, p. 253-258.

  • NICOLUZZI, J. E. L. . Hospital Angelina Caron comemora 900 transplantes. Metro, Curitiba, p. 6 - 6, 16 abr. 2012.

  • NICOLUZZI, J. E. L. . Brasil realiza transplante hepático com dois doadores. Folha de Sao Paulo, 16 dez. 2011.

  • NICOLUZZI, J. E. L. . Brasil realiza transplante de figado com dois doadores. O Globo, Rio de Janeiro, 16 dez. 2011.

  • NICOLUZZI, J. E. L. . Transplante inédito de fígado no continente americano. Gazeta do Povo, Curitiba, 15 dez. 2011.

  • NICOLUZZI, J. E. L. . Volume de doações no Parná cai 82%. Gazeta do Povo, Curitiba Parana, 03 set. 2007.

  • NICOLUZZI, J. E. L. . Diabetes Velha Luta, novo ataque. Isto E, Sao Paulo, 20 ago. 2003.

  • NICOLUZZI, J. E. L. . Transplante inédito de Pâncreas no País. Folha de Sao Paulo, Sao Paulo, 17 jul. 2003.

  • NICOLUZZI, J. E. L. . Hospital Paranaense realiza primeiro transplante intervivos de pâncreas do Brasil. Gazeta do Povo, 17 jul. 2003.

  • NICOLUZZI, J. E. L. . Realizado primeiro transplante isolado de pâncreas do Paraná. Gazeta do Povo, 15 maio 2002.

  • NICOLUZZI, J. E. L. . Realizado primeiro transplante duplo de rim-pâncreas do Estado. Gazeta do Povo, Curitiba, 07 jan. 2001.

  • NICOLUZZI, J. E. L. ; FAGUNDES, Fernando ; MARMANILLO, Carlos Gustavo W C ; REPKA, João Carlos Domingues . Complicações clinicas imediatas ao transplante reno-pancreático no hospital Angelina Caron.. In: IV Congresso Brasileiro de Transplante de Fígado, Pâncreas e Intestino Delgado, 2004, Belo Horizonte - MG, 2004. p. 4.

  • NICOLUZZI, J. E. L. ; MOREIRA, Marlus ; REPKA, João Carlos Domingues ; CARON, Pedro Ernesto . Estudo da ação do imunossupressor FK 506 na pancreatite aguda experimental induzida pela argenina.. In: IV Congresso Brasileiro de Transplante de Fígado, Pâncreas e Intestino Delgado, 2004, Belo Horizonte, 2004. p. 7.

  • NICOLUZZI, J. E. L. ; TAKESHIMA, Suehiro ; REPKA, João Carlos Domingues ; CARON, Pedro . Estudo da ação do tacrolimus na evolução do tumor de walker implantado no rim de ratos wistar. In: IV Congresso Brasileiro de Transplante de Fígado, Pâncreas e Intestino Delgado, 2004, Belo Horizonte, 2004. p. 7.

  • NICOLUZZI, J. E. L. ; REPKA, João Carlos Domingues ; CARON, Pedro . Anticorpos anti-ilhotas pancreáticas em pacientes diabéticos submetidos ao transplante duplo-rim-pâncreas.. In: IV Congresso Brasileiro de Transplante de Fígado, Pâncreas e Intestino Delgado, 2004, Belo Horizonte, 2004. p. 9.

  • NICOLUZZI, J. E. L. ; REPKA, João Carlos ; CARON, Pedro . Estudo do metabolismo oxidativo dos fagócitos de pacientes diabéticos submetidos ao transplante duplo de rim e pâncreas. In: IV Congresso Brasileiro de Transplante de Fígado, Pâncreas e Intestino Delgado, 2004, Belo Horizonte, 2004. p. 9.

  • NICOLUZZI, J. E. L. ; REPKA, João Carlos ; CARON, Pedro . Efeito do Transplante de ilhotas pancreáticas em ratos Wistar com diabete induzido pela estreptozotocina. In: IV Congresso Brasileiro de Transplante de Fígado, Pâncreas e Intestino Delgado, 2004, Belo Horizonte, 2004. p. 25.

  • NICOLUZZI, J. E. L. . Complicações Clínicas Imediatas em UTI de Transplante Reno-pancreático.. In: XI Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva, VII Fórum Latino-Americano de Ressucitação e EmergênciasCardiovasculares e I Congresso Internacional dos Associados do LABICc, 2004, Curitiba - PR, 2004.

