Ana Maria de Oliveira Ramos

possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ufrn) (1970) e doutorado em Medicina (Patologia) pela Universidade Federal de São Paulo (unifesp) (2001). Foi Professora de patologia na graduação em medicina e Orientadora do Programa de Pós-Graduação do Centro de Ciências da Saúde (PPGCSA) da UFRN, tendo orientado cinco médicos para obtenção de doutorado (2000 / 2010). Também exerceu docência na disciplina Agressão e Defesa e no Internato do Curso Médico da Universidade Potiguar (Natal/RN). É médica patologista com título de Especialista pela SBP/AMB. Até abril de 2021 foi Diretora Geral do Serviço de Verificação de Óbitos do Estado durante dez anos. Desde o ano de 1998 é Conselheira do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Bioética e em Patologia Infecciosa, Gastrointestinal, Hepática e Necroscópica, atuando principalmente nos seguintes temas: necropsia, patologia fetal e placentária, colite por derivação fecal, hepatites virais, siderose hepática em hepatopatias crônicas, tamoxifeno e osteopenia. Atua na prevenção dos efeitos adversos na prática médica através de explanações sobre o Documento de Declaração de Óbitos, enfatizando a necessidade de se evitar uso de "códigos garbage". Consultora para Declaração de Óbito do CREMERN e SVO Natal e SVO Mossoró/RN. Tem realizado investigação sobre microcefalia associada ao vírus Zika. É Diretora Técnica do Serviço Médico de Patologia do Hospital Rio Grande, Natal/RN e Mossoró/RN.

Informações coletadas do Lattes em 22/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Patologia

1997 - 2001

Universidade Federal de São Paulo
Título: Artrite experimental induzida por zymosan: caracterização citológica, histopatológica e imuno-histoquímica da sinóvia e estudos histoquímico e bioquímico dos glicoconjugados da matriz condróide.
com Francy Reis da Silva Patrício. Coorientador: Selma Maria Bezerra Jerônimo. Palavras-chave: Atrite experimental - zymosan; Padronização - métodos; Glicoconjugados; Histopatologia; Imuno-histoquímica; Patogenia - IL-2 - Linfócitos Th1. Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Saúde Humana.

Especialização em Anatomia Patológica

1978 - 1980

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Especialização em Anatomia Patológica

1972 - 1972

Universidade Federal de Pernambuco

Especialização em em Patologia - Residência Médica

1971 - 1972

Universidade Federal de Pernambuco
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação em Medicina

1965 - 1970

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Formação complementar

2018 - 2018

Princípios da Andragogia. (Carga horária: 2h). , Laureate Brasil, LAUREATE, Brasil.

2018 - 2018

Funções Essenciais da Sala de Aula Blackboard. (Carga horária: 2h). , Laureate Brasil, LAUREATE, Brasil.

2018 - 2018

Engajamento de Estudantes em Aulas Presenciais. (Carga horária: 2h). , Laureate Brasil, LAUREATE, Brasil.

2018 - 2018

O futuro do Ensino Superior da Laureate. (Carga horária: 2h). , Laureate Brasil, LAUREATE, Brasil.

2018 - 2018

Introdução ao Ensino e Aprendizagem Digital. (Carga horária: 2h). , Laureate Brasil, LAUREATE, Brasil.

2018 - 2018

Oficina para Multiplicadores no tema: Melhoria do diagnóstico da causa de s. (Carga horária: 16h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.

2018 - 2018

Curso de Escrita de Artigos Científicos. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2018 - 2018

Promovendo a Aprendizagem na Sala de Aula do Blackboard. (Carga horária: 2h). , Laureate Brasil, LAUREATE, Brasil.

2018 - 2018

O Ensino Superior no Século XXI. (Carga horária: 2h). , Laureate Brasil, LAUREATE, Brasil.

2015 - 2015

Workshop Plano de Aula. (Carga horária: 6h). , Universidade Potiguar, UnP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Anatomia Patológica e Patologia Clínica/Especialidade: Patologia Necroscópica.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Anatomia Patológica e Patologia Clínica/Especialidade: Hepatologia.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Anatomia Patológica e Patologia Clínica/Especialidade: Patologia do Trato Digestório.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica/Especialidade: Endocrinologia.

Grande área: Ciências da Saúde.

Grande área: Outros / Área: Bioética.

Participação em eventos

XIII Forum Nacional de Ensino Médico. 2023. (Outra).

Fluxo de amostras para rastreio de câncer ginecológico e controle de qualidade. 2019. (Exposição).

OFICINA SISTEMA NACIONAL DE LOCALIZAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE DESAPARECIDOS. 2018. (Oficina).

Encontro Sobre a Qualidade da Definição das Causas de Morte no Brasil.. 2016. (Encontro).

Discussão sobre a proposta de nova Portaria de repasse financeiro do manual de procedimentos dos seServiços de Verificação de Óbitos - SVOs. 2013. (Oficina).

Curso de Educação Médica Continuada - CREMERN.Documentos Médicos - Ênfase ao Documento de Declaração de Óbito. 2011. (Outra).

Fórum de Declaração de Óbito.SVO: Histórico no Brasil; Papel relevante em Saúde Pública. 2011. (Encontro).

I Simpósio Norte-Riograndense de Bioética.Resíduos Sólidos - Inserção Bioética. 2011. (Seminário).

Oficina para Integração dos Serviços de Verificação de Óbitos à Rede em Vigilância em Saúde..Construção de Protocolo Unificado para Funcionamento dos SVO no País. 2011. (Oficina).

48º COBEM. A Relatividade do Erro Médico. 2010. (Congresso).

I Juri Simulado CREMERN - Mossoró.Moderadora do Juri Simulado CREMERN. 2010. (Oficina).

XII Encontro Nacional de Entidades Médicas - ENEM.Carta de Brasília 2010. 2010. (Encontro).

XXVIII International Congress of the International Academy of Pathology. 2010. (Congresso).

Centro de Estudos do Hospital Naval - Marinha do Brasil.Erro Médico. 2009. (Seminário).

Centro de Estudos do Hospital Naval - Marinha do Brasil.Princípios da Bioética. 2009. (Outra).

Encontro de Ginecologia e Obstetrícia de Mossoró 2009.Caso Clínico: Hipertensão na Gravidez.. 2009. (Encontro).

Encontro de Ginecologia e Obstetrícia de Mossoró 2009.Processo Médico: Como Evitar? Visão do CREMERN.. 2009. (Encontro).

Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina. 2009. (Encontro).

I Congresso da Liga Contra o câncer. Câncer de Colo Uterino. 2009. (Congresso).

I Encontro Regional Sobre Condições e Meio Ambiente de Trabalho Para Dirigentes de Entidades Sindicais do Plano CNTI do RN.Papel do CREMERN n Defesa da Saúde do Trabalhador.. 2009. (Encontro).

I Fórum Regional de Mortalidade Materna e Infantil..Mortalidade Materna e Declaração de Óbito.. 2009. (Simpósio).

Mesa Redonda Sobre Declaração de Óbitos e SVO.Análise do Art. 8º da Portaria MS Nº. 1.405/2006: Sobre as Funções dos Serviços de Verificação de Óbitos. 2009. (Encontro).

Atualização para Médicos do Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes.Declaração de Óbito. Esclarecimentos sobre causas jurídicas da morte e preenchimento adequado do documento.. 2008. (Encontro).

I Forum de Redução da Mortalidade Materna e Infantil.Investigação e Análise das causas de Mortalidade em Mulheres em Idade Fértil, propondo ações para seu enfrentamento. Como reduzir?. 2008. (Outra).

I Forum de Redução da Mortalidade Materna e Infantil.Investigação e análises das causas de morte de mulheres em idade fértil propondo ações para seu enfrentamento.. 2008. (Outra).

I Forum de Redução da Mortalidade Materna e Infantil.Investigação e Análise das causas de Mortalidade deMulheres em Idade Fértil propondo ações para seu enfrentamento.. 2008. (Outra).

I Forum Regional de Redução da Mortalidade Materna e Neonatal.Investigação e análises das causas de morte em mulheres em idade fértil propondo ações para seu enfrentamento.. 2008. (Seminário).

II Forum Regional de Mortalidade Materna e Neonatal: como reduzir?.Investigações e análise das causas de óbito em mulheres em idade fértil propondo ações para o seu enfrentamento.. 2008. (Seminário).

I Simpósio de Medicina de Família e Comunidade do RN. 2008. (Seminário).

Curso de Atualização em Dermatopatologia Tropical e Câncer da Próstata. 2007. (Simpósio).

Curso de Hematopatologia. 2007. (Oficina).

Encontro Multicêntrico em Doença Celíaca. IV Jornada de Gastroenterologia Pediátrica do RN.Doença Celíaca: Patogênese e Critérios Histopatológicos. O que há de novo.. 2007. (Encontro).

I Simpósio Nordeste em Doença Inflamatória Intestinal e I Workshop Nordeste de Patologia em DII.Presidenta de Mesa Redonda sobre Doença Inflamatória Intestinal. 2007. (Simpósio).

I Simpósio de Pós-Graduação em Ciências da Saúde.Moderadora de Mesa Redonda: Modelos e experiências de Programas de Pós-Graduação Multidisciplinares. 2005. (Simpósio).

I Simpósio Nacional de Pós-Graduação em Ciências da Saúde.Debatedora de Temas Livres. 2005. (Simpósio).

XXV Congresso Brasileiro de Patologia. Membro da Comissão Científica. 2005. (Congresso).

XXV Congresso Brasileiro de Patologia. Coordenadora do Seminário de Lâminas Gastrointestinal. 2005. (Congresso).

