Rafael Pombo Teixeira
Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2009), Mestrado em Recursos Hídricos em Sistemas Agrícolas pela Universidade Federal de Lavras (2011), Doutorado em Irrigação e Drenagem pela Universidade Estadual Paulista Julho de Mesquita Filho (2015). Exerceu cargo de professor dedicação exclusiva na UniAGES (2015 a 2021), professor substituto UNIVASF (2013 a 2014). Tem experiência na área de irrigação, atuando principalmente no seguinte tema: manejo de irrigação.
Informações coletadas do Lattes em 22/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Agronomia (Irrigacao e Drenagem)
2011 - 2015
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: FISIOLOGIA, QUALIDADE E PRODUTIVIDADE DA VIDEIRA CV SYRAH EM DIFERENTES ESTRATÉGIAS DE IRRIGAÇÃO NO SEMIÁRIDO
, Ano de obtenção: 2015. Luís Henrique Bassoi. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Vitis vinifera L; Umidade do solo; Potencial hídrico foliar.Grande área: Ciências AgráriasSetores de atividade: Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados.
Mestrado em Recursos Hídricos
2010 - 2011
Universidade Federal de Lavras
Título: Efeito de tensões em água no solo em cultivo de morangueiro submetido à poda
, Ano de Obtenção: 2011.Dr. Geraldo Magela Pereira.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil. Palavras-chave: Irrigação; Morango.
Graduação em Engenharia Agronômica
2005 - 2009
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Orientador: Maurício Antonio Coelho Filho
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil.
Formação complementar
2011 - 2011
Curso de Língua Inglesa I. (Carga horária: 45h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2011 - 2011
Treinamento Elsevier nas bases de dados SciVerse ScienceDirect e SciVerse S. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2009 - 2009
Redação Científica. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
2007 - 2007
Planejamento Ambiental em Bacias Hidrográficas. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
2006 - 2006
Bioediesel e Desenvolvimento Sustentável. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia/Especialidade: Sistema de Produção.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Vegetal.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Irrigação.
Organização de eventos
TEIXEIRA, R. P. . VII Semana de Zootecnia e o VII Workshop de Aquicultura e Pesca do Vale do São Francisco.. 2022. (Outro).
TEIXEIRA, R. P. . II SIMPÓSIO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS. 2021. (Outro).
TEIXEIRA, R. P. . Simpósio Internacional de Água Residuária na Agricultura. 2012. (Outro).
TEIXEIRA, R. P. . II SIMPÓSIO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS. 2021. (Outro).
Participação em eventos
II SIMPÓSIO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS.Tema: Engenheiro Agrônomo: e os seus desafios. 2021. (Simpósio).
II SIMPÓSIO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS.Bioatividade de óleos essenciais. 2021. (Simpósio).
II SIMPÓSIO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS.Consumo de mel: benefícios para a saúde. 2021. (Simpósio).
II SIMPÓSIO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS.Biologia da polinização por abelhas. 2021. (Simpósio).
II SIMPÓSIO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS.Consultoria Agronômica: Principais área. 2021. (Simpósio).
II SIMPÓSIO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS.Irrigação de precisão e coleta de dado Powered by. 2021. (Simpósio).
II SIMPÓSIO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS.Mediador da Palestra: IRRIGAÇÃO DE PRECISÃO E COLETA DE DADOS DO SOLO. 2021. (Simpósio).
Sala Mais - Programa de Formação Docente.Acolhimento de ingressantes e ingressantes tardios, Hibridez (Rotação por Estações e Busca Ativa) e Planejamento da Unidade Curricular. 2021. (Oficina).
Grupo Temático: Possibilidades e Estratégias de Teorização.Eixo de Agrárias, Engenharias e Arquitetura. 2020. (Oficina).
VII Semana de Produção Científica, II Feira de Empreededorismo, I Simpósio do Projeto Integrador,.Ética na pesquisa: dos números ao respeito a vida. 2016. (Simpósio).