  • NICOLUZZI, J. E. L. . Estudo da manutenção de ilhotas pancreáticas isoladas in vitro e sua implantação em ratos wistar diabéticos.. In: Congresso Sul Brasileiro de Cirurgia Geral (CBC), 2004, Curitiba. CBC - Colégio Brasileiro de Cirurgiões, 2004.

  • NICOLUZZI, J. E. L. . Trauma hepático, análise de 44 casos. In: IV Fórum de Iniciação Científica em Clínica Cirúrgica e Cirurgia Experimental, 1996, Ribeirão Preto. Acta Cirúrgica Brasileira, 1996. v. 1. p. 99-99.

  • NICOLUZZI, J. E. L. . Lesão de vesícula biliar por trauma fechado - um relato de caso. In: IV Fórum de Iniciação Científica em Clínica Cirúrgica e Cirurgia Experimental, 1996, Ribeirão Preto, 1996. v. 1. p. 101-101.

  • NICOLUZZI, J. E. L. . Complicações com o uso do dreno de tórax no trauma torácico. In: IV Fórum de Iniciação Científica em Clínica Cirúrgica e Cirurgia Experimental, 1996, Ribeirão Preto. Acta Cirúrgica Brasileira, 1996. v. 1. p. 102-102.

  • NICOLUZZI, J. E. L. . Traumatismo de intestino delgado por ferida penetrante abdominal por projétil de arma de fogo. In: iv Fórum de Iniciação Científica em Clínica Cirúrgica e Cirurgia Experimental, 1996, Ribeirão Preto. Acta Cirurgica Brasieleira, 1996. v. 1. p. 106-106.

  • NICOLUZZI, J. E. L. . Relato de caso de hérnia diafragmática bilateral. In: IV Fórum de Iniciação Científica em Clínica Cirúrgica e Cirurgia Experimental, 1996, Ribeirão Preto. Acta Cirurgica Brasileira, 1996. v. 1. p. 104-104.

  • NICOLUZZI, J. E. L. . Laparotomia exploradora em trauma abdominal penetrante por arma. In: Iv Fórum de Iniciação Científica em Clínica Cirúrgica e Cirurgia Experimental, 1996, Ribeirão Preto. Acta Cirúrgica Brasileira, 1996. v. 1. p. 103-103.

  • NICOLUZZI, J. E. L. . Manejo do Trauma Renal. In: Iv Fórum de Iniciação Científica em Clínica Cirúrgica e Cirurgia Experimental, 1996, Ribeirão Preto, 1996. v. 1. p. 101-101.

  • NICOLUZZI, J. E. L. . Estudo retrospectivo de 14 pacientes com lesão traumática do duodeno. In: IV Fórum de Iniciação Científica em Clínica Cirúrgica e Cirurgia Experimental, 1996, Ribeirão Preto. Acta Cirúrgica Brasileira, 1996. v. 1. p. 101-103.

  • NICOLUZZI, J. E. L. . Trauma de pâncreas. In: IV Fórum de Iniciação Científica em Clínica Cirúrgica e Cirurgia Experimental, 1996, Ribeirão Preto. Acta Cirurgica Brasileira, 1996. v. 1. p. 85-85.

  • NICOLUZZI, J. E. L. . Trauma gátrico e lesões abdominiais associadas. In: IV Fórum de Iniciação Científica em Clínica Cirúrgica e Cirurgia Experimental, 1996, Ribeirão Preto. Acta Cirurgica Brasileira, 1996. v. 1. p. 104-104.

  • NICOLUZZI, J. E. L. . Manuseio cirúrgico das lesões traumáticas de bexiga. In: IV Fórum de Iniciação Científica em Clínica Cirúrgica e Cirurgia Experimental, 1996, Ribeirão Preto. Acta Cirúrgica Brasileira, 1996. v. 1. p. 104-104.

  • NICOLUZZI, J. E. L. . Análise do tratamento de cólon: reparo primário e colostomia. In: III Fórum de Clinica e Cirurgia Experimental, 1995, Ribeirão Preto. Panam J. Trauma, 1995. v. 5. p. 105-105.

  • NICOLUZZI, J. E. L. . Estudo da flora microbiana na lavagem de mãos em ambiente cirúrgico. In: III Fórum de Clinica e Cirurgia Experimental, 1995, Ribeirão Preto. Acta Cirurgica Brasileira, 1995.

  • NICOLUZZI, J. E. L. ; LAUX, Gerson Luiz ; BAHTEN, Luiz Carlos . Trauma de pâncreas análise de 24 casos.. Acta Cirúrgica Brasileira , v. 1, n.1, p. 85-85, 1996.