XXIV Congresso Brasileiro de Patologia.Ductopenia biliar em adulto sem sintomas de doença hepática. Palestrante em Seminário de Lâminas no XXIV Congresso Brasileiro de Patologia, Florianópolis - SC. 2003. (Seminário).

XXIV Congresso Brasileiro de Patologia.Concomitância de cistos serosos e micro-adenoma microcístico do pâncreas em doença de von Hippel-Lindau. Palestrante em Seminário de Lâminas no XXIV Congresso Brasileiro de Patologia, Florianópolis. 2003. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Ana Maria da Camara Silva

MELO, ANM; SOUSA, MBC; YACUBIAN, E. M. T.;RAMOS, A. M. O.. Hemiparesia congênita e adquirida na criança: interrelação entre presença de crises epilépticas, os achados eletroencefalográficos e de neuroimagem por ressonância magnética.. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Monique Silveira Rosa

Ramos AMO; Pedrosa LFC; Maranhão HS. Monitoramento do Tempo e Temperatura de Distribuição de Preparações à Base de Carne em Escolas Municipais de Natal. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciencias da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria Margareth Câmara Almeida

RAMOS, A. M. O.; CATANHO, Maria Teresa Jansen de Almeida;ALMEIDA, Maria das Graças. Influência do Diabete Melito Associado ao Tamoxifeno na Densidade Mineral Óssea.. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria Margareth Câmara de Almeida

RESENDE, Adriana Augusto de;RAMOS, A. M. O.. Influência do Diabete Melito Associado ao Tamoxifeno na Densidade Mineral Óssea. Qualificação para conclusão de Mestrado. 2005. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Sandra Cristina de Andrade

RAMOS, A. M. O.. Avaliação da eficácia da escola de coluna na lombalgia crônica inespecífica.. 2004. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Allan de Medeiros Martins

RAMOS, A. M. O.; RODRIGUES, SJP. Sistema inteligente de classificação e contagem de células usando redes neurais e morfologia matemática. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: PPGCSA

JERONIMO, Selma Maria Bezerra;RAMOS, A. M. O.; CAVALCANTI JUNIOR, G, B.; SOUSA, A, Q.; ANTONELLI, C. B, G.. Perfil das neoplasias na infância no Estado do Rio Grande do Norte (1977-2009): um estudo retrospectivo.. 2013. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Ariano José de Freitas

OLIVEIRA, A. J. F.; PINTO JUNIOR, F. E.; FORMIGA, Maria Célia C; MELO, Syomara Pereira Costa;BRANDÃO NETO, JoséRAMOS, A. M. O.. Emprego dos Ácidos Graxos de Cadeia Curta na Colite de Derivação Fecal: Estudo em Ratos Wistar.. 2011. Tese (Doutorado em Pós Graduação Em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria de Fátima Antunes Rebouças Antunes

BRANDÃO NETO, J;AMOS, A. M. O.MARANHÃO, T. O.; DÓREA JG; COSTA, T. H. M.;RAMOS, A. M. O.. Modificações nos padrões de crescimento decorrentes de adequação nutricional de crianças do nordeste do Brasil.. 2010. Tese (Doutorado em Pós Graduação Em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: JUSSARA MELO DE CERQUEIRA MAIA

MAIA, J. M. C.MARANHÃO, Hélcio de Sousa; SENA, L.V.; ROCHA, L. R. M.; MEDEIROS, IA;RAMOS, A. M. O.. Ativação de Células Hepáticas Estreladas e Fibrose Hepática em Crianças Portadoras de Hepatite Auto-imune tipo 1: Estudo Imunohistoquímico de Biópsias Hepáticas Pareadas Antes e Após Remissão Clínica.. 2010. Tese (Doutorado em Pós Graduação Em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria de Fátima Rebouças Antunes

NBrandão Neto, J; Maranhão TMO; DÓREA JG; Costa THM;RAMOS, A. M. O.. Interação Competitiva do Zinco e Ferro após Administração Oral e Venosa de Zinco em Crianças Eutróficas.. 2010. Tese (Doutorado em Pós Graduação Em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Lucia Dantas Leite

DÓREA, J. G.; COSTA, T. H. M.;MARANHÃO, T. O.RAMOS, A. M. O.. Sensibilidade da cinética do zinco e avaliação nutricional em crianças submetidas ao teste venoso de tolerância ao zinco.. 2008. Tese (Doutorado em Pós Graduação Em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: CARLOS ANDRÉ NUNES JATOBÁ

RAMOS, A. M. O.; Jucá NT; Marchini JS; ARAÚJO, ACPF; MELO, ANM; Gonçalves AKS. Avaliação bioquímica e histológica do fígado em ratas Wistar diabéticas e não diabéticas tratadas com tamoxifeno.. 2007. Tese (Doutorado em Pós Graduação Em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Levi Higino Jales Júnior

RAMOS, A. M. O.; BERNARDO FILHO, Mário; CATANHO, M.T.J.A.;MEDEIROS, Aldo da Cunha; RESENDE, Adriana Augusto de; SALES, M.P.. Influência da morfina na cinética de biodistribuição do Tecnécio-99M. 2004. Tese (Doutorado em Pós Graduação Em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Carlos Alexandre de Amorim Garcia

RAMOS, A. M. O.; ORÉFICE, Fernando; MARBACK, Roberto Lorens; BARBOSA, Francisco de Assis Cordeiro;MEDEIROS, Aldo da Cunha; JERONIMO, Selma Maria Bezerra. Estudo epidemiológico das parasitoses oculares na população escolar no município de Natal/RN.. 2004. Tese (Doutorado em Pós Graduação Em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Fernando José Pinto de Paiva

BRANDAO NETO, J.; NUNES, A. B.;RAMOS, A. M. O.. Eficácia da Ultrassonografia na decisão do tratamento cirúrgico nas categorias III, IV e V de Bethesda nos nódulos tireoidianos.. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Ciencias da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: LUÍS EDUARDO BARBALHO DE MELLO

BRANDAO NETO, J.; NUNES, A. B.; LAJUS, T. B. P.;RAMOS, A. M. O.. ANÁLISE DO CARCINOMA FAMILIAL NÃO MEDULAR DE TIREOIDE EM FAMÍLIAS DO RIO GRANDE DO NORTE. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ciencias da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Arnobio da Penha Pacheco

RAMOS, A. M. O.; MEDEIROS, A. C.; CAVALCANTI JUNIOR, G. B.. AVALIAÇÃO DE DADOS CLÍNICOS E O IMPACTO NA QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES COM PSORÍASE GRAVE TRATADOS COM IMUNOBIOLÓGICOS.. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ciencias da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: JUSSARA MELO DE CERQUEIRA MAIA

RAMOS, A. M. O.; MELO, ANM; JATOBÁ, C. A.. Ativação das células hepáticas estreladas e fibrose hepática em crianças com hepatite autoimune tipo 1: estudo imuno-histoquímico pareado em biópsias hepáticas antes do tratamento e após a remissão clínica.. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Pós Graduação Em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria do Socorro Amorim

MELO, ANM;RAMOS, A. M. O.; Gonçalves AKS. Revisitando o perímetro craniano de recém nascidos em relação ao gênero e idade gestacional de maternidades pública e privadas. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Ciencias da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Rejane Marie Barbosa Davim

MEDEIROS, Aldo da CunhaRAMOS, A. M. O.MARANHÃO, Hélcio de Sousa. Estratégias não farmacológicas efetivas no alívio da dor de parturientes na fase ativa do trabalho de parto.. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Pós Graduação Em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Manoel Reginaldo Rocha de Holanda

MEDEIROS, Aldo da CunhaRAMOS, A. M. O.MARANHÃO, Hélcio de Sousa. Determinação dos fatores neuro-epidemiológicos das crises convulsivas em récem-nascidos internados em UTI.. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: KARLA MORGANNA PEREIRA PINTO DE MENDONÇA

RAMOS, A. M. O.. Desenvolvimento e validação do instrumento de medida do paciente com fisioterapia. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Pós Graduação Em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Carla Percília Oliveira de Lucena

RAMOS, A. M. O.; FERNANDES, M. Z.; TRINDADE, A.;RAMOS, A. M. O.RAMOS, A. M. O.. Deficiência de alfa-1-antitripsina evoluindo para cirrose hepática.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Médica em Pediatria) - Hospital Infantil Varela Santiago.

Aluno: Júlio Cesar Melquíades Gomes de Lima

FERNANDES, M. Z.; TRINDADE, A.;RAMOS, A. M. O.. Meduloblastoma cerebelar.. 2015.

Aluno: Caroline Lopes Wanderlei

TRINDADE, A.; FERNANDES, M. Z.;RAMOS, A. M. O.. Diabetes tipo I associada a Dengue hemorrágica.. 2015.

Aluno: Carla Andrea Lima de Oliveira

TRINDADE, A.; FERNANDES, M. Z.;RAMOS, A. M. O.RAMOS, A. M. O.. Síndrome de Kasabach-Merritt associada a hipotireoidismo.. 2014.

RAMOS, A. M. O.; MELO, ANM; ARAÚJO, ACPF. Avaliação bioquímica e histológica do fígado em ratas Wistar diabéticas e tratadas com tamoxifeno. 2007. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

JERÔNIMO, Selma Maria Bezerra; DOWELL, Antôniomac; COSTA, Kátia Pinto da; DOWELL, Mônica Mac; HUSSEINI, Maria Marta;MEDEIROS, Aldo da Cunha; NASCIMENTO, Eliana Lúcia Tomaz Do; ALMEIDA, Dulce;RAMOS, A. M. O.; OLIVEIRA, Maria de Fátima Jorge de; COSTA, Iris Do Céu Clara; SCWARZSCHILD, Lúcia de Fátima Campos P.. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2006. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

RAMOS, A. M. O.MARANHÃO, Hélcio de Sousa. Estratégias não farmacológicas efetivas no alívio da dor de parturientes na fase ativa do trabalho de parto.. 2006.