III Workshop em Irrigação e IV Simpósio de Engenharia Agrícola. 2014. (Simpósio).
Seminário Internacional da Agricultura Familiar. 2014. (Seminário).
Simpósio Internacional de Água Residuária na Agricultura.Simpósio Internacional de Água Residuária na Agricultura. 2012. (Simpósio).
X Congreso Latinoamericano y del Caribe de Ingeniería Agrícola - CLIA XLI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA. A Engenharia Agrícola na Evolução dos Sistemas de Produção. 2012. (Congresso).
IX Congreso Latinoamericano y del Caribe de Ingeniería Agricola e XXXIX Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola. Desenvolvimento e produção do mamoeiro irrigado por diferentes lâminas de irrigação. 2010. (Congresso).
XIX Congresso de Pós-Graduação da UFLA. XIX Congresso de Pós-Graduação da UFLA. 2010. (Congresso).
III Jornada Científica da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical.Desenvolvimento e produção do mamoeiro irrigado por diferentes lâminas de irrigação. 2009. (Outra).
III Seminário de Pesquisa do Recôncavo da Bahia / III Seminário Estudantil de Pesquisa / III Seminário de Pós Graduação.Desenvolvimento e Produção do Mamoeiro Irrigado por Diferentes Lâminas de Irrigação. 2009. (Seminário).
IV Simpósio do Papaya Brasileiro.RESPOSTA DO MAMOEIRO Sunrise solo SOB DIFERENTES NÍVEIS DE IRRIGAÇÃO. 2009. (Simpósio).
II Jornada Científica.Desenvolvimento de métodos de estimativa de riscos climáticos para a cultura do mamoeiro. 2008. (Outra).
Simpósio Baiano de Educação Ambiental.Variedades de aipim para o cultivo orgânico na agricultura familiar do Recôncavo Baiano. 2007. (Simpósio).
Simpósio Baiano de Educação Ambiental. 2007. (Simpósio).
II Encontro sobre Agroecologia e Agricultura Familiar. 2006. (Encontro).
Participação em bancas
PEREIRA, G. M.TEIXEIRA, R. P.; LIMA, P. L. T.. Cultivo do Morangueiro em ambiente protegido sob diferentes tensões de água no solo.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Lavras.
Orientou
IMPLANTAÇÃO E MANEJO DO CAPIM-TIFTON 85 NO MUNICÍPIO DE CÍCERO DANTAS (BA); 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Centro Universitário AGES; Orientador: Rafael Pombo Teixeira;
SISTEMA HIDROPÔNICO: Um estudo sobre a contribuição da técnica de hidroponia para o resgate da renda do povoado Mangue Grande; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Centro Universitário AGES; Orientador: Rafael Pombo Teixeira;
ESTUDO DE VIABILIDADE NA PRODUÇÃO DE SEMENTE DE SOJA (GLYCINE MAX) NA REGIÃO DO SEALBA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Centro Universitário AGES; Orientador: Rafael Pombo Teixeira;
APROVEITAMENTO DA CASCA DE COCO VERDE EM COMPOSTO PARA MUDAS DE ALFACE (LACTUCA SATIVA L; ); 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Centro Universitário AGES; Orientador: Rafael Pombo Teixeira;
Produção de feijão-de-corda sob influência de diferentes doses de nitrogênio aliado à aplicação foliar de boro; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Centro Universitário AGES; Orientador: Rafael Pombo Teixeira;
EFEITO DAS SOLUÇÕES NUTRITIVAS NA PRODUÇÃO DE FORRAGEM HIDROPÔNICA DE MILHO; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Centro Universitário AGES; Orientador: Rafael Pombo Teixeira;