  • NICOLUZZI, J. E. L. ; LAUX, Gerson Luiz ; BAHTEN, Luiz Carlos . Trauma Hepàtico: analise de 44 casos.. Acta Cirúrgica Brasileira , v. 1, n.1, p. 99-99, 1996.

  • NICOLUZZI, J. E. L. ; LAUX, Gerson Luiz ; BAHTEN, Luiz Carlos Von . Lesão de vesícula biliar por trauma fechado.. Acta Cirúrgica Brasileira , 1996.

  • NICOLUZZI, J. E. L. ; LAUX, Gerson Luiz ; BAHTEN, Luiz Carlos Von . Manejo do Trauma Renal. Acta Cirúrgica Brasileira , v. 1, n.1, p. 101-101, 1996.

  • NICOLUZZI, J. E. L. ; LAUX, Gerson Luiz ; BAHTEN, Luiz Carlos Von . Complicações com o uso do dreno de tórax no trauma torácico: estudo prospectivo de 70 casos.. Acta Cirúrgica Brasileira , v. 1, n.1, p. 102-102, 1996.

  • NICOLUZZI, J. E. L. ; LAUX, Gerson Luiz ; BAHTEN, Luiz Carlos Von . Estudo Retrospectivo de 14 pacientes com lesão traumática de duodeno.. Acta Cirúrgica Brasileira , n.1, p. 103-103, 1996.

  • NICOLUZZI, J. E. L. ; LAUX, Gerson Luiz ; BAHTEN, Luiz Carlos Von . Laparotomia exploradora em trauma abdominal penetrante por arma.. Acta Cirúrgica Brasileira , n.1, p. 103-103, 1996.

  • NICOLUZZI, J. E. L. ; LAUX, Gerson Luiz ; BAHTEN, Luiz Carlos Von . Relato de Caso: hérnia diafragmática bilateral. Acta Cirúrgica Brasileira , n.1, p. 104-104, 1996.

  • NICOLUZZI, J. E. L. ; LAUX, Gerson Luiz ; BAHTEN, Luiz Carlos Von . Trauma gástrico e lesões abdominais associadas.. Acta Cirúrgica Brasileira , n.1, p. 104-104, 1996.

  • NICOLUZZI, J. E. L. ; LAUX, Gerson Luiz ; BAHTEN, Luiz Carlos Von . Manuseio cirúrgico das lesões traumáticas de bexiga.. Acta Cirúrgica Brasileira , n.1, p. 104-104, 1996.

  • NICOLUZZI, J. E. L. ; LAUX, Gerson Luiz ; BAHTEN, Luiz Carlos Von . Traumatismo de intestino delgado por ferida penetrante abdominal por projétil de arma de fogo.. Acta Cirúrgica Brasileira , n.1, p. 106-106, 1996.

  • Nicoluzzi, J. ; MACRI, M. . Two Hundred Pancreas Transplants in a single center. Transplant International , 2012.

  • Nicoluzzi, J. ; MACRI, M. . Living related pancreas transplant. Transplantation Proceedings , 2012.

  • Nicoluzzi, J. ; MACRI, M. . Dual-liver graft transplantation in Brazil. Transplant International , 2012.

  • Nicoluzzi, J. ; SILVEIRA, Fabio ; Porto, F. ; MACRI, M. . Urologic complications in patients submited to pancreas transplantation. Transplantation Proceedings , 2012.

  • NICOLUZZI, J. E. L. ; SILVEIRA, Fabio . 100 Pancreas Transplants at a Brasilian Institution. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NICOLUZZI, J. E. L. ; SILVEIRA, Fabio . Neutrophil Oxidative Metabolism in Diabetic Patients Undergoing Pancreas Transplantation. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

NICOLUZZI, J. E. L. ; LERUT, Jean . L'Histoire de la Transplantation d'Órganes. 1997.

Nicoluzzi, J. . Transplante hepatico com duplo doador intervivos. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

NICOLUZZI, J. E. L. . Transplante hepatico com figado dividido. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MONTEIRO, Mauro Roberto Duarte ; NICOLUZZI, J. E. L. . Reportagem sobre primeiro transplante inter-vivos de figado com duplo doador do Brasil. 2011.

NICOLUZZI, J. E. L. . Reportagem sobre primeiro transplante intervivos de figado com dois doadores do Brasil. 2011.