RAMOS, A. M. O.MEDEIROS, Aldo da CunhaMARANHÃO, Hélcio de Sousa. Determinação dos fatores neuro-epidemiológicos das crises convulsivas em recém-nascidos internados em UTI.. 2006.

Orientou

Arnobio da Penha Pacheco

IMMUNOBIOLOGICALS ON SEVERE PSORIASIS: Evaluation of the therapeutic impact on the patients? quality of life; ; 2015; Tese (Doutorado em Ciencias da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ; Orientador: Ana Maria de Oliveira Ramos;

Ariano José de Freitas

Emprego dos Ácidos Graxos de Cadeia Curta na Colite de Derivação Fecal: Estudo em Ratos Wistar; ; 2011; Tese (Doutorado em Ciencias da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ; Orientador: Ana Maria de Oliveira Ramos;

JUSSARA MELO DE CERQUEIRA MAIA

ATIVAÇÃO DAS CÉLULAS HEPÁTICAS ESTRELADAS E FIBROSE HEPÁTICA EM CRIANÇAS COM HEPATITE AUTOIMUNE TIPO 1: ESTUDO IMUNOHISTOQUÍMICO PAREADO EM BIÓPSIAS HEPÁTICAS ANTES DO TRATAMENTO E APÓS A REMISSÃO CLÍNICA; 2009; Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ; Orientador: Ana Maria de Oliveira Ramos;

CARLOS ANDRÉ NUNES JATOBÁ

Liver iron overload induced by tamoxifen in diabetic and non-diabetic female Wistar rats; 2007; Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ; Orientador: Ana Maria de Oliveira Ramos;

Levi Higino Jales Júnior

Influência da Morfina na Biodistribuição do Radiofármaco MDP marcado com Tecnécio-99m em Ratos Wistar; ; 2004; 51 f; Tese (Doutorado em Pós Graduação Em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ; Coorientador: Ana Maria de Oliveira Ramos;

Lênia Simone Fernandes de Lucena

Dermatoses Ocupacionais ? Revisão e Atualização ? Ênfase em Dermatites (Eczemas); 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Medicna do Trabalho) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Ana Maria de Oliveira Ramos;

Produções bibliográficas

  • DE ANDRÉ, CARMEN DIVA SALDIVA ; BIERRENBACH, ANA LUIZA ; BARROSO, LUCIA PEREIRA ; DE ANDRÉ, PAULO AFONSO ; JUSTO, LISIE TOCCI ; PEREIRA, LUIZ ALBERTO AMADOR ; TANIGUCHI, MAURO T. ; MINTO, CÁTIA MARTINEZ ; TAKECIAN, PEDRO LOSCO ; KAMAURA, LEONARDO TADASHI ; FERREIRA, JOÃO EDUARDO ; HAZARD, RILEY H. ; MCLAUGHLIN, DEIRDRE ; RILEY, IAN ; LOPEZ, ALAN D. ; Ramos, Ana Maria de Oliveira ; DE SOUZA, MARIA DE FATIMA MARINHO ; FRANÇA, ELISABETH BARBOZA ; SALDIVA, PAULO HILÁRIO NASCIMENTO ; DA SILVA, LUIZ FERNANDO FERRAZ . Validation of physician certified verbal autopsy using conventional autopsy: a large study of adult non-external causes of death in a metropolitan area in Brazil. BMC PUBLIC HEALTH , v. 22, p. 1-11, 2022.

  • ARAUJO, V. E. M. ; Mamed, SN ; JESUS, W. S. ; ISHITANI, L. H. ; FRANCA, E. B. ; Ramos AMO . Profile of deaths from unspecified stroke after investigation of garbage codes in 60 cities in Brazil, 2017. REVISTA BRASILEIRA DE EPIDEMIOLOGIA (IMPRESSO) , v. 22, p. 1-14, 2019.

  • Freire, AD ; ARAUJO-NETO, I. ; LEMOS, C. C. D. ; UCHOA, L. A. C. ; REGO, A. C. M. ; SOARES, M. A. B. ; CORREIA-NETO, J. F. ; JATOBA, C. A. N. ; ARAUJO-FILHO, I. ; Ramos, Ana Maria de Oliveira . Kikuchi-Fujimoto Desease: Case Report and Review.. International Journal of Development Research , v. 07, p. 12437-12441, 2017.

  • FERREIRA, ELAINE C.S. ; BORTOLIN, RAUL H. ; FREIRE-NETO, FRANCISCO P. ; SOUZA, KARLA S.C. ; BEZERRA, JOÃO F. ; URURAHY, MARCELA A.G. ; RAMOS, ANA M.O. ; HIMELFARB, SILVIA T. ; ABREU, BENTO J. ; DIDONE, THIAGO V.N. ; PEDROSA, LUCIA F.C. ; MEDEIROS, ALDO C. ; DOI, SONIA Q. ; BRANDÃO-NETO, JOSÉ ; HIRATA, ROSÁRIO D.C. ; REZENDE, LUCIANA A. ; ALMEIDA, MARIA G. ; HIRATA, MARIO H. ; REZENDE, ADRIANA A. . Zinc supplementation reduces RANKL/OPG ratio and prevents bone architecture alterations in ovariectomized and type 1 diabetic rats. NUTRITION RESEARCH , v. 40, p. 48-56, 2017.

  • MARTINES, ROOSECELIS BRASIL ; BHATNAGAR, JULU ; DE OLIVEIRA RAMOS, ANA MARIA ; DAVI, HELAINE POMPEIA FREIRE ; IGLEZIAS, SILVIA D'ANDRETTA ; KANAMURA, CRISTINA TAKAMI ; KEATING, M KELLY ; HALE, GILLIAN ; SILVA-FLANNERY, LUCIANA ; MUEHLENBACHS, ATIS ; RITTER, JANA ; GARY, JOY ; ROLLIN, DOMINIQUE ; GOLDSMITH, CYNTHIA S ; REAGAN-STEINER, SARAH ; ERMIAS, YOKABED ; SUZUKI, TADAKI ; LUZ, KLEBER G ; DE OLIVEIRA, WANDERSON KLEBER ; LANCIOTTI, ROBERT . Pathology of congenital Zika syndrome in Brazil: a case series. LANCET , v. 388, p. 898-904, 2016.

  • MARTINES, ROOSECELIS BRASIL ; BHATNAGAR, JULU ; KEATING, M. KELLY ; SILVA-FLANNERY, LUCIANA ; MUEHLENBACHS, ATIS ; GARY, JOY ; GOLDSMITH, CYNTHIA ; HALE, GILLIAN ; RITTER, JANA ; ROLLIN, DOMINIQUE ; SHIEH, WUN-JU ; LUZ, KLEBER G. ; Ramos, Ana Maria de Oliveira ; DAVI, HELAINE POMPEIA FREIRE ; KLEBER DE OLIVERIA, WANDERSON ; LANCIOTTI, ROBERT ; LAMBERT, AMY ; ZAKI, SHERIF . : Evidence of Zika Virus Infection in Brain and Placental Tissues from Two Congenitally Infected Newborns and Two Fetal Losses - Brazil, 2015. MMWR-MORBIDITY AND MORTALITY WEEKLY REPORT , v. 65, p. 159-160, 2016.

  • FREITAS, RODRIGO PEGADO DE ABREU ; MACEDO, ALINE BARBOSA ; OLIVEIRA, ANDERSON RODRIGUES DE ; Ramos, Ana Maria de Oliveira ; VIEIRA, WOUBER HÉRICKSON DE BRITO . Comparative study of Low-level laser therapy and microcurrent on the healing of skin burns in rats. Acta Scientiarum. Health Sciences (Online) , v. 36, p. 5, 2014.

  • FREITAS, RODRIGO PEGADO DE ABREU ; BARCELOS, ANA PAULA MEDEIROS DE ; NÓBREGA, BRENDA MEDEIROS DA ; MACEDO, ALINE BARBOSA ; OLIVEIRA, ANDERSON RODRIGUES DE ; Ramos, Ana Maria de Oliveira ; VIEIRA, WOUBER HÉRICKSON DE BRITO . Laserterapia e microcorrente na cicatrização de queimadura em ratos: terapias associadas ou isoladas?. Fisioterapia e Pesquisa , v. 20, p. 24-30, 2013.

  • MAIA, J. M. C. ; MARANHÃO, Hélcio de Sousa ; SENA, L.V. ; ROCHA, L. R. M. ; MEDEIROS, I.A. ; Ana Maria Oliveira Ramos . Hepatic Stellate Cell Activation and Hepatic Fibrosis in Children with Type 1 Autoimmune Hepatitis: an Immunohistochemical Study of Paired Liver Biopsies Before Treatment and After Clinical Remission.. EUROPEAN JOURNAL OF GASTROENTEROLOGY & HEPATOLOGY , v. 22, p. 264-269, 2010.

  • LUZ, K. G. ; TUON, F. F. ; DUARTE, M. I. S. ; MAIA G.M. ; MATOS P. ; RAMOS, A. M. O. ; NICODEMO A.C. . Cytokine Expression in the Duodenal Mucosa of Patients with Visceral Leishmaniasis. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso) , v. 43, p. 393-395, 2010.

  • DUARTE, V. M. G. ; RODRIGUES, A. S. ; REZENDE, L. A. ; RAMOS, A. M. O. ; MEDEIROS, R. S. ; FREIRE NETO, F. P ; BRANDAO-NETO, J. ; ALMEIDA, M. G. ; REZENDE, A.A. . Relationship between oxidative stress and diabetic osteopenia in premenopausal rats. RBCF. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas (Cessou em 2008. Cont. ISSN 1984-8250 Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences) , v. 46, p. XX-XX, 2010.