ANÁLISE DE RENDIMETO DO MILHO VERDE (ZEA MAYS) SOB DIFERENTES CONDIÇÕES DE ADUBAÇÃO NO MUNICÍPIO DE PARIPIRANGA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Centro Universitário AGES; Orientador: Rafael Pombo Teixeira;
INTERFERÊNCIA DA NEMATÓIDE NA PRODUÇÃO DA GOIABEIRA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Centro Universitário AGES; Orientador: Rafael Pombo Teixeira;
OS BENEFÍCIOS DA AGRICULTURA FAMILIAR NO CENÁRIO SOCIOECONÔMICO DO MUNICÍPIO DE UAUÁ (BA); 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Centro Universitário AGES; Orientador: Rafael Pombo Teixeira;
A INFLUÊNCIA DO USO DE NITROGÊNIO NA PRODUTIVIDADE DO MILHO (ZEA MAYS); 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Centro Universitário AGES; Orientador: Rafael Pombo Teixeira;
MANEJO DE IRRIGAÇÃO POR ASPERSÃO DE PASTAGENS EM REGIÕES COM BAIXA PRECIPITAÇÃO PLUVIOMÉTRICA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Centro Universitário AGES; Orientador: Rafael Pombo Teixeira;
VIABILIDADE ECONÔMICA DO EXTRATIVISMO DO LICURI NO MINICÍPIO MONTE SANTO (BA); 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Centro Universitário AGES; Orientador: Rafael Pombo Teixeira;
SISTEMA ARTESANAL DE PRODUÇÃO DE FARINHA DE MANDIOCA E OS IMPACTOS CAUSADOS NAS UNIDADES DE PRODUÇÃO FAMILIAR DO POVOADO MUCAMBINHO MUNICÍPIO DE RIO REAL (BA); 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Centro Universitário AGES; Orientador: Rafael Pombo Teixeira;
PANICUM MAXIMUM JACQ; CV; MOMBAÇA: uma abordagem sobre o perímetro irrigado Califórnia localizado no município de Canindé de São Francisco (SE); 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Centro Universitário AGES; Orientador: Rafael Pombo Teixeira;
ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO DA BERINJELA E DA PIMENTA SOB DIFERENTES SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Centro Universitário AGES; Orientador: Rafael Pombo Teixeira;
INFLUÊNCIAS DO USO DE DEFENSIVOS AGRÍCOLAS NO CRESCIMENTO DA CADEIA PRODUTIVA DA CULTURA DO MILHO NO NODERSTE; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Centro Universitário AGES; Orientador: Rafael Pombo Teixeira;
Medidas Agrícolas Sustentáveis Empregadas em Paripiranga (BA); 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Centro Universitário AGES; Orientador: Rafael Pombo Teixeira;
Principais Pragas da Cultura do Milho e seus Respectivos Controles com Ênfase na Cidade de Paripiranga (BA); 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Centro Universitário AGES; Orientador: Rafael Pombo Teixeira;
Resposta a Diferentes Dosagens Inoculante de BRADYRHIZOBIUM em Sementes de Soja (GLYCINE MAX L; MERRIL); 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Centro Universitário AGES; Orientador: Rafael Pombo Teixeira;
Estudo da viabilidade econômica de fontes nutricionais alternativas para suínos em fase de cria e recria, na região de Adustina (BA); 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Agronômica) - Centro Universitário AGES; Orientador: Rafael Pombo Teixeira;
CADASTRAMENTO AMBIENTAL RURAL DOS PEQUENOS PRODUTORES DE POÇO VERDE-SE; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia Agronômica) - Centro Universitário AGES; Orientador: Rafael Pombo Teixeira;