NICOLUZZI, J. E. L. . Jornal Brasileiro de Transplantes e Endocrinologia e Diabete Clinica e Experimental. 2006 (Editor de Revista).

NICOLUZZI, J. E. L. . Primeiro transplante intervivos de pâncreas do Brasil. 2003.

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Análise retrospectiva de prontuários comparando o tempo de internamento e os custos entre vias de acesso videolaparoscópica e aberta na realização de cirurgias bariátricas no sistema único de saúde, Descrição: Coleta de dados dos 80 pacientes do estudo de setembro de 2017 até janeiro de 2018.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Joao Eduardo Leal Nicoluzzi - Coordenador / Maisa Andressa Sohn - Integrante.

  • 2003 - Atual

    Dissociação de hepatócitos murinos com Colagenase, Descrição: Seguindo linha de pesquisa do laboratório de Cirurgia Experimental do Hôpital Saint-Antoine Paris, onde estivemos como pesquisador por 1 ano, é intuito desenvolver projeto de dissociação de fígado murino (NICOLUZZI Gastroenterol Clin Biol 2000;24(3):342-8). As fases a serem seguidas são : dissociação do fígado com colagenase A, na sequência avaliação desta células com eritrosina para avaliação da viabilidade celular, e utilização destas células em diferentes modelos de experimentação. Dos modelos a serem utilizados cita-se : modelo de insuficiência hepática fulminante, onde o transplante de hepatócitos tem papel de aumentar a sobrevida no grupo transplantado, ainda transplante alogênico e xenogênico sem imunossupressão graças à encapsulação destas células, inocolulação genética nos hepatócitos para corrigir déficits genéticos em modelos animais. A PUC-PR desenvolveu Laboratório de Transplante celular o qual apresenta todas as condições para realização destes diferentes projetos, acompanhados por alunos do curso de Pós-Graduação níveis Mestrado e Doutorado, os quais apresentam interesse tanto para desenvolvimento de suas teses quanto para publicação em revistas especializadas internacionais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Joao Eduardo Leal Nicoluzzi - Coordenador / Saucedo Nestor - Integrante., Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Auxílio financeiro.

Prêmios

2003

Prêmio Dr. Lysandro Santos Lima, Hospital Nossa Senhora das Graças.

2003

Prêmio Dr. Flávio Morsoletto, Hospital Nossa Senhora das Graças.

2000

Especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo, Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva.

2000

Prêmio Janssen-cilag - 3 lugar com o trabalho Viabilidade e fenótipo de hepatocitos humanos imunoprotegidos por macro encapsulação e transplantado em ratos, Janssen-cilag, Foz do Iguaçu, PR.

1999

Especialista em Cirurgia Video-Laparoscópica, Universidade Paris XI, Paris, França.

1998

Especialista em Cirurgia Hepatico-Biliar e Transplante hepático, Hôpital Paul Brousse, Villejuif - França.

1998

Prêmio Científico - Transplantation d'Hépatocytes Humains Immunoprotegés par Macroencapsulation et Transplantes chez le rat, Academia Francesa de Cirurgia, Paris,França.

1996

3 Prêmio - Prof. Dr. Julio Sanderson - Manejo do Trauma Renal, I Congresso de Acadêmicos e Médicos Residentes da Associação Médica do Paraná.

1995

Prêmio Cientifico - Análise do tratamento de lesões do cólon: reparo primário e colostomia, III Fórum de Iniciação em Cliínica Cirúrgica e Cirurgia Experimental, Ribeirão Preto, SP.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Hospital e Maternidade Angelina Caron, Público, Unidade de Transplantes. , Rodovia do Caqui, 1150, Araçatuba, 83430-000 - Campina Grande do Sul, PR - Brasil, Telefone: (41) 36798292, Fax: (41) 36798246, URL da Homepage:

Experiência profissional

2009 - 2009

Universidad National de Asuncion

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor visitante

Outras informações:
Professor visitante encarregado de proferir mini-curso de cirurgia hepato-biliar e de transplante pancreático e hepático

2009 - 2009

Universite de Bretagne Occidentale CHU de BREST

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante

Outras informações:
Contato de intercâmbio entre residentes da SCM e CENTRE HOSPITALO UNIVERSITAIRE (CHU) de Brest e para alunos da PUC-PR no mestrado poderem realizar parte de sua pesquisa no CHU de BREST.

2003 - Atual

Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Vínculo: Professor adjunto, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40

Atividades

  • 09/2003

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Medicina.,Linhas de pesquisa