  • Oliveira, Ariano Jose Freitas de ; PINTO JÚNIOR, Francisco Edilson Leite ; Formiga, Maria Célia Carvalho ; Melo, Syomara Pereira da Costa ; Brandao-Neto, Jose ; Ramos, Ana Maria de Oliveira . Comparison of prophylactic and therapeutic use of short-chain fatty acid enemas in diversion colitis: a study in Wistar rats. Clinics (USP. Impresso) , v. 65, p. 1351-1356, 2010.

  • Ramos, A. M. d. O. ; Sales, A. d. O. ; Barbalho de Mello, L. E. ; Cirino de Andrade, M. ; Pinto Paiva, F. ; Ramos, C. C. O. ; de Carvalho Formiga, M. C. ; de Formiga Ramos, C. C. ; de Matos, P. S. ; Ward, L. S. . Absence of Peritumoral Fibrosis or Inflammatory Infiltrate May Be Related to Clinical Progression of Papillary Thyroid Microcarcinoma. INTERNATIONAL JOURNAL OF SURGICAL PATHOLOGY , v. 17, p. 432-437, 2009.

  • JATOBÁ, Carlos André Nunes ; Rezende AA ; RODRIGUES, Sarah Jane de Paiva ; Câmara MMA ; ALMEIDA, Maria das Graças ; Freire-Neto, F ; ROCHA, L. R. M. ; MEDEIROS, Aldo da Cunha ; Brandão-Neto, J ; Formiga, M.C.C. ; Azevedo, I.M. ; RAMOS, A. M. O. . Liver iron overload induced by tamoxifen in diabetic and non-diabetic female Wistar rats. BIOMETALS , v. 21, p. 171-178, 2008.

  • SOUSA, M. B. C. ; LEAO, A. C. ; COUTINHO, J. F. V. ; RAMOS, A. M. O. . Histopathology findings in common marmosets Callithrix jacchus (Lineaus, 1758) with chronic weight loss associated with bile tract obstruction by infestation with Platynosomum (Loos, 1907). Primates , v. 10, p. 105-110, 2008.

  • ALEIXO, J.A ; NASCIMENTO, E.T. ; MONTEIRO, G.R ; FERNANDES, M Z ; RAMOS, A. M. O. ; WILSON, M E ; PEARSON, R D ; JERÔNIMO, SMB . Atypical American Visceral Leishmaniasis Caused by Leishmania amazonensis infection presenting with hepatitis and adenopaty.. Transactions of the Royal Society of Tropical Medicine and Hygiene , USA, v. 100, p. 79-82, 2006.

  • DUARTE, V. M. G. ; RAMOS, A. M. O. ; REZENDE, L. A. ; MACEDO, U. B. O. ; BRANDÃO NETO, José ; ALMEIDA, M. G. ; REZENDE, A.A. . Osteopenia: a bone disorder associated with diabetes mellitus.. Journal of Bone and Mineral Metabolism , Japan, v. 23, n.1, p. 58-68, 2005.

  • SILVA, T.C.P. ; ALMEIDA, M.M.C. ; FERREIRA, E.C.S. ; REZENDE, A.A. ; RAMOS, A. M. O. ; MOTA, S.B. ; et al. . Efeito do tamoxifeno no perfil das proteínas plasmáticas em condição de diabetes mellitus tipo 1.. Acta Cirúrgica Brasileira , São Paulo, v. 20, p. 131-138, 2005.

  • AMARAL, Josalmir José Melo ; RAMOS, A. M. O. ; OLIVEIRA, Maria Hebe Nóbrega de ; OLIVEIRA, Marcelo José de ; AZEVEDO, José Gilsemar de ; PINHEIRO, Cecília Maria de Araújo ; OLIVEIRA, Rodrigo Azevedo de . Papillary Fibroelastoma of the Aortic Valve leading to embolic stroke. Diagnosis by Transesophageal Echography. Case report with review of the Literature.. Patologia, México, DF, v. 42, n.1, p. 33-36, 2004.

  • RAMOS, A. M. O. ; JALES JR, LH ; BRITO, P L J ; JALES, R L C ; HOLANDA, C M C X ; JALES, R D ; JALES NETO, L H ; VIANA, L S A A ; TEIXEIRA, M L ; TEIXEIRA, M T J ; CATANHO, M T J ; LEITE, R C H ; BRITO, L M L ; BRANDÃO, K C ; AMORIM, L F ; BERNARDO FILHO, M . Influence of the Morphine on the Biodistribution of Technetium-99m labeled with MDP in Wistar Rats. Journal of Animal and Veterinary Advances , Paquistão, v. 3, n.5, p. 306-310, 2004.

  • OLIVEIRA, Marcelo José ; RAMOS, A. M. O. ; SALES, Alexandre de Oliveira ; ROLIM, Maria Lucemere Mota ; SOUSA, Claudia Inês G ; MORAIS, Dalvaci C P . Primmary diffuse leptomeningeal sarcoma with rhabdomyoblastic differentiation. A case report and immunohistochemical study. Journal of the Neurological Sciences , v. 221, p. 79-82, 2004.

  • SOUZA, Heider Lopes ; RAMOS, A. M. O. ; RAMOS, Carlos Cesar Formiga ; MELO, Syomara Pereira Costa ; PEREIRA, Hougelle Simplício Gomes ; MADUREIRA, João Flávio Gurjãao ; LANA, Janaína Martins . Schwannoma da goteira olfatória. Relato de caso. Arquivos de Neuro-Psiquiatria , Brasil, v. 61, p. 125-128, 2003.

  • RAMOS, A. M. O. ; GAYOTTO, L. C. C. ; CLEMENTE, C. M. ; MELLO, E. S. ; LUZ, K. G. ; FREITAS, M. L. . Reversible vanishing bile duct syndrome induced by carbamazepine.. European Journal of Gastroenterology and Hepatology , London, v. 14, n.9, p. 1019-1022, 2002.

  • RMB, N. ; Filippis AMB ; Coelho JMO ; Sequeira PC ; Schatzmayr HG ; Paiva FG ; RAMOS, A. M. O. ; Miagostovich MP . Dengue Virus Inection of the Central Nervous System (CNS): a case report from Brazil. Southeast Asian Journal of Tropical Medicine and Public Health , v. 33, p. 68-71, 2002.

  • RAMOS, A. M. O. ; SOARES, L. M. ; ROCHA, L. R. M. ; JERÔNIMO, Selma Maria Bezerra ; ROCHA, F. A. C. ; PATRÍCIO, F. R. S. . Artrite induzida por zymosan em ratos: estudo histopatológico, histoquímico e bioquímico dos glicoconjugados da cartilagem articular. Revista Brasileira de Reumatologia , Brasil, v. 41, n.4, p. 205-211, 2001.

  • RAMOS, A. M. O. ; MARANHÃO, T. O. ; MACEDO, A. S. ; POLLOCK, J. I. ; EMOND, A. M. . Project Pró-Natal: population-based study of perinatal and infant mortality in Natal, northeast, Brazil.. Pediatric and Developmental Pathology , Estados Unidos da América, v. 3, p. 29-35, 2000.

  • GRÜNEWALD, R. B. ; SILVA, G. F. E. ; RAMOS, A. M. O. . Retroperitoneal schwannoma obstructing the ureteropelvic junction. Brazilian Journal Of Urology, Brasil, v. 26, n.1, p. 48-50, 2000.

  • RAMOS, A. M. O. . Esôfago de Barrett: caracterização histopatológica e relações com displasia e adenocarcinoma. Jornal Brasileiro de Patologia , Brasil, v. 35, n.4, p. 224-228, 1999.

  • PINTO JUNIOR, F. E. L. ; OLIVEIRA, A. J. F. ; MEDEIROS, K. F. ; RAMOS, A. M. O. ; RAMOS, Carlos Cesar de Oliveira ; MEDEIROS, Aldo Cunha . Repercussões histopatológicas da colostomia no coto colônico distal desfuncionalizado: estudo experimental em ratos.. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões , Brasil, v. XXVI, n.6, p. 327-333, 1999.

  • PINTO JÚNIOR, Francisco Edilson Leite ; OLIVEIRA, Ariano José Freitas ; MEDEIROS, Kallyandre Ferreira ; RAMOS, A. M. O. ; MEDEIROS, Aldo Cunha . Colite de Derivação Fecal. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões , v. XXVI, n.3, p. 185-188, 1999.

  • RAMOS, A. M. O. ; MEDEIROS, Aldo ; MEDEIROS, Dantas Filho, Antonio . Tratamento tópico de queimaduras do dorso de ratos com ácido hialurônico.. Acta Cirúrgica Brasileira , v. 14, p. 00-00, 1999.

  • PACHECO, Arnóbio da Penha ; RAMOS, A. M. O. ; GUEDES, Antonio Carlos Martins . Doença de Urbach-Wiethe (Lipoidoproteinose).. Anais Brasileiros de Dermatologia , v. 71, n.2, p. 133-138, 1996.

  • RAMOS, A. M. O. ; SALES, Alexandre de Oliveira ; ANDRADE, Marcia Cirino de ; BITTENCOURT, Josefa Ferreira ; RAMOS, Carlos Cesar Formiga . A simple method for detecting subcutaneous phaeohyphomycosis with light colored fungi. A study of eight cases. The American Journal of Surgical Pathology , Estados Unidos da América, v. 19, n.1, p. 109-114, 1995.

  • PACHECO, Arnóbio da Penha ; RAMOS, A. M. O. ; ROLIM, Maria Lucemere Mota ; OLIVEIRA, Francinete Maniçoba ; LOPES, João Gomes ; ROCHA, Keyla Ferreira . Piloleiomioma múltiplo: relato de caso com diagnóstico diferencial. Anais Brasileiros de Dermatologia , Brasil, v. 70, n.1, p. 43-46, 1995.