Construção de cisternas calçadão ou enxurrada: sustentabilidade do semiárido; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia Agronômica) - Centro Universitário AGES; Orientador: Rafael Pombo Teixeira;
Bancos de Proteina; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia Agronômica) - Centro Universitário AGES; Orientador: Rafael Pombo Teixeira;
S; Matos, Rodrigo B; Bomfim, Grayzielle S; Oliveira; PROJETO HORTA ESCOLAR; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia Agronômica) - Centro Universitário AGES; Orientador: Rafael Pombo Teixeira;
de Oliveira,Graciele da S; Cruz,Sabrina D; Lisboa; AGRICULTURA ORGÂNICA: DESAFIOS ENFRENTADOS NO PERÍMETRO IRRIGADO PIAUÍ, NO MUNICÍPIO DE LAGARTO-SE; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia Agronômica) - Centro Universitário AGES; Orientador: Rafael Pombo Teixeira;
TECNOLOGIA NA CRIAÇÃO DE GADO DE LEITE: E O MELHORAMENTO DA RENDA DAS FAMILIAS; ; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia Agronômica) - Centro Universitário AGES; Orientador: Rafael Pombo Teixeira;
RUTHER,LUCIELMA O; NASCIMENTO,SILVINO L; S; LEAL; TREINAMENTO EM EXTENSÃO RURAL NO MUNICÍPIO DE ADUSTINA ? BAHIA; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia Agronômica) - Centro Universitário AGES; Orientador: Rafael Pombo Teixeira;
de Jesus,José V; A; Santos, Rodrigo R; N; da Silva; ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSAO RURAL NO MUNICIPIO DE SIMÃO DIAS: Cultura do feijão, milho, pimentão e tomate; ; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia Agronômica) - Centro Universitário AGES; Orientador: Rafael Pombo Teixeira;
Produções bibliográficas
-
LIMA, F. S. ; SILVA, V. S. ; TEIXEIRA, R. P. ; SANTOS, C. A. P. . Práticas agroecológicas no controle de doenças em hortaliças folhosas. Agropecuária Científica no semi-árido , v. 17, p. 69-77, 2021.
-
BASSOI, L. H. ; Chaves, M. M. ; TEIXEIRA, R. P. . Responses of 'Syrah' grapevine to deficit irrigation in the Brazilian semi-arid region. AGRICULTURAL WATER MANAGEMENT , v. 258, p. .-., 2021.
-
SILVA, D. J. ; SILVA, A. O. ; BASSOI, L. H. ; COSTA, B. R. S. ; TEIXEIRA, R. P. ; SOUZA, D. R. M. . ADUBAÇÃO ORGÂNICA E FERTIRRIGAÇÃO POTÁSSICA EM VIDEIRA ?SYRAH? NO SEMIÁRIDO. Irriga (UNESP. CD-ROM) , v. 1, p. 168-168, 2014.
-
TEIXEIRA, R. P. ; PEREIRA, G. M. ; SOUZA, R. J. ; GARCIA, H. H. ; GAMA, G. B. N. . ANÁLISE DAS TENSÕES DE ÁGUA NO SOLO CULTIVADO COM MORANGUEIRO SOB PODA. Irriga (UNESP. CD-ROM) , v. 18, p. 25-42, 2013.
-
SOUZA, E. M. (Org.) ; VICENTE, S. L. A. (Org.) ; CHAGAS, E. C. O. (Org.) ; COELHO, M. C. S. C. (Org.) ; PEIXOTO, R. M. (Org.) ; DANTAS, F. R. (Org.) ; MOGAMI, C. A. (Org.) ; OLIVEIRA, P. T. L. (Org.) ; OLIVEIRA, T. N. (Org.) ; FIGUEIREDO, C. F. V. (Org.) ; PEIXOTO, L. J. E. S. (Org.) ; GOMES, C. D. A. L. (Org.) ; COELHO, M. I. S. (Org.) ; PRADO, E. C. (Org.) ; GOYANNA, G. J. F. (Org.) ; BRITO, W. G. (Org.) ; FLORENCIO, R. R. (Org.) ; MELO NETO, M. M. (Org.) ; ANDRADE JUNIOR, V. C. (Org.) ; TEIXEIRA, R. P. (Org.) ; et.al (Org.) . VII Semana de Zootecnia e VII Workshop de Aquicultura e Pesca do Vale do São Francisco. 1. ed. Petrolina: Oxente, 2022. v. 1. 48p .