  • RAMOS, Carlos Cesar Formiga ; DUARTE, M. I. S. ; RAMOS, A. M. O. . Leishmaniose visceral fatal associada imunodeficiência adquirida: relato de caso com achados necroscópicos e estudo imuno-histoquímico.. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical , Brasil, v. 27, n.4, p. 245-257, 1994.

  • RAMOS, A. M. O. ; PAIVA, E. M. ; RAMOS, Carlos Cesar Formiga . Adenocarcinoma de glândulas bulbouretrais: apresentação de um caso com diagnóstico diferencial, revisão da literatura e estudo imuno-histoquímico.. Jornal Brasileiro de Urologia, Brasil, v. 20, n.2, p. 75-79, 1994.

  • RAMOS, A. M. O. ; MEDEIROS, Aldo Cunha ; SOARES, Carlos Ernani Rosado ; et al. . Repercussões da colecistectomia nos canais biliares e pâncreas - Estudo experimental. Rn Medicina Revista da Associação Médica do Rio Grande do Norte, Natal - Rio Grande do Norte, 1994.

  • MEDEIROS, Aldo Cunha ; RAMOS, A. M. O. ; ROCHA, Keyla Borges Ferreira ; et al. . Efeito do ácido hialurônico na cicatrização de feridas infectadas. Estudo experimental.. Rn Medicina Revista da Associação Médica do Rio Grande do Norte, v. 2, p. 28-30, 1994.

  • ROLIM, Maria Lucemere Mota ; RAMOS, A. M. O. ; CASTRO, Ana Cristina Gurgel de ; et al. . Ocorrência de Helicobacter pylori em gastrites crônicas e em câncer gástrico: estudo de 116 casos de biópsias endoscópicas. Rn Medicina, Natal - Rio Grande do Norte, p. 32-35, 1994.

  • RAMOS, A. M. O. ; NUNES, Adauto José Ferreira ; MARTINI, André Pereira ; RAMOS, Carlos Cesar Oliveira ; FOOK, Jacy Maria S L . Carcinoma indiferenciado da tireóide:um estudo clínico-patológico de 15 casos.. Rn Medicina, Natal / RN, p. 5-8, 1994.

  • RAMOS, A. M. O. ; MEDEIROS, Aldo Cunha ; BRITO, Cesar Araújo ; et al. . Efeitos do Líquido Amniótico na prevenção de aderências peritoneais. Estudo em ratos. Rn Medicina, p. 1-5, 1994.

  • RAMOS, A. M. O. ; SALES, Alexandre de Oliveira ; OLIVEIRA, Aretuza Gomes ; LEÃO, Marcos Dias ; RAMOS, Ana Carla Oliveira ; RAMOS, Carlos Cesar Oliveira . Doença imunoproliferativa do intestino delgado: relato de caso com estudo imuno-histoquímico.. Rn Medicina, Natal/RN, p. 22-24, 1994.

  • MEDEIROS, Aldo Cunha ; RAMOS, A. M. O. ; SOARES, Carlos Ernani Rosado ; LOPES, Francisco Almicarde ; ANDRADE, Márcia Cirino ; CARDOSO, João Osório Martins . Efeitos da colecistectomia na mucosa gastroduodenal (estudo experimental).. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões , v. 20, p. 247-250, 1993.

  • GALVÃO, Livia Carvalho ; GOMES, Rosane Costa ; RAMOS, A. M. O. . Doença Celíaca: relato de vinte casos no Estado do Rio Grande do Norte, Brasil.. Arquivos de Gastroenterologia, Brasil, v. 29, n.1, p. 28-33, 1992.

  • Britto MATJC ; Ana Maria Oliveira Ramos . Manual do Diretor Técnico - CREMERN - 2011. 01. ed. Natal/RN: Offset Gráfica, 2011. v. 2.000. 184p .

  • Ramos AMO . SVO-Natal ajuda a nortear ações de vigilância epidemiológica dos óbito.. TRIBUNA DO NORTE - NATAL/RN, NATAL/RN, p. 2 - 2, 20 ago. 2017.

  • RAMOS, A. M. O. . Homenagem a Carlos Cesar Formiga Ramos. O Patologista, São Paulo - SP, p. 10 - 10, 01 jun. 2007.

  • RAMOS, A. M. O. . Editorial. Revista do Cremern, Natal - Rio Grande do Norte, , v. 1, p. 1 - 1, 28 ago. 2004.

  • RAMOS, A. M. O. . Das responsabilidades do Atestado de Óbito. Jornal do CREMERN, Natal/RN, , v. 6, p. 6 - 6, 04 ago. 2000.

  • RAMOS, A. M. O. ; ROLIM, Maria Lucemere ; JATOBÁ, Carlos ; OLIVEIRA, Claudia Nunes ; LIMA, Francisco Pignataro ; ROLIM, Jerônimo Manoel ; ROCHA, Keyla F ; GUERREIRO, Moema Pignataro ; OLIVEIRA, Francinete Maniçoba ; FREITAS, Rose Mary Pegado S ; FORMIGA, Maria Célia C ; RAMOS, Carlos Cesar F . Analysis of the Sensitivity and Positive Predictive Value of Clinical Diagnoses in 733 Hospital Deaths: Comparison with Necropsy Findings. In: VIII Congreso Virtual Hispanoamericano de Anatomía Patológica, 2006, Madri. Actas del 8º CVHAP, 2006. p. 1-8.

  • RAMOS, A. M. O. ; ROLIM, Maria Lucemere Mota ; JATOBÁ, Carlos André Nunes ; et al. . Sensibilidade e valor preditivo positivo de diagnósticos clínicos em 733 mortes hospitalares. Comparação com os achados de necropsias.. In: XXV Congresso Brasileiro de Patologia, 2005, Natal. Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Impresso), 2005. v. 41. p. 159-159.

  • BEZERRA, A.T.P. ; RAMOS, A. M. O. ; LIMA, G.L.O. ; et al. . Estudo retrospectivo de cânceres gástricos (classificação de Lauren-Carneiro) em material do arquivo do Departamento de Patologia da UFRN, Natal/RN, 2000/2004.. In: XXV Congresso Brasileiro de Patologia, 2005, Natal/RN. Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Impresso), 2005. v. 41. p. 86-86.

  • GOMES, Patrícia Cruz ; RAMOS, Carlos Cesar de Oliveira ; CÂMARA, Ana Valéria C ; DUTRA, Carlos ; RAMOS, A. M. O. . Doença de Whipple: relato de três casos.. In: XXV Congresso Brasileiro de Patologia, 2005, Natal/Rn. Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Impresso), 2005. v. 41. p. 88-88.

  • FREIRE, Munya Gandour ; RAMOS, A. M. O. . Encefalite criptocócica em paciente imunocompetente: relato de caso.. In: XXV Congresso Brasileiro de Patologia, 2005, Natal/RN. Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Impresso), 2005. v. 41. p. 105-105.

  • BEZERRA, A T P ; RAMOS, A. M. O. ; NEGREIROS, T W P ; VIRGOLINO, D S ; AQUINO, L A . Estudo epidemiológico de enfermidades hepáticas em material de biópsia, num período de 5 anos (1999-2003), no Departamento de Patologia da UFRN.. In: XXV Congresso Brasileiro de Patologia, 2005, Natal/RN. J Bras Patol Med Lab, 2005. v. 41. p. 115-115.

  • JATOBÁ, C A N ; REZENDE, A A ; RODRIGUES, S J P ; BRANDÃO NETO, J ; FORMIGA, M C C ; CÂMARA, M M A ; MEDEIROS, A C ; ROCHA, L R M ; RAMOS, A. M. O. . Sobrecarga de ferro e alterações bioquímicas induzidas por tamoxifeno.. In: XXV Congresso Brasileiro de Patologia, 2005, Natal/RN. J Bras Patol Med Lab, 2005. v. 41. p. 115-115.

  • RAMOS, A. M. O. ; SALES, Alexandre de O ; RAMOS, Carlos Cesar Formiga ; MELLO, Luis Eduardo B ; PINTO, Fernando . Prevalência de doenças insuspeitas da tireóide, com ênfase especial ao carcinoma papilífero oculto, em material obtido durante necropsias no Rio Grande do Norte, Brasil.. In: XX Congresso Brasileiro de Cirurgia de Cabeça e Pescoço., 2005, Salvador, 2005.

  • RAMOS, A. M. O. ; ZERONCIO, M.A. ; PASCOAL, F. J. ; B NETO, F.C. ; RODRIGUES, L. . Esofagite eosinofílica: relato de caso em adulto portador de DRGE.. In: VI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo, 2004, Recife. Anais da VI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo, 2004. v. 16. p. 263-263.

  • RAMOS, A. M. O. ; SA, D. A. ; MEDEIROS, F.B. ; LIMA, G.L.O. ; DIAS, M.M.F. . Freqüência relativa dos cânceres gástricos (classificação de Lauren - Carneiro) em biópsias do HUOL (UFRN), 1999-2003.. In: VI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo, 2004, Recife. Gastren - VI SBAD - Anais do Congresso, 2004. v. 16. p. 149-149.

  • RAMOS, A. M. O. ; JALES JÚNIOR, Levi Higino . Influência da morfina e MDP (99mTc) na glicemia e na dosagem da fosfatase alcalina em ratoa Wistar. In: IV Encontro Brasileiro de Biociências Nucleares, 2003, Natal. Anais do IV Encontro Brasileiro de Biociências Nucleares, 2003. v. 1. p. ---.

  • RAMOS, A. M. O. ; SALES, Alexandre de Oliveira ; RAMOS, Carlos Cesar de Oliveira ; RAMOS, Carlos Cesar Formiga ; RODRIGUES, SJP . Penfigóide bolhoso após uso de ivermectina.. In: XXIII Congresso Brasileiro de Patologia, 2001, Salvador. Jornal Brasileiro de Patologia, 2001. v. 37. p. 64-64.

  • RAMOS, A. M. O. ; SALES, Alexandre de Oliveira ; RAMOS, Carlos Cesar de Oliveira ; RAMOS, Carlos Cesar Formiga ; RODRIGUES, SJP ; SALES, G. O. . Pólipos de glândulas fúndicas: relação com o uso de inibidores de bomba de prótons e de antagonistas de receptores de H2. Estudo retrospectivo de 30 casos.. In: XXIII Congresso Brasileiro de Patologia, 2001, Salvador. Jornal Brasileiro de Patologia, 2001. v. 37. p. 32-32.

  • RAMOS, A. M. O. ; PINTO JUNIOR, F. E. ; MEDEIROS, Aldo Cunha ; OLIVEIRA, A. J. F. ; RAMOS, Carlos Cesar de Oliveira . Colite por derivação fecal: modelo experimental em ratos.. In: XXII Brasileiro de Patologia, 1999, Curitiba. Jornal Brasileiro de Patologia, 1999. v. 35. p. 109-109.

  • RAMOS, A. M. O. ; LIMA, F. P. ; JATOBÁ, C. A. . Doença de Hodgkin mediastinal, padrão sarcomatóide com estudo imuno-histoquímico: relato de caso.. In: XXII Congresso Brasileiro de Patologia, 1999, Curitiba. Jornal Brasileiro de Patologia, 1999. v. 35. p. 136-136.

  • RAMOS, A. M. O. . Metaencephalitis. In: XVI World Congress of Neurology, 1997, Buenos Aires. Journal of the Neurological Sciences, 1997. v. 150. p. S141-S141.

  • RAMOS, A. M. O. ; SALES, Alexandre de Oliveira ; RAMOS, Carlos Cesar Formiga ; RAMOS, Carlos Cesar de Oliveira ; LISBOA, F. F. ; ROSAS, R. A. . Fibrossarcoma inflamatório do mesentério e retroperitôneo: um tumor que simula pseudotumor inflamatório. Relato de caso.. In: XXI Congresso Brasileiro de Patologia, 1997, Brasília. Jornal Brasileiro de Patologia, 1977. v. 33. p. 135-135.

  • RAMOS, A. M. O. ; JERÔNIMO, Selma Maria Bezerra ; ROCHA, F. A. C. ; RAMOS, Carlos Cesar de Oliveira ; SOARES, L. ; ROCHA, L. R. M. . Artrite experimental por zymosan: análise bioquímica e histoquímica dos glicoconjugados da matriz condróide e sua correlação com a lesão em nível histopatológico.. In: XXI Congresso Brasileiro de Patologia, 1997, Brasília. Jornal Brasileiro de Patologia, 1997. v. 33. p. 149-149.

  • RAMOS, A. M. O. . Periartrite e não sinovite promove incapacitação articular na artrite por zymosan.. In: Congresso Brasileiro de Reumatologia, 1996. Revista Brasileira de Reumatologia. v. 36. p. 344-344.

  • RAMOS, A. M. O. ; SALES, Alexandre de Oliveira ; ANDRADE, Márcia Cirino ; RAMOS, Carlos Cesar Formiga . Análise anátomo-patológica de tireóides removidas em necropsias. Ênfase especial ao carcinoma oculto.. In: XX Congresso Brasileiro de Patologia, 1995, Belo Horizonte. Revista Médica de Minas Gerais, 1995. v. 05. p. 126-126.

  • RAMOS, A. M. O. ; RAMOS, Carlos Cesar Formiga ; BITTENCOURT, Josefa Ferreira ; et al. . Sífilis congênita neonatal: aspectos inusitados em estudo necroscópico de 13 casos. In: XX Congresso Brasileiro de Patologia, 1995, Belo Horizonte. Revista Médica de Minas Gerais, 1995. v. 5. p. 68-68.

  • RAMOS, A. M. O. ; RAMOS, Carlos Cesar Formiga ; ROCHA, Keyla Borges F ; OLIVEIRA, Francinete Maniçoba de ; RODRIGUES, Sarah Jane de Paiva ; et al. . Perfil da AIDS no Rio Grande do Norte: um estudo de 41 casos de necropsias.. In: XX Congresso Brasileiro de Patologia, 1995, Belo Horizonte. Revista Médica de Minas Gerais, 1995. v. 5. p. 24-24.

  • Ramos AMO . Consultoria em Preenchimento de Documento de Declaração de Óbito.. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Ramos AMO . Preenchimento Adequado de Declaração de Óbito. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Ramos AMO . Preenchimento Adequado de Declaração de Óbito. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Ramos AMO . Preenchimento Adequado de Declaração de Óbito. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Ramos AMO . Preenchimento Adequado de Declaração de Óbito. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Ana Maria de Oliveira Ramos . Declaração de Óbito: preenchuimento adequado.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Ana Maria de Oliveira Ramos . Declaração de Óbito: preenchuimento adequado.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Ana Maria de Oliveira Ramos . Declaração de Óbito: preenchuimento adequado.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Ramos AMO . Juri Simulado I - CREMERN. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Ramos AMO . Lesões Pré Malignas do Estômago. Enfoque do Patologista.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Ramos, Ana Maria de Oliveira ; SAFIEH, G. ; SOARES, M. C. ; CAVALCANTI, B. ; SOUZA, K. M. ; FILHO, S. . Necropsy finds of four cases of microcephaly associated eith Zika virus in Northeastern Brazil.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Ramos AMO . Qualidade da Informação de Causas de Morte e Produzidas pelo AVO Natal/RN. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Ramos AMO . O Documento de Declaração de Óbito como instrumento para redução da incidência de morte mal definida.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Ramos AMO . Competências do SVO e o preenchimento adequado do documento de Declaração de Óbito. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Aquino, RGF ; RAMOS, A. M. O. ; RAMOS, Carlos Cesar de Oliveira ; Araújo Júnior, RF . Expressão aumentada de metaloproteinases em tumores mais invasivos em pacientes portadores de adenocacinoma colorretal.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NEGREIROS, M. G. D. ; RAMOS, A. M. O. ; MARANHÃO, T. O. . Resíduos Sólidos - Inserção Bioética. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Ana Maria Oliveira Ramos . Dritérios Histopatológicos para Doença Celíaca - O que há de novo?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • REZENDE, A A ; ALMEIDA, M. G. ; ALVES OLIVEIRA L. R. ; Ana Maria Oliveira Ramos ; Brandão-Neto, J ; ALMEIDA M . The anabolic effect of tamoxifen in bone: study in streptozotocin-induced diabetes model.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRINGEL, R. X. F. ; RAMOS, A. M. O. ; ARAÚJO, B. A. C ; OLIVEIRA FILHO, F. G. ; AZEVEDO, G. D. ; VILAR, M. J. P. ; MACEDO, N. F. . AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ACADÊMICOS DO ÚLTIMO ANO DO CURSO DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) REFERENTE AO PROJETO DE LEI (PL) N°25/2002.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RAMOS, A. M. O. . Chapter 11: Pancreatic disease: von Hipell-Lindau disease, macrocystic adenoma.. Feldman's GastroAtlas online, Science Press Internet Services 2004, 2004 (Feldman's GastroAtlas online).

  • RAMOS, A. M. O. ; LECHNER, P ; RENNERT, W . Chapter 12 : GI Infections/Infestations. Feldman's GastroAtlas online, Science Press Internet Services 2004, 2004 (Feldman's GastroAtlas Online).

  • RAMOS, A. M. O. . Chapter 05: Colonic disease: colonic endometriosis. Feldman's GastroAtlas online, Science Press Internet Services 2003, 2003 (Feldman's GastroAtlas online).

  • RAMOS, A. M. O. . Chapter 07: Gastroduodenal disease: ampullary adenocarcinoma. - Feldmans'Atlas - Astrazeneca, 2003 (Feldman's GastroAtlas online).

  • RAMOS, A. M. O. ; RODRIGUES, SJP . Chapter 08: Malbsorption/maldigestion: giardiasis, celiac disease.. Feldman's GastroAtlas online, Science Press Internet Services 2003, 2003 (Feldman's GastroAtlas online).

  • RAMOS, A. M. O. ; RAMOS, Carlos Cesar de Oliveira ; RODRIGUES, Sarah Jane de Paiva . Chapter 10: Cutaneous systemic manifestations of GI Diseases: Pyoderma gangrenosa. - Feldmans'Atlas - Astrazeneca, 2003 (Feldman's GastroAtlas online).

  • RAMOS, A. M. O. . Löeffler's syndrome induced by Ascaris lumbricoides. Case report.. Torino, Italia,: Atlas of Medical Parasitology, Fundazione Carlo Denegri, 2002 (Atlas of Medical Parasitology).

  • RAMOS, A. M. O. . Caso 21 - Heterotopia Gástrica no Duodeno. Barcelona: Universidad de Burgo - FBIS (Uninet), 2002 (Forum de diagnóstico por imagem).

  • RAMOS, A. M. O. . Caso 18 - Pneumonia por A. lumbricóides.. Barcelona: Universidad de Burgos - FBIS (Uninet), 2002 (Forum de diagnóstico por imagem).

  • RAMOS, A. M. O. . P. falciparum (liver).. Torino, Italy,: Atlas of Medical Parasitology, Fundazione Carlo Denegri, 2002 (Atlas of Medical Parasitology).

  • RAMOS, A. M. O. . Giardia intestinalis, duodenal mucosa.. Torino: Atlas of Medical Parasitology, Fundazione Carlo Denegri, 2002 (Atlas of Medical Parasitology).