-
TEIXEIRA, R. P. ; PEREIRA, G. M. ; GARCIA, H. H. ; ARAUJO, R. S. A. ; SOUZA, R. J. . Efeitos de tensões de água no solo na qualidade dos frutos do morangueiro submetido à poda.. In: X Congreso Latinoamericano y del Caribe de Ingeniería Agrícola - CLIA XLI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA, 2012, Lodrina. Efeitos de tensões de água no solo na qualidade dos frutos do morangueiro submetido à poda.. Jaboticabal - SP: CLIA/CONBEA, 2012.
-
TEIXEIRA, R. P. ; PEREIRA, G. M. ; GAMA, G. B. N. ; ARAUJO, R. S. A. ; GEISENHOFF, L. O. . Efeitos de tensões de água no solo na produção do morangueiro submetido à poda.. In: X Congreso Latinoamericano y del Caribe de Ingeniería Agrícola - CLIA XLI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA, 2012, Lodrina. Efeitos de tensões de água no solo na produção do morangueiro submetido à poda.. Jaboticabal - SP: CLIA/CONBEA, 2012.
-
LIMA, G. S. ; ALBUQUERQUE, F. S. ; SILVA, E. F. F. E. ; TEIXEIRA, R. P. ; SOUSA, A. P. . EFEITOS DE LÂMINAS DE IRRIGAÇÃO SOBRE A ÁREA FOLIAR EM PLANTAS DE PIMENTÃO FERTIRRIGADO NA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE. In: X Congreso Latinoamericano y del Caribe de Ingeniería Agrícola - CLIA XLI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA, 2012, Lodrina. EFEITOS DE LÂMINAS DE IRRIGAÇÃO SOBRE A ÁREA FOLIAR EM PLANTAS DE PIMENTÃO FERTIRRIGADO NA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE. Jaboticabal - SP: CLIA/CONBEA, 2012.
-
BARBOSA, B. D. R. ; TEIXEIRA, R. P. ; CHAVES, A. R. M. ; BASSOI, L. H. . Avaliação da dinâmica da água no solo, evapotranspiração, estado hídrico e produção da videira de vinho irrigada: sétimo ciclo de produção.. In: X JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 2015, Petrolina. X JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 2015.
-
SILVA, D. J. ; SILVA, A. O. ; BASSOI, L. H. ; COSTA, B. R. S. ; TEIXEIRA, R. P. ; SOUZA, D. R. M. . ADUBAÇÃO ORGÂNICA E FERTIRRIGAÇÃO POTÁSSICA EM VIDEIRA ?SYRAH? NO SEMIÁRIDO. In: II INOVAGRE Internanational Meeting, 2014, Fortaleza - CE. II INOVAGRE Internanational Meeting, 2014.
-
TEIXEIRA, R. P. ; PEREIRA, G. M. ; GARCIA, H. H. ; GAMA, G. B. N. . Avaliação do morangueiro sob póda, a diferentes tensões de água no solo.. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - COMBEA, 2013, Fortaleza. Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - COMBEA, 2013.
-
LIMA, P. L. T. ; COLARES, M. F. B. ; TEIXEIRA, R. P. ; THEBALDI, M. S. ; COLOMBO, A. . AVALIAÇÃO DA VAZÃO DE GOTEJADORES ENTERRADOS EM LAVOURA CAFEEIRA. In: XL Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA 2011, 2011, Cuiabá - MT. XL Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA 2011, 2011.
-
TEIXEIRA, R. P. ; COELHO FILHO, M. A. ; GUIMARAES, M. J. M. ; GOMES JUNIOR, F. A. ; NASCIMENTO, J. M. O. . Desenvolvimento e produção do mamoeiro irrigado por diferentes lâminas de irrigação. In: IX Congreso Latinoamericano y Del Caribe de Ingeniería Agrícola - XXXIX Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2010, Vitória - ES. IX Congreso Latinoamericano y Del Caribe de Ingeniería Agrícola - XXXIX Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2010.