  • RAMOS, A. M. O. . Caso 51 - Metaplasia pancreática acinar.. Barcelona: Universidad de Burgo - FBIS (UNINET), 2002 (Forum de diagnóstico por imagem).

  • RAMOS, A. M. O. ; RODRIGUES, SJP . Caso 66 - Gastrite por corpo estranho (espinhos de pequí). Barcelona: Universidad de Burgo - FBIS (UNINET), 2002 (Forum de diagnóstico por imagem).

  • RAMOS, A. M. O. . Chapter 01: Esophageal disease: eosinophlic esophagitis. Feldman's GastroAtlas online, Science Press Internet Services 2002, 2002 (Feldman's GastroAtlas online).

  • RAMOS, A. M. O. . Chapter 02: Liver disease: pathology slides (toxemia of pregnancy, post-infantile giant cells hepatitis, malaria, alpha-1-antitripsin deficiency).. Feldman's GastroAtlas online, Science Press Internet Services 2002, 2002 (Feldman's GastroAtlas online).

  • RAMOS, A. M. O. . Chapter 03: sclerosing cholangitis. Feldman's GastroAtlas online, Science Press Internet Services 2002, 2002 (Feldman's GastroAtlas online).

  • RAMOS, A. M. O. . Chapter 04: Gastrointestinal curiosities. Astrazeneca, 2002 (Feldman's GastroAtlas online).

Outras produções

Ramos AMO ; RAMOS, A. M. O. . Consultoria em Preenchimento de Documento de Declaração de Óbito.. 2023.

DUARTE, V. M. G. ; RAMOS, A. M. O. ; REZENDE, L. A. ; MACEDO, U. B. O. ; BRANDÃO NETO, José ; ALMEIDA, M. G. ; REZENDE, A. A. . Osteopenia: a bone disorder associated with diabetes mellitus. J Bone Mineral Metabol, Japan 2005 23(1):58-68. 2005.

RAMOS, A. M. O. ; SALES, Alexandre Oliveira ; ANDRADE, Márcia Cirino ; BITTENCOURT, Josefa Ferreira ; RAMOS, Carlos Cesar Formiga . A simple method for detecting subcutaneous phaeohyphomycosis with light colored fungi. A study of eight cases. Am J Surg Path 1995 19(1):109-114.. 1995.

Ramos, A. M. d. O. . Preenchimento Adequado de Declaração de Óbito. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula magna no Hospital Memorial de Natal/RN).

Ramos, A. M. d. O. . Preenchimento Adequado de Declaração de Óbito. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Palestra para médicos do Hospital João Machado de Natal).

Ramos, A. M. d. O. . Preenchimento Adequado de Declaração de Óbito. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Palestra para médicos do Hospital Casa de Saúde Natal).

REGO, A. C. M. ; RAMOS, A. M. O. ; PADILHA, D. M. M. ; GUZEN, F. P. ; PINHEIRO, F. I. ; ARAUJO FILHO, I. ; MELO, M. D. ; SAMPAIO, T. B. M. . MANUAL DE NORMAS, POPs e ROTINAS DO BIOTÉRIO. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIAL DIDÁTICO).

Ramos AMO . Bioética para Odontólogos. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Ramos AMO . Bioética para Pediatras.. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Oliveira SS ; Uchoa L ; Marinho MAD ; Correia MSL ; Rodrigues R ; Costa NF ; Gusmão N ; Ana Maria Oliveira Ramos ; Freitas RMPS ; LUZ, K. G. . Investigação de Pneumonia Hemorrágica, RN, 2006. 2006. (Relatório de pesquisa).

RAMOS, A. M. O. . Elogios à Professora Maria Giselda S. Trigueiro, Patrona da cadeira Nº 32 da Academia de Medicina do Rio Grande do Norte, em solenidade realizada no Memorial da Medicina, Natal/RN. 2003 (Demais trabalhos relevantes) .

Projetos de pesquisa

  • 2004 - 2007

    Avaliação Bioquímica e Histológica do Fígado em Ratas Wistar Diabéticas e Tratadas com Tamoxifeno, Descrição: Desenvolve estudo sobre o papel das células hepáticas estreladas e da sobrecarga de ferro na fibrose hepática. No presente estudo, avalia a contribuição do uso de tamoxifeno no aparecimento de repercussões no tecido hepático e na bioquímica, em ratas Wistar diabéticas. Tese em fase de conclusção do manuscrito para publicação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ana Maria de Oliveira Ramos - Coordenador / Sarah Jane Paiva Rodrigues - Integrante / Carlos André Nunes Jatobá - Integrante / José Brandão Neto - Integrante / Adriana Augusto Rezende - Integrante / Maria Margareth C Almeida - Integrante / Maria Célia C Formiga - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Cooperação.

  • 2004 - Atual

    Emprego dos Ácidos Graxos de Cadeia Curta no Segmento Colônico Desfuncionalizado. Estudo Experimental em Ratos". Orientadora de Tese de Doutorado em andamento. Aluno: Ariano José Freitas de Oliveira, Curso de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, CCS - UFRN, Descrição: Dentro da gastroenterologia, destacam-se algumas enfermidades com patogenia desconhecida, entre as quais a Colite por Derivação Fecal. Um modelo experimental já havia sido criado, em Monografia de Mestrado do aluno Francisco Edilson Leite Pinto Junior (Translocação bacteriana no segmento colônico distal desfuncionalizado - estudo experimental em ratos.), onde a Pesquisadora empregou medidas morfométricas microscópicas para avaliação da espessura da parede colônica em tal modelo. Atualmente, está sendo estudado o papel dos Ácidos Graxos de Cadeia Curta no tratamento da colite, avaliado através da morfometria e da microscopia da parede intestinal desfuncionalizada.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ana Maria de Oliveira Ramos - Coordenador / Ariano José Freitas de Oliveira - Integrante / Francisco Edilson Pinto Junior - Integrante / Aldo da Cunha Medeiros - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Cooperação., Número de produções C, T & A: 1

  • 2004 - Atual

    Ativação das Células Hepáticas Estreladas na Hepatite Auto-imune em Crianças e Adolescentes. Correlação dos Aspectos Histopatológicos com Dados Clínicos e Resposta ao Tratamento". Projeto de Tese de doutorado em andamento. Aluna: Jussara Melo de Cerqueira, Descrição: A hepatite auto-imune é uma enfermidade pouco descrita na faixa pediátrica. O projeto visa detectar o papel das células hepáticas estreladas na formação da fibrose hepática e na sua resposta ao tratamento com corticoterapia e descrever as manifestações clínicas dos pacientes portadores da enfermidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ana Maria de Oliveira Ramos - Coordenador / Jussara Melo de Cerqueira Maia - Integrante / José Brandão Neto - Integrante.

  • 2003 - 2004

    Influência da Morfina na Cinética de Biodistribuição do Tecnécio 99m-Mdp em Ratos Wistar." Co-orientadora de Tese de Doutorado concluída. Aluno: Roberto Levi Jales. Orientador: Professor Mário Bernardo Filho. Curso de Pós-Graduação em Ciências da Saúde., Descrição: Foi realizado estudo visando evidenciar, em ratos Wistar, a possível interferência do uso da morfina para tratamento da dor na biodistribuição do 99mTc- MDP. Foi evidenciado que a morfina interage com o 99mTc-MDP, causando modificações na captação desse radiofármaco nos vários orgãos estudados.Tais resultados se prestam a indicar que se deve ter cuidados na interpretação da biodisponibilidade do biofármaco em usuários de morfina.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ana Maria de Oliveira Ramos - Integrante / Mário Bernardo Filho - Coordenador / Levi Higino Jales Júnior - Integrante / et al - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

  • 2003 - Atual

    Influência do Diabetes Mellitus Associado ao Tamoxifeno na Densidade Mineral óssea. Projeto de Monografia de Mestrado da Aluna Maria Margareth C. Almeida. Orientadora Prof. Dra. Adriana Augusto Rezende., Descrição: É colaboradora do Projeto desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, onde participa com técnicas de medição microscópica da densidade óssea em animais submetidos a Diebetes Mellitus induzido por estreptozotocina. Encontrou modificações osteopênicas bastante evidentes e significantes nos animais estudados com relação aos controles. No projeto, avalia o papel concomitante do emprego de tamoxifeno no metabolismo ósseo em Diabetes Mellitus.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ana Maria de Oliveira Ramos - Integrante / Carlos André Jatobá - Integrante / Maria Margareth C Almeida - Integrante / Adriana A Rezende - Coordenador / et al - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2

  • 2000 - 2001

    Determinação das Principais Causas de Óbito no Rio Grande do Norte, Brasil: uma Comparação entre Diagnósticos Clínicos e de Autópsias. Trabalho realizado no Serviço de Verificação de Óbitos do Estado do Rio Grande do Norte, em convênio com a FUNPEC/UFRN,, Descrição: Nos anos 2003/2004, entre 1.637 necropsias realizadas no SVO/RN, um total de 733 exames foi oriundo de Hospitais Públicos, acompanhados dos respectivos diagnósticos clínicos. As causas de morte determinadas por autópsia foram agrupadas por sistemas orgânicos e calculados o Valor Preditivo Positivo (VPP) e a Sensibilidade (S) diagnóstica das causas individuais de morte, comparadas com os diagnósticos clínicos. Também foram identificados o percentual dos acertos e as freqüências das causas de morte. Trabalho concorrendo a prêmio no XXV Congresso Brasileiro de Patologia, Natal/RN, 2005.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ana Maria de Oliveira Ramos - Coordenador / Carlos Cesar Formiga Ramos - Integrante / Carlos André Nunes Jatobá - Integrante / Maria Lucemere M Rolim - Integrante / Maria Célia C Formiga - Integrante / Francinete Maniçoba de Oliveira - Integrante / Jerônimo Manoel Rolim - Integrante / Moema Pignataro Guerreiro - Integrante / Rose Mary Pegado S Freitas - Integrante / Keyla Borges F Rocha - Integrante / Francisco Pignataro Lima - Integrante., Financiador(es): Fundação de Pesquisa Ufrn - Bolsa.