-
GOMES JUNIOR, F. A. ; COELHO FILHO, M. A. ; COELHO, E. F. ; TEIXEIRA, R. P. ; OLIVEIRA, V. V. M. . Crescimento da mandioca consorciada com milho, aplicando lâminas de irrigação. In: IX Congreso Latinoamericano y del Caribe de Ingeniería Agricola e XXXIX Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2010, Vitória - ES. IX Congreso Latinoamericano y del Caribe de Ingeniería Agricola e XXXIX Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2010.
-
NASCIMENTO, J. M. O. ; COELHO FILHO, M. A. ; GOMES JUNIOR, F. A. ; TEIXEIRA, R. P. ; COELHO, E. F. . Níveis de Irrigação e produtividade de mandioca 'salangor preta' em Cruz das Almas - BA. In: IX Congreso Latinoamericano y del Caribe de Ingeniería Agricola e XXXIX Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2010, Vitória - ES. IX Congreso Latinoamericano y del Caribe de Ingeniería Agricola e XXXIX Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2010.
-
SÁ JUNIOR, A. ; CARVALHO, J. A. ; OLIVEIRA, E. C. ; SILVA, W. G. ; TEIXEIRA, R. P. . ESTIMATIVA DO CUSTO COM ENERGIA ELÉTRICA EM SISTEMAS IRRIGADOS PARA DIFERENTES CONDIÇÕES DE ALTURA MANOMÉTRICA TOTAL E RENDIMENTO GLOBAL DO SISTEMA MOTOBOMBA. In: XIX CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA, 2010, Lavras - MG. XIX CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFLA, 2010.
-
GOMES JUNIOR, F. A. ; COELHO FILHO, M. A. ; SILVA, T. S. M. ; COELHO, E. F. ; OLIVEIRA, V. V. M. ; SAMPAIO, H. ; SANTOS, M. B. ; NASCIMENTO, J. M. O. ; TEIXEIRA, R. P. . Avaliação de massa seca e produtividade de feijão consorciado com mandioca. In: III Jornada Científica, 2009, Cruz das Almas. III Jornada Científica, 2009.
-
NASCIMENTO, J. M. O. ; SANTOS FILHO, H. P. ; SILVA, J. S. ; TEIXEIRA, R. P. . AVALIAÇÃO DA INFLUENCIA DE DIFERENTES LAMINAS D?ÁGUA EM IRRIGAÇÃO POR MICROASPERSÃO SOBRE PHYTOPHTHORA SP. EM MAMOEIRO. In: IV Simpósio do Papaya Brasileiro, 2009, Vitória - ES. IV Simpósio do Papaya Brasileiro, 2009.
-
FERNANDES, J. ; RITZINGER, C. H. S. P. ; COELHO FILHO, M. A. ; TEIXEIRA, R. P. ; SANTANA, L. L. ; LEDO, C. A. S. . EFEITO DE DIFERENTES LÂMINAS DE IRRIGAÇÃO POR MICROASPERSÃO SOBRE A COMUNIDADE DE NEMATÓIDES EM MAMOEIRO SUNRISE SOLO. In: IV Simpósio do Papaya Brasileiro, 2009, Vitória - ES. IV Simpósio do Papaya Brasileiro, 2009.
-
FERNANDES, J. ; RITZINGER, C. H. S. P. ; COELHO FILHO, M. A. ; TEIXEIRA, R. P. ; LEDO, C. A. S. . COMUNIDADE DE NEMATÓIDES ASSOCIADOS À RIZOSFERA DE MAMOEIRO IRRIGADO POR GOTEJAMENTO. In: IV Simpósio do Papaya Brasileiro, 2009, Vitória - ES. IV Simpósio do Papaya Brasileiro, 2009.
-
TEIXEIRA, R. P. ; COELHO FILHO, M. A. ; NASCIMENTO, J. M. O. ; GOMES JUNIOR, F. A. ; SILVA, T. S. M. ; NASCIMENTO, J. M. O. . Resposta do mamoeiro Surise Solo sob diferentes níveis de Irrigação. In: IV Simpósio do Papaya Brasileiro, 2009, Vitória - ES. IV Simpósio do Papaya Brasileiro. IV Simpósio do Papaya Brasilei, 2009.
-
NASCIMENTO, J. M. O. ; COELHO FILHO, M. A. ; SILVA, T. S. M. ; OLIVEIRA, V. V. M. ; GOMES JUNIOR, F. A. ; TEIXEIRA, R. P. ; SANTOS, M. B. . PRODUTIVIDADE DE TRÊS VARIEDADES DE MANDIOCA EM CONDIÇÕES DISTINTAS DE DÉFICIT HÍDRICO. In: III Jornada Científica, 2009, Cruz das Almas - BA. III Jornada Científica, 2009.
-
SANTOS, M. B. ; COELHO FILHO, M. A. ; COELHO, E. F. ; SAMPAIO, H. ; OLIVEIRA, V. V. M. ; GOMES JUNIOR, F. A. ; TEIXEIRA, R. P. ; NASCIMENTO, J. M. O. ; SILVA, T. S. M. . ESTUDOS DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO DA CULTURA DO INHAME E EFEITO DO DÉFICIT HÍDRICO NO PESO MÉDIO DE TÚBERAS. In: III Jornada Científica, 2009, Cruz das Almas - BA. III Jornada Científica, 2009.
-
SILVA, J. da. ; TEIXEIRA, R. P. ; MESSIAS, A. R. . Avaliações de variedades de mandioca de mesa em sistema de cultivo orgânico na região do Recôncavo Baino. In: Congresso Brasileiro de Mandioca, 2007, Paranavaí. Mandioca: Bioenergia, Alimento e Renda. Paranavaí, 2007. v. 12.
-
MESSIAS, A. R. ; TEIXEIRA, R. P. ; SILVA, J. da. . Variedade de aipim para o cultivo orgânico na agricultura familiar do Recôncavo Baiano. In: Simpósio Baiano de Educação Ambiental, 2007, Cruz das Almas. Reciclando Conceitos para Desenvolver Ações Educativas com Princípios Ambientais. Cruz das Almas, 2007.
-
SOUZA, D. S. ; TEIXEIRA, R. P. . Efeito da utilização de água salina na irrigação sobre plantas. In: II Sistema de produção Agroalimentar no Semiárido - SEAGRO, 2019, Piranhas - AL. II Sistema de produção Agroalimentar no Semiárido - SEAGRO, 2019.
-
GOMES JUNIOR, F. A. ; COELHO FILHO, M. A. ; COELHO, E. F. ; SILVA, T. S. M. ; OLIVEIRA, V. V. M. ; NASCIMENTO, J. M. O. ; TEIXEIRA, R. P. . Avaliação de dados de clorofila e porometria em mandioca Irrigada. In: III Seminário de Pesquisa do Recôncavo da Bahia, 2009, cruz das Almas. III Seminário de Pesquisa do Recôncavo da Bahia, 2009.
-
GOMES JUNIOR, F. A. ; COELHO FILHO, M. A. ; COELHO, E. F. ; SILVA, T. S. M. ; OLIVEIRA, V. V. M. ; SAMPAIO, H. ; NASCIMENTO, J. M. O. ; TEIXEIRA, R. P. ; GUIMARAES, M. J. M. . Avaliação de massa seca e produtividade de feijão consorciado com mandioca. In: III Seminário de Pesquisa do Recôncavo da Bahia, 2009, Cruz das Almas. III Seminário de Pesquisa do Recôncavo da Bahia, 2009.
-
TEIXEIRA, R. P. ; COELHO FILHO, M. A. ; SILVA, T. S. M. ; NASCIMENTO, J. M. O. ; SANTOS, M. B. ; GOMES JUNIOR, F. A. . Desenvolvimento e Produção do Mamoeiro Irrigado por Diferentes Lâminas de Irrigação. In: III Seminário de Pesquisa do Recôncavo da Bahia / III Seminário Estudantil de Pesquisa / III Seminário de Pós Graduação, 2009, Cruz das Almas. III Seminário de Pesquisa do Recôncavo da Bahia / III Seminário Estudantil de Pesquisa / III Seminário de Pós Graduação, 2009.