  • 1991 - 1993

    Análise anátomo-patológica de 462 tireóides removidas em necropsias. Ênfase especial ao carcinoma oculto. Financiado pela PPg/UFRN., Descrição: Foram coletadas 462 glândulas tireóides de cadáveres com idade entre 5 e 100 anos (261 homens e 201 mulheres). As tireóides foram pesadas, seccionadas transversalmente e examinadas por um patologista após prévia fixação em formalina. Secções consideradas normais e todas as secções anormais foram submetidas ao exame microscópico. Três outros patologistas realizaram o exame microscópico das amostras, sem prévio conhecimento da morfologia macroscópica e seus respectivos diagnósticos finais foram comparados. Foi dada ênfase aos aspectos relacionados com o carcinoma papilífero oculto, com incidência de 7,6%. A principal enfermidade foi o Bócio Adenomatoso. Questiona-se a alta ingestão de iodo pela população alvo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ana Maria de Oliveira Ramos - Coordenador / Carlos Cesar de Oliveira Ramos - Integrante / Alexandre de Oliveira Sales - Integrante / Carlos Cesar Formiga Ramos - Integrante / Márcia Cirino Andrade - Integrante / Luis Eduardo Barbalho Mello - Integrante / Fernando Pinto Paiva - Integrante., Financiador(es): Pro Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa Ufrn - Cooperação.

Prêmios

2021

Homenagem como ex-diretora do Serviço de Verificação de Óbito - SESAP/RN, SVO-Natal/RN.

2021

Honra ao Mérito por relevantes serviços prestados à medicina do RN, CREMERN.

2019

Comenda Professor Onofre Lopes da Silva, CREMERN.

2011

Sócio, Sociedade Brasileira de Bioética.

2011

Diretora Geral do SVO - Natal/RN, Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN.

2011

Conselheira do CREMERN, CREMERN.

2008

Diretora Geral do Serviço de Verificação de óbitos de Natal - RN, Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte.

2008

Presidenta da Academia de Medicina do Rio Grande do Norte, Academia de Medicina do Rio Grande do Norte.

2008

Coselheira do CREMERN, Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte.

2007

Presidenta da Comissão de Ética, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - CCS - UFRN.

2007

Presidenta da Academia de Medicina do Rio Grande do Norte, Academia de Medicina do Rio Grande do Norte.

2007

Diretora Geral do Serviço de Verificação de Óbitos de Natal/RN, Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte.

2006

Presidenta da Academia de Medicina do Rio Grande do Norte, Academia de Medicina do Rio Grande do Norte.

2005

Melhores Pareceristas do Ano 2005, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, PPGCSA - CCS - UFRN.

2005

Incidência de câncer de tireóide em material de autópsia do Serviço de Verificação de Óbitos do Estado do RN. Ênfase especial ao câncer oculto. Trabalho premiado em 2º lugar, XX Congresso Brasileiro de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Salvador, BA, 2005.

2004

Editora Chefe da Revista Cremern, Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte.

2004

2ª Secretária, Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte.

2004

Melhor Parecerista, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - CCS - UFRN.

2004

Membro do Comitê de Ética em Pesquisa - UFRN, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2003

Editor Chefe, Revista Cremern - Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte.

2003

1ª Secretária, Academia de Medicina do Rio Grande do Norte.

2002

1ª Secretária, Academia de Medicina do Rio Grande do Norte.

2002

Conselheira, CRM/RN.

2002

Melhores Pareceristas - 2002, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - CCS - UFRN.

2002

Melhores Pareceristas do Ano 2002, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - CCS - UFRN.

2001

1ª Secretária, Academia de Medicina do Rio Grande do Norte.

2001

Conselheira, CRM/RN.

2000

1ª Secretária, Academia de Medicina do Rio Grande do Norte.

2000

Conselheira, CRM/RN.

1999

Conselheira, Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (CRM/RN).

1998

Paraninfa da Turma Concluinte do Curso de Medicina UFRN - Turma 1998.2, CCS/UFRN.

1997

Homenagem por relevantes serviços prestados à formação médica., Associação Médica do Rio Grande do Norte.

1994

1º lugar na área de Patologia do XXIV Encontro Científico dos Estudantes de Medicina do Brasil, Salvador, BA., ECEM (Encontro Nacional de Estudantes de Medicina).

1994

1º lugar na área de Cirurgia, durante o XXIV Encontro Científico dos Estudantes de Medicina do Brasil, Salvador, BA., ECEM (Encontro Nacional de Estudantes de Medicina).

1993

1º lugar na área de Patologia do XXIII Encontro Científico dos Estudantes de Medicina do Brasil (ECEM), com o prêmio Paulo Marcelo M. Rodrigues, Fortaleza, CE., ECEM (Encontro Nacional de Estudantes de Medicina).

1993

Premio no Forum de Pesquisas do I Congresso Acadêmico do CCS/U.F.RN., UFRN.

1993

Prêmio na Sessão de Posters do I Congresso Acadêmico do CCS/U.F.RN., UFRN.

1992

1º lugar na área de Medicina Interna, Patologia e Pediatria do XXII Encontro Científico dos Estudantes de Medicina do Brasil (ECEM), com o prêmio Aloísio de Campos, Aracajú, Sergipe., ECEM (Encontro Nacional de Estudantes de Medicina).

1992

1º lugar, com o prêmio Professor Rodrigo Ramalho/92, na II Jornada Médico-acadêmica do CSAU/U.F.AL, Maceió,, UFAL.

1992

Paraninfa da Turma Concluinte do Curso de Medicina - UFRN - Turma 1992.2, CCS/UFRN.

1991

1º lugar na área de Clínica Cirúrgica do XXI Encontro Científico de Estudantes de Medicina do Brasil (ECEM), Belém, Pará., ECEM (Encontro Nacional de Estudantes de Medicina).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Patologia. , Av. Nilo Peçanha s/n, Petrópolis, Natal, RN - Brasil, Telefone: (84) 2154296, Fax: (84) 2154295, URL da Homepage:

Experiência profissional

2010 - Atual

Serviço Médico de Patologia

Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Médico Patologista, Carga horária: 20

2010 - Atual

Universidade Potiguar, UnP

Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

1996 - 2009

Laboratório Médico de Patologia Getúlio de Oliveira Sales

Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Médico Patologista, Carga horária: 20

2002 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora do PPGCSA/CCS- UFRN, Carga horária: 20

Outras informações:
Presta ainda colaboração como membro do Comitê de Pesquisa em Seres Humanos da UFRN e é Presidenta da Comissão de Ética do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCSA) - CCS - UFRN. É Professora do Curso de Bioética do PPGCSA desde novembro de 2007.

1973 - 1996

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 02/2006

    Ensino, Ciências da Saúde, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Bioética

  • 04/2003

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Tecnologia Farmacêutica e de Alimentos.

  • 04/2001

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Patologia.Linhas de pesquisa

  • 04/2001

    Ensino, Residência Médica Em Patologia, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Interpretação de biópsias endoscópicas do trato digestório

  • 01/2001

    Extensão universitária , Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Patologia.Atividade de extensão realizada, Consultoria em Patologia Cirúrgica.

  • 09/1996

    Ensino, Residência Médica, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Aulas práticas em necrópsia

  • 02/1992 - 08/2000

    Extensão universitária , Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Patologia.Atividade de extensão realizada, Consultoria em Patologia do Trato digestório e Fígado.

  • 02/1983 - 08/1996

    Ensino, Enfermagem, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Patologia Geral aplicada à Enfermagem

  • 02/1983 - 08/1996

    Ensino, Residência Médica Em Patologia, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Patologia Cirúrgica Diagnóstica, Patologia Necroscópica

  • 02/1980 - 08/1996

    Ensino, Nutrição, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fisiopatologia da Nutrição

  • 02/1980 - 08/1996

    Ensino, Farmácia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Patologia Geral aplicada à Farmácia

  • 02/1980 - 08/1996

    Ensino, Fisioterapia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Patologia Geral aplicada à Fisioterapia

  • 02/1973 - 08/1996

    Ensino, Patologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Patologia Geral aplicada à Medicina, Patologia Especial I aplicada à Medicina, Patologia Especial II aplicada à Medicina, Patologia Especial III aplicada à Medicina, Patologia Especial IV aplicada à Medicina

  • 03/1973 - 01/1996

    Ensino, Medicina, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Patologia Geral, Patologia Especial - Trato Digestório

  • 02/1973 - 08/1995

    Extensão universitária , Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Patologia.Atividade de extensão realizada, Diagnósticos de biópsias e necrópsias dos Hospitais Universitários do CCS/UFRN.

2007 - Atual

Serviço de Verificação de óbitos

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora do Serviço de Verificação de Óbitos, Carga horária: 40

Outras informações:
Participa do I Forum Regional de Redução da Mortalidade Materna e Infanti, patrocinado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte, apresentado nas várias URSAPs do Estado do Rio Grande do Norte. Também participa de palestras sobre Declaração de Óbitos nos diversos hospitais da capital e do interior do Estado.

Atividades

  • 03/1991

    Pesquisa e desenvolvimento, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria da Saúde.Linhas de pesquisa

  • 01/1983

    Pesquisa e desenvolvimento, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria da Saúde.

  • 01/1983

    Estágios , Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria da Saúde.Estágio realizado, Patologia Necroscópica.

  • 04/1991 - 04/2004

    Pesquisa e desenvolvimento, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria da Saúde.