-
TEIXEIRA, R. P. ; COELHO FILHO, M. A. . Desenvolvimento de métodos de estimativa de risco climáticos para a cultura do mamoeiro. In: II Jornada Científica, 2008, Cruz das Almas. II Jornada Científica, 2008.
-
TEIXEIRA, R. P. . Impactos do estresse hídrico na fisiologia da planta. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
TEIXEIRA, R. P. ; PEREIRA, G. M. ; GARCIA, H. H. ; GAMA, G. B. N. . Avaliação do Morangueiro sob póda, a diferentes tensões de água no solo.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
TEIXEIRA, R. P. ; PEREIRA, G. M. ; GARCIA, H. H. ; ARAUJO, R. S. A. ; SOUZA, R. J. . Efeitos de tensões de água no solo na qualidade dos frutos do morangueiro submetido à poda.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
TEIXEIRA, R. P. ; PEREIRA, G. M. ; GAMA, G. B. N. ; ARAUJO, R. S. A. ; GEISENHOFF, L. O. . Efeitos de tensões de água no solo na produção do morangueiro submetido à poda.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
TEIXEIRA, R. P. ; COELHO FILHO, M. A. ; SILVA, T. S. M. ; NASCIMENTO, J. M. O. ; SANTOS, M. B. ; GOMES JUNIOR, F. A. . Desenvolvimento e Produção do Mamoeiro Irrigado por Diferentes Lâminas de Irrigação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
TEIXEIRA, R. P. ; COELHO FILHO, M. A. ; NASCIMENTO, J. M. O. ; GOMES JUNIOR, F. A. ; SILVA, T. S. M. ; NASCIMENTO, J. M. O. . RESPOSTA DO MAMOEIRO Sunrise solo SOB DIFERENTES NÍVEIS DE IRRIGAÇÃO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
TEIXEIRA, R. P. ; COELHO FILHO, M. A. . Desenvolvimento de métodos de estimativa de risco climáticos para a cultura do mamoeiro. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Histórico profissional
Experiência profissional
2013 - 2014
Universidade Federal do Vale do São FranciscoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Magistério Superior-Substituto, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplinas lecionadas: Estatística e Cálculo I.
2008 - 2010
Embrapa Mandioca e Fruticultura TropicalVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações:
Estágio na área de Irrigação.
2007 - 2007
Embrapa Mandioca e Fruticultura TropicalVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações:
Estágio na área de genética e melhoramento vegetal.
2006 - 2006
Embrapa Mandioca e Fruticultura TropicalVínculo: Estagio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações:
Estágio na área de sistema de produção
2015 - 2021
Centro Universitário AGESVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Magistério Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Disciplinas lecionadas: Hidráulica, Irrigação e Drenagem, Fruticultura, Topografia, Estatística, Cálculo I, Matemática, Matemática Financeira, Física Básica, Estágio Supervisionado, Física do Solo, Fisiologia Vegetal, Trabalho de Conclusão de Curso, Recursos Florestais e Paisagismo, Vetores e Geometria Analítica.
2021 - Atual
Topirriga Consultoria e RepresentaçãoVínculo: Trainee, Enquadramento Funcional: Consultor e representante
2022 - 2024
Instituto Federal do Sertão Pernambucano, IF-Sertão PEVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações:
Disciplinas ministradas: Topografia, Desenho Técnico e Estatística Aplicada (Pós-Graduação em Recursos Hídricos)
2022 - Atual
AnhangueraVínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplinas lecionadas: Mecanização Agrícola, Topografia, Biologia Geral, Ciência do solo Física e Conservação do Solo e Água, Fruticultura, Química Geral, Física Geral, Ciência do Solo: Fertilidade do Solo e Nutrição Mineral de Plantas.
2024 - Atual
Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (PE)Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Assistência Técnica
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Rafael Pombo Teixeira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?